Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 33 de 68
Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 06 de December de 2006 00:56

Quer dizer, mata-se o feto com comprimidos?
É homicidio na mesma.
Depois não muda nada o que disse. Porque "as megeras mulheres" afluirão em numero suficiente para continuar a entupir um sistema ja de si ineficaz.
È pena que o que se pensa gastar com os abortos não seja investido num sistema nacional de saude a serio.
È pena uma pessoa ter de esperar uma hora por uma ambulancia para levar para o hospital uma idosa com colo do fermur fracturado porque não havia ambulancias disponiveis. Podiam dar mais ajudas aos bombeiros por exemplo.
Claro que continuo incondicionalmente do lado do NÂO.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 06 de December de 2006 02:29

Tenho duas perguntas para os defensores do sim ao aborto.


1º porque é que há “gravidez indesejada”?

2º porque é que “é uma vergonha” ser mãe solteira?

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de December de 2006 09:41

Eu vou votar Sim.

Quanto às questões, não há respostas simples.
Se uma gravidez é indesejada, só o facto de ser indesejada deveria bastar.Factores sociais, psicológicos, falhas nos métodos... tanta coisa pode tornar uma gravidez um fardo não desejado. O resultado é único - uma mulher está grávida e não quer ter aquele filho.

Duvido que os defensores do sim considerem vergonhoso a existência de mães solteiras. A maternidade é algo que só deve acontecer na vida de uma mulher quando esta se sente preparada para tal, o que não passa necessariamente pelo seu estado de casada/solteira/viuva /divorciada.

Gostaria de acrescentar um ponto:
O facto de considerar a IVG um direito, não o considero um dever. Se uma adolescente de 15 anos, qualquer mulher, deseja ter um filho deve ter tanto apoio e respeito na sua escolha, como aquela que deseja abortar. Sem juizos de valor, sem pressões de ordem socio-cultural, sem constrangimentos económicos.
A sexualidade é algo que deve ser vivido com responsabilidade, mas sem medo.

Por ora fico-me por aqui.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 06 de December de 2006 10:07

Lena,um par de perguntas até porque não gosto muito de participar neste tópico:

Qual o limite que estableces entre uma sexualidade responsável, um descuido e aborto como opção de contolo de natalidade e contracepção?

Em bom português dizemos que quem anda à chuva molha-se. Não acredito na solução do "Senão queres engravidar esta quieto" mas achas que a solução é não quer deita fora?

Em comunhão

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de December de 2006 11:20

Citação:
Tilleul
Qual o limite que estableces entre uma sexualidade responsável, um descuido e aborto como opção de contolo de natalidade e contracepção?

Meu caro
primeiramente qeria esclarecer que a IVG não é um método de contracepção. Ninguém interrompe uma gravidez por puro devaneio, prazer ou de modo sistemático.
Uma sexualidade responsavel é aquela onde não se correm riscos quer físicos quer psicológicos. É vivida de modo consciente prevenindo qualquer efeito indesejável, seja ele uma gravidez, uma DST, ou o mero sentimento de culpa. Nunca deve ser a resposta a um desafio, ou vivido sobre pressão/coacção.
Descuidos acontecem. Somos humanos e não máquinas, e mesmo essas falham.

Citação:
Tilleul
Em bom português dizemos que quem anda à chuva molha-se. Não acredito na solução do "Senão queres engravidar esta quieto" mas achas que a solução é não quer deita fora?

Peço perdão, mas não gostei nada do termo "deita fora". Eu abortaria se ficasse gravida neste momento da minha vida, mas não iria deitar fora nada. Apenas iria interromper o desenvolvimento de algo que não chegou a ser.
Será que num aborto espontâneo as mulheres também deitam fora?
A solução passa pelas desmitificação e não condenação em praça publica daquelas que fazem uma opção pessoal - quer seja ela pela IVG quer seja levar a gravidez até ao fim.
Não é por existir o risco de ser atropelado que alguém evita sair à rua. Corro o risco de me engasgar enquanto como, mas não opto pelo jejum. Haja alguém que nos socorra nos momentos de aflição.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 06 de December de 2006 11:34

Citação:
Lena
Ninguém interrompe uma gravidez por puro devaneio, prazer ou de modo sistemático.

Já vi várias vezes em reportagens televisivas relatos de mulheres que afirmam que abortaram várias vezes. Para algumas pessoas parece ser algo perfeitamente aceitável. Aliás, o aborto poderia não ser penalizado à primeira ou segunda vez mas ser penalizado a partir daí?

pontosvista

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de December de 2006 15:04

Lena:

Acho bastante equilibrado o teu ponto de vista.

CA:
Uma mulher que aborta conscientemente mais que uma vez, desculpa lá , mas ou tem um problema mental quaqluer ou simplesmente não tem acesso a meios contraceptivos eficazes. Em ambos os casos, não me aprece que a criminalização resolva o problema. O acompanhamento médico é a solução.

Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 06 de December de 2006 15:55

Segundo o Women on waves, em Portugal são praticados, pelo menos, 20.000 abortos ilegais por ano, Mas há quem diga que podem ser mais.

Parece-me um bocadinho descuido a mais. Nós não temos 20.000 mil mortes anuais nas estradas nacionais e todos falamos na irresponsabilidade e loucura dos condutores portugueses.

Não me parece também que morram 20.000 mil pacientes contaminados com HIV e todos falamos e choramos esta terrivel doença.

Estes 20 mil abortos por razões "porque sim e porque quero" correspondem a 20% do número total de nascimentos. Correspondem a 47 vezes o número de fetos mortos quer a nascenca quer por aborto expontaneo.

Será que estamos a falar de 20 mil descuidos de pessoas que se esqueceram de tomar a pilula ou um preservativo que se rompeu?

Em comunhão

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 06 de December de 2006 16:08

Esse algo que não chegou a ser é o teu filho, Lena. É um ser que criaste juntamente com alguém. Já é. Não vai ser. Aliás, às 10 semanas, o coração já bate.

As pessoas têm de assumir as suas responsabilidades.

Conheço mulheres que abortaram. Todas elas dizem o mesmo: maldita hora! O aborto traz traumas. Há que evitá-lo. A solução não está aí. Está nas políticas de planeamento familiar, em melhores processos de adopção, em melhores políticas de apoio. Quanto à criminalização da mulher, basta querer-se mudar a lei e passar-se a penalizar quem tem clínicas ou quartos onde se pratica o aborto. Esses, sim, devem ser culpabilizados.

Além disso, mesmo que fosse a favor do SIM, que garantias é que este Governo me dá em relação às instituições legais onde se irá praticar o aborto? Que instituições são essas? Privadas? Pelos vistos, se se tiver em conta a situação actual dos hospitais públicos. Então e as mulheres pobres?

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de December de 2006 20:59

Citação:
pontosvista
Já vi várias vezes em reportagens televisivas relatos de mulheres que afirmam que abortaram várias vezes. Para algumas pessoas parece ser algo perfeitamente aceitável. Aliás, o aborto poderia não ser penalizado à primeira ou segunda vez mas ser penalizado a partir daí?

Meu caro
algo sempre me fez duvidar de certos testemunhos (este meu cepticismo é terrível). Lembro-me bem ainda no furor dos anos 70 ouvir mulheres gabarem-se por terem feito mais de 10 abortos - como se fosse motivo de orgulho. Apareciam nas televisões naquele estilo militante meio rouco de tanto gritar (e olhem que eu até alinho na extrema esquerda)... até podia ser verdade, mas continuo com aquela impressão que era pantomima.
A verdade é que interromper uma gravidez é sempre algo penoso. É um acto tremendamente agressivo quer para o corpo quer para a psique.
A hipótese de penalizar à 3ª interrupção, e não antes, parece-me assim "a modos que" remendado, tipo não assumir uma posição por falta de assertividade. Se o acto é considerado imoral, condenável, deve-o ser desde a 1ª vez já que o impacto é sempre o mesmo. O raciocínio inverso tb é possivel... porquê penalizar apartir da 3ª e não só a contar da 4ª, ou da 5ª....? Porque a probabilidade de "engavetar" alguém é menor e como tal pesa menos na consciência da sociedade?
Uma mulher que procura abortar muitas vezes decerto vive algum problema terrível e não teve o acompanhamento adequado. Temos de o descobrir e ajudar a solucioná-lo para não nos tornarmos coniventes através da omissão.

Citação:
Tilleul
Segundo o Women on waves, em Portugal são praticados, pelo menos, 20.000 abortos ilegais por ano, Mas há quem diga que podem ser mais.

Carissimo
procurei no site oficial e não encontrei esses números. Poderia-me indicar a fonte?
É preciso usar muita cautela quando falamos de números. 20 000 é realmente impressionante! Mas abstenho-me de os comentar e de fazer inferencias quando não sei que 20 mil são esses. Será que englobam também as vendas da pilula do dia seguinte? É que ainda há muita gente que acha que a pilula do dia seguinte é abortiva... o que de facto não é.

Citação:
Maria João Garcia
Esse algo que não chegou a ser é o teu filho, Lena. É um ser que criaste juntamente com alguém. Já é. Não vai ser. Aliás, às 10 semanas, o coração já bate.

Minha cara
entendo o seu ponto de vista. Mas às 10 semanas nem o sinto... e fora de mim nem sobreviveria com os conhecimentos da medicina actual. Posso parecer cruel, mas para mim (e olhe que já sou mãe) filho só é filho quando o desejo.
Nunca o disse que o iria fazer alegre da vida, como se descartasse de roupa fora de moda. Mas só eu sei de mim e do que quero dar aos meus filhos... aqueles que eu desejar e amar.


Citação:
Maria João Garcia
As pessoas têm de assumir as suas responsabilidades.

Sem dúvida. E é exactamente por ser responsável e ter os pés assentes na terra que sei que hoje não tenho condições para ter mais um filho. Seria prejudicar o que já tenho, ao qual devo muito.

Citação:
Maria João Garcia
Conheço mulheres que abortaram. Todas elas dizem o mesmo: maldita hora! O aborto traz traumas. Há que evitá-lo. A solução não está aí. Está nas políticas de planeamento familiar, em melhores processos de adopção, em melhores políticas de apoio. Quanto à criminalização da mulher, basta querer-se mudar a lei e passar-se a penalizar quem tem clínicas ou quartos onde se pratica o aborto. Esses, sim, devem ser culpabilizados.

Os casos que conheço não dizem isso. Falam sempre com alguma mágoa, é certo, mas não denotam arrependimento. Foi um "mal necessário" numa fase adversa da vida. Todas elas usavam/usam métodos de contracepção.

Citação:
Maria João Garcia
Além disso, mesmo que fosse a favor do SIM, que garantias é que este Governo me dá em relação às instituições legais onde se irá praticar o aborto? Que instituições são essas? Privadas? Pelos vistos, se se tiver em conta a situação actual dos hospitais públicos. Então e as mulheres pobres?

Não me leve a mal, mas a partir do momento que a IVG for um direito legal, as instituições públicas terão de garantir a prestação do serviço, nem que seja fazendo depender a sua prestação consoante as capacidades económicas das mulheres. O nosso sistema de saude é uma boa porcaria... só de pensar dá medo cair doente. Não acredito que melhorem ou piorem por causa das mulheres que pretendam interromper uma gravidez.


Citação:
catolicapraticante
O acompanhamento médico é a solução.

Carissima
acabou de falar tudo.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 06 de December de 2006 22:23

tambem podemos matar outros seres humanos indesejados?
Sei lá, se um comerciante tiver um concorrente indesejado deve poder mata-lo?

Como do ponto de vista biologico estamos a falar de matar seres vivos, humanos, acho que podiamos alargar a liberalização da morte para outros seres indesejados. Um filho vai prejudicar os estudos ou a carreira? E um professor casmurro ou um concorrente para um lugar na empresa também é licito mata-lo?

Tilleul, há paises em que para a nossa taxa de natalidade o numero de abortos é de 200 mil, não de vinte mil. Ou seja nesses paises o numero de abortos é o dobro do de nascimentos, nesses paises o aborto é amplamente usado em lugar do planeamento familiar. Mesmo nos USA há grupos etnicos e etarios em que o numero de abortos supera bastante o dos nascimentos. E nos USA há facilidade de recurso à contracepção. E também não é ignorancia.



Editado 1 vezes. Última edição em 06/12/2006 22:55 por camilo.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 05:54

Lena,

Para consulta...

[www.womenonwaves.org]

Citação:
Lena
Os casos que conheço não dizem isso. Falam sempre com alguma mágoa, é certo, mas não denotam arrependimento. Foi um "mal necessário" numa fase adversa da vida. Todas elas usavam/usam métodos de contracepção.

Desculpe não consigo evitar de exclamar que sorte não ter casado com uma mulher que pensa assim... E atenção que minha posição em relação ao aborto abrange mais casos que a lei actual, como sejam famílias numerosas carenciadas ou patológicas. Mas nunca poria a situação no sim porque é um mal necessário...

Todos os movimentos pró aborto admitem que esta situação é traumática para a mulher sendo esta uma das razões porque pedem que seja praticado o aborto em clínicas e hospitais. E tem que admitir que não é o mesmo que fazer uma lipo aspiração ou tomar um copo de água.

Em comunhão

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 06:08

Tilleul:

Bom dia para ti!!;))

"tem que admitir que não é o mesmo que fazer uma lipo aspiração ou tomar um copo de água"..

Há gentinha que pensa que sim, que as mulheres fazem abortos com essa leviandade.
E isso é mentira - A Lena tem razão.



Editado 1 vezes. Última edição em 07/12/2006 06:09 por catolicapraticante.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 07:30

Bom dia CP,

O que é mentira?

Vamos lá ver sou contra o aborto e da mesma forma sou conta a penalização da mulher. Estou farto de apresentar outras soluções, alternativas numa quase 3 via. Mas continuamos a ouvir a teoria do tudo ou nada.

Sabes que pouco ou nada participo neste tópico mas ouvir alguém dizer que conhece pessoas que fizeram abostos e não sentem nada mais que mágoa, ou tenho que dizer que essas pessoas padecem de algum desajuste emocional.

Não entro pelo caminho da demagogia do aborto ser um holocausto e demais baboseiras dos movimentos pró-vida. É um drama e tentar esconder isso é criminoso. Mesmo sabendo da tua posição de ires votar sim, sei que és contra o aborto... sei que acreditas que o aborto é uma situação limite de grande pressão e desgosto para a mulher e as razões que te levam a votar sim são exactamente as mesmas que me levam a ter dúvidas.

No entanto acredito que não devemos desistir e ir pelo caminho mais fácil. Vamos batalhar esses barcos talhantes e vamos debater formas de planeamento familiar e contracepção que possam ajudar as pessoas a não terem que se deparar com a pergunta faço ou não um aborto.

Já disse aqui que não percebo a diferença entre um zigoto, um feto e uma amalgama de células... eu sou um pobre de um idiota que espera pela oportunidade de ter uma ecografia muito desfocada e que a muito custo se consegue ver alguma coisa e andar todo baboso a mostrar a toda a gente...

Ser contra o aborto generalizado não é ser contra a contracepção quimica ou comportamental, contra a esterilização de mulheres deficientes, contra o aborto em condições que já estão bem definidas na lei.

Em comunhão

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 09:15

Pensem o que pensar, mas faz-me muita confusão dizer-se que não se sente nada com 10 semanas. Caramba, a mulher está grávida!


"Não me leve a mal, mas a partir do momento que a IVG for um direito legal, as instituições públicas terão de garantir a prestação do serviço, nem que seja fazendo depender a sua prestação consoante as capacidades económicas das mulheres."

Será? Ainda este fim-de-semana estive no hospital com uma senhora que mal tem dinheiro para comer. Quando saiu de lá, pediu uma justificação para entregar no trabalho. Não a deram, enquanto a conta não foi paga. POdia sair de lá e pagar depois, mas seria sem justificação.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 10:01

Tilleul

que queria que elas sentissem... culpa?
Li já aqui que há concordância em relação ao apoio a dar às mulheres que optam por abortar. Com certeza concordará que esse apoio não deverá ser somente no campo da informação acerca de planeamento familiar, passando obrigatoriamente pelo apoio psicológico. Ora se essas mulheres que falei já sublimaram o seu conflito interno, devem ser condenadas por isso? Não entendo. Ninguém aqui afirmou que elas se orgulhavam de ter abortado.

O facto de ir votar SIM não implica defender a IVG como prática corriqueira. Deverá ser sempre encarada como uma medida excepcional, um recurso último. Ninguém vai engravidar só para poder abortar! Isso, sim, seria sinal de séria patologia psicológica.

Quanto ao número 20 000, continuo céptica. Pois o site não revela qual a fonte usada para esse cálculo. Embora partidária do Sim, tenho consciência que em temas polémicos há a terrivel tendência para lançar valores com o intuito de chocar. O número pode ser até maior... simplesmente gostava de ver as fontes.

--------------

Maria João

por favor, não me entenda mal. Quando falei em não sentir nada, é porque fisiologicamente os movimentos do feto são à data realmente imperceptiveis pela mãe. Já que estava a dar o meu exemplo pessoal posso lhe garantir que assim que descobrisse que estava grávida trataria de não me apegar emocionalmente e tratar de resolver a questão no mais curto espaço de tempo. Situações drásticas, requerem medidas drásticas. Mas seria somente eu, na minha situação, a optar assim; não tenho a veleidade de me considerar norma.

Quanto ao exemplo que deu da senhora sem recursos no hospital... eu já tinha dito que o nosso sistema de saude está longe de ser perfeito. Agora, isso não pode servir desculpa para as leis de um país.
Não é por existirem barreiras arquitectónicas que os deficientes motores deixam de existir, nem as regras de construção são ignoradas. Há muita coisa mal feita... haja voz para mudá-las.

--------
catolicapraticante

mais uma vez concordo.
Não sei quem você é, mas pelo pouco que li faz-me lembrar a minha mãe que infelizmente já se foi. Uma grande mulher, católica, que teve um 2º filho pois teimava em seguir as normas de um método natural, e abortou um 3º quando, em pleno verão quente de 75, a sobrevivência da família já existente falou mais alto. Desde então optou pela pílula.

Ninguém constrói o seu sistema de valores por acaso.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 10:48

Lena,

Não sei qual a tua dúvida em relação ao número visto ser uma organização pró aborto.

Posso fornecer-te mais fonte para teres uma ideia:

BBC
A avaliação é que entre 20 mil e 40 mil portuguesas fazem abortos todos os anos. Uma das principais alternativas é atravessar a fronteira e realizar a operação na Espanha, onde o aborto é legal.

Numa só clínica em Badajoz:
“Todos os anos nós fazemos quatro mil abortos em mulheres que vêm de Portugal nas nossas duas clínicas. Vêm mulheres de todos os distritos de Portugal, incluindo dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.”

Segundo a mesma clínica e que se pode utilizar como amostra:
Estatísticas levantadas por Yolanda indicam que 58% das mulheres que vão fazer aborto na Espanha são solteiras, 35% casadas, 68% têm rendimentos próprios e 62% não utiliza métodos anticoncepcionais nem qualquer forma de planejamento familiar.

Seguno o site do PCP:

O inquérito conclui:

· que é entre os 20 e os 29 anos que o fenómeno surge com maior intensidade em praticamente todos os grupos etários

· que.10% a 40% das gravidezes ocorridas entre os 35 e os 44 anos terminaram em IVG..

· que depois dos 45 anos em cada 100 gravidezes ocorridas 70 terminaram em IVG.

· que em cada mil gravidezes ocorridas entre os 15 e os 19 anos...cerca de 100 terminam em IVG"


Em Portugal a estimativa gerada é de 38 IVG por mil mulheres O que se fizessemos um calculo com um milhão de mulheres em idade fértil, teriamos um número a rondar os 38 mil abortos anuais-

Terás que concordar que 20 mil abortos anuais não são propriamente um número que envolva a medida excepcional ou um último recurso.

Embora concorde que não existem números exactos. Estamos perante uma questão... será que os promotores do SIM nos andam a mentir e mandar números falsos?

Quando um modelo de vida lhe parecer bom, siga-o mas, por favor, não queira que os outros o sigam; o pregador é intolerável (quero eu dizer: muito difícil de suportar). - Agostinho da Silva

Não será isto uma afirmação válida não só para os que demagogicamente recusam a a contracepção e o aborto, e aqueles que que demagogicamente defendem o aborto como a solução para o fim do aborto?


Em comunhão

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 17:54

Meu caros,
Soube hoje na escola que há uma miúda de 14 anos grávida. Ela anda por lá, e embora no 8º, eu conheço-a. Por privacidade, chamemos-lhe Catarina.
A Catarina sempre foi irresponsável. Andava metida com imensos rapazes, não em namoro normal, com beijos, (até apalpões) etc mas sim metida tipo descartável: hoje um, amanhã outro. E a fazer coisas de que devia somente sonhar com esta idade.
A Catarina anda numa escola que dá valor ao planeamento. Temos acções de Educação para a Sexualidade, uma campanha todos os anos para prevenir a sida, etc. Distribuem preservativos na escola e tudo. E, no entanto, a Catarina é irresponsável. Porque sabe de tudo e não se preveniu. Aliás, conta-se que chegou a ir à farmácia comprar a pílula abortiva um mês depois de iniciada a gravidez [que cabeça!]. Acham que esta menina deve abortar?
Pois eu lanço um redondo não, assim como tenho lançado hoje na escola, sempre que me pedem opinião (ao rapaz que quer ser padre). E justifico-me: ela deveria ter sido responsável. Conheço a família, não vivem mal, a moça é bem sabida da vida e não deve fazer uma criança pagar por um erro que é só seu.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 17:59

Pois concordo contigo Diogo, mas nao deixo de ter pena da crianca que vai ter uma mae assim.

Em comunhao

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 18:09

Concordo com o Tilleul. A Criança que terá uma mãe assim.
Ainda assim criança...
Ainda assim tem o direito a ser feliz. A ter uma vida.
Com tanta gente a querer ter um filho. Inscrito para poder adoptar... não será de encaminhar a rapariga no sentido de dar para adopção?
Mais do que fazer grandes julgamentos, a escola, e os colegas deviam ajudar a jovem a ter o seu filho, proporcionando tudo o que está ao seu alcance para que a gravidez decorra bem e a mãe não tenha de abandonar os estudos.
Claro que o mais facil é livrar-se da criança.
Mas as escolhas mais acertadas na vida, não são as mais faceis.
Basta ver as escolhas de Nossa Senhora.
Podes e deves Diogo, ajudar essa jovem, não por pena, mas por amor/caridade cristã, ajudando os teus colegas a participar.
O rapaz que quer ser padre deve ajudar os outros a abrir portas à esperança. O reino dos céus já está entre nós. Temos pois de o construir.
Abraço fraterno

Página actual: 33 de 68


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.