Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 7 de 20
Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 11:37

Olá Jorge Gomes

Parece-me estar a existir alguma má vontade na interpretação do que escrevi (e tenho escrito).

Vamos por partes (e provavelmente vou-me repetir nalgumas partes). Alterando um pouco o titulo do tópico, parece-me que dele se podem retirar duas questões primordiais: Pode um cristão conciliar a sua crença com a tese da reencarnação? A segunda questão, é mais abrangente e destina-se essencialmente aos não-cristãos: Porquê crer no espiritismo? Estas parecem-me ser duas questões essenciais e que deveriam ser o tema central do tópico, mais do que argumentar contra esta ou aquela crença.

No caso da primeira pergunta - Pode um cristão conciliar a sua crença com a tese da reencarnação? - a resposta é clara: não. Não porque são incompatíveis. O cristianismo é muito claro quanto ao ser: a sua alma é criada por Deus, tem um período de vida para «mostrar o que vale» e no final será julgado, seguindo-se um destino eterno. Acredita ainda que Deus cria uma única alma cada pessoa, não pode a mesma alma enformar duas matérias, nem a mesma matéria ter duas almas. Independentemente da confissão, qualquer cristão crê nisto. Ao crer nisto, não pode, de modo nenhum sintetizar o seu credo com teses que pressupõem almas eternas que enformam diferentes matérias e a inexistência de um Deus criador. Outro aspecto fulcral prende-se com o crer em Deus. Se eu creio em Deus, alimento-me dessa Esperança e ela basta-me. Se me vou alimentar de outras crenças é porque não creio realmente em Deus. Penso que só por aqui é fácil verificar a incompatibilidade entre o Cristianismo e o espiritismo.

Já para a segunda pergunta a resposta é mais complicada. Porquê crer no espiritismo? Essa é pergunta que tenho feito e para a qual não tenho obtido respostas. Mas continuo a aguardar por elas!

No que toca á discussão gerada - racismo - estás a tornear a questão. Também te digo que ela se afigura como acessória, mas é nisto que caímos quando nso afastamos do essencial e não discutimos o âmago do que está em causa.

É claro para todos que o Rivail era racista e que algumas das suas teses refletem esse mesmo racismo. Se as teses dele são a base do espiritismo kardecista, então a base tem um teor racista. O que não obriga a quem acredita nelas ter de se tornar racista, penso eu. Mas se alguém como o Demis, por exemplo, discorrer barbaridades racistas baseado no que escreveu o Rivail, que juízo podes tu tecer? Podes criticar o seu racismo, mas não podes dizer que ao ser racista vai contra a crença que escolheu. É esta a ideia que te tenho passado desde há uns posts atrás. Não digo, nem nunca disse, que os espiritas têm que ser (ou são) racistas por causa do que escreveu o Rivail. Mas se o forem, encontram justificação na base da sua crença.

Cumprimentos

Alpha

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 13:41

mas o Sr Krdec era racista em queaspecto?
dizer que os negros não são belos?
dizer que os negros são menos inteligentes?
acha que isto é racismo?
quando um proeminente cientista laureado com o prémio nobel e que actualmente pertence à fundação champalimaud veio afirmar que eles são menos inteligentes!isso é racismo ou é a constatação da realidade?
nós podemos respeitar outras raças-como eu respeito-mas não me impede de dizer algumas verdades e que foram estudadas a exemplo desse cientista!
isto é ser racista?

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 17:00

Não há qualquer correlação entre a produção de melanina e inteligência.
Logo, afirmar que negros são menos inteligentes é uma mentira.
Manter uma mentira associada a grupos populacionais é racismo/xenofobia.

Em todas as áreas do saber há pessoas mal formadas. Watson é uma delas.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 17:09

watson mal formado?
o homem é um gènio e de certeza que não iria afirmar isso publicamente sem ter certezas.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 17:19

Esse Watson é um ótimo exemplo de que um diploma não é garante de competência. O fato de alguém ter ganho um Nobel num trabalho não o torna "expert" em todo tipo de assunto. O caso desse Watson beira o ridículo, o sujeito é um estúpido, devia fazer algum esforço para não falar tanta asneira.

[va.vidasalternativas.eu]

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 17:41

pois o problema dele é ser politicamente incorrecto e dizer umas verdades incovenientes...

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 de May de 2009 20:49

Novamente essa conversa do politicamente correcto /incorrecto?!?!

Watson podia até ser o homem mais brilhante que alguma vez existiu, não deixava de ser um palerma neste tema.

Sobre ser-se humano aprende-se muito mais com um analfabeto que tudo sofreu do que com quem tenha todos os títulos e glórias.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 13 de May de 2009 00:34

Oh Demis,

Se o Rivail disse-se que os fulanos sem dentes eram piores que os negros, em que pé estávamos? Muito provavelmente já não lhe ias achar muita sabedoria.

Vá lá, pronto, até podem nem ser o mais bonitos, mas o homem mais poderoso do mundo é negro! O mais rápido também. Uma das mulheres mais bonitas do mundo é negra! O melhor golfista e o melhor automobilista também são negros. O melhor futebolista de sempre é negro!

Cumprimentos

Alpha

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 13 de May de 2009 03:11

Eu acho que é interessante é ver até que modo para boa parte dos espiritas o espiritismo e os escritos de Kardec são vistos como algo dogmático, de verdades absolutas e eternas, se o próprio Rivail se via a ele proprio ou os espiritas o veem tipo como um papa infalivel, como alguem perfeito, eu acho que ele não se via assim, se calhar nem conferiu aos espíritos estas qualidades, ele na minha opinião não passa de um estudioso e divulgador de uma crença de fenomenos que já existiam antes, em que só trouxe para o ocidente uma idéia que já era muito popular no oriente, deu um toque ocidental pegando na Biblia e fazendo deturpações, falando de uma sobrevivência pessoal após a morte que os cristãos também creem mas há maneira que ele achava ou os espiritos enganadores o ensinaram, colocou a salvação pelas obras mesmo sem igreja, mais os ideias iluministas, em que se acreditava que a razão humana em evolução nos levaria a um mundo melhor... juntou tudo há maneira dele mexeu e fez o bolo, um outro evangelho que se tornou popular no Ocidente e que para mim esta é a coisa mais nojenta, dizer que o espiritismo é o tal Consolador que Jesus falava, o Espirito de Verdade (principalmente neste ponto da crença espirita arranjem-me o saco de vomito).
Agora o espiritismo no que se refere à suposta comunicação com espiritos já vem desde os mais remotos relatos da Humanidade, ele não inovou nisso, nem tao pouco na reencarnação que já existia no hinduismo (e eles ainda têm mais, têm o sistema de castas deles que de racista não tem pouco...), ele inspirou-se no que havia, estudou e quis se aprofundar e diz que recebeu as revelações dos espiritos que ele achava superiores em que fez o tal bolo dele, mas agora se formos atentar para as atrocidades nas religioes que não creem em nada disso como o cristianismo, e em qualquer outra religiao ou em outros sistemas de crenças não religiosos (no link que deixei até está a haver uma boa discussão sobre isso...) até parece que na cultura judaico-cristã não houve escravatura, e outras atrocidades, aí já consideramos a cultura da época bla bla, se nós cristãos devemos considerar a cultura da época na nossa hermeneutica, em relação a eles, por mais errada que consideremos a doutrina que eles defendem, também temos que ver que a cultura onde o Rivail estava inserido no século XIX, na França, era uma sociedade extremamente racista, seria bom estudar os conceitos, moral vigentes na sociedade onde ele se inseria e o racismo na Europa em geral, que tipo de etnocentrismo imperava, era uma época de muito racismo na Europa, para a França qualquer raça que fosse fora da Ariano eram selvagens, e como eu disse, Kardec era francês portanto tinha seu pensamento enraizado no racismo francês.
Seria interessante saber se as tais declarações racistas foram feitas no ambito das suas conversas com os tais espiritos superiores, nas tais supostas revelações que recebeu, ou se era meramente uma opinião pessoal e se é vista fora desse contexto das tais revelações dos espiritos e se não se são considerados infaliveis para eles.
Ah também seria interessante estudar o rico historial de certos papas de roma e fazer uma relação com as decisões papais, os dogmas aprovados no tempo deles e que são dogmas na icar, também apetece, talvez no fds me entretenha com isso, eu e os meus botoes.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 14 de May de 2009 10:34

Boas pessoal, a Giovana colocou os seus "contras" como perguntas. Porque não esclarece-la melhor a respeito da Doutrina Espírita?


Argumentos católicos contra os fundamentos do espiritismo

A doutrina da reencarnação é comum a vários sistemas religiosos, todos de fundo gnóstico. Ela provém de um erro a respeito do problema do mal e da justiça divina. Modernamente, a doutrina da reencarnação se tornou muito difundida pelo espiritismo.
Os reencarnacionistas defendem a tese de que cada pessoa teria várias vidas, e se reencarnaria para pagar os pecados de uma vida anterior. Desse modo, cada vida nos seria concedida para expiar erros, que não conhecemos, de uma vida que teríamos tido. Cada reencarnação seria um castigo pelos males que praticamos em vidas anteriores. Não haveria inferno. O castigo do homem seria viver neste mundo material, e não tornar-se puro espírito. Para os reencarnacionistas, "o inferno é aqui".
Eles recusam admitir que esta vida é única, e que, após a morte, somos julgados por Deus e premiados com o céu, ou punidos temporariamente no purgatório, ou condenados eternamente ao inferno. Exigem uma "nova oportunidade", enquanto recusam mudar de vida agora. A eles poderia ser aplicado o que diz um autor a respeito do tempo e do adiamento dos deveres: "Por que prometes fazer, num futuro que não tens, aquilo que recusas fazer no tempo que tens?". Assim também o que defende a teoria da reencarnação pretende melhorar nas futuras vidas – que imagina terá – o que se recusa a melhorar já, na vida que tem.
Para os hinduístas, a reencarnação poderia se dar pela transmigração do espírito até no corpo de um animal ou planta. Para os espíritas, a reencarnação se daria apenas em corpos humanos.
REFUTAÇÃO

1. Se a alma humana se reencarna para pagar os pecados cometidos numa vida anterior, deve-se considerar a vida como uma punição, e não um bem em si. Ora, se a vida fosse um castigo, ansiaríamos por deixá-la, visto que todo homem quer que seu castigo acabe logo. Ninguém quer ficar em castigo longamente. Entretanto, ninguém deseja, em sã consciência, deixar de viver. Logo, a vida não é um castigo. Pelo contrário, a vida humana é o maior bem natural que possuímos.

Resposta: A vida é preciosa por ser o "meio" de purificação. Podemos colocar da seguinte forma: Na vida espiritual aprendemos a teoria, e na vida material comocamo-nos em prática, com o intuito de verificar-mos se conseguimos cumprir os nossos objectivos previamente propostos. A vida é preciosa, pois é uma oportunidade que recebemos para melhorarmos.

2. Se a alma se reencarna para pagar os pecados de uma vida anterior, dever-se-ia perguntar quando se iniciou esta série de reencarnações. Onde estava o homem quando pecou pela primeira vez? Tinha ele então corpo? Ou era puro espírito? Se tinha corpo, então já estava sendo castigado. Onde pecara antes? Só poderia ter pecado quando ainda era puro espírito. Como foi esse pecado? Era então o homem parte da divindade? Como poderia ter havido pecado em Deus? Se não era parte da divindade, o que era então o homem antes de ter corpo? Era anjo? Mas o anjo não é uma alma humana sem corpo. O anjo é um ser de natureza diversa da humana. Que era o espírito humano quando teria pecado essa primeira vez?

Resposta: Isso só Deus sabe quando foram criados, nem os espíritos que forneceram essa informação possuem esse conhecimento. Não se trata de pecado, mas sim de aperfeiçoamento moral e intelectual. no inicio nada se sabe, ha que começar a aprender ;)

3. Se a reencarnação fosse verdadeira, com o passar dos séculos haveria necessariamente uma diminuição dos seres humanos, pois que, à medida que se aperfeiçoassem, deixariam de se reencarnar. No limite, a humanidade estaria caminhando para a extinção. Ora, tal não acontece. Pelo contrário, a humanidade está crescendo em número. Logo, não existe a reencarnação.

Resposta: Não necessariamente. Existem mundos inferiores, pessoas "reincidentes e mundos superiores que podem "fornecer" espíritos encarnados ao nosso planeta. Podem vir dos inferiores por terem progredido, podem vir de mundos superiores por reprovação ou em missão de nos ajudar a progredir, ou podem ja ter vivido cá em encarnações anteriores, mas como permaneceram iguais, podem escolher repetir voltar a encarnar na Terra.

4. Respondem os espíritas que Deus estaria criando continuamente novos espíritos. Mas então, esse Deus criaria sempre novos espíritos em pecado, que precisariam sempre se reencarnar. Jamais cria ele espíritos perfeitos?

Resposta: Ninguem nasce no pecado mas sim na ignorancia e no desconhecimento das leis morais. Para quê criar espiritos perfeitos? Quantas vezes te dizem a verdade e tu nem queres saber, acabando tu por aprender às tuas custas? Não é mais proveitoso aprenderes por ti própria? Se te ensinam nem sempre ouves...

5. Se a reencarnação dos espíritos é um castigo para eles, o ter corpo seria um mal para o espírito humano. Ora, ter corpo é necessário para o homem, cuja alma só pode conhecer através do uso dos sentidos. Haveria então uma contradição na natureza humana, o que é um absurdo, porque Deus tudo fez com bondade e ordem.

Resposta: Não é castigo, mas sim uma oportunidade para repararem o fazerem as missões falhadas. Não ha maior prova de misericordia do que deixar fazer o "teste" vezes sem conta até que acertemos :) Só deixas de ser egoista ao sentir o egoismo na pele, deixas de ser orgulhosa ao sentir o orgulho dos outros na pele, entre outras coisas! Ou seja, o mundo material é um poderoso meio de nos melhorar-mos, ao passo que no mundo espiritual só a oração nos pode valer.

6. Se a reencarnação fosse verdadeira, o nascer seria um mal, pois significaria cair num estado de punição, e todo nascimento deveria causar-nos tristeza Morrer, pelo contrário, significaria uma libertação, e deveria causar-nos alegria. Ora, todo nascimento de uma criança é causa de alegria, enquanto a morte causa-nos tristeza. Logo, a reencarnação não é verdadeira.

Resposta: As pessoas que encarnam escolheram encarnar, e prepararam essa mesma encarnação previamente. Mas como a encarnação é um meio de nos purificar-mos, todos na sua ância de progredir escolhem faze-lo.

7. Vimos que se a reencarnação fosse verdadeira, todo nascimento seria causa de tristeza. Mas, se tal fosse certo, o casamento - causador de novos nascimentos e reencarnações – seria mau. Ora, isto é um absurdo. Logo, a reencarnação é falsa.

Resposta: Respondido na pergunta anterior

8. Caso a reencarnação fosse uma realidade, as pessoas nasceriam de determinado casal somente em função de seus pecados em vida anterior. Tivessem sido outros os seus pecados, outros teriam sido seus pais. Portanto, a relação de um filho com seus pais seria apenas uma casualidade, e não teria importância maior. No fundo, os filhos nada teria a ver com seus pais, o que é um absurdo.

Resposta: Normalmente os espíritos escolhem onde encarnar, pois a sua encarnação é planeada. É por isso que normalmente os filhos possuem características similares à dos pais, pois são pessoas por quem "simpatizam". Não é um processo aleatório como julgas.

9. A reencarnação causa uma destruição da caridade. Se uma pessoa nasce em certa situação de necessidade, doente, ou em situação social inferior ou nociva -- como escrava, por exemplo, ou pária – nada se deveria fazer para ajudá-la, porque propiciar-lhe qualquer auxílio seria, de fato, burlar a justiça divina que determinou que ela nascesse em tal situação como justo castigo de seus pecados numa vida anterior. É por isso que na Índia, país em que se crê normalmente na reencarnação, praticamente ninguém se preocupa em auxiliar os infelizes párias. A reencarnação destrói a caridade. Portanto, é falsa.

Resposta: Mentira! Estamos aqui em prova, e ajudar o proximo não é aplicar o amor divino? É completamente sem nexo esta tua justificação. Tal aqui como no mundo espiritual, existe o livre arbítrio. Não ha burlas, existe apenas escolhas, que Deus nos permite fazer. O que torna Deus o caminho a seguir é o facto de que aquilo que ele diz abrevia o nosso sofrimento. Por isso, qualquer que sejam as nossas escolhas ao longo das reencarnações sucessívas, mais tarde ou mais cedo todos concluirão que Jesus está certo, pois é a solução para o sufrimento, e seguilo-ão.

10. A reencarnação causaria uma tendência à imoralidade e não um incentivo à virtude. Com efeito, se sabemos que temos só uma vida e que, ao fim dela, seremos julgados por Deus, procuramos converter-nos antes da morte. Pelo contrário, se imaginamos que teremos milhares de vidas e reencarnações, então não nos veríamos impelidos à conversão imediata. Como um aluno que tivesse a possibilidade de fazer milhares de provas de recuperação, para ser promovido, pouco se importaria em perder uma prova - pois poderia facilmente recuperar essa perda em provas futuras - assim também, havendo milhares de reencarnações, o homem seria levado a desleixar seu aprimoramento moral, porque confiaria em recuperar-se no futuro. Diria alguém: "Esta vida atual, desta vez, quero aproveitá-la gozando à vontade. Em outra encarnação, recuperar-me-ei”. Portanto, a reencarnação impele mais à imoralidade do que à virtude.

Resposta: Mas se fazes sempre asneiras, sofrerás perpetuamente. Só um tolo gosta de sofrer para a eternidade! É uma das vistudes do mundo material: fazer-nos ficar fartos de sofrer! Quem de inicio julga o que disseste, não tardará a concluir mais tarde de que "não pode ser bem assim" para seu proprio bem e felicidade, pois ninguem gosta de sofrer, e melhorará para evitar sofrer.

11. Ademais, por que esforçar-se, combatendo vícios e defeitos, se a recuperação é praticamente fatal, ao final de um processo de reencarnações infindas?

Resposta: É uma questão de quanto tempo sofres. Se alguem demorar tempo infinito a largar os vícios e a concluir que o materialismo é futil e causador de sofrimento, então serlhe-á concedido todo o tempo de que precisa. Não penses que sem fazeres nada as coisas se compoem, antes pelo contrário!

12. Se assim fosse, então ninguém seria condenado a um inferno eterno, porque todos se salvariam ao cabo de um número infindável de reencarnações. Não haveria inferno. Se isso fosse assim, como se explicaria que Cristo Nosso Senhor afirmou que, no juízo final, Ele dirá aos maus: "Ide malditos para o fogo eterno"? (Mt. XXV, 41)

Resposta: Não existe inferno eterno. Que esperança teria um arrependido se ja estivesse previamente condenado? Onde estaria a misericórdia de Deus? Não cotradiz o que o catolicismo prega? um deus Bomdoso, justo e misericordioso?

13. Se a reencarnação fosse verdadeira, o homem seria salvador de si mesmo, porque ele mesmo pagaria suficientemente suas faltas por meio de reencarnações sucessivas. Se fosse assim, Cristo não seria o Redentor do homem. O sacrifício do Calvário seria nulo e sem sentido. Cada um salvar-se-ia por si mesmo. O homem seria o redentor de si mesmo. Essa é uma tese fundamental da Gnose. (*)

Resposta: De facto acertas quando dizes que o homem pode ser o salvador de si mesmo, mas sem uma ajuda seria muitíssimo mais difícil! Jesus veio mostrar o caminho, mostrando que a vida existe após a morte. Não foi em vão ;)

14. Em conseqüência, a Missa (que é o Sacrifício da Cruz e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo) e todos os Sacramentos não teriam valor nenhum e seriam inúteis ou dispensáveis. O que é outro absurdo herético.

Resposta: É quase como dizes, todos os sacramentos são inuteis se não forem feitos de coração. Pouco importam as procissões, as missas, as celebrações, as auto-flagelações, os rituais, as adorações, se no fundo o coração das pessoas permanece igual! Tratam-se de puras futilidade inuteis! Vale mais uma oração dita do fundo do coração e na mais pura das sinceridades, ou uma mudança positiva de atitude por parte de alguem, do que mil vezes todos os eventos que enumerei atrás, se não resultarem em nenhuma melhoria em nós. Fazer celebrações por "temor" e "graxa" a Deus é puro embuste. Se pensares no que disse vais ver que faz sentido ;)

15. A doutrina da reencarnação conduz necessariamente à idéia gnóstica de que o homem é o redentor de si mesmo. Mas, se assim fosse, cairíamos num dilema:
a. Ou as ofensas feitas a Deus pelo homem não teriam gravidade infinita;
b. Ou o mérito do homem seria de si, infinito.
Que a ofensa do homem a Deus tenha gravidade infinita decorre da própria infinitude de Deus. Logo, dever-se-ia concluir que, se homem é redentor de si mesmo, pagando com seus próprios méritos as ofensas feitas por ele a Deus infinito, é porque seus méritos pessoais são infinitos. Ora, só Deus pode ter méritos infinitos. Logo, o homem seria divino. O que é uma conclusão gnóstica ou panteísta. De qualquer modo, absurda. Logo, a reencarnação é uma falsidade.
Por isto cremos que Jesus Cristo sendo verdadeiramente homem pois encarnou no meio de nós, verdadeiramente Deus “pão vivo descido do céu” (como ele mesmo se denominou, a ponto de dizer que é o caminho, a verdade, e a vida; e que quem não comer de sua carne não entraria no reino do céu!!!!), Ele, Jesus veio fazer este resgate e aí sim fazer um SACRIFÍCIO PERFEITO A DEUS, SALVADOR DE TODOS NÓS! Como disse o profeta Isaías “ fomos curados graças as suas chagas”.

Resposta: As ofertas a Deus são "lixo" perante a oferta que seria a nossa purificação. Curar o nosso coração é a melhor oferta possível. tudo o resto é lixo. As conclusões que tiras são infundadas e sem sentido no que diz respeito à gnose. De onde tiras essas conclusões? Estuda o espiritismo, e verás que em parte alguma encontrarás suporte para essa suposição. Fazes mal em colocar aquilo que são ideias pre-concebidas como sendo a verdade.

16. Se o homem fosse divino por sua natureza, como se explicaria ser ele capaz de pecado? A doutrina da reencarnação leva, então, à conclusão de que o mal moral provém da própria natureza divina. O que significa a aceitação do dualismo maniqueu e gnóstico. A reencarnação leva necessariamente à aceitação do dualismo metafísico, que é tese gnóstica que repugna à razão e é contra a Fé.

Resposta: Mentira o que dizes. Nada no espiritismo afirma isso. É apenas uma conclusão infundada. O Espiritismo é o prolongamento do Cristianismo logo não pode ser o que dizes. O que é o "Pecado"? É fruto do egoismo e ignorância. O mal é necessário para que vejamos que o bem é a solução. Só um cego não vê que os nossos erros são por vezes os nossos melhores professores.

17. É essa tendência dualista e gnóstica que leva os espíritas, defensores da reencarnação, a considerarem que o mal é algo substancial e metafísico, e não apenas moral. O que, de novo, é tese da Gnose.

Resposta: Esquece a gnose! Espiritismo não é gnosticismo. Le tudo que ja escrevi atrás e estuda o espiritismo. O mal é fruto das nossas imperfeições. O mal pode ser um grande bem se aprender-mos com as lições da vida. Não ha purificação sem esforço. Não ha eliminação do mal enquanto houverem pessoas más.

18. Se, reencarnando-se infinitamente, o homem tende à perfeição, não se compreende como, ao final desse processo, ele não se torne perfeito de modo absoluto, isto é, ele se torne Deus, já que ele tem em sua própria natureza essa capacidade de aperfeiçoamento infindo.

Resposta: Sabes o que Deus é? Ninguem sabe! Se ele é infinito nas suas qualidades, então é impossível alcança-lo. Tu não sentes que a cada dia que passa aprendes algo novo? Só um cego é que não vê!

19. A doutrina da reencarnação, admitindo várias mortes sucessivas para o homem, contraria diretamente o que Deus ensinou na Sagrada Escritura.
Por exemplo, São Paulo escreveu:
"O homem só morre uma vez" (Heb. IX, 27).
Também no Livro de Jó está escrito:
"Assim o homem, quando dormir, não ressuscitará, até que o céu seja consumido, não despertará, nem se levantará de seu sono" (Jó, XIV,12).

Resposta: E é verdade, um homem só morre uma vez, e o seu corpo só existe uma vez, mas o seu espírito perdura! Tambem é verdade que Cristo disse: "Em verdade, em verdade vos digo que ninguém entrará no reino dos céus sem antes renascer de novo"

20. Finalmente, a doutrina da reencarnação vai frontalmente contra o ensinamento de Cristo no Evangelho. Com efeito, ao ensinar a parábola do rico e do pobre Lázaro, Cristo Nosso Senhor disse que, quando ambos morreram, foram imediatamente julgados por Deus, sendo o mau rico mandado para o castigo eterno, e Lázaro mandado para o seio de Abraão, isto é, para o céu. (Cfr. Lucas XVI, 19-31)
E, nessa mesma parábola Cristo nega que possa alguma alma voltar para ensinar algo aos vivos.
Em adendo a tudo isto, embora sem que seja argumento contrário à reencarnação, convém recordar que na, Sagrada Escritura, Deus proíbe que se invoquem as almas dos mortos.
No Deuteronômio se lê: "Não se ache entre vós quem purifique seu filho ou sua filha, fazendo-os passar pelo fogo, nem quem consulte os adivinhos ou observe sonhos ou agouros, nem quem use malefícios, nem quem seja encantador, nem quem consulte os pitões [os médiuns] ou adivinhos, ou indague dos mortos a verdade. Porque o Senhor abomina todas estas coisas e por tais maldades exterminará estes povos à tua entrada" (Deut. XVIII-10-12).

Resposta: Ele afirma isso porque é dificil a um povo sem grandes conhecimentos distingir o verdadeiro da vigarice.Quanto aos verdadeiros bem... os espíritos são em parte como as pessoas, podem ser bons ou maus, depende de quem os ivocar. Se uma pessoa má recorrer aos espíritos para procurar serviços de má indole, os espíritos bons não virão para fazer o que elas querem. Ao invés dos bons virão os maus que aproveitam qualquer oportunidade para "serem úteis". Por isso ele aconcelha a não praticar tais costumes, pois o Deus de bem é o proprio Deus, e todos os que procuram nos espíritos algo que contrarie as leis de Deus, só poderá ser atendidos por espíritos que não pratiquem as leis de Deus. Ah, caso te passe ao lado, todas as orações que se fazem aos santos tambem são ivocações. Segundo essa logica estás a contradizer a igreja católica, que tanto populariza os santos.

* GNOSE: Doutrina herética que admite um conhecimento exotérico e perfeito da divindade, apenas com o uso da razão. Se transmite por tradição e mediante ritos de iniciação.


Em resumo, aconselho-te a informares-te convenientemente sobre aquilo que aqui colocaste, pois o que está aqui é de alguem que leu na diagonal ou baseou-se no "ouvi dizer", sendo algumas perguntas portadoras de conclusões sem nexo caídas do ceu.
"Estuda bem o teu adversário para poderes fazer um juizo correcto a respeito dele"

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 14 de May de 2009 13:36

boa elucidação mas duvido que as pessoas a aceitem pois são cegas e manipuláveis.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de May de 2009 13:41

Citação:
demis
boa elucidação mas duvido que as pessoas a aceitem pois são cegas e manipuláveis.

Cuidado com os reflexos no espelho! Isso de cuspir para o ar tende a cair em cima de quem o faz...

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 14 de May de 2009 14:04

No caso do contacto com os espiritos...

Se fossem práticas impossíveis Deus não perdia tempo com elas. Se as proíbe é porque são uma realidade, porquê proibir algo que não existe? claro que isso não é argumento para recorrer a tais práticas, mas é uma constante. A diferença é que quando falamos de Santos, já têm currículo, e são aceites sem esitação, os outros serão luz ou escuridão dependendo de quem os "ouve". Essas "companhias", são determinadas por mim em afinidade, serve para uns serve para outros, se creio num santo, numa entidade como protectora, estou a admitir e a aceitar a sua presença junto de mim, aceito e até posso pedir intervenção/ajuda, se não tenho capacidade para a ver e ouvir é outra conversa, mas por força da fé acredito que ali esteja, pois bem o facto de ser Santo e por isso aceite, não invalida a presença de outros que não são santos oficiais, até porque já se admitiu esse caminho trilhável a todos nós. Os meus amigos partilham comigo gostos, estamos juntos por resultado dessa mesma partilha, "diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és!"...acontecerá o mesmo com essas entidades de uma outra dimensão, se tiver o meu coração limpo, tal como a mente, certamente terei mais facilidade em atrair atenção de seres puros, ao contrário se tiver apenas más intenções.

Isto não se trata de conhecimento apenas espiritista, é lógica, é simplesmente assim, lei da natureza.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 14 de May de 2009 14:33

já afirmei aqui que concordo com a Igreja no que toca ao aborto,sexualidade e outras coisas mas no Espiritismo a Igreja não está certa.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 14 de May de 2009 18:44

Discutir o facto do espiritismo de concordar ou não com a Igreja, e o facto de a igreja ser contra isto ou contra aquilo dá muito "pano para mangas".

O Espiritismo explica muita coisa, entre elas o porquê de não praticar suicídio, aborto, e até mesmo estudos sobre a sexualidade, incluindo a homossexualidade, entre outros temas controversos.
Fá-lo com respostas concretas, e não com um "é assim porque sim". E muito ainda há para descobrir...

Mas uma coisa é verdade, o Espiritismo é uma complementação do cristianismo, assim como o cristianismo foi uma complementação da lei de Moisés. O Espiritismo não é contra o cristianismo, mas sim a favor deste, pois ele veio esclarecer e reforçar a esperança aos cristãos. Veio apontar "o dedo" ao que está mal na igreja e em todas as outras religiões, e reforçar o que está certo nas mesmas. Veio limpar o trigo do joio.

Quem estuda o espiritismo com olhos de ver sabe que quem é Espírita é cristão, e só quem não conhece devidamente o espiritismo é que pode afirmar o contrário!

Eu sou Cristão e Acredito no Espiritismo.
Espiritismo não é uma ceita dogmática, mas sim uma ciência baseada em acontecimentos e testemunhos que aconteceram!

Porque se deve a Igreja opor?
Só os agarrados ao "Poder" e ao "prestígio" podem temer e apregoar o contrário às massas.

Estamos prestes a poder unificar a ciência e a religião, colocando ambas caminhando lado a lado, assinalando o inicio do fim do materialismo.

Para quê ficar preso no tempo, se Deus quer que evoluamos? A cada etapa, a verdade vai sendo aprofundada: Moisés deu a conhecer a existência e as leis de Deus, Jesus demonstrou como as colocar em prática (pelo seu próprio exemplo) e mostrou-nos que a vida material não é o fim, e o espiritismo vem complementar mostrando a justiça e a bondade presente até no que é incompreensível e razão de descrença para muitos. O que virá a seguir?

Eu acredito porque respondeu a todas as minhas grandes duvidas existenciais, e faz todo o sentido, quer por experiências próximas que corrobora, quer pela lógica racional e pelo método científico que lhe é implícito.

Pouco interessa o nome, pois se a igreja se reproduzir fielmente nas lições de Cristo, será ela mesma espírita! Como disse um dos grandes espíritos que participou nas revelações espíritas quando interrogado sobre o emprego de certas palavras(Santo Agostinho):

"Pouco interessa o nome que lhe chamais, desde que vocês se entendam"

Abram a vossa mente, analisem e tirem vocês mesmos as vossas ilações, mas sobretudo, procurem levar a vossa vida segundo as leis de Cristo, embora nem sempre seja facil :)

Cumps a todos



Editado 1 vezes. Última edição em 14/05/2009 18:51 por Desconhecido.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 14 de May de 2009 19:48

Olá Desconhecido,

Bem-vindo ao fórum!

Optei por comentar primeiro este teu post, dada a extensão do outro!

Citação:
Desconhecido
Abram a vossa mente, analisem e tirem vocês mesmos as vossas ilações

Devo depreender que tu és uma mente aberta e que quem ainda não entendeu os méritos e a bondade do espiritismo vive ainda no obscurantismo intelectual?
Vou começar pelas interrogações que o teu post me levanta:
Porque é que para os espíritas o suicídio, o aborto, a sexualidade e a homossexualidade são temas controversos?
Quais são as respostas concretas dadas pelo espiritismo? É que ainda não vi uma única resposta concreta. Divagações, conceitos deturpados, isso sim, parecem ter em abundância, agora respostas concretas, onde estão elas?
Se o Cristianismo nasce da Palavra de Deus, precisa de ser complementado com quê?

Citação:
Desconhecido
Quem estuda o espiritismo com olhos de ver sabe que quem é Espírita é cristão, e só quem não conhece devidamente o espiritismo é que pode afirmar o contrário!

Falta aqui o «porque», pois assim a validade da afirmação é idêntica a esta «Quem estuda o espiritismo com olhos de ver sabe que quem é Espírita é benfiquista, e só quem não conhece devidamente o espiritismo é que pode afirmar o contrário!» (aliás, esta até faz mais sentido pois os apregoados milhões de benfiquistas andam à espera que o Eusébio encarne nos onze jogadores!)

Citação:
Desconhecido
Espiritismo não é uma ceita dogmática, mas sim uma ciência baseada em acontecimentos e testemunhos que aconteceram!

Primeiro, é seita e não «ceita». Segundo, não é uma seita dogmática, mas é uma seita? Ou não?

Ora, se o espiritismo é uma ciência gostava que me explicasses qual o âmbito dela; os objectos de estudos, as leis, os postulados, os axiomas; o método de construção do conhecimento e os meios de validação das conclusões. Sendo uma ciência, gostaria de saber qual o organismo que congrega a comunidade científica e que vai validando os conhecimentos obtidos.

Por fim, para avançar mais no comentário (e dedicar-me um pouco ao primeiro post), dizes que és cristão. Católico ou de qual confissão?

Cumprimentos

Alpha

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 14 de May de 2009 20:05

para a igreja católica o suicida vai ficar eternamente no "inferno",certo?
logo aí,se eu estiver correcto,onde estaria a justiça e bondade de Deus?

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 14 de May de 2009 20:58

Olá Demis,

Primeiro não sabemos se o suicida vai ou não para o inferno. É provável que sim, pois o acto denota que a pessoa vive sem esperança e sem fé na misericórdia de Deus. No entanto, sabemos que muitos cometem, ou tentam cometer, suicídio num estado em que podem não estar conscientes do que estão a fazer, isto é, não se trata de um acto livre. Por isso, ninguém sabe bem.

Portanto, não está correcto e prevalece a justiça e a bondade Divina.

Já agora, puxaste este assunto porquê?

Cumprimentos

Alpha

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 14 de May de 2009 21:07

só porque disseste que era um dos temas controversos do espiritismo.
o suicida acompanha a par e passo a decomposição do corpo fisico e permanece perturbado pois quem se suicida imagina que tudo acaba e depois vê que não é assim.
em muitos casos expia numa nova existencia fisica quase sempre pior que a anterior pois pode renascer com defeitos fisicos e/ou mentais.Mas Deus perdoa sempre.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 14 de May de 2009 21:56

Citação:
demis
só porque disseste que era um dos temas controversos do espiritismo.
o suicida acompanha a par e passo a decomposição do corpo fisico e permanece perturbado pois quem se suicida imagina que tudo acaba e depois vê que não é assim.
em muitos casos expia numa nova existencia fisica quase sempre pior que a anterior pois pode renascer com defeitos fisicos e/ou mentais.Mas Deus perdoa sempre.

Não fui eu que disse. Foi o Desconhecido que disse isso, a dado ponto do post dele:
Citação:
Desconhecido
O Espiritismo explica muita coisa, entre elas o porquê de não praticar suicídio, aborto, e até mesmo estudos sobre a sexualidade, incluindo a homossexualidade, entre outros temas controversos.

Na Igreja não existe grande controvérsia quanto a isto.

Cumprimentos

Alpha

Página actual: 7 de 20


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.