Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 3 de 13
Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 31 de March de 2008 18:47

Paz do Senhor, Cassima...


Não consigo ver diferença naquilo que vocês chamam de protestantes e aquilo que chamo de evangèlico...

O grande problema, Cassima, é que muita gente não sabe sequer o que é ser evangèlico e assim enquadra como evangèlico (ou protestante, como queira) os testemunhas de Jeová e várias outras seitas.

Não, não é invadir privacidade não. Apesar de saber que muitos aqui não gostam de mim, eu vejo a todos como COLEGAS e já dispus, inclusive, meu MSN aqui, numa postagem, para quem quiser "Papear" on line. Tentei mudar minhas configurações para ele ficar VISIVEL, mas não recebo o email de confirmação para mudança de email, devido a um firewall... (para o colega que quiser, meu msn é davidjp@hotmail.com)

Eu frequento a Igreja Batista, mas não vejo diferença desta de uma Assembléia de Deus ou de uma presbiteriana...

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 31 de March de 2008 20:13

Citação:
David_
eu vejo a todos como COLEGAS

Vc tem colegas canibais?

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 31 de March de 2008 20:37

Citação:
firefox
Citação:
David_
eu vejo a todos como COLEGAS

Vc tem colegas canibais?



Paz do Senhor...


Hehehehe... As vezes fico rindo, sozinho, com tuas indagações "Fire"...

Acredito que você, assim como todos neste fórum, não comem carne humana, seja ela assada, cozida ou mesma crua.

Talvez você PENSE que coma... Mas na realidade só sente o sabor de trigo (acho que é disso que a hóstia é feita, não é?), no pãozinho. Uma "carne" com gosto de pão, ou seja, come simplesmente pão...

Penso que você, que não acredita em milagres, deve acreditar assim como eu acredito, não é verdade, "fire"? Que o pão permanece pão e o vinho permanece vinho, pois não conseguimos identificar nenhuma mudança em ambos, após o suposto "milagre"...

QUe o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 31/03/2008 20:51 por David_.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 31 de March de 2008 22:32

Vc é muito mal informado. Disse que um dia foi católico, mas é completamente ignorante de tudo, portanto, ou mentiu ou é completamente incapaz. Talvez as duas coisas.

Quando a isso de acreditar em alguma coisa do modo como vc acredita... Deus me livre! De vc até agora só veio tolices.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 13:23

Citação:
David_
Não consigo ver diferença naquilo que vocês chamam de protestantes e aquilo que chamo de evangèlico...

A questão não é o que nós chamamos e vocês chamam. Eu chamo o que vocês disserem que são. A questão é que uns apresentam-se como protestantes e outros como evangélicos e eu gosto de saber concretamente o que são.

Citação:
David_
Apesar de saber que muitos aqui não gostam de mim,

Experimente dialogar, mesmo discordando de tudo, respeitando as crenças alheias. Isto implica não chamar idólatras, não ofender os nossos líderes espirituais, não dizer que um dos nossos sacramentos mais queridos é "uma forma de canibalismo", entre outros. No fundo, apenas um pouco de respeito pelos outros faz muita diferença. Assim, verás como o acolhimento que te é feito será muito diferente, mesmo acreditando em tanta coisa que em nós não acreditamos.

Cassima

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 01 de April de 2008 14:49

Bem, os post do Jorge Gomes e do David deixam-me com algum animo.
São tantos os erros decorrentes de informações erradas ou de falta de informação que há uma boa probabilidade de mudarem os seus posicionamentos se fizerem estudos serios. Assim Deus queira.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Erivelton (IP registado)
Data: 08 de June de 2008 14:56

Olá pessoal, abrí este tópico para estudar e acabei me ausentando por motivos particulares. Peço desculpas a todos.
Sómente fins de semana poderei postar.
A paz para todos.
Se os católicos consideram que ICAR é a igreja verdadeira, então onde está a verdade, pois o catolicismo se dividiu com o longo dos tempos.
De onde surgirão os católicos ordodoxos?
De onde surgiu as reformas?
Não tenho nada contra a ICAR, pois a minha meta aqui é estudar religião.
Os chamados evangélicos poderiam ser chamados de católicos protestantes?

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 27 de June de 2008 13:31

Este tópico parece-me bastante interessante !

Uma boa oportunigade para ver-mos quem pertence a que religião e porquê...

O Jorge pelo post que fez, pensaria que era Ortodoxo, mas plos vistos não o é, daí acreditar naquilo que leu naquele site, que têm vários erros relativamente à Igreja Católica Apostólica Romana, nomeadamente onde diz que só se comunga sobre a forma do Pão, quando na realidade pode-se e comunga-se sobre as duas formas, o que a Igreja diz é que se considera que apenas comungando sob a forma do pão, se está a comungar num sentido completo e não apenas "metade"...

Já quanto à Tradição ter um valor mais importante que a Sagrada Escritura, o mesmo também é mentira.


Já agora, falou-se muito de Ortodoxos aqui e até defenderam que era a Igreja Verdadeira por assim dizer, alguem me sabe explicar o porquê de existirem tantas Igrejas Ortodoxas e não apenas uma ?! Quais as diferenças entre elas ??



Quanto a alguns, que se dizem Evangélicos, Protestantes, IURD e outras, que me perdoem esses irmãos, mas isso pra mim recai tudo num mesmo "saco": seitas...

Digo isto, porque existem milhares (se não for mais) de denominações evangélicas e protestantes e sei lá mais eu o quê...

Mas depois constata-se, que cada "igreja" dessas, têm poucos adeptos e na maior parte, é tudo coisas recentes, que não têm mais que uns séculos no máx. (e isso é se tiverem a sorte de ter mais de um ou dois séculos...)

Só no Brazil por exemplo aparecem como cugomelos segundo me consta e muitas tentam abrir em Portugal "filiais", mas com pouca sorte...

E no Brazil só me parece que isso pega bem, porque muitas destas pessoas vivem em situações de pobreza ou um pouco acima e devido às dificuldades por que passam, têm uma grande necessidade de Deus, mas também uma grande ignorância da Palavra de Deus e como tal, qualquer "religião" (aka Seita) que lhes apareça numa qualquer garagem ou armazém perto de casa, serve para colmatar essa falta de conhecer e encontrar Deus, que as pessoas têm...

E depois é claro, essas denominações, não incentivam as pessoas a ler a Bíblia ou a compreender a Palavra de Deus, gostam de as manter na ignorância, para poderem sobreviver.

Eu também noto isso, pois falo com cidadãos brazileiros que me dizem ser "evangélicos do não sei quê e não sei que mais", "protestante daqui e dacolá" e depois eu peço-lhes para me explicarem no que consiste a doutrina e quais as diferenças para as outras confissões religiosas e eles simplesmente não sabem explicar, nota-se que são ignorantes, escolheram aquela "igreja", porque é a que existe lá na terra deles ou mais perto de casa, porque se tivesse aberto outra em vez daquela, estariam na outra...


Atenção que não pretendo desrespeitar ninguem que seja evangélico/protestante/etc, apenas estou a dar a minha opinião pessoal, baseado naquilo que tenho constatado ao longo dos anos.


Se alguem quiser rebater estas afirmações está à vontade.


Saudações !


P.S: Sou um Cristão Católico para quem estiver interessado em saber...



Editado 1 vezes. Última edição em 27/06/2008 13:34 por Tecno.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Tecno (IP registado)
Data: 27 de June de 2008 13:46

Já agora, só para exclarecer, eu só reconheço como Religiões: Cristianismo ( mais particularmente as Igrejas: Católica e Ortodoxa), Judaísmo, Islamismo, Hindu, Budismo...

Tudo o resto pra mim, não considero Religiões a sério...

E claro que não considero que todas as religiões acima tenham a mesma importância ou que todas conduzam à salvação dos seus crentes, no entanto em termos de crentes espalhados por todo o mundo e por terem tido bastante influência no Mundo como o conheçemos hoje, acabam por ser as mais significantes.



Editado 1 vezes. Última edição em 27/06/2008 13:48 por Tecno.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: paroled'amore (IP registado)
Data: 09 de March de 2009 21:25

paz do SENHOR a todos

bla, bla, bla, eu leio, leio e não creio que ainda existem pessoas a afirmar tais besteiras, como pode dizer isso, constantino.
a igreja após a morte de JESUS, tomou rumos imensos, as primeiras comunidades cristãs nasceram dos apóstolos, com o tempo foi crescendo, crescendo, paulo em roma, difundiu o JESUS SENHOR, NÃO o catolicismo.
Fundação da Igreja, leiamos com atenção
"E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos Céus: e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos céus." (Mt. 16, 18)
Como isso é claro e positivo! Jesus Cristo muda o nome de Simão, em pedra (aramaico: Kephas, significa pedra e pedro, numa única palavra, como em francês Pierre é o nome de uma pessoa e o nome do minério pedra).
Deus fez diversas vezes tais mudanças, para que o nome exprimisse o papel especial que deve representar a pessoa. Assim mudou o nome de Abrão em Abraão (Gn 17, 5), para exprimir que devia ser o pai de muitos povos.
Mudou ainda o nome de Jacob em Israel (Gn 32, 28) para significar a "força contra Deus". Assim Jesus Cristo mudou o nome de Simão em Pedro, sobre a qual estará fundada a Igreja, sendo o seu construtor o próprio Cristo.
Em todo o trecho em que Nosso Senhor confirma S. Pedro como primeiro Papa, fica evidente que Ele se dirige, exclusivamente, a S. Pedro, sem um mínimo desvio: "Eu te digo... Tu és Pedro... Sobre esta pedra edificarei... Eu te darei... O que desatares..."
S. Pedro é a pessoa a quem tudo é dirigido ... é ele o centro de todo este texto.
Esse ponto é muito importante, pois a interpretação truncada dos protestantes quer admitir o absurdo de que Nosso Senhor não sabia se exprimir corretamente. Eles dizem que Cristo queria dizer: "Simão, tu és pedra, mas não edificarei sobre ti a minha Igreja, por que não és pedra, senão sobre mim." Ora, é uma contradição, pois Nosso Senhor alterou o nome de Simão para "Kephas", deixando claro quem seria a "pedra" visível de Sua Igreja.A primazia de S. Pedro comprovada nas Sagradas Escrituras e na Tradição
"Eu te darei as chaves do Reino dos Céus" [a S. Pedro] - (Mt. 16, 17-19) - Primazia de jurisdição sobre todos, pois é a ele que a sentença é dita.
O primado de S. Pedro sobre os outros fica claramente expresso quando ele: 1) preside e dirige a escolha de Matias para o lugar de Judas (At 1,1-25); 2) É o primeiro a anunciar o evangelho no dia de Pentecostes (At 2, 14); 3) Testemunha, diante do Sinédrio, a mensagem de Cristo (At 10, 1); 4) Acolhe na Igreja o primeiro Pagão (At 10,1); 5) Fala primeiro no Concílio dos Apóstolos, em Jerusalém, e decide sobre a questão da circuncisão: "Então toda a assembléia silenciou"(At 15, 7-12), etc.
Todos os sucessores dos apóstolos atestam o primado de Pedro e dos seus sucessores, como, por exemplo: 1) Tertuliano: "A Igreja foi construída sobre Pedro"; 2) S. Cipriano: "Sobre um só foi construída a Igreja: Pedro"; Santo Ambrósio: "Onde há Pedro, aí há a Igreja de Jesus Cristo".
S. Mateus enumerando os apóstolos, confirma o primado de S. Pedro: "O primeiro, Simão, que se chama Pedro"(Mt 10, 2).
No século I, o Bispo de Roma, Clemente, escrevendo aos Coríntios, para chamar à ordem os que injustamente tinham demitido os presbíteros, declara-lhes que serão réus de falta grave se não lhe obedecerem. O procedimento de Clemente de Roma tem maior importância, se considerarmos que nessa época ainda vivia o apóstolo S. João que não deixaria de intervir se o Bispo de Roma estivesse no mesmo plano dos outros bispos.
Nosso Senhor: "Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu com instância para vos joeirar como trigo; mas eu roguei por ti, para que não desfaleça a tua fé; e tu, uma vez convertido, confirma os teus irmãos" (Luc. 22, 31-32). Ou seja, é S. Pedro que tem a missão, dada pelo próprio messias, de 'confirmar' seus irmãos. Essa missão supõe, evidentemente, o primado de jurisdição.
S. Pedro é nomeado pastor das ovelhas de Cristo. Após a Ressurreição, Nosso Senhor confia a Pedro a guarda de seu rebanho, isto é, confia-lhe o cuidado de toda a cristandade, dos cordeiros e das ovelhas: "Apascenta os meus cordeiros", repete-lhe duas vezes; e à terceira: "apascenta as minhas ovelhas" (Jo. 21, 15-17). Ora, conforme o uso corrente das línguas orientais, a palavra apascentar significa "governar". Apascentar os cordeiros e as ovelhas é, portanto, governar com autoridade soberana a Igreja de Cristo; é ser o chefe supremo; é ter o primado. Além do que a imagem de "pastor" designa, na Sagrada Escritura, o Messias e sua obra (cf. Mq 2,13; 4,6s; Sf 3,18s, Jr 23,3; 31,19; Is 30,11; 49,9s). Ora, confiando a S. Pedro a missão de pastor, Nosso Senhor o constituiu seu representante visível na Terra.
Vamos agora provar que S. Pedro foi o primeiro Bispo de Roma:
Poderíamos citar muitas longas passagens de S. Irineu, Caio, S. Cipriano, S. Agostinho, S. Optato, S. Jerônimo, Sulpício Severo, que atestam "unânimes" o episcopado romano do príncipe dos apóstolos. Limitemo-nos a umas curtas citações:
Caio: falando de S. Vitor, Papa, diz: "Desde Pedro ele foi o décimo terceiro Bispo de Roma"(ad Euseb. 128)
S. Jerônimo: "Simão Pedro foi a Roma e aí ocupou a cátedra sacerdotal durante 25 anos" (De Viris Ill. 1, 1).
S. Agostinho: "S. Lino sucedeu a S. Pedro" (Epist. 53)
A Sucessão Apostólica
Agora veremos como o Papa é sucessor direto de S. Pedro, primeiro Bispo de Roma:
Primeiramente, os protestantes deveriam provar que o Papa não é sucessor de S. Pedro, todavia, como eles não tem nenhum texto histórico ou religioso que prove, eles pedem uma prova dos católicos. Eles só negam, nada podem afirmar.
Vamos analisar as Sagradas Escrituras. Lá existe não só a investidura de S. Pedro como chefe visível da Igreja, mas a investidura perpétua dos apóstolos, para serem os "enviados" de Cristo (Mt. 28, 18 - 20): "É me dado todo o poder no céu e na terra; ide pois e ensinai a todos os povos e eis que estou convosco todos os dias até a consumação do mundo".
Que quer dizer isso?
1 - Cristo tem todo poder, é a primeira parte
2 - Cristo transmite este poder, é a segunda parte (Lembremo-nos, no mesmo sentido, da frase: "tudo que ligares na terra será ligado no céu e tudo o que desligares na terra será desligado no céu")
3 - A quem Ele transmite? Aos apóstolos.
4 - Até quando? Até a consumação do mundo
Ora, Cristo transmitiu este poder unicamente aos apóstolos presentes? Não pode ser, pois os apóstolos deviam morrer um dia, como todos os homens morrem. Ele diz: "estarei convosco até à consumação do mundo".
Se Ele promete estar com os apóstolos até o fim do mundo, é claro que ele não está se dirigindo aos apóstolos como pessoas físicas, mas como um "corpo moral", que deve perpetuar-se nos seus sucessores, e hão de durar atá o fim dos tempos.
Eis uma prova evidente que o bispo de Roma, que é o Papa, é o sucessor de S. Pedro e de sua "jurisdição".
A sucessão também é observada nos primeiros cristãos, que nomeavam diáconos e bispos, transmitindo-lhes as obrigações de seus antecessores.
Jesus Cristo, fundando uma sociedade religiosa visível, que devia durar até ao fim do mundo, devia necessariamente nomear um chefe, com sucessão, para perpetuar a mesma autoridade: "Quem vos escuta, escuta a mim" (Mt 28, 18). Se assim não fosse, Nosso Senhor não teria podido dizer: "Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo"; devia ter dito que estaria apenas com S. Pedro até o fim de sua vida. Dessa forma, cumpre-se o que manda a Bíblia: "Um só senhor, uma só fé, um só batismo" (Ef. 4, 5) .
FIQUEM COM DEUS

se DIO è per noi,chi sara contro noi

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: paroled'amore (IP registado)
Data: 09 de March de 2009 22:56

carissimos
venho vos explicar que tudo começou na afirmação de JESUS a pedro, vou ritornare, ou voltar no tempo, em 44 dc é que os irmãos se passou a serem chamados de cristãos.
O que mais impressiona nas primeiras comunidades é o fervor e a coragem dos cristãos. Diante das autoridades e dos líderes religiosos do seu tempo, os fiéis não temem confessar que Jesus é o Messias. A presença do Espírito Santo é muito viva. Cada igreja local tinha seus ministros, apóstolos, profetas, doutores... Todo o fiel recebia de Deus carismas especiais, que devia colocar à disposição da comunidade (dom de línguas, sabedoria, cura, ensino...).

Em Cristo não há diferença de dignidade entre grego e judeu, homem e mulher, escravo (a sociedade romana era escravocrata) e livre. Todos se reuniam para celebrar a eucaristia (ou fração do pão) especialmente no domingo (que substituiu o sábado como o sétimo dia dos cristãos, por causa da ressurreição do Senhor), oravam em comum, partilhavam seus bens, ajudavam os pobres. O rito de iniciação cristã era o batismo, no qual os efeitos da morte redentora de Cristo eram aplicados sobre o crente. Havia ainda a imposição de mãos, ou Crisma, através da qual o fiel confirmava o seu compromisso e assumia uma missão na comunidade, e a unção dos enfermos, que servia para curar e confortar os doentes.
Uma fonte importante sobre a vida das comunidades cristãs do final do séc. I e início do séc. II é a Didaqué, ou Instrução dos Doze Apóstolos, uma espécie de catecismo primitivo. A primeira parte da Didaqué apresenta os dois caminhos que o homem pode escolher: o da vida e o da morte. Seguem-se orientações para a conduta dos fiéis e exortações. Na segunda parte há uma descrição da vida sacramental e da oração. O batismo é feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e, quando a imersão não é possível, a água pode ser simplesmente derramada três vezes sobre a cabeça de quem vai receber o sacramento. Os crentes devem jejuar duas vezes na semana e rezar o Pai Nosso três vezes por dia. A celebração dominical (Missa) é o sacrifício verdadeiro que cumpre a profecia de Ml 1,10s. Antes de se realizar a fração do pão os fiéis fazem uma espécie de ato penitencial (exomologese). A Didaqué também fala de apóstolos, profetas inspirados pelo Espírito Santo (os quais chama de sumo sacerdotes) e mestres que percorrem as igrejas. Bispos e diáconos são escolhidos pelos fiéis, com a mesma dignidade dos profetas e dos mestres. Por último, adverte contra os "falsos profetas e corruptores", e contra o anticristo que virá quando o fim estiver próximo. Aqueles que perseverarem na fé durante a grande tribulação serão salvos. Depois que o céus se abrirem, após o soar da trombeta e a ressurreição dos mortos, "o mundo verá o Senhor vindo sobre as nuvens do céu".
Com Santo Inácio de Antioquia as coisas ficarão mais claras: "Que todos, assim como reverenciam Cristo, reverenciem os diáconos, o bispo, que é a imagem do Pai, e os presbíteros, que são o Senado de Deus, a Assembléia dos Apóstolos". No início do século II, este regime se imporá naturalmente entre as igrejas da Ásia.

prestem atenção: que não se pode negar é que, desde os seus primórdios, a Igreja possui uma constituição hierárquica, formada pelos apóstolos e por Pedro, e que esta constituição foi transmitida sempre e ininterruptamente através do sacramento da Ordem. Os apóstolos fundaram comunidades e ordenaram pessoas para presidi-las. Estas, por sua vez, ordenaram outras como sucessoras, e o processo prosseguiu em uma cadeia contínua que permite ligar cada bispo, cada padre, cada diácono da Igreja de hoje aos apóstolos e, dos apóstolos, ao próprio Jesus Cristo.

De modo particular, o bispo de Roma é o sucessor do apóstolo Pedro e, portanto, responsável por garantir a unidade e a integridade da fé da Igreja.

Outra característica relevante dos primeiros cristãos era a ansiedade pelo retorno do Senhor, a Parusia. Pelas cartas de Paulo vemos que a volta iminente de Jesus era crença comum. Nas assembléias litúrgicas ouvia-se freqüentemente a exclamação cheia de esperança: "Maranatha! Vem Senhor Jesus!" Com o tempo percebeu-se que a vinda de Jesus não era tão iminente.

O cristianismo se aproveitou da imensa rede de estradas que interligava o Império. Desenvolveu-se principalmente no meio urbano. De boca em boca, através de escravos, mercadores, viajantes, judeus helenizados, artesãos, a Boa-Nova ia chegando aos lugares mais distantes. O Império de Roma tornou-se, logo, a "pátria do cristianismo".
por favor leiam atentamente, recebi um emial de um sacerdote amigo meu, de roma,e este vos escrevo dando continuidade...Melitão, bispo de Sardes, cidade da Ásia Menor, escreveu uma carta para o imperador Marco Aurélio defendendo os cristãos perseguidos. Nesta carta, ele fala da providencial coincidência entre o nascimento do Império e o aparecimento do cristianismo. Jesus nasceu quando Augusto era imperador, e pregou no reinado de Tibério. A rápida expansão do cristianismo se deveu principalmente à unificação da bacia mediterrânea sob o poderio romano e às facilidades proporcionadas pelas estradas e rotas marítimas, que permitiam a rápida circulação de pessoas e idéias.
Mas quando foi que o Império começou a se dar conta da existência do cristianismo?
O documento oficial mais antigo falando dos cristãos é do ano 112: uma carta enviada a Trajano pelo procônsul da Bitínia, Plínio, o Jovem.
A opinião pública confundia os judeus com os cristãos. Geralmente ambos os grupos eram vítimas das mesmas acusações e maledicências. Mas em Roma a diferença foi percebida bem cedo. Em 49, Cláudio "expulsa de Roma os judeus que se agitavam por instigação de Crestos [Cristo?]" (Suetônio).

Nada mudou com Domiciano (81-96), que se autoproclamou "Dominus et Deus". Quando o século I termina, a fé cristã já começa a conquistar as classes mais altas, chegando até o palácio do imperador. Flávio Clemente, Flávia Domitila, parentes de Domiciano, e Acílio Glábrio, um dos cônsules de 91, eram cristãos. Para satisfazer a alegria das elites pagãs, o imperador massacra os fiéis, tomando seus bens e executando-os sob a acusação de ateísmo. Na Ásia a perseguição foi bem violenta.
Trajano (98-117), mais tolerante, responde a Plínio, o Jovem, em uma carta dizendo que os cristãos não deviam ser procurados e que as denúncias anônimas deviam ser ignoradas. Os cristãos convictos que se recusassem a abandonar suas crenças, no entanto, seriam punidos. O Rescrito de Trajano, como é conhecido este documento, estabeleceu jurisprudência.
Em 313 d.C., com o grande avanço da "Religião do Carpinteiro", o Imperador Constantino Magno enfrentava problemas com o povo romano e necessitava de uma nova Religião para controlar as massas. Aproveitando-se da grande difusão do Cristianismo, apoderou-se dessa Religião e modificou-a, conforme seus interesses. Alguns anos depois, em 325 D.C, no Concílio de Nicéia, é fundada, oficialmente, a Igreja Católica...

Em 313 d.C., com o grande avanço da "Religião do Carpinteiro", o Imperador Constantino Magno enfrentava problemas com o povo romano e necessitava de uma nova Religião para controlar as massas. Aproveitando-se da grande difusão do Cristianismo, apoderou-se dessa Religião e modificou-a, conforme seus interesses. Alguns anos depois, em 325 D.C, no Concílio de Nicéia, é fundada, oficialmente, a Igreja Católica...
Na verdade, Constantino observara a coragem e determinação dos mártires cristãos durante as perseguições promovidas por Diocleciano, em 303. Sabia que, embora ainda fossem minoritários ( 10% da população do império ), os cristãos se concentravam nos grandes centros urbanos, principalmente em território inimigo. Foi uma jogada de mestre, do ponto de vista estratégico, fazer do Cristianismo a Religião Oficial do Império : Tomando os cristãos sob sua proteção, estabelecia a divisão no campo adversário. Em 325, já como soberano único, convocou mais de 300 bispos ao Concílio de Nicéia. Constantino visava dotar a Igreja de uma doutrina padrão, pois as divisões, dentro da nova religião que nascia, ameaçavam sua autoridade e domínio. Era necessário, portanto, um Concílio para dar nova estrutura aos seus poderes.

E o momento decisivo sobre a doutrina da Trindade ocorreu nesse Concílio. Trezentos Bispos se reúnem para decidir se Cristo era um ser criado ( doutrina de Arius ) ou não criado, e sim igual e eterno como Deus Seu Pai ( doutrina de Atanásio ). A igreja acabou rejeitando a idéia ariana de que Jesus era a primeira e mais nobre criatura de Deus, e afirmou que Ele era da mesma "substância" ou "essência" ( isto é, a mesma entidade existente ) do Pai. Assim, segundo a conclusão desse Concílio, há somente um Deus, não dois; a distância entre Pai e Filho está dentro da unidade divina, e o Filho é Deus no mesmo sentido em que o Pai o é. Dizendo que o Filho e o Pai são "de uma substância", e que o Filho é "gerado" ("único gerado, ou unigênito", João 1. 14,18; 3. 16,18, e notas ao texto da NVI), mas "não feito", o Credo Niceno, estabelece a Divindade do homem da Galiléia, embora essa conclusão não tenha sido unânime. Os Bispos que discordaram, foram simplesmente perseguidos e exilados.......

se DIO è per noi,chi sara contro noi

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: paroled'amore (IP registado)
Data: 09 de March de 2009 23:09

Como vimos e vemos até hoje, desde o nascimento do homem, até sua morte, existe pecado, não foi diferente com pedro, ele era santo e pecador, e o proprio SENHOR sabia, mas não deixou de da-lo as chaves do céu, afirmando depois em joão 21 sua autoridade quando tres vezes pergunta a pedro se ele O amava mais que os outros, e conclui dizendo" apascenta minhas ovelhas, as tres vezes.
assim nao foi diferente, CRISTO deixa pedro chefe da igreja, e o proprio pedro errava e continuou errando, homens erram, mas tem JESUS para se arrependerem, não foi diferente com os primeiros cristãos, constantino aproveitando das diferenças, denominou assim, modificando um pouco as origens apostolicas, introduzindo coisas novas, para se autobeneficiar, mas recordemos que, JESUS deu as chaves a pedro, e os cristão do seculo III eram seguidores dos apostolos e santos martires, portanto nasceu a igreja catolica apostolica romana de JESUS ,não que ELE tenha denominado, mas veio dos apóstolos, que vieram de CRISTO, a igreja catolica.
passados os anos, e igreja continuou pecando, assim narra no catecismo da igreja que, a igreja e santa e pecadora, isso sem duvidas, ela vem de homens.
a veracidade da igreja católica escrevi aqui, com base a alguns emails e livros que recebi,e leio, espero poder ajudar.
Por ultimo, narro aqui, lutero homem padre que não aceitava os erros da igreja, preferiu ser covarde, fugir do seu dever de sacerdote, em arrumar a igreja, tentar melhorar-la,para quebrar a unidade em joão 17 deixada por JESUS, mas sera que a doutrina dele era iluminada?
claro que não, se fosse não de dividiria, logo com 2 meses de seguidores sua doutrina se racha, e alguns dos seus fazem outra para eles, e assim por diante até termos milhoes de camisas, e vemos a igreja de CRISTO se conservar na unidade até hoje, 09/03/2009, lembremos que lutero no ultimo suspiro de sua vida morreu catolico, pedindo perdão a CRISTO.
fiquem com DEUS

se DIO è per noi,chi sara contro noi



Editado 1 vezes. Última edição em 09/03/2009 23:12 por paroled'amore.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 25 de March de 2009 13:56

SALVE MARIA!


Paroled'amore

Já que vc fala de amor...[color=#000000]

[/color]Se anche parlassi le lingue degli uomini e degli angeli, ma non

avessi la carità, sono come un bronzo che risuona o un cembalo che tintinna.

E se avessi il dono della profezia e conoscessi tutti i misteri e tutta la

scienza, e possedessi la pienezza della fede così da trasportare le montagne,

ma non avessi la carità, non sono nulla.

E se anche distribuissi tutte le mie sostanze e dessi il mio corpo per esser

bruciato, ma non avessi la carità, niente mi giova.

La carità è paziente, è benigna la carità; non è invidiosa la carità, non si

vanta, non si gonfia,

non manca di rispetto, non cerca il suo interesse, non si adira, non tiene

conto del male ricevuto,

non gode dell'ingiustizia, ma si compiace della verità.

Tutto copre, tutto crede, tutto spera, tutto sopporta.

La carità non avrà mai fine. Le profezie scompariranno; il dono delle lingue

cesserà e la scienza svanirà.

La nostra conoscenza è imperfetta e imperfetta la nostra profezia.

Ma quando verrà ciò che è perfetto, quello che è imperfetto scomparirà.

Quand'ero bambino, parlavo da bambino, pensavo da bambino, ragionavo da

bambino. Ma, divenuto uomo, ciò che era da bambino l'ho abbandonato.

Ora vediamo come in uno specchio, in maniera confusa; ma allora vedremo a

faccia a faccia. Ora conosco in modo imperfetto, ma allora conoscerò


perfettamente, come anch'io sono conosciuto.

Queste dunque le tre cose che rimangono: la fede, la speranza e la carità; ma

di tutte più grande è la carità!



Gosto muito de ler seus posts.

PAX DOMINI.



Editado 1 vezes. Última edição em 25/03/2009 13:59 por Giovana.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: paroled'amore (IP registado)
Data: 25 de March de 2009 15:05

giovanna bello, grazie per le parole, tambem gosto de ler os teus, que JESUS continue te dando amor, carinho e sabedoria.
fique com DEUS amiga
e bellas palavras de paulo

se DIO è per noi,chi sara contro noi

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 28 de March de 2009 20:04

Citação:
paroled'amore
Como vimos e vemos até hoje, desde o nascimento do homem, até sua morte, existe pecado, não foi diferente com pedro, ele era santo e pecador, e o proprio SENHOR sabia, mas não deixou de da-lo as chaves do céu,

Paz do Senhor a todos...

Mateus 16:19
19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.


Esse versículo acima tem gerado muitas explicações e interpretações... É importante observar, no entanto, que a autoridade de “ligar e desligar” não foi dada exclusivamente a Pedro. Vejam abaixo:

Mateus 18:18
18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.


Acima, vemos que o mesmo poder é dado a todos os discípulos de Jesus Cristo. Assim, a passagem de Mateus 16:19 não prova nenhuma superioridade, da parte de Pedro. Pois até mesmo os escribas e fariseus tinham esse poder. Vejam abaixo:

Mateus 23:13
13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.


Nessa passagem, Jesus diz claramente que os escribas e fariseus, tendo a Palavra de Deus em suas mãos, tinham o poder, ao declarar essa Palavra ao povo, de abrir o reino dos céus aos homens. E, ao reter essa Palavra, de fecharem o reino do céu ao povo. Era portanto um poder declaratório, a autoridade de anunciar os termos nos quais Deus concederia salvação. Não era um poder absoluto de admitir ou excluir alguém do reino dos céus. Pois, apenas Deus pode fazer isso!

Apocalipse 3:7
Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:


A “chave”, dada a Pedro, simboliza a pregação do evangelho, que tem o poder de abrir o céu a quem ouvi-la e aceitá-la. Analisem a passagem abaixo:

Lucas 11:52
52 Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam.


Nessa passagem, a chave do conhecimento do caminho da salvação, com a qual a entrada do céu é obtida, estava nas mãos dos fariseus, pois eles tinham o conhecimento da Lei de Moisés, eram portanto os guardiães da Palavra de Deus. Nesse sentido, eles possuíam a chave do reino.

As “chaves” simbolizam a autoridade de abrir o reino dos céus aos homens, através da proclamação do evangelho. Ora, essa chave, cada cristão a tem, ainda hoje, através da pregação do Evangelho de Jesus Cristo! Pois a ordem dada por Jesus foi a de ir a fazer discípulos de todas as nações. Assim, o poder das “chaves” é apenas declarativo.

Citação:
assim nao foi diferente, CRISTO deixa pedro chefe da igreja...


A melhor prova da posição e autoridade de um homem é o seu próprio testemunho. Pedro reivindicou ser papa, ou a supremacia sobre os outros apóstolos? A resposta é não.

É interessante notar, também, a atitude de Paulo para com Pedro. Paulo foi chamado para ser apóstolo mais tarde, depois que a igreja fora intituída. Mas Pedro nada teve a ver com essa escolha, e certamente teria se fosse papa... Em lugar disso, Deus chamou e comissionou Paulo, sem consultar Pedro, assim como Ele chamou e tem comissionado milhares de evangelistas em todo o mundo, sem nenhuma referência a papas...

Paulo foi, sem nenhuma sombra de dúvidas, o maior dos apóstolos, com uma perspicácia mais profunda do que o restante, quanto a salvação, e maior revelação quanto aos mistérios da vida e da morte. Ele escreveu muito, muito mais do que Pedro... Isso sem dar a autoria da carta aos hebreus a Paulo, pois se atribuirmos a carta aos hebreus a Paulo, ele terá escrito ainda bem mais....

Paulo operou mais milagres do que Pedro e tambem organizou bem mais igrejas do que este. E, até onde o Novo Testamento registra, a influência de Paulo na Igreja de Roma foi muito maior que a de Pedro. Paulo menciona Pedro mais de uma vez, mas nunca dando-lhe autoridade, ou reconhecendo-o como superior ou como papa.
Na verdade, muito pelo contrário. Paulo organizou a igreja em Corinto, mas quando ali se rebelaram contra a sua autoridade, a ponto de favorecerem a Pedro, ele não cedeu um milímetro da sua própria autoridade. Pelo contrário, vigorosamente defendeu a sua autoridade, declarando:

1 Corintios 9:1
1 NÃO sou eu apóstolo? Não vi eu a Jesus Cristo Senhor nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor?


E, em outra oportunidade:

2 Corintios 12:11-12
Eu devia ter sido louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos, ainda que nada sou. Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas.


Além de tudo isso, numa determinada ocasião, Paulo publicamente repreendeu a Pedro. Quando Pedro em Antioquia tomou partido pelo legalismo dos crentes judeus e apartou-se dos crentes gentios, chegando a ser causa de erro para Barnabé. Paulo administrou-lhes uma severa repreensão, quando disse:

Gálatas 2:11-14
E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?


E aplicou em Pedro uma boa “dose” de teologia sadia e cristã, declarando que:

Gálatas 2:16
o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.



Em outras palavras, Paulo deu repreensão em Pedro diante de todos, acusando-o de não viver de acordo com a verdade do Evangelho. Certamente não era maneira de se falar com alguém que lhe tinha autoridade... Não era maneira de se falar a um papa. Pois, quem seria Paulo, para repreender o vigário de Cristo por uma conduta assim tão pouco cristã? Se Pedro era chefe, era obrigação de Paulo, e dos demais apóstolos reconhecê-lo como tal e ensinar apenas o que ele aprovasse. Obviamente Paulo não considerava Pedro infalível na fé e na moral, nem reconhecia qualquer supremacia da parte dele.

Os outros apóstolos, assim como Paulo, também pareciam sr totalmente ignorantes de qualquer designação que fazia de Pedro o chefe da igreja. Em lugar algum eles reconhecem sua autoridade e em lugar algum Pedro tenta exercer autoridade sobre esses. O único exemplo no qual outro homem foi escolhido apóstolo para substituir outro, encontramos registrado em Atos 1:15-26, na escolha de Matias... A escolha não foi feita por Pedro, mas por todos os irmãos, que eram cerca de 120, e foi por meio de sortes...

Em outra ocasião, Pedro junto com João, foi enviado por outros apóstolos para pregar o evangelho em Samaria. Não podemos imaginar o papa sendo enviado por cardeais ou bispos em qualquer missão.

Atos 8:14
Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samária haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João;


No concílio de Jerusalém, registrado em Atos 15, quem presidiu foi Tiago, e não Pedro. Depois do concílio, não vemos mais registro sobre Pedro, no livro de atos, pois quem “entrava em cena” era Paulo...

Bem queridos, se Pedro tinha alguma superioridade sobre os demais apóstolos, essa deve ser uma informação retirada de algum outro lugar que não a Escritura Sagrada...

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 8 vezes. Última edição em 28/03/2009 20:30 por David_.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 29 de March de 2009 22:02

Depois do testemunho de ignorância que o David postou, atestando que nunca foi católico pois da fé católica nada conhece, seguem algumas coisas básicas.

Citação:
David_
Mateus 16:19
19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.


Esse versículo acima tem gerado muitas explicações e interpretações... É importante observar, no entanto, que a autoridade de “ligar e desligar” não foi dada exclusivamente a Pedro.

Engraçado como, depois de afirmar algo tão básico, o David acha que descobriu a pólvora.

Há uma breve passagem na Lumen Gentium sobre isso, breve, mas suficiente para os católicos que aprendem na catequese que não há nenhum antagonismo entre afirmar que Pedro recebeu o múnus de "ligar e desligar" e, ao mesmo tempo, que a Igreja de Cristo tem esse poder:

"é sabido que o encargo de ligar e desligar conferido a Pedro (Mt. 16,19), foi também atribuído ao colégio dos Apóstolos unido à sua cabeça (Mt. 18,18; 28, 16-20). Este colégio, enquanto composto por muitos, exprime a variedade e universalidade do Povo de Deus e, enquanto reunido sob uma só cabeça, revela a unidade do redil de Cristo" --- (LG 22)

O problema não está na doutrina católica, mas na forma literalista, e tola, com que o David se atira sobre os textos. Não há novidade nenhuma sobre esse assunto que qualquer católico com um pouco de catequese conhece. Tempos atrás, outro bispo católico famoso escreveu:

Entre os Apóstolos, quase em todo lugar, apenas Pedro tinha o mérito de personalizar a Igreja, já que esta mesma pessoa, a única de toda a Igreja que a suportava, apenas ele mereceu ouvir: 'A ti darei as chaves do Reino do céu'. Para ti as chaves, não para um homem apenas, mas para receber a unidade da Igreja. Desde então se estabelece a excelência de Pedro, já que suportou a figura dessa mesma universalidade e unidade da Igreja quando foi dito a ele: 'Eu te entrego', tratando-se de algo que havia sido entregue a todos. Portanto, para que saibais que a Igreja recebeu as chaves do Reino dos céus, escutai o que o Senhor disse em outro lugar, a todos os seus Apóstolos: 'Recebei o Espírito Santo'. E, em seguida: 'Aqueles a quem perdoardes os pecados, estes lhes serão perdoados; aqueles a quem retiverdes, ficarão retidos'. Neste mesmo sentido, o Senhor, depois de sua ressurreição, confiou também a Pedro suas ovelhas, para que as apascentasse. Não que ele fosse o único dos discípulos que tivesse o encargo de apascentar as ovelhas do Senhor; é que Cristo, pelo fato de referir-se a um só, quis significar com isso a unidade da Igreja; e se dirige a Pedro com preferência aos demais, é porque Pedro é o primeiro entre os Apóstolos. Não te entristeças, Apóstolo; responda uma vez, responda duas, responda três. Vence por três vezes tua profissão de amor, já que por três vezes o temor venceu tua presunção. Três vezes há de ser desatado aquilo que por três vezes fôra atado. Desata pelo amor o que havias atado pelo temor. Apesar da sua debilidade, por primeira, por segunda e por terceira vez confiou o Senhor suas ovelhas a Pedro--- Sto. Agostinho, Sermão 295,2; 75,9.

( Sobre o entendimento do bispo de Hipona sobre o papel de Pedro, há um artigo interessante em [www.veritatis.com.br] )

Citação:
David_
Assim, a passagem de Mateus 16:19 não prova nenhuma superioridade, da parte de Pedro. Pois até mesmo os escribas e fariseus tinham esse poder. Vejam abaixo:
Mateus 23:13
13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.

Agora o David se superou. Essa foi a pior exegese que já vi. Misturou alhos com bugalhos.

Citação:
David_
É interessante notar, também, a atitude de Paulo para com Pedro. Paulo foi chamado para ser apóstolo mais tarde, depois que a igreja fora intituída. Mas Pedro nada teve a ver com essa escolha, e certamente teria se fosse papa... Em lugar disso, Deus chamou e comissionou Paulo, sem consultar Pedro, assim como Ele chamou e tem comissionado milhares de evangelistas em todo o mundo, sem nenhuma referência a papas...

David, percebe-se o paupérrimo entendimento que tens da fé cristã, se entende que será papa aquele que governar o Espírito Santo. Nisso vc se faz idólatra, para depois lançar acusações sobre os outros, mas é um pecado seu e não nosso.

Também, quando, para justificar as frequentes divisões que patrocinam, na Igreja de Cristo, vc e os que pensam como vc, acusam ao apóstolo Paulo de ter caminhado combatendo contra Pedro e os outros apóstolos. Propositalmente vcs esquecem o que foi ensinado sobre um reino que fica dividido contra si mesmo. (e a Igreja Católica tem mais de 2000 anos, vale lembrar.) Parece que só se lembram daquilo que lhes convém, qdo lhes convém.

Nenhum católico estranha, pois, que Paulo tenha praticado a correção fraterna e chamado a atenção de Pedro naquilo em que ele estava errado. Entendemos, ao contrário, que Paulo fez o que deveria fazer, como irmão que era de Pedro na fé, e por seu amor a Cristo e à Igreja. Vc entendeu tudo errado! Na igreja católica, qualquer fiel pode se dirigir a qualquer membro da hierarquia, padre ou bispo. Nem precisaria ser o apóstolo Paulo para ter chamado a atenção de Pedro naquele assunto em particular. O respeito que se deve ter para com alguém da hierarquia (usando de um termo católico) é devido, claro, mas tb é devido para com todos os irmãos na fé.

Pense, uma vez pelo menos (parece que duas para vc é muito), antes de proferir tolices e fazer falsas acusações.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 29 de March de 2009 22:35

Paz do Senhor...


texto duplicado...

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 29/03/2009 22:36 por David_.

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 29 de March de 2009 22:35

Paz do Senhor...


Se o "fire" estivesse um pouco mais bem humorado eu comentaria o texto dele em poucas linhas, embora sabendo que ele iria praguejar até não poder mais... hehehe...

Mas os textos que enviei são bem claros. É só uma questão de verificar que Pedro era igual a qualquer apóstolo. Não exercia nenhuma supremacia ou superioridade sobre os outros... Muito pelo contrário. Ele, o próprio Pedro, é quem era enviado por Tiago, o pastor da Igreja de Jerusalem.

Para o bom observador, que ama a verdade, os textos estão postados. É só uma questão de conferir em sua própria Bíblia e tirar suas próprias conclusões!

Em Cristo, e sempre na paz...


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: paroled'amore (IP registado)
Data: 02 de April de 2009 00:47

Citação:
David_
Paz do Senhor...


Mas os textos que enviei são bem claros. É só uma questão de verificar que Pedro era igual a qualquer apóstolo. Não exercia nenhuma supremacia ou superioridade sobre os outros... Muito pelo contrário. Ele, o próprio Pedro, é quem era enviado por Tiago, o pastor da Igreja de Jerusalem.




David

AFF DAVID, que bliblia tu le???

recordando mesmo sabendo o que voce vai falar:

Tu és Pedro, e sobre e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" (Mt 16,18)
INSTITUIÇÃO DO MANDATO DE PEDRO: "Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus
PEDRO COMO O PASTOR DA IGREJA: "Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas." (Jo 21, 15-17).

PEDRO CONFIRMA SEU MANDATO: No primeiro Concílio da Igreja, o de Jerusalém, narrado em Atos dos Apóstolos capítulo 15, Pedro, ao iniciar seu discurso diz: "Irmãos, vós sabeis que já há muito tempo Deus me escolheu dentre vós, para que da minha boca os pagãos ouvissem a palavra do Evangelho e cressem." (At 15, 7)
Por fim, nossa Igreja é APOSTÓLICA, tem como fundamento os DOZE APÓSTOLOS, DENTRE ELES, PEDRO. O próprio Apocalipse atesta: João, ao ter a visão da Nova Jerusalém diz: "A muralha da cidade tinha doze fundamentos com os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro." (Ap 21, 14)
Na sua primeira epístola aos Coríntios (15.3-11), Paulo nos apresenta a relação dessas aparições com outros fatores que se combinaram para formar a fé cristã primitiva:

"Transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo recebi: Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. Foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Apareceu a Cefas, e depois aos doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez [...]. Posteriormente, apareceu a Tiago, e, depois, a todos os apóstolos. Em último lugar, apareceu também a mim como a um abortivo. [...] tanto eu como eles, eis o que proclamamos. Eis também o que acreditastes" (grifo nosso).
Pedro (Cefas), de acordo com a tradição paulina (1Co 15.5) e com a tradição lucana (Lc 24.34), foi o primeiro discípulo a experimentar uma epifania de Jesus ressuscitado – o que lhe daria o direito de ser o "líder".
se o Cristo Ressuscitado poderia delegar a liderança do movimento a este ou aquele discípulo. No Evangelho de Lucas se diz que os discípulos ouviram que "O Senhor ressuscitou, de fato, e apareceu a Simão [Pedro]!" (Lc 24:34). O que ele disse a Pedro? O relato de Lucas sugere aos cristãos das gerações posteriores que ele nomeou Pedro seu sucessor, outorgando-lhe a liderança. O Evangelho de Mateus diz que, durante a vida, Jesus já havia decidido que Pedro, a "pedra", seria o fundador de sua futura instituição. Evangelho de João, por sua vez, sustenta que o Cristo ressuscitado teria dito a Pedro que ele deveria tomar o lugar de Jesus como "pastor" do seu rebanho.
Paulo, um dos grandes líderes cristãos dos primórdios, nos fala de pelo menos três grandes "líderes" na igreja primitiva: Pedro, Tiago e João (Gl 2.9). Mc 16,1 e Lc 24,10 é uma justaposição aos três homens considerados líderes das comunidades cristãs primitivas: Pedro, Tiago e João. Esses eram conhecidos como os "três pilares" da comunidade de Jerusalém em Gl 2,9.
Lucas 24.33-35 nos diz que "O Senhor ressuscitou de verdade e apareceu a Simão [Pedro]". Lucas, apesar de não narrar essa aparição, mas somente a alude de forma vaga na boca dos discípulos, coloca Pedro como o primeiro a ver o "Senhor".
A reação, naturalmente, foi contra-atacar. Tal como fizeram com o Evangelho de Marcos, cristãos posteriores acrescentaram no Evangelho de João, que terminada no capítulo 20, um capítulo a mais. O capítulo inteiro é sobre a aparição do Jesus ressurrecto no mar de Tiberíades. Pedro é o personagem principal desse capítulo. De fato, Pedro é colocado acima do Discípulo Amado.

Da mesma forma como Pedro nega Jesus três vezes em João 18.15-18,25-27, no capitulo 21 – versículos 9,15-17 do evangelho de João, mais uma vez diante de uma "fogueira", – ele reafirma Jesus três vezes. Pedro, então, é encarregado de "apascentar" os cordeiros e as ovelhas de Jesus, isto é, a comunidade geral e o grupo de liderança da igreja. bom david acho que basta para voce e para outros que duvidam de pedro.
curiosidades biblicas
qual é o nome mais falado da biblia?
JESUS
e o segundo nome mais falado na biblia?
cefas,ops pedro rsrsrs, porque sera né !!!!!!
Bibliografia

BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. 4ª impressão. São Paulo: Ed. Paulus, 2006.







Aliás, se você acha que ter fé é "castrar" a razão, você está muito enganado!!! RECOMENDO QUE VOCÊ LEIA A ENCÍCLICA DO PAPA JOÃO PAULO II CHAMADA "FIDES ET RATIO", OU SEJA "FÉ E RAZÃO" (você pode lê-la aqui: "Fidesetratio").

se DIO è per noi,chi sara contro noi

Re: Como surgiu a igreja católica?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 02 de April de 2009 02:22


AFF DAVID, que bliblia tu le???



Oi "Paroled... Paz do Senhor


A Escritura que leio é a tradução de Almeida, mas as passagens que tenho enviado, também existem, na sua tradução católica, igualmente a minha. É só você abrir e conferir, e tirar você mesmo a sua própria opinião.

recordando mesmo sabendo o que voce vai falar:

Diferentemente de você, "Paroled", eu penso com minha própria cabeça. Não confio, nem preciso daquilo que repassam a mim como verdade absoluta. Para mim a verdade é aquela que está registrada na Escritura. Assim, nunca verão a mim citando personagens não bíblicos, como pastor fulano, ou pastor sicrano, ou qualquer outra autoridade que não seja aquela que se encontra inserida dentro dos próprios registros bíblicos. Para mim, quem é autoridade no ensino é o próprio Jesus Cristo e seus apóstolos. Se Paulo, Pedro ou qualquer outro apóstolo ensinou algo, então esse algo é a verdade, para mim.

Tu és Pedro, e sobre e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" (Mt 16,18)

QUem é a PEDRA, o alicerce da igreja é o próprio Jesus Cristo, e não PEdro. A IGreja deve ser fundamentada em Jesus Cristo e seus ensinamentos, e não em Pedro. É de Jesus Cristo que o próprio Pedro disse:


Ato 4:11
Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os construtores, a qual foi posta por cabeça de esquina

1Pe 2:6
Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa;e quem nela crer não será confundido.


Pedro citava a profecia de Salmos, que falava da rejeição do Messias, que se tornaria a PEDRA fundamental da Igreja. Veja abaixo a profecia:

Sal 118:22
A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular.


Assim, a Igreja é baseada em Cristo, o alicerce e não em cima de qualquer homem. A igreja é fundamenta nos ensinamentos de JESUS CRISTO! Se qualquer igreja se fundamentar em cima de qualquer homem pecador, não é fundamentada em Cristo!

INSTITUIÇÃO DO MANDATO DE PEDRO: "Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus

É interessante notar que esse mesmo poder é relacionado a outras pessoas, e não somente a Pedro, como já mostrei na mensagem anterior. Assim, essa passagem não mostra nenhuma superioridade de Pedro em relação aos demais apóstolos. É só uma questão de tentar pensar por si próprio!

PEDRO COMO O PASTOR DA IGREJA: "Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas." (Jo 21, 15-17).

Pedro, assim como Paulo, Tiago e outros apostolos estiveram a frente de igrejas do Senhor Jesus Cristo. E, durante a organização da igreja de Cristo, não encontramos nenhuma supremacia de Pedro sobre os demais apóstolos. Pelo contrário, pois as citações a Pedro simplesmente somem, quando Paulo entra em cena!


PEDRO CONFIRMA SEU MANDATO: No primeiro Concílio da Igreja, o de Jerusalém, narrado em Atos dos Apóstolos capítulo 15, Pedro, ao iniciar seu discurso diz: "Irmãos, vós sabeis que já há muito tempo Deus me escolheu dentre vós, para que da minha boca os pagãos ouvissem a palavra do Evangelho e cressem." (At 15, 7)

PEdro dizia uma verdade... Ele e Paulo evangelizavam os gentios. A visão que Pedro teve, de animais impuros aos olhos judeus, mostrava que o ministério dele seria voltado para os gentios... Vejam a passagem:


Atos 11:6-9
6 E, fitando nele os olhos, o contemplava, e vi quadrúpedes da terra, feras, répteis e aves do céu.
7 Ouvi também uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come.
8 Mas eu respondi: De modo nenhum, Senhor, pois nunca em minha boca entrou coisa alguma comum e imunda.
9 Mas a voz respondeu-me do céu segunda vez: Não chames tu comum ao que Deus purificou.


Essa passagem foi para mostrar qual seria, inicialmente, o ministério de Pedro. A ele foi confiado levar inicialmente, tambem o evangelho a gentios, assim como o foi a Paulo. E PEdro, na passagem enviado pelo "PAroled" faz referencia a este chamado... Ele havia sido escolhido dentre os apóstolos para levar a Palavra aos gentios!

QUem presidiu o concílio não foi PEdro, mas Tiago... VEjam na passagem abaixo que Tiago dá o julgamento e todos aceitaram ao veredicto desse apóstolo, quanto ao problema lá tratado:

Atos 15:19
19 Por isso, julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue


Por fim, nossa Igreja é APOSTÓLICA, tem como fundamento os DOZE APÓSTOLOS, DENTRE ELES, PEDRO. O próprio Apocalipse atesta: João, ao ter a visão da Nova Jerusalém diz: "A muralha da cidade tinha doze fundamentos com os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro." (Ap 21, 14)

Se começarmos a falar do Apocalipse, creio que o amado não vai gostar de saber quem é o sistema que apostatou da fé apostólica, mencionado pelo Apóstolo João, e que tem sede numa cidade que é situada ENTRE SETE MONTES! Procure na internet, no google e veja qual a única cidade que é situada entre sete montes!

Apo 17:9
Aqui está a mente que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada;


Segundo João, essa mulher, que é simbólica, perseguiu homens de Deus... Ela também corrompeu os ensinamentos escriturísticos... Ele deixa a dica, de onde o sistema dela esta situado, quando da volta do Senhor Jesus para buscar a sua igreja. Como não é tema deste tópico deixo para um outro momento oportuno, no tópico certo.

Na sua primeira epístola aos Coríntios (15.3-11), Paulo nos apresenta a relação dessas aparições com outros fatores que se combinaram para formar a fé cristã primitiva:

"Transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo recebi: Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. Foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Apareceu a Cefas, e depois aos doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez [...]. Posteriormente, apareceu a Tiago, e, depois, a todos os apóstolos. Em último lugar, apareceu também a mim como a um abortivo. [...] tanto eu como eles, eis o que proclamamos. Eis também o que acreditastes" (grifo nosso).


Ora, Jesus apareceu primeiramente a Maria Madalena, ainda no sepulcro... A citação de Paulo acima, se referia a aparição aos apóstolos. Mas isso não demonstra nenhuma superioridade de Pedro sobre os demais apóstolos. Vejam na passagem abaixo, que Paulo faz menção a alguns apóstolos como COLUNAS. Se PEdro fosse superior, fosse papa ou algo do tipo, seu nome deveria vir em primeiro lugar. Mas vejam quem vem em primeiro lugar na passagem da carta paulina:

Gálatas 2:9
e quando conheceram a graça que me fora dada, Tiago, Cefas e João, que pareciam ser as colunas...


Ora, se existia alguma ordem hierarquica, Paulo foi muito mal educado por suprimí-la... QUe falta de ética citar um bispo ou pastor a frente do papa, fazendo referência a COLUNA no ensinamento... Assim, a Escritura nos mostra que não havia superioridade nenhuma de PEdro!

Pedro (Cefas), de acordo com a tradição paulina (1Co 15.5) e com a tradição lucana (Lc 24.34), foi o primeiro discípulo a experimentar uma epifania de Jesus ressuscitado – o que lhe daria o direito de ser o "líder".

QUem prmeiro viu o Jesus ressurreto foi MAria Madalena...

João 20:15
15 Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, julgando que fosse o jardineiro, respondeu-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.
16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! - que quer dizer, Mestre.
17 Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.


Logo esse argumento de o "primeiro que viu" deve ser o líder não procede, pois assim teria de ser a Maria MAdalena a líder!

se o Cristo Ressuscitado poderia delegar a liderança do movimento a este ou aquele discípulo. No Evangelho de Lucas se diz que os discípulos ouviram que "O Senhor ressuscitou, de fato, e apareceu a Simão [Pedro]!" (Lc 24:34). O que ele disse a Pedro? O relato de Lucas sugere aos cristãos das gerações posteriores que ele nomeou Pedro seu sucessor, outorgando-lhe a liderança.

Devemos nos basear pelo que temos escrito. E não nos apegar a ensinamentos baseados em suposições. Não há uma passagem que seja na Escritura que nos mostre que Pedro tinha alguma preeminência sobre os apóstolos. Uma sequer não havia. Os apóstolos eram totalmente ignorantes sobre essa informação.

O Evangelho de Mateus diz que, durante a vida, Jesus já havia decidido que Pedro, a "pedra", seria o fundador de sua futura instituição. Evangelho de João, por sua vez, sustenta que o Cristo ressuscitado teria dito a Pedro que ele deveria tomar o lugar de Jesus como "pastor" do seu rebanho.

Não há uma só passagem escriturística que sugere tal coisa. Mas o que acho engraçado na igreja romana é a tentativa de basear apenas alguns de seus ensinamentos na Escritura, enquanto que outros ela sequer se incomoda se tais ensinamentos confrontam de frente com o ensinamento bíblico, como é o caso da questão das imagens de esculturas, a mediação de mortos, da adoração do pãozinho e outros tantos...

Paulo, um dos grandes líderes cristãos dos primórdios, nos fala de pelo menos três grandes "líderes" na igreja primitiva: Pedro, Tiago e João (Gl 2.9).

Pois é... Se Pedro tivesse alguma liderança maior que a de Tiago, deveria ao menos ser citado a frente deste, o que não ocorreu! PEdro é citado como coluna assim como TIago e João, só que não é citado em primeiro lugar. O que deveria ser, se fosse papa ou tivesse alguma preeminência!

qual é o nome mais falado da biblia?
JESUS
e o segundo nome mais falado na biblia?
cefas,ops pedro rsrsrs, porque sera né !!!!!!
Bibliografia

BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. 4ª impressão. São Paulo: Ed. Paulus, 2006.


Quanto a Jesus Cristo, não discordo de sua importancia, pois Ele é o tema central da Escritura e Aquele pelo qual devamos ser salvos. Quanto a Pedro, se ele realmente tem tanta importância deveria ter escrito mais... Após o surgimento de Paulo ele simplesmente "some"...

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 02/04/2009 02:33 por David_.

Página actual: 3 de 13


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.