Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 5 de 20
Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 30 de May de 2009 23:46

Se quer mesmo saber se pode comer gelados e ver televisão... aqui tem a resposta:


"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam" 1 Cor 10.23

Não há nada na Bíblia que proíba ver televisão (até porque a televisão não existia na altura...) ou que proíba comer gelados.

Pode ver televisão sim, e comer gelados também mas quando é que passa de lícito a não-conveniente? Quando começa a não ser correcto aos olhos de Deus. Se come um gelado, dê graças a Deus por isso. Mas não acha que gelados a mais fazem mal? Primeiro peca por falta de controlo sobre si mesmo, depois por gulodice (comer demais), depois aumenta em demasiado o nível de açúcar no sangue, pode provocar indisposições, está a gastar dinheiro em produtos que lhe fazem mal e a longo prazo o corpo mostrará visivelmente pela gordura os seus exageros. Tudo o que é exagerado desagrada a Deus.

O mesmo se passa com a televisão. É moderado passar 15 horas por dia à frente de uma televisão a ver filmes ou concursos? Soa a vício. E será lícito ver um filme cheio de violência sem qualquer mensagem para a vida? Como é que pode glorificar o Senhor vendo filmes contrários à Sua natureza (Amor)? Não pode.

Há muita confusão a respeito das bebidas alcoólicas também. Há pessoas que até se orgulham de ficarem bêbedas. Para elas é como se não fosse nada, mas isso é um pecado. Quais são os frutos de tal comportamento? Perder o controlo de si mesmo, ter comportamentos que mais tarde se vai arrepender, ir conduzir podendo matar a si mesmo e aos outros, tentar a Deus pensando que nada de mais lhe svai acontecer, prejudica a saúde, etc

Jesus não nos salva para isto. Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo - Filipenses 4.5

E também existem algumas pessoas que simplesmente proíbem o alcool. Nem uma gota elas tomam e condenam quem bebe um simples copo de vinho... Isto é legalismo.
O próprio Paulo escreveu a Timóteo:

Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.

Obviamente que ninguém é obrigado a beber vinho! Mas se vir alguém a beber não deve de forma alguma condenar.

Apenas para não criar confusão: quando se fala em moderação em todas as coisas, a Bíblia refere-se a todas as coisas que não estejam identificadas como pecado. O adultério é um pecado. Não vá alguém pensar que pode cometer adultério "em moderação"...

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 31 de May de 2009 00:06

Citação:
Cristo Salva
Se quer mesmo saber se pode comer gelados e ver televisão... aqui tem a resposta:

"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam" 1 Cor 10.23

Não há nada na Bíblia que proíba ver televisão (até porque a televisão não existia na altura...) ou que proíba comer gelados.

Pode ver televisão sim, e comer gelados também mas quando é que passa de lícito a não-conveniente? Quando começa a não ser correcto aos olhos de Deus. Se come um gelado, dê graças a Deus por isso. Mas não acha que gelados a mais fazem mal? Primeiro peca por falta de controlo sobre si mesmo, depois por gulodice (comer demais), depois aumenta em demasiado o nível de açúcar no sangue, pode provocar indisposições, está a gastar dinheiro em produtos que lhe fazem mal e a longo prazo o corpo mostrará visivelmente pela gordura os seus exageros. Tudo o que é exagerado desagrada a Deus.

O mesmo se passa com a televisão. É moderado passar 15 horas por dia à frente de uma televisão a ver filmes ou concursos? Soa a vício. E será lícito ver um filme cheio de violência sem qualquer mensagem para a vida? Como é que pode glorificar o Senhor vendo filmes contrários à Sua natureza (Amor)? Não pode.

Há muita confusão a respeito das bebidas alcoólicas também. Há pessoas que até se orgulham de ficarem bêbedas. Para elas é como se não fosse nada, mas isso é um pecado. Quais são os frutos de tal comportamento? Perder o controlo de si mesmo, ter comportamentos que mais tarde se vai arrepender, ir conduzir podendo matar a si mesmo e aos outros, tentar a Deus pensando que nada de mais lhe svai acontecer, prejudica a saúde, etc

Jesus não nos salva para isto. Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo - Filipenses 4.5

E também existem algumas pessoas que simplesmente proíbem o alcool. Nem uma gota elas tomam e condenam quem bebe um simples copo de vinho... Isto é legalismo.
O próprio Paulo escreveu a Timóteo:

Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.

Obviamente que ninguém é obrigado a beber vinho! Mas se vir alguém a beber não deve de forma alguma condenar.

Apenas para não criar confusão: quando se fala em moderação em todas as coisas, a Bíblia refere-se a todas as coisas que não estejam identificadas como pecado. O adultério é um pecado. Não vá alguém pensar que pode cometer adultério "em moderação"...

Que achas do Cântico dos Cânticos?

Cumprimentos

Alpha

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 31 de May de 2009 00:59

O que tem a ver o cântico dos cântigos? Aguardo explicação. Paz e Amor!

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 31 de May de 2009 12:06

Citação:
Cristo Salva
O que tem a ver o cântico dos cântigos? Aguardo explicação. Paz e Amor!

Esquece as explicações! Tu sabes tudo. Tu és melhor que os outros! Força minha cara.

Já que vieste doutrinar, avança! Hmm, queres ver que nunca leste o Cântico dos Cânticos?

Continuo a achar o teu português muito estranho...

Cumprimentos

Alpha

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 31 de May de 2009 14:07

Não sei tudo, não. Mas ao menos leio o que me ensinam e examino para ver se é verdade.

Mas não, preferem entreter-se a analisar o Português dos outros.

Eu já li o Cântico dos Cânticos. E pergunto novamente: o que quer dizer ao invocar o Cânticos dos Cânticos? Só posso responder, caro Alpha, se me responder primeiro. Certo?

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 31 de May de 2009 14:58

Citação:
Cristo Salva
Não sei tudo, não. Mas ao menos leio o que me ensinam e examino para ver se é verdade.
Mas não, preferem entreter-se a analisar o Português dos outros.

Eu já li o Cântico dos Cânticos. E pergunto novamente: o que quer dizer ao invocar o Cânticos dos Cânticos? Só posso responder, caro Alpha, se me responder primeiro. Certo?

Tu sabes tudo minha cara. Foi essa a atitude com que chegaste aqui. Tu conheces a Verdade - e eu a pensar que só Deus a conhecia, mas afinal é Deus e tu. Quem conhece a Verdade não precisa que lhe respondam a nada. Existe fora da prisão espacio-temporal.

Cumprimentos

Alpha

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 31 de May de 2009 15:06

Pelos vistos já não quer falar do Cântico dos Cânticos.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 31 de May de 2009 15:43

Citação:
Cristo Salva
Pelos vistos já não quer falar do Cântico dos Cânticos.

É podemos ir por aí, já que me lembrei desse Livro! Que tens a dizer, qual a diferença entre a carga erótica dos poemas de Salomão e a carga erótica dalgumas das músicas actuais?

Cumprimentos

Alpha

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 00:05

Não sei porque se lembrou deste livro caro Alpha, mas se o quer referir, tudo bem :)

O Cântico dos Cânticos exalta o amor que deve existir entre um casal: marido e mulher.
Este livro também mostra a maneira como a Deus agrada que seja o casamento: cada um amar o outro espiritualmente, emocionalmente e fisicamente.

Toda a gente casada ou com casamento marcado deveria ler e meditar neste livro, para aprender como se deve comportar com o cônjuge, para que o casamento seja realmente algo que traga muita felicidade a cada um. Casamento não serve só para ter filhos, como certas igrejas gostam de ensinar. Nos papelinhos da confissão, em Fátima, acho que até perguntam se as pessoas têm tido comportamentos "pecaminosos" (?) em intimidade... enfim.

Então, o Cântico indica que:

- um cônjuge deve dar atenção ao outro, dar a atenção que ele precisa. Ou seja, conhecer a outra pessoa, ouvi-la com calma, saber o que ela pensa, aquilo que precisa.

- dar Elogios sinceros à outra pessoa, valorizar a pessoa e não estar sempre a criticar o que o outro faz! Homens sempre aborrecidos conseguem irritar toda a gente e mulheres chatas são uma dor de cabeça para qualquer homem!

A Bíblia diz que o homem que ama a sua mulher está a amar o seu próprio corpo. Ora não é de estranhar que homens inseguros e com complexos de inferioridade batam das suas próprias mulheres (que eles escolheram!). Eles tratam-nas mal porque no fundo detestam-se a si mesmos.

- Gostar realmente um do outro, ter amizade à outra pessoa, ter alegria por estar com ela, sairem juntos, divertirem-se na companhia um do outro, serem criativos mesmo em intimidade.

- Renovar promessas, não pensar em divórcio porque o outro está com problemas e "já não é como era". Trabalhar o casamento, sempre com um grande amor físico e espiritual e muita alegria por gostarem um do outro.

Em ~relação às cargas eróticas de certas músicas actuais: essas músicas são assim feitas porque é isso que vende, o sexo vende e muito. A maioria das pessoas não pensa nos maridos/mulheres quando as ouve... São feitas para "espicaçar" as emoções de quem as ouve e levar essas pessoas a adultérios/fornicação.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 00:52

Quanto Às igrejas evangélicas que mandam matar, e os membros se suicidam, e as pessoas aos gritos e falam em línguas... já lhe expliquei que essas não são igrejas bíblicas! Igreja bíblia é a que segue a snormas do Evangelho e faz tudo em "ordem e decência"!

Não conheço nenhuma igreja evangélica em que as mulheres usam rendas na cabeça...

Já o convidei para assitir a um culto numa igreja baptista bíblica. "Vinde e vede".

Você fala das igrejas evangélicas bíblicas sem as conhecer e não gosta quando eu falo de igreja católica romana a qual conheço muitíssimo bem.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 21:35

Citação:
Cristo Salva
Quanto Às igrejas evangélicas que mandam matar, e os membros se suicidam, e as pessoas aos gritos e falam em línguas... já lhe expliquei que essas não são igrejas bíblicas! Igreja bíblia é a que segue a snormas do Evangelho e faz tudo em "ordem e decência"!
Não conheço nenhuma igreja evangélica em que as mulheres usam rendas na cabeça...

Já o convidei para assitir a um culto numa igreja baptista bíblica. "Vinde e vede".

Você fala das igrejas evangélicas bíblicas sem as conhecer e não gosta quando eu falo de igreja católica romana a qual conheço muitíssimo bem.

Desconheces então muito do mundo evangélico!!! Dos Adventistas, que tens a dizer??

Cumprimentos

Alpha

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 21:47

Olá, Alpha...


Paz do Senhor


Os adventistas são muito apegados ao Antigo Testamento e principalmente a guarda do sábado.

O que não gosto na igreja deles é a "profetiza", a Ellen G. White. Ela ministrou alguns ensinamentos que não há qualquer fundamento na Escritura, como por exemplo, que a marca da besta é a guarda do domingo. Eles também não acreditam em inferno, nem que o homem tenha um espírito. Também ensinam que o arcanjo Miguel é Jesus Cristo!

Mas, acredito, deveríamos voltar ao tema do tópico... Assim, com relação a esse assunto, acredito que os colegas espíritas do forum diriam: "Sim, é possível pedir, conversar com alguém que morreu."...


Na Paz


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 01/06/2009 21:49 por David_.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 22:42

Engraçado,

Conheço dois teólogos adventistas e eles não defendem nada disso! Apesar de como tu acharem que as respostas só estão na Bíblia, os diálogos com eles são profícuos.

Nem acham a Igreja o grande satã e conseguem falar de Nosso Senhor sem estarem sempre a debitar a Bíblia.

Afinal as fulanas das rendas são baptistas (isto é para a minha cara). Apanham todas o cabelo num «pucho» rendado. Qual o motivo?

Citação:
David_
acredito que os colegas espíritas do forum diriam: "Sim, é possível pedir, conversar com alguém que morreu."...

Isso, boa, Anori, Desconhecido, aqui o colega evangelista quer abrir os horizontes!

Cumprimentos

Alpha

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 23:31

Ah então o que é defendem esses seus amigos adventistas? Pois claro que falam do Senhor sem debitar a Bíblia! Se eles próprios se regem pelas visões da "profetisa" é porque não têm grande respeito pela Palavra.

Os adventistas e testemunhas de Jeová têm grande semelhanças. Mas ainda acabamos com Alpha a elogiar as testemunhas.

Quem desconhece igrejas bíblicas é você, amado Alpha. Não conheço nenhuma cristã baptista que use rendas nem andem com totiço rendados. Desculpe mas está a dizer algo que não tem qualquer sentido. Conheço várias igrejas baptistas em Portugal e em nenhuma lá vi senhoras a usarem rendas. Eu nunca usei renda nenhuma!

Voltando ao tema do thread:

quem fala com mortos pratica espiritismo, obviamente. O que é fazem as pessoas em sessões de espiritismo? Chamam parentes mortos e tentam falar com eles, para lhes perguntarem coisas. Então isso é o quê senão falar com mortos?

Quando as pessoas rezam "Santa Maria, mãe de Deus, rogai etc etc" o que é que estão a fazer senão rezar a alguém que está morto?´

Cada vez que se tenta falar a um morto está a tentar que o morto venha em espírito ter consigo e lhe responda. Ora se quer resposta, é porque quer diálogo. Se há diálogo, é porque há conversa, logo você "fala" com o morto, logo está a associar-se a espiritismo.

Rebata com argumentos, não com acusações pessoais, para que a nossa conversa (entre vivos) seja produtiva.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 00:25

Olá minha cara,

Claro que só tu é que estás certa. Já me tinha esquecido...

Moro perto duma igreja evangélica, onde as fulanas vão à missa com os cabelos presos num pucho de renda. Hoje fui ver que igreja era e é baptista. Fiquei curioso em saber porquê!

Também tenho amigos «jeovás». Mas dificilmente me verás a defender esta ou aquela confissão. Acho interessante, a forma como o evangelismo de vai dividindo, e dividindo, e dividindo, sempre em igrejas e seitas cada vez mais peculiares. Uma coisa que admiro nos evangélicos é o sentido de missão que têm. Por exemplo, os Mórmons e os Meninos de Deus, são fantásticos no sentido missionário. Vêm dos States para cá para evangelizar. Tal como os «jeovás que andam sempre dum lado para o outro. Não deixa de ser caricato que tenham tanto de espírito missionário como de falta de jeito para o fazer.

Com estes meus amigos teólogos, acho interessante que sejam capaz de usar mais formas de olhar e chegar a Deus. Não excluem a filosofia, por exemplo.


Citação:
Minha Cara
Eu nunca usei renda nenhuma!

Dito assim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Sua maluca!!!!!!!


Pronto, já me recompus....

Citação:
Minha cara
Rebata com argumentos, não com acusações pessoais, para que a nossa conversa (entre vivos) seja produtiva.

Posso ser improdutivo e rebater como me der na cabeça?? Tem muita mais piada e ajuda a limpar o espírito das agruras do dia a dia!


Então se eu rezar a Nossa Senhora estou a fazer uma sessão de espiritismo? Essa nem a Anori se tinha lembrado! Agora sou eu que te digo, usa argumentos válidos e não disparates.

Perante o que escreves, isto é o mais sério que consigo ser: quando conseguires abordar um tema que seja sem atacares a Igreja e sem escreveres disparates como este, eu terei todo o prazer em falar de Deus contigo, até lá: em que faculdade andaste? És do Norte? Gostas do Huff??

Cumprimentos

Alpha

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 00:35

Alpha, já tive o desprazer de ser abordado por protestantes e jeovás na rua. Assim que digo que sou católico, até se arregalam os olhos e me querem devorar com as suas doutrinas. lol. Houve um mês que apanhei acho que com 3 ou 4 protestantes e um jeová. Gaita...ainda se tivessem alguma caridade a falar. Mas não. Levam com cassetes a pressão e depois não sabem nada do que é realmente o espírito missionário. Espírito esse que não passa por insultar a fé dos outros e obriga-los a aderir or else...

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 00:39

Citação:
s7v7n
Alpha, já tive o desprazer de ser abordado por protestantes e jeovás na rua. Assim que digo que sou católico, até se arregalam os olhos e me querem devorar com as suas doutrinas. lol. Houve um mês que apanhei acho que com 3 ou 4 protestantes e um jeová. Gaita...ainda se tivessem alguma caridade a falar. Mas não. Levam com cassetes a pressão e depois não sabem nada do que é realmente o espírito missionário. Espírito esse que não passa por insultar a fé dos outros e obriga-los a aderir or else...

Lá está, força ir para a rua, mas sem jeito nenhum para o fazer! Lololo

Cumprimentos

Alpha

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 00:44

O último que apanhei livrei-me em 2 segundos.

"bom dia"
"bom dia"
"queremos conversar(+/- assim. Ou tem um momento...)
Eu já queimado desse mês, adivinhei logo quem vinha aí.
"São protestantes?"
"sim"
"deixe lá, ninguém é perfeito"...lol. E fui-me embora. Fui mauzinho. Mas já estava farto de ser apanhado e levar com conversas insultuosas. Além do mais estava com pressa.

E continua à espera que me provem pela bíblia que posso ver televisão e comer gelados. Se isso não estiver escrito certas pessoas não podem fazer.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 02/06/2009 00:58 por s7v7n.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 02:04

Citação:
Alpha
Moro perto duma igreja evangélica, onde as fulanas vão à missa com os cabelos presos num pucho de renda. Hoje fui ver que igreja era e é baptista. Fiquei curioso em saber porquê!

Deve ser porque nessa igreja baptista celebra-se a missa no rito tridentino. :)

Quanto ao assunto do tópico não é licito pedir algo a quem morreu, porque a comunicação com os mortos é uma prática condenada por Deus.

É irrelevante a forma como essa comunicação é feita, se à maneira espírita ou à maneira católico-romana.

Re: É bíblico pedir algo a quem morreu?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 08:52

Pois claro que não é lícito tentar entrar em comunicação com os mortos. Por isso é que os católicos não o fazem. Isso é mais coisa dos espíritas. Ainda vai chegar o dia em que algum protestante venha aqui postar orações de evocação de mortos feitas por católicos.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Página actual: 5 de 20


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.