Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 34 de 68
Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 19:10

"
Citação:
Diogo
a moça é bem sabida da vida
"...

Tão sabida que engravidou sem querer e nem sabia usar a pílula do dia seguinte...

Em vez da fogueira, uma gravidez e um parto, que é para a gaja aprender a não ser uma... "sabida"...

Claro que a "gaja" é uma criança de 14 anos, mas entre um parto e a tortura medieval... enfim...

EStamos a falar de uma criança de 14 anos!!!!

É com argumentos destes que o Sim vai ganhar.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 19:14

Diogo, tu é que sabes, mas da forma como o justificaste dá a parecer que estás a querer castigar a rapariga: portou-se mal, agora tem de ter a criança. Se calhar não é assim que falas aos teus colegas. Se for, acho que dá a parecer que estás a julgar a rapariga.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 19:20

É uma atitude infantil esta ideia da gravidez e do parto como punição pela sexualidade feminina. O nossa cultura judaico-cristã tem muita força ainda...



Editado 1 vezes. Última edição em 07/12/2006 19:23 por catolicapraticante.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 19:22

Pelos casos que conheço as adolescentes dessa idade que engravidam normalmente têm problemas familiares que lhe causam sérias carencias afectivas. Conheço varios casos e são todos bastante similares. O comportamento dela indica isso mesmo, algum desiquilibrio psicologico. Contra isso não há instrução que resulte, passa pela educação (o que é diferente e para a qual as leis são insuficientes).
Em grande parte dos casos vêm o bebé ou o namorado como a solução para as suas carencias afectivas, há muitas vezes a fuga a uma realidade desagradavel, a procura da constituição de uma nova familia aonde tenham um papel mais importante e se sintam mais amadas.
Cada caso é um caso mas os casos que conheço encaixam neste perfil.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 19:32

O camilo tem razão. Estas situações implicam uma atenção séria e especializada ( dirigida para a adolescente e suas necessidades específicas).
Não basta a "informação" tecnicista sobre os mecanismo da reprodução.

Ao contrário do que pensa o diogo, essa criança é uam vítima. ( E, já agora, quem terá sido o tarado que a engravidou? Porque é que o diogo acha que só ela e a família dela é que devem suportar o fardo de uma gravidez?)

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 19:44

Estatiscas sobre o ratio de abortos legais em varios paises:

Abortos legais por cada mil nascimentos

De notar que estes numeros podem ser muito influenciados pela lei do aborto nesses vários paises, além destes existem na maior parte dos paises abortos ilegais.

taxa mais elevada, na romenia, em 1990. Por cada 1000 nascimentos faziam-se 3153 abortos. Era o mesmo que em portugal se fizessem 300 mil abortos por ano!

ratios mais elevados em 2000:

Russia 1688 (em Portugal equivalia a cerca de 170 mil abortos num ano)
Bulgaria 1318
Biolorrusia 1298
Romenia 1100
Ucrania 1061

Actualmente o pais com maior ratio de abortos é o vietname, aonde o numero de nascimentos de meninos e meninas indica que há muitos abortos em função do sexo do bebé (os meninos são preferidos naquele pais).

Nos USA as taxas de abortos variam muito com a etnia, a religião e estado civil,

abortos nos USA em 1992, por estados

Reparem nos valores da liberal e rica new york, na cidade a taxa de abortos atinge os 909!!! Era o mesmo que termos 90 mil abortos por ano em Portugal.

Estes valores extremamente elevados nos USA indicam claramente que há nesse estado muitas mulheres a recorrer ao aborto descurando a contracepção.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 19:51

Citação:
Tilleul
Lena,
Não sei qual a tua dúvida em relação ao número visto ser uma organização pró aborto.

Citação:
Tilleul
Embora concorde que não existem números exactos. Estamos perante uma questão... será que os promotores do SIM nos andam a mentir e mandar números falsos?

Não sei se mentem os do SIM ou os do NÃO, se ambos ou nenhuns.
A unica coisa que eu sei é que lançar números é uma óptima estratégia para angariar adeptos. Já vi tanta "estatística" manipulada na minha vida (inclusive com gráficos mal feitos) só para ter impacto na opinião pública que fico sempre desconfiada. Maluquice minha.

Citação:
Tilleul
Quando um modelo de vida lhe parecer bom, siga-o mas, por favor, não queira que os outros o sigam; o pregador é intolerável (quero eu dizer: muito difícil de suportar). - Agostinho da Silva
Não será isto uma afirmação válida não só para os que demagogicamente recusam a a contracepção e o aborto, e aqueles que que demagogicamente defendem o aborto como a solução para o fim do aborto?

A minha assinatura aplica-se a qualquer situação de demagogia.
Devemos evitar chavões particularmente quando estamos num debate... isto não é um comício.
Se realmente esteve atento, deverá ter reparado que em momento algum eu conotei os defensores do NÃO com uma ideia-padrão.

Se algum defensor do SIM pensa que com a despenalização o aborto ilegal vai acabar, é bom que pare de sonhar e coloque os pés na terra.
Mas também considero que é evidente que com a aprovação da lei, o número será reduzido drasticamente, principalmente se tiver lugar nos hospitais publicos. Mesmo sendo aqueles hospitais em que se entra com uma hérnia e se sai morto devido a uma bactéria multi-resistente.Antes isso q parteira de vão-de-escada.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 20:02

Pelo que o Diogo conta, a jovem com 4/5 semanas de gravidez quiz tomar a pilula abortiva. Certamente terá hoje bastante mais que as 10 semanas.
Não tarda, a lei será alterada para em casos de gravidezes adolescentes a pedido, o aborto pode ser até as 24 semanas.
Ninguém aqui culpou ou criminalizou a mãe.
O que está em causa não é apenas a mãe... mas uma outra vida gerada, e diferente da mãe.
Interessante as fogueiras medievais a que se atiram os fetos de 10 semanas.
Até parece que com 14 anos, uma jovem não sabe que pode engravidar se tiver relações sexuais... tipo, foi um azar...

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 20:08

Realmente castigar essa miuda, e o filho, obrigando-a a ter o filho para depois ser dado para adopção é algo que não faz sentido nenhum para mim.

Conheço dezenas casos que encaixam no perfil descrito pelo Camilo.
O resultado não é nada bonito... e em vez de uma vítima, temos duas.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 20:33

CP, sugiro que te acalmes. Estás a pôr palavras no que escrevi. Primeiro, se vos pareceu que eu queria castigar a rapariga, estão enganados. Não queria nem quero. Mas não acho que ela deva poder abortar. Devia ter-se prevenido. Depois, também não desresponsabilizei o pai dela. Não faço ideia quem seja, mas acredito que deva ser outro miúdo como ela.
O caso aqui, na minha óptica, é sem dúvida o encaminhar de 3 pessoas. O pai e a mãe, que deverão ser acompanhados, e o filho, que deve nascer. Sobre o pai, nem sei que dizer. Alguém que provavelmente se aproveitou da juventude da Catarina. Quanto à mãe, concordo que se deva acompanhá-la e encaminhá-la para a adopção. De facto, a mãe poderá ser feliz se não estabelecer nenhum laço com este filho para além do profundo que já existe por estar na barriga dela e também o filho poderá ser feliz porque viveu e encontrou quem o queira amar. Sabes CP que conheço um casal que gastou uma fortuna em tratamentos de fertilidade porque era mais rápido do que adoptar!!! E não lhes facilitaram nada a vida.
Acredito (e nunca pensei o contrário) de que ela ficará sempre marcada. Mas penso ser a melhor solução.
De resto, deixem-me dizer que não falarei com a rapariga até ter a certeza de que ela está grávida. Aliás, nem sei que irá ela reconhecer em mim para lhe falar de tal coisa. Uma coisa é certa, farei alguma amiga dela ver que a solução da adopção é certa. De qualquer maneira, a rapariga vai deixar a escola no 9º ano.. acaba a escolaridade...

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 20:52

Não entendo essa diatribe parto/castigo.....
Não é humana nem cristã...

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 21:03

Citação:
Diogo Taveira
Aliás, conta-se que chegou a ir à farmácia comprar a pílula abortiva um mês depois de iniciada a gravidez [que cabeça!].

Ela não tentou tomar a pílula abortiva mas sim a pílula do dia seguinte, que não altera em nada o seu estado de gravidez. Caso tivesse tomado a RU-486 teria mesmo é de abortar pois a gravidez seria seriamente comprometida.

Citação:
Diogo Taveira
De resto, deixem-me dizer que não falarei com a rapariga até ter a certeza de que ela está grávida.

Afinal já nem sabemos se ela está grávida?
hummm... não estaremos a apoiar o diz-que-disse?

Pelo que percebi nem és intimo dela. Não te admires se fores mal recebido ou mal interpretado. Ela pode ser uma "maluca" mas tem direito à sua privacidade. Até já podia ter corrido a escola toda, mesmo assim tem direito à privacidade.
Até me arrepio só de imaginar uma miuda de 14 anos a ser julgada, perdão, aconselhada, por toda a comunidade escolar. Há coisas que me metem muita confusão mesmo, ooohh se há.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 21:28

É muito melhor dar um bebé para adopção que fazer um aborto, ou seja mata-lo antes de nascer.

Lena, as parteiras de vão de escada são uma especie em vias extinção. Os numeros de tratamentos hospitalares por aborto clandestino foi de 73 em 2005 (cito de memoria), sendo que o director de ginecologia do hospital de são joão no porto estimava que no maximo seriam uns 5,5% do total de tratamentos hospitalares devido a aborto, ou seja a nivel nacional seriam no maximo uns 500 a 600.
Isto para os cerca de 20 mil abortos que se estima que as portuguesas (e imigrantes em Portugal) façam.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 22:08

Não vi aqui e não sei se todos sabem que para depois recolher assinaturas basta imprimir aqui. São 2 páginas. Na 1º está a lista onde fazemos a petição : dá para 25 pessoas e na 2º a explicação.
Vão lá ver e não se esqueçam das assinaturas (até 29 de Dezembro??)

Não deixem para amanhã o que podem fazer hoje e não pensemos que os outros, que são como nós defensores da vida, é que têm de recolher as assinaturas e explicar...

Endereço do site da plateforma cívica NÃO OBRIGADA:



[www.nao-obrigada.org]

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 23:56

Eu não ouvi da boca dela (como é obvio) que estava grávida, mas comenta-se em todo o lado e imagino que, se fosse mentira, ela já teria desmentido.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 08 de December de 2006 07:57

Normalmente procuro evitar esse tema mas não vou agora entrar a explicar os porquês. O que me motivou a escrever esse foi não ter entendido bem o que li abaixo:

Citação:
Diogo Taveira
Primeiro, se vos pareceu que eu queria castigar a rapariga, estão enganados. Não queria nem quero. Mas não acho que ela deva poder abortar. Devia ter-se prevenido.

Diogo, disse não ser sua intenção castigar a menina - pelo que entendi do caso, trata-se de uma menina de 14 anos - mas... disse que ela não devia ter o direito de abortar, e confesso que não me senti bem ao ler a explicação do porquê: "ela devia ter se prevenido". Isso basta? Existe alguma razão para o Estado diferenciar as pessoas com uma lei que determina a maioridade? Para exigir de uma criança tamanha responsabilidade por seus atos, deviam dar-lhe a maioridade de uma vez. E por que parar nos 14 anos? Por que não aos 12? Ou aos 9?

Citação:
Diogo Taveira
Depois, também não desresponsabilizei o pai dela. Não faço ideia quem seja, mas acredito que deva ser outro miúdo como ela.

Amigo, com que facilidade julga as pessoas. Acha mesmo que um pai tem todo esse controle sobre os filhos?

Citação:
Diogo Taveira
De facto, a mãe poderá ser feliz se não estabelecer nenhum laço com este filho para além do profundo que já existe por estar na barriga dela

Citação:
Diogo Taveira
Acredito (e nunca pensei o contrário) de que ela ficará sempre marcada. Mas penso ser a melhor solução.

Você pensa ser a melhor solução! A menina deve assumir todas as responsabilidades por seus atos. Estará marcada para sempre, talvez seja feliz, talvez não, mas VOCÊ pensa que a SUA escolha será o melhor para ELA. Isso, meu amigo, deve ser muito difícil de engolir. Para não falar dessa tarefa impossível de tentar não estabelecer laços com um ser que altera toda a sua fisiologia e que determina toda a sua vida por meses. Será laço de amor ou será de ódio, mas o mais difícil nisso tudo deve ser a indiferença.

Isso soa estranho para mim. Fico a imaginar que isso seja transformar as pessoas em objetos. Curioso, suponho, já que esse costuma ser um argumento utilizado por aqueles que querem penalizar o aborto. Você quer fazer o bem para a menina determinando a vida dela. Parece, então, para mim que a transforma num objeto para o exercício do seu bem, ou para o bem segundo o seu ponto de vista. Ela, a tela, para que você, o artista, retrate a sua visão do bem. Assim ela não participa da obra. Ela tem direito a ter voz?

Paz e Bem.



Editado 1 vezes. Última edição em 08/12/2006 08:05 por firefox.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 08 de December de 2006 08:37

Citação:
Diogo Taveira
Eu não ouvi da boca dela (como é obvio) que estava grávida, mas comenta-se em todo o lado e imagino que, se fosse mentira, ela já teria desmentido.

Vamos ser objectivos?
O que se comenta pouco ou nada interessa.Se achas óbvio não teres ouvido da boca dela é porque não pertences ao circulo de confidentes. Nesse caso aconselho-te a que não te intrometas.
Se tivesses um problema, gostarias que ele andasse na boca de toda a escola?
E há sempre o perigo de estar a levantar falso testemunho.
Tenho para mim que há algo de francamente errado em fazer juizos sobre factos que circulam de boca em boca.
Ela é uma pessoa, como tu ou eu. Por favor, dêem espaço para ela respirar.De certo, na escola, há adultos com mais experiência e preparados para um apoio efectivo.

Gostaria de fazer uma pergunta.
Caso se confirme que ela está grávida e que optou por um aborto ilegal, estarias disposto a denunciar o caso às autoridades?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 08 de December de 2006 08:47

Vamos lá ver a situação...

Por um lado temos uma pobre coitada que provavelmente foi mal encaminhada e andava de boca em boca. Acho que em todas as gerações mais jovens, se conhece aquela que todos os rapazes querem porque sabem que podem ter a possibilidade de se iniciarem sexualmente e depois como só alguns conseguem passam a ter famas de fáceis ou de outra coisa pior.

Diz-me a minha experiência, que normalmente aqueles que têm fama não raras vezes têm pouco proveito e que na realidade, tentando ser aceites e remediar uma situação que não compreendem como lá foram parar, começam a tentar ser o que dizem dela para ver se aquilo passa e as pessoas se esquecem dela. Por outro lado aqueles que aproveitam mesmo a sério são discretas e bem informadas.

Diogo queres um concelho... tenta saber a verdade, se tiveres coragem fala com ela, se for possível tenta ajudá-la e compreende-la... Mas eu sei que é muito mais fácil acusar, mandar pedras pro ar e mantermo-nos longes daquelas coisas que menos se gosta.

Aceito que acredites que ter a criança seja o melhor, mas não só porque ela se devia ter prevenido antes e agora pumba. Tenta explicar-lhe que uma criança é sempre um dom, uma vida em potência de sucesso. São muitos os casos de ilegítimos ou acasos que conseguiram ser deputados, reis e até Papas.

Mostra-lhe que a vida não acaba e que uma garavidez mesmo na adolescencia pode ser um mal que acabe em bem.

Em comunhão

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: (IP registado)
Data: 08 de December de 2006 09:39

Diogo, eu já te conheço o suficiente para saber que não julgarias a rapariga, pelo menos conscientemente. Mas não basta sê-lo (no caso,ser acolhedor e não julgar), é preciso parecê-lo. E as tuas palavras aqui davam azo a interpretações menos abonatórias. Um conselho (se mo permites): quando te falarem da rapariga, mostra que compreendes o quão complicado é para ela. Imagino que ela deve estar num momento complicado da vida. Precisa de carinho e compreensão (sem desprimor para as questões éticas... mas primeiro deve vir a solidariedade).

De qualquer modo - e digo isto apesar de achar que o Diogo não precisa que o defenda - acho que já deu para perceber que o Diogo é muito bem intencionado e com muito bons sentimentos.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 08 de December de 2006 11:41

Se for preciso contribuir com alguma coisa, apita.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Página actual: 34 de 68


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.