Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 5 de 13
Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de April de 2009 09:32

Citação:
David_
Puxa... Você defende assim, tão aguerridamente só a católicos, Lena, ou os evangélicos, espíritas e várias outras seitas podem ter esperança de te ver travando batalhas por elas também?

Já te disse que inveja é muito feia.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 10 de April de 2009 13:33

A hipocrisia e desonestidade intelectual ainda mais feia é.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 10 de April de 2009 14:14

Citação:
firefox
Citação:
David_
É verdade... A Igreja Primitiva não era una, assim como alega ser uno o catolicismo romano de hoje.

Essa é outra estupidez, e esse David ignorante não acerta una.


Oi "fire"... Que a Paz do Senhor possa invadir teu coração, e te transforme numa pessoa mais serena e com mais amor pelo teu próximo...


Citação:
Citação:
David_
O Espírito Santo não inspira homens para separar, para dividir a igreja de Cristo.

Milagre! Deus faz jogar água limpa até de fonte insalubre. Agora o David deu uma dentro, e acertou um tiro no próprio pé. Lutero semeou divisão. David semeia cizânia, é mentiroso e hipócrita. A conclusão é óbvia.

Puxa, "fire", ao menos coloca a minha mensagem inteira... Não sou você que acusa o próximo de má fé, então vou ficar imaginando que foi apenas esquecimento de sua parte...

A parte final desse parágrafo eu disse que: "Ele inspira homens para o ensino da Palavra e, quando estão se distanciando, para o RETORNO a doutrina original dos apóstolos." . Assim, já que você citou ele, Lutero foi tão somente alguém que não concordou com a venda de salvação e várias outras práticas que desagradavam a Deus, que haviam na igreja... ELe foi inspirado para o retorno a sã doutrina apostólica.

Citação:
Há exemplos melhores de reformadores; por exemplo, há, dentro outros, o testemunho de S.Francisco de Assis. Claro que, para esse David ignorante, S.Francisco de Assis não devia ser cristão pq não seguia os mandamentos do David. Ridículo.

Realmente não conheço a vida de "são Francisco"... Se ele seguiu os ensinamentos do Mestre, ótimo, pode até ser exemplo a ser seguido pelos cristãos... Mas se ele foi apenas alguém que teve boas obras, isso não foi suficiente para salvá-lo. Lembre o exemplo de Nicodemos que também era um bom homem, mas que, segundo Jesus, suas obras não seriam suficientes. de forma que era necessário a ele nascer de novo...

Puxa, "fire"... Não me vê como teu inimigo, homem... Para de tanta agressão... Não quero acreditar que aquela passagem em que Jesus disse que a "boca só fala aqui está repleto no coração" se aplica a você...


Citação:
Citação:
David_
Não havia discordância nem contraste naquilo ensinado pelos apóstolos, Jorge. Todos ministravam o mesmo ensinamento, só que cada um ao seu estilo, cada um a sua forma, cada um segundo a inspiração dada pelo Espírito Santo...

É um show de contradições esse David. Acabou de provar que a Cassima estava certa qdo dizia da unidade na diversidade, acabou de provar que estava errado qdo criticou a igreja católica, como todos aqui bem sabem.


Deixa de onda, "fire"... TU não sabes sequer o que dizes... Eu fico aqui rindo sozinho das tuas inquirições... Minha esposa já chegou, em uma outtra oportunidade, a perguntar-me do que se tratava, porque eu ria sozinho, e eu acabei por te apresentar para ela...

Não há contradição no que eu disse... Não havia contradição no ensinamento de Pedro com aquilo ensinado por Paulo ou Tiago... Ambos eram orientados pelo mesmo Espírito e falavam, cada um, segundo a sua inspiração, aquilo que o Espírito orientava.

O Espírito Santo não inspira o cristão a não crer nos milagres registrados pelos apóstolos, na Escritura, "fire"... Nem tampouco a dar a honra, o louvor e a atenção que pertencem só ao Messias, a criatura, como muitos fazem, quando direcionam esses a pessoas mortas... Muito pelo contrário, quem faz isso é o espírito do anticristo, que já opera entre os homens!

Esse "fire" é uma onda....


Que o Senhor possa dar-lhes mais paz, "fire"...


Em Cristo, e sempre na Paz


David

PS.

Citação:
Já te disse que inveja é muito feia.

Não é inveja, Lena. Não tenho esse sentimento. É apenas um parêntese, um "asterisco"... Reflita no que eu quis dizer com essa mensagem.

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 6 vezes. Última edição em 10/04/2009 14:40 por David_.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de April de 2009 15:01

Mais valia teres tu reflectido antes de escreveres aquela choramingice. Como já falei variadas vezes, metes-te a adivinhar sobre a vida dos outros, sobre a nossa história de vida, sobre as nossas possíveis motivações. Inventas e constróis em volta das tuas fantasias e tiras conclusões erradas. Nunca me viste em mais nenhum lado, logo não sabes nada sobre mim. Não te admito sequer a mais leve suposição.

O que fazes comigo tens feito sistematicamente com o catolicismo. É sempre a mesma ladainha. E neste tópico chegaste ao ponto de "profetizar" (hehee) sobre o futuro dos nossos colegas. Mas que abuso hein!

Para quem já foi católico tu não percebes nada do que é ser católico. Isso é facto mais que comprovado.
Tens saudades? Volta pra casa pois estás perdoado. Não tens? "No problemo"

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 10 de April de 2009 15:25

A IGREJA DE JESUS ERA SIMPLESMENTE ISSO: Igreja (local e autogovernada pelos seus líderes locais e baseada da forma mais simples possível, nos ensinamentos de Jesus, o Messias). O que é certo é que a igreja fundada por Jesus, o Cristo, não era nem Protestante, muito menos Católica. Era simplesmente a igreja de Jesus Cristo ("estabelecerei a minha igreja!"). Pelo menos até o III século, podemos observar na história, não uma igreja, mas várias (eram todas autônomas e locais), cujos líderes eram servos do grupo e não seus exploradores! Havia caridade demonstrada em actos práticos e não se reuniam em templos, e sim nas casas, locais de serviço e até em campos e praças. Impossível imaginar Jesus vivendo na "pompa" de muitos lideres religiosos de hoje lol
Bem David, quer a "Igreja primitiva", quer a católica, e evangélicos têm e sempre tiveram a sua Unidade em torno do Nome do Senhor, mas não podemos falar é em universalidade, e acho que é isso que você está a referir, acho que nunca houve universalidade no cristianismo, no sentido que sempre existiram e existem várias ordens Religiosas e com diferenças até na igreja católica, hoje em dia vemos divergências entre Jesuítas, Franciscanos, Beneditinos, Diocesanos, etc, principalmente entre as posições de membros da Opus Dei e da Teologia da Libertação, enfim centralização de Poder não deve ser confundido como Universal, mas dizia há unidade até entre católicos e evangélicos em doutrinas fundamentais, há unidade em torno de doutrinas fundamentais, como a divindade de Jesus, a Trindade etc, porém nunca deixou de haver a tal diversidade até interna entre católicos mesmo e entre evangélicos mas vamos a ver são em pontos não fundamentais, as vezes até em doutrinas que não são fundamentais para a nossa salvação, mas discordâncias já havia nos tempos da "igreja primitiva", vide os concilios dos apostolos. Quanto as praticas repelentes, desagradáveis a Deus mostradas as 7 igrejas, mostra-nos que não existem igrejas perfeitas, e em todas elas há práticas desagradáveia a Deus, quer na católica, quer nas evangélicas, em todas elas havia virtudes e defeitos, boas práticas e más práticas, aliás não havia numa das 7 igrejas uma que tolerava idolatria por exemplo? Claro que é errado, mas em todas as igrejas há coisas erradas, aliás aproveito pra dizer que pra mim tanto é tolice a forma como eles vêem a hierarquia papal deles e as implicâncias disso, como é também tolice haver alguns evangélicos insinuarem que estão ainda sob o cristianismo primitivo, porque na verdade nenhuma igreja da terra nos dias actuais pratica o cristianismo primitivo, o que se pode dizer é que em algumas doutrinas e práticas erradas que foram surgindo, procura-se voltar o máximo possivel às origens em que não se faziam tais práticas ou não se defendiam tais doutrinas erradas, mas mesmo assim ninguém hoje pratica o cristianismo primitivo a 100%, devemos praticar sempre a nível de doutrinas fundamentais do evangelho, as doutrinas dos apostolos, tais doutrinas que estamos todos unidos é obvio, mas e ainda que da igreja primitiva emane grandes virtudes, ainda assim não deixa de ser exemplo também nos erros.
Exemplo de um erro deles, foi não se desinstalarem de Jerusalem após o baptismo com fogo prometido, conforme Jesus havia ordenado e o Espirito exigia. Permaneceram abrigados e vinculados aos judeus apenas e foi necessário que o Senhor mandasse sobre eles uma perseguição judaica e sonhos para Pedro, para que se dispersassem. A igreja primitiva não é modelo, mas um referencial distante e inacabado. O Vinho do Evangelho é sempre Novo-Velho-Novo, mas eu creio que o recipiente que o contem se adapta ao compasso dos tempos. Eu uso uma garrafa de vidro em casa, voce ainda usa odres de pele de carneiro???
Portanto, da igreja primitiva aprendemos nos acertos e nos erros, ela não é modelo como padrão e referencial de plenitude e excelencia, não é modelo mas obviamente é referência para nós. Nesse sentido, um retorno à igreja primitiva como referência, não como modelo, sempre é necessário para o cristão, e para todo o cristão, seja católico seja evangélico...
De resto Cristo será para o mundo de hoje aquilo que nós formos enquanto cristãos, tal como era para eles. Por isso Ele disse que onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome ele está no meio deles, e está mesmo com tanta diversidade, mesmo com práticas positivas e más que há entre todos. Onde houver gente a invocar o nome do Senhor Ele se faz presente e sonda os corações e separará o trigo e o joio que há em todas as igrejas, na católica, na evangélica e até os que não estão porque a todo instante Deus está manifestanto o Seu amor, a Sua graça, até está se revelando a milhares de pessoas que jamais ouviram falar em igreja primitiva ou em Actos dos apóstolos...



Editado 2 vezes. Última edição em 10/04/2009 15:46 por Jorge Gomes.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 10 de April de 2009 16:40

Uma nota: Quando falo em universalidade é referente a práticas, não a missão.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 10 de April de 2009 17:07

Oi Jorge... Paz do Senhor


Citação:
A IGREJA DE JESUS ERA SIMPLESMENTE ISSO: Igreja (local e autogovernada pelos seus líderes locais e baseada da forma mais simples possível, nos ensinamentos de Jesus, o Messias). O que é certo é que a igreja fundada por Jesus, o Cristo, não era nem Protestante, muito menos Católica.

O termo usado para identificar a igreja de Cristo ou aqueles que seguiam a Cristo, era a palavra “cristão”. Assim, quando alguém falava da Igreja cristã ou dos cristãos, as pessoas da época sabiam a quem estava se referindo, quem falava tal termo.

Hoje em dia, se dizem cristãos os mórmons, os espíritas, os testemunhas de Jeová, os católicos, os evangélicos e uma série de credos e igrejas que surgem a cada dia. Assim, como saber qual dessas é a igreja de Jesus? São todas? Quais são realmente os discípulos do Mestre, hoje em dia, Jorge? Ora, o Próprio deu a receita, quando disse:

Joa 8:31
Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;


Assim, não é somente usar o título de cristão! Não é somente dizer que a igreja é de Jesus, e pronto, ela é... Tem-se de guardar a Palavra... Para ser Igreja de Cristo, tem de guardar os ensinamentos dos apóstolos! Só assim serão discípulos de Jesus!

Citação:
Bem David, quer a "Igreja primitiva", quer a católica, e evangélicos têm e sempre tiveram a sua Unidade em torno do Nome do Senhor, mas não podemos falar é em universalidade,

Não entendo o que falas por “universalidade”... Mas o que creio, é que o Espírito Santo não inspira e não orienta o homem para o erro... Ele não inspira, não orienta e não põe dúvida no homem, com relação ao Messias de Deus... Não é o Espírito Santo Quem põe a incredulidade no coração do homem para que este não aceite e não creia na mensagem do Evangelho!

A analogia citada por Paulo, foi com relação aos dons, as OBRAS do Espírito Santo na vida do homem! Assim, não cabe dentro dessa analogia, as obras da carne e aquelas relativas a incredulidade... Pois isso pode estar na igreja, mas não é obra do Espírito!

Citação:
e acho que é isso que você está a referir, acho que nunca houve universalidade no cristianismo, no sentido que sempre existiram e existem várias ordens Religiosas e com diferenças até na igreja católica, hoje em dia vemos divergências entre Jesuítas, Franciscanos, Beneditinos, Diocesanos, etc...

A experiência que tive com o catolicismo, é que ele, assim como a maioria das religiões, é voltado para as obras, Jorge... As pessoas imaginam que é pela obra, que é através da bondade... Que é apenas pelo auxílio ao próximo. Mas, segundo a Escritura, o Caminho não é por aí... O Caminho é pela FÉ, em Jesus Cristo!

Citação:
mas dizia há unidade até entre católicos e evangélicos em doutrinas fundamentais, há unidade em torno de doutrinas fundamentais, como a divindade de Jesus, a Trindade etc, porém nunca deixou de haver a tal diversidade até interna entre católicos mesmo e entre evangélicos mas vamos a ver são em pontos não fundamentais, as vezes até em doutrinas que não são fundamentais para a nossa salvação, mas discordâncias já havia nos tempos da "igreja primitiva", vide os concílios dos apóstolos.

É verdade... Temos algumas doutrinas que são comuns, como as que citastes... Mas as diferenças ultrapassam, em muito, aquelas que há, por exemplo, entre batistas e assembleianos... Uma coisa é uma diferença entre batismo, onde um batiza por aspersão e o outro por imersão. E outra coisa é aquilo que vemos referente a Maria e aos santos mortos, na Igreja Católica.

Com relação ao concílio dos apóstolos, este foi criado justamente para dirimir um problema referente a costumes. Ora, isso não era uma diferença doutrinária importante para a salvação... Tanto pode ser salvo quem come carne de porco, como também quem não come... Tanto pode ser salvo quem come uma carne mal passada, onde ainda ver-se um pouco do sangue, como quem não come carne...

Citação:
Quanto as praticas repelentes, desagradáveis a Deus mostradas as 7 igrejas, mostra-nos que não existem igrejas perfeitas, e em todas elas há práticas desagradáveia a Deus, quer na católica, quer nas evangélicas, em todas elas havia virtudes e defeitos, boas práticas e más práticas, aliás não havia numa das 7 igrejas uma que tolerava idolatria por exemplo?

Essas práticas que existiam nas igrejas, registradas em Apocalipse, foram sempre acompanhadas de admoestações, dada pelo próprio Jesus Ressurreto... Algumas dessas admoestações se referem, em caso de a igreja não se arrepender, a “retirada do castiçal”... O que seria isso, Jorge? O castiçal serve para ILUMINAR o caminho... Com a retirada do castiçal, haveria escuridão, e as pessoas não saberiam para onde ir... A retirada do Castiçal pode ser uma referência direta a retirada Espírito Santo do meio da igreja que vive na prática do pecado, que vive tolerando o pecado em seu seio... Assim, não é em qualquer igreja que se diz cristã, que o Espírito Santo está presente trazendo ali os Seus dons espirituais. Este é Deus e não vive onde habita continuamente o pecado...

Citação:
Claro que é errado, mas em todas as igrejas há coisas erradas,

O que pode existir numa igreja de Cristo, é um fiel errar e pecar, porém a igreja não ser conivente com esse erro...

Outra coisa, completamente diferente, é a própria igreja institucionalizar aquilo que a Escritura ensina em contrário. Ora, a Igreja de Cristo se caracteriza pela observação das doutrinas bíblicas! Ela, a igreja de Cristo, se submete a doutrina dos apóstolos e disciplina seus fieis de acordo com essa doutrina. Ela não se coloca acima da doutrina apostólica, criando filosofias e doutrinas que desviam seus fieis dos ensinamentos escriturísticos. A igreja de Cristo com certeza não faz isso!

Citação:
aliás aproveito pra dizer que pra mim tanto é tolice a forma como eles vêem a hierarquia papal deles e as implicâncias disso, como é também tolice os evangélicos dizerem que estão ainda sob o cristianismo primitivo, porque na verdade nenhuma igreja da terra nos dias actuais pratica o cristianismo primitivo,

Não é uma disputa, Jorge... Não é uma corrida pelo título de ser a igreja primitiva. Pois são igrejas de Cristo toda aquela que segue e, assim, se submete a doutrina de Jesus, ensinada pelos apóstolos. A Escritura é quem aponta onde está o Caminho... Cabe a igreja seguir esse “apontamento”, e não ela própria, igreja, criar seu próprio caminho livre daquilo ensinado na Bíblia. Assim, só é igreja de Cristo, só são discípulos de Jesus, aqueles que seguem seus ensinamentos que estão registrado na Escritura Sagrada.


Citação:
Exemplo de um erro deles, foi não se desinstalarem de Jerusalem após o baptismo com fogo prometido, conforme Jesus havia ordenado e o Espirito exigia.

Não vejo que tenha havido erro, nesse sentido, irmão... Vemos, pelas cartas paulinas e outras epístolas, que haviam bastante igrejas. Se o concílio aconteceu em Jerusalém, era porque envolvia aquela igreja... Era um problema entre os cristãos que haviam vindo do judaísmo. Assim, não haveria sentido de o concílio acontecer na igreja de Tessalônica ou de Filipos, por exemplo, pois o problema era principalmente com os crentes judeus, da igreja de Jerusalém, onde presumimos, haveria mais crentes advindos do judaísmo do que em qualquer outra igreja.


Citação:
Permaneceram abrigados e vinculados aos judeus apenas e foi necessário que o Senhor mandasse sobre eles uma perseguição judaica e sonhos para Pedro, para que se dispersassem.

Eu não entendo que a perseguição a igreja primitiva foi mandada por Deus... Mas a rejeição ao Messias, por parte dos judeus, foi quem efetivou essa perseguição. Também não foi a perseguição o motivo do surgimento das igrejas cristãs gentílicas. Mas o compromisso dos apóstolos, principalmente Paulo, que fez com que sua obra gentílica frutificasse.

Citação:
A igreja primitiva não é modelo, mas um referencial distante e inacabado.

Amigo, hoje em dia não encontramos mais uma igreja em que vemos o Espírito operar e distribuir dons como o fez na época da igreja primitiva... Falar línguas, profetizar, testemunhar milagres, e várias outras maravilhas, não era algo incomum aqueles que faziam parte da igreja... O que vemos, hoje em dia, é uma igreja morna... Uma igreja onde quase não encontramos mais, pessoas realmente compromissadas com Mestre, Jesus Cristo... Muitos são cristãos apenas na igreja, mas fora dela, revelam a podridão que tem dentro de si... Amam mais o mundo do que a sua “verdadeira vida” que ainda se manifestará, um dia, em Jesus! Pessoalmente, creio que aqueles foram privilegiados por viverem uma época de comprometimento da igreja!

Citação:
O Vinho do Evangelho é sempre Novo-Velho-Novo, mas eu creio que o recipiente que o contem se adapta ao compasso dos tempos. Eu uso uma garrafa de vidro em casa, voce ainda usa odres de pele de carneiro???

Não vejo como possa avaliar essa analogia... Dependendo do ângulo de comparação, cada um terá sua vantagem, em relação ao outro... O de peles tem a vantagem de cair e não quebrar, enquanto que o de vidro pode quebrar facilmente... O de peles pode ser conduzido e manter a temperatura do líquido por mais tempo, enquanto que o de vidro varia a temperatura rapidamente... Cada um teria vantagens ou desvantagens, dependendo do ângulo analisado.

Citação:
Portanto, da igreja primitiva aprendemos nos acertos e nos erros, ela não é modelo como padrão e referencial de plenitude e excelencia, não é modelo mas obviamente é referência para nós.

O único ponto, que vejo que a Igreja Primitiva perderia em algo para a igreja cristã de hoje, seria apenas na questão do templo, em si... Hoje temos templos bonitos, modernos, bem projetados... Em matéria de doutrina, nenhuma se compara a Igreja Primitiva... Qual a igreja que não queria ter o Apóstolo Paulo ou Pedro, pessoalmente, orientando naquilo que devia fazer?

Citação:
Por isso Ele disse que onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome ele está no meio deles, e está mesmo com tanta diversidade, mesmo com práticas positivas e más que há entre todos.

Jesus Cristo quer compromisso, Jorge... Se uma pessoa vive uma vida de mentira, de idolatria, de prostituição, sem perspectiva de mudar essas práticas e, no final da noite, se reúne com outros que tem a mesma prática durante todo o dia, para falar de Jesus, como que apenas para “aliviar” a mente do peso do pecado, Este não se faz presente... Jesus ama ao coração arrependido e contrito. Mas se aborrece da prática, da rotina do pecado do homem. O pecado afasta o homem de Deus!

Citação:
Onde houver gente a invocar o nome do Senhor Ele se faz presente e sonda os corações e separará o trigo e o joio que há em todas as igrejas, na católica, na evangélica e até os que não estão porque a todo instante Deus está manifestanto o Seu amor, a Sua graça, até está se revelando a milhares de pessoas que jamais ouviram falar em igreja primitiva ou em Actos dos apóstolos...

Assim, não seria necessário os ensinamentos contidos na Escritura. É claro qeu igreja não salva ninguém, mas unicamente a fé em Jesus Cristo...

Mas, como temos a fé em Jesus Cristo se não através da observação dos ensinamentos da Escritura? Ora, escrituristicamente, pode alguém ser salvo crendo em reencarnação, que faz da pessoa, alguém alto suficiente e torna desnecessário o sacrifício de Cristo? Pode alguém ser salvo, praticando e acreditando em doutrinas criadas por homens, que contraíram os ensinamentos de Jesus? Estas são realmente perguntas que precisam ser refletidas, a luz da Escritura Sagrada.

Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 10/04/2009 17:16 por David_.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 10 de April de 2009 18:08

Claro que nem todos os que se dizem cristãos são, é por isso que falei que há unidade em relação às doutrinas fundamentais, não sei o que os mormons e os testemunhas de jeova foram para aqui chamados...
De resto que eu saiba os católicos têm fé em Jesus, creem na divindade de Jesus, na Trindade, creem na Obra redentora na cruz do Calvário, creem na Ressurreição, tal como os evangélicos, desde quando a fé deles em Jesus não os salva? Jesus disse que todos aqueles que o invocam serão salvos, disse que todos aqueles que Nele creem não perecem mas têm a vida eterna, e quem disse que eles não praticam obras cristãs? Quem disse que as obras deles vêm antes da fé? Quem disse que a fé deles não os salva? Vá lá David, essas generalizações, como se todos os católicos fossem iguais, como se Jesus não fosse julgar cada um individualmente segundo as suas obras, há lá tanto joio e lobos como os há nas igrejas evangélicas no meio do trigo e das ovelhas...



Editado 2 vezes. Última edição em 10/04/2009 18:17 por Jorge Gomes.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 10 de April de 2009 19:10

Essa visão do David é completamente alheada e alienada da realidade.
Não tenho muito tempo e paciência para discutir com o David, mas se nós nos baseassemos só em doutrinas bíblicas não teriamos respostas e ignoraríamos muitas respostas do espirito santo para os problemas de hoje. É óbvio que o espirito santo não se contradiz e portanto doutrinas contrárias Á BIBLIA NÃO PODEM SER EMPREGADAS E NUNCA FORAM EMPREGADAS PELA IGREJA CATÓLICA.
Cristo é certo, é intemporal, mas quem o poderá dar como resposta a todos os problemas de hoje:Espirito santo.

E cuidado a fé vem primeiro, mas sem obras, é um nada. Não existe.Não julgue. Você não sabe a fé que vai no coração dos católicos, quando praticam a caridade, porque como diz Paulo "Sem caridade nada sou" e posso ter fé, mas sem caridade nada sou.
Sem caridade as comunidades cristãs nunca teriam crescido. Esteja certo disso. E a caridade vê-se nas obras, não num " tenho fé". E não confunda os católicos com filantropos porque eles não o são apenas. Antes de procurarem o cristo nu, o cristo que tem fome, o cristo que tem sede, nas ruas, rezam-lhe, procuram conhecê-lo.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 10 de April de 2009 20:35

Citação:
Jorge Gomes
Claro que nem todos os que se dizem cristãos são, é por isso que falei que há unidade em relação às doutrinas fundamentais, não sei o que os mormons e os testemunhas de jeova foram para aqui chamados...

Os testemunhas de Jeová e mormons, que se declaram cristãos, não estariam entre os "dois ou três" referidos por Jesus e lembrado por você na mensagem anterior?

Ora, Jorge... Quem aponta O Caminho é a Bíblia e conhecemos sobre Jesus Cristo, através dela.

QUem salva é a fé em Jesus Cristo, não é a fé em igreja. Muitos batem no próprio peito e bradam ao vento dizendo que sua igreja é o "sustentáculo da verdade"... Ora, qualquer igreja que se mantenha fiel ao ensinamento apostólico é detentora da verdade, mas toda aquela que foge dos ensinamentos de Cristo, registrados na Escritura, e declara ser ela e não os registros sagrados, a responsável por onde a pessoa se chega a Deus, é vista como uma igreja que apostatou, que se desviou do ensino original.

Não prego igreja, pois, como já disse, igreja não salva ninguem... Porém se alguem é fiel a uma igreja que ensina somente heresia, fica mais difícil de encontrar o Caminho... Pois Ele disse que é necessário GUARDAR a Sua Palavra! Era por isso que os fariseus eram tão mencionados por Jesus, pois eles conheciam a Escritura, se achavam doutores dela, mas não viviam o que ali estava escrito. Antes davam preferência as suas tradições e costumes, esquecendo o que realmente importava.

Citação:
De resto que eu saiba os católicos têm fé em Jesus, creem na divindade de Jesus, na Trindade, creem na Obra redentora na cruz do Calvário, creem na Ressurreição, tal como os evangélicos, desde quando a fé deles em Jesus não os salva?

Se um colega católico tem realmente fé em Jesus Cristo, ele produz FRUTO... Não é simplesmente aquela obra, de ajudar ao carente, ao necessitado. Mas certas práticas, que são comuns ao catolicismo romano, e que aquele que nasce de novo não conseguiria mais praticá-la... Não há como fugir disso. O Espírito Santo muda a vida daquele que nasceu de novo... E ele passa a viver os ensinamentos de Jesus...

Citação:
Jesus disse que todos aqueles que o invocam serão salvos, disse que todos aqueles que Nele creem não perecem mas têm a vida eterna, e quem disse que eles não praticam obras cristãs?

Quem invoca a Jesus, se não seus discípulos? Invocar não é simplesmente falar no nome “Jesus”, ou cantarolar uma música que fale em Seu Nome... Invocar está relacionado ao COMPROMISSO contínuo que o cristão tem, de viver Seus ensinamentos... Quando o cristão tem esse compromisso, e foge da tentação, e procura se afastar do erro, invoca o Nome do Senhor... Essa passagem não serve de analogia para ensinar que qualquer satanista ou ateu que disser a palavra “Jesus”, estará salvo... Se fosse assim, seria bom demais... Mas a realidade é outra. O caminho largo, não é o que conduz a salvação, mas o ESTREITO, e bem poucos são os que acham esse Caminho, segundo o próprio Jesus Cristo.

Mateus 7:13-14
13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.


Citação:
Quem disse que as obras deles vêm antes da fé?

A fé em Cristo é quem habilita o cristão a ter boas obras aos Olhos de Deus. Qualquer outra obra que não seja baseada na fé em Cristo, não é boa obra aos Olhos do Senhor.

Quanto a esse assunto, não sou eu quem afirmo, mas a própria Bíblia católica romana, através de seus apócrifos, ensina que as boas obras podem simplesmente perdoar pecados, o que é um absurdo, a luz das Escrituras Sagradas...

Tudo isso, Jorge, sem falar nas penitencias, que seriam um modo de sacrifício pessoal para se conseguir apagar o pecado. Completamente fora das Escrituras, pois o cristão, discípulo de Jesus não precisa fazer autoflagelo ou qualquer tipo de prática para expiar seu pecado, pois Jesus já morreu por eles... Só basta ao cristão arrepender-se verdadeiramente da sua prática e confessá-la unicamente a DEUS, e pedir também o perdão, se for o caso, aquele que foi ofendido pela nossa prática... Veja que a intenção da penitência é que alguém alcance o perdão de determinado pecado, através de determinada obra, seja ela jejum, esmola, determinado número de rezas ou aquilo que decidir o padre que ouviu a confissão! [pt.wikipedia.org]

Mas a salvação e perdão de pecados, não é por obras... É por meio da FÉ em Jesus Cristo!

Citação:
Quem disse que a fé deles não os salva?

A fé em Cristo produz obras, que todos vêem... Não adianta dizer que tem fé, mas o proceder condena aquele que diz que crê... Assim crêem os demônios... Digo isso, não referindo-me aos colegas católicos, mas a todo aquele que diz que crê, e age contrariamente aos ensinamentos de Jesus.

Outra coisa, não estou avaliando a fé de um determinado alguém, de um determinado fulano, mas de um alguém genérico, baseado no que afirma a sua igreja! Se uma igreja se auto denomina detentora da verdade, e conhecemos que seus ensinamentos são anti bíblicos... Imaginamos que seus fiéis vivem no engano, no erro daquela instituição...

Citação:
Vá lá David, essas generalizações, como se todos os católicos fossem iguais, como se Jesus não fosse julgar cada um individualmente segundo as suas obras, há lá tanto joio e lobos como os há nas igrejas evangélicas no meio do trigo e das ovelhas...

O julgamento de obras será apenas para os salvos... Para o recebimento do que os apóstolos chamam de galardões. Assim ninguém é julgado por obras para ser salvo. Também há uma outra passagem que parece demonstrar que haverá algumas diferenças, nos níveis de sofrimento, na perdição eterna... Mas ninguém será julgado por obra, para efeito de salvação.

Que o Senhor nos abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 10 de April de 2009 20:37

Citação:
Essa visão do David é completamente alheada e alienada da realidade.

Oi Vitor... Paz do Senhor.


O que, especificamente, eu vejo na Escritura que seria “alienado da realidade”, Vitor? Seja direto, para que eu possa tentar justificar minha posição...

Citação:
Não tenho muito tempo e paciência para discutir com o David, mas se nós nos baseassemos só em doutrinas bíblicas não teriamos respostas e ignoraríamos muitas respostas do espirito santo para os problemas de hoje.

Seja mais específico... Quais seriam as perguntas que ficariam sem respostas, e quais as outras que teríamos de ignorar?

Citação:
É óbvio que o espirito santo não se contradiz e portanto doutrinas contrárias Á BIBLIA NÃO PODEM SER EMPREGADAS E NUNCA FORAM EMPREGADAS PELA IGREJA CATÓLICA.

Veja só, Vitor... Você é um pouco mais esclarecido, assim como outros aqui no fórum. Mas existem muitos católicos que não tem esse conhecimento, e incorrem, por exemplo, no pecado de idolatria. Muitos simplesmente adoram a pessoa de Maria, e você sabe que não estou faltando com a verdade quando falo disso... O maior problema é que a igreja católica não faz a menor força, através de seu papa, para fazer algo que combata tal prática. Esse seria apenas um pequeno exemplo, em mostrar algo que a igreja não deveria ser participante no erro dos seus fiéis, pois se ela não corrige, se torna participante daquela prática.

Citação:
E cuidado a fé vem primeiro, mas sem obras, é um nada. Não existe.

Não existe fé, se não há novo nascimento... Se há novo nascimento, há fé e há obras. Não há como dissociar isto! Assim, se alguém tem fé em Cristo, produz obras! E esta é a verdadeira boa obra, recebida como perfume as “Narinas” do Criador...

Citação:
Não julgue. Você não sabe a fé que vai no coração dos católicos, quando praticam a caridade, porque como diz Paulo "Sem caridade nada sou" e posso ter fé, mas sem caridade nada sou.

Não julgo aos colegas católicos, Vitor... Mas avalio, a luz da Bíblia, os ensinamentos do catolicismo romano... Veja o que falei acima, para o Jorge, sobre as boas obras e sobre as penitencias no catolicismo romano, na mensagem anterior a esta.

QUe o Senhor continue nos abençoando

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 10/04/2009 20:44 por David_.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 10 de April de 2009 21:33

David eu expliquei bem o contexto em que falei, falei em doutrinas fundamentais para o cristão, se falei em doutrinas fundamentais e se não se aplica a tj ou mormons obviamente que a citação da passagem biblia dos 2 ou 3 reunidos é para quem segue essas doutrinas fundamentais de Cristo e apostolos, e a igreja católica segue doutrinas fundamentais como Divindade de Jesus, Ressurreição, Trindade etc. Claro que quem salva é a fé em Jesus e os católicos que têm efectivamente fé em Jesus são salvos, e é certo que há muitas coisas que se pode discordar lá, mas aqueles que seguem Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador das suas vidas, é claro que são salvos e produzem frutos e procuram viver ao máximo os ensinamentos de Cristo e dos apóstolos,, esses fazem parte do corpo de Cristo, fazem parte da noiva. Quem disse a você que não há católicos com entendimento que não confiam apenas no Sangue de Cristo, e na obra redentora de cristo na cruz como suficiente, em vez de confiarem em penitencias??

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 11 de April de 2009 14:34

Citação:
David_
Citação:
Essa visão do David é completamente alheada e alienada da realidade.

Oi Vitor... Paz do Senhor.


O que, especificamente, eu vejo na Escritura que seria “alienado da realidade”, Vitor? Seja direto, para que eu possa tentar justificar minha posição...

Citação:
Não tenho muito tempo e paciência para discutir com o David, mas se nós nos baseassemos só em doutrinas bíblicas não teriamos respostas e ignoraríamos muitas respostas do espirito santo para os problemas de hoje.

Seja mais específico... Quais seriam as perguntas que ficariam sem respostas, e quais as outras que teríamos de ignorar?

Citação:
É óbvio que o espirito santo não se contradiz e portanto doutrinas contrárias Á BIBLIA NÃO PODEM SER EMPREGADAS E NUNCA FORAM EMPREGADAS PELA IGREJA CATÓLICA.

Veja só, Vitor... Você é um pouco mais esclarecido, assim como outros aqui no fórum. Mas existem muitos católicos que não tem esse conhecimento, e incorrem, por exemplo, no pecado de idolatria. Muitos simplesmente adoram a pessoa de Maria, e você sabe que não estou faltando com a verdade quando falo disso... O maior problema é que a igreja católica não faz a menor força, através de seu papa, para fazer algo que combata tal prática. Esse seria apenas um pequeno exemplo, em mostrar algo que a igreja não deveria ser participante no erro dos seus fiéis, pois se ela não corrige, se torna participante daquela prática.

Citação:
E cuidado a fé vem primeiro, mas sem obras, é um nada. Não existe.

Não existe fé, se não há novo nascimento... Se há novo nascimento, há fé e há obras. Não há como dissociar isto! Assim, se alguém tem fé em Cristo, produz obras! E esta é a verdadeira boa obra, recebida como perfume as “Narinas” do Criador...

Citação:
Não julgue. Você não sabe a fé que vai no coração dos católicos, quando praticam a caridade, porque como diz Paulo "Sem caridade nada sou" e posso ter fé, mas sem caridade nada sou.

Não julgo aos colegas católicos, Vitor... Mas avalio, a luz da Bíblia, os ensinamentos do catolicismo romano... Veja o que falei acima, para o Jorge, sobre as boas obras e sobre as penitencias no catolicismo romano, na mensagem anterior a esta.

QUe o Senhor continue nos abençoando

David

Os ensinamentos são correctos. As prácticas dos católicos é que tem que estar de acordo com o seu aprofundamento da fé e com a sua vontade de o fazer. Voc~e nem ninguém pode obrigar quem quer que seja a a aprofundar o seu conhecimento da fé. Se a sua igreja tivesse a dimensão da Igreja católica a sua história e longevidade, também veria(e se calhar já vê) erros nas práticas dos seus correlegionários. Um dado muito impressionante é que embora eu seja um céptico relativamente à mensagem de Fátima e embora a Igreja tenha oferecido resistência(isto é histórico é só consultar) à mensagem de Fátima esta acabou por se impôr no Mundo. Vontade de Deus? Não sei. Vontade dos homens? Não me parece, pelo precedente que relatei. O que é importante ressalvar é que muitas vezes há factores que ultrapassam a vontade da própria Igreja e aos quais ela só tem duas alternativas: ou dividir ou congregar. A igreja decidiu congregar e quanto a mim muito bem.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 11 de April de 2009 15:39

Citação:
vitor*

Os ensinamentos são correctos. As prácticas dos católicos é que tem que estar de acordo com o seu aprofundamento da fé e com a sua vontade de o fazer.


Oi Vitor... Paz do Senhor


Veja bem, eu mostrei numa das mensagens, que a Bíblia católica ensina que a boa obra, a esmola, perdoa pecados. E a Igreja Católica confirma que acredita nessa heresia ao ensinar a penitência. Ora, amados, o homem não consegue fazer nada, absolutamente nada sozinho, que torne seus pecados inválidos... O perdão dos pecados são obtidos através do Sangue do Cordeiro, Jesus Cristo. Não é necessário auto flagelo ou auto sacrifício para se alcançar a graça do perdão, pois o sacrifício já foi feito, uma Única vez, por todo aquele que crê!

Heb 7:27
Que não necessitasse de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.


Qualquer prática que o homem faça, no sentido de tentar invalidar seus pecados, torna ineficaz o sacrifício de Jesus... Pois está o homem tentando justificar a si próprio através de seu próprio sacrifício...

Assim, apenas citando este pequenino exemplo, como pode um fiel vir ao real conhecimento da Verdade, se aprende, desde pequeno algo que contraria a Escritura? Isso sem falar de várias outras práticas, Vitor, que contrariam em muito aquilo ensinado por Jesus Cristo.

Citação:
Voc~e nem ninguém pode obrigar quem quer que seja a a aprofundar o seu conhecimento da fé.

Não é uma questão de obrigar, amado... Mas a igreja que é de Cristo, tem sua fé alicerçada nos ensinamentos apostólico e não teme em dizer, e combater o erro. Porque a igreja romana é tão oficial quando se refere ao aborto? Ela é certíssima ao se posicionar contra quem comete tal prática. Porque não tomar posição idêntica, quando o assunto é adoração a pessoas mortas? DIgo isso, Vitor, baseado no que vi e vejo no nordeste do Brasil. E a igreja católica se torna participante, conivente nesse erro, pois não age, assim como faz, com relação ao aborto! E as pessoas adoram ao padre Cícero, a Maria e a todo aquele que se disser que é santo...

Citação:
Se a sua igreja tivesse a dimensão da Igreja católica a sua história e longevidade, também veria erros nas práticas dos seus correlegionários.

A igreja pode ter dógmas, desde que não contrarie o ensinamento apostólico. Se algum erro doutrinário grave entrar na igreja, isso não quer dizer que a Escritura passou a ser antiquada e ultrapassada, mas tão somente que a igreja possa estar APOSTATANDO da fé.

Veja bem, amado... QUando surgiu a Igreja Universal do Reino de Deus, eu sempre me coloquei como defensor dela, como igreja de Deus... Hoje, acredito, está apostatando da fé, pois tem apoiado, inclusive, práticas como aborto, e tem pregado muito, relativo a doutrina da prosperidade, o que não vejo como bíblico... Assim, não é a questão "tempo" que leva a igreja a apostatar da fé, mas a vontade do homem. Cabe aos fiéis, amantes de Cristo, avaliar onde está a verdade e o que fazer, quando isso acontece.

Citação:
Um dado muito impressionante é que embora eu seja um céptico relativamente à mensagem de Fátima e embora a Igreja tenha oferecido resistência(isto é histórico é só consultar) à mensagem de Fátima esta acabou por se impôr no Mundo.

Segundo a Escritura, quem morre está no paraíso, o antigo Seio de Abraão... Esperando a ressurreição, para terem seus corpos glorificados. Assim, estes não voltam a terra. E se alguém admite ter visto alguem que morreu, não viu coisa boa. Pois o Senhor preza por Sua Palavra e pelo seu cumprimento. A Igreja de Cristo, que tem uma noticia desta, sabe como proceder e se colocar ao lado da Escritura. Não existe isso de aceitar o erro, para evitar separação... Mas o erro, o pecado, deve ser cortado de dentro da igreja, para que não cresça como um câncer, e contagie as partes saudáveis da igreja.

Citação:
O que é importante ressalvar é que muitas vezes há factores que ultrapassam a vontade da própria Igreja e aos quais ela só tem duas alternativas: ou dividir ou congregar.

A vontade da Igreja de Cristo, Vitor, é fazer a vontade de Deus, explicitada na Escritura Sagrada. Ela não tem a menor cerimônia em se colocar ao lado da Escritura e contrária as práticas da sociedade corrupta. Mas a igreja só faz isso, de se colocar ao lado da Escritura, se ela é SUBMISSA a esta. Se ela se acha sobre a Escritura, ela acredita que é LIVRE para agir como bem entende. Afinal seria ela quem "liga" ou "desliga" qualquer coisa do céu, como se fosse um botão. Estando assim ápta, ela igreja, a dizer o que é certo e o que é errado, e não a Escritura Sagrada.

Citação:
A igreja decidiu congregar e quanto a mim muito bem.

A igreja romana há muito que não se vê abaixo da Escritura, mas acima dela. Por esse motivo é que chegou a vender salvação, quanto mais aceitar certos ensinamentos, que são mais comuns ao espiritismo, do que a uma igreja que se diz de Cristo.


Que o Senhor nos abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 11/04/2009 15:47 por David_.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 11 de April de 2009 16:33

Eu acho que a coisa não é assim como você conta. A penitência prepara-nos para receber a salvação e o perdão dos pecados. Assim como Cristo jejuou no deserto, para se preparar para a missão que tinha de desempenhar, assim o cristão deve abrir-se a Cristo e arrumar a casa do seu coração, antes de o receber. Acha que Cristo vai entrar numa casa toda desarrumada? Cristo pode-nos ajudar a arrumar a casa(vide evangelho), mas só lá entra quando a casa está arrumada o suficiente para de lá fazer morada e nunca mais sair.

Arrumar a casa faz-se com penitência. Julgo que é este o ensinamento da Igreja. A penitência não perdoa pecados por si mesmo, mas prepara-nos para sermos morada de Cristo. Como posso receber Cristo se amo mais a comida que ponho na mesa que o próprio Cristo->direi antes:"não senhor não tenho gula, amo-te mais a ti que a tudo, vem para a minha vida". Deus não nos obriga a recebê-lo nunca.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 11 de April de 2009 18:02

Citação:
vitor*
Eu acho que a coisa não é assim como você conta. A penitência prepara-nos para receber a salvação e o perdão dos pecados.


Não, Vitor... Não é necessário nenhuma "preparação" pessoal, para receber a Jesus. Pois o homem não consegue transformar-se sozinho. Não há nada no homem, não há nada que ele possa, por si só fazer, que o torne "digno" ou merecedor de receber Deus, a não ser, unicamente, ACEITAR a Jesus Cristo. Não é penitência que faz o homem mudar suas atitudes, suas velhas práticas. O novo nascimento é obra do Espírito Santo na vida do homem. Pois este não conseguirá nascer de novo sozinho... Mas esta é uma ação do Espírito!

Citação:
Assim como Cristo jejuou no deserto, para se preparar para a missão que tinha de desempenhar, assim o cristão deve abrir-se a Cristo e arrumar a casa do seu coração, antes de o receber. Acha que Cristo vai entrar numa casa toda desarrumada?

Podemos fazer um estudo sobre o jejum bíblico, para refletirmos sobre o que é o jejum.

O jejum, Vítor, não é um sacrifício que se faz para tornar o homem digno de Deus... O Senhor não quer sacrifício de ninguém!

O Jejum aparece na Escritura, sempre que algum homem de Deus enfrentou algum problema de difícil transposição. Ester jejuou, e pediu que Mordecai jejuasse por ela, quando fosse interceder pelo povo judeu, diante do rei, pois havia a possibilidade de ela não ser recebida e até ser condenada...

Ester 4:15-16
15 Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu:16 Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.



David jejuou pela criança, fruto de seu relacionamento com a mulher de Urias, que adoecera...

2 Samuel 12:16
16 E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles.


O rei Acabe também jejuou, para enfrentar algo, quando o grande profeta Elias profetizou contra ele, devido as estátuas que fez, que faziam o povo incorrer na idolatria...

1 Reis 21:27
27 Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas palavras, rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de saco, e jejuou; e jazia em saco, e andava mansamente.



Jesus também jejuou quando foi ao deserto para enfrentar satanás...

Mateus 4:1-3
1 ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.


Assim, o jejum bíblico está sempre ligado a algum problema, ao enfrentamento de alguma posição, que ao servo de Deus é muito difícil de transpô-la sozinho. E naquela hora ele pede a Deus força e ajuda, para passar aquela prova.

O jejum bíblico não é apenas a abstenção de alimentos... Mas um período de tempo determinado, em que o cristão utiliza todo aquele tempo para BUSCAR O SENHOR, não parando sequer para alimentar-se. Assim, durante o jejum, o cristão está orando a Deus, se derramando aos seus Pés, pedindo a sua ajuda, a sua presença naquele momento difícil. Durante o jejum o cristão está louvando e pedindo a Deus, assim, não é jejum, aquela prática em que alguém se abstém de alimentos e vai ao cinema... Ora, não é a fome do seu servo que agrada a Deus, mas o estar ali, em Sua presença, não parando sequer para alimentar-se...

Citação:
Cristo pode-nos ajudar a arrumar a casa(vide evangelho), mas só lá entra quando a casa está arrumada o suficiente para de lá fazer morada e nunca mais sair.

Não é por aí, Vitor... É Jesus quem retira o fardo das costas do pecador... É ele quem alivia, quem “ARRUMA A CASA”... Foi justamente sobre isso que Ele disse, certa vez:

Mateus 11:28-30
28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.


Assim, não é se penitenciando, fazendo sacrifícios, passando fome ou qualquer outro tipo de sofrimento, que vai fazer o homem digno, merecedor da salvação ou perdão de pecados. Pois isso já é conquistado com a fé em Jesus... Tudo isso apenas através da Fé em Jesus Cristo! É muito amor, não é verdade?

Que o Senhor continue nos abençoando

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 11/04/2009 18:06 por David_.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 11 de April de 2009 18:34

Quase que diria que você é adepto de calvino e eu não respeito calvinistas. Respeito todos os evangélicos menos os calvinistas.
Primeiro os judeus não jejuavam só quando tinham que enfrentar seja o que for. jejuavam regularmente e muitas vezes por altura das festas judaicas.

Sabe que o grande inimigo de Deus é satanás, porque satanás adora as coisas do mundo e não as coisas do alto. Libertarmo-nos das coisas do Mundo é aproximarmo-nos de Deus é criar laços com Deus. Jesus Cristo ensinou-nos a libertarmo-nos das coisas do Mundo e a almejarmos as coisas do alto. Se tivermos fé nisto e nele, então iniciaremos penitência. "Senhor não me pedes penitência sei que já me perdoaste mas quero-te dizer que te amo mais que as coisas do Mundo". Como sempre disse a fé vem primeiro, inicia a caminhada, mas não faz toda a caminhada.
O que você David havia de dizer é que por nosso único esforço nunca chegaremos à meta, precisamos de Deus, para lá chegar. Mas se nós não quisermos lá chegar...



Editado 1 vezes. Última edição em 11/04/2009 18:36 por vitor*.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 11 de April de 2009 22:02

Citação:
vitor*
Quase que diria que você é adepto de calvino e eu não respeito calvinistas. Respeito todos os evangélicos menos os calvinistas.

Oi Vitor... Paz do Senhor


Não, não sou calvinista não... Mas acredito que mesmo quem crê na predestinação é digno de respeito.

Citação:
Primeiro os judeus não jejuavam só quando tinham que enfrentar seja o que for. jejuavam regularmente e muitas vezes por altura das festas judaicas.

Devemos olhar para cristo e para os cristãos, Vitor. Veja, na passagem abaixo, que os cristãos, discípulos de Jesus não precisavam jejuar, quando Jesus estava aqui. Pois o Mestre estava com eles a ajudar nos seus problemas...

Lucas 5:33-35
33 Disseram-lhe, então, eles: Por que jejuam os discípulos de João muitas vezes, e fazem orações, como também os dos fariseus, mas porque os teus não jejuam? 34 E ele lhes disse: Podeis vós fazer jejuar os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? 35 Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então, naqueles dias, jejuarão.


Ora, os discípulos não jejuavam porque JEsus estava com eles a ajudá-los... Foi assim quando Lázaro adoeceu e avisaram a Jesus... Por se demorar Jesus, Lázaro morreu e ainda assim o MEstre resolveu o problema... Foi assim quando a sogra de Pedro adoeceu, e Jesus a curou...

Os discípulos não precisavam jejuar, pois o MEstre estava ali, bastava PEDIR, bastava ir ao seu encontro e falar-lhes o problema.

Citação:
Jesus Cristo ensinou-nos a libertarmo-nos das coisas do Mundo e a almejarmos as coisas do alto. Se tivermos fé nisto e nele, então iniciaremos penitência.

Cristo não quer penitencia ou sacrifício de ninguem, Vitor, pois ele já se SACRIFICOU por todos!

Citação:
O que você David havia de dizer é que por nosso único esforço nunca chegaremos à meta, precisamos de Deus, para lá chegar.

E é o que tenho dito sempre, nas mensagens... O homem só vai a Deus através de Jesus Cristo. Através da fé no Messias de Deus que tira o pecado do mundo...

QUe o Senhor continue a nos abençoar


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 12 de April de 2009 01:01

Ser calvinista e cristão é ser incoerente.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 12 de April de 2009 01:15

Ser calvinista e cristão é ser incoerente. Essa ideia do calvinismo não me merece respeito algum, mas a pessoa que é o que mais importa, é digna de piedade.

E você não responde directamente às minhas perguntas. Faz os quotes e depois responde ao lado. Sabe, não estou aqui a defender o catolicismo, até porque não tenho paciência nenhuma para isso. O próprio Cristo deu o exemplo: não pertencia a nenhuma corrente do judaísmo e eu acho que lhe vou seguir mesmo o exemplo. Só sou Cristão, não sou católico, nem evangélico. Por isso quando estiver a falar comigo esqueça que está a falar com um católico, pois a única coisa que sou é cristão.

Página actual: 5 de 13


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.