Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 6 de 10
Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de December de 2005 00:49

Tratamento.

Re: Crucifixos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de December de 2005 01:03

É preciso que o alcoólico queira tratamento.

Re: Crucifixos
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 04 de December de 2005 01:07

Conheço alguns casos assim. A grande diferença entre o álcool e as outras drogas é que o álcool para além de destruir, mata mesmo. Enquanto que as chamadas drogas duras outras, só matam em caso de overdose.

Se um alcoólico arriscar parar de beber de um momento para o outro, muito provavelmente vai parar ao hospital, com o risco de já não voltar. Se um adicto a cocaína, heroína, ou serenais, fizer o mesmo, o pior que lhe acontece é ficar a ressacar durante 2 meses.


Uma das coisas mais difíceis de se fazer é substituir o álcool por uma outra substância. Mas não é impossível. Mas o 1º passo teria de ser dado pelo sujeito, demonstrando vontade de mudança. Mas provavelmente ele já nem vontade própria tem.

Há no país centros de acolhimento para estes casos sociais, o problema é que com os cortes orçamentais a segurança social não desbloqueia a verba necessária e as famílias não podem pagar os tais 2 ou 3 mil contos que são precisos.
Ainda tem contacto com essa família? Há duas coisas possíveis a fazer e se a assistente social for sensível, até pode fazer as duas ao mesmo tempo. Por um lado ser a segurança social a pagar a medicação e por outro ser tb a segurança social a pagar a renda directamente ao senhorio.

Podem agora perguntar como é possível haver dinheiro para isto e não para a recuperação. A resposta é simples, tratando-se de um caso de reicidência e havendo familiares expostos à situação, a opção recai pela segunda escolha, já que muito provavelmente o tratamento não iria surtir efeitos positivos no sujeito. Para além de que é mais barato, pelo menos a curto prazo!

Não obstante tudo isto, como a CP disse, há sempre centros de aconselhamento e apoio que podem ser utilizados nestes casos. Aconselho sempre a opção de centros ou comunidades que utilizem o programa dos 12 passos. Alguns destes centros, podem fazer consultas externas. É uma questão de pesquisa. Se estiver interessado posso ajudar nessa tarefa.

Re: Crucifixos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de December de 2005 01:09

Presumo que aí o médico ou um familiar ainda pode enganar o alcoólico, dizendo que esse medicamento é para outro efeito. Aqui se o alcoólico for enganado pelo familiar e esse vier a falecer o familiar pode ser preso.
Só alguém pode ter tratamento se quiser.

Mas será que um alcoólico olhe para o crucifixo? :)

Re: Crucifixos
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 04 de December de 2005 01:15

pois! aqui só se fosse provado tratar-se de um crime premeditado e qualificado.

Re: Crucifixos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de December de 2005 01:19

Conheço uma senhora aí que deu tratamento ao marido, ele batia-lhe, falou com o médico e deu-lhe um tratamento, o alcoólico deixou de beber.

Re: Crucifixos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de December de 2005 01:21

A mulher e o médico cuidaram do alcoólico, agora são amiguinhos...lol

Re: Crucifixos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de December de 2005 01:29

ele já fez mais de 10 tratamentos, com internamentos em varios locais diferentes.
Cheguei a leva-lo a um desses tratamentos.

O pai dele era alcoolico, ele já bebia desde criança. Actualmente apesar de ter menos de 50 anos já está bastante senil devido ao abuso do alcool. Força de vontade nem vê-la.

A assistente social telefona-me frequentemente a pedir para ajudarmos outros casos menos problematicos porque diz que não tem verbas para os ajudar. Pouco os ajudou na sua fase mais dificil quanto mais agora.
Durante o ultimo ano do governo de guterres a assistente social encarregue desta zona disse-me em fins de agosto que daí até ao fim do ano só tinha verbas para ajudar os tratamentos de toxicodependentes, fora esses casos ela não tinha dinheiro algum. Daí para cá as coisas têm piorado, não melhorado.

Se a mulher o abandonasse agora tinhamos mais um sem-abrigo morto de frio pelas alturas do Natal.

A mulher já foi a um centro de aconselhamento. Adiantou alguma coisa mas é preciso ter em consideração que o homem já está num estado mental irreversivelmente deteriorado.

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de December de 2005 01:35

Amigos:

O Alcoolismo é uma doença grave mas com tratamento.
Pelo que esta visão comodista do “deixar andar” ou “não há nada a fazer..” relativamente ás pessoas com doença alcoólica e suas famílias, é terrível.

Nos serviços públicos de saúde mental os internamentos e tratamentos são praticamente gratuitos.
Existem centros especializados de tratamento e prevenção que têm desenvolvido um trabalho importante, pelo que aqui fica a divulgação.

[www.cras.min-saude.pt]

[www.cras.min-saude.pt]

[www.crac.min-saude.pt]

[www.portugal.gov.pt]

Re: Crucifixos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de December de 2005 22:57

neste caso não há deixa andar, ele tem feito os tratamentos possiveis em centros especializados mas a medicina não consegue fazer tudo. Já fez mais de 10 internamentos.

Mas os danos cerebrais que ele tem não têm tratamento e no seu estado a força de vontade para combater a dependencia do alcool é praticamente nula.

Re: Crucifixos
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 05 de December de 2005 11:55

Camilo, vamos por partes:

Primeiro: em que centros esteve? Nomes e metodologia de tratamento? - Não quero ser sectária, mas esses centros tipo REMAR, Patriache, e outros centros com conotações religiosas, alguns deles sedeados em Espanha, pecam pela falta de continuidade do tratamento, pela própria metodologia do tratamento.

Segundo: há uma coisa que temos de aprender. É a lidar com a impotência perante a adversidade. E neste caso concreto estou a falar do próprio Camilo e de todas as pessoas que voluntariamente ajudam esta família.

E para isso, a primeira coisa a compreender é que: (Terceiro) –
Citação:
“eu não posso mudar o outro, só ele é que tem poder para se mudar a si próprio”.


Quarto: tratar um adicto como coitadinho e estar sempre a amparar-lhe os golpes é a pior coisa que se pode fazer. E isso não é ajudar, pelo contrário, é na maioria das vezes, co-dependência emocional por parte das famílias e por muitos voluntários, que apesar da boa vontade, não têm preparação técnica para os ajudar devidamente. Infelizmente na acção a boa vontade não chega.

Quinto: desconfio que a esta altura do campeonato já não seja possível a recuperação do adicto. Logo não sendo possível ajudar o adicto, procura-se minimizar os danos e ajudar a ultrapassar as perdas existentes na família. Assim sendo, é necessário procurar apoio com um terapeuta especializado. Diga-me em qual é a área de residência que eu ajudo a fazer um alista de centros de dia que possam acompanhar a família.

Camilo:

Se bem entendi, o Camilo colabora através da paróquia na área da acção social? Certo!? (Vicentinos?)

A sua organização já pensou em “contratar” uma técnica de politica social (isto é diferente de assistente social) e um conselheiro em dependência química (para os casos de toxicodependência e não só)!

No sítio onde trabalhei tivemos um caso semelhante a esse, com a diferença de que a estrutura familiar era um pouco diferente.

Descobrimos que a melhor maneira de acalmar o senhor era deixá-lo apanhar uma tosga, e quando ele estiver a dormir, chama-se a ambulância, fica em repouso no hospital uma semana, e depois quando estiver mais sóbrio e consciente, mas sempre sob vigilância médica, conversa-se com ele, e é reencaminhado para um centro de alcoologia, de 12 passos, com acompanhamento médico.

Fizemos isto duas ou três vezes, é claro que tem de ser feito com a conivência da assistente social e do centro de tratamento, pois são eles que detêm o poder de aceitar doentes para as camas protocoladas, entenda-se por cama protocolada, aquelas que estão reservadas para a segurança social e que por isso são mais baratas, cabendo tb à SSocial o pagamento das mesmas. (Apesar de todos os esforços, tudo foi inútil e o adicto faleceu há cerca de 2 anos).

Um centro de tratamento possível, é a Comunidade Vida e Paz em Fátima. Tem um internamento de 12 meses.

Tb há a ERA em Silves mas é de menos tempo e o "SOL por hoje", S.Fiel, FArol, RAN (todos estes ficam no Norte do País)

fiquei com a sensação de que a sua área de residência é no Norte do País. Veja este centro em Vila Nova de Gaia: [www.solporhoje.web.pt]

Há falta de recursos procurem ajuda para a familia (mãe e filhos) junto destas comunidades. É possível que os terapeutas aceitem fazer o aconselhamento familiar.

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de December de 2005 12:11

Tony:
Como sempre acertaste na mouche.


"e por muitos voluntários, que apesar da boa vontade, não têm preparação técnica para os ajudar devidamente. Infelizmente na acção a boa vontade não chega. "

Para lidar com situações sociais complexas ( casos de pobreza extrema, casos de gravidezes não desejadas, ou casos de doença, como é o alcoolismo) a intervenções "caritativas", isoladas não são a resposta. Não resolvem os problemas de fundo das famílias nem das pessoas .

Há muita falta de formação e da capacidade de resposta em algum tipo de voluntariado para lidar com situações mais complexas.
Existem recursos na Comunidade e que estão disponíveis mas nem sempre são accionados e certas intervenções, para serem eficazes implicam uma articulação de recursos que exige profissionalismo e formação técnica.

Aliás.algum tipo de intervenções "caritativas " desajudam mais do que efectivamente judam.

A tua sugestão é pertinente - certas instituições "caritativas" deveriam ter obrigatoriamente nos seus quadros ou em regime de voluntariado pessoas com competência técnica.

Por exemplo, perante uma pessoa como uma idosa sem apoio familiar há soluções.

Perante "um homem já está num estado mental irreversivelmente deteriorado" HÁ SOLUÇÕES.








Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de December de 2005 12:14

Nota - Já viram que começamos a falar em crucifixos nas paredes e acabámos a falar
no que realmente interessa?

Re: Crucifixos
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 05 de December de 2005 12:21

Pois é todos nós temos a nossa cruz para carregar. e cada um deve aprender a carregar a sua, é claro que pelo caminho podemos pedir ajuda... a Jesus aconteceu o mesmo.

PAZ e Serenidade

"Só por hoje" - dia-a-dia. "Só por hoje, mais 24 horas"

(é o lema dos Narcóticos)

Tem a coragem de carregar a tua cruz só por hoje...amanhã é outro dia e começas de novo a pegar na tua cruz e assim fazes a tua caminhada

Re: Crucifixos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de December de 2005 13:33

como disse a Tony: (Apesar de todos os esforços, tudo foi inútil e o adicto faleceu há cerca de 2 anos).

tenho acompanhado varios casos semelhantes a este. Talvez este seja o mais grave. Ele tem tido acompanhamento medico especializado, tem sido internado nos locais que os medicos recomendam e assistente social consegue que o aceitem (há locais em que não aceitam este homem porque dizem que ele já não tem recuperação possivel).
cheguem a levar a familia a 2 consultas para aconselhamento familiar.
Foram, ouviram os conselhos, agora não peçam a este tipo de familias sobrecarregadas que estejam permanentemente a ir a este tipo de consultas. Tanto mais que me parece que eles fazem aquilo que é possivel fazer tendo em conta o estado muito degradado do senhor. Pelo menos anda não morreu (devia ter um figado fora de serie, pelo menos mais resitente que o cerebro que já está muito estragado).

Os nosso recursos são muito escassos, se contratassemos alguem ficariamos sem recursos para ajudar ninguem. Lembra-me o que li sobre o programa fome zero no brasil em que apenas 27% das despesas são feitas na ajuda aos pobres, os restantes 73% são para pagar aos funcionarios. Desconfio que com as assistentes sociais desta area ainda seja pior. Afinal de contas é estranho a assistencia social estar pedir frequentemente a uma instituição como a nossa, quase sem recursos, para a ajudar a familia A ou B.
Não podemos obrigar ninguem a ajudar-nos, como sempre neste tipo de movimentos/intituições temos grande falta de pessoas. No entanto parto do principio que a assistente social tem um minimo de competencia tecnica apesar de manifestamente conhecer mal o terreno. Quando nos aparece um problema novo falamos com ela, por vezes com um advogado que nos ajuda quando é preciso, tambem conheço 2 psicologas com quem falamos regularmente e a quem enviamos algumas pessoas quando é preciso.
Faz-se aquilo que se pode. E por vezes não se ajuda porque entendemos que isso seria prejudicial.

Re: Crucifixos
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 05 de December de 2005 15:14

Caro Camilo

Não leve a mal os apontamentos que eu a CP fiemos, foram de boa vontade e no intuito de ajudar.

Pelo que conta a sua instituição tem feito tudo da melhor maneira utilizado os recursos existentes e possíveis.

Não sei que mais posso fazer para ajudar, se é que precisa de ajuda em alguma coisa.

Se precisar de ajuda peça.

Re: Crucifixos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de December de 2005 16:01

Por aqui na comunidade portuguesa, há muitos homens com problemas de alcoolismo. Mas muitos fingem, bebem de noite enquanto as famílias dormem. As mulheres assim que lhes apanhem bebida, escondem-na, mas creio não ser o suficiente. Muitas famílias, nem sabem o que hão-de fazer.

Um dos grandes problemas, é que muitos fazem o vinho em casa. Durante o dia nos trabalhos é-lhes proibido beber, quando chegam a casa, tocam-se à grande, à noite em vez de dormirem, enganam as mulheres dizem que ficam a ver tv. que não têm sono e ficam a beber.

Tony, essa é uma boa ideia, não sei se isso aqui dá resultado.

Uma senhora disse-me, que proibiu o marido de fazer vinho em casa, vai comprá-lo em 2 semanas gastou mais de 100 Dólares em álcool, gasta mais do que se o fizesse vinho em casa. Ainda a semana passada faleceu um senhor com problemas de alcoolismo.

Crucifixos
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 de December de 2005 16:43

Já que estamos num estado laico... uma pergunta... que vão visitar os turistas que vêm a Portugal? Monumentos laicos?

Já agora porque não retirar o Cristo Rei? É que das janelas de algumas escolas de zona de Lisboa, está visível e pode ferir a sensibilidade dos inocentes estudantes portugueses... pode até acontecer que faça uma cruz com a sombra no chão das salas...

Em comunhão

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de December de 2005 17:05

Que piadas tão divertidas!!! Essa da sombre no chão é mesmo hilariante!!!

LOL

... mas olhe que as caricaturas estão proibidas aqui no Forum... pelo que, a sua intervenção caricatural pode não ser bem aceite ...

Quem tem sentido d ehumor cor alguns riscos...

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de December de 2005 17:22

Já agora, há muitos monumentos /museus laicos em portugal de elevado interesse turístico

[www.ippar.pt]


Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 6 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.