Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 7 de 20
Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 13:10

Citação:
Cristo Salva
Depois, Jesus respondeu-lhe com aparente (apenas aparente) brusquidão: "Mulher, que tenho eu a ver contigo?"

Citação:
Jo 2, 4Jesus respondeu-lhe: «Mulher, que tem isso a ver contigo e comigo? Ainda não chegou a minha hora.» 5*Sua mãe disse aos serventes: «Fazei o que Ele vos disser!»

A diferença é ligeira mas é importante!

Citação:
Cristo Salva
Alguns poderão pensar que assim o pedido chega lá mais depressa ou que são mais facilmente atendidos... Isto acontece principalmente em países onde as "cunhas" e os "pedidos a amigos influentes" são práticas frequentes (por alguma razão normalmente os povos mais corruptos da Europa são precisamente os católicos romanos).

Deve ser por isso que na Grã-Bretanha está a confusão que está. Eles são conhecidos por serem um país catolicíssimo!

Enfim...

Cassima

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 13:56

Citação:
Cassima
Citação:
Cristo Salva
Depois, Jesus respondeu-lhe com aparente (apenas aparente) brusquidão: "Mulher, que tenho eu a ver contigo?"

Citação:
Jo 2, 4Jesus respondeu-lhe: «Mulher, que tem isso a ver contigo e comigo? Ainda não chegou a minha hora.» 5*Sua mãe disse aos serventes: «Fazei o que Ele vos disser!»

A diferença é ligeira mas é importante!


Tem razão, sim, Cassima. Obrigada por sua mensagem!

Mas a conclusão é a mesma. Nada de altera. Maria continuou a confiar em Jesus, apesar dessa aparentemente "dura" resposta. Mas mais uma vez, Maria estava viva e presente na boda.



Deve ser por isso que na Grã-Bretanha está a confusão que está. Eles são conhecidos por serem um país catolicíssimo!

Eu disse países em que a corrupção é prática frequente. Corrupção existe no mundo inteiro. Mas Inglaterra não é um país conhecido pela corrupção, lá até a rainha paga impostos.
E ao menos lá, quem é corrupto é obrigado a sair do cargo, comos e viu. Não é como em certos países onde os políticos fazem viagens fantasma de avião e permanecem no Parlamento como se nada fosse... (já para não falar de casos mais recentes...).

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 20:21

Flor

lês se faz favor o que eu escrevi e o que o jorge escreveu. Parece que não leste nada.

Volto a repetir o disco:

A interecessão é mais que possivel e permitida pela bíblia. As pessoas que estão no céu não estão mortas. Estão vivas. Apenas se alterou o seu corpo. Portanto, visto que Deus permite a interecessão, só falta saber se eles ouvem, visto que estão em plena sintonia com Deus, ou se é Deus que lhes conta. Simples. Portanto em resumo, conclui-se que é permitido.
No que toca a Elias ou Eliseu, já não sei. Foi aquele que subiu ao céu e não morreu. Terei de ir ver isso quando tiver tempo. Apenas para dizer e realçar que se ele não morreu, então se as vossas acusações fossem verdadeiras, nós poderiamos entrar em contacto com ele, visto que não chegou a morrer...Já ando a dizer isto há não sei quantos posts. Mas ninguém me liga...

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 03/06/2009 20:25 por s7v7n.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 20:21

Citação:
s7v7n
O último que apanhei livrei-me em 2 segundos.
"bom dia"
"bom dia"
"queremos conversar(+/- assim. Ou tem um momento...)
Eu já queimado desse mês, adivinhei logo quem vinha aí.
"São protestantes?"
"sim"
"deixe lá, ninguém é perfeito"...lol. E fui-me embora. Fui mauzinho. Mas já estava farto de ser apanhado e levar com conversas insultuosas. Além do mais estava com pressa.

E continua à espera que me provem pela bíblia que posso ver televisão e comer gelados. Se isso não estiver escrito certas pessoas não podem fazer.

Estes evangélicos são todos muito santos e muito pios, mas os baptistas da igreja à minha beira todos os fins de semana arranjam com o estacionamento selvajem (geralmente a celebração acaba com a GNR a multar) e o pastor evangélico aqui da freguesia, desde que o calor apertou entretém a gastar piscinas e piscinas de água...

Mas claro, são melhores que os outros porque têm os versículos na ponta da língua! Apesar de não entenderem o que lêem.

Mas dos evangélicos que gosto mais são dos Mormons! Esses têm pinta!

Cumprimentos

Alpha

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 20:36

No filme Later Days os Mormons estão no seu melhor.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 23:43

Citação:
s7v7n
Flor
lês se faz favor o que eu escrevi e o que o jorge escreveu. Parece que não leste nada.

Volto a repetir o disco:

A interecessão é mais que possivel e permitida pela bíblia. As pessoas que estão no céu não estão mortas. Estão vivas. Apenas se alterou o seu corpo. Portanto, visto que Deus permite a interecessão, só falta saber se eles ouvem, visto que estão em plena sintonia com Deus, ou se é Deus que lhes conta. Simples. Portanto em resumo, conclui-se que é permitido.
No que toca a Elias ou Eliseu, já não sei. Foi aquele que subiu ao céu e não morreu. Terei de ir ver isso quando tiver tempo. Apenas para dizer e realçar que se ele não morreu, então se as vossas acusações fossem verdadeiras, nós poderiamos entrar em contacto com ele, visto que não chegou a morrer...Já ando a dizer isto há não sei quantos posts. Mas ninguém me liga...

Sim, já sei, você já repetiu isso várias vezes. Mas ainda não convenceu. Já lhe disse que tudo o que escreveu não PROVA que no Céu os santos intercedem por nós nem provou que nos ouvem.
Além disso, não conhece a passagem da Bíblia onde se aforma que TODOS morrem?!

Confunde Elias com Eliseu, diz que um deles não morreu, afirma que Deus permite intercessão mas onde estão as provas? Desculpe, mas nada do que escreveu prova o que afirma. São meras suposições suas.

Você escreveu "Apenas se alterou o seu corpo. Portanto, visto que Deus permite a intercessão, só falta saber se eles ouvem, visto que estão em plena sintonia com Deus, ou se é Deus que lhes conta. Simples. Portanto em resumo, conclui-se que é permitido."

Conclui-se não, você conclui. Gostava de perguntar a alguém muçulmano ou ateu (sem ser a "ateia" Lena, claro) também concluiu o mesmo que seven.
É de pasmar! Não percebo como outros católicos romanos aceitam estas posições. Então você acha que Deus conta os nossos pedidos aos santos?... Com todo o respeito, essa ideia (que nem sequer é da igreja católica romana mas sua) é completamente de pasmar.

Quem acredita que alguém peça "santo António, ajuda-me a passar no exame". Então Deus vai chamar António e diz-lhe "Olha António, seven está a pedir-te para me rezares pelo exame dele", e então António responde "ah sim, está bem. Peço por seven e seu exame!"....................

Enfim.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 00:03

O teu Deus é um pavão sentado num trono que não liga nepes às coisas pequenas que nos acontecem diariamente. Um chato armado em figura única e intocável. Um autêntico cromo. Aquele que se respeita por temor.

O do s7v7n é um Deus mais humano, que até mantém conversas agradáveis com quem está com ele. Talvez até tenha preferências por sabores, cores e cheiros. É um Deus que vive a sua obra que lhe deu tanto prazer criar, um companheiro, um pilar. Aquele que se respeita por que Ama e sabe se fazer amar.

Para mim estão ambos erradíssimos, mas a existir algum preferia o teu pois não daria por perdido o tempo em que não acreditei na criatura.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 00:25

Como queira, Lena, Paz para si!

Para o nosso Alpha que tem tanto problema com a igreja baptista "à sua beira" ( - você é do Norte?):

Todas as igrejas com bastantes membros têm esse problema do estacionamento :) Em lisboa, numa das igrejas baptistas uma fada (alma caridosa) escreveu ao pastor uma carta muito emotiva e furiosa dizendo que estava farta dos carros em cima dos passeios ao Domingo. O pastor leu a carta em alta voz, e foi bem engraçado o que essa senhora dizia. Mas no fim acabava a carta dizendo "não tenho contra vocês, até admiro muito as vossas missas" LOL!

Que fada tão boa e que fantástica cidadã. A partir daí, nunca mais ninguém estacionou os automóveis em ciam dos passeios.

Os mormons não são evangélicos...

Selvagem, amado Alpha, selvagem :) "selvajem" não existe em português. Sua professora faltava bastante às aulas, era? :D

Quanto ao pastor da igreja perto de sua casa gastar piscinas de água... não sei oq ue quer dizer com isso? Gasta muita água em quê? A lavar o carro? Ou a tomar banho? Ou será que ele estava sendo literal (e não simbólico!) e Alpha queria dizer tem piscina na igreja perto de sua casa? Está com inveja da piscina, Alpha?

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 02:54

Afinal os correctores ortográficos também se enganam :)

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 20:04

Olá minha doce evangélica,

Citação:
Cristo Salva
Em ~relação às cargas eróticas de certas músicas actuais: essas músicas são assim feitas porque é isso que vende, o sexo vende e muito. A maioria das pessoas não pensa nos maridos/mulheres quando as ouve... São feitas para "espicaçar" as emoções de quem as ouve e levar essas pessoas a adultérios/fornicação.

Eu referia-me à carga erótica do próprio Cântico dos Cânticos.

Cumprimentos

Alpha

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 20:35

Olá minha doce evangélica,

Citação:
Cristo Salva
Selvagem, amado Alpha, selvagem :) "selvajem" não existe em português. Sua professora faltava bastante às aulas, era? :D

Ó martírio, Ó desgraça, ó inclemência! o FliP falhou!!!! Não, quem faltava era eu! Nem queiras saber porquê!!!


Citação:
Cristo Salva
Para o nosso Alpha que tem tanto problema com a igreja baptista "à sua beira" ( - você é do Norte?):

Sim, sou do Norte. Ao contrário dumas e doutras, que têm problemas em dizerem donde são. Tenho problemas com o estacionamento. Aliás, até é estúpida a confusão que arranjam, porque são meia-dúzia deles, mas cisma em parar o carro em cima do passeio e a rua é estreita. O que acontece é que depois vem a GNR, começa a rebocar os carros, eles saem a correr lá do culto para não ficarem sem carros, enfim...

Citação:
Cristo Salva
Que fada tão boa

A dos dentes?

Citação:
Cristo Salva
Os mormons não são evangélicos...

Claro que são. Lá porque não gostas deles, não deixam de ser evangélicos. Aliás, dentro do evangelismo cabe tanta coisa que até mete medo. Uns dos que mais me impressionaram pela estupidez foram os davidianos.


Citação:
Cristo Salva
Quanto ao pastor da igreja perto de sua casa gastar piscinas de água... não sei oq ue quer dizer com isso? Gasta muita água em quê? A lavar o carro? Ou a tomar banho? Ou será que ele estava sendo literal (e não simbólico!) e Alpha queria dizer tem piscina na igreja perto de sua casa? Está com inveja da piscina, Alpha?

Quero dizer que me preocupam os crimes ambientais que são cometidos diariamente, os crimes concretos. A quantidade de água disponível diminui brutalmente, mas mesmo assim existem energúmenos que estão um dia inteiro a regar um quintal com patos. A área desse espaço é na ordem dos 300 a 400 metros quadrados, com cerca de 15 aspersores. Imagina a brutalidade de água desperdiçada, num dia em que estavam cerca de 30 graus centígrados. Enfim...

Cumprimentos

Alpha

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 20:41

Esse está-se nas tintas porque deve ser daqueles que dizem que não passamos de 2012.
O mundo vai acabar uuuuuuu, mas entretanto os patinhos podem chafurdar.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 20:50

Olá minha doce evangélica,

Citação:
Cristo Salva
Alpha, se pudesse dizer em que cidade vive em poderia investigar porque as mulheres baptistas nessa cidade usam rendas no cabelo. Nunca tal ouvi! Desculpe mas não conheço caso algum desse género. Se calhar viu uma ou duas senhoras com o cabelo preso e julgou que era norma dessa igreja local. Teria sido isso?

Não uma, não duas, não três, as cerca de 20 fulanas que vão lá ao culto levam todas umas cenas de renda a prender o cabelo.

E tu não és duma seita? Quando sou abordado por qualquer um desses evangélicos - por protestantes nunca fui - porque devo entrar em bate-boca? Para perder tempo em discussões supérfluas?

Cumprimentos

Alpha

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 21:03

Citação:
Lena
Esse está-se nas tintas porque deve ser daqueles que dizem que não passamos de 2012.
O mundo vai acabar uuuuuuu, mas entretanto os patinhos podem chafurdar.

[Operadora de telemóveis dos CTT]

Faz as contas à água que a besta gastou. Esteve a gastar água desde as 10 da manhã até às 5 da tarde, sem parar. o quintal ficou mais próprio para porcos do que para patos. E mesmo os porcos ia ficar engripados!

Acredite ou não que o mundo acabe em 2012 - eu acho que acaba já sábado, se não formos ao Mundial - tem sempre o dever de respeitar os outros e as obras de Deus. Mas lá está, como não diz na Bíblia que devemos respeitar o ambiente e poupar água, actua como actua...

Cumprimentos

Alpha

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 05 de June de 2009 00:16

Sim, caro Alpha, eu me referi a esse aspecto do Cântico dos Cânticos, mas você não percebeu. Você deve ser dos tais que só percebe o explícito-explícito.
Já lhe disse que a sensualidade deve ser cultivada entre o casal! A sensualidade não é pecado, Deus a aprova inteiramente quando é praticada dentro do casamento.
O Cântico dos Cânticos nos ensina isso: que o amor entre duas pessoas é também para satisfação física de cada elemento do casal.

Que bom que a GNR lá na sua terra é tão eficiente assim, porque aqui você pode ter um carro à frente da sua garagem e o reboque ou polícia demora duas horas a chegar. Mas talvez você viva numa aldeia ou assim e tudo, claro, se torna mais perto e facilitado (até as multas) :)
Pobrezinhos dos moradores, que ficam sem passeio para passear os cãezinhos ao fim de semana.

Os mormons ão são evangélicos porque eles seguem um livro de um profeta deles (professias pessoais que contradizem a Bíblia excluem uma igreja do evangelismo. O mesmo se passa com as testemunhas de Jeová, por exemplo).

A Bíblia diz sim para respeitar o ambiente e toda a criação de Deus, isso inclui respeitar os animais. As touradas são um exemplo de falta de respeito para com os animais (desculpem os defensores de touradas), assim como quem abandona um animal para se livrar dele. Quem julga que abandonar um cão não ofende ao Senhor, se engana e muito.

Desculpe, caro Alpha, mas essa igreja baptista (?) é muito estranha... Não é que eu ache que você está mentindo (pelo contrário) mas deve ter confundido o nome da igreja... Nem conheço nenhuma igreja baptista com jardim, normalmente são em prédios. Tem a CERTEZA que não será uma igreja pentecostal?
Diga-me: essas senhoras usam SEMPRE (todos os Domingos) as rendas no cabelo?

Rendas no cabelo, pessoas multadas, pastor que gasta demasiada água... que problemática é a igreja junto de Alpha. Os Domingos de Alpha devem ser bastantes nervosos. No próximo Domingo deveríamos todos fazer um minuto de silêncio em solidariedade com o pobre Alpha e moradores.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!



Editado 1 vezes. Última edição em 05/06/2009 00:18 por Cristo Salva.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 05 de June de 2009 01:25

Flor, quem usa rendas no cabelo são os menonitas ou os amish, ele deve estar a confundir. Mas também menonitas ou amish numa aldeia recôndita do norte de Portugal? Não estou a ver.

Citação:
Flor
Os Domingos de Alpha devem ser bastantes nervosos

Agora imagina se ele fosse do Sporting.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de June de 2009 05:21

Citação:
Epafras
Flor, quem usa rendas no cabelo são os menonitas ou os amish, ele deve estar a confundir. Mas também menonitas ou amish numa aldeia recôndita do norte de Portugal? Não estou a ver.

Por acaso, muitas batistas daqui da região tb usam rendas no cabelo e saia comprida, como um uniforme. Essas aqui seguem o modelito crente sisudo. Ninguém está dizendo que todas são assim, mas...

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de June de 2009 08:08

Citação:
Cristo Salva
Pobrezinhos dos moradores, que ficam sem passeio para passear os cãezinhos ao fim de semana.

Curioso teres te lembrado das cães, eu lembro-me das pessoas obrigadas a ir pela rua pois o passeio está ocupado - crianças, grávidas, idosos, pessoas de bengala ou muletas, pessoas carregadas com sacos, e ainda me lembro bem a saga que é dirigir um carrinho de bebés em zonas de passeios ocupados. Se fosse hoje penso que me divertiria a passar uma chave de fendas por aquelas portinhas.

Tens falado em baptistas como se todos fossem iguais. É sabido que há baptistas mais próximos do pentecostalismo mais puro e duro, outros são mais próximos dos neopentecostais, há ainda radicais capazes de matar em nome de Deus e até mesmo baptistas que consideram Génesis um mito. Para cúmulo há igrejas baptistas no chamado G12.
Posto isto não vejo estranheza em perguntar por rendas no cabelo; tu não usas, outras noutras igrejas usam.


Alpha

Há uns anos um pastor disse que umas galinhas tinham falado com ele. O relato ainda anda por aí na net e é muito engraçado.
A versão lusitana deve ser com patos.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 05 de June de 2009 10:04

Citação:
Cristo Salva
Pobrezinhos dos moradores, que ficam sem passeio para passear os cãezinhos ao fim de semana.

Não conheço o caso em concreto e todas as pessoas já cometeram uma infraçãozita ou outra. Mas fazeres uma afirmação destas, Flor, revela uma desconsideração pelas pessoas que a Lena já mencionou, além das outras com dificuldades de locomoção, as que usam cadeiras de rodas e os cegos, por exemplo. Ainda não há muito tempo assisti a uma situação em que um cego foi impedido, in extremis, de chocar contra um veículo no passeio.

Cassima

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 05 de June de 2009 15:46

[quote Epafras]Flor, quem usa rendas no cabelo são os menonitas ou os amish, ele deve estar a confundir. Mas também menonitas ou amish numa aldeia recôndita do norte de Portugal? Não estou a ver.

Nunca se sabe LOL, perto de Alpha pelos vistos tudo pode acontecer.
Eu não sabia em relação aos menonitas, mas sim sabia em relação às senhoras amish.
Ou então...se calhar a igreja junto de Alpha é afinal uma espécie de mesquita e ele não reparou! :D


[quote Epafras]Agora imagina se ele fosse do Sporting.[/quote]

haha!


[quote Cassima]Não conheço o caso em concreto e todas as pessoas já cometeram uma infraçãozita ou outra. Mas fazeres uma afirmação destas, Flor, revela uma desconsideração pelas pessoas que a Lena já mencionou, além das outras com dificuldades de locomoção, as que usam cadeiras de rodas e os cegos, por exemplo. Ainda não há muito tempo assisti a uma situação em que um cego foi impedido, in extremis, de chocar contra um veículo no passeio.

Cassima[/quote]

Com certeza, Cassima, que tenho todo o respeito pelas pessoas que a Lena referiu, não vale a pena ver provocação em tudo. Não se esqueça também dos carros que não param nas passadeiras.
O certo é que com ou sem igreja, com ou sem polícia, o estacionamento dos carros é infelizmente algo muitas vezes irrelevante porque há outros factores que perturbam também. Esqueceu os buracos nas ruas, feitos pela Câmara?! Pés torcidos, pernas partidas, etc. Em Lisboa são tantos os buracos que parece que andam sempre à procura de ouro ou petróleo LOL

Ou então quando os prédios estão em construção, que os passeios são completamente tapados? Ao menos os carros estacionados tapam os buracos (que os cegos não podem prever com a ajuda de nada) e podem servir para as pessoas se agarrarem se estiverem a cair.
E se os polícias vão todos os Domingos multar, está o assunto arrumado.


[quote Lena]Tens falado em baptistas como se todos fossem iguais. É sabido que há baptistas mais próximos do pentecostalismo mais puro e duro, outros são mais próximos dos neopentecostais, há ainda radicais capazes de matar em nome de Deus e até mesmo baptistas que consideram Génesis um mito. Para cúmulo há igrejas baptistas no chamado G12.
Posto isto não vejo estranheza em perguntar por rendas no cabelo; tu não usas, outras noutras igrejas usam.[/quote]


Qual é o pentecostalismo puro e duro?
Em Portugal não é assim.Quem quiser vá ao portal evangélico e faça uma pesquisa. A maioria pertence à convenção baptista portuguesa. Há poucas igrejas baptistas independentes e só uma igreja pentecostal que se chama baptista. Chama-se mas não é, porque é pentecostal e por isso não está inscrita na Convenção baptista portuguesa.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!



Editado 1 vezes. Última edição em 05/06/2009 16:15 por Cristo Salva.

Página actual: 7 de 20


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.