Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 9 de 10
Re: Crucifixos
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 19 de December de 2005 00:08

Sinceramente sobre este tema!Acho que se está a dar ênfase a mais...Preocupa-me mais o não respeito pelo o outro e a liberdade do outro...Cristo não veio à Terra para nos obrigar a andarmos com objectos e ficarmos preocupados com esses...Veio para nos mostrar um caminho!O caminho da santidade...

Re: Crucifixos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de January de 2006 15:31

Roma, 06 jan (RV) - A Igreja atravessou momentos de provação nos países de
língua portuguesa.

Terminada em 1990, a guerra civil em Moçambique custou cara para a Igreja
local.

O Bispo de Beira, Dom Jaime Pedro Gonçalves, lembra que o governo de
orientação marxista ensinava o ateísmo nas escolas e proibiu os jovens de
freqüentar igrejas.

Durante 15 anos, dezenas de paróquias foram fechadas, a evangelização foi
praticamente interrompida e os missionários estrangeiros tiveram de
abandonar o país.

Em Angola, por sua vez, a ONU estima que a guerra civil tenha tirado a vida
de 25 mil pessoas, entre elas centenas de religiosos.

O conflito terminou somente em 2001 e, até então, o trabalho de
evangelização foi prejudicado com a morte e o seqüestro de sacerdotes e
missionários estrangeiros. Até um Bispo foi seqüestrado pelos rebeldes da
UNITA (União Nacional pela Independência Total de Angola).

O Arcebispo de Luanda, Dom Damião Antonio Franklin, lembra que a guerra
impôs principalmente dificuldades de deslocamento para os evangelizadores.

No entanto, as visitas a aldeias e povoamentos continuaram mesmo em meio à
guerra, o que aumentou o respeito da população pela Igreja.
Hoje, felizmente, as Igrejas em Angola, Moçambique, Timor Leste e
Guiné-Bissau têm liberdade para pregar o Evangelho.

Mas a lembrança do passado permanece viva e serve de ensinamento para que a
Igreja Católica trabalhe com todas suas forças, para evitar novas
violências e abusos contra qualquer crença religiosa ou cidadão. (RW)




Re: Crucifixos
Escrito por: Confessionário (IP registado)
Data: 21 de January de 2006 22:00

Era para escrever sobre o assunto... Mas (por favor) para saberem o que penso remeto para o meu blogue (só para não repetir!!).

Reforço apenas a ideia de que nada nos deve diminuir a identidade,
nem devemos deixar de afirmar a nossa identidade!

Crucifixos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 28 de April de 2006 16:50

Pelo que sei, até agora, apenas o estado de Israel pós-Moisés foi o único estado fundado por Deus (YHWH). Todos os outros estados (as nações) fazem parte dos pagãos e do paganismo.
Contudo, mais ou menos todas as religiões, têm a tendência de fazer vingar os seus símbolos como que uma manifestação de superioridade sobre as outras religiões e povos. Relativamente ao chamado de cristianismo, no tempo dos Apóstolos, estava como que ligado ao judaísmo. Com o tempo evoluiu e assimilou muito do paganismo e age como que uma religião que pretende engolir todas as outras. As tradições, dentro dos limites das ruínas do Império Romano, pretendem dar-lhe como que um direito adquirido.
O mesmo posso dizer acerca do conflito dos crucifixos nas escolas do Estado.
Quanto ao uso de um crucifixo (muitas vezes de metal quando a cruz, o madeiro, era de madeira) onde está pregada uma figura humana que reprenta o Jesus Ressuscitado, com o qual se proclama as Boas Festas «pascais» acho isso uma falta de sensibilidade e de entendimento.
É certo que páscoa significa «morte» e sacrifício.
Tal como o cordeiro (sem culpa) era morto e oferecido em sacrifício pelos pecados dos Israelitas, que foram salvos da espada do anjo que matou os primogénitos dos Egípcios, Jesus (sem culpa) foi morto e ofereceu-se voluntariamente pelos pecados de todo o mundo.
Mas Ressurreição não é morte nem páscoa. Ressurreição é vida e vida eterna.
Muitas vezes as tradições confundem muito o signicado das coisas. Porquê?! ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Crucifixos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de June de 2006 14:11

E crucifixos nos hospitais ainda existem por aí?
Há dias entrei num dos hospitais da cidade e vemos os crucifixos em todas as salas. Pelo menos, naquelas em que eu tive acesso à entrada...
Um crucifixo é símbolo dos católicos, certo?

Re: Crucifixos
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 21 de June de 2006 14:21

Oh Ana mas é um hospital não é?!!

É que nos hospitais, quando a coisa está preta, até os políticos do Bloco de Esquerda rezam à Virgem...

Re: Crucifixos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de June de 2006 15:30

E esses da esquerda sabem rezar? :)

Um dia uma senhora portuguesa estava muito mal no hospital. Uma outra disse-lhe, reze!
-Ela respondeu, eu não sei rezar...porém quando esta senhora morreu o padre não esteve presente ou se recusou a ir rezar-lhe o terço, pois o funeral foi para Portugal. Agora amigas dessa tal senhora que não frequentavam a igreja, já a frequentam.

Re: Crucifixos
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 21 de June de 2006 16:53

O crucifixo é o simbolo dos católicos mais utilizado. Não diria que é o mais importante, mas é o que nos relembra constantemente a morte e ressurreição de Cristo. Ajuda-nos a tomar parte da sua cruz, vendo-a como nossa todos os dias.
Lá por algumas serem de metal, não há problema. O que interessa é o que simoliza, e não o material de que é feita.
Discordo da actitude do estádo. Retirar as cruzes das escolas é renunciar à nossa fundação, feita nos preambulos da Reconquista Cristã.
Realmente, conheço muitos ateus que fazem coisas malucas, como rezar antes dos testes... e isso choca-me... Deus não serve só às vezes.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Crucifixos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 12:24

A cruz é símbolo de sofrimento. Todos nós temos que transportar a nossa CRUZ durante toda esta vida.

A cruz (como amuleto) quer no âmago religioso quer no ateu, deveria ser abolida.

Mas isso, não se faz por meio de decreto "papal", "régio", ou "legislativo".

Devemos dar tempo ao tempo. (Apocalipse cap 21 e 22).

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Crucifixos
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 13:45

penso que as cruzes que possuímos não são um amuleto, mas sim uma recordação.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Crucifixos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 14:23

Já as ví utilizar como simples amuleto.
Há quem as utilize por simples tradição ancestral.
Há quem as utilize (por ex.: durante a visita pascal) para obter receitas.

Jesus já não está morto ! Ressuscitou, para nunca mais voltar a morrer.

Jesus deixou-nos para sua memória (recordação) a refeição comemorativa do partir do pão.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 22/06/2006 14:25 por Manuel Pires.

Re: Crucifixos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 16:46

Eu conheci aqui um padre canadiano, já faleceu. Usava uma cruz ao pescoço. Um dia perguntei-lhe; porquê, anda sempre com essa cruz? "É o meu símbolo de católico, diz ele". Quando não usava cabeção usava um fio de corda preta com uma cruz.
Uma acção bonita!

Re: Crucifixos
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 16:47

Algo que o marcava como católico, acho correcto.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Crucifixos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 17:00

Caros católicos

Vamos todos usar uma cruz, se faz favor...
A minha filha, tem um colar e uns brincos com uma cruz e esta? É uma jovem e às vezes surpreende-me. Ainda novinha estavamos a fazer as malas para viajar, fui dar com a Bíblia na mala dela, coisa que a mãe nunca tinha feito.

Re: Crucifixos
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 17:04

eu já usei um tau, a cruz dos franciscanos, mas o fio rompeu-se e ela desapareceu... fiquei triste pois fora o meu pai que ma oferecera, mas paciência... vou ver se compro uma.

Para quem não sabe, um tau é uma cruz em forma te T, com as pontas dos braços viradas para baixo... infelizmente não consegui encontrar uma imagem.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Crucifixos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 18:16

Ana,

Eu já carrego a minha, há 62 anos e é bem pesada.

Há quem tenha uma cruz muito mais pesada que a minha.

Mas já dizia a minha professora má: «O manelzinho é muito fraquinho.»
Ora quando somos muito fraquinhos não aguentamos cruzes muito pesadas. Ela nem se apercebia disso.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Crucifixos
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 19:47

Eu uso sempre a cruz da unidade que me foi oferecida na minha Aliança de Amor no Santuário de Schoenstatt. Não é um amuleto, ajuda-me a lembrar o compromisso que fiz no Santuário.

Durante as Missões usamos também uma cruz destas. É uma cruz de madeira, com o formato da cruz da unidade. É o nosso símbolo, identifica-nos como cristãos quando batemos às portas.

Re: Crucifixos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 21:50

Manuel

Qual é a tua cruz, conta-me:)

É preciso seguir sempre em frente. Um dia li em qualquer lado assim; se caires, levanta-te sacode os joelhos e segue sempre em frente!
Claro que um homem solteiro, quais são as cruzes dele? Não tem mulher para lhe pedir dinheiro:) Vive só ninguém o chateia, mesmo assim ainda tens uma cruz?
A melhor vida é a de jovem. Só podemos ter é a cruz que trazemos ao peito, de resto tudo corre bem...

Os pecados que os outros fazem; eu posso bem com eles! E tu faz o mesmo! O passado passou e começa a vida de novo. ainda és um jovem:) ainda podes fazer muito bem a muita gente.

Re: Crucifixos
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 23 de June de 2006 01:06

Rui B, fiquei intrigado... o que é o Santuário de Schoenstatt?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Crucifixos
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 23 de June de 2006 02:55

Em poucas palavras...

O Movimento Apostólico de Schoenstatt é um movimento da Igreja Católica. Nasceu na Alemanha e espalhou-se por todo o mundo. A sua fundação deu-se quando um Padre e um grupo de jovens seminaristas decidiram recuperar uma capela abandonada e dedicá-la a Nossa Senhora - este foi o primeiro Santuário de Schoenstatt. À medida que o movimento se espalhava pelo mundo, foram-se construindo mais santuários, iguais ao original.

Em Portugal existem 4 - Lisboa, Gafanha-da-Nazaré, Gaia e Braga. O Pároco cá da terra pertence a este movimento, daí a ligação da minha Paróquia ao Movimento de Lisboa.

Mais informações sobre Schoenstatt em Portugal e no Mundo. O site dos Mensageiros de Maria, grupo de jovens ao qual pertenço e que nasceu deste movimento.

Aqui no fórum já se falou do movimento, experimenta pesquisar. E pela Internet também se encontram mais coisas.

Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 9 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.