Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 15 de 41
Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 20:45

Se não estou em erro, fui o primeiro a dar esse exemplo (o de "matar a ex-mulher") neste fórum, para exemplificar o absurdo da posição da Igreja. Como diz o João e muito bem, onde a lei se substitui ao amor, é isto que acontece! E o divórcio existe sim, mas entre a Igreja e a hierarquia.

O que gostaria mesmo é que as pessoas com responsabilidades na Igreja - entenda-se hierarquia, meditassem neste exemplo absurdo e tentassem resolver o problema de milhares de pessoas, rapidamente.

Em vez de andarmos a atirar pedras e sabermos acolher, andamos mais preocupados com o argueiro que está na vista do irmão (Mt 7,3-5).

Luís Gonzaga

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 22:27

Olá Luis Gonzaga,

Ainda que não seja este o tema, convém não esquecer que tal como o adultério, também o homicídio é um pecado grave. Ou seja, não é por aqui que podes concluir que a posição da Igreja é um absurdo.

A lei não se sobrepõe ao amor, como o amor não anula a lei. O amor também é a lei. A primeira forma de amarmos a Deus é respeitar e cumprir a Sua Vontade. Se os Mandamentos não são a Sua Vontade, então não sei o que seja.

Parece-me que hoje em dia nos esquecemos muito disto, da Vontade de Deus. O caso dos recasados é complicado por isso mesmo. Deus diz-nos que estão em adultério. A vontade de acolher essas pessoas poder-se-à sobrepor à Palavra de Deus?

Outra questão que se levanta é esta: os católicos sabem (pelo menos deviam saber) aquilo que Deus nos pede. Mas a quando confrontados com situações que contrariam aquilo que Deus nos pede, poucos são os que procuram apoio e direcção espiritual. Limitam-se a consumar situações contrárias à Vontade de Deus e depois tratam de exigir da Igreja que aceite tais situações como se fossem lícitas.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 22:36

Pelo que aqui vejo não há concordância sobre ser essa a vontade de Deus.
Mais me parece que é a vontade da hierarquia.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 23:31

Isto só se resolve acabando com o celibato vão pelo que eu digo. Se o papa e os padres casassem, aí quando começassem a surgir problemas conjugais no meio, já passava a ser vontade de Deus, é como nos meios evangélicos, também havia muita lenga lenga dessa, depois se numa igreja há casos de pastores que se divorciaram, e toda a gente sabe disso, aí a pregação do divorcio é pouco ou nada farisaica, a vontade de Deus fica logo a ser vista de outro modo. lol

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 07 de May de 2009 09:20

João
Citação:
Mas - note-se bem - que a "sugestão" da isat é absurda, não se ponham aí a perseguir os "ex", dizendo que é para cumprir os mandamentos da Igreja...

João, claro que é absurdo, não é nenhuma sugestão, é ironia... Cada um pode usar as palavras da Bibila da maneira que entender, o que eu acho uma barbaridade...

Parece que somos crucificados por amarmos, estamos logo em “pecado mortal”, mas tentamos ir pelo caminho “legal” e so nos metem obstaculos à frente, todos os padres com quem falei mostraram-se reticentes em ajudar, nenhum me deu apoio, é um processo lento, dispendioso e pode não dar em nada...

Deus é amor, quer o melhor para os Seus filhos, vê-los felizes...

Saudações!

isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 07 de May de 2009 17:28

isat,

percebi bem que estavas a ironizar.

Mas já tem acontecido entenderem-me à letra, o que é sempre uma grande asneira.

João (JMA)

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 07 de May de 2009 17:37

Citação:
Alpha
Parece-me que hoje em dia nos esquecemos muito disto, da Vontade de Deus. O caso dos recasados é complicado por isso mesmo. Deus diz-nos que estão em adultério. A vontade de acolher essas pessoas poder-se-à sobrepor à Palavra de Deus?

Onde é que Deus nos diz isso?

E os ortodoxos, que permitem o divórcio em certas condições, estão a desrespeitar a lei de Deus?

João (JMA)

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 07 de May de 2009 19:57

Nos Mandamentos e quando Jesus equipara o divórcio ao adultério.

A Igreja também permite o divórcio em certas condições.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 07 de May de 2009 20:02

Citação:
Alpha
Nos Mandamentos e quando Jesus equipara o divórcio ao adultério.

Cristo fala do repúdio da mulher pelo homem, prerrogativa do homem judaico que condenava a mulher à miséria, e em sequência disso à morte.

Citação:
Alpha
A Igreja também permite o divórcio em certas condições.
A Igreja Ortodoxa, sim.
Na Igreja Católica não conheço nenhum caso de aceitação do divórcio.

João (JMA)

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 07 de May de 2009 20:24

Olá JMA,

«Todo aquele que repudiar sua mulher e desposar outra comete adultério contra a primeira; e se essa repudiar seu marido e desposar outro comete adultério"» (Mc 10,11-12);


Quanto à aceitação do divórcio:

«Se o divórcio civil for a única maneira possível de garantir certos direitos legítimos, o cuidado dos filhos ou a defesa do patrimônio, pode ser tolerado sem constituir uma falta moral.»(CIC 2383)

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 08 de May de 2009 12:39

Citação:
Alpha
Olá JMA,
«Todo aquele que repudiar sua mulher e desposar outra comete adultério contra a primeira; e se essa repudiar seu marido e desposar outro comete adultério"» (Mc 10,11-12);

De acordo, trata-se do repúdio.


Citação:
Alpha
Quanto à aceitação do divórcio:
«Se o divórcio civil for a única maneira possível de garantir certos direitos legítimos, o cuidado dos filhos ou a defesa do patrimônio, pode ser tolerado sem constituir uma falta moral.»(CIC 2383)

Não entendo como "aceitação" do divórcio. Fala em "ser tolerado" em determinadas circunstãncias.

Por outro lado, não permite que o/a divorciado/a refaça a sua vida com uma terceira pessoa. A aceitação do divórcio por parte dos ortodoxos permite um segundo casamento religioso, em tudo igual ao primeiro.

Há aqui uma diferença significativa.

João (JMA)

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 08 de May de 2009 13:54

Hallo,

Pecado seria mulher ou homem permanecerem fiéis a uma condição apenas por agrado da Igreja, obrigados a viver com uma pessoa que não os faz feliz, alimentando uma relação sem cor, isso para mim é viver em pecado.
Optar pela infelicidade sim deve ser pecado!!!

Ninguém nos garante gostar-mos de uma pessoa até ao fim dos nossos dias. O amor poderia medir-se pela sua intensidade e não pela quantidade. Não podemos achar que uma pessoa seja obrigada a gostar de outra a vida toda. Na minha opinião até o que leva ao adultério, é precisamente o facto de essa ideia permanecer, da opressão "até que a morte nos separe..", se habituados ao facto e à realidade de isso não acontecer sempre, conseguiríamos ser mais sinceros e honestos e antes do "pecado", assumir atitudes.
Sou solidária com aqueles que passam por este dilema, de um lado a sua felicidade do outro a "vontade de Deus", Igreja. Não acredito que Deus queira ver os que ama a sofrer de forma a sustentar uma imposição da Igreja...é tudo menos Deus. E ver padres a falar e aconselhar sobre assuntos que pouco conhecem é ainda mais interessante, mais uma vez o carácter teórico e pouco prático da Igreja se manifesta em situações como esta, o Jorge tem razão.
O que fazem é alimentar uma ideia "romântica" do casamento que não é sempre sustentável.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 09 de May de 2009 21:01

Olá JMA,

Citação:
JMA
De acordo, trata-se do repúdio.

Entendes, então, que a mensagem de Jesus tem apenas significado no contexto histórico? Condena o divórcio (repúdio) na Judeia e fica por aí, porque actualmente o conceito de repúdio não tem grande sentido? Segundo São Mateus, Jesus já fala em divórcio. Em São Lucas é ainda mais claro. Tal como São Paulo.

Também a Tradição nos ensina isso, que Jesus ensinou que o casamento é indissolúvel.

Citação:
JMA
Por outro lado, não permite que o/a divorciado/a refaça a sua vida com uma terceira pessoa. A aceitação do divórcio por parte dos ortodoxos permite um segundo casamento religioso, em tudo igual ao primeiro. Há aqui uma diferença significativa.

Primeiro, os ortodoxos entendem o o divórcio e um novo casamento como concessão ao pecado humano. No ofício dos segundos casamentos muitas das partes do ofício de casamento normal são substituídas por orações penitenciais. Ou seja, a Igreja Ortodoxa entende o divórcio como um pecado e permite o «recasamento» por motivos de filantropia.

Também só o permite em casos muitos concretos (casamentos coagidos, adultério, infertilidade). Também na Igreja Católica o casamento é nulo se foi um dos noivos o celebrou coagido. No caso do adultério, os Ortodoxos escudam-se em S. Mateus. No entanto a hermenêutica diz que caso haja um texto discordante e todos os restantes sejam claros, essa passagem (a discordante) deve ser «desconsiderada». São Jerónimo, também assim ensinam. Quanto à infertilidade...

Uma coisa que não entendo no caso dos Ortodoxos é permitirem dois «recasamentos» e, segundo o seu direito canónico, impedirem os terceiro e posteriores «recasamentos».Parece-me existir aqui uma incongruência..

No entanto, e para o caso, o que interessa é que a Igreja Ortodoxa considera o divórcio e os recasados como pecado e pecadores, permitindo apenas os recasamentos por filantropia e impondo orações penitenciais nos novos casamentos.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 22:38

O mandamento de Jesus é o Amor, qual casamento indissolúvel.

Pecado e pecadores...esta história é doentia. Não é minimamente justificável a continuação de um casamento infeliz, que absurdo, ridículo. Quer dizer para não pecarem com o divórico pecam com o adultério...é estupidez! É anti-natura a todos os níveis...deixa de haver o casamento na realidade, porque sem amor ele não faz sentido, e na ausência dele deixa de ser casamento, cessa tudo o que é vital ao amor, que o define.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 22:47

Olá Anori,

«O mandamento de Jesus é o Amor, qual casamento indissolúvel.»

Agora fiquei na dúvida: referes-te realmente a Jesus ou a uma energia?

E como ficamos agora, temos um Jesus na História, o filho de Deus, que nos diz «Amai Deus acima de todas as coisas e ao próximo como eu vos amei»?

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 23:07

Se quisesse referir-me a energia, teria dito energia. Descansa que aviso quando assim for.

Citação:
Alpha
E como ficamos agora, temos um Jesus na História, o filho de Deus, que nos diz «Amai Deus acima de todas as coisas e ao próximo como eu vos amei»?

O que tem a ver isso com o divórcio? Justificar o "pecado" da infelicidade pelo amor inquestionável a Deus, é isso?

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 23:24

Olá Anori,

A dúvida é simples, nuns sítios referes o Jesus do Cristianismo, noutros atiras-me com Jesus na forma de fotão ou algo parecido. Acabo por não entender em que acreditas, o que tem impacto óbvio na leitura do que escreves.


Amar a Deus é respeitar os Mandamentos, é respeitar os ensinamentos de Jesus, que são catequese da Vontade de Deus. E ambos são claros no que respeita ao divórcio.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 23:34

Citação:
Eu
«O mandamento de Jesus é o Amor, qual casamento indissolúvel.»

O assunto era uma mensagem, é como uma canção, o Frank Sinatra morreu, mas as músicas continuam as mesmas. Aqui não está em causa onde está, nem como...

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 10 de May de 2009 23:41

Não entendi!

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 11 de May de 2009 14:32

Alpha,

Queria dizer que a mensagem é intemporal, que interessa a crença ou não na reencarnação.

Página actual: 15 de 41


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.