Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 6 de 20
Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 15:35

Ah sim. Quando pede intercessão ao santo X falecido não está a comunicar com os mortos, está a comunicar com o vizinho.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 17:06

Os santos não estão mortos, e para ser mais exato eles não conversam com o vizinho, mas com Jesus, que mora na mesma casa em que eles estão. Mas talvez os protestantes adorem um deus dos mortos, isso esclareceria muitas coisas e o motivo de suas pirraças.

Quanto a "comunicação"... se quer estender o sentido do termo, para nós está bem. Afinal, qdo vejo um sinal de trânsito, é o Depto de Trânsito a comunicar comigo. Qdo vou tomar banho de sol, é a estrela que está me comunicando o seu calor. Qdo olho para um mudo, surdo e cego, estou me comunicando com ele. Então, qdo rezo e peço a intercessão de algum santo, estou me comunicando com ele também. Um por-do-sol me comunica a beleza da tarde. Que seja.

Mas nenhum católico invoca santo para bater papo. Isso só acontece na mente doentia de protestantes proselitistas.

Mudando de assunto. Alpha, se vc achou esses 2 teólogos adventistas então ganhou na loteria, já topei com muitos e por aqui costumam ser umas malas sem alça. Em geral eles estão acostumados e serem criticados e por isso começam mais contidos, mas, se quiser arriscar, faça uma pergunta direta sobre o domingo, por exemplo. Na teologia tradicional deles quem vai a missa no domingo está servindo o anticristo, quem come carne de porco está condenado, e mais uma e outra barbaridade.

Fica com Deus.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 19:03

Olá irmão Epafras! :) Graças do Senhor para si!

Que bom encontrar neste forum mais um irmão no Senhor! :) :)

Firefoz diz que os santos não estão mortos. Estão vivos, quem sabe hospedados em algum lugar escondido que só ele sabe. Estava a brincar consigo, firefox, não leve tudo tão a peito. Eu entendo o que você quer dizer: que quem morreu e está com Cristo, não está morto.
Mas se me permite, lhe digo que os santos não estão mortos espiritualmente mas estão mortos fisicamente, sim.

Santos são todos os que já estão salvos. Pela Bíblia todos aqueles que já acreditam e aceitaram o Salvador, já são santos porque mais uma vez: já estão salvos.
Mas claro que os santos (ou verdadeiros cristãos) também morrem. Quando morrem, seu corpo é enterrado e a alma é julgada no momento a seguir à morte. Quem está com Deus, tem bem mais que fazer que ouvir as comunicações de firefox ou de quem quer que seja!

Nosso futuro no Céu é adorar a Deus e viver com Ele e em perfeita harmonia com todos os outros santos. O objectivo de ser salvo não é ir para o céu e montar um call center para ouvir todas as petições dos que cá ainda vivem na terra. Se engana muito se pensa tal coisa!

"Um por-de-sol me comunica a beleza da tarde". certo. Realmente um por do sol é algo lindíssimo! Concordo.
Depois falou dos mudos, cegos e surdos, dos sinais de trânsito e ainda do sol. E compara essa comunicação que diz ter com eles com a comunicação que tem com os santos. Mas esqueceu-se que nós vemos o sol, os sinais, as pessoas. Mas você não vê os santos que estão no Céu, ou vê? Então como comunica com eles? Por telepatia? Ora, caro firefox, admita que você tenta entrar em contacto com os espíritos (seres sem corpo).

O mesmo não acontece com Jesus porque Ele é Deus Todo-Poderoso e o próprio nos disse que Onde estiverem dois ou três reunidos no Seu nome, ali estará Ele no seu meio com a Sua paz a Sua graça tão maravilhosas.
Como também disse que só há um mediador entre nós e o Pai, que é Ele, Jesus. Então, nós temos a CERTEZA que Jesus nos ouve perfeitamente e por isso Lhe podemos falar directamente. Não comparemos santos com Jesus, por favor.

:) :)

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 19:07

Citação:
Epafras
Ah sim. Quando pede intercessão ao santo X falecido não está a comunicar com os mortos, está a comunicar com o vizinho.
Isso é mesmo de quem não "pesca" nada do assunto e tenta incutir coisas mentirosas no pensamento dos outros. Se queres saber de catolicismo vai para a catequese que pelos vistos te faz muita falta. Olha agora os católicos andam a ter uns "chats" com os que já morreram. Só para rir mesmo.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 19:11

Pois realmente na Bíblia nem evocar nem invocar, nem pedir qualquer favor ou ajuda junto de quem já morreu, tanto faz se é evocar ou invocar. Se Jesus disse para o invocar a Ele directamente, se disse para orar ao Pai em Nome Dele, não entendo porque é que as pessoas complicam e não fazem como Ele mandou, mas cada um faça o que achar melhor, eu cá sei que oro directamente ao Pai no Nome de Jesus e invoco directamente a Jesus sem precisar de citar qualquer outro nome que esteja em cima nos céus ou na Terra nas minhas orações e Ele me ouve e responde, sei que falo com o Sr. Santo Espirito directamente e Ele me ouve e responde, então... se sei que o véu que separava já não separa mais e que Jesus nos deus completo acesso ao coração do Pai pelo nome e sangue de Jesus, Ele me basta e ouve e atende logo.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 19:28

Citação:
s7v7n
Olha agora os católicos andam a ter uns "chats" com os que já morreram. Só para rir mesmo.

É verdade, só mesmo para rir! Gostava de saber como é que você reza a "Nossa Senhora". Você não fala com ela? Então que faz?

Leia a resposta de Jorge Gomes :)

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!



Editado 1 vezes. Última edição em 02/06/2009 19:29 por Cristo Salva.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 19:42

O problema está que vocês parecem ignorar os santos que são como os anjos de Deus e que estão bem vivos. E há quem tenha admiração especial por esse santo e que lance umas preces, atenção senhoras e senhores, preçes que não são um chat de "ola bom dia, estás bom? foste às compras, eu não fui....."

Tanta confusão nessas cabeças. Quem é que será o responsável por esses ensinamentos caluniosos e falsos?

De qualquer maneira, e visto que já tentei isto com o David e ele esquivou-se, se não podemos "falar" com os mortos podemos falar com os vivos. Sendo assim Eliseu que foi arrebatado ao céu, pode então falar connosco. Pela vossa macabra teoria sendo assim já não é pecado termos um chat pois ele está vivo. E agora? o que vão inventar para poderem continuar a insultar os católicos?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 02/06/2009 19:43 por s7v7n.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 19:57

Citação:
"Flor"
Quem está com Deus, tem bem mais que fazer que ouvir as comunicações de firefox ou de quem quer que seja!
Nosso futuro no Céu é adorar a Deus e viver com Ele e em perfeita harmonia com todos os outros santos.

Quem aqui defende que amar é colecionar falsas queridezas, talvez ache mesmo que no céu seja um alívio poder deixar de amar. Engraçado que noutro lugar vc falava se amor-ágape, amor de quem se interessa pelo próximo... Pelo que diz agora vê-se bem a sinceridade do interesse que vc diz ter, pois o "amante", tão logo chegue ao gozo, logo se esquece, segundo o seu modo de entender, do "amado" que ainda suporta as agruras do combate. Quero crer que o amor dos que se salvaram fosse sincero e se já cá nos ajudavam, enquanto aqui estavam conosco, agora que estão gozando no céu tanto mais! Um amor sincero não esquece!

Aí vem vc nos pregar sobre um amor falso como se isso boa coisa fosse? Prefiro continuar na fé dos meus pais, dos meus amigos santos, dos apóstolos, que esses eu conheço e sei que a receberam do próprio Cristo. Vc pode ficar com a sua interpretação estranha para ti, e oxalá Deus te conceda a graça e te salves apesar de tudo.

Citação:
"Flor"
Depois falou dos mudos, cegos e surdos, dos sinais de trânsito e ainda do sol. E compara essa comunicação que diz ter com eles com a comunicação que tem com os santos. Mas esqueceu-se que nós vemos o sol, os sinais, as pessoas. Mas você não vê os santos que estão no Céu, ou vê? Então como comunica com eles? Por telepatia? Ora, caro firefox, admita que você tenta entrar em contacto com os espíritos (seres sem corpo).

Leia o fórum, já escrevi sobre isso, inclusive citando fontes patrísticas. E consulte um dicionário para saber o que é patrística, vc um dia chega lá. Está muito mal informada sobre a fé católica, e nunca a conhecerá mesmo já que suas fontes são cartilhas proselitistas de grupos anticatólicos. Resta apenas aquela perguntinha básica: o que vc veio fazer aqui no fórum? Seu primeiro post carregado de falsidade não durou muito, não é?

PS: Só pq vc quer, não vou admitir algo que não faço. Vá caluniar outro.

T+

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 20:11

Os santos não estão mortos para Deus, é por isso que o nosso Deus não
é um Deus dos mortos mas dos vivos, mas para nós que estamos na terra estão mortos e bem mortos. E a tentativa de comunicar-se com os mortos é uma abominação para o Senhor segundo Deuteronómio 18:10-12:

"Ninguém no teu meio faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha; ou se dê a encantamentos, aos augúrios, à adivinhação, à magia, ao feiticismo, ao espiritismo, aos sortilégios, à evocação dos mortos, porque o SENHOR abomina todos os que fazem tais coisas. Por causa dessas abominações é que o SENHOR, teu Deus, desaloja da tua frente essas gentes."

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 20:23

Epafras, tb posso colar passagens desconexas. Essa que vc colou, por exemplo, não tem nada a ver com o assunto. Vcs são muito chatos, conversar com vcs dá uma preguiça... Fanáticos são muito chatos, sejam de que religião forem, a começar que são donos da verdade e não sabem ouvir.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 21:22

Pois, o epafras não respondeu à questão. Vamos lá a ver se vou ter a sorte de mais alguém responder.

De qualquer maneira se não estão mortos, não estão mortos. Só o corpo é que desapareceu. Mas a pessoa está viva. Logo, estão vivos.

E já agora respondam à questão que deixei sobre Eliseu. Isto se não for pedir muito...

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 00:30

Alpha, se pudesse dizer em que cidade vive em poderia investigar porque as mulheres baptistas nessa cidade usam rendas no cabelo. Nunca tal ouvi! Desculpe mas não conheço caso algum desse género. Se calhar viu uma ou duas senhoras com o cabelo preso e julgou que era norma dessa igreja local. Teria sido isso?

Quanto a testemunhas de Jeová: eles pertencem a uma seita e têem os olhos vendados para a Verdade. Mas de certa forma sinto por eles uma compaixão diferente da que sinto por outros membros de seitas. Quando os vejo da minha janela, fico a observá-los e quase me emociono, porque quase ninguém os ouve, algumas pessoas até lhes respondem mal e eles, debaixo do sol e sujeitos a tanta coisa má, lá andam, com empenho e muita ignorância, lá tentam conseguir mais vítimas para a seita deles, e sabe-se lá quanto não sofrem com as rejeições. Não acredito que tenham um coração de pedra, penso que como humanos que são sofrem sim com as rejeições.

Conheço duas testemunhas que se converteram a Cristo e são excelentes cristãos, muito corajosos e humildes.

Gosto de conversar com as testemunhas, sorrir-lhes pois passam muitas horas naquele vai-vém, tocar-lhes no braço enquanto as oiço para saberem que as amo sim, mas NUNCA comprometendo a Verdade de Jesus. Tento explicar-lhes os erros deles e como se devem libertar do jugo de líderes religiosos. Que Deus que conhece os corações, tenha pena deles e lhes dê FORÇA para quebrarem os laços.

Quando vêem ter comigo, e perguntam "Podemos falar sobre Deus?" eu respondo sempre "E que deseja saber?"

Faço isto não para gozar com eles, mas para que entendam que vão falar com alguém que não está disposto a ceder às suas teorias.

Olhe, Seven, e porque não tentou converter os protestantes que foram ter consigo? Não são dignos de serem ouvidos e de ouvirem a Boa Nova? Eles não têm lepra! (E mesmo que tivessem...). Sabe, eles estão a ser sinceros consigo, não foram falar consigo para lhe fazerem mal, então penso que é bem ao menos ouvir as pessoas e como as amamos, explicar-lhes a verdade, senão estamos a deixá-las no "erro".

E eu respondi-lhe sobre os gelados e a televisão, e não foi um post pequeno. Mas seven prefere queixar-se antes de ler.

Você ainda não disse o que faz quando fala (deculpe, comunica) com os santos? Claro que não fala das compras, mas podemos saber de que fala (comunica) com eles?

firefox, se você não concorda com a Bíblia, mal seu, porque ela não muda. Os mortos não podem ouvir nem responder. Isso é espiritismo, entende? Os mortos estão com Deus e O estão louvando e com certeza continuam amando pois vivem para sempre com o Amor mas não o ouvem nem sabem o que está acontecendo consigo. E já agora, poderia então VOCÊ explicar o que significa a passagem que Epafras posteou?

Depois falamos de Eliseu.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 00:41

Flor,eu vou respondendo ao que me pedes. Agradecia que respondesses ao que te peço também. Está na outra thread...

Eu tenho por hábito deixar a Deus as minhas preces. A Nossa Senhora só lhe peço que peça a Deus como pediu nas bodas de caná, para que Deus me ajude a ser cada dia uma pessoa melhor. Coisas assim. Eu ne msou muito pedinchas... E isto não é tentar entrar em contacto. Se disseres que é, o problema é teu. Ou eu também posso dizer que se olhares para o céu estás a tentar invocar o demónio. Digo e pronto, é verdade e tu tens de aceitar e nunca mais olhar para o céu. E se te exaltares digo que tenho um amigo que disse que estavas furiosa e desesperada porque eu tenho a razão.

A questão dos protestantes/jeovás, não tentei converte-los porque me encheram logo de coisas contra o Papa e contra a Igreja. No fundo resolveram insultar a minha crença e não queriam apenas falar de Deus. Ora, como qualquer pessoa norma, se somos insultados temos 2 hipóteses. Ou insultamos de volta, coisa que não faço, ou viramos a cara, coisa que fiz e fui-me embora. Não fazes ideia da cara que elas tinham quando me abordaram, e a cara que elas tinham quando se foram embora. Elas sim estavam já zangadas comigo. Queriam peixeirada. E logo No cais do sodré com aquilo cheio de pessoas. Eles deviam ter era vergonha. É um mau apostolado! Muito mau mesmo. Podemos abordar as pessoas e falar de Deus sem as atacar. E não é apenas com uma converseta de rua que vais converter alguém. O lema é mais: "queres ver onde moro? Vinde e vede..."

Já agora deixo mais um apelo. Algum protestante ou evangélico ou que for, me esclareçam sobre Eliseu. Ele não morreu. Ele foi arrebatado ao céu. Logo pelas vossas teorias, caso nós andassemos a tentar falar com os que já cá não vivem, com ele nós poderiamos falar. Pois ele não morreu.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 00:42

As pessoas confundem sempre Eliseu com Elias e Elias com Eliseu, já agora quem sabe esta de côr, quem é que abençoou a pobre viuva do azeite na botija e da farinha na panela?

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 00:43

O, então peço desculpas. Acho que estou sempre a dizer Eliseu...é parecido...

Já agora podias responder à questão...lol está dificl. Ninguém quer. Todos fogem. Porque será?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 01:06

Eu já respondi quando disse que oro directamente ao Pai no Nome de Jesus e invoco directamente a Jesus como Ele e também os apostolos ensinaram e faziam sem precisar de mencionar, invocar qualquer outro nome que esteja em cima nos céus ou na Terra nas minhas orações. Portanto se referi qualquer outro nome em cima nos céus e também na terra o que escrevi nesse post acaba por responder a essa questão parva, tanto faz como a pessoa foi lá parar... não sei qual é a dúvida, não muda nada.



Editado 2 vezes. Última edição em 03/06/2009 01:26 por Jorge Gomes.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 01:48

Mas a questão não era por as pessoas terem morrido e como tal já não ouvirem nada? É isso que estão sempre a dizer vezes sem conta. E então eu arranjo-vos um que não morreu e que foi para o ceu em corpo e alma. Não é assim tão parva.

Eu denoto que vocês andam-se a esquivar muito da questões essenciais. Fingem que não vêem, ou respondem com coisas confusas que não chega bem a responder às questões. Curioso né cara?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 02:26

Não, a questão é se há algum tipo de contacto/comunicação do tipo de invocação ou evocação entre nós e os que já não estão entre nós, e se dizem que não há evocação porque inclusive até nem está provado cientificamente etc e como eu não tenho fé também na invocação, porque na Bíblia também não está nenhum exemplo para o fazer, então também gostava de ter provas que é possível o santo B que já não está cá entre nós ouvir e atender o meu pedido expresso e personalizado que fiz. Quem afirma é que tem que provar. Para já duvido tanto da comunicação, contacto com eles seja por evocação seja por invocação. A única coisa que posso acreditar que possa haver no céu é orações e intercessões por todos os homens, pela Terra, pelos irmãos em geral, pela igreja invisível, por todos os homens, para que se faça a vontade de Deus assim na Terra como no Céu, etc. Por outro lado se algum soubesse que por exemplo o Manel aqui na Terra pediu ao José que intercedesse por ele junto a Jesus por causa da ciática, o José só podia saber pelo próprio Jesus, porque Jesus é que é Deus e tem o dom da omnisciencia e omnipresença. E como disse para quê, se Ele ouve logo directamente quem lhe invoca directamente também, se Ele tem ouvido atento às orações e suplicas do seu povo, se é Ele quem responde sempre a quem o invoca???

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 10:28

Jorge, assim de repente penso que concordei com 99% do que disseste.Só uma achega nas últimas 2 linhas. É certo que Deus ouve tudo. Também é certo que Jesus ouvia o seu povo nas bodas da Cana. E foi por intercessão de Maria que Ele optou por ajudar. Ora, o mesmo se passará no Céu. Eu não sei se sabem ou não sabem os santos assim directamente o que se passa na Terra. Não vejo que seja um caso impossível visto que os santos estão em plena sintonia com Deus. Em todo o caso, acho que não há problemas em lançar apenas umas preçes A intercessão é aceite por Deus por toda a Bíblia. E visto que nós apenas passamos do estado sólido ao "gasoso" mas continuamos vivos, então não vejo porque não poderão continuar a pedir por nós.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 03 de June de 2009 12:14

Obrigada, Jorge Gomes, pelas suas respostas.

Ninguém está a fugir às suas questões, seven, mas é você quem tem que se decidir: quer saber de Eliseu, ou Elias?

Sim, é verdade que Maria intercedeu pelos noivos nas bodas de Canã. Esta passagem é aliás importante para o nosso estudo bíblico, obrigada seven por mencioná-la.

Maria teve grande sensibilidade em ver o desgosto e aflição daquelas pessoas. Note que eles estavam numa festa, não mundana, mas num casamento que é algo sagrado para Deus. Então, podemos concluir que Jesus não ajuda só quando não andamos, ou somos cegos, ou enfim acontece uma grande desgraça na nossa vida. Deus ajuda em TUDO, quer o nosso bem SEMPRE, quaisquer que sejam as circunstâncias. Neste caso, trata-se de uma refeição numa boda.

Maria teve pena, compaixão, perturbou-se com o que estava a acontecer e pediu ao Seu filho, Jesus. Qual a 1ª conclusão: Maria, mulher humilde, sensível, amiga, sabia que sem Jesus nada (NADA) podia fazer.

Depois, Jesus respondeu-lhe com aparente (apenas aparente) brusquidão: "Mulher, que tenho eu a ver contigo?"

E ela, cheia de confiança não se pôs ali a discutir com Jesus dizendo "Eu tenho o direito de ser ouvida! Faz como eu digo! Não vês como sofrem?!?!"
Maria, como mulher confiante e temente a Deus, apenas disse:

"façam tudo o que Ele vos disser"

Portanto, quem tem "devoção" a Maria, comece por fazer o que ela sugeriu: obedecer em TUDO a Cristo. O Novo Testamento nos revela como Cristo foi e é, e quem vê Cristo, vê a Deus. Então se querem fazer TUDO o que Jesus vos disse, comecem por aceitar que só há UM mediador entre o homem e Deus: Jesus.

Maria pediu a Jesus pelos convidados porque ela estava viva. Porque ela estava presente naquela boda. Mas ela já não está presente aqui entre nós! Ela não sabe se eu parti um braço, ou se eu estou constipada, ou se estou preocupada. Ela NÃO é omnipresente (presente em todo o lado!).

E para que que vai pedir a santos se o próprio Jesus o ouve? E o Espírito Santo que sabe pedir por nós, o fará com gemidos inefáveis. Qual a necessidade de pedir a outros seres limitados como são os santos?

Alguns poderão pensar que assim o pedido chega lá mais depressa ou que são mais facilmente atendidos... Isto acontece principalmente em países onde as "cunhas" e os "pedidos a amigos influentes" são práticas frequentes (por alguma razão normalmente os povos mais corruptos da Europa são precisamente os católicos romanos). Então, julgam que no Céu acontece a mesma coisa.

Deus é Todo-Poderoso e nos ama infinitamente! Cristo morreu para nos salvar e nos ouve SIM. Mas pecadores justificados NÃO ouvem.

Seven agora diz que não vê que seja um caso impossível e que não fará mal "lançar apenas umas preçes". Ora, prove então que é Possível! Desculpe mas está a falar com base em mera opinião pessoal ("não vejo", "penso", "acho") e depois não faz mal orar se for somente lançar umas preces. Nada do que eu digo é contra si, porque muitos católicos romanos pensam o mesmo. Mas essa teoria não vem qualquer validade. Nunca alguém leu que Paulo, ou João (que acolheu Maria após a morte de Jesus) lhe tenham rezado. Essa prática nunca foi comum entre os primeiros cristãos, nem faz parte de tradição apostólica alguma.

O que acontece é que a igreja católica romana ao "converter" certos povos pagãos que rezavam e prestavam cultos aos mortos, absorveu para si esses comportamentos. Se dissessem a esses povos que o que eles faziam era errado, seria mais dificil (segundo as suas compreensões humanas e carnais) trazê-los para a fé católica romana. Assim, deixaram-nos continuar a rezar a mortos mas substituindo os deuses por "santos".

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Página actual: 6 de 20


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.