Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 11 de 13
Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 11:39

Citação:
Cristo Salva
Há gente que não vale mesmo a pena, não interessam a ninguém pois nada de útil transmitem

Esse é o retrato da "Flor". Deve ser muito mal amada para achar tempo e gosto em vir cá armar confusão com os católicos. Que essa mulher veio fazer aqui se detesta os católicos? Com tanto ressentimento a remoer ainda se estraga a saúde. Depois que apostatou ela não fez nenhum amigo entre os protestantes para ocupar seu tempo? E agora que achou aqui e arrumou o David de guia, não demora muito e os dois se atiram sobre os moinhos de vento. Upa! Avante Rocinante!



Editado 3 vezes. Última edição em 04/06/2009 12:08 por firefox.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 12:11

Paz para si também, firefox!

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 13:56

Se sou citada é óbvio que leio e assiste-me o direito de responder,

Cada vez se torna mais evidente o apreço que têm por picar frases soltas, retirando-as do contexto, para fabularem livremente sobre o que não entendem.
Resumindo, tudo é passível de sofrer tratos de polé, já não é só a Bíblia.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 18:26

Citação:
David_
Citação:
Lena
“A boca fala daquilo que o coração está cheio”. (Mt 15,18)



Lena, eu acho que está havendo uma inversão de valores aqui... QUem se diz TEÍSTA, quem defende o teísmo, sou eu, é a Flor, é o Epafras e outros colegas... Assim, quem deve fazer citações daquilo que disse o Senhor, para DEFENDER algo, somos nós, e não você... Você deve defender o outro lado...

Lolololol, Porquê?

Cumprimentos

Alpha

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 18:33

Olá minha doce evangélica moura!

Citação:
Cristo Salva
Não vou ficar calada :)

Não sejas previsível, isso já nós sabemos! Espero é que não estejas a dizer em voz alta o que escreves aqui, ainda te internam!

Já deste a tua versão sobre a forma como surgiu a Igreja? Tenha alguma curiosidade em saber o que tens a dizer.

Cumprimentos

Alpha

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 04 de June de 2009 19:52

Olá minha doce evangélica,

Citação:
Cristo Salva
seven, fui mais católica romana do que você alguma vez foi em toda a sua vida.

Disparate total. Tão católica tu foste que até saíste.

Citação:
Cristo Salva
Percebo muito bem o que é ser católica romana, tal como muita gente portuguesa que abandona a sua religião sabe. Por algum motivos, eles vão embora. Por algum motivo, eles não regressam.

O fenómeno é global. Muita gente abandona as igrejas e seitas evangélicas, sendo os principais destinos a indiferença religiosa (porque Deus continua presente na vida dessa pessoas), a Igreja Católica e outras seitas evangélicas, geralmente mais fanáticas e alucinadas. A quebra dum vínculo de fé, verdadeiro, é um processo complicado de gerir. Por norma, mesmo que a pessoa perceba que errou ao quebrar esse vínculo, poucas são as que consegue retornar ao seio da sua igreja, geralmente devido aos sentimentos de traição e culpa envolvidos.

Este processo é comum a todas as religiões. Existe um processo desses muito bem documentado - por ser na primeira pessoa - neste livro: "Todos os caminhos vão dar a Roma", de Scott e Kimberly Hahn.

Citação:
Cristo Salva
Vá buscar gente para a sua igreja, mexa-se, espalhe a Boa Nova! É notório que não sabe responder às minhas mensagens ponto por ponto, recorrendo à Bíblia ou até à sua opinião pessoal (caso a tenha, claro). Então decide falar sobre mim. Sabe o que um amigo meu disse quando leu suas (de muitos aqui) mensagens? "Estão em desespero! Quase rebentam de raiva!" e é verdade, sim.

Ninguém tem porque responder à tuas mensagens ponto por ponto, e muito menos usando a Bíblia. Se eu fosse ateu ou agnóstico e não concebesse a religião, refutaria a tua argumentação usando a razão e um pormenor determinante: a Bíblia nada prova nem nada demonstra. Se não sentires o amor de Deus no teu coração, se não tiveres a ágape, as Sagradas Escrituras não passam dum lindo livro de histórias.

Por outro lado, ainda não te vi defender ou apresentar nada. Até ao momento, e espero não estar a ser injusto, pouco ou nada tens falado da tua fé, tens-te preocupado em atacar a Igreja e os Católicos.

Já que falas tanto do ágape, seria mais proveitoso que falasses da tua fé e não te preocupasses com a dos outros.

Cumprimentos

Alpha

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 05 de June de 2009 01:01

Sim, acontece que você não é ateu segundo diz, e este forum é um forum católico, então eu refiro a Bíblia, sim. Se um dia tiver a alegria de dialogar aqui com um muçulmano usarei o Alcorão, claro. E pode crer que demonstrarei, só pelo Alcorão, como Jesus é o Filho de Deus.

Eu tenho comentado as várias práticas da igreja católica romana porque a maior parte dos tópicos têm a ver com essa mesma igreja. Penso que do que tinha planeado dizer directamente e de forma "dura e crua" sobre igrejas desviantes, muito já está dito, embora possa sempre voltar aos temas.

Mas não desespere, porque em breve iniciarei a segunda fase do plano de participação no forum, onde já postearei topics referentes ao ensino bíblico das igrejas evangélicas, ensino esses já Muitíssimo presente nos posters dos abençoados Epafras e David. Eu irei expôr outros tópicos talvez mais relacionados com a esfera feminina cristã mas isso ainda não decidi.

Se aqui relatasse o meu processo de conversão, estaria horas escrevendo a menos que conseguisse resumir a minha história (obrigada Senhor!) mas se pensa que algum evangélico não era verdadeiramente católico romano enquanto permanecia na igreja católica romana se engana.
Paulo era um verdadeiro judeu, zeloso de sua religião. Foi preciso um milagre para ele ver a Verdade. Todas as conversões são sempre um milagre. Algumas podem causar verdadeira admiração e sim, muitas pessoas julgarão injustamente a razão porque a pessoa já não quer pertencer mais à igreja que sempre foi a sua, mas não importa, porque quando alguém encontra a Luz, tudo fica diferente mas TUDO fica muito melhor.
Por isso me preocupo sim com os outros. Mas se eles não quiserem ler as nossas menssagens, são livres para o fazer.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de June de 2009 05:12

Citação:
"Flor"
Vá buscar gente para a sua igreja, mexa-se, espalhe a Boa Nova! É notório que não sabe responder às minhas mensagens ponto por ponto, recorrendo à Bíblia ou até à sua opinião pessoal (caso a tenha, claro). Então decide falar sobre mim.

Parece que se esqueceu que quem anda desesperada à cata de gente és tu, que veio cá bater num fórum católico, aliás, como tb fazem testemunhas de jeová e outras seitas evangélicas, amolando os outros de casa em casa. Será que se pintar sangue de cordeiro nas portas essa coisa ruim segue adiante?

Alpha, concordo contigo, essa fauna evangélica militante é muito curiosa ;)

Citação:
"Flor"
Sabe o que um amigo meu disse quando leu suas (de muitos aqui) mensagens? "Estão em desespero! Quase rebentam de raiva!" e é verdade, sim.

Ah, sim, deixa-me adivinhar: esse seu amigo tb é batista e vcs ficam arquitetando o que vai escrever aqui, para ver se ganham a cruzada. Que coisa cômica. Ao menos agora uma coisa boa, isso me fez lembrar do Charle Brown, das tirinhas do Snoopy: "tou ganhando... tou ganhando... tou ganhando...".

PS: Dona Flor entra aqui no fórum falando escrevendo abobrinha, e depois reclama que os outros não escrevem do jeito que ela quer. Está doente a coitada. Quando achar bem, e se julgar proveitoso, eu recorro ao texto sagrado. Por agora seria lançar pérolas aos porcos. Sequer conseguem interpretar algo com nexo, então de que adiantaria? Será que esses um dia vão se cansar de comer caranguejo?

Cria juízo.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 05 de June de 2009 22:39

Olá minha doce evangélica

Citação:
minha doce evangélica
Sim, acontece que você não é ateu segundo diz, e este forum é um forum católico, então eu refiro a Bíblia, sim.

Acontece que não percebeste nada do que eu disse. Tu podes usar a Bíblia, mas os outros não têm porque o fazer. Até os que usarem o mesmo meio que tu, podem fazê-lo de forma diferente e chegar a resultados diferentes. Que é o caso. Medito sobre a Bíblia e a fé que professo é substancialmente diferente da tua.

Citação:
minha doce evangélica
Penso que do que tinha planeado dizer directamente e de forma "dura e crua" sobre igrejas desviantes, muito já está dito,

Isso é treta, minha linda, pois quase nada disseste sobre a igreja baptista (igreja desviante e marxizante)!

Citação:
minha doce evangélica
Mas não desespere, porque em breve iniciarei a segunda fase do plano de participação no forum,

Ó meu Deus!! Tu tens um plano??

Citação:
minha doce evangélica
mas se pensa que algum evangélico não era verdadeiramente católico romano enquanto permanecia na igreja católica romana se engana.

Enquanto católica eras verdadeiramente cristã. Enquanto baptista continuas a achar que és verdadeiramente cristã.

Primeira hipótese: ambas as confissões são verdadeiramente cristãs e agora vives no erro de achares que apenas uma o é.

Segunda hipótese, apenas uma delas é verdadeiramente cristã. Qual delas? Quando eras católica, dizes que eras verdadeiramente católica, sentias Deus e Jesus operarem em ti a partir da tua vida de oração. Se agora dizes que a Igreja não é verdadeiramente cristão, que viveste então? Um «truman show» espiritual? Mas tu eras verdadeiramente católica, Deus operava em ti. Tal como sentes operar agora. Quem te garante que não é agora que estás errada? A mesma certeza que tinhas quando estavas na Igreja...

Não será que estás a viver agora uma ilusão?

Citação:
minha doce evangélica
Paulo era um verdadeiro judeu, zeloso de sua religião. Foi preciso um milagre para ele ver a Verdade. Todas as conversões são sempre um milagre.

É de mau tom comparares a tua conversão aos baptistas com a conversão de São Paulo. Porque pelo que dizes Deus operou dois milagres contraditórios em ti. Operou o milagre da fé ao seres verdadeiramente católica (e ser verdadeiramente católico é sentir Deus actuar na nossa vida e reconhecer que a Igreja é o seio onde crescemos aos Seus olhos). Depois opera um novo milagre, que contradiz o primeiro. Diz-te que o primeiro milagre era um erro e que o segundo é que é a sério.

Ora, com São Paulo não se passou nada disso. Ele nunca deixou de ser judeu. Morreu como judeu, tal como Nosso Senhor morreu como judeu. O judaísmo, para além de religião, é uma etnia. Não fossem os problema políticos e étnicos de então, e éramos todos judeus crentes na vinda do Messias.

Cumprimentos

Alpha

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 05 de June de 2009 22:47

Olá Firefox!

Citação:
firefox
Alpha, concordo contigo, essa fauna evangélica militante é muito curiosa ;)

Eu poria as coisas assim:

Os judeus são o internet explorer: fechado sobre si mesmo, cheio de regras próprias e quase herméticas e que obriga a programação própria.

Os católicos são o firefox: cresce a partir das insuficiências do IE; é aberto a todos; para todos procura solução; permite ser personalizado sem ferir a sua essência.

Os evangélicos são o Chrome: surge a partir do firefox, mas apresenta-se com algo novo. Está cheio de erros, más interpretações e tem falhas que comprometem a essência do motor, a grande novidade é que se pode separar e fracturar, e continua a funcionar

Cumprimentos

Alpha

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 05 de June de 2009 23:32

Citação:
Alpha
Olá Firefox!
Eu poria as coisas assim:

Os judeus são o internet explorer: fechado sobre si mesmo, cheio de regras próprias e quase herméticas e que obriga a programação própria.

Os católicos são o firefox: cresce a partir das insuficiências do IE; é aberto a todos; para todos procura solução; permite ser personalizado sem ferir a sua essência.

Os evangélicos são o Chrome: surge a partir do firefox, mas apresenta-se com algo novo. Está cheio de erros, más interpretações e tem falhas que comprometem a essência do motor, a grande novidade é que se pode separar e fracturar, e continua a funcionar

Caro Alpha, onde tu te foste meter...

Se os judeus são como o Internet Explorer e os católicos como o Firefox, como explicas que por cada visitante do Paroquias.org que utiliza Firefox, há mais de cinco que utilizam Internet Explorer, e todos eles têm este último instalado no PC?

Gostaria também de te perguntar quais são, para ti, as insuficiências do Internet Explorer, e terei todo o gosto em te ajudar. Além disso, o Internet Explorer não é fechado sobre si mesmo, permite a personalização e é muito mais seguro que a raposa fogosa.

Se tiveres mais alguma questão mais tecnológica, terei todo o gosto em continuar a conversa no Adro da Igreja.

Obrigado,
Luís

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 06 de June de 2009 11:42

Citação:
Luis Gonzaga
Citação:
Alpha
Olá Firefox!
Eu poria as coisas assim:

Os judeus são o internet explorer: fechado sobre si mesmo, cheio de regras próprias e quase herméticas e que obriga a programação própria.

Os católicos são o firefox: cresce a partir das insuficiências do IE; é aberto a todos; para todos procura solução; permite ser personalizado sem ferir a sua essência.

Os evangélicos são o Chrome: surge a partir do firefox, mas apresenta-se com algo novo. Está cheio de erros, más interpretações e tem falhas que comprometem a essência do motor, a grande novidade é que se pode separar e fracturar, e continua a funcionar

Caro Alpha, onde tu te foste meter...

Se os judeus são como o Internet Explorer e os católicos como o Firefox, como explicas que por cada visitante do Paroquias.org que utiliza Firefox, há mais de cinco que utilizam Internet Explorer, e todos eles têm este último instalado no PC?

Gostaria também de te perguntar quais são, para ti, as insuficiências do Internet Explorer, e terei todo o gosto em te ajudar. Além disso, o Internet Explorer não é fechado sobre si mesmo, permite a personalização e é muito mais seguro que a raposa fogosa.

Se tiveres mais alguma questão mais tecnológica, terei todo o gosto em continuar a conversa no Adro da Igreja.

Obrigado,
Luís


LOLOLOLLOl

Fui mexer nos teus terrenos!

Mas obviamente todos temos o IE. A nossa matriz é judaico-cristã! E a analogia era sobre religião. Mas no adro da Igreja poderei ver o resto contigo! Até faço gosto!

Por outro lado, a analogia com os browsers referia-se às características das religiões e não ao número.

Cumprimentos

Alpha

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de June de 2009 12:52

Perdoe-me, Alpha, mas vou embarcar nessa analogia dos browsers. Acho que vai dar mais confusão que ajudar, rs.

A propósito, eu já utilizava esse nick antes dos tempos da internet, antes do advento dos browsers. Já o utilizei antes em redes locais, nos ftp, nas BBS, na Bitnet, enfim... Foi só coincidência que depois tenha surgido um browser com o mesmo nome.

PS: Luis, concordo com o Alpha qdo ele diz que o IE é fechado em si mesmo, aliás esse é defeito padrão de quase todos os aplicativos da microsoft. No caso do IE, basta notar que ele não segue o padrão de programação da internet. Sobre os problemas da microsoft nessa área, resistência em se adequar aos padrões e tentativa de criar monopólio, basta consultar o google para ter acesso a informação sobre vários processos judiciais que a microsoft vem perdendo, um após outro. Vc deve saber, pois recentemente ela perdeu mais um envolvendo a união européia.

Paz e Bem.



Editado 1 vezes. Última edição em 06/06/2009 12:54 por firefox.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de June de 2009 13:02

Ateu=Linux?

vá lá, digam que sim :P
mais open source é difícil

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de June de 2009 13:52

<OffTopic>
Firefox,

Essa pode ser a percepção das pessoas mas não corresponde à realidade e a comprovar isso é que existem mais pessoas e empresas a criar programas e add-ons para as aplicações Microsoft do que para qualquer outra plataforma ou aplicações. Por exemplo, a lista de soluções de terceiros para o Microsoft Office. Se o Microsoft Office fosse fechado em si mesmo, como é que seria possível centenas de empresas fazerem as suas aplicações para o Office?

O que entendes por padrão de programação da Internet? O Internet Explorer 8 passou o teste Acid2, suporta totalmente o CSS 2.1 e algumas funcionalidades do CSS 3.

Discordo também quando falas em resistência em se adequar aos padrões, porque muitas vezes estes "padrões" são criados pela concorrência, e, como é óbvio, o que a concorrência pretende é a adopção estratégica das suas soluções. Ainda recentemente tivemos a novela da aprovação do Open XML como standard e a força que a IBM fez para que não fosse aprovado (mantendo-se o ODF como único standard).

Quanto ao Goo.. goo... goo.. eu prefiro Bing ;-)


Lena,

A única coisa que eu sei dos pinguins é que são uma ave gorda que não consegue voar :-)

Obrigado,
Luís

</OffTopic>

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de June de 2009 15:19

lol

gorda, não voa, mas mantém-se de pé em condições extremas. O seu ecran azul é o oceano onde nada como ninguém.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 08 de June de 2009 12:17

Ainda em offTopic,

Quando me referi ao fechado sobre si mesmo, para além de ser uma solução proprietária, referia-me também:

- À necessidade de aplicar hacks de CSS, por interpretar os CSS à sua maneira;
- Não ter mudado a forma de interpretação dos <select>, <iframe> e dos <object>, impedindo o funcionamento normal das overlayers. Estes elementos ficam sempre com um z-index superior;

Entre outras questões que apenas se colocam no IE

Nunca referi a segurança! E refiro-me ainda ao IE 6 E IE 7, ainda não instalei o 8.

Cumprimentos

Alpha

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: adenilson (IP registado)
Data: 20 de June de 2009 12:20

Então quem fundou a Igreja Católica?

Foi o próprio Senhor Jesus Cristo.

A palavra igreja deriva de outra palavra grega que significa assembléia convocada. Neste sentido a Igreja é a reunião de todos os que respondem ao chamado de Jesus:

"...ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor" (Jo 10,16).

Jesus Cristo tinha intenção de fundar uma Igreja, a prova bíblica de sua intenção, encontramos em (Mt 16,18): "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela".

Outras passagens são também importantes para constatarmos o propósito de Jesus em fundar a Igreja:

A escolha dos doze apóstolos:

- Depois subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram a Ele. Designou doze entre eles para ficar em sua companhia". (Mc 3,13-14).

- A escolha precisa de doze apóstolos tem um significado muito importante. O Senhor lança os fundamentos do novo povo de Deus. Doze eram as tribos de Israel, surgidas dos doze filhos de Jacá; doze foram os apóstolos para testemunhar a continuidade do Plano de Deus por meio da Igreja.

A Última Ceia

- "Tomou em seguida o pão e, depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este é o cálice da nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós..." (Lc 22,19-20).

- Assim como era costume para os judeus, Jesus também reuniu os seus apóstolos para celebrar a páscoa. Durante esta cerimônia foi celebrada a última ceia. Jesus se apresenta como o novo e verdadeiro cordeiro, dá aos seus seguidores o alimento do Seu corpo e sangue.

- As palavras "fazei isto em memória de mim" apresentam o distintivo do novo povo de Deus. Deste modo, a última ceia passou a ser o alicerce e o centro da vida da Igreja que estava nascendo. Afinal, por meio da ceia o Senhor se torna de um modo mais forte presente entre o seu povo.

- E, finalmente, segundo Santo Agostinho, a Igreja começou "onde o Espírito Santo desceu do céu e encheu 120 pessoas que se encontravam na sala do Cenáculo". O derramar do Espírito, em Pentecostes, foi como a inauguração oficial da Igreja para o mundo.

Estamos vivendo um momento do cristianismo onde muitas igrejas são criadas a cada momento :

Os luteranos foram fundados por Martinho Lutero em 1524.

Os anglicanos pelo rei Henrique VIII em 1534, porque o Papa não havia permitido seu divórcio para se casar com Ana Bolena.

Os presbiterianos por John Knox em 1560.

Os batistas por John Smith em 1609.

Os metodistas por John wesley em 1739 quando decidiu separar-se dos anglicanos.

Os adventistas do sétimo dia começaram com Guilherme Miller e Helen White no século passado.

A congregação cristã do Brasil fundada por Luigi Francescom em 1910.

As assembléias de Deus têm sua origem no despertar pentecostal de 1900 nos EUA. Muitas pessoas saíram de diferentes igrejas evangélicas para formar novas congregações pentecostais. Em 1914 mais de cem destas novas igrejas se juntaram para formar esta nova organização religiosa.

A igreja do evangelho quadrangular foi fundada na década de 20 pela missionária canadense Aimeé Semple McPathersom, que passou da igreja batista para a pentecostal.

A igreja Deus é amor foi fundada por David Miranda em 1962.

A renascer em Cristo surgiu a alguns anos, fundada po Estevan Hernandez.

A igreja universal do reino de Deus surgiu em 1977, fundada por Edir Macedo.

Isto além de outras denominações menores que foram surgindo a partir dessa, cada uma delas sendo fundadas por homens, com diferenças em suas doutrinas e cultos. A pergunta é simples: Como o Espírito Santo poderia animar tantas divisões, Ele que é fonte de unidade? Como identificar a Igreja de Cristo?

No credo do Primeiro Concílio de Constantinopla (ano 381), são apresentados os traços que permitem reconhecer os sinais da Igreja de Cristo:

"Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica"

UNA : A Igreja deve ser UMA do mesmo modo como existe "um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Ef 4,5). A intenção de Jesus Cristo foi fundar uma só Igreja.

SANTA : em virtude do seu fundador: Jesus Cristo. Foi ela que recebeu uma promessa fundamental:

"...as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16,18).

Deste modo, a razão da própria existência da Igreja está em ser um instrumento de santificação dos homens: "Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade" (Jo 17,19).

CATÓLICA : porque foi estabelecida para reunir os homens de todos os povos, para formar o único povo de Deus: "Ide, pois, ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19).

APOSTÓLICA : porque está construída sobre o "fundamento dos Apóstolos..." (Ef 2,20). A garantia da legitimidade da Igreja está na continuidade da obra de Jesus por meio da sucessão apostólica. Tudo o que Jesus queria para a sua Igreja foi entregue aos cuidados dos apóstolos: a doutrina, os meios para santificação e a hierarquia. Quando surgiu a "expressão" Igreja católica?

A palavra católica em relação à Igreja foi usada pela primeira vez no segundo século da era cristã por Santo Inácio bispo de Antioquia, na carta dirigida aos esmirnenses: "Onde quer que se apresente o bispo, ali também esteja a comunidade, assim como a presença de Jesus nos assegura a presença da Igreja católica"(8,2).

Foi empregada para destacar o sentido universal da Igreja de Cristo. Aos poucos a palavra católica foi sendo usada para definir aqueles que estavam de fato seguindo a doutrina de Jesus. No final do século II, a igreja cristã já era conhecida como Igreja católica.


Qual é a única Igreja de Cristo?

Encontramos a resposta em uma afirmação do Concílio Vaticano II: "A única Igreja de Cristo(...) é aquela que nosso Salvador, depois da sua Ressurreição, entregou a Pedro para apascentar (Jo 21,17) e confiou a ele e aos demais apóstolos para propagá-la e regê-la (Mt 28,l8ss), levantando-a para sempre como coluna da verdade (1Tm 3,15)... Esta Igreja(...) subsiste na Igreja católica governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele" (LG 8).

Examinando os textos bíblicos já apresentados, somos levados a concluir que Jesus fundou somente uma Igreja.

A Pedro disse: "...sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" (Mt 16,18); apresentou-se como o bom pastor dizendo: "...haverá um só rebanho e um só pastor" (Jo 1016); na sua oração sacerdotal orou ao Pai: "...para que sejam um, como nós somos um... para que sejam perfeitos na unidade..." (Jo 17,22.23).

Jesus só pode ser a cabeça de um corpo, do mesmo modo como somente pode desposar uma noiva, assim como Deus teve somente um povo entre os vários povos.

Entretanto, a Igreja católica reconhece que nestes quase 2000 anos de cristianismo os homens, por causa de seus pecados, arranharam a unidade do Corpo de Cristo. Essas divisões fizeram surgir novas denominações. Observa a Igreja que em muitas delas existem "elementos de santificação e de verdade" (LG 8).

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 00:22

Olá Adenilson.

As igrejas que referiu tratam-se de denominações, e não de Igrejas, pois Igreja só há uma.

Todas as denominações que imitam as igrejas primitivas na questão da doutrina, fazem parte da Igreja de Cristo.

O mal é que muitas vezes as pessoas não estudam o significado, origem, das palavras. "Igreja" não significa "edifício", ou "uma série de regulamentos". Igreja - Ecclesia - significa Assembleia, reunião de membros.

A Igreja que Cristo fundou é a Sua assembleia: o conjunto de todos os seus membros desde que foi fundada.

Cristo morreu por todos os homens para os salvar, logo a todos é dada a possibilidade de fazer parte desta Igreja. É uma Igreja aberta a todas raças, povos de todas as línguas, a ambos os sexos e todas as idades. Por isso chama-se universal, ou católica (significa o mesmo).

Todas as denominações cristãs foram sim fundadas em determinado período da história mas foram fundadas por membros já pertencentes à Igreja.

As várias denominações cristãs são as que seguem a doutrina que os Apóstolos (e somente os Apóstolos) ensinaram. Por isso são denominadas apostólicas.

Curioso que Adenilson refere a explicação de CATÓLICA e APOSTÓLICA mas não refere a última parte do nome: ROMANA.

Critica-se porque esta e aquela denominação surgiram por obra da pessoa X e esquece-se que a denominação católica romana nasceu com o Imperador Teodósio em 380, tornando-se assim religião oficial do Império e converteu-se na ideologia do Poder.

Não importa realmente quando é que as denominações foram criadas. A igreja de Efeso também não foi criada no mesmo dia da de Corinto... e no entanto ambas tinham a fé certa, comungavam da mesma fé. E isso é o que importa.

Qualquer denominação, igreja local, pode ser hoje mesmo criada. Se ela estiver em comunhão com as outras no ensino do Evangelho, da Verdade, é uma igreja cristã.

Depois, diz: UNA : A Igreja deve ser UMA do mesmo modo como existe "um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Ef 4,5). A intenção de Jesus Cristo foi fundar uma só Igreja.

Pois foi. é a Igreja que tem por base os ensinamentos da Palavra e que não compromete essas verdades eternas para agradar a políticos nem aos homens.

Dizer que a igreja católica é a original, também pode ser dito pelos ortodoxos orientais. Há que provar. Se pregarem a Palavra sem adicionar revelações privadas, ou aparições que contradizem a sã doutrina, então sim, são Igreja!

Também os fariseus faziam parte do Povo Eleito e nem por isso os doutores da lei (líderes religiosos) foram salvos. E eles eram mestres da lei! Então, não é pelo nome da igreja a que pertencemos que somos salvos. Uma igreja é aceitável a Deus, é vista como Igreja pelo que ensina e pelo amor verdadeiro entre os seus membros.

No catolicismo há várias ordens religiosas (Jesuítas, Franciscanos, Carmelitas) e movimentos (Comunhão e Libertação, Focolares, Teologia da Libertação) que têm diferenças entre si. Ninguém pode achar que a teologia da libertação e o Opus Dei não têm grandes diferenças! Mas são ambos católicos, comungam todos da mesma fé católica, do mesmo papa, etc.

Então qual é a surpresa que igrejas locais, com nomes diferentes, que tenham certas diferenças em alguns assuntos (de pouca relevância para a salvação em si) comunguem da mesma fé cristã evangélica, e que sejam por isso Igreja?

Se qualquer uma é cristã, então é filha das igrejas primitivas.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 23 de June de 2009 00:29

A Pedro disse: "...sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" (Mt 16,18);

E quem nos disse que "esta pedra" era Pedro? Como poderia edificar a Sua Santa Igreja num homem pecador?


apresentou-se como o bom pastor dizendo: "...haverá um só rebanho e um só pastor" (Jo 1016);

Sim, o pastor é Jesus.

Quanto a Jesus pedir a Pedro para apascentar as suas ovelhas: isso não significa que a seguir a Pedro, viria outro homem "substitui-lo". Aliás nem há provas sequer que Pedro esteve em Roma. Paulo sim, mas de Pedro penso que não.

Além disso, Paulo foi enviado aos gentios enquanto Pedro foi enviado aos judeus (ovelhas referidas).

Pelos Evangelhos, não se nota qualquer primazia de Pedro em relação aos outros, em termos espirituais. Paulo, em certa altura,até critica de forma veemente o comportamento que Pedro estava a ter com certos judeus circuncidados.

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Página actual: 11 de 13


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.