Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: AnteriorPrimeiro...23456789101112
Página actual: 12 de 12
Re: A cidadania
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 30 de April de 2009 23:49

O exercício da cidadania leva à comemoração do 1º de Maio.

Acabei de ver um texto importante.
Acho que tem todo o interesse
Aqui vai:

"Mensagem para o 1.º de Maio de 2009
«O trabalho vale mais do que o capital»- Igualdade de direitos para todos os trabalhadores!

A pior crise económica mundial, desde 1929, apresenta numerosas consequências para os trabalhadores e para as suas famílias em todos os países do mundo. Todos os dias vemos e ouvimos falar de encerramentos de fábricas, de perdas de empregos, de despedimentos, de deslocalizações e do aumento do desemprego.
Em contraste, vemos biliões de dólares americanos a serem transferidos para os bancos para os salvar da bancarrota e que servem para pagar grandes somas aos responsáveis, e enquanto isso, o FMI pede a redução das despesas públicas em compensação. É claro que há algo que não está bem, sobretudo no que respeita aos valores sobre os quais é construído o sistema político e económico actual… É um sistema em que a dignidade humana não é respeitada, em que os trabalhadores migrantes são os primeiros a encontrarem emprego, mas também os primeiros a serem despedidos, em que o direito de organizar-se colectivamente é, frequentemente, o pretexto para despedir um militante ou deslocalizar uma empresa. É um sistema em que o lucro está no centro e não a pessoa humana.

Como Movimento de Trabalhadores Cristãos, recordamos um princípio que a Igreja sempre nos ensinou: o princípio da prioridade do trabalho sobre o capital. E, no contexto actual, isto leva-nos a estar ao lado dos trabalhadores na sua luta pela justiça, para ganhar o seu “pão diário”!

Nós (Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos - MMTC) acreditamos na capacidade dos trabalhadores em resistir colectivamente à injustiça. Todos os dias, vemos trabalhadores a reagir às injustiças através de greves e de manifestações em todos os continentes: eles exigem justiça e igualdade na satisfação das necessidades humanas. E estas acções de solidariedade são sinais de esperança para os trabalhadores de todos os países.

A solidariedade entre os trabalhadores e as trabalhadoras do Norte e do Sul, é indispensável para criar e promover um trabalho justo para todos, em que todos os trabalhadores tenham os mesmos direitos.

Alimentados pela nossa fé em Jesus Cristo, queremos tomar parte na construção de uma nova sociedade em que todos os trabalhadores, membros de só uma raça, “a raça humana”, trabalhariam juntos na construção de um outro mundo alicerçado sobre uma solidariedade activa, para promover a paz e o respeito pela dignidade humana e pelos Direitos do Homem.

O MMTC é uma organização internacional de solidariedade. No dia 1 de Maio juntamo-nos às trabalhadoras e aos trabalhadores que lutam por um mundo mais justo, um mundo melhor, que tenham fé ou não, para demonstrar a nossa vontade de libertar todos os trabalhadores das injustiças, devidas a uma economia de mercado e a um liberalismo descontrolado.

Todos solidários, podemos construir um novo mundo melhor e fá-lo-emos.

Conselho Executivo do MMTC"
[www.agencia.ecclesia.pt]



Editado 2 vezes. Última edição em 30/04/2009 23:57 por Maria José Ribeiro.

Re: A cidadania
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 10 de October de 2009 15:00

Considero importante a atribuição do Prémio Nobel. Interessam-me todas as áreas mas há uma que, sempre, me chama mais a atenção. Acho que é de suma importância quem promove a Paz.

Como vêem estou a referir-me ao Prémio Nobel da Paz.
É evidente que, por vezes, fico admirada por ele ser atribuído a algumas pessoas.

Ajuda-me analisar os motivos que são indicados para a escolha. E, confesso, o que parecia, para mim, absurdo passa a ter algum sentido.

Este ano surpreendeu-me dado o pouco tempo que BaracK Obama leva como Presidente dos Estados Unidos. Será que já deu provas suficientes de que é um defensor da Paz? Será que,com o decorrer do tempo, vamos ver uma pessoa diferente da que agora se nos apresenta? Interrogo-me.

Acham que é precipitado atribuir, já este ano,o prémio Nobel da Paz a um "novato" nestas andanças? Mas será que é "novato"?

Vejamos um modo de encarar esta atribuição aqui

Re: A cidadania
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 10 de October de 2009 22:35

Olá a todos

Tenham pena desta criatura (eu) que agora neste tópico a mim,segue-se eu, e depois eu, e depois eu,...e EU fico triste :-(

Pois é...é o que se pode chamar "estar a falar sozinha".

Please...digam ao menos: estás aqui,outra vez? E o assunto não tem qualquer interesse...
Ou não digam...poder apanhar uma tendinite para responder a coisas sem sentido!

E para ver se vem daí uma resposta mando um beijinho para todos (tive o cuidado de o desinfectar).
Acho que agora tenho recebido mais beijinhos...mas com um comentário...há quem diga que não se deve dar e eis-nos voltados das férias,dando beijinhos à comunidade escolar(alunos não...porque então era um não mais acabar), reunindo com encarregados de educação e por já os conhecer do ano passado lá vai o beijinho da praxe. Isto de ser directora de turma tem mais possibilidade de contágio...

Triste como estava, por eu, eu, eu, eu,...eis-me a divagar sobre os beijinhos. Hoje também como boa cidadã ao ir à Missa vespertina das crianças da catequese dei a mão, aos vizinhos do lado, ao rezar o Pai Nosso. E no abraço da paz, lá dei e recebi o beijinho da criança.

Desculpem se acham que isto é absurdo...mas voltando à cidadania e ao prémio Nobel da Paz...venham daí.
Prefiro que discordem a estar a falar sozinha.
Muito obrigadinha, caso alguém responda...ou apague a mensagem...é sinal que existo e a minha auto-estima e humildade subirão...
Lena, não achas que estou a estar mais humilde? Tu sabes bem do que estou a falar.

Re: A cidadania
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 10 de October de 2009 23:12

hahaha
E tu ligas ao que eu digo?

Olha por falar em cidadania, vou amanhã votar lá no teu ... devo andar doente, provavelmente da-me um AVC antes de fazer a cruz.

Sobre o Nobel acho estranho a nomeação do Obama, já lá diz o povo que de boas intenções... Será que já estão a prever que ele vá ter um reinado curto?
Lembrei-me muito do Yitzhak Rabin, mas esse tinha obra feita.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A cidadania
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 11 de October de 2009 00:45

Olá Lena

Dorme bem...estás boa...tenho a certeza...agora é que estás mesmo bem e daí as tuas decisões.

Não te preocupes fazes a cruz e depois, nestes dias, estão sempre os bombeiros preparados para irem levar doentes e idosos às mesas de voto. Vê lá se escolhes a hora...porque assim em vez de voltarem com 1, voltam com 2 (tu e o outro...). Gastas menos dinheiro pois aproveitas a boleia.

Mas é que eu faço mesmo caso do que dizes... mas o divertido é que se calhar nos conhecemos mesmo. Referimos os mesmos sítios.

Quanto ao Obama, eu a quem tu deste importância...vou dizer o que penso mesmo: é uma forma de o condicionar. Vá lá o homem mudar de ideias... Agora já é tarde.
Mas deste-me outra hipótese...algo que leve a pensar que dura pouco...(espero que não haja problemas de saúde)

Deste-te ao trabalho de clicar no "aqui"?

E uma perguntinha: Já descansaste das férias? ihihihi :-)

Ai que eu estou a subir até ao telhado: foi a auto-estima que me leva como num elevador...e tu és a culpada.

Re: A cidadania
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 11 de October de 2009 08:50

Férias ... era bom era, fui fintada com a conveniência de serviço, tive apenas 2 semanitas em casa pois não há graveto para nada. Calha tudo sempre aos mesmos...

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: A cidadania
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 11 de October de 2009 12:43

Ainda se fosse na Judite de Sousa que pra idade é toda boa, saiu numa revista ela de biquini na praia, não é habito gostar de cotas mas aquela... agora votar no careca lampião, a bloquista extremista esquerdista desta vez pirou de vez a votar na direita lol.
Bem, mais um dia na mesa de voto a almoçar durante toda a manhã e a cometer bastantes excessos, mas também já votei, e pronto eu também pirei, votei diferente em cada boletim, isto das autarquicas vota-se mais nos candidatos do que nos partidos, não há tanto disso de politica de esquerda ou direita, se bem que a nivel de politicas urbanisticas dizem que há, ou na teoria há, umas especulações e assim, porque apanham-se lá a politica é sempre a mesma... o Zé faz falta, faz faz...

PS - Ainda bem que não sou marido de nenhuma candidata, espero vir pra casa hoje...



Editado 1 vezes. Última edição em 11/10/2009 12:47 por Jorge Gomes.

Re: A cidadania
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 16 de October de 2009 11:15

Olá

Sabem que dia 17 é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza?

Eu não sabia e isto dos dias de isto e de aquilo ...nunca sei o que pensar...vejo prós e contras...mas tenho de reflectir mais sobre o assunto...para ver se tiro conclusão ou conclusões.

Vocês são a favor da existência destes dias, quer sejam Nacionais ou Internacionais?

Mas o que me trouxe aqui, ao fórum, foi falar sobre uma manifestação em S. Brás de Alportel.

Aqui vai o que recebi ontem:
"Jovens São-Brasenses manifestam-se contra a pobreza

“Pobreza 0” é o lema da manifestação que um grupo de jovens estudantes da Escola Secundária José Belchior Viegas, em São Brás de Alportel, estão a preparar para a manhã de dia 16 de Outubro, por ocasião do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (dia 17 de Outubro).

Os jovens unem-se para, em conjunto, marchar a favor de uma causa da maior importância. A pobreza é uma realidade cruel que afecta milhões de pessoas em todo o mundo… milhões de pessoas que não vivem, mas apenas sobrevivem, num mundo que ainda precisa de travar muitos combates para ser na realidade um lugar de todos, mais justo e mais inclusivo, mais desenvolvido e mais feliz.


Amanhã de manhã, sexta-feira, dia 16, os jovens são-brasenses organizam uma marcha, percorrendo o trajecto desde a Escola Secundária José Belchior Viegas (de onde partem por volta das 10h30) até ao largo de São Sebastião (onde deverão chjegar por volta das 11h), para fazer a leitura do seu Manifesto Anti pobreza.

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel associa-se a esta iniciativa, com o apoio necessário para passar esta mensagem tão actual e necessária, porque todos podemos ajudar a construir um futuro melhor para todos."

Não posso pôr o link porque recebi no e-mail.

E pergunto-vos:
O que acham desta iniciativa? A mim parece-me muito boa. Penso que a par da manifestação haverá uma reflexão, séria e profunda, sobre este problema.

O facto de existir um manifesto já diz muito, parece-me.

Re: A cidadania
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 26 de October de 2009 19:58

Quando se atribui o nobel da literatura a quem não sabe escrever (saramago) qual a surpresa do nobel da paz em quem não fez nada de relevante nessa matéria (obama)?

Já há muito passou o tempo em que esse prémio teve significado...

É que premiar quem entrega a sua vida ao esforço constante da paz não é mediático...

João (JMA)

Re: A cidadania
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 27 de October de 2009 13:49

O JMA põs o dedo na ferida...a ferida que se vai notando, em alguns casos, na atribuição do Nobel.

Os dois casos que referiu ilustram bem.

Ir para a página: AnteriorPrimeiro...23456789101112
Página actual: 12 de 12


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.