Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 31 de 68
Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 29 de November de 2006 20:31

Fuga de informação de dentro da Presidência da República... só me pergunto se esta durará até aos 100 anos...

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 29 de November de 2006 23:44

Dia de Nossa Senhora de Lurdes portanto. Aquela que acolheu no seu Seio o Verbo de Deus, tratará do assunto.
No dia de Nossa Senhora das Dores foi aprovado no parlamento.
Nossa Senhora garantiu que em Portugal se manteria a fé.
Temos pois confiança. Nossa Senhora - A Imaculada Conceição - fará o que deve ser feito.
Melhor dia o Presidente nao poderia escolher.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 30 de November de 2006 00:42

Fico contente pelo Presidente ter marcado o referendo.

Alguns ainda pensavam que seria melhor não o marcar. Enganam-se se o PR não o fizesse a AR aprovaria a Lei e mesmo que o PR a vetasse a AR conformava e à segundo o PR seria obrigado a promilgar.

Estamos assim perante um referendo defensivo que constitui a unica arma para travar uma lei barbara que permite o aborto livre até às 10 semanas.

O Não vai ganhar.

Cristina

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de November de 2006 10:57

Caro Paulo.

Já o meu avô dizia "Fia-te na Virgem e não corras, depois diz que o diabo te tenta.". Neste caso, por maior que seja a devoção mariana, o que vai contar serão os votos dos portugueses que forem ao referendo. Como crentes, acreditamos sempre no Espírito Santo e que Ele ajudará os portugueses a escolher o melhor caminho.
Só a fé não basta... são preciso obras (votos, neste caso).

Luís Gonzaga

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 30 de November de 2006 14:13

O Luis.... mas o meu ja la está....o meu e de muitos mais. Não estamos parados.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 30 de November de 2006 19:46

Acabo de ouvir o Drº Marques Mendes na rádio a dizer que vai votar não (menos mal) mas depois a estregar tudo dizendo que o partido não terá "posição oficial porque o aborto é uma questão de consciência".


Na então uma lei penal que pode colocar pessoas na prisão é uma questão de consciencia?

Mas não está no código penal? Não contibua a seu punivel das 11 semanas em diante?

Então se é Lei penal como é que é de consciencia. Das duas uma ou tem de sair do C Penal ou então é uma questão de ordem publica e não de consciencia.

Parece uma posição à Pilatus.

Cristina Dinis Saraiva

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 30 de November de 2006 20:43

Cristina, um partido político tecnocrata como o PPD não pode e não tem como objectivo ditar normas de consciência, ao contrário do PP. Assim, o PPD-PSD tem primordialmente ideias a nível social (económicas, mais precisamente). Acho bem que os partidos não interfiram, mas sim as organizações cívicas que devem SEMPRE estar activas nestas questões. Contudo, sou pelo não... apesar de não poder votar [por isso, de pouco vale a minha opinião].

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: (IP registado)
Data: 30 de November de 2006 20:52

Diogo, não creio que a tua opinião valha nada menos por não poderes votar...

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 30 de November de 2006 21:26

Diogo

O Zé tem razão. Tu, pelos vistos, nãp odes votar. Mas podes conseguir que as pessoas vejam claro. Com as tuas opiniões, dizendo o que pensas da vida humana.

O teu voto seria apenas "um voto". Se esclareceres os outros, se alertares para o que significa um sim à pergunta, muitos dos teus amigos que estavam sem ter pensado bem no assunto, em todas as repercussões de um possível simirão votar Não. Aí serão muitos votos que tu vais conseguir a favor da vida.

Continua a dizeres o que pensas, se achares bem envolve-te nalgum movimento a favor da vida.

Não te esqueças:todos temos responsabilidade.



Editado 1 vezes. Última edição em 30/11/2006 21:29 por Maria José Ribeiro.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 30 de November de 2006 22:11

Por acaso (embora tenha apelado a outros valores) conseguir pôr o meu irmão a dizer que não tem a certeza, mas que provavelmente votará não. E isto porque ele não concorda que seja o dinheiro dos contribuintes a pagar os abortos... Enfim, pelo menos é um não.
Muito eu gostava de fazer, mas sinceramente, poucos me dão crédito. Aliás, o texto do aborto que escrevi (podem ver aqui) para Português só teve um 8/10, por correcções que a minha professora fez (perdoem-me o termo) parvas, só por não concordar comigo. Tenho tido algumas acessas discussões, existe até um tal de Demo na net que acha que [e isto nas palavras dele] «escrev[end]o apenas para agradar a quem quer que seja… provavelmente sob pressão de algum supervisor implacável.» É uma tristeza.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 01 de December de 2006 00:50

Citação:
cristina dinis saraiva

Mas não está no código penal? Não contibua a seu punivel das 11 semanas em diante?

Então e se for 10 semanas e 1 dia, as mulheres já merecem ser julgadas e ir para a cadeia?? Porquê 10 semanas?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: cristina dinis saraiva (IP registado)
Data: 01 de December de 2006 10:16

Caro Diogo

Eu percebo que haja partidos do chamado blocom central que são menos doutrinários.

PS e PSD disputa o mesmo eleitarado e hoje já não se percebe quem está à direita de quem.

Outra coisa é vir dizer que o Partido não tem posição porque o aborto é uma questão d econsciencia individual.

Aqui é que está o erro. É um chavão mas não é verdade.

As normas que estão no código penal são todas normas de ordem publica. Proibição de furtar, de beber alccolizado, de agredir etc etc são tudos normas de ordem publica. Claro que em todas elas há uma consciencia mas é consciencia colectiva e não individual.

Se se entender que o aborto é uma questão de consciencia individual então que se acabe com a norma penal mas com tudo com excepções, prazos excepções tudo.

O código penal não serve para questões de consciencia mas para normas de ordem publica.

Mal está um país em que apenas um pequeno partido afirma uma posição partidária a favor da vida. Não que o CDS ou PCP queiram impor a sua ideia para o país (se quiserem a sua ideia de consciencia colectica aos outros) o que querem é ter o direito de ter a sua ideia de consiencia colectiva, de ordem publica.

O CDS defende uma ordem publica em que o aborto seja proibido salvo situações objectivas previstas na lei. Daí que se bata pela manutenção da orma d eordem publica actual que está no código penas.

O PCP e o PS e o BE defendem que o aborto até às 10 semanas se efectuado em estabelecimeto de saude e a pedido da mulher seja autorizado, sendo os ápós as 10 semanas proibidos. Também é uma norma de ordem publica.

Cada partido defende a sua ideia de ordem publica. É a democracia. Também é normal que nos partidos mais tecnocratas como o PS e o PSD haja pessoas que não afinam pela mesma ideia de ordem publica.

Nesses o normal é que o partido tenha uma posição e dê liberdade aos que não se revem nessa posição de ordem publica.

Mais estranho e lamentável é um Partido politico vir defender que o aborto nada tem a ver com a ordem publica ou consciencia colectiva, que é uma questão de consciencia individual.

O Código Penal não regula, não pode regular questões de consciencia pessoal.

Ao anunciar a sua falta de comparencia o PSD demite-se de partido politico. Os partidos não servem só para os tachos, servem essencialmente para defender modelos de sociedade.

Claro que com isto não defendo que sejam os partidos a ter preponderancia na campanha. Nada disso. Devem ser osmovimentos a ter o principal papel no esclarecimento dos eleitores.

Os portugueses estão fartos dos politicos e os movimentos deverãoser o essencial.

Agora os partidos devem ter o seu papel e apresentar o seu ponto de vista como organizações que procuram defender diferenrtes modelos de desenvolvimento social.

O que não precisamos é de Pilatos que lavem as suas mãos.

Cristina Dinis Saraiva

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 01 de December de 2006 13:06

Muito bem Cristina. Nao se trata de uma questao politica. A minha opçao pela vida nao tem a ver com o partido em que voto.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 02 de December de 2006 18:55

PERGUNTA:

Será que um mero contribuinte, na altura de pagar o seu IRS, vai poder assinalar com uma cruz:

Objecciono, conscientemente, o aborto.

Aprovo, conscientemente, o aborto.


?


É que será injusto que cidadãos paguem abortos se são contra essa prática.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.



Editado 1 vezes. Última edição em 02/12/2006 18:56 por Diogo Taveira.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 02 de December de 2006 22:59

Diogo
É evidente que não será feito quando se vota.
Se alguém votasse assim, era um voto nulo.
Apenas se pode pôr a cruzinha.

Estou convicta que o NÃO vai ganhar. Na hora da verdade as pessoas poem a mão na consciência e vão -se dar conta de como devem votar. O voto será pelo sim à vida (penso que a maior parte ).

Mas se a lei fosse para a frente então os cidadãos organizar-se-ão para não prescindirem de um direito que têm: o da objecção de consciência.
Eu , por exemplo, não quero contribuir para matar uma criança. Mesmo que lhe chamem outra coisa.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 03 de December de 2006 15:22

Atenção:

Dia 5 de Dezembro na Faculdade de Letras Anfiteatro 1, pelas 19h haverá "Mulher e Aborto --Testemunhos e consequências".

Está presente a representante pela liberalização do aborto nos Estados Unidos, Norma McCorvey mais conhecida por "Roe"

Vale a pena ouvi-la. Todos se podem enganar mas o importante é que reconheçam o que fizeram. Foi o que se passou com Roe.

Vale a pena ouvi-la.



Editado 1 vezes. Última edição em 03/12/2006 15:29 por Maria José Ribeiro.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 03 de December de 2006 17:10

O caso de Norma McCorvey (designada no processo por Jane Roe) esteve na base da liberalização do aborto nos EUA. A decisão do Supremo Tribunal dos EUA ficou conhecida por Roe v. Wade.

pontosvista

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 03 de December de 2006 18:19

Obrigada pontosvista pelo teu reforço.
Mª José

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de December de 2006 23:32

Diogo:



"provavelmente votará não. E isto porque ele não concorda que seja o dinheiro dos contribuintes a pagar os abortos"....


Um critério economicista?

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 04 de December de 2006 01:03

É isso mesmo Diogo. Com tanta gente a passar fome neste país, pessoas a necessitar de uma operação numa lista de espera de anos, e um aborto passa a frente. É um ultrage. Força com o teu irmão.

Página actual: 31 de 68


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.