Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 2 de 12
Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de July de 2008 13:22

Citação:
O que se foi não uma oferta mas um ultimato, sendo que não se conhece a resposta

Claro que se conhece. A resposta ao ultimato foi negativa.

Abraço.

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 03/07/2008 13:30 por catolicapraticante.

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 03 de July de 2008 13:35

Não é verdade.

Não se sabe a resposta.

Há muitos boatos e tenho muita fé que a FSSPX vai chegar a um entendimento com com Roma.

Acredito que Roma vai levantar a excomunhão, acredito que Roma vai acolher os fieis e os Padres da Fraternidade no seu seio.

Seria muito bom para a Igreja.

Cristina

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de July de 2008 13:46

Claro que se sabe a resposta.
Foi negativa e tornada oficialmente pública num comunicado de imprensa.

Também são públicas as afirmações de Bispos cismáticos das FSSPX sobre o tema:
"Si l'Église nous veut de nouveau avec elle, nous demandons qu'elle retourne à son passé glorieux», a ainsi estimé Mgr Richard Williamson, l'un des quatre évêques ordonnés il y a vingt ans par Mgr Marcel Lefebvre : «Nous n'accepterons jamais Vatican II.»

Quantoa ao resto, sim , são boatos e diz que disse.
No entanto, acho bem que grupos minoritários sejam assimilados.

católica praticante



Editado 3 vezes. Última edição em 03/07/2008 14:00 por catolicapraticante.

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 03 de July de 2008 17:00

Catolica


Li uma e mais vezes esses comunicado e o mesmo é bastante positivo.

A Fraternidade declara que não irá fazer nada contra o magistério da Igreja e pede um levantamento da excomunhão.

Acho bem. Como poderiam existir conversas se um tem um peso de excomunhão???


Isto está a correr bem.

Se tudo correr bem até ao fim do ano temos entendimento.

Rezemos por isso. Para o bem da Igreja.

Cristina

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de July de 2008 18:04

FAzes-me lembrar aquela história.... De derrota em derrota até á vitória final...;D

Mas , se queres mesmo saber o que é um Acordo de rconcliação com Roma, podes ler aqui.
Podes comparar com o comunicado negativo das XP...

Claro que tal acordo deixou algusn cismáticso tradicionalistas á beira da apoplexia...

Abraços

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 03/07/2008 18:16 por catolicapraticante.

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: IAmDudum (IP registado)
Data: 03 de July de 2008 18:33

Folgo em ver que o interesse católico desponta em ti, ó CatólicaPraticante!
As voltas que tens dado para não enxergares o óbvio só demonstram que te sentes tocada por este mais do que certo "regresso" dos 'lefebvrianos' (leia-se, não haverá regresso efectivo porque a SSPX sempre esteve em comunhão com a Santa Igreja).
Mas esta agitação interior que vives é bom sinal. É (por sinal) muito bom sinal! Felicito-te e tomar-te-ei nas minhas orações.

Christus Vincit! Christus Regnat! Christus Imperat!

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 03 de July de 2008 18:46

Cum karat!

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de July de 2008 20:46

Ó dudum, não estou agitada, ( (ai essa projecção...).estou até bastante divertida com esta telenovela mexicana.

Como já escrevi, acho bem que grupos minoritários sejam fagocitados, sobretudo quando estão à margem e pouca importãncia têm no contexto geral.

E fala em português, tá? Isto das línguas mortas, dão um bocado de trabalho a traduzir.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 03/07/2008 20:47 por catolicapraticante.

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 03 de July de 2008 21:39

Catolica

Que boas notícias nos trazes. Mais um movimento amante da tradição que regressa à plena regularização com Roma.

Foi Campos, foi o Instituto do Bom Pastor e agora os Redentoristas transalpinos.

De notar que é uma comunidade muito proximna da Fraternidade de Lefebfre. Este movimento critica várias interpretações do Concilio e apenas celebra a Missa na forma extraordinária.

Aos poucos os movimentos que defendem a tradição contra abusos de algumas correntes voltam .

De facto a situação em que os defensores da tradição se afastavam de roma e os e os inimigos se infiltravam está a chegar ao fim.

Graças e Deus e ao Motu Proprio.


Cristina

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 03 de July de 2008 22:03

ó cristina
cuidado com as companhias
tb ja consideras os modernistas inimigos da igreja?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de July de 2008 22:27

Cristina:

Claro que se um grupo minoritário mais radical reconhece o seu erro cismático é sempre algo positivo.

Mas noto que os tradicionalistas lefebvrianos, ficaram a espumar de raiva com a reconciliação dos transalpinos, considerando-a uma traição á causa.
Numa coisa concordo contigo - quer as FPX quer os ditos tradicionalistas mostraram a sua verdadeira face durante este processo.
Nada de muito formoso...
Abraço fraterno

católica praticante

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: IAmDudum (IP registado)
Data: 03 de July de 2008 22:28

De facto, isto de ter por companhia o maior Papa do século XX (que escreveu o Decreto LAMENTABILI condenando o modernismo [www.papalencyclicals.net]) é causa maior de cuidado se ter...

Christus Vincit! Christus Regnat! Christus Imperat!

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de July de 2008 22:40

Sempre que leio certas parangonas ao velho estilo estalinista fico com a sensação de que muitos não sabem bem o que é o modernismo.

De qualquer forma, é algo tão antigo e ultrapassado que me admira não ser acolhido piedosamente pelos tradicionalistas.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 03/07/2008 22:41 por catolicapraticante.

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: IAmDudum (IP registado)
Data: 03 de July de 2008 23:16

Pobre 'CatólicaPraticante'...

Que ultraja o glorioso São Pio X, comparando-o ao impiedoso assassino de nome Estaline;
Que se fica pelos títulos, ao invés de ler o corpo dos documentos;
Que confunde tradicionalismo com conservadorismo.
Que semeia a discórdia e lança a confusão.

Não passas de uma triste.
Cada vez mais me dás razão para pedir a Deus a tua conversão.

Christus Vincit! Christus Regnat! Christus Imperat!

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 04 de July de 2008 07:49

Pena que o Eça já esteja morto.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 04 de July de 2008 08:27

Caro Iamdudum,

Quem fez do Papa Pio X o maior papa do século XX??? Que eu saiba houve só um a ser aclamado santo no momento da sua morte e a ser chamado Grande e não foi concerteza o Pio X.

Se formos por classificações e votações acredita que o Pio X iria ficar bem atrás do JPII e de JXXIII.

Entretanto sem querer estar a entrar em provocações, qual é o teu comentário sobre este texto:
http://www.veritatis.com.br/article/4917

Em comunhão

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de July de 2008 10:39

Caro Dudum:

Agradeço-te que rezes por mim, pois todos nós precisamos da oração dos outros e da conversão interior.
Digo-o sem ironia - se rezas por mim com caridade e bondade, fico-te grata.

Mas enganas-te quanto á tristeza - sou uma pessoa muito feliz e com um profundo sentido de humor. Por isso acho piada à novela quixotestca dos tradicionalistas que lutam contra algo que já passou - como o modernismo.
Fica bem.

Nota - Já não acho tanta piada aos discursos delirantes, intolerantes, e mesmo de incitamente á violência física que grassam nos grupelhos tradicionalistas, muito menos aos insultos permanentes aos Bispos portugueses , ou ao ideário neofascista e nazi que grassa nesses movimentos.

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 04/07/2008 10:48 por catolicapraticante.

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: IAmDudum (IP registado)
Data: 04 de July de 2008 11:29

Caro Tilleul,

(antes de mais nada deixa-me dizer que ainda não li o texto que aconselhaste, porque agora não tenho muito tempo, mas assim que puder trato de fazer considerandos).

Quando se fala em São Pio X há logo uma desconfiança natural por parte de muitos católicos que resulta do facto da Fraternidade fundada pelo Monsenhor Lefebvre tomar o seu nome. E como a SSPX é mal vista (embora grande parte dos críticos não saiba o que consta, na realidade, a Fraternidade), fica também o Santo mal visto.

De facto, ainda em vida São Pio X tinha fama de santidade, tendo-lhe sido atribuído inúmeros milagres. Agora, se foi aclamado santo logo quando morreu não faço ideia, mas provavelmente sim. Se foi chamado Grande? Também é possível.
Mas se o Santo Padre João Paulo II, de boa memória, foi efectivamente chamado Grande, tal deriva mais do seu papel político (de derrube do comunismo), e começou a ser assim chamado primeiramente por não católicos (ou católicos 'não-praticantes'). O que não quer dizer que não tenha sido um grande Papa. Mas julgo por bem manter o 'g' minúsculo ao invés do capital, uma vez que Papas Grandes só os há dois e ambos, naturalmente, santos: São Leão e São Gregório.

Porque isto de grandeza não funciona por votações. (E ainda bem, pois sendo assim seria bem capaz de ficar em último lugar aqui no fórum :p). Mas ainda assim deixo-te 3 links de fotografias tiradas durante a canonização de São Pio X (que é para veres a adesão do povo à causa do santo).
http://catholicpictures.wordpress.com/2008/06/17/canonization-of-pope-st-pius-x-part-6/
http://catholicpictures.wordpress.com/2008/06/15/canonization-of-pope-st-pius-x-part-4/
http://catholicpictures.wordpress.com/2008/06/13/canonization-of-pope-st-pius-x-part-2/

Cumprimentos

Christus Vincit! Christus Regnat! Christus Imperat!



Editado 1 vezes. Última edição em 04/07/2008 11:34 por IAmDudum.

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de July de 2008 15:46

Factos:

The bishops of the Society of St. Pius X are excommunicated according to the prescription of canon 1382 of the Code of Canon Law which states that “A bishop who consecrates someone a bishop without pontifical mandate and the person who receives the consecration from him incur a latae sententiae excommunication reserved to the Apostolic See.” Archbishop Lefebvre was duly reminded of this before his conferral of Episcopal ordination on 30 June 1988 and the Holy Father confirmed that this penalty had been incurred in his Apostolic Letter Ecclesia Dei, #3 [cf. AAS 80 (1988) 1495-1498; English translation in L’Osservatore Romano English edition of 11 July 1988, p. 1].

The priests of the Society of St. Pius X are validly ordained, but suspended, that is prohibited from exercising their priestly functions because they are not properly incardinated in a diocese of religious institute in full communion with the Holy See (cf. Code of Canon Law, canon 265) and also because those ordained after the schismatic Episcopal ordinations were ordained by an excommunicated bishop.

Concretely, this means that the Masses offered by the priests of the Society of St. Pius X are valid, but illicit, i.e., contrary to Canon Law. The Sacraments of Penance and Matrimony, however, require that the priest enjoys the faculties of the diocese or has proper delegation. Since that is not the case with these priests, these sacraments are invalid.

católica praticante

Página actual: 2 de 12


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.