Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 13 de 41
Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 15 de April de 2009 16:15

Por mais absurdo que seja, o Alpha tem razão.
Como bons cristãos, nada melhor que pagarmos pelos erros dos outros e esquecermos que temos direito a ser felizes. É só isso que a religião Católica pede aos seus fieis. Que, mesmo, no caso de serem vítimas de abandono, adultério ou violência de qualquer tipo e sendo perfeitamente legítimo que não tenham mais como manter um casamento, apesar da legitimidade do divórcio ou da separação, a vítima se anule como pessoa e não mais tenha qualquer direito de ser feliz.
Coisa pouca! Afinal a vida é tão curta, e passará sem que demos por isso, mesmo que numa total ausência de felicidade e perspectiva de futuro. Basta espírito de sacrifício e muita falta de amor próprio para deixar que seja um grupo de pessoas que definem os rumos de uma religião a que se pertença a decidirem o que temos ou não direito de fazer.
Se é pecado? Pecado é "morrer" estando vivo. Diga-o quem felizmente tem a coragem de pecar!

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: José Luís de Carvalho (IP registado)
Data: 15 de April de 2009 17:34

Desculpem, mas sou novo aqui. Não percebo estas confusões. O divórcio não tem nada a ver com a Igreja, o divórcio é civil. E a Igreja não tem nada a ver com o divórcio.
Por isso, divorciado ou não, continuo a comungar com tranquilidade.Qual o problema? Estão a fazer uma tempestade num copo de água.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 15 de April de 2009 18:18

José Luís de facto tens razão, divorciado ou não podes comungar normalmente. O problema põe-se no facto de quem se divorcia não mais poder refazer a sua vida, sem que para isso fique em pecado perante a Igreja e sem o direito de comungar.
Se leres mais acima, ou na página anterior, foi a propósito disso que falamos. E infelizmente não há confusão nenhuma. A quem se divorcia, independentemente do motivo, a Igreja exige o celibato ou a reconciliação com o marido/esposa como únicas soluções. Lamentavelmente não é tempestade em copo de água.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 10:02

Vera tens razão...

Li o que escreveste neste e noutros tópicos, sei que vives uma situação semelhante à minha... por isso desejo-te muita coragem e nunca deixes que estas situações afectem a tua fé...

Infelizmente há muitas coisas na Igreja que não fazem sentido... nòs vivemos em pecado por nos termos apaixonado por homens divorciados, no meu caso, ele foi traído pela mulher, ele ficou a viver em casa para tentar uma reconciliação, e ela a sair com o amante nas barbas dele... pela Igreja ele já não pode ser feliz??? Ele é posto de lado porque voltou a confiar no amor? Ele e a sua companheira (neste caso eu) deixam de poder comungar, o que para mim é horrível parece que me tiraram uma parte do meu coração, deixam de poder ser padrinhos... etc... infelizmente isto tudo faz com que as pessoas se afastem cada vez mais da Igreja, e pelo andar da carruagem, penso que a Igreja vai ser "obrigada" a "actualizar os seus ficheiros"... senão arrisca-se a ser posta de lado...

Saudações!

Isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: isat (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 10:35

Citação:
José Luis

Estão a fazer uma tempestade num copo de água.

José Luis

Infelizmente, muita gente pensa como tu, não percebem o tormento pelo qual estou a passar eu e muitos outros em situações semelhantes.... Dizem-me: "se fosse eu, continuava a comungar e pronto...." infelizmente não é assim tão simples... mas devia ser...

Saudações

Isat

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 12:08

Isat, da minha parte já foi posta de lado. Não me vou massacrar pela arrogância daqueles que julgam ser donos da verdade.
Também te desejo muita sorte. Vais ver que com o tempo esse sofrimento passa, porque o essencial é o que temos no coração.
Felicidades!

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 23:11

Olá Vera,


Citação:
Vera
Como bons cristãos, nada melhor que pagarmos pelos erros dos outros e esquecermos que temos direito a ser felizes. É só isso que a religião Católica pede aos seus fieis.

O que Deus nos pede é que sejamos felizes, generosos e saibamos viver o Matrimónio. Primeiro, no Sacramento do Matrimónio é celebrado entre os nubentes e Deus, tendo o sacerdote como testemunha. Nem celebrante é. Somos nós, futuros esposos, que prometemos amar-nos perante todas as adversidades. A Igreja não pediu nada. Nós, cristãos, de livre vontade aceitamos tal compromisso.

Citação:
Vera
Coisa pouca! Afinal a vida é tão curta, e passará sem que demos por isso, mesmo que numa total ausência de felicidade e perspectiva de futuro. Basta espírito de sacrifício e muita falta de amor próprio para deixar que seja um grupo de pessoas que definem os rumos de uma religião a que se pertença a decidirem o que temos ou não direito de fazer.

São o próprio Deus e Jesus quem nos diz que divórcio não, que só nos podemos entregar a uma pessoa. Não é a Igreja que te diz isso. Aliás, se não estou em erro, penso que existem uma pastoral própria que acompanha os separados e divorciados e, também, penso existir uma comissão que estuda de forma mais profunda a relação dos divorciados com os sacramentos.

Citação:
Vera
Se é pecado? Pecado é "morrer" estando vivo. Diga-o quem felizmente tem a coragem de pecar!

Não é preciso coragem para pecar, antes pelo contrário, é preciso coragem para não pecar.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 23:19

Olá José Luís de Carvalho,

Citação:
José Luís de Carvalho
O divórcio não tem nada a ver com a Igreja, o divórcio é civil. E a Igreja não tem nada a ver com o divórcio.
Por isso, divorciado ou não, continuo a comungar com tranquilidade.Qual o problema? Estão a fazer uma tempestade num copo de água.

A questão não está no divórcio em si, se bem que também tal acto possa ser tido como ilícito, em determinadas circunstâncias.

Agora, se após a separação do teu cônjuge, encetares uma relação com outra pessoa está em pecado. Se és católico praticante, recomendo-te a conversares com um sacerdote (o teu pároco ou director espiritual, se o tiveres) sobre isso.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 16 de April de 2009 23:37

Olá isat,

Citação:
isat
infelizmente isto tudo faz com que as pessoas se afastem cada vez mais da Igreja, e pelo andar da carruagem, penso que a Igreja vai ser "obrigada" a "actualizar os seus ficheiros"... senão arrisca-se a ser posta de lado...

Este problema do divórcio e das segundas relações são matéria bem clara. A norma é: só podes celebrar o Sacramento do Matrimónio uma vez e este é válido até que a morte o rompa; todas as relações tidas fora do Matrimónio são moralmente ilícitas e implicam o afastamento dos restantes Sacramentos. Isto é a norma. Para situações excepcionais, a Igreja tem acções excepcionais.

Somos cada vez mais escravos da vontade. É interessante. Uns exigem à Igreja que aceite o divórcio, outros que aceite o aborto, eu reclamo da Humanae Vitae. Todos sentimos que devemos fazer parte da Igreja. Esta Páscoa reflecti bastante sobre a Igreja e esta ideia não me larga: exigimos à Igreja que mude, para ir de encontro à nossa vontade e esquecemos que ela, Igreja, nasceu d'Aquele que abdicou da Sua vontade para cumprir a Vontade do Pai.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 17 de April de 2009 09:22

Alpha perdoa-me a franqueza, mas não alinho em fanatismos religiosos. O Jesus que me deram a conhecer não é mau, nem vingativo. É justo e compreensivo. Não me interessa o que se diz que Ele tenha dito. Não me interessa o que os outros interpretam das Suas palavras. Agora uma coisa podes ter a certeza, se a relação que vivo for pecado só te digo, tenho muito que agradecer pelo maravilhoso pecado que Deus colocou no meu caminho. E só espero que este pecado me faça feliz pelo resto da minha vida como me tem feito desde há muito tempo.
Deus está na minha vida por meio das pessoas que amo, sejam eles os meus pais, os meus amigos, toda a minha família, pessoas com que me relaciono e também por meio daquela pessoa fantástica que Deus me entregou para amar e fazer feliz. Distinguindo o que é essencial do que é acessório, estou-me perfeitamente nas tintas para o que os outros (Igreja) pensam daquilo que eu faço. Estou bem comigo, com a minha consciência e com a plena sensação de dever cumprido. Nasci para ser feliz, mereço essa felicidade e vou vivê-la sem limitação alguma. Se ele é divorciado, tenho apenas pena pelo que passou e sofreu. Quanto ao resto, tenho mais é que agradecer à fulana que não lhe deu o devido valor e que nos proporcionou sermos felizes como hoje somos.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 17 de April de 2009 21:26

Sou totalmente contra o divórcio.
uma das razões do numero crescente de divórcios é que as pessoas "apaixonam-se" pelo exterior,a embalagem.

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 17 de April de 2009 22:03

Olá Vera,

Citação:
Vera
mas não alinho em fanatismos religiosos. O Jesus que me deram a conhecer não é mau, nem vingativo. É justo e compreensivo. Não me interessa o que se diz que Ele tenha dito. Não me interessa o que os outros interpretam das Suas palavras.

Hmm, porquê fanatismo religioso? Reli o que te escrevi e não me parece estar enformado por qualquer tipo de fanatismo. Nem apresento Jesus como «mau e vingativo», enfim...

Cristo foi justo e compreensivo. Bastante directo também. Quando apedrejaram a prostituta, demonstrou de forma bem clara qual o caminho: Está perdoada, vai e não voltes a pecar. Ou seja, Jesus está pronto para nos receber, para nos perdoar, mas compete-nos não viver em pecado.

Quanto ao resto, penso que o que escrevi no primeiro post se enquadra perfeitamente. O que conta é a vontade de Deus, e é essa que devemos seguir. No caso, é Sua Vontade que não hajam relações extra-matrimoniais nem divórcios. Como é Sua Vontade que não matemos, como é Sua Vontade que não roubemos. Até nos podemos sentir confortáveis nalgumas dessas situações, mas o facto é que estamos a ir contra a Sua Vontade.

Tal como Adão e Eva. O fruto até lhes deve ter sabido bem, a serpente até devia ser simpática, houve, quase de certeza, ali uns momentos em que todos foram felizes. Mas a grande verdade é que estavam a ir contra Deus, ir contra a Sua Vontade.

Não se trata, como vês, do que a Igreja diz ou pensa, do que os fiéis possam dizer ou achar, trata-se sim daquilo que Deus te pede.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Vera (IP registado)
Data: 18 de April de 2009 00:50

Alpha aqui mesmo está o cerne da questão. não foi Jesus quem disse que era pecado. São os homens! Não é a vontade de Deus que está em causa, mas sim a dos homens. Desculpa se não aceito essa dura classificação de um verdadeiro acto de amor como um pecado. A vontade de Deus é a de qualquer pai, ver seus filhos felizes. Eu sou feliz com a minha vida. Namoro com um divorciado sim. Pecado? Não! Amor. Se lhe chamarem pecado, estão a deixar de lado os ensinamentos de Jesus "não julgarás".
O que Deus me pede? Não é que o esqueça e viva em sofrimento pela falta de um amor que só por preconceito não estaria ao meu alcance. Pede-me que seja feliz e faça feliz este rapaz a quem já fizeram sofrer tanto.
Falar é fácil. Viver na primeira pessoa, no meu caso afastou-me da Igreja, mas aproximou-me de Deus. Viver na primeira pessoa este "pecado" como lhe chamam é a coisa mais maravilhosa que me podia ter acontecido. Cresci como pessoa e como mulher.
Entenda quem quiser. Aceite quem entender. Eu faço aquilo que Deus me ensinou: AMO!

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: José Luís de Carvalho (IP registado)
Data: 29 de April de 2009 17:13

Citação:
Alpha
Agora, se após a separação do teu cônjuge, encetares uma relação com outra pessoa está em pecado. Se és católico praticante, recomendo-te a conversares com um sacerdote (o teu pároco ou director espiritual, se o tiveres) sobre isso.
Não sei o que é um "católico praticante"...Eu tento ser católico, mas não sei como se pode "praticar".

Imagina que tenho uma relação com outra pessoa. Como é que tu sabes se eu estou em pecado ou não?

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 01 de May de 2009 12:21

Olá José Luís de Carvalho,

Citação:
José Luís de Carvalho
Não sei o que é um "católico praticante"...Eu tento ser católico, mas não sei como se pode "praticar".

Bem apontado.

Citação:
José Luís de Carvalho
Imagina que tenho uma relação com outra pessoa. Como é que tu sabes se eu estou em pecado ou não?

E porque tenho eu que saber? Se tu tiveres uma relação com outra pessoa fora do Matrimónio, é perante Deus que tens que responder. Se te aproximares incorrectamente dos Sacramentos por viveres relações extra-matrimoniais é perante Deus que tens que responder. E a Ele nada podes esconder.

A Igreja tem o dever de fazer catequese, tem o dever de orientar o rebanho, mas como é óbvio, não o pode fazer para lá das sua limitações.

Não sabendo se a relação é ou não adúltera, a Igreja acredita na boa-fé e na verdade, pelo que não impedirá ninguém de se aproximar dos Sacramentos. Se souber, deve-o fazer, deve impedir quem se encontra em pecado grave de se aproximar dos Sacramentos.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 03 de May de 2009 22:22

Citação:
Alpha
Não sabendo se a relação é ou não adúltera, a Igreja acredita na boa-fé e na verdade, pelo que não impedirá ninguém de se aproximar dos Sacramentos. Se souber, deve-o fazer, deve impedir quem se encontra em pecado grave de se aproximar dos Sacramentos.

Bem, a Igreja faz um bocado mais do que isso. Nem a Igreja sabe dizer quem está validamente casado.

Se um casal se casa e mais tarde um deles percebe que o outro nunca tencionou ser-lhe fiel, fica claro que nunca houve casamento válido. E quem estava de boa fé pode querer refazer a sua vida, já que nunca houve casamento. Ora se não conseguir provar o que (não) se passou através dos processos formais da Igreja, deixa o novo casal de poder frequentar os sacramentos. Porque estava em pecado? Não, porque a Igreja vive agarrada a burocracias e ainda tem o desplante de condenar publicamente as vítimas das suas burocracias.

É profundamente infeliz que a hierarquia tenha a noção que formaliza muitos casamentos nulos e depois exija processos complicadíssimos para não condenar publicamente inocentes.

pontosvista

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 03 de May de 2009 23:12

Olá pontosvista,

Citação:
pontosvista
Se um casal se casa e mais tarde um deles percebe que o outro nunca tencionou ser-lhe fiel,

Sei de um processo de nulidade por esse motivo. Na verdade os processos são um pouco lentos, penso que compreensivelmente. Muitos casamentos começam como nulos, mas consolidam-se e tornam-se fecundos posteriormente.

Ajuizar isso não é fácil. Como, no exemplo que referes, houve uma clara intenção de nunca ser fiel, ou foi uma fraqueza no momento? A outra parte, desconhecia realmente essa intenção? Não se trata de uma decisão simples, daí que os processos sejam um pouco lentos e complicados.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 03 de May de 2009 23:34

Alpha

O que está em causa é saber se a hierarquia tem o direito de recusar os sacramentos a alguém, quando há uma probabilidade considerável de que essa pessoa não esteja na situação que lhe é imputada.

pontosvista

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 03 de May de 2009 23:54

Olá pontosvista,

A questão só se coloca nos recasados e tendo havido um pedido de nulidade do casamento. Vivendo juntos, fora do casamento, levantam-se outros motivos para a recusa.

Nestes casos, deve haver um direcção espiritual que ajude a ajuizar e a orientar a administração dos Sacramentos.

Fora disto, parece-me legítimo que a Igreja recuse os Sacramentos aos recasados, até para protecção destes.

Cumprimentos

Alpha

Re: O divórcio na Igreja Católica
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 04 de May de 2009 00:17

Alpha

Parece que a Igreja mistura os processos formais do direito com a situação real das pessoas. Ora o acesso aos tribunais eclesiásticos pode ser fácil para quem tem meios e conhecimentos, mas difícil ou impossível para muitos católicos. E assim se percebe que certas famílias reais consigam anular facilmente os casamentos enquanto situações gritantes de outras pessoas são apenas tratadas com indiferença. Há autoridade para falar de amor fraterno quando todos são iguais mas uns são mais iguais do que outros? Será de aceitar a acomodação da Igreja às práticas da justiça civil?

pontosvista

Página actual: 13 de 41


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.