Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 14 de 20
Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 19 de August de 2010 14:42

Parabéns Firefox

Eu ainda estou á espera que o protestante da risota aborde os textos bilbicos apresentados. Com tanta tagarelice acabou apresentando a sua opinião de que em Deus há tempo e espaço (o que, adventisticamente, é compreensivel, dado o literalismo).

Não vale a pena Firefox, debater com o protestante sobre o conceito de comunhão dos santos, porque, para ele, a inserção em Cristo nada significa. Aliás, num debate que tivemos, ficou notória a contradição: uma s vezes a Igreja era Igreja antes da efusão do Espírito, outras vezes só era Igreja com a efusão do Espirito.

Também já sabemos que, para o protestante, a Igreja não passa de uma mera associação de individuos, ao invés de se constituir como Mistério salvifico.

O protestante metido à biblista, faça o favor de abordar os textos biblicos apresentados, em vez de se ficar na figura de idiota com o riso sarcástico.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)



Editado 1 vezes. Última edição em 19/08/2010 14:43 por Rui Vieira.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 19 de August de 2010 15:12

Citação:
Rui Vieira
Parabéns Firefox
Eu ainda estou á espera que o protestante da risota aborde os textos bilbicos apresentados.


É de rir, a sua atitude RUI... Tudo o que o amigfo tem postado, tem sido comentado. Tudo aquilo que tem sido apresentado como bíblico, não só por voce, mas como por outtros colegas, mas que tem uma interpretação distorcida, tem sido explicado e mostrado que aquela não é a interpretação correta! Mas o interessante é que essa não tem sido a atitude do amigo. Várias vezes tem ficado perguntas que o colega simplesmente silencia ou então posta um texto que mais parece um "jornal", ja preparado, e diz "te vira", como se isso respondesse as questões.

Assim, como existem várias perguntas não respondidas, e o amigo alega que quem faz isso sou eu, ou meus irmãos em Cristo, coloco aqui algumas questões que TEM A VER COM O TOPICO e não foram respondidas pelo colega! Eis as questões abaixo!


Rui, gostaria de uma resposta dos colegas a esta questão abaixo:

1 - Jesus ressuscitou na carne, ou seja, Ele ressuscitou com o corpo que havia morrido na cruz? Ou Ele também passou pelo mesmo "processo" descrito pelo padre, no vídeo? Ou aquele processo é so para nós?

2 - Se Ele passou pelo mesmo "processo" descrito pelo padre, como a Escritura nos diz que Ele passou três dias para ressuscitar?

3 - Se Ele ressuscitou com o Corpo que morreu na cruz, seus discípulos não deveriam ter uma ressurreição na mesma NATUREZA que a dEle?

4 - A ressurreição dos discípulos será COMPLETAMENTE DIFERENTE da ressurreição de Jesus? Afinal, se ahverá um tipo de reencarnação em outro corpo, será, de muito longe, diferente da Ressurreição de Jesus!

Mais uma vez, alerto que Não VALE FUGIR das questões com frases do tipo, a "linha do padre é a melhor", e encher o tópico com textos feitos, apenas por querer rejeitar o ensinamento bíblico da ressurreição!

As questões devem ser respondidas com aquilo que os apóstolos ensinaram sobre ressurreição, ou então uma resposta, tipo: "Não creio na ressurreição ensinada pelos apóstolos de Jesus Cristo", deixará claro a linha de interpretação do amigo


Que o Senhor nos abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 19 de August de 2010 15:19

Citação:
David
Ora, o colega precisa estudar mais a Escritura para não falar bobagens

Depende da perspectiva e, sobretudo, da hermeneutica, ou seja, da forma de abordagem ao texto. Os católicos não praticam literalismo biblico, e com muitas e variadas razões.

Talvez voce devesse passar do estudo da letra, para o estudo da teologia biblica, que voce parece ignorar em absoluto, bem como estudar umas obras de teologia.
Assim não dizia asneiras gorsseiras. Sabe porque diz asneiras? porque as suas afirmações biblicas encaixam em certos textos, tomados isoladamente, mas nunca numa visão global da Biblia.

Citação:
David
O que é o tempo para ti? Ora, será que os anjos não estão submetidos ao tempo? Satanás, por exemplo, conseguirá voltar ao tempo e desfazer a bobagem que fez?

Sem comentários...

Citação:
David
Será que os colegas acreditam que os seres espirituais CRIADOS podem voltar ou avançar no tempo, a estilo do filme do Stiven Spilberg, "De volta para o futuro"?

Ridiculo!
Isto só testemunha a sua ignorãncia teológica. Em eternidade não há tempo; logo, não há movimentos temporais.
Há, ja sei: voce só consegue conceber um deus que vive no santuário celestial, com um trono, durante tempo perpetuo, bem à moda dos adventistas de sétimo dia.
Ainda não percebeu que o tempo diz respeito à transitoriedade, ao espaço, ao mutável, e não à imanencia de Deus.

Talvez uma ideia correcta sobre eternidade o ajudasse a perceber a questão da descida de Cristo aos infernos, ridiculamente interpretada de forma literalista pelos sectários!

Citação:
David
Citação:
Ademais, também deve julgar que os apóstolos erraram qdo ensinaram "orai uns pelos outros".

Vou julgar que o colega faz afirmações assim, apenas por DESCONHECER as doutrinas bíblicas!

provavelmente o teologo faz esta afirmação, porque não pratica literacia biblica.
Vou julgar que você faz este comentário jocoso, por ser incapaz de passar da letra, para o seu real sentido, e, sobretudo, por ser incapaz de perceber aquilo que são as consequências teológicas lógicas da teologia bíblica, tal como a comunhão dos santos que, conforme já se viu com textos biblicos, não cessa com a morte.

Citação:
David
Usando das tuas palavras, Fire, tu és um sujeito muito infeliz e metido a sabido! Quer ser sábio aos próprios olhos e só escreve bobagem. NAda se aproveita das tuas mensagens, e tens o propósito apenas de parar os debates que estão em andamento!

Agora voce faz telepatia?
O unico que aqui faz figura de infeliz é voce! Nunca reparou que voce, perante os argumentos dos outros, nunca os aborda de frente, limtando-se as os contornar, ou repetir sempre o mesmo, por mais que lhe seja mostrado que tal não é assim?

É por isso que esta sua frase se aplica na integra a você:

Citação:
David
NAda se aproveita das tuas mensagens, e tens o propósito apenas de parar os debates que estão em andamento!

Consigo o debate pára, embora voc~e queira dar a ilusão de que não é assim. Com efeito, a prática de literacia, e seu fundamentalismo, outra coisa não é do que a desistencia de pensar, julgando erradamente que a letra biblica é, por si, e em si, um absoluto, dispensando qualkquer esforço de interpretação: lieralismo é isso; dispensar esforço de interpretação, e tomar o texto como um dado bruto, ignorando os géneros literários, o modo de pensar semita, a cosmovisão do homem antigo. Isto percebe-se bem, se se admitir o seu conceito de inspiração: que as palavras da Bilia foram ditadas por Deus ao ouvido do hagiógrafo!!

Com uma abordagem biblica destas, debate quase encerrado (quase, porque em livre exame biblico, cada cabeça, sua sentença!)

Citação:
David
O pior CEGO é aquele que esperneia, é aquele que ofende, é aquele que é grosseiro


É preferivel franqueza do que cinismo!! percebe?
Há muitas maneiras de faltar ao respeito aos outros.
Voce é quem vem aqui ofender os católicos, chamando-lhes, entredentes, de tudo e mais alguma coisa!

Citação:
David
Não pode ser considerado um católico romano tradicional, como muitos outros aqui,

Fala a ignorãncia da teologia católica.
Voc~e nunca reparou (na sua soberba, certamente que não), que voc~e pouco percebe de teologia católica?
como pode vir aqui com esse disparate?
O que voce sabe sobre o debate progressita/conservador?
Você só percebe de memorizar versiculos, e pouco mais. Logo, ao fazer essa acusação sem sentido, não sabe, no fundo, o que diz.

Citação:
André
Quanto à questão do Tempo para Deus. Claro que para Deus há ontem, hoje e amanhã. O significado de Deus ser intemporal é outro.

veja-se o contraditório e absurdo da afirmação: diz que para deus há ontem, hoje e amanhã, advogando que em deus há tempo; a seguir diz que Deus é intemporal.
Afinal em que ficamos?

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 19 de August de 2010 16:06

Só para não dizerem que não respondo.

Deixo apenas um "esboço" de uma resposta por falta de mais tempo.

As citações do Epafras estão entre <<< >>>



<<< Quem é que lhe disse que para Deus o tempo e o espaço não existem? >>>


Antes haver espaço/tempo já existia Deus. Certo?

O espaço / tempo vieram a existir aquando a criação da matéria. Certo?

Para Deus, em termos filosófico/teológicos, portanto, não existe espaço/tempo, pois não Lhe são necessários. Certo?

Também o espaço e o tempo foram criados. Certo?

E Deus Criador é superior à criação. Certo?

Para Deus só houve espaço/tempo quando Encarnou. Certo?

Para mais informações ao nível científico sobre o tema espaço/tempo, ler “Uma breve história do tempo, do Big Bang aos Buracos Negros” de Stephen Hawking.

O mesmo tema é abordado ao nível teológico na obra em dois volumes: “Revelação e Fé, de António Vaz Pinto (não sei em qual volume, nem em qual capítulo, pois não os tenho à mão).




<<< Vai rezar por alguém que já morreu há 20 anos a que propósito? >>>


Porque para Deus TODOS estão vivos. E eu DEVO rezar por eles. Uma oração é SEMPRE escutada por Deus.




<<<< E por que é que os que estão junto de Deus hão-de interceder por nós se como admitiu existe uma separação entre eles e nós e não sabem o que se passa na terra? E porque hão-de interceder se já temos um sacerdote Cristo Jesus que vive sempre para interceder por nós? E por que é que faz suposições arbitrárias sobre o que podem ou não podem fazer os que estão junto de Deus? >>>


E porque é que os que estão junto de nós NÃO intercederão por nós? Já leu a passagem que o Firefox colocou do Apocalipse? Que leitura é que faz dessa passagem?

É claro que Cristo intercede por nós. Eu também posso interceder por si. Os Santos que estão junto a Deus MUITO MAIS poderão interceder pois estão mais junto Dele do que nós.

Simples e intuitivo, não?



<<< E o que é que isto tem a ver com o pedido de um vivo a um morto para que interceda junto de Deus? >>>


A sua frase está mal construída. Seria sim o pedido de um vivo a um vivo que está mais próximo do que eu de Deus.

Para Deus TODOS estão VIVOS. Esqueceu?



<<< Mas por que é que a morte havia de dividir o Corpo de Cristo? >>>

Nisto acertou.



<<< Se não conseguir comunicar com um crente na china quer dizer que o Corpo de Cristo está dividido? >>>

Eu consigo comunicar com um crente na China, basta o telemóvel. Ou melhor ainda, basta a Missa, na qual embora se celebre localmente, engloba TODO o Corpo de Cristo em todo o mundo, pois a Eucaristia é igual em toda a parte. O mesmo não se passa com as celebrações protestantes que, vá-se lá saber porquê, são diferentes de sítio passa sítio. Nalguns rodopia-se tipo bailarino, noutros balbucia-se com o “dom” das línguas, noutros só se lêem as passagem bíblicas alusivas ao dízimo, em alguns locais pede-se o “trízimo” etc. Eu nem sei bem, pois são tantas as confusões e as interpretações que por vezes fico perdido.

Agora sei de uma coisa. Se eu assistir a uma Missa cá em Portugal, ou a uma Missa desse crente na China, eu assistirei às mesmas leituras e comungarei do mesmo Corpo. O que muda é só a língua. O conteúdo é o mesmo.



<<<< O que é que o poder de Deus tem a ver com isto? >>>>

Tudo.


<<< A Escritura diz que Deus é um Deus de vivos e não de mortos mas também diz que a tentiva de comunicar com mortos é uma abominação. >>>

Não se trata de comunicação com os mortos. Isso é necromancia. Homem, você faz cada confusão.....Leia um pouco mais da teologia Católica, pelo menos para ver se sabe o que está a tentar debater.

M. Martins

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 19 de August de 2010 16:19

Citação:
David
Citação:
Rui Vieira
Parabéns Firefox
Eu ainda estou á espera que o protestante da risota aborde os textos bilbicos apresentados.


É de rir, a sua atitude RUI... Tudo o que o amigfo tem postado, tem sido comentado

Não me referia a si, embora voce m uitas vezes não respinda a obljeções pertinentes, tal como fez quando lhe apresentei vários textos biblicos: limitou-se a abordar a transfiguração.

Citação:
David
Rui, gostaria de uma resposta dos colegas a esta questão abaixo:
1 - Jesus ressuscitou na carne, ou seja, Ele ressuscitou com o corpo que havia morrido na cruz? Ou Ele também passou pelo mesmo "processo" descrito pelo padre, no vídeo? Ou aquele processo é so para nós?

No fundo, esta pergunta foi respondida numa obra que citei, mas que aposto que voce não se deu ao trabalho de ler. Vou re-citar de novo.

"Antes de mais, está completamente claro que Cristo ressuscitado não retornou à sua vida terrestre anterior, como se afirma, por exemplo, do jovem de Naim e de Lázaro. Cristo ressurgiu para a vida definitiva que não se subordina mais às leis [260] químicas e biológicas, estando por isto fora da possibilidade da morte, dentro da eternidade concedida pelo amor. Por isso os encontros com Cristo são "aparições"; por isso, aquele do qual, dois dias antes, se era comensal na ceia, não é reconhecido nem sequer pelos seus amigos mais íntimos e, mesmo reconhecido, continua estranho: ele só é visto onde concede visão; só onde abre os olhos e o coração se deixa abrir é que se torna reconhecível neste mundo mortal a face do vencedor da morte e, nesta face, o outro mundo: o mundo que há de vir. Por isso é tão difícil, raiando mesmo pelo impossível, aos Evangelhos descrever os encontros com o ressuscitado; por isso eles balbuciam apenas, ao falar do ressuscitado, dando a impressão de contradizer-se, ao descrevê-lo. Na realidade, os Evangelhos revelam uma espantosa unidade na dialética de suas informações, na simultaneidade do tocar e do não tocar, do reconhecer e do não reconhecer, da total identidade entre crucificado e ressuscitado, e na sua completa mudança. Os discípulos reconhecem o Senhor e não o reconhecem; palpam-no, mas ele é o intocável; ele é o mesmo e, contudo, é o todo outro. Como se disse, esta dialética é sempre a mesma; mudam apenas os recursos de estilo com que ela se exprime.

Examinemos mais de perto, sob este aspecto, o episódio dos discípulos de Emaús, com que já nos deparamos de passagem. À primeira vista tem-se a impressão de estarmos diante de uma descrição totalmente terrena, maciça, como se nada restasse do mistério indescritível que encontramos nos relatos paulinos. Parece predominar totalmente a tendência de enfeitar, de lançar mão de um concreto lendário, apoiada numa apologética que busca dados palpáveis, recolocando completamente o Senhor ressuscitado dentro da história terrena. Contudo opõe-se a isto o seu misterioso aparecimento e o não menos misterioso desaparecimento. Mais ainda se opõe a circunstância de ele se conservar irreconhecível ao olhar comum. Não é possível identificá-lo como durante a sua vida terrena. Ele se [261] descobre exclusivamente na esfera da fé; mediante a explicação da Escritura incendeia o coração dos dois viandantes, e à fracção do pão abre-lhes os olhos. Temos aí a indicação dos dois elementos fundamentais da antiga liturgia cristã a qual é integrada de liturgia da palavra (leitura e interpretação da Escritura) e liturgia da fracção do pão eucarístico. Assim o evangelista faz ver que o encontro com o Ressuscitado se situa em um plano totalmente novo; tenta descrever o indescritível, mediante o código dos acontecimentos litúrgicos. Com isto oferece, simultaneamente, uma teologia da Ressurreição e da liturgia: o Ressuscitado é encontrado na palavra e no sacramento; o serviço divino é a maneira pela qual ele se nos torna tangível e reconhecível como vivo. Vice-versa, liturgia baseia-se no mistério pascal; há de ser compreendida como a aproximação do Senhor a nós, a tornar-se companheiro nosso de viagem, incendiando o coração embotado, abrindo os olhos fechados. Cristo continua indo conosco, volta sempre a encontrar-nos desanimados e queixosos, continua dispondo da força para fazer-nos ver.

Naturalmente isto tudo diz apenas a metade. O testemunho do Novo Testamento estaria falseado, se quiséssemos ficar apenas nisto. A experiência do Ressuscitado é algo diverso do encontro com um homem da nossa história; muito menos ainda pode ela ser reduzida a conversas à mesa e a recordações que se tivessem afinal condensado na idéia de que ele vive e de que a sua obra prossegue. Uma explicação assim aplaina o evento na direção oposta, nivelando-o à esfera humana, privando-o do que lhe é peculiar. Os relatos da ressurreição são algo diferente e algo mais que meras cenas litúrgicas camufladas: eles permitem ver o acontecimento fundamental sobre o qual se ergue toda a liturgia cristã. Testemunham um acontecimento que não brotou dos corações dos discípulos, mas que lhes sobreveio de fora, dominando-os, de encontro à sua dúvida, e infundindo-lhes a certeza de que "o Senhor ressuscitou verdadeiramente". [262] O que jazera no sepulcro não está mais lá, mas vive – é realmente ele mesmo quem vive. O que fora arrebatado para o outro mundo de Deus, mostrou-se entretanto ser tão poderoso que tornava palpável ser ele mesmo quem estava diante deles; mostrou ter-se comprovado nele mais forte o poder do amor do que o poder da morte.
Somente tomando isto tudo tão a sério como o que fora dito anteriormente é que se conservará a fidelidade ao testemunho do Novo Testamento; só assim se salvará a sua seriedade cosmo-histórica. A tentativa mais que cômoda de, por um lado, dispensar a fé no mistério da potente atuação de Deus neste mundo, e no entanto simultaneamente querer ter a satisfação de conservar-se no terreno da mensagem bíblica esta tentativa conduz ao vácuo: não satisfaz nem à honestidade da razão nem às razões da fé. Não é possível conservar juntas a fé cristã e a "religião nos limites da razão pura"; a opção é inevitável. Naturalmente, o crente verá com clareza crescente quão repleta de razão está a adesão àquele amor que venceu a morte." (Introdução ao cristianismo, J. Ratzinger).

Respondendo, tendo como pressuposto a abordagem teológica agora feita, o Senhor, na Sua imanência, e como eterno, ressucita no momento da sua morte.
Como pode ser, se só ressuscita no Domingo? Porque, como eterno, não se move no tempo; somos nós que nos movemos no tempo, não Ele, uma vez passado à Glória.

Talvez se perceba melhor se se abordar de outro modo esta questão delicada.
A trindade, na Sua imanência, e durante os anos de vida terrena do Logos, ficou sem uma das pessoas divinas? Em Deus, durante a vida terrena de Jesus, passou a ficar apenas o pai e o Espírito Santo? Obvio que não!

Por outro lado, não se admite mais uma separação entre a natureza divina e a natureza humana operada no Verbo feito Homem; ou seja, só se pode operar, na Sua verdadeira morte, verdadeira regeneração, transformação, metamorfose.

A sua dificuldade, tal como a de muitos católicos, prende-se com a questão do não-tempo, da eternidade. Sobre isto vale a pena recordar uma interveção minha:

"Ora, a eternidade é distinta da perpetuidade. Eterno é diferente de infinito.
E isto a propósito de quê? Na ternidade não se aplica o tempo e o espaço. Eternidade é ausência de tempo e de espaço, com todas as consequências que daqui advém!

De facto, os que já morreram não estão em situação temporal. Para eles, o passado, o presente e o futuro são vividos em eterno Presente.

Para eles, a Ressureição, que para nós é Futura, dá-se na entrada para a Vida Eterna.. Nós é que, vivendo no tempo, a ele estamos sujeitos em absoluto.

Com razão dizemos que cremos na ressureição da carne. Nós cremos, nós, que no tempo e com o tempo vivemos.

Eles já se libertaram deste tempo. Eles já chegaram à ressureição da carne. Eles já estão na Consumação do tempo.
Precederam-nos nesse Futuro que, para eles, começa post-mortem."

Ora, Cristo, imortal por natureza e definição, entra na Sua Glória como Deus, e Deus feito Homem, o que é também um facto eterno. Deus é Homem em eternidade, e não a aprtir de um determinado momento da sua imanência. para nós, que no tempo nos movemos existimos, é que Ele se fez, nun determinado periodo, Homem. por isso se fala em designio guardado desde toda a eternidade: a encarnação.

Se Ele entra na Sua Glória como Deus, e como Deus feito Homem, imortal por definição, então entra como ressucitado.

para nós, que no tempo vivemos, é que ressucita ao fim dos 2 dias e pouco; mas isto para nós, que estamos sujeitos ao tempo, e não para Ele, O Senhor Glorificado com Sua morte.

Com isto acabo de responder á sua 2ª questão:

Citação:
David
2 - Se Ele passou pelo mesmo "processo" descrito pelo padre, como a Escritura nos diz que Ele passou três dias para ressuscitar?

Quanto à 3ª e 4ª questão:

Citação:
David
3 - Se Ele ressuscitou com o Corpo que morreu na cruz, seus discípulos não deveriam ter uma ressurreição na mesma NATUREZA que a dEle?
4 - A ressurreição dos discípulos será COMPLETAMENTE DIFERENTE da ressurreição de Jesus? Afinal, se ahverá um tipo de reencarnação em outro corpo, será, de muito longe, diferente da Ressurreição de Jesus!

Já foram respondidas na abordagem à 1ª questão.

Citação:
David
Mais uma vez, alerto que Não VALE FUGIR das questões com frases do tipo, a "linha do padre é a melhor", e encher o tópico com textos feitos, apenas por querer rejeitar o ensinamento bíblico da ressurreição!

Não é uma questão de fugir; é uma questão de não estar com vontade de escrever para o boneco.

Citação:
David
As questões devem ser respondidas com aquilo que os apóstolos ensinaram sobre ressurreição, ou então uma resposta, tipo: "Não creio na ressurreição ensinada pelos apóstolos de Jesus Cristo", deixará claro a linha de interpretação do amigo

As questões devem ser respondidas com recurso à teologia biblica, e não com literalismos ridiculos.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)



Editado 1 vezes. Última edição em 19/08/2010 16:23 por Rui Vieira.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 19 de August de 2010 18:18

Citação:
M. Martins
Antes haver espaço/tempo já existia Deus. Certo?

O espaço / tempo vieram a existir aquando a criação da matéria. Certo?

Para Deus, em termos filosófico/teológicos, portanto, não existe espaço/tempo, pois não Lhe são necessários. Certo?

Também o espaço e o tempo foram criados. Certo?

E Deus Criador é superior à criação. Certo?

Para Deus só houve espaço/tempo quando Encarnou. Certo?

Para mais informações ao nível científico sobre o tema espaço/tempo, ler “Uma breve história do tempo, do Big Bang aos Buracos Negros” de Stephen Hawking.

O mesmo tema é abordado ao nível teológico na obra em dois volumes: “Revelação e Fé, de António Vaz Pinto (não sei em qual volume, nem em qual capítulo, pois não os tenho à mão).

O espaço/tempo que você fala é o espaço/tempo físico cósmico deste universo. Que sim começou a existir desde a criação. Mas isso não quer dizer que não haja o tempo de Deus em que Deus habita. Até porque se o universo começou a existir a partir de determinado tempo houve um tempo em que não existia. Com isto não quero dizer que o tempo de Deus seja coincidente com o tempo físico, ou seja, que passe de igual forma para Deus e para nós “um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”.

Citação:
M. Martins
<<< Vai rezar por alguém que já morreu há 20 anos a que propósito? >>>
Porque para Deus TODOS estão vivos. E eu DEVO rezar por eles. Uma oração é SEMPRE escutada por Deus.

Deve rezar porquê? Não há nenhum um mandamento a dizer para rezarmos por pessoas falecidas. Para Deus todos estão vivos mas as orações têm que ter um sentido. Se vai fazer orações sem sentido a Deus ele escuta mas é tempo perdido.

Citação:
M. Martins
E porque é que os que estão junto de nós NÃO intercederão por nós? Já leu a passagem que o Firefox colocou do Apocalipse? Que leitura é que faz dessa passagem?
É claro que Cristo intercede por nós. Eu também posso interceder por si. Os Santos que estão junto a Deus MUITO MAIS poderão interceder pois estão mais junto Dele do que nós.

Simples e intuitivo, não?

Não, porque Cristo intercede por nós em razão dos seus méritos. Orar uns pelos outros em nome de Cristo é perfeitamente bíblico. Você pode interceder por mim em nome de Cristo invocando os méritos de Cristo e não os seus. Coisa diferente é a invocação dos méritos dos santos que estão no céu para que intercedam junto de Deus. Isso é uma espécie de pedido de cunha divina e perfeitamente anti-bíblico.

A passagem do Apocalipse fala dos mártires que são santos mas não fala de todos os santos. Não diz que saibam o que Deus faz na terra. A única coisa que sabem é que a consumação dos tempos ainda não chegou.

Além disso, não intercedem por ninguém. Apenas clamam a Deus por justiça retributiva contra os inimigos de Deus. Não se diz que escutem orações, nem que as respondam, nem que intercedam diante de Deus pelos crentes que habitam na terra. De modo que não sei em que é que este texto pode apoiar a doutrina católica da intercessão dos santos. Só mesmo com uma exegese firefoxiniana.

Citação:
M. Martins
Eu consigo comunicar com um crente na China, basta o telemóvel. Ou melhor ainda, basta a Missa, na qual embora se celebre localmente, engloba TODO o Corpo de Cristo em todo o mundo, pois a Eucaristia é igual em toda a parte. O mesmo não se passa com as celebrações protestantes que, vá-se lá saber porquê, são diferentes de sítio passa sítio. Nalguns rodopia-se tipo bailarino, noutros balbucia-se com o “dom” das línguas, noutros só se lêem as passagem bíblicas alusivas ao dízimo, em alguns locais pede-se o “trízimo” etc. Eu nem sei bem, pois são tantas as confusões e as interpretações que por vezes fico perdido.
Agora sei de uma coisa. Se eu assistir a uma Missa cá em Portugal, ou a uma Missa desse crente na China, eu assistirei às mesmas leituras e comungarei do mesmo Corpo. O que muda é só a língua. O conteúdo é o mesmo.

Sim e pelos vistos também tem ligação directa com o céu. Mas eu disse SE não conseguisse comunicar com um crente ou uma comunidade na china o corpo de Cristo ficava dividido ou não? enfim deixe pra lá.

Pois eu prefiro a liberdade porque onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade do que uma falsa unicidade imposta de fora.

Além do mais, é falso que a missa seja igual em toda a parte, há missas para todos os gostos, e em algumas até se balbucia com o “dom” de línguas e se pede o dizimo e há um tarifário para cada serviço religioso. Conhece alguma igreja mais rica que a igreja católica?

Qual é a vantagem de assistir às mesmas leituras aqui e na China? Acha que é isso que faz a verdadeira comunhão? Realmente anda muito confuso e perdido.

Citação:
M. Martins
Não se trata de comunicação com os mortos. Isso é necromancia. Homem, você faz cada confusão.....Leia um pouco mais da teologia Católica, pelo menos para ver se sabe o que está a tentar debater.

Portanto pede intercessão aos santos falecidos sem comunicar com eles, oi está ai alguém? O resto dou-lhe um desconto compreendo que seja algum mecanismo de defesa para manter a sua paz mental.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 19 de August de 2010 18:45

Citação:
Rui Vieira
Citação:
David
Citação:
Rui Vieira
Parabéns Firefox
Eu ainda estou á espera que o protestante da risota aborde os textos bilbicos apresentados.


É de rir, a sua atitude RUI... Tudo o que o amigfo tem postado, tem sido comentado

Não me referia a si, embora voce m uitas vezes não respinda a obljeções pertinentes, tal como fez quando lhe apresentei vários textos biblicos: limitou-se a abordar a transfiguração.

Citação:
David
Rui, gostaria de uma resposta dos colegas a esta questão abaixo:
1 - Jesus ressuscitou na carne, ou seja, Ele ressuscitou com o corpo que havia morrido na cruz? Ou Ele também passou pelo mesmo "processo" descrito pelo padre, no vídeo? Ou aquele processo é so para nós?

No fundo, esta pergunta foi respondida numa obra que citei, mas que aposto que voce não se deu ao trabalho de ler. Vou re-citar de novo.


Olá Rui... Paz do Senhor Jesus


É impressão minha, ou o amigo tem RECEIO de RESPONDER com suas próprias palavras a uma pergunta simples?

Jesus ressuscitou com o Corpo que foi crucificado?

Ora, a resposta é simples, "sim", "não", ou "Não sei". Não precisa TEMER por nada! Apenas responda com sinceridade, "não, Jesus não ressuscitou com o Corpo que foi crucificado."!

A segunda parte dessa primeira questão, também não foi respondida:

Jesus passou pelo mesmo processo de morrer aqui e "acordar" com um outro corpo em um outro lugar, ou esse processo é só para os comedores de farofa como eu e tu?

São quiestões tão simples, Rui, que não precisa ficar com enrrolação, com receio de se CONTRADIZER, ao postar aquilo que tu realmente ACREDITAS!

Ora, se Jesus reencarnou em outro corpo, logo após a sua morte, significa que Ele não passou 3 dias para ressuscitar, e assim, temos um grave erro nas Escrituras. Afinmal ela nos afirma que Jesus só ressuscitou 3 dias, após sua morte!

Seria demais querer LER algo COM SINCERIDADE, vindo de você, deixando de lado o receio de escrever contadições?

Uma outra questão muito fácil de responder, e que não foi respondida por você, pois que parece muito TEMEROSO:

A ressurreição do discípulo de Jesus não deveria ser na mesma natureza que a do Mestre? Por que então seria tão diferente, já que é um tipo de reeencarnação?

Eu gostaria demais de ler algo vindo do colega. Não precisa ter receio de nada, apenas responda aquilo que acha, sem postar aquilo que padre tal escreveu, ou bispo fulano indagou! APenas responda pela Palavra de Deus, e de acordo com aquilo que acreditas que foi...


Em Cristo



David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 19/08/2010 18:55 por David_.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 19 de August de 2010 19:33

Citação:
É impressão minha, ou o amigo tem RECEIO de RESPONDER com suas próprias palavras a uma pergunta simples?

É impressão sua, e por uma razão muito simples: a sua pergunta não é simples!!
E por não ser simples, é que exige uma resposta demorada, conforme o postado.
E o postado corresponde à minha leitura teológica da questão. sabe, é que eu tenho familia, tenho outras coisas na minha vida, que não seja estar aqui eternamente a repetir o mesmo, sem ser percebido, ou a ser mal percebido.

Citação:
Ora, se Jesus reencarnou em outro corpo, logo após a sua morte, significa que Ele não passou 3 dias para ressuscitar, e assim, temos um grave erro nas Escrituras. Afinmal ela nos afirma que Jesus só ressuscitou 3 dias, após sua morte!

isto é uma atitude de gozo, não é? Cuidado com os gozos, porque podemos nos zangar os dois, e eu não quero. Já abordei essa problemática na minha última mensagem!

Citação:
A ressurreição do discípulo de Jesus não deveria ser na mesma natureza que a do Mestre? Por que então seria tão diferente, já que é um tipo de reeencarnação?

Realmente você não chega lá.
Reencarnação... na sua cabeça.
Metamorfose, David. Passagem da totalidade da minha pessoa, em hebraico "sarx", em grego "somma", em português "carne".

Quanto ao Epafras, que se limitou á sua risota, relembro que estou à espera que comente os textos biblicos que postei.
Volto a postar:

Citação:
Rui
E o malabarismo com este texto?
"5 1*Sabemos, com efeito, que, quando a nossa morada terrestre, a nossa tenda, for destruída, temos uma habitação no Céu, obra de Deus, uma casa eterna, não construída por mãos humanas. 2E por isso, gememos nesta tenda, ansiando por revestir-nos daquela habitação celeste, 3contanto que nos encontremos vestidos e não nus. 4Pois, enquanto estamos na tenda gememos oprimidos, porque não queremos ser despidos mas revestidos, a fim de que o que é mortal seja absorvido pela vida.
5E quem nos preparou para isso mesmo foi Deus, que nos deu o penhor do Espírito.
6*Portanto, estamos sempre confiantes e conscientes de que, permanecendo neste corpo, vivemos exilados, longe do Senhor, 7pois caminhamos pela fé e não pela visão... 8Cheios dessa confiança, preferimos exilar-nos do corpo, para irmos morar junto do Senhor. 9*Por isso também, quer permaneçamos na nossa morada, quer a deixemos, esforçamo-nos por lhe agradar" (II Cor 5,1-9).

E o malabarismo com este texto?
"22Se, entretanto, eu viver corporalmente, isso permitirá que dê fruto a obra que realizo. Que escolher então? Não sei. 23Estou pressionado dos dois lados: tenho o desejo de partir e estar com Cristo, já que isso seria muitíssimo melhor; 24mas continuar a viver é mais necessário por causa de vós" (Fl 1,22-24)

E o malabarismo com este texto?
"19*«Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino e fazia todos os dias esplêndidos banquetes. 20*Um pobre, chamado Lázaro, jazia ao seu portão, coberto de chagas. 21Bem desejava ele saciar-se com o que caía da mesa do rico; mas eram os cães que vinham lamber-lhe as chagas. 22*Ora, o pobre morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão.
Morreu também o rico e foi sepultado. 23*Na morada dos mortos, achando-se em tormentos, ergueu os olhos e viu, de longe, Abraão e também Lázaro no seu seio. 24Então, ergueu a voz e disse: 'Pai Abraão, tem misericórdia de mim e envia Lázaro para molhar em água a ponta de um dedo e refrescar-me a língua, porque estou atormentado nestas chamas.' 25Abraão respondeu-lhe: 'Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em vida, enquanto Lázaro recebeu somente males. Agora, ele é consolado, enquanto tu és atormentado. 26Além disso, entre nós e vós há um grande abismo, de modo que, se alguém pretendesse passar daqui para junto de vós, não poderia fazê-lo, nem tão-pouco vir daí para junto de nós.'
27O rico insistiu: 'Peço-te, pai Abraão, que envies Lázaro à casa do meu pai, pois tenho cinco irmãos; 28que os previna, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.' 29Disse-lhe Abraão: 'Têm Moisés e os Profetas; que os oiçam!' 30Replicou-lhe ele: 'Não, pai Abraão; se algum dos mortos for ter com eles, hão-de arrepender-se.' 31*Abraão respondeu-lhe: 'Se não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas, tão-pouco se deixarão convencer, se alguém ressuscitar dentre os mortos" Lc 16, 19-31).

Agradeço ao senhor Epafras que, em vez que estar a quere intrujar o Martins com as ideias aparentemente com sentido, mas que no fundo são parciais, comente os textos postados acima.

Quanto ao David, ja sei que os vai abordar segundo uma linha dicotomica grega.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de August de 2010 19:34

O acto de orar pedindo por alguém diz mais sobre quem pede do que sobre o objecto do pedido, por isso não vejo o pq do escândalo que estes protestantes sentem. Eles compreendem tudo ao contrário, até parecem a candidata a mãe que concordava com a divisão da criança em duas.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 19 de August de 2010 19:36

Citação:
O acto de orar pedindo por alguém diz mais sobre quem pede do que sobre o objecto do pedido

Temos teologa. Certíssimo!

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 19 de August de 2010 21:03

Epafras disse:

<<< Conhece alguma igreja mais rica que a igreja católica? >>>

Realmente não. A Igreja Católica é a mais rica em tudo. Tradição, Interpretação teológica, antiguidade (vem desde Cristo), Magistério, doutrina, exemplos de santos, tradução e transmissão do texto bíblico, etc.

Tenho familiares que são testemunhas de Jeová, mas eles têm uma doutrina falsificada, tal e qual como a tradução que utilizam. E eu não gosto que me digam quando o mundo vai acabar.

Tenho uns tios que pertencem a uma igreja wesleiana e que me tem dito para assistir aos cultos. Fui lá uma vez para lhes fazer a vontade, e o “pastor” falou-me logo da importância do dízimo para que pudesse receber as graças de Deus. Eu disse-lhe que Jesus não me pediu nada para me amar, e a coisa começou mal. O tal dito “pastor” julgava que estava a lidar com um lorpa que nada sabia de Escritura como aqueles infelizes com os quais lida diariamente.
Fiquei logo marcado. Eu nunca lá mais fui.
De vez em quando ele e outro “pastor” passam por mim enquanto fazemos as respectivas caminhadas e até me viram a cara.

Tenho um casal amigo que são adventistas do sétimo dia, e que já me deram a mim e à minha mulher um convite para assistirmos a um culto dele.
No entanto têm azar connosco. Eu e a minha somos bons garfos, e gostamos de uns rojões bem feitinhos, gostamos de torresmos, de leitão, de chouriço e presunto, de coelho, de marisco, eu gosto de um tintinho de qualidade,etc.
Também não me perece razoável guardar o sábado sem também praticar a circuncisão nem apedrejar as mulheres adúlteras. Se é para estar ligado ao Antigo Testamento é para ter o “pacote inteiro” e não só a lei do Sábado. Isso é batota.
Há, também há a questão do dízimo. É que eu não estou para sustentar pançudos com o meu suor.

Há uma outra igreja da qual não me lembro e quando perguntei como é que escolhiam as leituras, disseram-me que era o pastor quem as escolhia de acordo com o tema que (o pastor) achasse adequado. A assembleia não participa do culto etc. e tal.
Eu perguntei se não correriam o risco de se passarem anos sem que se lessem determinados Livros e passagens bíblicas, e que se repetissem muitas leituras “específicas”. Disseram que sim, mas que confiavam no pastor.
Eu, pela minha parte, tenho muito medo de pastores disfarçados de ovelhas mas que são como leões que rugem….

Enfim, se calhar o defeito é meu.

Por isso, sim. A Igreja Católica é a mais rica de todas. E eu, graças a Deus estou nela.

Quanto ao resto das questões, foram sendo respondidas pelo pessoal cá da casa, Leia sobretudo o que o Rui tem colocado. Pela minha parte também tenho uma família que precisa da minha atenção.

Até..

M. Martins

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 20 de August de 2010 16:27

Realmente é só safados...

Quem é mais antiga a Igreja Católica Romana ou a Igreja Ortodoxa?

Quer dizer então que também é católico por uma questão de menu. Podia ter escolhido melhor, o catolicismo não é propriamente uma religião livre de restrições alimentares. Ou compra o indulto? Tenha cuidado com o colesterol.

Estranho também que se insurja contra a guarda do Sábado por parte dos adventistas. Sendo que no catolicismo também há guarda de determinados dias (Domingos, feriados religiosos diz-lhe alguma coisa?). No fundo não é contra a imposição da guarda de dias mas só do Sábado é isso? A coerência não parece ser o seu forte.

Quanto à questão do dízimo estamos juntos, só espero que condene da mesma forma tanto os pastores como os padres que o praticam com dolo [catolicosnarede.wordpress.com]

Pastores disfarçados de ovelhas mas que são como leões que rugem? Que imagem bizarra, é mesmo de ter medo.

Até



Editado 1 vezes. Última edição em 20/08/2010 16:28 por Epafras.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 20 de August de 2010 17:01

Citação:
Realmente é só safados...

A começar por si, que veio em casa alheia envenenar.

Mas como nem se digna responder ao que lhe é argumentado, limitando-se á risota do circo, para além de safado, é vigarista!

Citação:
Quer dizer então que também é católico por uma questão de menu. Podia ter escolhido melhor, o catolicismo não é propriamente uma religião livre de restrições alimentares

Talvez não, mas pode ser uma das razões. A minha mulher, quando se libertou das amarras da lei mosaica sobre alimentos puros e impuros, superada pelo NT, deu graças a Deus...
Ridiculo, e avesso ao NT!

Citação:
Estranho também que se insurja contra a guarda do Sábado por parte dos adventistas. Sendo que no catolicismo também há guarda de determinados dias (Domingos, feriados religiosos diz-lhe alguma coisa?). No fundo não é contra a imposição da guarda de dias mas só do Sábado é isso? A coerência não parece ser o seu forte.

Não parece? Olhe que é totalmente coerente.
A coitada da minha sogra tem que fazer a comida de sabado até ao por do sol de sexta... bem, até que fica apurado, gostoso.

Citação:
Pastores disfarçados de ovelhas mas que são como leões que rugem? Que imagem bizarra, é mesmo de ter medo

É, tal como diáconos da Igreja adventista a querer paquerar a minha mulher; eles todos bonitinhos, de gravatinha, a dizer asneiras a partir da mesa da palavra (assisti a um "culto", mas, depois de ouvir uma coisa, abandonei a sala)...

Citação:
M. Martins
Quanto ao resto das questões, foram sendo respondidas pelo pessoal cá da casa, Leia sobretudo o que o Rui tem colocado. Pela minha parte também tenho uma família que precisa da minha atenção

Não vale a pena o homem perder mais tempo. A sua não-resposta é uma resposta!

Citação:
Epafras
Até

Adeus Francisco, reast in peace

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 20 de August de 2010 18:36

Você é uma comédia, uma pessoa mesmo que não queira tem que se rir com o que diz.

O seu problema pessoal com a igreja adventista do sétimo dia só você é que o pode resolver, eu não tenho nada a ver com isso.

As passagens que citou de Paulo indicam a crença na ressurreição e na imortalidade da alma, qual é a dúvida?

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 20 de August de 2010 18:56

Citação:
As passagens que citou de Paulo indicam a crença na ressurreição e na imortalidade da alma, qual é a dúvida?

Poupe-me!

Citação:
O seu problema pessoal com a igreja adventista do sétimo dia só você é que o pode resolver, eu não tenho nada a ver com isso.

rsrs
É verdade! tenho que me libertar desta obceção.
É que fico doente quando me lembro de certas coisas.
Você não tem nada com isso? Se você o diz, quem sou eu para duvidar, não é? afinal não passo de um ignorante em matéria biblica e teológica, nem sequer sou capaz de perceber as tendencias teológicas que estão por detrás de determinado discurso. :-)

Na boa irmão; não quero que me odeie... eu não o odeio; pelo menos "grame-me"; é que eu estou na minha casa... num forum católico!
Nunca me viu num forum de qualquer igreja protestante, seja ela qual for, pois não? Pois não! Sabe porquê? sabe? Não? É por uma questão de respeito para com o espaço dos outros, que você e outros aqui violam! Já ouviu falar da "tese da bolha"?

A dimensão da nossa "bolha" varia consoante o ambiente em que nos encontramos; a sua bolha aqui é excessivamente grande, ou seja, viola a nossa bolha!
É um principio de relações humanas básico, que não preciso, nem pretendo desenvolver aqui. Basta recordar que, para sermos bons cristãos, temos que ser boas pessoas, em todos os sentidos!

Citação:
Você é uma comédia, uma pessoa mesmo que não queira tem que se rir com o que diz.

É verdade. Até que gosto de comédia. Você não gosta?
Azia para quê? No fundo, é saudável rirmo-nos uns dos outros!
Você ri-se de mim, e diz; eu rio-me de si, e não digo ;-)

Deus o guarde em sua graça, coisa que para mim, na sua ideia, certamente não há!

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)



Editado 1 vezes. Última edição em 20/08/2010 19:00 por Rui Vieira.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 20 de August de 2010 19:10

Há, ja agora, se quizer passar aqui pelas festas de Corroios, para uma bjeka, esteja à vontade.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 20 de August de 2010 19:37

Na casa dos outros sê hipócrita. Ok

Agradeço o convite, mas não vou a festas mundanas, além de que não gosto de bjekas só de tintinho de qualidade como o Martins.

Ah! e não sou seu irmão nem o odeio e os saduceus não atribuiam só autoridade ao Pentateuco. :)

Até mais



Editado 1 vezes. Última edição em 20/08/2010 19:38 por Epafras.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Rui Vieira (IP registado)
Data: 20 de August de 2010 20:49

Citação:
Na casa dos outros sê hipócrita. Ok

Ainda bem que assume a sua hipocrisia!

Citação:
Ah! e não sou seu irmão

É compreensivel.

Citação:
os saduceus não atribuiam só autoridade ao Pentateuco. :)

Só rir consigo! Se me permite, é melhor você ir estudar um bocadinho, para desse modo evitar fazer figura de tonto!!

A sua mensagem faz questão de falar por si, e de si. Mas não sou eu que o julgo; nada sou.

Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Andre (IP registado)
Data: 25 de August de 2010 00:05

rss. O que faz a ignorância... .
Quer explicar melhor o que sabe sobre os saduceus, Rui Vieira? Muito agradecido.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 25 de August de 2010 03:22

Citação:
Andre
O que faz a ignorância... .

É mesmo algo muito triste, por isso vc deveria estudar para tentar diminuir a sua. Não é certo que vá funcionar consigo, mas como diz o ditado: a esperança é a última que morre.

Citação:
Andre
Quer explicar melhor o que sabe sobre os saduceus, Rui Vieira? Muito agradecido.

Um texto bem introdutório, de linguagem muito fácil e escrita por evangélicos (para que não reclame), encontrará em [www.bible-facts.info] Lamento não ter encontrado nenhum com figuras para facilitar mais ainda para si, mas se se esforçar será capaz. Força!!

Página actual: 14 de 20


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.