Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 38 de 87
Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 19:56

Cada vez há mais gente neste fórum; ainda bem, sejam todos bem-vindos! E Um obrigada ao Luis Gonzaga por este fórum existir!

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 00:10

Acabei de ler as intervenções desde 15/3/07.
Ainda passou tão pouco tempo e ...o número de intervenções é um nunca mais acabar...

Desculpem mas...neste momento penso... tantas palavras para quê?

Não acham que já está tudo esclarecido e que passámos a ter, neste tópico, um pseudo-debate?



Editado 1 vezes. Última edição em 20/03/2007 00:12 por Maria José Ribeiro.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 00:10

Citação:
Rita
seguir Jesus é muito difícil

Citação:
Mt 11, 30
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

pontosvista

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 00:42

Cara Maria José:

0. Às vezes penso que compreendo o que dizes. Outras… não! Desta vez, acho que compreendi só um bocadinho… assim >

:o)

1. Ora vejamos. Dizes que o número de intervenções aumentou muito neste tópico. É verdade. Talvez tenha havido desvios da questão, repetições; as conversas são como as cerejas e está visto que há certos temas que têm sempre mais «audiências». Nem tu resististe a ler as intervenções desde 15 de Março e a deixar mais um contributo! E parece não haver mal nisso! São tópicos «irresistíveis»...

2. Continuas, perguntando em forma retórica (sem conotação negativa) se não pensamos (creio que falas para todos...) que já está tudo esclarecido e que passámos a ter um pseudo-debate...

Bem, há várias formas de responder...

Mas, em vez da pergunta mal-humorada (assim parece), talvez fosse preferível fazer o ponto da situação, mostrando os pontos «assentes», os pontos de divergência, as questões em aberto, etc. Claro, se eu fosse moderador a tempo inteiro, talvez fizesse uma coisa dessas, mas aqui pagam-me mal… ;-)

3. Finalmente -- e aqui é que eu não entendo muito bem -- dizes que não subscreves «as palavras que a Rita acabou de escrever». Ora, a Rita escreveu:

Citação:
«Cada vez há mais gente neste fórum; ainda bem, sejam todos bem-vindos! E Um obrigada ao Luis Gonzaga por este fórum existir!»

Ou seja, a Rita disse várias coisas nesta curta mensagem:

a) há cada vez mais gente neste fórum;
b) ainda bem (que há mais gente);
c) sejam todos bem-vindos
d) um obrigada ao Luís Gonzaga por este fórum existir.

Pergunto-te agora, Maria José: qual ou quais destas quatro alíneas não subscreves? Poderias explicar porquê?

Alef
PS.: ">" são o polegar e o indicador com um ângulo pequenito...



Edição posterior:

Como terão notado, o ponto três da minha mensagem (já) não tem correspondência com a mensagem da Maria José. Isto deve-se ao seguinte. Eu comentei a mensagem original, mensagem essa que a Maria José achou por bem editar. Alef



Editado 1 vezes. Última edição em 20/03/2007 22:38 por Alef.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 03:24

Alef

Quando vejo por aí gente nova fico contente...eu mando os artigos deste fórum a 9 padres que tenho na minha lista. Alguns respondem-me e como já viram, que já coloquei neste fórum respostas de padres. Quando vejo gente nova neste fórum fico a pensar qual deles possa ser...

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: mpp (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 12:59

Verifiquei que este tema é muito concorrido !
Um sinal dos tempos ! Será?! ...

«Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós.» (João 14,18)

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: mpp (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 16:13

Meus amigos.
Não devemos ter vergonha de dizermos publicamente que não somos «homossexuais», nem «adúlteros», nem «violadores», nem «fornicadores».
Eu pessoalmente não sou nem nunca fui nenhuma destas coisas.

Antigamente, nos tempos moisaicos, os crimes do homossexualismo e do adultério eram punidos com a pena capital de morte. Agora há muita gente que sente mais orgulho em se confessar adúltero e homossexual, mesmo que o não seja. Os pecados de violação também eram severamente punidos e os que cometiam a fornicação era impedidos de entrar nos átrios sagrados antes de uma purificação ritual muito complicada e morosa.

Ainda há umas poucas dezenas de anos uma jovem tinha orgulho em confessar que ainda era virgem. Agora as jovens coram de vergonha se os outros descobrirem que ainda são virgens.

Isto, realmente é aberrante e muito triste.

Podemos amar os pecadores como Jesus ajudando-os a libertar-se dos seus pecados, mas nunca devemos apoiar a sua vida pecaminosa.

Leia o relato da pecadora adúltera que presentemente se encontra no cap. 8 de João (e não de Lucas como inadvertidamente disse o Pe. Francisco Xavier Feitor Pinto, numa entrevista radiofónica a dois por ocasião da campanha do referendo do Aborto)
[www.paroquias.org]
Não esqueça a conclusão :
11Ela respondeu: «Ninguém, Senhor.» Disse-lhe Jesus: «Também Eu não te condeno. Vai e de agora em diante não tornes a pecar

«Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós.» (João 14,18)

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 16:23

Oh, saudade.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 16:44

mpp

Escreveu:

{Meus amigos.
Não devemos ter vergonha de dizermos publicamente que não somos «homossexuais», nem «adúlteros», nem «violadores», nem «fornicadores».
Eu pessoalmente não sou nem nunca fui nenhuma destas coisas.}

****

Eu também não tenho isso comigo, públicamente me confesso :-)

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 16:49

Ainda bem que há vários temas.
O meu conselho é escolherem os que considerarem melhor e contribuir melhor para ajudar a salvação dos outros.
Citação:
Gl 6, 2
Carregai as cargas uns dos outros e assim cumprireis plenamente a lei de Cristo.
3É que, se alguém julga ser alguma coisa, nada sendo, engana-se a si mesmo. 4*Mas examine cada um a sua própria acção, e então o motivo de glória que encontrar, tê-lo-á em relação a si próprio e não em relação ao outro. 5*Pois cada um terá de carregar o próprio fardo.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 17:53

Firefox
não costumo responder diretamente á uma pessoa, mas ao contexto do que li de todos.
Não tenho por hábito centrar numa pessoa uma reflexão, só quando acho que posso acrescentar algo para esta pessoa em particular o que ocorre raramente, pois aqui aprendo mais que ensino.
Me desculpe por não poder responder as frases que você separou ... não costumo separar minhas frases, mas tento por uma dinâmica no texto que sempre terminará numa reflexão acima da natureza humana.
Lamneto não ter sido clara ao afirmar que a Lei de Deus em nossos corações são imutáveis, são como o vigário de Cristo em nossa mente, e nem sempre a lei civil está a serviço do Bem supremo.Isto é um fato, o cristão não relaciona seus valores apenas com os da sociedade civil, posso não ter culpa civil mas na minha consciência sei que é contra o Deus da Vida.
A lei civil não é iluminada pela luz do Cristo, é apenas ética e moral .



Editado 1 vezes. Última edição em 20/03/2007 17:58 por Chris Luz BR.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 17:59

Sinal dos tempos : seria a presença de Deus na nossa história ?

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 18:14

MPP

Grande confusão por aí vai quando se mistura a homossexualidade com a violação.

Não é por repetires que no passado se tinha uma determinada concepção dos comportamentos humanos que essa concepção se torna mais aceitável hoje. E se vais buscar a lei de Moisés, então o melhor é trazê-la toda. Cumpres todos os preceitos da lei de Moisés?

Quanto ao pecado, será que ainda não percebeste que há muita gente que não considera o comportamento homossexual como pecaminoso quando é manifestação de um amor genuíno e comprometido?

pontosvista

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 18:14

SINAL DOS TEMPos: expressão um tanto ambígua
1º sentido: linha de sinais que caracterizam nossa realidade e representam um desafio Pastoral ( ex; sintomas que exprimem a particularidade de nosso tempo).
A preocupação da Igreja é responder a esses desafios.

2º sentido: devemos amadurecer a compreensão de que não seriam apenas questões que caracterizam uma época, mas sinais da presença de Deus que caraterizam os apelos de Deus em nossa vida = símbolos que nos comunicam a vontade de Deus.
sentido simbólico-sacramental- uma visão contemplativa da vida, ver Deus presente na nossa vida, que revela Sua vontade no meio da vontade dos outros.

explicações de Frei Sinivaldo OFM

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: mpp (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 18:41

Meu caro «PontosVista»

Penso que ao falares de homossexualismo estás a falar de ter relações entre pessoas do mesmo sexo.
Se é assim, a revelação de Deus mostra que reprova tais manifestações de amor.
Para mim não contam o «pontos de vista» dos serem humanos, mas os «pontos de vista» de DEUS.

Quanto ao falar de homossexualismo, tive o cuidado de o não confundir com a violação.
O homossexualismo era tratado na Lei de Moisés com a mesma pena que o adultério, por isso mais penalizante que o crime da violação sexual e o da fornicação.
Embora não seja obrigado a cumprir a Lei de Moisés, que era para os Israelitas, tem um grande valor para mim como orientação já que é uma manifestação da vontade de Deus. Paulo condenava a homossexualidade e apresentava-a como uma coisa aviltante como viste em Romanos e já fazia parte do grupo dos cristãos. Contudo, um homossexual arrependido e convertido a Cristo, pode ter muito mais valor que uma pessoa normal.

«Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós.» (João 14,18)

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 18:54

A lei do Céu na terra
chiara lubich - palavra de vida junho 2006
"Deixai-vos sempre guiar pelo Espírito (…).
Se, porém, sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei." (Gl 5,16.18)
"Fostes chamados para a liberdade"1. É o anúncio que Paulo de Tarso dirige aos cristãos das várias comunidades da Galácia. Um anúncio que faz lembrar as palavras de Jesus, quando disse que nos tornaria "verdadeiramente livres"2.
Livres do quê? Os cristãos da Galácia tinham ficado livres das prescrições legais da lei de Moisés. Essa libertação se estendeu depois a todos os cristãos. Mais ainda, nós ficamos livres do pecado e das suas conseqüências: os nossos medos, a busca desenfreada dos nossos interesses, os condicionamentos culturais, as convenções sociais… É por isso que somos livres quando observamos as normas de conduta social e religiosa do cristianismo; para nós, não pesam como imposições vindas de fora.
Temos uma lei nova: "a lei de Cristo"3, como a define Paulo. Ela está inscrita em nosso próprio coração, nasce no interior da pessoa renovada pelo amor de Cristo: uma "Lei de liberdade" 4. Uma lei que, ao mesmo tempo, nos dá a força para ser atuada.
Somos livres porque guiados pelo Espírito de Jesus que vive em nós.
...

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 20 de March de 2007 19:03

Citação:
MPP
Penso que ao falares de homossexualismo estás a falar de ter relações entre pessoas do mesmo sexo.
Quando falo de homossexualidade falo do facto de haver pessoas que se sentem naturalmente atraídas por pessoas do mesmo sexo. Aliás é esse o significado atribuído normalmente à palavra homossexualidade, reservando-se a expressão "actos homossexuais" para as relações entre pessoas do mesmo sexo.

Citação:
MPP
Se é assim, a revelação de Deus mostra que reprova tais manifestações de amor.

Isso não me parece nada óbvio.

Citação:
MPP
Para mim não contam o «pontos de vista» dos serem humanos, mas os «pontos de vista» de DEUS.

Eu digo precisamente o mesmo. E neste ponto penso que os pontos de vista de Deus não coincidem com os do MPP.

Citação:
MPP
Quanto ao falar de homossexualismo, tive o cuidado de o não confundir com a violação.

Infelizmente não é bem assim. Escreveste:
Citação:
MPP
Não devemos ter vergonha de dizermos publicamente que não somos «homossexuais», nem «adúlteros», nem «violadores», nem «fornicadores».
Eu pessoalmente não sou nem nunca fui nenhuma destas coisas.
juntando tudo no mesmo saco.

Citação:
MPP
O homossexualismo era tratado na Lei de Moisés com a mesma pena que o adultério, por isso mais penalizante que o crime da violação sexual e o da fornicação.
Embora não seja obrigado a cumprir a Lei de Moisés, que era para os Israelitas, tem um grande valor para mim como orientação já que é uma manifestação da vontade de Deus.

Achas que é vontade de Deus que não comamos carne de porco? Levas a sério cada preceito da lei de Moisés?

Citação:
MPP
Paulo condenava a homossexualidade e apresentava-a como uma coisa aviltante como viste em Romanos e já fazia parte do grupo dos cristãos.

Mas Paulo concluía que quem se afastava gravemente de Deus se associava a todo o tipo de males. Ora constata-se que a homossexualidade em si não faz as pessoas nem piores nem melhores. Como é possível que aquilo que supostamente é um pecado tão grave não leve as pessoas a todo o tipo de maldade?

Citação:
MPP
Contudo, um homossexual arrependido e convertido a Cristo, pode ter muito mais valor que uma pessoa normal.
Como o próprio catecismo da Igreja Católica reconhece, a condição de ser homossexual é para grande parte dos homossexuais algo que não foi escolhido. Queres que alguém se arrependa de algo de que não é responsável?

pontosvista

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: mpp (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 10:43

Ah, a palavra de Deus não reprova tais manifestações de «amor»! ! !
(Lembro que o significado da palavra «amor» neste contexto está já pervertido. (não é «amor» no bom sentido, mas mo sentido pejorativo.)
Então, porque é que Deus deu um castigo assim tão grande às cidades de Sodoma e Gomorra? (Leia Génesis)
Porque é que a tribo de Benjamim foi quase totalmente destruída por ter um comportamento semelhante?! (vejo no livro de Juízes)
Você disse que os meus pontos de vista (na sua opinião) não coincidem com os meus pontos de vista de Deus, mas eu esforço-se continuamente em me ajustar a Ele, e neste caso, a razão está do meu lado.
As opiniões dos homens (que se ajustavam às de Deus) mudaram e foi você que foi na onda, não eu.
Eu não defendo o homossexualismo, mas considero-o uma perversão ou pelo menos um desvio (uma aberração). Contudo defendo e tenho pena dos homossexuais da mesma forma que Jesus defendeu a mulher adúltera. Eu não quero a pena de morte para nenhum deles, embora nunca tivesse caído nos mesmos erros até agora.

Quanto a juntar tudo no mesmo saco, peço a atenção que tenha a atenção para a frase em que está inserida:
Citação:
Minha mensagem anterior
Não devemos ter vergonha de dizermos publicamente que não somos «homossexuais», nem «adúlteros», nem «violadores», nem «fornicadores».
Eu pessoalmente não sou nem nunca fui nenhuma destas coisas.
E continuo a afirmar isso, se existe um saco é a perversão sexual, quer temos a obrigação de condenar e sentir o dever de não nos envergonharmos por nós não sermos assim, com a ajuda de Deus. É sinal que ELE nos ama, porque nos ajuda.
Contudo, no contexto da pena eu distingui a pena diferente para cada tipo desses "crimes".
A pena para o crime do homossexualismo é semelhante à pena do Adultério e até do assassinio, ao passo que a pena para um violador é quase semelhante à pena dum fornicador.

Citação:
PontosVista disse
Achas que é vontade de Deus que não comamos carne de porco? Levas a sério cada preceito da lei de Moisés?
A verdade é que não como carne de porco porque me faz mal, como não como carne de vacas loucas, evito comer carne. Deus tem razão. Deus deu essa Leia aos Israelitas (não aos pagãos) porque Deus queria fazer deles um povo especial, para melhor. Eu estou agradecido porque Ele deixou expressas algumas das suas Leis Universais, por amor de nós.
Sim, levo a sério cada preceito de Moisés e medito (segundo o entendimento que Deus me dá,) em que poderá ser benéfico para mim. Repito os preceitos eram para Israel não para pagãos (gentios, não Israelitas, como nós), mas mesmo assim podem ser-nos úteis e por isso, na medida do entendimento que Deus nos dá devemos tirar proveito dos mesmos.

Tu dizes que a homossexualidade não faz as pessoas «piores nem melhores».
Essa não é a minha opinião. Toda a perversão sexual faz as pessoas piores. Os que procuram agradar a Deus e enfrentar as tendências aberrativas (incluindo as da carne) esses tornam-se, pouco a pouco melhores.

Mesmo que haja homossexuais que têm na carne essa tendência pecaminosa não escolhida, devem esforçar-se para a combater. Também não devemos roubar, nem matar, mas há ladrões e assassinos que já nasceram com essas tendências pecaminosas. Até há alguns que fazem isso por prazer. Não devemos cultivar o «hedonismo». O prazer não deve ser tido como um fim em vista, mas como um meio para alcançarmos o que é bom aos olhos de Deus, e aliarmos-nos a Ele na obra magnifica da Criação (e já agora, neste mundo de pecado, na obra agápica da redenção).

Mas se o seu ponto de vista é diferente continue a proceder como tem feito como diz a Palavra de Deus:

Citação:
em Apocalipse 22
10*E acrescentou: «Não escondas as palavras da profecia deste livro; pois o tempo está próximo. 11*Que o injusto continue a cometer injustiças; que o impuro continue a cometer acções impuras; o que é honrado continue a ser honrado e o que é santo santifique-se ainda mais.
12*Eis que Eu venho em breve e trarei a recompensa para retribuir a cada um conforme as suas obras.
13*Eu sou o Alfa e o Ómega,
o Primeiro e o Último,
o Princípio e o Fim.
14*Felizes os que lavam as suas vestes,
para terem direito à árvore da Vida
e poderem entrar nas portas da cidade.
15Fora os cães, os feiticeiros,
os luxuriosos, os assassinos,
os idólatras
e todos os que amam e praticam a fraude.

Disseste:
Citação:
PontosVista
Queres que alguém se arrependa de algo de que não é responsável?
Os homossexuais, assim como os ladróes e assassinos que têm esses defeitos congénitos devem procurar esforçar-se com todas as forças que Deus lhes dá e são responsáveis quando recusam os apoios que o mesmo Deus lhes dá, pois ELE nunca nos abandona.

«Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós.» (João 14,18)



Editado 5 vezes. Última edição em 21/03/2007 10:50 por mpp.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 10:59

Totalmente de acordo e que YHWH-Deus continue a ter pena de NÓS, para que TODOS NÓS deixemos de ser cegos.
E se não formos cegos e continuamos no pecado seremos julgados por isso.


41Jesus respondeu-lhes: «Se fôsseis cegos, não estaríeis em pecado; mas, como dizeis que vedes, o vosso pecado permanece



Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 11:12

mpp

estou sem palavras, ou por outra, até tenho muitas, mas vou guardá-las para mim.
Nestas alturas fico feliz por não ter Fé, sinto-me muito mais pura.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Página actual: 38 de 87


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.