Citação:Epafras
Não fosse o caso de a igreja católica ter que construir todo um edifício teórico para justificar os livros apócrifos/deuterocanônicos no seu cânon, edífício no qual entra outra tese extraordinária de que nos tempos de Jesus ainda não havia entre os judeus um consenso sobre o cânon das Escrituras.
Realmente você é fantástico com as suas afirmações.
Procure estudos sobre Qumran, e veja lá o consenso sobre canon.
Você sabe muito bem que foi em Jamnia que se definiu que livros faziam ou não faziam parte do canon judaico.
Firefox abordou a questão de forma correcta, na sua mensagem anterior.
Mas, sobre este assunto, nós já haviamos conversado há muito tempo, lembra-se?
E qual foi a conclusão a que cheguei?
Cheguei à conclusão que, segundo você, os livros "circulavam por lá"... lindo!
Não, senhor epafras. Os livros não andavam a circular.
Aliás, você, como bom sabatino, deve saber que, até ao ano 70 d.C., os cristãos frequentavam a sinagoga. E é justamente nas sinagogas do mundo grego que a Igreja primitiva tem contacto com a versão LXX e seus livros.
Os livros não andavam a circular., como você quer afirmar. Os livros eram guardados na
Genizá, das sinagogas.
Mas você parece querer acreditar que os livros andavam por aí a passear de um lado para outro...
Talvez você também acredite que a versão massoreta é absolutamente fiel, canónica, mesmo com testemunhos mais antigos...
Citação:Epafras
Ora, esta tese dos saduceus apenas aceitarem o Pentateuco e rejeitarem o resto é conveniente para toda esta teoria.
Eu, francamente, não consigo estabelecer a mínima relação entre esta tese e a questão dos deuterocanónicos.
É que, entre saduceus e os restantes grupos judaicos, a questão não era discutir alguns Nebiim ou Ketubim, mas sim a recusa em bloco destes dois grupos.
Citação:Epafras
Onde é que disse que acredita na recriação do corpo após a morte? Basta ver o que escreveu no tópico ressurreição da carne ou ressurreição espiritual. Não diz directamente mas diz por outras palavras.
Não disse nem directamente, nem indirectamente.
Citação:Epafras
O que você crê não é uma ressurreição e se insiste em falar em ressurreição não passa de publicidade enganosa.
Talvez eu possa conceber essa sua concepção de "ressurreição de organismos", não só como enganosa, mas sobretudo como fantasiosa.
Citação:Epafras
A dualidade corpo/alma que diz que é grega também é bíblica como pode constatar Génesis 35:18; 1 Reis 17:22; Job 32:8; Eclesiastes 12:5-7; Salmo 31:6, Lucas 23:46; Actos 7:59; Mateus 10:28; Apocalipse 6:9; 20:4-6.
Gn 35,18 - Entregar a nefesh!
Não vejo aqui nenhuma dualidade.
Entregar a alma é, aqui, o equivalente a soltar o sopro de vida que volta para Deus.
Talvez lhe seja útil lembrar que o termo hebraico Nefesh também é usado para significar "pescoço"...
O conceito de vida post mortem é desconhecido da teologia judaica até aos contactos com o helenismo.
I Rs 17,22 - A alma do menino voltou a ele e ele reviveu!
Novamente nada de dualidade.
A vida, o sopro de vida, a Nefesh, voltou ao menino.
Nem a propósito, temos aqui uma típica ressurreição da carne segundo a sua perspectiva organica.
Job 32,8 - Mas é o rhua (espírito) no homem, o alento de Shaday que dá a inteligência!
Tristeza!
Você não consegue distinguir
Rhua de
Nefesh?
Rhua designa, antes de mais, o Espírito de Deus...
Ecl 12,7 - e o sopro (aqui Rhua; por isso, quando falei em Rhua como designação de Espírito de Deus, frisei que era um dos modos de emprego do termo) volte a Deus que o concebeu!
Você anda sempre a dar tiros no pé!
Dualidades...
O sopro de vida, a vida que Deus concede, a Ele retorna. Não vejo dualidade, nem perspectivas post mortem.
Sl 31,6 - Em tuas mãos entrego o meu espírito (Rhua).
Salmo de súplica, rezado por Jesus na cruz.
Não vejo dualidade aqui. Entrega nas mãos de Deus o espírito, o sopro, o Rhua dado por Deus, e que a Deus retorna.
Lc 23, 46 - em tuas mãos entrego o meu espírito (Pneuma).
Agora em grego, Nefesh (alma, vida) é traduzido por Psyché, e espírito (Rhua) é traduzido por pneuma.
Vide a consideração anterior.
Act 7,59 - Senhor Jesus, recebe o meu espírito!
É propositada da parte de Estevão a semelhança com Jesus na cruz.
Entrega o pneuma, o sopro da vida. Nada de dualidade, outra vez.
Mt 10,28 - Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma!
Esta frase, típica e exclusiva de Mateus, sofre influência do pensamento grego. Tomada exclusivamente, percebe-se aqui um dualismo corpo/alma tipicamente grego.
é, sem duvida, um dos textos em que se percebe a força do meio envolvente no processo de redação e catequese primitiva.
Ap 6,9 - Quando abri o quinto selo, vi sob o altar as almas dos que tinham sido imolados!
Você sabe porque é que as testemunhas de jeová não consomem nada com sangue, não sabe?
Porque, para o Levitico, a vida do corpo é o sangue.
Você sabe o que se fazia com o sangue dos cabritos imolados na liturgia do templo, não sabe? Era espalhado pelo altar dos holocaustos (I Rs 8,64 e seguintes).
os mártires são associados à imolação do seu Mestre (Fl 2,17 e seguintes).
Muitos católicos, que querem defender o dualismo, recorrem a este texto. É errado.
aqui, estas almas que jazem sob o altar significa somente o sangue daqueles que foram mártires e que, tal como o sangue de Abel, esse sangue dos martires clama justiça ( (Ap 6,10).
Ap 20,4-6 - Vi também as almas daqueles que foram decapitados (...) eles voltaram à vida...
Então as almas agora voltam à vida? Primeiro era a alma imortal, agora já voltam à vida.... puxa vida!!
Não há almas, segundo esse dualismo que quer defender, que voltem á vida: ou vivem, ou não vivem. agora, almas mortas, segundo o dualismo, isso não existe.
Portanto, o sentido de alma, permanece aqui o mesmo da vida espirada, do sopro (Nefesh/pneuma), ou até mesmo do sangue, dada a referência à decapitação.
Um pequeno aparte sobre Ap 20,6: Voc~e parece que escolhe os textos a dedo. Lembra-se de, acerca da comunhão dos santos, você negar qualquer intercessão, quando eu lhe dizia que nós somos intercessores com Cristo, por Cristo e em Cristo?
E somos, de facto, pois n,Ele somos sacerdotes, apesar de ser Ele o unico sacerdote: "eles serão sacerdotes de deus e de Cristo". Porquê? devido á primeira ressurreição, ou seja, ao batismo.
Citação:Epafras
A concepção grega tem aspectos que a diferenciam da concepção bíblica.
A concepção grega tem aspectos que são absorvidos pela Biblia, sobretudo nos deuterocanónicos e em vários textos do Novo Testamento.
A oposição é evidente aqui. A posição geral biblica é a da unidade de toda a sarx (carne), animada pela vida (Nefesh), ou, noutros textos, pelo espírito (Rhua) divino.
Aparecem, porém, em textos que inclusivé você citou (Mt 10,28), em que é notória a influência do dualismo. Que fazer perante duas posições aparentemente inconciliáveis do ponto de vista da literacia biblica? A teologia tem que resolver, não dispensando nehuma das duas, uma vez que quer uma ou outra pertencem a texto canónico.
Explicar mais simples: na biblia, aparece a ressurreição final, sem periodo intermédio; e aparece a vida post mortem grega.
Não se pode optar por uma, sem esquecer a outra.
Citação:Epafras
O corpo entra em processo de decomposição e volta ao pó. É a única transformação que o corpo sofre. Basta ir aos cemitérios para verificar, geralmente é para lá que vão os corpos das pessoas que morrem.
Em antropologia biblica, não se designa de corpo aquilo que nós, modernos, entendemos por corpo.
Em antropologia biblica só se pode considerar "restos", mas nunca corpo, carne, sarx, pois a antropologia biblica não concebe a noção de corpo sem Nefesh, ou sem o sopro de vida.
Ou seja, não há, biblicamente, nenhum corpo em decomposição, simplesmnete porque não há corpo sem vida. para a biblia, não há corpo sem alma, tal como não há alma sem corpo.
Você falou em Mt 10,28. Se reparar bem, não há uma separação entre corpo e alma. Aliás, a segunda parte do versículo afirma mesmo, sem duvida, a unidade da pessoa no seu destino final: "Temei antes aquele que pode destruir a alma e o corpo na geena".
Biblicamente atenha-se (se quizer) a isto: não há corpo sem alma, nem há alma sem corpo!
Nós, modernos de pensamento grego, é que pensamos assim; mas não os semitas nem a antropologia da biblia.
Citação:Epafras
Não sabe que a expressão "ressurreição da carne" não é bíblica?
Sei, e nunca disse o inverso, pois não?
Citação:Epafras
A Expressão ressurreição da carne surgiu justamente para vincar o facto que a ressurreição é corporal.
Nem seria de esperar de outro modo. Não há alma sem corpo, conforme tenho vindo a advogar.
Citação:Epafras
ou seja Que o corpo que ressuscita é o mesmo que o corpo que morre. Há uma identidade numérica.
Em termos de entes, sem duvida que permanece um ente.
agora, vir-me dizer que o ressucitado ressuscita organicamente, com o mesmo corpo organico com que morreu... poupe-me. O que ressuscita transfoma-se de corruptibilidade em incorruptibilidade, em corpo glorioso, sobrenatural.
A mesma e unica pessoa, a mesma e unica carne, a mesma e unica totalidade pessoal.
Ou seja, que a ressurreição seja corporal, é obvio; agora, que me fale de ressurreição organica... organico remete para perecivel, não para gloriosom sobrenatural, incorruptivel. isto é evidente.
Citação:Epafras
Fala em "ressurreição de organismos" tipo Lázaro e filho da viuva de Naim e logo a seguir diz que esta ressurreição não tem base teológica nem bíblica. É caso para perguntar onde é que leu estas histórias? Não foi na bíblia?
O cinismo já chegou?
O que eu lhe disse é que, querer fazer da ressurreição dos mortos uma ressurreição tipo Lázaro ou filho da viuva de Naim não é biblico.
Esses sim, experimentaram a ressurreição dos mortos de que me fala, orgânica, perecivel. A ressurreição que estamos a falar é radicalente diferente em qualidade.
Citação:Epafras
Na ressurreição final os mortos ressuscitarão com um corpo imortal e glorioso.
Jura? veja lá que nunca ninguém me disse isso...
Citação:Epafras
Um corpo transformado mas o mesmo que morreu, como Cristo ressuscitou com um corpo imortal e glorioso mas o mesmo que morreu na cruz.
Pois, mas agora subsite o problema das oposições dualismo/unidade, entre outros problemas já abordados neste tópico.
Por isso mesmo, aquele corpo que morre, já não é corpo, porque Deus me transforma de perecivel em imperecivel.
Sobre o corpo de Jesus ressuscitado, então você admite que em Jesus a união da natureza divina com a humana não foi perfeita, pois que Ele parece ter abandonado a natureza humana durante o tempo decorrido enre a morte e a ressurreição, não é?
Lindo.
Citação:Epafras
Não é você que diz que já teve vários corpos ao longo da vida? Possivelmente a Lena viu algum corpo que lhe está a escapar agora.
Também quer ver, é?
Eu mostro-lhe, se quizer.... você parece estar incomodado com a minha conversa com a Lena...
Tanto que você se incomoda. Não se incomode comigo, pois não sou merecedor de tão elevada dignidade como a sua se incomodar com tão vil pessoa como eu :-)
Citação:Epafras
Errata: «À primeira vista» e não «há primeira vista» .
Não se preocupe com isso. Eu não sou mesquinho com isso. São tretas.
Concede, Senhor, que eu bem saiba se é mais importante invocar-te e louvar-te, ou se devo antes conhecer-te, para depois te invocar. Mas alguém te invocará antes de te conhecer? Porque, te ignorando, facilmente estará em perigo de invocar outrem. Porque, porventura, deves antes ser invocado para depois ser conhecido? Mas como invocarão aquele em que não crêem? Ou como haverão de crer que alguém lhos pregue? Com certeza, louvarão ao Senhor os que o buscam, porque os que o buscam o encontram e os que o encontram hão de louvá-lo (S. Agostinho, Confissões)
Editado 2 vezes. Última edição em 31/08/2010 22:02 por Rui Vieira.