Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 12 de 41
Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de February de 2009 20:21

Um estudo realizado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento - BID, constatou que as novelas fazem aumentar o número de divórcios no Brasil. Alberto Chong é coordenador da pesquisa.


Os pesquisadores analisaram as três últimas décadas e verificaram que a taxa de divórcios no Brasil cresceu cinco vezes desde 1980.


Segundo o resultado das pesquisas do BID, a porcentagem de mulheres divorciadas é maior nas regiões onde se pode sintonizar a Rede Globo, em especial nas pequenas comunidades que recebem o sinal dessa emissora.



Fonte: [oglobo.globo.com]



Infelizmente qualquer pessoa sabe que isso é verdade, mas a pesquisa vem comprovar esta tristeza para aqueles que ainda acham que as novelas brasileiras são inofensivas. Na verdade elas fazem uma pregação sistemática de anti-valores, destruindo os pilares da civilização cristã; fomenta o divórcio, incentiva o sexo livre e sem compromisso, fora e antes do casamento, enaltece a luxúria, promove a vida luxuosa e vazia, elimina Deus da vida das pessoas, etc.,etc., etc.


As cenas de sexo e de beijos são permanentes, em horários onde as criancinhas estão na sala vendo tudo e aprendendo um comportamento perverso, desordenado, anti-cristão.


Que tudo isso sirva de alerta aos pais para que amanhã não venham a estranhar o comportamento dos seus filhos, mesmo nas menores idades.



Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br


Rogério Tetsuo Hirota
Ministério Ressurreição
[br.geocities.com]
Exsurge Domini - O site de Católico para Católico
[www.exsurgedomini.xpg.com.br]
[www.exsurgedomini.rg3.net]

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de February de 2009 20:53

E eles não viram os Morangos, onde para além disso e muito mais, se fomenta o mau gosto musical.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 11 de February de 2009 10:47

Isso dos morangos é de facto um fenómeno complicado. Além dos gostos musicais que a Lena refere, ou dos penteados, das roupas, do culto pela magreza excessiva (que felizmente na última série se dissipou um pouco a meu ver), receio que os jovens venham a adoptar outras tendências. Na minha opinião há um claro incentivo ao "normalizar" do início precoce de uma vida sexual, por exemplo, sempre muito compreendida pelos pais (a meu ver a realidade é bem mais dura). Incentiva-se a desresponsabilização, o sexo sem compromisso sério, na medida em que as relações são voláteis e as trocas de namorados são muito frequentes. Enfim... Cada vez é mais de louvar quem educa um filho!

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 12 de February de 2009 12:55

Citação:
Vera
Isso dos morangos é de facto um fenómeno complicado. Além dos gostos musicais que a Lena refere, ou dos penteados, das roupas, do culto pela magreza excessiva (que felizmente na última série se dissipou um pouco a meu ver), receio que os jovens venham a adoptar outras tendências. Na minha opinião há um claro incentivo ao "normalizar" do início precoce de uma vida sexual, por exemplo, sempre muito compreendida pelos pais (a meu ver a realidade é bem mais dura). Incentiva-se a desresponsabilização, o sexo sem compromisso sério, na medida em que as relações são voláteis e as trocas de namorados são muito frequentes. Enfim... Cada vez é mais de louvar quem educa um filho!

Ora aí está.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Maria Aguiar (IP registado)
Data: 24 de March de 2009 10:06

Bom dia, tenho 23 anos e casei-me com 17 anos. Sou católica, dou catequese, sou escuteira. Estou a dovorciar-me do meu marido e não tenho mais nenhum relacionamento. Gostaria de saber se posso continuar a ser catequista e escuteira. Quais são as restrições que me são dadas pela Igreja, perante a minha separação ( embora não tenha qualquer relacionamento)?

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 24 de March de 2009 14:37

Olá Maria

Valendo o que vale a minha opinião sobre este assunto (e não será muito, porque pouco conheço), mas do que tenho lido não haverá restrições da Igreja (ou não deveria). O que é pecado para ela é o segundo casamento após divórcio, não o divórcio em si ou a separação.

Abraços

Cassima

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 24 de March de 2009 15:40

Citação:
Maria Aguiar
Bom dia, tenho 23 anos e casei-me com 17 anos. Sou católica, dou catequese, sou escuteira. Estou a dovorciar-me do meu marido e não tenho mais nenhum relacionamento. Gostaria de saber se posso continuar a ser catequista e escuteira. Quais são as restrições que me são dadas pela Igreja, perante a minha separação ( embora não tenha qualquer relacionamento)?

Olá Maria,

As tuas actividades na Igreja (catequista e escuteira), à partida, não são afectadas pela separação e pelo divórcio. Digo à partida, pois desconheço (nem quero conhecer!) os contornos desta situação.

Quanto à tua vida na Igreja tens que ter em conta o seguinte: na separação, à partida, existe a incapacidade de vida conjugal mas o membro em causa (neste caso tu) mantém-se fiel à inviolabilidade do Sacramento do Matrimónio, ou seja, não realiza o divórcio civil. Não o faz por entender que o Matrimónio é o Sacramento e o contrato civil é uma mera formalidade social. À partida, poderás continuar a aproximar-te de todos os sacramentos, desde que vivas uma vida de castidade e celibato.

No caso de te divorciares, penso que deixar de poder aproximar-te dos Sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação.

Em qualquer dos caso, separação ou divórcio, não deves assumir nova relação, por uma pipa de motivos que, me parece, não interessarem agora para o caso. Penso que deves, sendo escuteira e catequista, falar com o teu Pároco ou com o sacerdote que dá apoio ao teu agrupamento.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 24 de March de 2009 16:59

Maria

O divórcio civil não tem qualquer relevância para a fidelidade ao sacramento. O que a Igreja exige é que não tenhas outra pessoa.

pontosvista

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 24 de March de 2009 17:13

Citação:
pontosvista
Maria
O divórcio civil não tem qualquer relevância para a fidelidade ao sacramento. O que a Igreja exige é que não tenhas outra pessoa.

hmm... tens a certeza??

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 24 de March de 2009 20:42

Alpha

Pela nova lei do divórcio a outra parte pode requerer e conseguir o divórcio sem o consentimento do cônjuge. Além disso nada no sacramento compromete a pessoa a manter o vínculo civil. Uma pessoa que se casa compromete-se, isso sim, a ser fiel.

pontosvista

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 25 de March de 2009 11:34

Citação:
pontosvista
Alpha
Pela nova lei do divórcio a outra parte pode requerer e conseguir o divórcio sem o consentimento do cônjuge. Além disso nada no sacramento compromete a pessoa a manter o vínculo civil. Uma pessoa que se casa compromete-se, isso sim, a ser fiel.

Obrigado pontosvista, tens razão.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 25 de March de 2009 13:35

Olá! Meu nome é Giovana e eu vivo em segunda união, eu é que fui casada na Igreja;

também fui catequista e acho que posso te dar uma opinião muito sincera do assunto.

Primeiro não se ANULA UM SACRAMENTO, o que a Igreja observa é se o casamento foi

NULO, ou seja, nunca existiu. O fato dele ter sido traído, não faz do casamento dele

NULO. Ou seja, a traição dá direito a carta de divórcio, mas não dá para que haja

outro casamento, SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO; MAS O CASAMENTO PODE TER SIDO NULO POR

OUTROS MOTIVOS. Quanto ao fato dele não ter culpa da separação ( e isto só quem sabe

é Deus, se teve culpa ou não), também não justifica para ser considerado NULO. O que

será observado pela Igreja se O PROCESSO DE NULIDADE for aberto é se eles tinham

condição e consciência do SIM QUE DISSERAM DIANTE DEUS, ou seja, os motivos, as

situações diversas que levaram a este casamento e analisando todo contexto do

namoro, noivado, dia do casamento e tudo que envolveu este casal a desejar casar-se,

AÍ SIM SERÁ AVALIADO SE HOUVE MESMO CASAMENTO. Procure a Cúria de sua Diocese ou

Arquidiocese, ou procure casais que já tenham passado por este processo em sua

cidade, ou mesmo na net.

Bem, agora como irmã em Cristo darei uma opinião bem íntima e peço que vc me perdoe

caso não a aprecie; vc tem que ter consiciência que este filho SEMPRE E PARA SEMPRE

será filho dele e que por este motivo seu namorado SEMPRE estará em contato com a

ex-mulher; e francamente este tipo de relacionamento por mais civilizado que seja

cansa e extressa; e ficará mais extressante quando vierem os SEUS filhos... claro

que há excessões, mas são raras!

Então pense muito bem, reze muito e peça que Deus venha te dar a conhecer a SANTA

PERFEITA VONTADE DELE EM SUA VIDA!

Quanto ao amor de DEUS, fico com Paulo "NADA TE AFASTARÁ DO AMOR DE DEUS!"... mas se

vc diz em relação aos Sacramentos, COMUNHÃO, CONFISSÃO E O MATRIMÔNIO... ah, quanto

a isso vc terá sim que se afastar e aí sim o fará POR AMOR A DEUS! Porque amamos

também quando somos obedientes a Igreja...

Mas aí vc tem que questionar muito francamente: Meu relacionamento vale tudo isto?

Digo por viver na carne, ficar sem JESUS EUCARÍSTICO é muito triste, é quase enlouque

cedor; ficar sem confessar insuportável... e em vista disto eu reforço a vc, PENSE

MUITO BEM E CREIA DEUS TE AMA!

Quanto a catequese eu deixei, porque antes tenho que dar testemunho de minha fé; e

apesar de ter este processo em andamento na Igreja, enquanto não tiver a resposta

e aí sim poder casar com meu marido, enquanto isto não me coloco à frente de nada,

mas continuo ajudando no que posso e tenho que ser sincera, está sendo muito bom

para o meu crescimento espiritual e como pessoa este período; pois sempre fui frente

na Igreja e ficar à margem de tudo está fazendo eu aprender a ter misericórdia em

relação aos outros. MAS TUDO ISTO ENVOLTO DE MUITO SOFRIMENTO POR ESTAR DISTANTE DE

JESUS SACRAMENTADO!

Quanto ao "direito de ser feliz", num casamento vc deve pensar na felicidade do seu

marido em primeiro lugar, e ele na sua felicidade em primeiro lugar... se eu caso que

rendo ser feliz e desejando a minha felicidade, este relacionamento tem muitas

chances de dar errado, pois TODO SER HUMANO É FALHO E EM ALGUM MOMENTO IRÁ

DESAPONTAR, ERRAR ETC; então vou passar por inúmeros

relacionamentos buscando "a minha felicidade"! Agora se o casal se doa e um cuida

do outro, um procura a felicidade do outro, e isto mesmo em meio as tribulações

aí sim haverá A VERDADEIRA FELICIDADE, NASCIDA DO VERDADEIRO AMOR!

Pense nisto!

Quanto aos sacerdotes procure um que já trabalhe com casais em segunda união, e quan

to aos outros respeite-os!

Espero ter ajudado de alguma forma.

Giovana.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Maria Aguiar (IP registado)
Data: 25 de March de 2009 14:38

Então, após eu divorciar-me, acham que não ficarei excluida da igreja, da catequese, e dos movimentos de que faço parte, desde que não assume qualquer outro relacionamento?

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de March de 2009 14:51

Não ficas excluída!



Editado 1 vezes. Última edição em 25/03/2009 14:52 por Cassima.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 25 de March de 2009 15:29

SALVE MARIA!

Querida Maria Aguiar, como bem disse Cassima vc não fica excluída de nada.

Vc como já se colocou a serviço da Igreja e pelo que vejo gosta do que faz, deve

sim entrar com um processo de Nulidade e confiar em Deus.

Quanto a um novo relacionamento vc deve pesar os prós e contras e também pensar

em vc, ou seja, pensar que talvez precise de um tempo para poder colocar tudo

no lugar, seus sentimentos, emoções, carências, seus sonhos e frustrações, pois

tudo que se desfaz ou termina, principalmente um relacionamento, deixa algumas

frustrações e feridas.

Creio que usar de bom senso nunca é demais, em relação a vc e em relação a sua

futura postura dentro da Igreja, QUE NUNCA TE EXCLUI! A gente é que se afasta

de Deus por inúmeros motivos....


Pax

Giovana

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Maria Aguiar (IP registado)
Data: 25 de March de 2009 16:47

Pois, era bom que todos pensassem como vc.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Giovana (IP registado)
Data: 26 de March de 2009 00:01

SALVE MARIA!

Maria Aguiar de fato não são todos que pensam como eu, mas o que nos importa é

como pensa a Igreja, em seus documentos e em sua misericórdia. Não pense que

para mim foi e é fácil... mas meus olhos estão fixos em Cristo e é com Ele

que desejo estar reta! Como já disse eu me afastei de várias tarefas que eu

tinha dentro da Igreja, e como também já disse eu era frente de várias coisas...

Mas se assim fiz foi em primeiro lugar por "cuidado" com as coisas de Deus, pois

para os menos instruídos eu poderia ser motivo de queda, não digo eu como pessoa

mas como catequista, pregadora, formadora que eu era e de alguma forma ainda

sou.

E por incrível que pareça hoje me vejo melhor que antes; não digo melhor devido

a situação em que me encontro, mas pelo fato de ter dado meu lugar a outras

pessoas, a ter que muitas vezes ficar quieta e viver um certo silêncio; enfim,

aprendi a ouvir e ouvindo as pessoas percebo que aprendo a amar... louco, né??

O conselho que eu dou é este: Fixe seus olhos em Cristo; não fique olhando para

os lados ou para trás; não julgue o que os outros possam estar pensando e nem

mesmo julgue as palavras mal colocadas que vc poderá ouvir; não julgue a frie-

za e até certo "desprezo" que vc poderá sentir e às vezes sentir entre os que

te são mais queridos. FIXE OS OLHOS EM CRISTO! ELE TE AMA! DEU A VIDA POR VC!

FEZ-SE HOMEM SOMENTE PARA ESTAR AQUI E DIZER "Maria Aguiar eu te

amo!"


No mais busque a Paz interior, busque a serenidade e o equilíbrio e deixe o

tempo passar, nisto habita muita sabedoria de Deus!


PAX DOMINI.

Giovana.



Editado 1 vezes. Última edição em 26/03/2009 00:07 por Giovana.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 30 de March de 2009 10:42

Citação:
Giovana
vc tem que ter consiciência que este filho SEMPRE E PARA SEMPRE
será filho dele e que por este motivo seu namorado SEMPRE estará em contato com a
ex-mulher; e francamente este tipo de relacionamento por mais civilizado que seja
cansa e extressa; e ficará mais extressante quando vierem os SEUS filhos...

Giovana,
Obrigada pelo seu testemunho e ajuda… Nem sempre é fácil, mas eu tenho consciência que existirá sempre uma ligação entre eles, o filho deles é também meu filho mesmo se eu nunca serei mãe dele, amo-o muito e sofro muito por não o termos sempre junto a nos…

Citação:
Giovana
Mas aí vc tem que questionar muito francamente: Meu relacionamento vale tudo isto?
Digo por viver na carne, ficar sem JESUS EUCARÍSTICO é muito triste, é quase enlouque
cedor; ficar sem confessar insuportável... e em vista disto eu reforço a vc, PENSE
MUITO BEM E CREIA DEUS TE AMA!
(…)
MAS TUDO ISTO ENVOLTO DE MUITO SOFRIMENTO POR ESTAR DISTANTE DE
JESUS SACRAMENTADO!


Sim, o sofrimento é muito, há sete meses que o sinto na pele, o meu coração está dilacerado… Sinto muito a falta de ser catequista… Nunca pensei chegar a este ponto, não tenho coragem de assistir à Eucaristia semanalmente como o fazia, sei que não tem lógica, estou numa nova comunidade ninguém me irá julgar, mas doí muito assistir à celebração sem poder receber o corpo de Cristo… Ainda me custa a perceber e penso que continua a ser injusto, não matei ninguém, mas são as regras da Igreja e eu respeito-as… Tenho algo que ninguém me pode tirar: as minhas conversas diárias com Deus e a força que ele me transmite, como a Giovana disse DEUS AMA-NOS ! Quanto ao meu relacionamento, sinto que a minha presença faz a diferença quando vejo o meu namorado a brincar com o filho e sobretudo quando vejo as caras de felicidade deles! Os sorrisos deles aquecem-me o coraçao, sim vale a pena, apesar da dor e do sofrimento! Sinto que estou onde Deus me quer !!!

Saudações !
Isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: jailson (IP registado)
Data: 07 de April de 2009 18:49

olha moça, o divorcio na biblia, para mim, é o assunto mais dificil.A biblia só permite o divorcio em caso de adulterio(mateus 19...) se a ex-mulher dele foi infiel a ele, ele deve pedir o divorcio, e assim casar com voce. caso ele não peça, continuará casado(legalmente) com a ex, e tanto ele como voce estarão em pecado.Peça para ele pedir o divorcio, e assim case com ele, pois sexo fora do casamento é pecado.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 07 de April de 2009 19:12

Olá Jailson

Citação:
jailson
olha moça, o divorcio na biblia, para mim, é o assunto mais dificil.A biblia só permite o divorcio em caso de adulterio(mateus 19...) se a ex-mulher dele foi infiel a ele, ele deve pedir o divorcio, e assim casar com voce. caso ele não peça, continuará casado(legalmente) com a ex, e tanto ele como voce estarão em pecado.Peça para ele pedir o divorcio, e assim case com ele, pois sexo fora do casamento é pecado.

Esta é uma leitura bastante arrevesada.

O Matrimónio só se contraí uma vez.

Ainda que haja circunstâncias que possam legitimar a separação do casal, ou mesmo o divórcio civil, nenhuma delas legitima uma nova relação conjugal. Ou seja, após o Matrimónio, a não ser que seja separado por Deus (viuvez), os cônjuges separados deverão remeter-se ao celibato (isto se quiserem levar uma vida cristã).

Cumprimentos

Alpha

Página actual: 12 de 41


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.