Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 14 de 41
Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 04 de May de 2009 09:33

Alpha

Citação:
Fora disto, parece-me legítimo que a Igreja recuse os Sacramentos aos recasados, até para protecção destes.

Alpha, podes explicar-me esta tua frase, não percebi... ao recusar-me a comunhão a Igreja està a proteger-me???

Pontosvista

Citação:
Há autoridade para falar de amor fraterno quando todos são iguais mas uns são mais iguais do que outros?

Pontosvista, é mesmo isso que me revolta, é tudo uma questão de interesses! Os valores da Igreja perdem-se neste jogo de interesses!

Saudações!

isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 04 de May de 2009 13:54

Olá isat,

impedindo-te de cometeres mais outra ofensa, por exemplo, comungares o Corpo do Senhor em pecado mortal.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 04 de May de 2009 17:11

É a minha vez de dizer LOL...

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 04 de May de 2009 17:31

Alpha
Citação:
comungares o Corpo do Senhor em pecado mortal

Apaixonei-me por um homem divorciado, mas mas valia ter morto alguém, assim podia continuar a comungar... Um assassinato é preferivel ao amor... é a vontade de quem? de Deus ou dos homens?

ah ja sei, a solução é matar a ex mulher dele, que o traiu, que meteu o amante là em casa enquanto o meu namorado tentava a reconciliação e ainda viviam juntos... é isso mesmo, mato a ex mulher, vou confessar-me arrependendo-me do meu pecado, caso pela Igreja com o meu namorado e assim jà posso comungar o Corpo do Senhor sem ser em pecado mortal... Como diz a Vera "LOL"...

Saudações!

isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 04 de May de 2009 19:12

força

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 04 de May de 2009 19:27

Olá pontosvista,

A realidade das coisas é esta: a grande maioria destes casos são pessoas que se casam, separam-se, juntam-se, casam-se e estão-se a marimbar para os Sacramentos ou para as condições em que se devem aproximar dos Sacramentos. Uma boa parte só se apercebe do que a Igreja ensina quando vai baptizar os filhos.

Existe uma pequena minoria que tem consciência das implicações desta situação na sua vida. E são esses que intentam processos de nulidade e a quem a Igreja tem que atender. Como já te referi, o director espiritual desses casais pode ajuizar sobre administração dos Sacramentos enquanto decorre o processo de nulidade.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 04 de May de 2009 19:37

Não sei, mas a hipótese de nulidade do Matrimónio parece-me mais plausível.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 12:34

Alpha,

Pecados mortais: Soberba, Avareza, Luxúria, Ira, Gula, Inveja e Preguiça.

Sem entrar muito nos pormenores, recentemente (cerca de 1 ano), em entrevista ao jornal oficial do Vaticano, o Osservatore Romano, Gianfranco Girotti explicou a actualização destes antigos sete pecados mortais, com base na modernidade. Explica que os novos pecados mortais vão para além da individualidade, ganhando uma dimensão social.

São eles: Pedofilia, Aborto, Manipulação genética, Tráfico de droga,
Riqueza desmesurada e Poluição ambiental!

Ora, sem mais, qual destes pecados a Isat estaria a cometer para que estivesse a comungar "o Corpo do Senhor em pecado mortal"?

Já não basta tudo o que se diz sobre divorciados recasados, e agora ainda lhe querem colocar nas costas o peso de um pecado mortal?

De duas uma: ou o caso é muito grave, ou é caso para mais um LOL.

LOL!

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 13:18

Os pecados contra a castidades, nos quais se inclui o adultério, enquadram-se na luxúria.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 13:47

Fenomenal!
Mais um LOL bem a propósito! Nada que eu não esperasse...

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 16:21

Sinceramente não percebo o que pretendes Vera.

Se conheces a doutrina da Igreja esperas o quê, que a negue para dizer amem contigo? Se te sentes bem com a vida que tens, porque vens confrontar-te com crenças em que não acreditas e cuja moralidade não alcanças?

Por outro lado, discutires o divórcio e a moralidade deste dissociado do resto do Magistério da Igreja sobre o Matrimónio, só podia dar nisto. Já exprimi o que penso e o que pensa a Igreja.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 16:29

a culpa por haver divórcios é da sociedade:hoje alguém escolhe o companheiro/a pelo interior?
quando se conhece alguém não se olha logo ao corpo?
ora aí está a razão,ou uma das razões para os divórcios aumentarem.
eu,por exemplo,sou lindo interiormente e no entanto até hoje nenhuma mulher quis saber disso!

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 16:39

Citação:
demis
eu,por exemplo,sou lindo interiormente e no entanto até hoje nenhuma mulher quis saber disso!

LOL

Presunção e água benta...

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 17:25

Alpha

De tudo o acabas de dizer, o mesmo te digo...
Desde o início que as tuas intervenções neste assunto denotam o que pensas a respeito de pessoas na minha situação. Desde o início que te disse que o julgar situações é simples, não te doí e não te custa nada.
Nunca, nem o papa, falou em pecado mortal em relação aos divorciados. Já postei algures neste fórum o que o papa escreveu a respeito de divorciados recasados e até ele, que a meu ver é demasiado intolerante em muitos assuntos, é mais tolerante que tu. Pareces desconhecer o que o próprio papa aconselha em relação a estes casos e fazes tu mesmo a sentença! Pecado mortal!
Limitas-te a assumir posições da igreja como tuas e a levá-las ao extremo da intolerância e do preconceito. E também afirmas que assim é que está certo. Podia continuar a escrever, mas parece-me impossível fazê-lo sem que pelo meio me saia uma ou outra palavra menos desagradável, o que me parece perfeitamente inapropriado.
Tenho uma pessoa na família tal e qual como tu. Pronunciava-se sobre o assunto tal e qual como tu. É bonito ver as pessoas engolirem o que vão dizendo pela boquinha fora sem sequer o sentirem. Eu já o vi nesse familiar. A vida é assim... Tem destas coisas. Qui ça a vida não te ensina umas coisas...
E a moralidade que tu afirmas que eu discuto, não é de verdade a moralidade que alguma vez aqui discuti.
A moralidade que discuto é a que pessoas como tu presumem ter para dizerem o que quer que seja sobre assuntos que só conhecem na teoria. Em suma, combato a imoralidade de se julgar quem quer que seja naquilo que é um dos direitos mais básicos de qualquer ser humano: ser dono da sua própria vida!
Mas ao que demonstras, tu nem dessa liberdade gozas.
O facto de pertencermos a uma instituição, um grupo, uma religião não nos obriga a estar de acordo com tudo o que a mesma defende. No teu caso, és de tal forma céptico que chega a ser desumana a forma como falas de pessoas que não são melhores nem piores que tu.
Se de alguma formas achas que somos moralmente desprezíveis, força! Diverte-te tu e os teus. E nós cá vivemos, porque só faz falta quem está!
Só para finalizar, ao que me parece, havemos de nos encontrar a arder no fogo do inferno pelos pecados mortais que cometemos. Esta tua intolerância, até mesmo arrogância, deve encaixar-se em algum dos 7. Se tu consegues inserir pecados lá, eu também deve ser capaz.
Que Deus te ilumine, que a electricidade é cara.
Mais um LOL, que até é giro.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 17:30

Citação:
demis
a culpa por haver divórcios é da sociedade:hoje alguém escolhe o companheiro/a pelo interior?
quando se conhece alguém não se olha logo ao corpo?
ora aí está a razão,ou uma das razões para os divórcios aumentarem.
eu,por exemplo,sou lindo interiormente e no entanto até hoje nenhuma mulher quis saber disso!

Demis, duas coisas...

1ª Há sim quem escolha os companheiros pelo interior, mas há que mostrar esse interior também!

2ª Se demonstrares essa tua beleza interior sempre como fazes aqui no fórum, duvido que algum dia alguém a reconheça.

Pensa nisso...

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 19:02

resp vera: mas ainda acredita que alguém escolhe o outro pelo interior?
ninguém quer dar-se ao trabalho de conhecer o interior das pessoas,querem é consumir logo!

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 19:54

Olá Vera,

Não vou alimentar mais esta discussão.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 00:02

Demis, não só acho como sei que sim. Dei-me de facto, não ao trabalho, mas ao prazer de conhecer por dentro a pessoa com quem estou, e todas as que me rodeiam. E felizmente não sou ave rara. Mas mais uma vez te digo, ninguém nos vai poder conhecer se não nos quisermos dar um pouco a conhecer. Parte de nós.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 16:50

Citação:
isat
[b]ah ja sei, a solução é matar a ex mulher dele, que o traiu, que meteu o amante là em casa enquanto o meu namorado tentava a reconciliação e ainda viviam juntos... é isso mesmo, mato a ex mulher, vou confessar-me arrependendo-me do meu pecado, caso pela Igreja com o meu namorado e assim jà posso comungar o Corpo do Senhor sem ser em pecado mortal... Como diz a Vera "LOL"...
Saudações!

isat

Onde a lei se substitui à caridade, o absurdo acontece.

Mas - note-se bem - que a "sugestão" da isat é absurda, não se ponham aí a perseguir os "ex", dizendo que é para cumprir os mandamentos da Igreja...

Porque em certas matérias - como esta - o que existe é um divórcio entre a Igreja e a hierarquia...

João (JMA)

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 17:54

João todos entendemos o que a Isat quis dizer. Obviamente foi uma forma de expressão apenas para dar conta do problema em si, e não para sugerir aquela como a solução adequada :)
Mas tens toda a razão no que dizes.

Página actual: 14 de 41


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.