Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 4 de 12
Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 13:26

Citação:
csaraiva
"Muitas coisas se podem dizer mas a verdad é nunca como hoje se sentiu tanto um apelo à experiencia da tradição. "

Quem trabalha directa e pessoalmente com jovens sabe que não é assim.

Se é com revivalismos e folclore religioso que pretendem seduzir os jovens

para uma vivência mais autêntica da espiritualidade cristã...



Editado 1 vezes. Última edição em 21/11/2008 13:27 por teixeira.

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 13:55

Teixeira

É exactamente a autenticidade que encontro de forma mais evidente na Missa sob a forma extraordinária.

O sentido do sagrado, a importancia do silencia, a experiencia da presença visivel da presença de Cristo.

A reforma leturgica trouxe coisas boas mas falhoum em muitos pontos.

Se nos abstrairmos de lutas temos de reconhecer esse facto.

Talvez por isso o Papa nos diga que ambas as formas do rito se devem enriquecer.

Está a chegar o momento da reforma da reforma.

Os progressistas de ontem são os conservadores de hoje. Avessos à mudança e à reforma. Agarrados a uma reforma liturgica que em em certa medida falhou.

Cristina

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 14:04

Falhou em quê?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de November de 2008 15:45

Falhou no "três em um".

João (JMA)

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 22 de November de 2008 19:17

"
Citação:
Os progressistas de ontem são os conservadores de hoje"

Naturalmente que sim.

Os tradicionalistas tridentinos são de um progressismo extraordinário..

Então na roupa...são praticamente futuristas.

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 22 de November de 2008 19:39

Teixeira,
Muito interessante o site que referiste.
Já o adicionei aos favoritos.
Espero que continuem a juntar-lhe conteúdos.

João (JMA)

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de November de 2008 15:35

Teixeira,

Obrigado pela referência ao site Antitridentino. Vou adicioná-lo aos links católicos.

Luís

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 23 de November de 2008 20:01

Caro Luís Gonzaga:

Também gostei do site. Não conheço os autores e penso que o site ainda está em fase de construção.
Acho que é uma boa referência com informação clara, numa linguagem nada agressiva e sem quelquer violência contra ninguém.



Editado 1 vezes. Última edição em 23/11/2008 20:03 por teixeira.

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 24 de November de 2008 17:41

Caros Luis e JMA (Administradores do Paroquias)

Que tristeza a linha que o vosso site está a seguir.

Colocar nos links católicos favoritos um site que se anuncia como ANTI.

Como se a nossa IGreja fosse Anti o que quer que seja.

Tenham juizo. Podemos não apreciar a Missa Tridentina ninguém é obrigado a frequentar a mesma, mas eleger como site católico favorito um que se identifica como sendo ANTI Missa na forma extraordinária é absurso e profundamente radical.

Com esta atitude estão só a dar razão áqueles que vos acusam se sectarismo e de falta de tolerancia com os que pretendem ter acesso à Missa Tridentina.

Compreendam os novos tempos. O Papa liberalizou a Missa na sua forma extra-ordinária O Para não quer que a Igreja seja "anti-tridentina"

O problema é esse mesmo é que pessoa como tradicionalistas radicais ou os mesmos amigos vêm a Missa Tridentina com Anti Missa de paulo VI.

Estudem o documento do Papa e a carta que o acompanhou. São duas formas do mesmo rito que não se opõem.

Fico triste com esta vossa linha a Igreja não é Anti. É pró. Mal está a nossa Igreja quando se definir por anti o que quer que seja.

Antí é definir pela negativa pela destruião e a nossa Igreja quer é construir, quer abrir pontes quer adicionar, quer incluir e não excluir.


Cristina

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de November de 2008 18:40

Cristina,

Não percebo o teu post.

Ninguém te negou a legitimidade de seres favorável à Missa designada como Tridentina.

Nem ninguém nega a legitimidade daquilo que a Igreja designa como uma forma extraordinária de Celebração.

Não é nem foi nunca posto em causa que quem o pretenda, e dentro das determinações da Igreja, assista a tais Celebrações.

Pelo que vi do site nada lá existe contra as determinações da Igreja nesta matéria.

Independentemente do nome do site - que só poderás discutir com o administrador do mesmo e não comigo - aquele tem para mim informação útil sobre os movimentos designados como tradicionalistas.

Quer aqueles que estão na Igreja, quer os que não estão na Igreja, nomeadamente lefebvrianos e sedevacantistas.

Como poderás verificar se lá fores, parece estar a juntar um conjunto de documentação e informações que terá interesse para quem estiver interessado em estudar esse tipo de movimentos.

Conforme já referi num anterior post estou interessado em comparar alguns destes grupos (no caso os que estão fora da Igreja) e verificar se neles encontro similaritudes com os grupos gnósticos que tenho estudado.

Depois, é um completo disparate confundir entre "Já o adicionei aos favoritos" que foi o que escrevi e "eleger como site católico favorito" como tu escreveste.

Igual raciocínio se aplica à frase do Luís, que indicou apenas que o tinha adicionado aos links católicos do Paróquias.

Quanto aos que me acusam de "sectarismo" e "de falta de tolerância com os que pretendem ter acesso à Missa Tridentina" demonstram ignorância.

Procurem os meus posts em discussão com o VMTH, pois a Missa Tridentina foi há anos longamente discutida aqui.

Nada tenho a opor que assistam a missas no rito e segundo o missal que pretendam, desde que as mesmas estejam em comunhão com a Igreja. Tem sido sempre essa a minha posição.

Mas que fique bem claro que considero a Reforma Litúrgica implementada com o Concílio Vaticano II como um dos passos mais importantes da Igreja no Século XX.
E dessa reforma retenho como elemento mais importante o uso da língua de cada povo para comunicar a Palavra de Deus.

E se acabaram em Portugal as missas em latim, que continuaram sempre a ser permitidas, não te perguntas porque tal sucedeu?

Se calhar porque havia muita gente interessada na missa em latim...

João (JMA)

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de November de 2008 18:47

E uma outra nota:

Não sou Administrador do Paróquias.

Sou Moderador dos Fóruns de Discussão.

Quando o Luís começar a pagar candidato-me à "Administração"... :o))

João (JMA)

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: teixeira (IP registado)
Data: 24 de November de 2008 19:52

Pessoalmente também gostaria que o site tivesse outro nome em vez de ANTI.

Também não gostei muito da imagem de Taizé associada ao site - não faz grande sentido, quanto a mim....

Tirando esses pormenores formais, os conteúdos são bastante equilibrados, numa linguagem acessível e verdadeira., que pode ajudar as pessoas que se sentem fascinadas com este rito.

Espero que os autores do site leiam o Paróquias e continuem o bom trabalho.
Talvez o Alef possa contribuír com algum texto doutrinário....



Editado 1 vezes. Última edição em 24/11/2008 19:53 por teixeira.

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 25 de November de 2008 09:58

Caro JMA

Considerar católico um blog que pura e simplesmente se chama ANTITRIDENTINO e que o simbolo é uma imagem da Consagração numa Santa Missa na forma extraordinária com um sinal proibido por cima é ultrajante.

Este site como é apresentado, independentemente dos conteúdos, deveria ser alvo do re+údio de qualquer católico independentemente das duas preferencias liturgicas.

Como podemos colocar nos links católicos um site em que o simbolo é uma imagem da consagração com um proibido por cima e que o nome é antitridentino.

Que vergonha.

Se querem um site católico portugues que promove a forma extraordinária do rito latino recomendo o missatridentinaemportugal.blogspot.com

Se encotrarem algo de anti - católico no mesmo avisem-me.

Consultem os dois e vejam onde está afinal onde está a tolerancia e o acolhimento. Onde está a comunhão com Roma no Antitridentino ou no missatridentinaemportugal.

Cristina

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de November de 2008 12:42

Do site em questão - O Antitridentino - insistes na questão do nome e vens agora com o argumento de um "boneco" que lá aparece no topo da página.

Mais uma vez te digo que deves discutir tais questões com o administrador do site.

Eu não consulto um site nem pelo nome, nem pelos "bonecos" com que enfeitam o mesmo. Consulto um site pelos conteúdos do mesmo, pelo conjunto de links que proporcionam, etc. Portanto, pela capacidade que o mesmo tem de me dar informação.

Lendo os textos que tem neste momento, não vejo nada que se possa considerar anti-católico.

Todos os sites têm coisas escritas ou ditas com as quais eu concordo, como igualmente têm outras com as quais discordo. Não conheço nenhuma excepção a esta regra (mas admito que possa existir e eu não conhecer). Com este site ocorre precisamente o mesmo.

Isto não quer dizer que não entenda a tua objecção ao nome. Mas no próprio site tem a explicação do mesmo:
Porquê "Antitridentino"?
É um nome relativamente simples e que identifica de imediato a natureza deste site e a sua filiação ideológica. "Tridentino" é um nome que por vezes se chama aos tradicionalistas, por causa do seu ponto de referência e modelo, o Concílio de Trento. Contudo, temos consciência de que este nome não é perfeito. Este site não refuta o Concílio de Trento (um Concílio Ecuménico, muito importante e reformador, com um lugar imprescindível na história da Igreja), mas apenas aqueles que recusam reconhecer que a Igreja deve acompanhar os novos tempos.


Mas não é o nome que me faz qualificá-lo como site católico, mas sim os conteúdos. E esses reportam-se à Igreja Católica e a uma questão à qual o mesmo site designa como a problemático do Tradicionalismo. E afirma expressamente referindo-se a si próprio:
Qual a sua relação com a Igreja Católica?
Este site procura identificar-se com Jesus Cristo, por isso filia-se na Igreja Católica, em respeito pela sua doutrina e pelos seus pastores legítimos, tomando como fontes do seu ensinamento a Sagrada Escritura, a Tradição e o Magistério, correctamente entendidos, segundo o ensinamento mais recente da Igreja, nomeadamente o Concílio Vaticano II.


Tem umas falhas de linguagem: mas não mais do que as deste Fórum que é obviamente um fórum católico.

João (JMA)

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 26 de November de 2008 09:47

João (JMA)

Aquilo que chamas "boneco" é apenas e tão só uma imagem da consagração na Missa.

Mas se achas que um "Boneco" infensivo é contigo.

Eu pela minha parte fico chocada com emagens dessas em sites ditos católicos.

Não é só os conteudos que me interessam. Neste caso a forma como o site é apresentado é deplorável e demonstra a total falta de respeito que os autores têm pela forma extraordinária do rito latino.

Atitudes como esta não fazem falta à nossa Igreja.

Cristina

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 26 de November de 2008 10:46

cristina

não olhes tanto à forma e atenta mais ao conteúdo.

As "iludências aparudem".

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 26 de November de 2008 11:14

Cristina,

entendo a tua posição, quanto ao "boneco".

E entendo que fiques chocada. Eu não fiquei porque não compreendo a situação do modo que tu a colocas. Não me parece haver ali uma "falta de respeito que os autores têm pela forma extraordinária do rito latino."

Estou relativamente habituado na Internet a algum exagero de títulos e imagens com intuitos de chamar a atenção ao (eventual) leitor. Não as considero de bom gosto, mas não as levo assim tanto a peito, a menos que sejam acompanhadas por um discurso também ele exagerado.

Concordo que quer o nome, quer a imagem que referes podiam ser melhor escolhidos.

E proporia ainda outras alterações. Mas no site / blogue de cada um "mandam os que p'ra lá estão". Noutros, aparentemente, ninguém manda...

Coisas do ciberespaço...

João (JMA)

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 26 de November de 2008 11:52

Não se deve faltar o respeito a formas ordinárias ou extraordinárias do Rito Romano, nunca. Da mesma forma que não se deve faltar o respeito aos notáveis ritos das comunidades orientais - muitas vezes perpetuados à custa da própria vida - usando expressões como "Missa de sempre" para uma celebraçao com menos mil anos (pelo menos) do outros ritos católicos...

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 26 de November de 2008 12:22

Visitei esse «site» logo que ele foi noticiado em vários lugares tradicionalistas e, pelo que vi, não lhe augurei grande futuro. Passou já algum tempo e parece confirmar-se o meu prognóstico. O site não foi actualizado e parece-me não muito bem pensado.

Há um artigo útil, «História e actualidade», onde se apresentam alguns dos movimentos tradicionalistas. Está longe de ser completo, mas é uma primeira abordagem aceitável (já agora, ver um «post» antigo, noutro lugar, sobre este tema: «Fenómenos más sorprendentes del Catolicismo»).

Concordo com a ideia de que o título é infeliz (como é infeliz a imagem principal). De resto, o nome indicia uma das razões da sua falência (digo eu): é muito difícil manter vivo um projecto que vive da dependência negativa (anti-). Por outro lado, este site cai no mesmo erro crasso dos tradicionalistas: pensar que o Concílio Vaticano II vira o Concílio de Trento ao contrário e que a Igreja é outra. Bento XVI tem insistido, e com razão, na hermenêutica da continuidade ou da reforma. Tanto os tradicionalistas como o citado site caem na hermenêutica da ruptura.

Alef

Re: Fraternidade de Sao Pio X chega a acordo com Roma
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 26 de November de 2008 12:31

Alef

Concordo com tudo o que escreveste menos com um ponto que está omitido e talvez merecesse menção.

Quando se diz que os tradicionalistas caem na hermeutica da ruptura temos de saber a quem nos estamos a referir.

Não acho que os chamados movimentos Ecclesia Dei caiam na hermeutica da ruptura.

Movimentos como a Fraternidade de São Pedro, entre outros não obstante serem considerados movimentos tradicionalistas não caem em hermeutica de ruptura.

Cristina

Página actual: 4 de 12


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.