Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 7 de 13
Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 18 de April de 2009 06:42

Ao ler tanto absurdo não sei se ria ou chorava....

Até...

Bom final de semana...

PAX DOMINI.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 19 de April de 2009 22:45

Paz do Senhor a todos...


Confesso que fiz um juízo errado sobre os colegas moderadores, ao pensar que não iriam atuar sobre algumas mensagens... Isso é muito bom, tanto para o andamento das idéias debatidas, como para se manter um clima mais amigável entre os debates... Assim, devido as intervenções do Luiz, vou permanecer mais um pouco com os colegas...

Com relação ao texto da Giovana acima, o que tenho a dizer, é que devemos ter em mente que PLACA DE IGREJA não salva ninguém. Assim, se uma Igreja evangélica tradicional como a Batista ou a Assembleia de Deus, por exemplo, passa a ensinar heresias, e se distancia totalmente dos ensinamentos bíblicos, e apostatam da fé apostólica, deixam de ser igreja de Cristo... Já a Igreja "Cristo é Show", (que não conheco, não sei o que ensina, não sei, sequer, se é evangélica) que guarda os ensinamentos dos apóstolos, e procura seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, é sim uma Igreja de JEsus Cristo!

O homem não pode ser crente na igreja... Placa de igreja não leva ninguem ao Mestre, mas unicamente a fÉ em Jesus Cristo, através da observação dos preceitos contidos na Escritura! Assim, não adianta alguém dizer que pertence a uma igreja que tem um nome bonito, tradicional, que tem grandes templos, se ela apostatou da fé genuína... Muito melhor participar da "Igreja do Messias" (sei nem se existe), que é uma igreja que não tem nome "pomposo" é uma igreja mais nova, mas que é bem mais consagrada, que segue unicamente aquilo que é ensinado pelos apóstolos de Cristo, que procura viver unicamente de acordo com a vontade do Pai... Tem nem o que pensar...

Confesso que quando conheci a Cristo, tinha um certo preconceito com determinadas igrejas que se diziam evangélicas, que eu sequer tinha ouvido falar no seu nome. Assim, uma vez fui a uma cidadezinha do interior aqui do meu estado, e lá, tinha uma igrejinha bem humilde. Se não estou enganado o nome da igreja era "IGreja de Cristo". A cidade era bem pequena, com menos de 15 mil habitantes. Nas noites das sextas eles sempre faziam virgílias... Como era sexta -feira, fui convidado a ir ao culto... E gostei muito...

A cidadezinha era cruzada por uma estrada estadual que a ligava a outras cidades.. Nós atravessávamos essa pista e íamos no meio do mato, acredito que cerca de 1 km... AO chegar num determinado lugar, haviam alguns gravetos e galhos secos de árvores juntos, juntados pelo pastor durante o dia, para fazer uma fogueira a noite, pois além de clarear nos manteria aquecidos, pois fazia muito frio... GOstei muito do culto... Alguns irmãos levaram violão, lemos e meditamos num texto da Palavra e oramos ao Senhor ali. Senti que o Senhor estava ali e presente e foi edificante aquele culto...

Assim, colegas, quem define se uma igreja é ou não de Cristo, não é SEU NOME! O que define se uma igreja é ou não de Cristo, é se ela segue Seus ensinamentos contidos na Escritura. E é nessas, que seguem os ensinamentos escriturísticos, que o cristão, que ama a Cristo, deve procurar congregar e deve fugir daquelas que se afastaram, que apostataram do genuíno ensino apostólico... No entanto, é certo que há muitos exageros. Não vejo porque motivo alguém iria nomear uma igreja de "Igreja do Cuspe de Cristo". Talvez alguém tenha tido a idéia de lembrar e comemorar a cura do cego, em que Jesus cuspiu ao chão, fez lama, e passou no olho do cego, que voltou a enxergar.

A IGreja de Cristo é aquela que segue seus ensinamentos. Não importa se ela tenha o nome de Igreja Batista, Igreja Assembleia de Deus, Igreja "Jesus é o Caminho" (sei nem se existe essa) ou Igreja Católica... O que importa, e é isso que vai dizer se a igreja é REALMENTE de Cristo ou não, é se ela segue unicamente os ensinamentos do Mestre, contidos na Escrituras Sagradas...

QUe o Senhor continue a nos abençoar


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 19/04/2009 22:50 por David_.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 20 de April de 2009 00:49

Salve Maria!

E que a Paz do Senhor Jesus Cristo esteja entre nós e em nós!

Confesso que de início eu ri muito destas inúmeras denominações "ditas" cristãs,

porém à noite em minhas orações Jesus mostrou-me seu Corpo Místico, onde Ele é

a Cabeça, vi seu Corpo dilacerado, esmagado e novamente crucificado... e o que antes

fez com que eu desse muitas risadas me entristeceu, e sinceramente até me

arrependio de ter postado o que fiz acima.

Quanto a Igreja de Cristo ela é a CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA; mesmo com tantas

fraquezas, tantas limitações e tudo mais... mas este fato em nada me "tranquili-

za, pois a quem muito é dado, muito será cobrado!


Esta resposta não é para discutir como surgiu a Igreja Católica, pois eu já

sei... aos pés da Cruz, com o Sangue e a Água que jorrou do Sagrado Coração

de Cristo.... estou apenas me retratando diante ao próprio Cristo, por

rir e achar graça em ver seu povo dividido e assim não realizando a Santa

Vontade do Pai, EM SERMOS UM COMO ELES SÃO UM!


Só isto!

PERDÃO MEU DEUS POR SER TÃO IMPIEDOSA!



A todos uma excelente semana.

PAX DOMINI.



Editado 1 vezes. Última edição em 20/04/2009 00:51 por Giovana.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 20 de April de 2009 02:12

Salve Maria!

E que a Paz do Senhor Jesus Cristo esteja entre nós e em nós!


Oi Giovana... Paz do Senhor...


Confesso que de início eu ri muito destas inúmeras denominações "ditas" cristãs,


Eu também ri muito... Ainda acho muito engraçado quando vejo algo assim, pois chega a chamar a atenção. Não entendo porque nomes tão exóticos, tão diferentes...

porém à noite em minhas orações Jesus mostrou-me seu Corpo Místico, onde Ele é a Cabeça, vi seu Corpo dilacerado, esmagado e novamente crucificado...

O Jesus que o cristão deve ter em seu coração é o Jesus ressurreto, O Jesus Todo Poderoso, pois é assim que Ele É! O Jesus fraco, que cansava e tinha necessidades morreu há mais de 2 mil anos, não existe mais! A esperança do crente é de um dia encontrar o Jesus ressurreto, de vê-lO face a face, e poder ajoelhar-se aos Seus Pés, e agradecer por tão grande amor!

e o que antes fez com que eu desse muitas risadas me entristeceu, e sinceramente até me arrependio de ter postado o que fiz acima.


Não sei se todas essas igrejas são evangélicas. O grande problema é que as pessoas não conseguem diferenciar um testemunha de Jeová de um evangélico e, assim, tudo de diferente que aparece e que tem em seu representante alguém que se denomina pastor, é taxado como sendo evangélico.

Não conheço a grande maioria das igrejas citadas por você, por isso não posso dizer que se trata de igrejas evangélicas. Para ser igreja evangélica, tem de ter uma caraterística bem marcante que, acredito, já notaram em mim... Ou seja, aquilo que chamam de princípio "SOLA SCRIPTURA". Assim, se qualquer dessas igrejas adota esse princípio, de que só é verdadeiro, só é autêntico, só é correto aquilo que é ensinado pelos apóstolos, através dos registros das Escritura Sagradas, ela pode sim, ser chamada evangélica. Porém se ela tem tradições, costumes e dogmas com valores iguais aos ensinamentos escrituristicos, ela pode ser tudo, menos uma igreja evangélica.

Quanto a Igreja de Cristo ela é a CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA; mesmo com tantas fraquezas, tantas limitações e tudo mais... mas este fato em nada me "tranquiliza, pois a quem muito é dado, muito será cobrado!

QUem diz se uma igreja é de Cristo ou não, são seus ensinamentos. Se eles são baseados apenas na Escritura SAgrada, se trata de uma Igreja de Jesus Cristo. Porém, se é baseado em ensinamentos de homens, que são colocados como princípios de igual valor aos ensinamentos de Jesus, ela é tudo, menos igreja de Cristo!

A IGreja de Cristo tem prazer em procurar conhecer os ensinamentos do Mestre. E esses ensinamentos estão registrados na Escritura. É lá que conhecemos a VIda de Jesus, o que ensinou e como viveu.

Esta resposta não é para discutir como surgiu a Igreja Católica, pois eu já sei... aos pés da Cruz, com o Sangue e a Água que jorrou do Sagrado Coração de Cristo.... estou apenas me retratando diante ao próprio Cristo, por rir e achar graça em ver seu povo dividido e assim não realizando a Santa Vontade do Pai, EM SERMOS UM COMO ELES SÃO UM!

A IGreja de ROma surgiu na época apostólica. Não há qualquer dúvida sobre isso, principalmente porque vemos, inclusive, nas Escrituras. Assim, ela, assim como a igreja de Éfeso, como a de Tessalônica faziam parte daquilo que chamamos de Igreja Primitiva. Porém há um abismo enorme de diferenças entre essa igreja de Roma, da época apostólica, e a igreja católica de hoje. QUem diz isso não sou eu, é a Escritura Sagrada!

Com relação a separação que houve, foi providência de Deus. A igreja estava vendendo salvação e havia se afastado completamente do Caminho. Então a separação não foi algo ruim.


PERDÃO MEU DEUS POR SER TÃO IMPIEDOSA!

Não houve nenhum erro, nenhuma impiedade, GIovana... Seu texto é totalmente baseado na crença de que a salvação, o caminho certo está, independentemente de qualquer coisa, em determinada placa de igreja, e isso é ERRADO. O Caminho, a Verdade, e a Salvação são conhecidos quando lemos a Escritura Sagrada!

Assim, não é placa de igreja... Pois não importa se determinada igreja tem seu nome pintado em ouro. Não importa se ela tem bancos de platina ou outro metal... Não importa se ela tem templos grandiosos e bonitos, se o seu conteúdo não é bíblico! Pois o importante de uma igreja que se diz de Cristo, é seu ensinamento. Se ele não é centrado somente nos ensinamentos de Jesus, de nada vale toda a pompa, pois Jesus é a Meta!

Assim, quem define se determinada igreja é ou não de Cristo, são seus próprios ensinamentos! Se os ensinamentos são de Cristo, são aqueles que os apóstolso registraram na Escritura, a Igreja é de Cristo. Se não são, a igreja pode ser de "Noca" ou de qualquer outro, menos de Jesus.


Que o Senhor continue a nos abençoar


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 8 vezes. Última edição em 20/04/2009 02:29 por David_.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 20 de April de 2009 21:13

Citação:
David_
Assim, se qualquer dessas igrejas adota esse princípio, de que só é verdadeiro, só é autêntico, só é correto aquilo que é ensinado pelos apóstolos, através dos registros das Escritura Sagradas, ela pode sim, ser chamada evangélica. Porém se ela tem tradições, costumes e dogmas com valores iguais aos ensinamentos escrituristicos, ela pode ser tudo, menos uma igreja evangélica.

O que vc não vê, talvez porque não consegue, talvez porque não quer, é que tb vc tem "tradições, costumes e dogmas" com "valores iguais" (mesmo maiores) que os "ensinamentos escrituristicos". (Apenas para usar linguagem sua, pois eu colocaria/coloquei entre aspas! Entenda se quiser.)

Isso é fato! É com base nas suas "tradições, costumes e dogmas" que vc interpreta a Bíblia, e sem elas nem conseguiria entender nada do texto. É provável que isso te cause repulsa, mas é assim com todo ser humano. É simplesmente impossível uma forma de interpretação diferente, e tivesse vc algum conhecimento de hermenêutica entenderia isso. Quando (e se) aprender isso, vai descobrir que o evangelho é muito mais rico do que hj te parece. Um dia, quando (e se) aprender, talvez vc se torne mais compreensivo com os outros (e consigo mesmo), tenha mais compaixão e seja menos pronto para condenar as pessoas. Deixe esse trabalho para quem pode (Rom 14,4). Vai amar muito mais a Cristo do que ama hj, e talvez contagie as pessoas com esse amor, ao invés de afastá-las.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 21 de April de 2009 17:55

Caríssimo David,

Salve a Virgem Maria! E que a Paz que vem do Ressuscitado esteja entre nós!


" O Jesus fraco, que cansava e tinha necessidades morreu há mais de 2 mil anos,

não existe mais!"(frase que vc digitou acima!).


Existe sim, ressuscitado!

Verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, tanto foi que ressuscitou em seu Corpo

Humano, porém GLORIOSO! Como um dia acontecerá conosco!

Corpo Glorioso e Chagado, pois Ele mesmo pediu a Tomé e tocasse sua Chaga para

que cresse!

Sua Paixão foi perfeita e nenhum outro sacrifício nos daria a redenção plena,

isto é fato! Porém em Colossenses 1,24 Paulo afirma "o que falta às tribulações

de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja"; então quando

ri de todos estes títulos não me vi como Paulo somando à Igreja de Cristo e sim

FLAGELANDO-O NOVAMENTE... não sei se vc consegue me entender, porque mesmo

achando-o muitíssimo inteligente, percebo que até por zelo no que vc crê, vc

não se abre a tentar entender os que pesam diferente de vc; observando bem que

entender não quer dizer concordar com a mesma idéia!

Eu entendo sua fé, entendo até as coisas que eu leio de sua parte e me incomodam

mas isto não quer dizer que eu concorde e pactue com elas... isto foi um

exemplo. Então por isto questionei se vc entenderia o que escrevi acima sobre o

"flagelar" o Cristo novamente.


Termino com Colossenses mesmo, um pouco adiante "Pois nele habita corporalmente

toda a plenitude da divindade" Col 2,9 ;isto sem nenhuma exceção, ou seja, seja

Ele como verdadeiro Deus e verdadeiro homem a 2 mil anos atrás, ou ressuscitado

em seu Corpo Humano Glorioso no meio de nós como hoje!

Novamente me questiono se vc consegue me entender...???

Acho que já deu para perceber que não sou fã de discussões sobre o que fulano

ou beltrano acha ou deixa de achar sobre a IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA;

como já percebi que vc sempre quer ser aquele que dá a última palavra, vc pode

até fazê-lo, mas não irei tornar a responder... não por falta de argumentos e

sim porque com certeza discussões tiram a PAX DOMINI, a PAZ do SENHOR de nossos

corações!


E afirmo sim que naquele infeliz post que coloquei acima com todas aquelas

denominações fui impiedosa e novamente crucifiquei o meu Senhor e Salvador! já

tentei apagá-lo e não consegui, quem souber fazê-lo sinta-se a vontade.



Giovana.

PAX DOMINI.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 22 de April de 2009 14:24

Citação:
Giovana
Caríssimo David,
Salve a Virgem Maria! E que a Paz que vem do Ressuscitado esteja entre nós!


Paz do Senhor JESUS CRISTO...

Citação:
" O Jesus fraco, que cansava e tinha necessidades morreu há mais de 2 mil anos,

não existe mais!"(frase que vc digitou acima!).


Existe sim, ressuscitado!

O Jesus ressuscitado é completamente diferente daquele que havia morrido. Ele mesmo disse isso ao ressuscitar, a Maria MAdalena "Tenho todo poder no céu e na terra"... O JEsus de hoje não cansa, não tem sono. O JEsus ressurreto é Todo Poderoso, enaquanto que O Jesus de 2 mil anos atrás havia se esvaziado de todo o seu poder.

Filipensses 2:7-8
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz


Esse, acima, era o Jesus de 2 mil anos atrás... Esse abaixo é o ressurreto.


Apocalipse 1:12

E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;
E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
14 E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
15 E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.
16 E ele tinha na sua destra sete estrelas... e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.

17 E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

19 Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;


A impressão do Jesus ressurreto era de tanto poder que João teve medo e caiu no chão , fingindo-se morto... É o Jesus ressurreto que o cristão irá ver um dia, face a face...

Apocalipse 19:11-14,16
E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça.
E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.


Esse é o Jesus ressurreto, que é muito diferente do Jesus humano que havia se esvaziado do seu poder. Veja a profecia sobre a aparência do Jesus de 2 mil anos atrás...

Isaias 53:2-7
2 Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.


Já vi várias vezes o culto ao "Senhor morto"... É algo muito triste, principalmente porque Ele não está morto! ELe está VIVO e com todo Seu poder! Não está mais na cruz, mas ressuscitou há mais de 2 mil anos! JEsus não é mais aquele ser frágil, que cansava, sentia dores e necessidades. Ele não é mais aquele Ser esquelético, sofrível que é sempre visto na cruz, através das imagens católicas... A cruz está vazia, o sepulcro está vazio... Pensem, meditem e saibam, em seus corações, que Ele está vivo. Devemos agradecê-lO por seu amor e por dar-nos a Sua VIda para que pudéssemos ter a oportunidade de sermos chamados novamente filhos de Deus, àqueles que crêem em seu Nome!

Citação:
Verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, tanto foi que ressuscitou em seu Corpo Humano, porém GLORIOSO! Como um dia acontecerá conosco!

É verdade... O cristão, servo de Jesus, um dia terá o corpo incorruptível, que não mais adoece, que não envelhece, que não peca...

Citação:
Corpo Glorioso e Chagado, pois Ele mesmo pediu a Tomé e tocasse sua Chaga para que cresse!

QUando da ressurreição, o homem não terá mais marcas que possui nessa vida. Ou seja, se alguém perdeu um braço, terá um novo corpo perfeito, que não falta nenhum membro... Se era aleijado, terá também o corpo perfeito, e não terá deficiência. Jesus manteve as marcas, para que saibamos, todos os seus servos, que Ele pagou o preço. Não são chagas, pois esse termo dá uma idéia de doença, de feridas ainda não cicatrizadas, mas são MARCAS do preço pago por todo aquele que crê!

Citação:
Sua Paixão foi perfeita e nenhum outro sacrifício nos daria a redenção plena, isto é fato! Porém em Colossenses 1,24 Paulo afirma "o que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja";

Você se refere a esta passagem abaixo:

Col 1:24
Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;


Paulo não diz que tenta se sacrificar para obter salvação, pois esta, lemos por toda a Escritura, inclusive escritos do próprio Paulo, que é uma dádiva imerecida. Ela não se conquista com obras, com sacrifício ou ato flagelos... Todo cristão, quando sofre alguma perseguição, ou sofre algo, devido a fé que professa, diz que está sofrendo por Cristo. Assim, se algum cristão que more no Irã, é perseguido e preso, porque estava a organizar uma igreja ali, pode dizer da mesma maneria, inclusive usando as mesmas palavras do apóstolo Paulo... O apóstolo falara desta forma devido a perseguição que sofreu dos judeus, que sempre o acusava perante o império romano, de espalhar a "heresia" de Jesus...


Citação:
então quando ri de todos estes títulos não me vi como Paulo somando à Igreja de Cristo e sim FLAGELANDO-O NOVAMENTE...

Jesus Cristo está vivo, Giovana... A Igreja é o Corpo de Cristo, apenas simbolicamente e não literalmente! Jesus é Todo Poderoso e voltará, um dia, para buscar a sua igreja, a quem a Escritura também chama, simbolicamente, de noiva...

COmo já disse, seu texto é baseado na crença de que a salvação está na placa de determinada igreja independentemente de qualquer coisa, independentemente do que ela ensine, como se a salvação pertencesse a igreja, e ela pudesse dar a quem quiser... Ora, isso é heresia pura! A salvação pertence a Jesus Cristo e não a placa de igreja! A salvação é concedida mediante a fé no Messias de Deus.

A igreja de Cristo é aquela que segue seus ensinamentos. Se ela apostata, se desvia desses ensinamentos, o “candeeiro” é retirado dela, e ela não é mais Igreja de Cristo! Assim, toda igreja que procura seguir os ensinamentos do Mestre, registrado na Escritura, é sim, Igreja de Cristo... Pode ser a “Igreja do Messias”, ou a “Igreja Jesus é o Caminho” (Sei nem se existe essas...). Quem define se uma igreja é de Cristo ou não, não é sua placa, não é seu nome, mas seus ENSINAMENTOS!

Citação:
percebo que até por zelo no que vc crê, vc não se abre a tentar entender os que pesam diferente de vc; observando bem que entender não quer dizer concordar com a mesma idéia!

O cristão deve procurar basear seus princípios de acordo com os princípios de Jesus Cristo e de seus apóstolos, Giovana. Não é lógico, nem prudente, pensar diferentemente do que eles pensaram e ensinaram. Foi por esse motivo que a história e os ensinamentos cristãos foram escritos na Escritura Sagrada. Para que pessoas como eu e você, pudéssemos ter a oportunidade de lê-los, avaliá-los e aceitá-lo ou rejeitá-los!

Citação:
Eu entendo sua fé, entendo até as coisas que eu leio de sua parte e me incomodam mas isto não quer dizer que eu concorde e pactue com elas...

Para mim, só é correto aquilo que foi ensinado por Jesus Cristo e seus apóstolos, através dos registros das Escrituras Sagradas. É desta que o cristão deve retirar sua definição do que é “certo” e do que é “errado”. Pois Deus é Santo, e é nas Escrituras Sagradas que seus padrões estão escritos, para ser seguido por todo aquele que verdadeiramente O ama.

Citação:
Então por isto questionei se vc entenderia o que escrevi acima sobre o "flagelar" o Cristo novamente.

Jesus é Deus. Ele é adorado de dia e de noite pelos anjos no céu... Ninguém conseguiria impor flagelo ou castigo a Ele nos dias de hoje, pois é Deus e quando vir, virá como Deus!

Citação:
Termino com Colossenses mesmo, um pouco adiante "Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" Col 2,9 ;isto sem nenhuma exceção, ou seja, seja Ele como verdadeiro Deus e verdadeiro homem a 2 mil anos atrás, ou ressuscitado em seu Corpo Humano Glorioso no meio de nós como hoje!

É verdade, Jesus nunca deixou de ser Deus. No entanto, quando estve aqui há 2 mil anos atrás, Ele havia se esvaziado de todo o seu poder, para assumir a forma de homem. Esta é a diferença entre o Jesus de antes e após a ressurreição. O Segundo era Todo Poderoso, não estava mais esvaziado do poder!

Citação:
Novamente me questiono se vc consegue me entender...???

Eu entendi seu texto, Giovana...

Citação:
Acho que já deu para perceber que não sou fã de discussões sobre o que fulano
ou beltrano acha ou deixa de achar sobre a IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA;

Estamos num fórum de debates, amada... Acredito que qualquer idéia possa ser debatida. Seja ela da Igreja Católica, seja ela da Igreja Batista, seja ela da Universal do Reino de Deus ou qualquer outra igreja que se diga CRISTÃ! O Fórum serve para isso. Para avaliarmos, a luz das Escrituras, os ensinamentos ministrados pelas igrejas que se dizem cristãs! Pois se esses ensinamentos não são bíblicos e contrariam o que está escrito nas Escrituras Sagradas, essa igreja pode ser tudo, menos igreja de Cristo.

Citação:
como já percebi que vc sempre quer ser aquele que dá a última palavra, vc pode até fazê-lo, mas não irei tornar a responder... não por falta de argumentos e sim porque com certeza discussões tiram a PAX DOMINI, a PAZ do SENHOR de nossos corações!

Enquanto há palavras a ser dita e colocações ainda não feitas, um novo texto sempre poderá ser proveitoso... Porém quando não há mais novos elementos, diferente dos já ditos, não mais participo com novas mensagens. E assim tenho agido em alguns tópicos...

Citação:
E afirmo sim que naquele infeliz post que coloquei acima com todas aquelas denominações fui impiedosa e novamente crucifiquei o meu Senhor e Salvador!

O seu texto foi excelente, colega... Principalmente porque pudemos abordar um assunto que ainda não havia sido abordado. Ou seja, quem é Igreja de Cristo? A Igreja de Cristo se diferencia pelo seu nome, pelos seus templos, pelos seus bancos, ou pelos ensinamentos ministrados? Cabe a cada um meditar nisso e tirar sua própria conclusão.

Citação:
Já tentei apagá-lo e não consegui, quem souber fazê-lo sinta-se a vontade.

O texto foi muito bom. Não há motivo para deletá-lo.


Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 22/04/2009 14:35 por David_.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 22 de April de 2009 23:56

Salve Maria!

Acho incrível como vc caríssimo David não consegue deixar de SEMPRE dar a última

palavra. Vc bem sabe que todos seus argumentos para o verdadeiro Católico

Apostólico Romano (desculpe a franqueza) são palavras vindas da divisão. Creio

que vc tenha noção disso.

Que tal exercitar a humildade? ah? Vc deixou seu recado acima, vamos ver se

consegue não responder a este meu post. Exercício de humildade e silêncio,

além humildade, silêncio e oração (oração por todos os cristãos católicos e os

separados).

Como para bom entendedor ponto é frase:

"Quanto a nós, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura

para os gentios. Mas para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos,

Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus."I Cor 1,23-24



Fiquemos na Paz do Senhor!

Eu sei que é duro calar-se, mas é assim que buscamos a humildade... porque

parlare, parlare, parlare envaidece!


PAX DOMINI.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 23 de April de 2009 00:00

AH....

E se pareci grosseira acima peço perdão, e o convite ao silêncio e a humildade

oração, CLARO, que se estende a mim também.

ok?!


PAX DOMINI

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de April de 2009 00:16

Caros amigos.

Há um aspecto que concordo com o David, quando ele fala que nós católicos continuamos a ter Jesus pregado na cruz. Não é por acaso que frequentemente nos acusam de andarmos com cara de Sexta-feira Santa. O crucifixo com Jesus na cruz é mais uma prova disso.

Não podemos esquecer que somos cristãos não por Jesus ter morrido na cruz, mas por ter morrido e ressuscitado! A Ressurreição é o facto que faz de nós cristãos. Por isso não gostei do filme "A Paixão" de Mel Gibson porque ele não se focou no essencial - a Ressurreição. Qualquer pessoa acredita que Jesus morreu. O que faz de nós cristãos é acreditarmos que Ele ressuscitou!

Porém, discordo por completo com o David quando ele diz "O Jesus ressuscitado é completamente diferente daquele que havia morrido." Ora, só existe um único Jesus Cristo! O que viveu, morreu, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia é exactamente o mesmo. Não existem dois Jesus Cristo!

Além disso, parece-me que o David acredita na ressurreição do corpo físico, ao dizer "QUando da ressurreição, o homem não terá mais marcas que possui nessa vida. Ou seja, se alguém perdeu um braço, terá um novo corpo perfeito, que não falta nenhum membro...". Terei percebido bem? É porque (e aqui falo só por mim, porque não estou com tempo para ir procurar para confirmar...) na nossa ressurreição, não é o corpo físico que sai do caixão e "voa" para o céu, ou viverá na Terra sem doenças como acreditam as Testemunhas de Jeová.

Por falar nisso, não se faça confusões entre Igrejas Cristãs e Igrejas que referem Cristo. Os muçulmanos falam de Cristo e não são cristãos. As Testemunhas de Jeová e Mormóns (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) NÃO SÃO cristãos! É preciso aceitar o Credo de Niceia-Constantinopla ou Símbolo dos Apóstolos e estas duas não aceitam. IURD também não é Igreja Cristã.

É comummente aceite que para se considerar uma Igreja Cristã esta tem de pertencer à Conselho Mundial de Igrejas. Muitas (senão todas) as Igrejas que constam da lista que a Giovana colocou aqui, não fazem parte deste Conselho de Igrejas.

Obrigado,
Luís Gonzaga

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 23 de April de 2009 01:31

Salve Maria!

Caríssimo Luís Gonzaga, nós Católicos amamos e servimos e desejamos em tudo asse

melhar-mos com Cristo desde o ventre da Santíssima Virgem; na Sexta-feira Santa

Adoramos o lenho onde o Cristo foi crucificado e derramou seu Santo Sangue; e

por mais que te assuste é uma ADORAÇÃO À IMOLAÇÃO DO cRISTO JESUS!

E vivemos o Cristo ressuscitado e Vivíssimo entre nós na Sagrada Eucaristia!

O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU! ALIMENTO PARA NOSSA ALMA! Em toda Santa Missa é

um "atualizar" (para vc entender) de toda nossa redenção: encarnação,

crucificação, morte e RESSURREIÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO! E TAMBÉM

CLAMAMOS "VEM SENHOR JESUS" onde esperamos sua volta!

Então recordo que Sexta-feira Santa é somente um dia e as Santas Missas são

diárias e Cristo "Corpo, Sangue, Alma e Divindade" estão lá presentes na

Eucaristia!


Nós no céu não teremos mais marcas dos frutos de nossos pecados, sim, nós

estaremos perfeitos, pois fomos restaurados e então seremos santos(alvos,

puros) diante de Deus.... Porém o Cristo Ressuscitado manteve os sinais de

suas Santas Chagas (digo santas pois Ele não tinha pecado algum e sim

assumiu os nossos) tanto foi que é só ler o episódio de Tomé e isto é

bíblico.


Adoramos o Senhor em todos os momentos de sua Vida Encarnada entre nós e

isto não está errado, pois em nenhum momento Cristo disse o contrário! O

Sinal do Cristão é a Santa Cruz, pois foi nela com ELE pregado, morto,

massacrado por puro amor por nós que e o inimigo (demônio) foi vencido,

derrotado! É uma visão terrível, mas que deve ser examinada, contemplada

para que tomemos horror ao pecado! TENHO PARA MIM CERTAS RESSALVAS DE QUEM

NÃO SUPORTA VÊ-LO NA CRUZ... PORQUE SATANÁS TAMBÉM ODIOU ESTA VISÃO!

Claro que se ELE não tivesse ressuscitado toda nossa fé seria vã, isto diz

a Sagrada Palavra... e nós O ADORAMOS VIVO NO MEIO DE NÓS! VIVO NA SANTA

EUCARISTIA! VIVO E ATUANTE E ENVIANDO O SANTO ESPÍRITO PARA INFLAMAR EM

NÓS OS CARISMAS QUE SÃO FONTE DE SANTIFICAÇÃO!



Somente respondi seu post Luís Gonzaga porque entendi ser vc Católico, pois

caso não o fosse não entraria em méritos que não são para serem discutidos

e sim VIVIDOS!


PAX DOMINI.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 23 de April de 2009 02:00

"Rechaçar a Cruz de Cristo é

rechaçar o símbolo da Redenção e da esperança dos cristãos; afinal se por seu

Santo Sangue e suas Santas Chagas fomos salvos e a Cruz antes sinal de

maldição, lavada pelo Sangue de Cristo torna-se entre os cristãos SINAL DE

VITÓRIA! A MORTE NÃO O SEGUROU, RESSUSCITOU, ALELUIA! MAS A VERDADE SEJA SEMPRE

DITA FOI PREGADO NA CRUZ E DILACERADO NELA QUE FOMOS SALVOS, e é isto que nós

Cristãos Católicos fazemos questão de não esquecer e exaltar o SACRIFÍCIO DA

CRUZ! E QUE O MUNDO VEJA: ASSIM MORREU NOSSO SENHOR JESUS CRISTO POR NÓS!"



D. Estevão Bettencourt, osb.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 23 de April de 2009 02:11

"ECCLESIA DE EUCHARISTIA"



A centralidade da Eucaristia na vida da Igreja




"2. "A Igreja vive da Eucaristia"

A centralidade do sacramento eucarístico na vida da Comunidade eclesial, que é, como se disse, a ideia-chave da Eucaristia, exprime-se, em primeiro lugar, no facto inegável de que "a Igreja vive da Eucaristia" (n. 1). É mais significativo do que nunca que estas sejam as primeiras palavras do texto que, além disso, constituem o próprio título do documento. E esta afirmação é retomada também mais tarde: "A Igreja vive de Jesus eucarístico, por Ele é nutrida e por Ele é iluminada" (n. 6; cf. n. 7).

A Eucaristia de que fala a Ecclesia de Eucharistia é, obviamente, considerada nos seus dois aspectos fundamentais de sacrifício e de convite que, de resto, são absolutamente inseparáveis, porque pertencem à própria natureza da Eucaristia. Ela é um sacrifício convival ou, se preferirmos, um convite sacrifical. Por sua natureza, a Eucaristia é Ceia e Cruz, Mesa e Altar. Altar que é Mesa, Mesa que é Altar. Separar estes dois elementos, para ignorar ou subestimar um ou outro, seria deformar completamente o Mistério eucarístico. O Catecismo da Igreja Católica recorda-no-lo, quando diz: "A Missa é, ao mesmo tempo e inseparavelmente, o memorial sacrifical em que se perpetuam o sacrifício da Cruz e o banquete sagrado da Comunhão, no Corpo e Sangue do Senhor" (C.I.C., n. 1382). É o que afirma também o Papa, na Encíclica, quando observa que Jesus "não se limitou a afirmar que o que lhes dava de comer e de beber era o seu corpo e o seu sangue, mas exprimiu também o seu valor sacrifical, tornando sacramentalmente presente o seu sacrifício que, algumas horas depois [da Ceia], realizaria na cruz, pela salvação de todos" (n. 12).

A Eucaristia, sacrifício e convite, é o que de mais precioso a Igreja pode ter no seu caminho como peregrina no tempo e na história; é a dádiva mais inestimável, "dom por excelência, porque dom dele mesmo [do Senhor], da sua Pessoa na humanidade sagrada e também da sua obra de salvação" (n. 11), porque é "fonte e ápice da vida cristã" (Lumen gentium, 11; cf. Ecclesia de Eucharistia, 1).

Com efeito, a Eucaristia é o manancial de todas as graças concedidas por Deus. É verdade que todos os sacramentos, como actos de culto santificadores de Cristo e da Igreja, são fontes inesgotáveis de graça para quantos se aproximam dela com fé. Mas é também verdade que a Eucaristia é a fonte de toda a graça, uma vez que cada graça, na presente economia da salvação, tem sempre uma relação explícita ou implícita com a Eucaristia. É o que diz expressamente São Tomás de Aquino, o maior teólogo e apaixonado cantor de Jesus eucarístico: (cf. Ecclesia de Eucharistia, 62): "Nec aliquis habet gratiam ante susceptionem huius sacramenti nisi ex aliquali voto ipsius" (Summ. Theol., III, q. 79, a. 1., ad 1). Este voto está contido na recepção dos outros sacramentos, que estão orientados para a Eucaristia como para a sua finalidade. Portanto, na actual economia da salvação, pode dizer-se que cada graça é cristã, sacramental e eucarística, enquanto tem uma relação, pelo menos implícita, com Cristo, com os sacramentos e com a Eucaristia, verdadeiro centro de gravitação do novo Povo messiânico.

E a Eucaristia é a fonte de toda a graça, porque nela "está contido todo o bem espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa e Pão vivo que, por sua carne e sob a acção do Espírito Santo, dá vida aos homens" (Presbiterorum ordinis, 5; Ecclesia de Eucharistia, 1). Ou seja, Aquele que é o próprio autor da graça; Aquele que é "cheio de amor e de fidelidade" (Jo 1, 14); em síntese, Aquele que é a graça fontal."

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 23 de April de 2009 02:15

Salve Maria!

Espero de alguma forma ter vindo acrescentar a vc caríssimo Luís Gonzaga, pois

com muito carinho postei estas informações acima e espero que vc possa

amar a cada dia mais sua Igreja.

No mais fique sob as Bençãos de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.


PAX DOMINI.

Giovana

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 23 de April de 2009 13:48

Citação:
Luis Gonzaga
Porém, discordo por completo com o David quando ele diz "O Jesus ressuscitado é completamente diferente daquele que havia morrido." Ora, só existe um único Jesus Cristo! O que viveu, morreu, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia é exactamente o mesmo. Não existem dois Jesus Cristo!

Oi Luiz, Paz do Senhor para ti...


É verdade... Existe apenas um Jesus Cristo. No entanto quando disse que o Jesus ressurreto seria completamente diferente, estava a me referir ao fato de esse estar com todo o poder.

Mat 28:18
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.


Essa frase acima, Jesus só pronunciou após ressuscitar.

O Jesus ressurreto é aquele que o rosto brilha como o sol... Seus olhos, são registrados pelo apóstolos, como que sendo de fogo, de onde ninguém consegue esconder segredo algum... Enquanto há vida no corpo, o homem poderá recorrer ao Sacrifício do Calvário, de 2 mil anos atrás, para ter seus pecados perdoados, e terá em Jesus um Advogado! Mas ao morrer, distante dEle, o homem enfrentará um "Jesus" Juiz, que julgará segundo a Sua Palavra!


Citação:
Além disso, parece-me que o David acredita na ressurreição do corpo físico, ao dizer "QUando da ressurreição, o homem não terá mais marcas que possui nessa vida. Ou seja, se alguém perdeu um braço, terá um novo corpo perfeito, que não falta nenhum membro...". Terei percebido bem? É porque (e aqui falo só por mim, porque não estou com tempo para ir procurar para confirmar...) na nossa ressurreição, não é o corpo físico que sai do caixão e "voa" para o céu, ou viverá na Terra sem doenças como acreditam as Testemunhas de Jeová.

Creio na ressurreição da carne, Luiz. Não consigo enxergar base bíblica para uma ressurreição diferente. O cristão não pode ressuscitar espírito, pois será nos mesmos moldes da ressurreição de Jesus. ELe foi taxativo e direto:

Luc 24:39
Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.


A passagem acima só nos leva a uma conclusão: Jesus tinha um Corpo físico, palpável, assim como o que eu tenho e o que tens... Era, inclusive, o mesmo Corpo que Ele havia morrido, tanto isso é verdade, que Ele fez questão de mostrar as marcas da crucificação. Ele fez questão de mostrar que nao era espírito, e para isso disse: "um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.". Assim acreditar diferente, é imaginar que, de alguma forma Ele enganou os apóstolos... Seria bom, se o colega se interessasse nesse assunto, podermos falar sobre ele no tópico "Ressurreição da carne ou do espírito?".


Citação:
Por falar nisso, não se faça confusões entre Igrejas Cristãs e Igrejas que referem Cristo. Os muçulmanos falam de Cristo e não são cristãos. As Testemunhas de Jeová e Mormóns (Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) NÃO SÃO cristãos! É preciso aceitar o Credo de Niceia-Constantinopla ou Símbolo dos Apóstolos e estas duas não aceitam. IURD também não é Igreja Cristã.

Igreja cristã é toda aquela que se baseia na Escritura, para ministrar seus ensinamentos... Não importa o nome que ela adote. Logicamente que os mórmons não são cristãos, visto que tem sua bíblia própria, e que, inclusive, possuo uma cópia aqui em casa...

Eu também nao consigo enxergar que aqueles que não conseguem entender a Trindade, não sejam cristãos. E me refiro aqui unicamente aqueles que não duvidam da Divindade de Jesus Cristo... Existem aqueles que dizem que Jesus, o Espírito Santo e o Pai, é Deus. Só que não seriam Três Pessoas que existem em Um. Para estes o Filho e o Espírito Santo seriam uma forma de Deus, o Pai, agir. Estas pessoas possuem fé em Jesus Cristo... Acreditam na Sua Palavra. Identificam no Filho o Deus Criador. Sabem que precisam reconhecer a posição de pecador e aceitar a Jesus Cristo, para serem salvos... Não vejo motivo para não vê-los como cristãos, apenas porque não conseguem entender, enxergar que Jesus não é o Pai nem é o Espírito...

Citação:
É comummente aceite que para se considerar uma Igreja Cristã esta tem de pertencer à Conselho Mundial de Igrejas. Muitas (senão todas) as Igrejas que constam da lista que a Giovana colocou aqui, não fazem parte deste Conselho de Igrejas.

QUem diz se a igreja é de Jesus Cristo, é o seu ensinamento, que deve ser o mesmo ministrado pelos apóstolos... Não é através de tratados, de credos ou associações, mas unicamente através da análise dos seus ensinamentos.

O Conselho Mundial de IGrejas tem uma finalidade ecumênica [pt.wikipedia.org] . E não enxergo no ecumenismo algo bom, pois ele visa fazer do cristão "amiguinho" daquele que trilha um caminho não bíblico, que não é de acordo com os ensinos de Jesus. o Ecumenismo só poderia haver entre duas igrejas de Cristo, que seguem a Seus ensinamentos. Um link que mostra, mais ou menos, o que acho sobre o Conselho Mundial de Igrejas: [www.cacp.org.br]

Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 23/04/2009 13:50 por David_.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 23 de April de 2009 14:22

Citação:
Giovana
Salve Maria!
Caríssimo Luís Gonzaga, nós Católicos amamos e servimos e desejamos em tudo asse

melhar-mos com Cristo desde o ventre da Santíssima Virgem;


Oi GIovana... Paz do Senhor


EMbora o texto tenha se referido ao Luiz, gostaria de comentá-lo


É verdade, quem ama a Jesus, ama tudo aquilo que se refere a Ele, a Sua vida, onde viveu... Eu por exemplo, embopra nunca tenha ido lá, amo Jerusalém, amo ao Monte das Oliveiras... Imagino de um dia visitar e conhecer Jerusalem, o muro das lamentações, o monte Carmelo, onde Elias enfrentou mais de 300 profetas de Baal, e fez cair fogo do céu, ali... Conhecer o mar da galiléia e tudo o mais referente a Israel. É natural que o cristão AME, aquilo que se refere ao MEssias de Deus!

Citação:
na Sexta-feira Santa Adoramos o lenho onde o Cristo foi crucificado e derramou seu Santo Sangue; e

Só devemos adorar a Deus, Giovana. Se alguém adora um pedaço de madeira ou um pedaço de gesso peca! Não consigo enxergar o propósito de se adorar a madeira ou ao crucifixo ou a cruz. Não se deve adorar a cruz mais ao Homem que morreu nela, JEsus Cristo!

Citação:
por mais que te assuste é uma ADORAÇÃO À IMOLAÇÃO DO cRISTO JESUS!

O Único digno de adoração é Deus. Jesus é esse Deus, e o Espírito Santo também. E o Pai, também. QUalquer outro ser, seja objeto, seja pessoa, não é digna de nos referirmos a ela com a palavra "adorar", pois esta é exclusiva do Criador!

Citação:
E vivemos o Cristo ressuscitado e Vivíssimo entre nós na Sagrada Eucaristia!

Jesus está no coração dos seus servos, dos seus discípulos, Giovana. Ele não está dentro de um pedaço de pão. A passagem bíblica sobre a Ceia do Senhor é simbólica pois, como poderia ser literal? Não há transformação visível alguma, dos atributos dos elementos que compõem a Ceia do Senhor. O pão, continua pão, após a consagração identicamente o vinho permanece vinho. MEsmo após a consagração estes mantém suas propriedades. Tem cheiro de vinho, sabor de vinho, assim também como o pão. COmo dizer que houve milagre se não há transformação? Nenhum dos milagres de Jesus Cristo ficaram sem apresentar mudança... Se era água, passou a ser vinho, se era cego, passou a enxergar, se era aleijado passou a andar... O pão e o vinho apenas SIMBOLIZAM o Jesus Cristo, mas não são Ele, literalmente, pois Ele está no coração dos Seus servos, através do Espírito Santo! Assim, se O pão é o vinho não são Jesus Cristo, sua adoração é, simplesmente, idolatria!


Citação:
Adoramos o Senhor em todos os momentos de sua Vida Encarnada entre nós e
isto não está errado, pois em nenhum momento Cristo disse o contrário!

Jesus, antes de ressuscitar, era Deus. Não há o que contestar sobre isso. O que quero dizer, Giovana, é que para nós, hoje, Ele não é mais o mesmo, esvaziado de todo o seu poder. Jesus hoje, é TOdo Poderoso... QUando o cristão encontrar-se com Ele um dia, não mais encontrará o mesmo Jesus que chorou, mas Aquele de 3 dias após a crucificação.

Jesus ressuscitou, é motivo de alegria para aqueles que o amam. Não é necessário fazer enterro do Senhor morto, mas nos alegrarmos pela sua ressurreição, pois ELe não está MORTO, mas VIVO!

Citação:
O Sinal do Cristão é a Santa Cruz, pois foi nela com ELE pregado, morto,
massacrado por puro amor por nós que e o inimigo (demônio) foi vencido,

derrotado!

Não vejo problemas se alguém goste da cruz, desde que não a adore! QUem é digno de adoração é Aquele que morreu nela, e não ela, em si! Afinal a cruz era sinal de maldição, e Jesus tornou-se maldito, ao morrer na cruz por cada um dos Seus.

Citação:
É uma visão terrível, mas que deve ser examinada, contemplada
para que tomemos horror ao pecado! TENHO PARA MIM CERTAS RESSALVAS DE QUEM

NÃO SUPORTA VÊ-LO NA CRUZ... PORQUE SATANÁS TAMBÉM ODIOU ESTA VISÃO!

Jesus não está mais na cruz, GIovana. ELe ressuscitou, está vivo! A cruz está VAZIA, assim como o sepulcro! Jesus ressuscitou e está a Destra do Pai e retornará um dia, para buscar sua igreja! ELe não está mais pendurado numa cruz!

Que o Senhor continue a nos abençoar


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 de April de 2009 14:44

Citação:
Luís Gonzaga
Há um aspecto que concordo com o David, quando ele fala que nós católicos continuamos a ter Jesus pregado na cruz. Não é por acaso que frequentemente nos acusam de andarmos com cara de Sexta-feira Santa. O crucifixo com Jesus na cruz é mais uma prova disso.

Olá Luís

Eu acho, independentemente de alguns exageros que possa haver, que quem nos acusa de andarmos com cara de Sexta-Feira Santa, nunca viu a alegria com que a Páscoa é celebrada por esse Portugal da província. Os Domingos de Páscoa foram sempre de uma festividade "barulhenta" e de uma alegria contagiosa. E, no que na minha terra diz respeito, com uma tradição de reconciliação verdadeiramente pascal, pois considerava-se que quem estivesse desavindo, ao visitar o adversário neste dia, ficavam as pazes feitas sem mais questões.





David_, uma ressalva:

Citação:
David_
Ele não é mais aquele Ser esquelético, sofrível que é sempre visto na cruz, através das imagens católicas...

1.º Nas imagens católicas Cristo também é visto triunfante, ressuscitado, amoroso, basta entrar em qualquer igreja.

2.º Não é só nas imagens católicas, a não ser que os crucifixos que vejo aqui e aqui não pertençam às denominações que lá estão inscritas. E mais exemplos haverá por aí...




Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 23/04/2009 14:45 por Cassima.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 23 de April de 2009 19:06

Recomendo não perderem mais tempo com esse David, que ele está obcecado e na procura de qualquer coisa para cultivar seu ódio de estimação contra os católicos. Escrevam o que escreverem, ele nunca atentará para nada e vai sempre procurar algo para criticar.

Ele não deve ter nada de útil para fazer e quer se justificar aqui brigando com católicos. Talvez ache que está comprando vaga no céu importunando os outros, vá lá saber o que passa na cabeça de alguém que encontra prazer em acusar os outros.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 24 de April de 2009 00:14

David.

Quando dizes "Creio na ressurreição da carne" eu limito-me ao "bom senso". Para quem já morreu há algumas décadas, que o seu corpo já foi decomposto (ou até cremado) e "porque tu és pó e ao pó voltarás" (Gn 3,19), como é que depois voltaria a ter o mesmo corpo físico (sim, porque não estamos a falar na hipótese da reencarnação)? Já sei, vais-me dizer que a Deus tudo é possível e porque vem na Bíblia...

Por falar nisso, é importante para esta e para outras discussões, sabermos como entendemos a Bíblia. Por exemplo, se acreditas que a Terra tem apenas alguns (poucos) milhares de anos, que os Dinossauros são referidos no Génesis, que Adão e Eva existiram como pessoas de carne e osso, que tiveram apenas três filhos, eu penso que irremediavelmente, qualquer discussão que venhamos a ter e que utilizemos a Bíblia como suporte, vamos estar sempre em desacordo.

Discordo contigo quando dizes "Igreja cristã é toda aquela que se baseia na Escritura, para ministrar seus ensinamentos", porque é necessário ter em conta a interpretação que é feita da Escritura! Uma Testemunha de Jeová pega numa Bíblia (mal traduzida e não aceite por ninguém) para os seus ensinamentos e não é por isso que são cristãos. Esta interpretação é sobretudo muito perigosa quanto mais literal ela é. Surpreende-me como alguém pode "interpretar" a Bíblia com base apenas numa tradução.

Dos mais de trinta e cinco mil versículos da Bíblia, eu posso pegar na maior parte deles, retirá-los fora do contexto e utilizá-los para provar o contrário do que pretende dizer. Por isso a Tradição é importante.

Peguemos por exemplo numa obra de Jorge Amado, façamos a tradução para japonês (serve qualquer língua de uma cultura muito diferente e distante), e daqui a uns séculos perguntemos a um japonês o que Jorge Amado quis dizer. Será bem mais fácil que pegar numa Bíblia 20 séculos mais tarde e fazer um leitura literal da mesma, traduzida, por que não conhece a cultura, os autores, o contexto, etc. O problema é que a maior partes dos evangélicos não se dá conta disso.

Como é que podes afirmar que é possível ser-se cristão não acreditando na Santíssima Trindade?!? Basta seguir a Bíblia... E como é possível seguir-se a Bíblia e não aceitar a Trindade?!?!
O link que referes (www.cacp.org.br) mistura dois conceitos distinto: Ecumenismo é entre Cristãos; Diálogo Inter-Religioso é entre Religiões diferentes, sendo o Cristianismo uma Religião (e não o catolicismo como às vezes vejo por aí).

O Conselho Mundial de Igrejas é muito importante para evitar "cogumelos". Eu posso ir a uma livraria, comprar meia-dúzia de Bíblias, criar uma Igreja e dizer que como sigo a Bíblia tenho uma Igreja Cristã. Ora isto pode ser completamente errado. Todavia, com o Conselho Mundial de Igrejas eu tenho o reconhecimento e autoridade daqueles que também são cristãos de dizer se aquilo que a minha hipotética Igreja ensina, também é Cristão.

Aliás, podemos pegar no exemplo de Deepak Chopra e na sua obra The Third Jesus: The Christ We Cannot Ignore, baseada na Bíblia e nos ensinamentos de Jesus Cristo e eu pergunto, quantos cristãos consideram tal obra como sendo cristã?

Voltemos ao assunto deste tópico, porque o fórum Bíblia é vasto e aqui falamos (ou deveríamos) apenas de como surgiu a Igreja Católica.

Obrigado,
Luís Gonzaga

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 24 de April de 2009 02:37

Citação:
Luis Gonzaga
David.
Quando dizes "Creio na ressurreição da carne" eu limito-me ao "bom senso". Para quem já morreu há algumas décadas, que o seu corpo já foi decomposto (ou até cremado) e "porque tu és pó e ao pó voltarás" (Gn 3,19), como é que depois voltaria a ter o mesmo corpo físico (sim, porque não estamos a falar na hipótese da reencarnação)? Já sei, vais-me dizer que a Deus tudo é possível e porque vem na Bíblia...


Oi Luiz, Paz do Senhor...


Acredito que a ressurreição acontecerá num "abrir e fechar" de olhos. Será algo bem rápido. Os vivos serão transformados e os mortos ressuscitarão incorruptiveis. Talvez seja nos moldes da passagem abaixo:

Ezequiel 37:1-8
1 VEIO sobre mim a mão do Senhor, e ele me fez sair no Espírito do Senhor, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
2 E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.
3 E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor Deus, tu o sabes.
4 Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.
5 Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
6 E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.
7 Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.
8 E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima;


Ora, não há impossível a Deus. A ordem de Sua Palavra aquilo antes que não existia, passa a existir, imediatamente!

Veja, na passagem bíblica acima, que o próprio Ezequiel ficou incrédulo quando da peregunta do Senhor se os ossos sequíssimos poderiam voltar a vida... ELe respondeu "Tu o sabes, Senhor"... hehehe

Citação:
Por falar nisso, é importante para esta e para outras discussões, sabermos como entendemos a Bíblia. Por exemplo, se acreditas que a Terra tem apenas alguns (poucos) milhares de anos, que os Dinossauros são referidos no Génesis, que Adão e Eva existiram como pessoas de carne e osso, que tiveram apenas três filhos, eu penso que irremediavelmente, qualquer discussão que venhamos a ter e que utilizemos a Bíblia como suporte, vamos estar sempre em desacordo.

Em primeiro lugar Adão e Eva não tiveram apenas três filhos. Já citei as razões para acreditarmos assim. Mas, vamos a Escritura:

Gen 5:4
E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.


Veja que o termo "filhos" e "filhas" está no plural na passagem bíblica.

QUanto aos fósseis, estes podem sim, ser resultado da morte dos grande animais marinhos que, com a baixa das águas do dilúvio, ficaram nas partes rasas, e acabaram por morrer ali.

Há também uma outra hipótese. A hipótese das duas criações. Uma registrada em Gênesis 1 e outra em Gênesis 2. A primeira criação, registrada em Gênesis 1 teria sido destruída pela queda de satanás... O profeta Ezequiel, inspirado pelo Espírito, diz que o viu caindo como uma estrela, na terra. Segundo os cientistas de hoje, o que causou a morte dos dinossauros seria a queda de um cometa! A segunda criação seria a registrada em Gênesis 2, da qual fariam parte Adão e Eva.

Citação:
Discordo contigo quando dizes "Igreja cristã é toda aquela que se baseia na Escritura, para ministrar seus ensinamentos", porque é necessário ter em conta a interpretação que é feita da Escritura! Uma Testemunha de Jeová pega numa Bíblia (mal traduzida e não aceite por ninguém) para os seus ensinamentos e não é por isso que são cristãos.

As TJs não são cristãs, Luiz. E porque dizemos isso? Dizemos baseado no ensino delas! Elas negam a DIvindade de Jesus Cristo! Você só faz ajudar-me no que estou a dizer! Sò é igreja de Cristo, aquela que ministra unicamente os ensinamentos dos apóstolos. Assim, nem mormons, nem espíritas, nem Testemunhas de Jeová são cristãs! Sabemos que não são cristãs, devido ao ensino que ministram.

Citação:
Esta interpretação é sobretudo muito perigosa quanto mais literal ela é. Surpreende-me como alguém pode "interpretar" a Bíblia com base apenas numa tradução.

QUal seria o parâmetro, o paradígma, o padrão, para podermos dizer se uma igreja é de Cristo ou não? Ora, é claro que é a Escritura Sagrada, Luiz! Ela é quem julga ao homem e as igrejas. TOdos estão abaixo de seus ensinamentos! Pois os ensinamentos que estão ali contidos são de Jesus e não de homens!


Citação:
Dos mais de trinta e cinco mil versículos da Bíblia, eu posso pegar na maior parte deles, retirá-los fora do contexto e utilizá-los para provar o contrário do que pretende dizer. Por isso a Tradição é importante.

A tradição pode ser usada na igreja, sem problema algum, DESDE QUE não contrarie os ensinamentos de Jesus. Lembra que a tradição dos fariseus contradiziam os ensinamentos da Escritura e por isso Jeuss dizia que a tradição deles invalidava os ensinamentos escriturísticos?

Mateus 15:6-8
6 E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.
7 Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
8 Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
9 Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.


Assim, a igreja de Cristo deve rejeitar toda prática, toda tradição, toda cultura, todo dogma que contrariar o ensinamento de Jesus Cristo!


Citação:
Peguemos por exemplo numa obra de Jorge Amado, façamos a tradução para japonês (serve qualquer língua de uma cultura muito diferente e distante), e daqui a uns séculos perguntemos a um japonês o que Jorge Amado quis dizer. Será bem mais fácil que pegar numa Bíblia 20 séculos mais tarde e fazer um leitura literal da mesma, traduzida, por que não conhece a cultura, os autores, o contexto, etc. O problema é que a maior partes dos evangélicos não se dá conta disso.

O problema é este, Luiz. Enquanto que para alguns a Escritura pode ter o valor da obra de Jorge Amado, para outros não. E era assim para os judeus! Eles tinham tanto amor, tanto zelo que enterravam a cópia da Escritura que tinham.

Usar esse argumento para por em dúvida o conteúdo bíblico é algo sempre usado por ateus.


Citação:
Como é que podes afirmar que é possível ser-se cristão não acreditando na Santíssima Trindade?!? Basta seguir a Bíblia... E como é possível seguir-se a Bíblia e não aceitar a Trindade?!?!

Não entendo que quem não consigo assimilar a doutrina da Trindade perca o direito a Salvação. Se alguém crÊ que Jesus é Deus, e que pode salva-lo, através da obra do Espírito Santo em sua vida, já é suficiente! QUem ama a Jesus ama a Sua Palavra. O cristão só terá um entendimento maior sobre Deus quando estiver com seu corpo glorificado.

Citação:
O Conselho Mundial de Igrejas é muito importante para evitar "cogumelos". Eu posso ir a uma livraria, comprar meia-dúzia de Bíblias, criar uma Igreja e dizer que como sigo a Bíblia tenho uma Igreja Cristã. Ora isto pode ser completamente errado. Todavia, com o Conselho Mundial de Igrejas eu tenho o reconhecimento e autoridade daqueles que também são cristãos de dizer se aquilo que a minha hipotética Igreja ensina, também é Cristão.

O que importa para o cristão são os ensinamentos de Jesus Cristo, Luiz. Sò é igreja de Jesus, aquela igreja que ministra Seus ensinamentos. Aquela que apostata e se desvia do caminho é retirado o seu "castiçal"...

Apocalipse 2:5
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.


Que o Senhor continue a nos abençoar


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 24/04/2009 02:46 por David_.

Página actual: 7 de 13


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.