Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 40 de 87
Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 21:04

Chris, mas porquê? Afirmado assim parece-me gratuito. E a citação que fizeste não parece justificação, pelo motivo que apontei acima.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 21:07

Zé , acontece um desequilíbrio...todos temos que equilibrar nossa masculinidade e feminilidade, geralmente o varão gosta de ser mais masculino e a mulher mais feminina ,podendo haver exarcebação em ambos os pólos o que é ruim para a sociedade( machismo,violência, etc) porém a sociedade atual exige que ambos , o varão e a mulher,integrem a sua masculinidade e a sua feminilidade.
Masculino e feminino não tem conotação sexual, se situa além de determinações biológicas como varão e mulher.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 21:10

Zé se houvesse ecolha realmente seria uma pervesão imperdoável.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 21:15

Desculpa ... foi mal.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 21:19

porque eu como mulher preciso concretizar minha masculinidade através de meu marido e ele a sua feminilidade através de mim, estando assim cada um complementando o outro e dando equilíbrio a nossa comunidade família e se possível e comunidade maior... sociedade.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 21:25

Mas por que razão há-de ser intrinsecamente mau que haja pessoas que se realizam afectivamente com pessoas do mesmo sexo? Ainda não percebi.

Também não percebo o que quer dizer a palavra "desejável" na pergunta do Alef: São igualmente «desejáveis» uma ou outra orientação sexual?

Para o quê ou para quem?

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 21:47

Que relação, neste caso, entre o «é» e o «deve ser», o «desejável» e o «aceitável»?
"O ser humano nunca se encontra diretamente consigo mesmo NUMA IDENTIDADE PERFEITA,mas sempre numa diferença.
Quanto mais alguém for capaz de con-viver com o diferente dele e com o outro, tanto mais é comunitário e solidário."
A estrutura fundamental do humano consiste no e..
Ser ele e mais o diferente dele com o qual comunga.
Homem varão e mulher, homem e mundo, homem-eu e não-eu dentro de mim; homem-eu e tu;homem e sociedade, homem e Deus.
No diálogo com aquilo que não é ele , o ser humano se constrói e se enriquece a si mesmo."

Uma comunidade de generos iguais está a excluir o diferente, o complemento, o equilíbrio, não seria desejável.
Porém não excluimos da sociedade quem sofre deste desequilíbrio, posto aceitável.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 23:50

" Oque determina a sexualidade de uma pessoa. E até que ponto esta é mutável ou objecto de escolha."

Pergunta directa e prática aos heterossexuais do Forum que estão convencidos que a orientação sexual resulta de uma escolha:

Acham que sera possível vocês mudarem a vossa orientaçãos sexual se assim o quisessem, por opção pessoal ou se existisse uma forte pressão social para tal?


Se fossem pressionados para isso, ( ou se alguém vos garantisse que essa era a conduta desejável) seriam capazes de sentir atracção romãntica / sexual ou ter actividade sexual com alguém do mesmo sexo?

Como se sentiriam nessas circunstãncias?

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 21/03/2007 23:52 por catolicapraticante.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 01:05

Citação:
Chris
Uma comunidade de generos iguais está a excluir o diferente, o complemento, o equilíbrio, não seria desejável.

Numa frase ficam arrumadas todas as comunidades religiosas. E também todo o conjunto dos bispos do mundo inteiro. Contudo parece-me um bom argumento para defender a ordenação de mulheres.

pontosvista

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 03:20

Aqui está um caso;

A mãe é canadiana o menino adoptivo é preto e a outra mulher é tia e a mãe da tia é a avó;-)
Agora o casal zangou-se; a mãe e o menino foram para Toronto a "mãe papá" ficou nesta cidade e avó ficou a chorar pelo menino! E presume-se que a avó nem sequer desconfia quem é a filha! Perceberam?

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 07:15

Citação:
Rita*
Aqui está um caso;
A mãe é canadiana o menino adoptivo é preto e a outra mulher é tia e a mãe da tia é a avó;-)
Agora o casal zangou-se; a mãe e o menino foram para Toronto a "mãe papá" ficou nesta cidade e avó ficou a chorar pelo menino! E presume-se que a avó nem sequer desconfia quem é a filha! Perceberam?

Não percebi nada.
O caso existe ou é exercício teórico?

No que essa história é diferente da de casais heterossexuais que se separam?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 10:06

Se eu acreditasse na evolução eterna e continua das espécies seria obrigado a concluir, pelo andar da carruagem, que os seres humanos se encaminham para o hermafroditismo, que também existe na natureza: «passariam a nascer com um sexo, e depois de se reproduzirem, mudariam para o outro sexo». Por exemplo, nasceriam fêmeas e depois de passar a idade de terem filhos, à medida que amadureciam, tornavam-se machos, para fecundar as fêmeas.
Isto é apenas uma especulação jocosa.

Contudo, não dou muitos anos, à actual situação.

Eu espero ansiosamente a uma intervenção de Deus, para colocar as coisas no sítio, no sentido de se criar o tal paraíso perdido devido ao chamado «pecado original». Nessa altura, já não se vão pôr os problemas de hoje, isto é, se uma criança fica ou não marcada com pais homossexuais ou heterossexuais.

Na verdade, devido à imperfeição, todos os filhos ficam marcados, mesmo no melhor dos lares, mas uns mais que outros. Por exemplo eu não tive «pai» a partir dos 3,5 anos. Fiquei numa situação muito delicada. Todos os filhos que vivam num lar «imperfeito» ficam marcados para o resto da vida por essa imperfeição. E os que não têm pais?! Só lhes resta esperar pela sorte de serem adoptados (ou não) e pela lotaria que lhes vai calhar, pois para as crianças a adopção tem sido um jogo de lotaria, que as leis dos homens não têm conseguido contrariar.

No entanto, é errado falar que os «pais» principalmente os «adoptantes» têm direitos de posse em relação às crianças que até parece que são tratadas como se fossem uma mercadoria. As crianças deveriam ser consideradas cada vez mais como verdadeiros seres humanos (desprotegidos) e como tal serem tratadas.

Quanto às marcas psicológicas, é muito difícil avaliar a sua extensão, mas é salutar proteger ao máximo as crianças para que a sua afectação seja minimizada ao máximo, já que é impossível evitar essas marcas. Não devemos comparar o que é óbvio, com o que poderá acontecer.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 15:17

claro ponto de vista , é evidente o desiquilibrio quando se exclui ou a mulher ou o varão. Ambos devem ter a reciprocidade na unidade familia para chegar a sociedade. A alteridade enriquece .

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 16:13

Citação:
Chris
claro ponto de vista , é evidente o desiquilibrio quando se exclui ou a mulher ou o varão. Ambos devem ter a reciprocidade na unidade familia para chegar a sociedade.

Para mim é muito mais evidente esse desequilíbrio na gestão da Igreja do que num casal homossexual.

Citação:
Chris
A alteridade enriquece .

Claro que enriquece. Mas não é só a alteridade masculino/feminino. A alteridade jovem /idoso também enriquece. A diferença de nacionalidades também enriquece. E duas pessoas com gostos diferentes também geram uma comunidade mais rica.

Uma comunidade familiar deve poder ser criada pelas pessoas envolvidas. Há muitos casai heterossexuais em que as semelhanças entre o marido e a mulher são empobrecedoras. Mas não me ocorreria que não pudessem casar por isso.

Em contrapartida a gestão da Igreja feita só por homens tem tornado a Igreja muito mais pobre.

pontosvista

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 16:28

Caro pontosvista:

Independentemente de teres ou não na «tese inicial», parece-me que agora estás a comparar realidades que se situam em planos muito diferentes, alienando a argumentação do centro da questão. A complementaridade afectivo-sexual num «casal» é bastante diferente da que se «pretende» na «gestão da Igreja», usando a tua terminologia, numa comunidade religiosa, ou na relação jovem-idoso, etc. São modos de alteridade com significados bastante diferentes, creio.

Alef

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 16:29

O que queres dizer por "gestão da Igreja feita só por homens"?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 18:15

mpp


Gostei de o ver no outro fórum ao lado e ainda mais gostei do que lá colocou :-)

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 19:16

Alef.

"A complementaridade afectivo-sexual num «casal» é bastante diferente da que se «pretende» na «gestão da Igreja», ".

Concerteza.

Mas haverá diferenças qualitivas na complementaridade afectivo-sexual num casal heterossexual e num casal homossexual?

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 22/03/2007 19:17 por catolicapraticante.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 19:34

Cara catolicapraticante:

Essa é já outra questão, implícita nas várias questões que coloquei anteriormente.

Pessoalmente, creio que sim, que há diferenças importantes e que elas têm significado antropológico de relevo. Outra questão é se essas diferenças são razão para que tal tipo de complementaridade seja rejeitada...

Há muitos matizes a considerar, mesmo numa relação afectivo-sexual heterossexual. Qualquer pessoa que tenha mudado de «companheiro sentimental» (como se diz agora em alguns lugares) sabe que a segunda relação pode ter características muito diferentes...

Em todo o caso, parece-me (e pelo que vou vendo) que a complementaridade homossexual tem características muito próprias. Poderá alguém achar politicamente incorrecto dizê-lo, mas parece-me é tendencialmente uma complementaridade muito mais «especular» e «auto-referente». Pode ser que isto aconteça por uma certa percepção de um meio social relativamente «hostil», mas, mesmo em meios muito «liberais» tais características parecem manter-se...

Enfim, é a minha percepção, não faço disto «ciência». E, sobretudo, nada disto justifica menor apreço pelas pessoas homossexuais.

Alef

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 20:14

a alteridade homem varão e mulher não é apenas sexual...e a falta de reciprocidade entre eles, não apenas como casal , mas na sociedade em geral, gerou e gera muitos problemas , hoje estamos superando isso,há algumas chefes de estado, executivas em empresas, ministras de estado, etc.
Isso é um bom sinal, estamos conseguindo um equilibrio maior na comunidade humana.

o homem foi feito para a mulher e vice-versa.

Página actual: 40 de 87


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.