Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 37 de 87
Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 19:11

Citação:
Rita*
pontosvista
Nunca vi um pai ou mãe dar más conselhos a um filho...só se for um pai muito fraco.

Então tens andado muito distraída.
Se fosses professora numa escola pública ias ver... são resmas deles.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 18/03/2007 19:14 por Lena.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 19:23

Hoje ouvi uma mãe dizer assim a uma filha. Tu tens trabalho eu tenho dinheiro para comprar um apartamento, vamos a isso? A filha concordou, será um mau conselho que a mãe dá à filha, uma vez que o mercado aqui está subir muito? Não será que essa mãe está a meter a filha no bom caminho? Estes e outros conselhos não são úteis a todos os jovens?

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 19:24

Citação:
Rita*
Nunca vi um pai ou mãe dar más conselhos a um filho...só se for um pai muito fraco.

Vc está errada Rita, e, mesmo sem o querer, nessa idéia de "pai muito fraco" foi até cruel. Os pais costumam agir com boas intenções, fazem o que podem para tentar ajudar os filhos que amam, mas nem sempre uma boa intenção produz um bom resultado; mas isso NÃO é fraqueza, é apenas uma infelicidade. Um pai que queria ajudar o filho e não conseguiu, ao ler o seu post.... lamento, vc está errada, e foi infeliz na afirmação.

O melhor conselho que um pai poderia dar ao filho é "seja vc mesmo" e "procure a sua felicidade", mas nem isso é tão simples. Passa sempre pelas perguntas:
- o que é melhor para fazer ao filho feliz?
- o que realizaria o filho?
- o que é o mais íntimo no filho, e que o realizaria como "si mesmo"?
Essas questões são tão íntimas que eu considero que nem se pode falar sobre "si mesmo", a resposta tem que ser buscada no "eu mesmo". Só a própria pessoa pode responder. Então um verdadeiro amigo, um pai "bom", caminharia ao lado do filho, ajudar-lo-ia, mas não imporia, acho. Levando a questão para a linguagem religiosa, com todo o risco que isso implica, seria a analogia com os discípulos de Emaús. Quem não caminha ao lado não consegue dizer muita coisa.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 19:25

Lena

Conta-me! O que se passa por aí nas escolas?

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 19:29

firefox

Concordo contigo...quando dizes caminhar ao lado do filho! É isso mesmo!!!

Tudo o que já aí disse, queria dizer isso mesmo!

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 19:31

.....

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 18/03/2007 19:31 por Lena.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 20:21

Rita, eu consigo dar exemplos de conselhos que os meus pais me deram que eram maus conselhos. Muito bem intencionados, mas maus conselhos. Aliás, há um conselho assim que segui que ainda hoje me arrependo. Antes tivesse feito um erro meu...

A experiência nem sempre é a melhor conselheira, Rita. Muitas vezes, sim. Mas nem sempre...

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 04:58

São José e seu matrimônio com Maria Santíssima me dá a oportunidade de, depois de defender a Virgindade de Maria Santíssima defender a honra de São José, explicando o seu papel como esposo da Virgem Mãe de Deus.

Quem primeiro levantou a acusação de que São José não foi esposo real da Virgem Maria, por não ter tido relação conjugal com ela foi o herege Juliano, a quem Santo Agostinho refutou. O herege Wyclef , no século XV aderiu a este erro contra a Fé.

Suarez julgava que é de fé que São José foi esposo real de Nossa Senhora, enquanto Bento XIV considera que a negação dessa verdade é apenas temerária.

Se lermos com atenção o Evangelho, que é fonte da Fé, vemos que São Mateus, ao dar a genealogia de Cristo diz; "Jacob gerou a José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus" (Mt. I, 18).

Portanto, o Evangelho declara expressamente que São José foi esposo de Maria. Negar isto, seria negar o Evangelho.

E não é apenas nessa passagem que o Evangelho chama São José de esposo de Maria. Pouco depois, o mesmo evangelho de São Mateus diz que: "José, seu esposo, como era justo" (Mt I, 19).

E o anjo de Deus, aparecendo a José, chamou-o de esposo de Maria: "José, filho de Davi, não temas receber em tua casa Maria, tua esposa (...)" (Mt , I, 20).

Esta verdade de que São José foi realmente esposo de Maria Virgem, mas mantendo ambos a virgindade, foi defendida pelos Padres da Igreja.

São Basílio diz: "Ainda que José tratasse sua mulher com todo afeto e amor e com todo o cuidado próprio dos cônjuges, entretanto se abstiveram dos atos conjugais" (pud Gregory Alastruey, Tratado da Virgem Santíssima, BAC, Madri, 1952, p. 36). E Santo Ambrósio escreveu: "Não te inquietes que a escritura freqüentemente chame de cônjuge, pois com isso se declara que não a perda da virgindade, mas a o testemunho do matrimônio, a celebração das núpcias, pois aquela a quem ninguém recebe, ninguém despede; e, portanto, aquele que a queria abandonar, a considerava recebida" (Apud idem p. 36).

Santo Agostinho, atacando Juliano disse: "Muito e largamente disputas comigo contra meu parecer pelo fato de que chamei a José de cônjuge de Maria, conforme atesta o Evangelho; e tentas demonstrar que não houve verdadeiro matrimônio não houve concúbito; e, por isto, conforme tu dizes, quando deixa de haver concúbito, isto seria um divórcio. E noutro lugar diz: "Ambos por seu fiel matrimônio mereceram que fossem chamados pais de Cristo, e não somente ela mereceu ser chamada mãe, mas também ele mereceu ser chamado pai, como cônjuge de sua mãe; e um e outro pelo afeto, não pela carne".

"Ainda que alguns Padres usem locuções que parecem significar que Maria e José eram apenas desposados e não unidos por verdadeiro matrimônio, como São Gregório Magno que diz: "Quis que Maria tivesse esposo, porém sem que chegasse às núpcias", ou que temam designar José e Maria como marido e mulher, como Santo Hilário [que disse]: "Quantas vezes acontece falar de um e de outra ela é chamada antes de mãe de Cristo, porque verdadeiramente o era, porque mulher de José não o era"; e São Jerônimo: "José era guarda de Maria, mais do que seu marido". E São Bernardo: "O evangelista o chama com o nome de varão, não porque fosse marido mas porque era homem de virtude".

Entretanto, estas e outras expressões semelhantes tem que ser interpretadas no sentido de matrimônio consumado, já que com isto os Padres apenas tem a intenção de demonstrar que que a Virgem Mãe de Deus guardou perpétua virgindade e que nunca chegou à consumação do matrimônio. Por isto, cautamente se abstêm de usar as palavras mulher, marido, núpcias, que ainda que por si possam igualmente convir a pessoas que guardaram a virgindade estejam ligadas por matrimônio rato e não consumado, entretanto, parecem insinuar comumente a idéia de matrimônio rato consumado. Prossegue o autor que estamos seguindo e citando (Gregório Alastruey) expondo a razão teológica que leva a considerar São José verdadeiro esposo de Maria, ainda que não tenha jamais se unido corporalmente a ela, é a seguinte: "É verdadeiro matrimônio aquele que chega à perfeição. Pois bem, o matrimônio entre Maria e José alcançou essa perfeição de matrimônio, tanto a primeira e essencial, como a secundária e acidental.pelo menos em parte.

"Com efeito, a perfeição primária e essencial de qualquer coisa consiste na forma que dá sua espécie à coisa. A perfeição secundária e acidental consiste na operação que consiste que provém da forma e com cuja intervenção a coisa consegue o seu fim."
"Assim, no matrimônio se acha essa dupla perfeição: a que consiste na forma, e a que consiste na operação.

"A forma do matrimônio consiste na união indivisível das almas em ordem da mútua entrega do direito de poder sobre os próprios corpos dos esposos."

"A operação consiste na geração e educação da prole como em seu fim primário, no mútuo obséquio e ajudados cônjuges como fim secundário, ao qual se acrescenta o remédio da concupiscência como fim per accidens [fim acidental]."

"O matrimônio contraído por Maria com São José foi perfeito, com aquela perfeição primária e essencial, pois houve nesse matrimônio união de almas em ordem à entrega do direito e potestade de um sobre o corpo do outro. E houve perfeição secundária e acidental, porque embora não mediasse cópula carnal, por cuja intervenção se gerasse a prole, houve, entretanto, prole, a saber: Jesus nascido não deste matrimônio, mas nascido nele. Outrossim, houve educação da prole conforme o permitia tão alta dignidade do Filho, com mútuo obséquio, ajuda e comunicação de bens entre Maria e José, ainda que não necessitassem do matrimônio para remédio para a concupiscência."

"Pelo que diz Santo Agostinho: "Naqueles apis de Cristo cumpriram-se todos os bens das núpcias: o bem da prole, o da fé e o do sacramento. Conhecemos a prole que é o mesmo Jesus, nosso Senhor; a fé, porque não houve adultério; o sacramento, porque não houve divórcio; faltou apenas o concúbito nupcial" (Apud Gregório Alastruey, Tratado da Virgem Santíssima, pp 36-37)."
Além disso, deve-se dizer que convinha que Nossa Senhora tivesse um esposo, pois caso contrário daria a impressão de ser desonesta. Ora, como disse São Paulo, devemos não só evitar o pecado, mas também a impressão de tê-lo praticado. Era muito conveniente que São José fosse o guarda da virgindade e a honra de Maria Santíssima, assim como do Menino Jesus.

Esperando ter esclarecido sua pergunta graças às ótimas citações do autor que segui, despeço-me atenciosamente,


in Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 09:30

Rita

A argumentação do Orlando Fedeli mostra uma coisa: uma relação genital homem/mulher não é o mais essencial do matrimónio. Isso é certamente um ponto a favor do casamento homossexual.

pontosvista

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 11:50

Ai pv se o Fedeli te ouve vai já a correr mudar o texto!
hehehehe

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 12:02

Mas olha que eu acho que ele le.

Em comunhao

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 12:04

Olá Tilleul :*

acho bem que leia, sempre aprende umas coisitas. Deve é ficar com muita azia.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 12:09

Antes aprendesse.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 15:17

Olá amigos do fórum...tenho aqui uma resposta de um padre de 29 anos.
*********************************************************************

Olä Rita!

A Família de Nazaré é modelo pela maneira como viviam. Amor dedicado de José por Maria e Jesus, amor de Maria para com José e Jesus e amor filial de Jesus para com Maria e José. Para que haja amor não é preciso a relação sexual. Ela é um complemento do amor, mas no caso de Maria e José não foi necessario. Portanto, são exemplo de amor e harmonia doméstica.


--
Em Cristo!



PE. ALEXSANDER CORDEIRO LOPES
Actualmente em missão no Canadá.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 16:01

Citação:
Rita*
A Família de Nazaré é modelo pela maneira como viviam. Amor dedicado de José por Maria e Jesus, amor de Maria para com José e Jesus e amor filial de Jesus para com Maria e José. Para que haja amor não é preciso a relação sexual. Ela é um complemento do amor, mas no caso de Maria e José não foi necessario. Portanto, são exemplo de amor e harmonia doméstica.

Se não é preciso relação sexual, nem procriação (já que não há procriação sem relação sexual), e se o que importa é o amor - concordo com tudo isso - então não há razão nenhuma que impeça um casal homossexual de ter a sagrada família por modelo.

Cristo sempre terá algo para ensinar a todos.

Se vale aquela teoria e existe uma linha contínua entre homossexualidade e heterossexualidade, devo estar na faixa entre 98% e 100% heterossexual. Seria mais simples se todos fossem hetero, mas no mundo existem diferenças, as pessoas são diferentes, então temos que aprender a conviver com as diferenças. Não vejo razão para não usar de caridade com alguém somente pq ele é homossexual, não vejo razão para não demonstrar respeito por ele. Acho militantes gays chatos, mas tb acho chatos perseguidores de gays. Acho que o fundamentalismo é quase sempre aborrecido. TV a cores mostra as imagens melhor do que TV preto e branco.

Paz e Bem.



Editado 1 vezes. Última edição em 19/03/2007 16:15 por firefox.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 16:53

Salve São José - 19/03

Acho que somos bastante crescidos para compreender os dogmas Marianos , como surgiram e amadureceram...
o que me incomoda é tanta retórica para afIRMAR que ter relações homossexuais é normal e certo.
Se algumas pessoas tem a infelicidade de estar nesta situação, compreendemos, respeitamos,mas não dá para dizer tudo bem , é certo.
dizer que estão em pecado ... todos estamos em pecado de uma forma ou outra, dizer que são excomungados... quem pode saber...
Não entendo o gosto de discutir tanto e insistentimente este assunto.
A Igreja não vai sacramentalizar nunca uma união entre pessoas do mesmo gênero.
A sociedade civil portugueses acabou de " legalizar " o aborto ... e daí...
há o perigo dos jovens acharem normal, pois são os valores que a sociedade passa para eles... alguns vão cair ... quem sabe subir mais tarde com a graça de Deus.
A lei que temos inscrita no coração fala mais alto quando nossa consciência se une em comunhão com a Trindade, aí todos " subiremos" os degraus do amor.



Editado 1 vezes. Última edição em 19/03/2007 16:57 por Chris Luz BR.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: mpp (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 18:41

Muito interessante este artigo sobre o assunto:

[www.paroquias.org]

«Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós.» (João 14,18)

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 19:13

MPP

Tens razão. Já reparaste que uma consequência para aqueles que agem contra Deus é:
Citação:
Rom 1, 29-31
estão repletos de toda a espécie de injustiça, perversidade, ambição, maldade; cheios de inveja, homicídios, discórdia, falsidade, malícia; são difamadores, maldizentes, inimigos de Deus, insolentes, orgulhosos, arrogantes, engenhosos para o mal, rebeldes para com os pais, estúpidos, desleais, inclementes, impiedosos
Ora muitos homossexuais ama-se e querem comprometer-se com esse amor. São pessoas perfeitamente normais, uns melhores do que a média e outros piores do que a média, como qualquer outro grupo humano. Assim, em vez de uma leitura literal de acda versículo, valeria a pena começar a reflectir, porque a árvore conhece-se pelos frutos.

Aqui fizeste-me lembrar o governo americano: liderado por um homem que se diz temente a Deus mas que lançou uma guerra com base em mentiras e é responsável indirecto pela morte de centenas de milhares de pessoas ao longo dos últimos anos, para já não falar no sofrimento atroz de muitos milhões.

Na verdade muitos dos que andam a dizer Senhor, Senhor têm como fruto a morte. Muitos dos que são apontados como pecadores vivem o amor e esse amor dá bons frutos.

pontosvista

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 19:44

Citação:
Chris Luz BR
o que me incomoda é tanta retórica para afIRMAR que ter relações homossexuais é normal e certo.

Chris, vc poderia me apontar onde eu disse que ter relações homossexuais é normal e certo? Pelo que me lembro eu não disse nada contra nem a favor, procurei não fazer nenhuma avaliação moral, o que tentei fazer foi chamar a atenção para a separação entre lei da igreja e lei civil.

Citação:
Chris Luz BR
Se algumas pessoas tem a infelicidade de estar nesta situação, compreendemos, respeitamos

A questão passa por aí. Até que ponto "compreendemos, respeitamos"? Querer negar um direito civil aos homossexuais somente por o serem não me parece um bom modo de demonstrar essa compreensão e esse respeito alegados.

Citação:
Chris Luz BR
dizer que estão em pecado ... todos estamos em pecado de uma forma ou outra, dizer que são excomungados... quem pode saber... Não entendo o gosto de discutir tanto e insistentimente este assunto.

Pensa que discutem isso por gosto? Pessoas sofrem, isso não é divertido, e varrer o assunto para baixo do tapete não seria falta de compaixão?

Citação:
Chris Luz BR
A Igreja não vai sacramentalizar nunca uma união entre pessoas do mesmo gênero.

Acho que ninguém estava falando de sacramentos, a discussão era sobre lei civil.

Citação:
Chris Luz BR
A sociedade civil portugueses acabou de " legalizar " o aborto ... e daí...

E daí? Como assim?

Citação:
Chris Luz BR
A lei que temos inscrita no coração fala mais alto quando nossa consciência se une em comunhão com a Trindade, aí todos " subiremos" os degraus do amor.

Não me parece que a lei civil faça descer ou subir degraus na união com a Trindade.

Paz e Bem.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 19 de March de 2007 19:54

Mas se somos católicos e gostamos de o ser há que comprir com as leis da mesma. se formos capazes, claro, seguir Jesus é muito difícil.

Página actual: 37 de 87


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.