Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 36 de 87
Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 17 de March de 2007 18:45



Eu sei que és católico e até catequista foste! Portanto sabes bem o que é igreja. Ora se sabes o que é igreja e sabes que a igreja é contra a casamentos de homossexuais, não há nada a fazer. Se vives com outro homem, pecas e sabes que é pecado! Vives na lei do pecado.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de March de 2007 19:02

Eu não vivo com outro homem. E acho que não é preciso personalizar.

Mas também sei que a lógica de avaliar as coisas apenas em "pecado/não pecado" é infantilidade.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de March de 2007 19:12

Rita
tem dó né?
A igreja já disse tanta coisa e mudou...

Felizmente o Zé é um adulto emocionalmente estável e equilibrado e não é afectado por essas palavras.

Fico a imaginar o quanto as tuas palavras magoam aqueles católicos homossexuais que vivem no terror, na dúvida, sofrendo e castigando-se por serem como são.

No mínimo, foste muito infeliz. Antes tivesses ficado pelas árvores...
:(

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 01:59

Lena


Eu até gosto do Zé:)

E até queria mudar o Zé, por isso falo em voz alta. Eu como não tenho nada de homossexual, por isso talvez não os compreenda.
Zé desculpa se fui demasiado dura para ti.

Beijinho*

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 02:28

Citação:
Rita
Eu como não tenho nada de homossexual, por isso talvez não os compreenda.

Sabes, Rita, provavelmente são muito poucas as pessoas que nada têm de homossexual. A polaridade homossexualidade/heterossexualidade não é discreta. É um contínuo. Há pessoas no meio (bissexuais) há pessoas claramente homo e pessoas claramente hetero e há pessoas mais homo que hetero e pessoas mais hetero que homo, etc. E muitas das que mais se manifestam contra a homossexualidade são por vezes pessoas que reprimiram em si as suas naturais tendências homossexuais. A natureza humana é muito mais complicada do que parece.

pontosvista

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 02:31

Caro pontosvista:

Posso supor, das tuas palavras, que também aceitas que há pessoas que reprimiram as suas tendências heterossexuais?

Alef

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 02:33

Alef

Sim, é possível. Mas menos habitual. Porque em geral não existe um ambiente social fortemente anti-hetero.

pontosvista

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 02:55

Pontosvista

Eu nunca senti atracção por nenhuma mulher. Tenho algumas amigas, mas apenas pura amizade. Há homens tão bonitos:) para que se queria uma mulher, ná! Eu sou mesmo 100% hetera. Disso não tenho dúvida.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 02:59

Pois...

Certamente há aqui muito de misterioso ou, pelo menos, enigmático. Se é verdade que pode haver -- e há -- ambiente social anti-homossexual, há outros factores, nomeadamente de nível biográfico-íntimo que levam vários estudiosos a pensar que muitos casos de homossexualidade parecem ser uma espécie de cristalização da fase naturalmente «homossexual» (muitas aspas) da etapa da adolescência, conjugada com alguma dificuldade de relação com o sexo oposto. Independentemente de hoje não ser «politicamente correcto» falar disto, não tenho certezas quanto a isto.

Contudo, há outro dado que me intriga: há também meios que favorecem a «sub-cultura» «gay», onde ser «gay» se tornou «chic», sobretudo em alguns locais nos EUA.

Conheço um caso muito curioso, que evidentemente não faz «lei». Uma rapariga que frequentava um determinado meio académico de forte presença homossexual, com bastante «militância» ideológica e académica. Num desses grupos «militava» uma rapariga «obviamente» homossexual... Sem se perceber muito bem como, a dada altura apaixonou-se por um rapaz, casaram e já têm prole. Um caso de «bi-sexualidade»? Um caso de repressão de uma heterossexualidade num ambiente muito favorável à homossexualidade? Possivelmente, não sei. Há dias alguém com alguma autoridade nestas coisas chamava a atenção para o facto de que este fenómeno é mais frequente entre as mulheres.

Também são conhecidos casos (eu conheço bem um caso) em que determinadas pessoas, sem terem propriamente fingido uma heterossexualidade, de um momento para o outro «descobrem» a sua homossexualidade, às vezes, muitos anos depois de um casamento «normal», não se tratando do «mero» «sair do armário»... Repressão? «Reprogramaçao»?

Evidentemente, nesta minha mensagem não vai nenhuma consideração de tipo moral.

Alef

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 03:44

Pois até concordo contigo Alef. É algo para se pensar.
Apenas era contra aquilo de maltratar alguém só pq tinha uma vida diferente.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 09:29

Citação:
Rita*
Lena

Eu até gosto do Zé:)

E até queria mudar o Zé, por isso falo em voz alta. Eu como não tenho nada de homossexual, por isso talvez não os compreenda.
Zé desculpa se fui demasiado dura para ti.

Beijinho*

Não duvido que gostes do Zé. Até podes gostar dele mais do que qualquer um de nós.

Por outro lado,não considero válida essa vontade de mudar o Zé. Se ele tiver vontade de mudar é com ele, mas não pode ser algo ditado pelo exterior. A Sexualidade é algo tão íntimo que só ao próprio diz respeito e deve ser respeitado.

Também não tenho, nem nunca tive até à data, qualquer tendência homossexual, mas compreendo que entre duas pessoas pode desenvolver-se carinho, amor, e atracção sexual. O resto são meros detalhes.

Bjs

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 10:48

Alef

Os casos que referes são uma consequência natural de as pessoas não serem 100% homo nem 100% hetero. É normal que os factores que envolvem a pessoa e mesmo certas alterações na pessoa ao longo da vida façam a pessoa pender mais para uma relação de um tipo ou de outro.

Depois, como referes, parece que numa fase da adolescência todos passamos por uma fase homossexual. Isso não quer dizer que sintamos vontade de viver relações genitais homossexuais mas que sintamos sobretudo interesse por amizades no mesmo sexo.

A realidade do comportamento sexual humano é muitíssimo mais complexa do que esta divisão homo/hetero e está, no essencial, por compreender do ponto de vista científico. Talvez por isso certos moralismos sobre este assunto resultem tão vazios.

pontosvista

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 12:44

Citação:
Alef
Posso supor, das tuas palavras, que também aceitas que há pessoas que reprimiram as suas tendências heterossexuais?

Eu também penso que isso é possível, como o contrário claramente o é.

Aliás, acho que a homossexualidade pode ser um refúgio para a diferença. As pessoas muitas vezes procuram referências. E, se se sentem diferentes do grosso da sociedade, podem tentar encontrar algum grupo onde tenham "direito à diferença". Assim, abdicam de se descobrir a si mesmos, a sua singularidade, e adoptam comportamentos tipificados de um grupo qualquer. São de facto diferentes do "normal", mas nem por isso chegam a ser quem são. Numa palavra, carneirismo. Assim, a homossexualidade pode ser a forma de alguém se afirmar.

Por outro lado, concordo com o pontosvista. As pessoas raramente são 100% hetero ou 100% gay. O que torna tudo muito complexo.



Rita, o problema de me tentares mudar é que estás a assumir que sabes melhor que eu o que é melhor para mim. Imagina que eu mudava porque tu querias, e era pior para mim... :P

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 16:25

Lena e Zé


Um bom conselho nunca fez mal a ninguém ;-)


Lena, é assim mesmo, "a mulher quer-se feminina"!

Gosto da frase para se transmitir a qualquer jovem..."A mulher quer-se bem feminina" Uma vez e aos meus 16 anos vesti uma sainha nova, muito gira, um senhor e amigo da família, quando me viu disse; é assim mesmo, "uma mulher quere-se bem feminina"! Foi frase que nunca esqueci!!!

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 16:39

Rita, é, se for mesmo um bom conselho.
Um mau conselho pode fazer muitos estragos...

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 17:45




Os conselhos todos eles são bons...alguns é que nem os querem receber :P

E se te disser, escuta os teus pais, será que eles dêem más conselhos??? lololo

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 19:02

Citação:
Rita
Os conselhos todos eles são bons...

Onde foste buscar tal ideia?

Citação:
Rita
E se te disser, escuta os teus pais, será que eles dêem más conselhos???

Em geral os pais dão conselhos que a eles pais lhes parecem bons. Às vezes nem isso. Mas muitos conselhos dos pais, mesmo os bem intencionados, são desadequados e não são bons conselhos.

Citação:
Rita
lololo

Estás com umas tiradas que me levam a perguntar se estás a falar a sério ou apenas a tentar atirar frases para ar.

pontosvista

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 19:07

Rita

Conselhos são muito fáceis de dar, já dar o exemplo é que é mais custoso.
Resumindo, raramente os dou.

Prefiro trocar ideias e perguntar as razões desta ou daquela atitude.
Através de uma conversa cordial atinge-se muito mais facilmente um clima que permita uma reflexão profunda.

Através de acusações e sermões não se consegue nada - aí só mesmo os fracos cedem; não entendem, nem ouvem, apenas mudam por conformismo e subserviência.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 19:08

pontosvista

Nunca vi um pai ou mãe dar más conselhos a um filho...só se for um pai muito fraco.

Re: Casamentos homosexuais
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 18 de March de 2007 19:11

Pontovista


Sabes há filhos que não escutam os pais, depois sofrem as consequências, falo por mim própria!
Enquanto jovens pensamos que os nossos pais são ignorantes, nós sabemos tudo. Não é assim; eles têm a experiência da vida.

Página actual: 36 de 87


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.