Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 8 de 10
Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de December de 2005 14:29

Caro Trento

Presumo que isso seja estritamente por questões fiscais - no boletim do IRS, e não nas

condições de acesso ao emprego.

Aliás penso até que nem se pergunta que religião a pessoa professa mas pergunta-se para que que entidade - religiosa ou de solidariedade social - pretende que vá uma parte dos seus impostos.

O que é algo de substancialmente diferente.

E não tem nada a ver com perguntas da entidade patronal quando admite novos empregados.

Re: Crucifixos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 12 de December de 2005 15:56

CP

Ao fazer o IRS temos de indicar qual a escola da nossa preferência. Católica ou publica. Porque metade da nossa contribuição autárquica, vai para suportar as escolas nesta província do Oeste do Canadá. Para onde vão os impostos do vosso IRS?

Re: Crucifixos
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 12 de December de 2005 17:42

Cara CP,
eu não li em nenhum lado que o acesso ao emprego seria limitado pela religião que essa pessoa professa, portanto do meu ponto de vista, em nada difere com o caso - exemplo, em causa.

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de December de 2005 21:01

"eu não li em nenhum lado que o acesso ao emprego seria limitado pela religião que essa pessoa professa"


Felizmente que assim é.
Precisamente porque ninguém questiona ninguém sobre a sua religião quando assina um contarto de trabalhao. E é bem que assim continue a ser..

Já lá vai o tempo em que para se conseguir um emprego na função pública era preciso um atestado de moralidade religiosa e bons costumes passado pelo padre ou presidente da junta de freguesia... Ah.. E esses eram os mesmo tempos em que em que foi decretada a obrigatorieade de ter cruzes nas escolas. ( 1936) Um tradição curta, portanto, mas que felizmente acabou.

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de December de 2005 21:33

Ana :
Os impostos do meu IRS vão para financiar a escolas públicas e as escolas privadas católicas . Mesmo aquelas que cobram apropinas elevadíssimas aos seus alunos e fazem uma selecção de clientela..... E vão também para o SNS e para as demais despesas do Estado com o bem de todos os meus concidadaõs. E vão também para as despesas com a scomunidades d eimigrantes portugueses.

Porque uma das finalidades dos impostos é uma maior justiça social e uma redistribuição da riqueza. Pelo menso em teoria...

Pelo que seria bom que todos pagassem integralmente os seus impostos. Como eu.

Re: Crucifixos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de December de 2005 05:44

CP

E porque todos não pagam?
Presumo se alguém não pagar os impostos no Canadá, que lhe caie uma hipoteca na casa, só se for algum teso que nada tenha!

Re: Crucifixos
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 13 de December de 2005 13:27


Eehhehe, em Portugal quem foge aos impostos não tem nada em seu nome…..Por isso é que são todos uns tesos.

CP

Compreendo a tua reflexão, não tinha pensado nessa perspectiva. No entanto creio que se forem tomadas algumas providências, será possível chegar a um ponto de equilíbrio onde cada sujeito possa professar a sua religião sem restrições.

Sinceramente, incomoda-me um bocado ver que crianças judias aprendem na escola o significado do presépio e da árvore de natal, que tem férias nessa altura do ano, mas depois os pais não conseguem conciliar e sistematizar ambas informações religiosas porque quando chega a altura das festividades judias os pais tem de trabalhar e os miúdos tem de ir às aulas.

Falo do judaísmo porque é o caso que conheço melhor, mas aplica-se a todas as confissões.

Re: Crucifixos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 13 de December de 2005 14:13

logo a solução para garantir o laicismo "à francesa" é acabar com os feriados religiosos, inclusives os domingos (os judeus têm o seu dia de descanço ao sabado e os muçulmanos à sexta, podemos passar a ter o dia de descanço à 2ª), acabar com as ferias associadas a festividades religiosas, proibir cruzes nos cemiterios, proibir simbolos religiosos nos hospitais (aonde muitas vezes as pessoas sentem mais necessidade de apoio religioso), proibir, proibir, proibir, proibir para garantir a liberdade religiosa... lembra-me a constituição da URSS que garantia a liberdade religiosa e de propaganda antirreligiosa.
E como na ex-URSS lembram-se proibições e obrigações passadas para restringir as possiblidades de expressão da fé, agitam-se velhos fantasmas, abusos de seculos passados para defender as proibicionistas restrições à liberdade.

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de December de 2005 15:26

Mas se é isso que o camilo quer, basta fazer um pedido á A R nesse sentido e reunir um conjunto de assinaturas e tentar levar a discussão ao parlamento.

Ao que me conste, mais nenhuma organização ( a não ser cer certo tipo de catolaicos) leventou esse desejo ou colocou esse problema.

Mas se o Camilo acha acha que só assim se pode cumprir a Constituição, e só assim é possível viver num Estado laico, e livre, então está no seu direito colocar a questão à A.R.

Eu por mim considero que é uma interpretação distorcida e pouco congruente sobre

o que é o conceito da a Laicidade do EStado, o único garante da Democracia, da

Liberdade e da Justiça,
.

Mas essa é a minha modesta opinião.

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de December de 2005 15:37

Amiga Tony:
Tens toda a razão. Essa questão tenho-a encontrado com outras comunidades imigrantes que têm os seus feriados religiosos em datas muito diferentes das nossas e que podem ter alguma dificuldade me manterem os seus cultos religiosos por causa disso.
Mas parece-me haver té alguma tolerãncia ( por parte dos portugueses) face a essa diversidade e eles acabam por trocar algumas folgas ou feriados "nosso" pelos feriados deles. Ouseja, há alguma flexibilidade.

Ana :
A fuga aos impostos, em Portugal é quase uma moda... "Só não foge quem não pode"...

E , Infelizmente, quem mais se escapa são os muitíssimo ricos, a banca, as grandes empresas, certo tipo de instituições altamente lucrativas, etc, e em muitos processos da chamada economia paralela...e fazem-no muitas vezes de uma forma "legal", usando as lacunas legais ou os "nichos de oportunidade" que a lei lhes dá...

Para isso é que t~em uma baeria de advogados e economistas para as questões fiscais..

Re: Crucifixos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de December de 2005 15:57

CP

Aqui quem tiver uma empresa pode torcer um pouquinho. Há muita maneira de torcer, mas quem trabalha por conta de outro é difícil torcer alguma coisa...lol
E quem tiver casa, não pode brincar com o governo. O governa salta logo em cima dos valores que tenham. Alguns por vezes querem vender as casas e o governo tem essas casas hipotecadas e não as vendem sem primeiro pagarem a quem devem...lol

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de December de 2005 16:19

Tens toda a razão, ana. Aqui também é assim - quem trabalha por conta de outrém é bastante controlado do ponto d evida fiscal.
E, aoa qu parece, o actula governo está a controlar apertadamente as fugas oa fisco. Ainda ontem falei com uma pessoa que teve de devolver 20000 Euros que não tinha declarado..

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de December de 2005 16:20

Nota - DEsculpem as gralhas, o meu teclado está um pouco tonto.

Re: Crucifixos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de December de 2005 16:30

CP

E eu própria devolvi quase 2.000 dólares o mês passado porque o meu marido fez mais dinheiro nos últimos três anos.

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de December de 2005 12:13

Perante uma falsa polémica que nunca chegou a existir, saúda-se a posição equilibrada dos nosso Bispos:

"A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) minimizou hoje a importância da retirada dos crucifixos das escolas públicas, considerando-os mais sinais culturais do que símbolos religiosos.

No final de uma reunião do Conselho Permanente, o porta-voz da CEP, D. Carlos Azevedo, admitiu mesmo a presença de símbolos de outras religiões nas escolas, no quadro de um «Estado laico» que deve permanecer «neutro» perante as várias crenças.

[www.portugaldiario.iol.pt]


Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de December de 2005 12:27

Do lado oposto desta a titude exemplar, o fundamentalismo católico de extrema direita e associações ditas próvida a ele ligadas inventam mais uma "guerra de netal" e uma polémica inútil nos EUA :


Palavras


Pina

A direita cristã americana declarou guerra aos "judeus", a quem acusa de conspirar contra o Natal. A conspiração judaica já terá contaminado o próprio casal Bush, que este ano enviou cartões de boas-festas sem mencionar neles a palavra "Natal".

Segundo a Fox News, porta-voz televisivo do extremismo religioso nos EUA, "o que está a passar-se é assustador" e grupos como a Liga Católica e a Associação das Famílias Americanas acusam os municípios e as lojas que chamam "pinheiros" às árvores de Natal e usam imagens do Pai Natal em vez de imagens de Cristo de "sectarismo louco".

Não, não é imaginação, a notícia veio ontem nos jornais 1500 advogados ofereceram-se para processar os municípios que não divulguem os símbolos da Natividade nos cartões de Boas-Festas, 8000 escolas públicas anunciaram que farão o mesmo às suas direcções e está em curso o boicote às lojas que tenham o Pai Natal à porta e nas montras em vez de presépios

Depois do Iraque, chegou a vez de cristianizar os Estados Unidos. Vencida a cruzada contra os infiéis muçulmanos (Bush revelou ontem que, desde o início da invasão, já foram mortos 30 000 civis iraquianos), seguem-se os "judeus". E que melhor altura que a do Natal e da "Paz na Terra aos homens de boa vontade"?

Em [jn.sapo.pt]




Re: Crucifixos
Escrito por: Rute (IP registado)
Data: 14 de December de 2005 13:03

Bom dia!

A citação parece-me assustadora! esperemos que, para Bush, os civis americanos valham mais do que os civis iraquianos, quando não a conversão pode ser sangrenta... LOL (mas não muito...)

De facto a questão que se coloca é sempre a mesma, embora a atitude americana me pareça mais próxima das cruzadas: até que ponto o estado pode intervir na vida religiosa?

Parece-me que, como em tudo, o bom senso deve imperar. Como citou a CP as altas esferas religiosas não se indignaram contra a retirada dos crucifixos, não me parece que seja uma caça às bruxas, ao contrário da notícia do jornal de notícias.

Parece-me que se perdeu a capacidade de distinguir religião de cultura. É verdade que o Natal apresenta imensos aspectos "seculares", mas são elementos culturais que giram em torno de um momento religioso fundamental! O pai natal tem pouco a ver com Cristo, talvez... Mas os múltiplos pais natais que se espalham por aí (este ano até vi renas verdadeiras, tão lindas....) não me afastam de verdadeiro significado religioso do natal, a menos que eu deixe.

Não gosto de paternalismos, muito menos no que diz respeito à religião. Porque é que o Estado deve zelar pela manutenção do espírito religioso? Não são os crentes capazes de distinguir entre os fenómenos culturais que se criaram à volta do natal e o significado último do Advento? Parece-me que a grande maioria é, se estiver errada parece-me que o problema não está no estado...

Quanto ao exemplo do camilo, o facto de se retirar os crucifixos dos hospitais... Isso não impede os doentes de terem os seus próprios símbolos religiosos... se no quarto do hospital estiver um judeu, sentiria ele conforto ao olhar para a cruz? talvez não? porque devo pensar só em mim e nos que são iguais a mim? e o Outro, deve-me ser indiferente?

A secularização, se razoável e ponderada, permite a diferença, não impede nada, acho eu... Ao contrário do que parece ser uma imposição no caso americano.

Curioso mesmo é que Cristo nunca se impôs e colocou a sua Cruz à disposição daqueles que a quisessem receber, a decisão é de cada um individualmente, não preciso que ninguém decida por mim, se não sou capaz de decidir, também não sou capaz de aceitar essa Cruz e viver à altura dela...

Um abraço
Rute


Re: Crucifixos
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de December de 2005 15:59

Absurdo este artigo, pois os judeus sustentam o EUA e sabe-se lá quem mais ....
Já passaram pela quinta avenida em NY ????

Re: Crucifixos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de December de 2005 16:07

Se no quarto estiver um judeu ou um hindu ele pode colocar os seus proprios simbolos religiosos.

o laicismo deve fazer-se pela positiva, permitindo a vivencia religiosa a todos, e não pela negativa, reprimindo a todos por igual.

Repito aquilo que já disse mas provavelmente o novos leitores não leram, Madre Teresa de Calcuta nas suas casas de doentes permitia a todos que tivessem as suas imagens e simbolos religiosos. Imagens hindus para os hindus, cristãos para os cristãos, simbolos islamicos para os muçulmanos. É um exemplo muito mais sadio que este tipo de laicismo probicionista que alguns anticlericais querem impor. Ainda não vi nenhum membro de outra religião a defender a retirada compulsiva dos crucifixos, apenas vi os anticlericais a defender esta medida. Entretando já li que a ministra disse que apenas seriam retirados os crucifixos quando os pais o solicitassem.
O que eu concordo totalmente. Quando os pais solicitarem que seja colocada uma imagem de buda e se nenhum pai se opuser tal deve ser aceite, se solicitarem que seja colocado um crucifixo tal deve ser aceite, se solicitarem a sua retirada tal deve ser aceite.
Medidas probicionistas, repressoras, hipocritamente defensoras da liberdade religiosa não têm razão de ser.

A CP acrescentou mais um exemplo bizarro. O abuso não invalida o justo uso. Mas já que há quem aprecie bizarrias exemplo bizarro por exempo bizarro aqui vai outro:

Um grupo ateísta da Universidade de San Antonio no Texas, denominado «Atheist Agenda», resolveu levar a cabo uma iniciativa de troca de Bíblias, e também de outros escritos e artigos de natureza religiosa, por revistas e artigos pornográficos.


[craphound.com]



Editado 1 vezes. Última edição em 14/12/2005 16:07 por camilo.

Re: Crucifixos
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 14 de December de 2005 16:19

Camilo ,tem doido pra tudo neste mundo ....
Mas já vi em plena Time Square NY um grupo negro pisando e rasgando a Bíblia Sagrada , eles filmavam tudo e ficavam chamando os jovens para pisar , cuspir , rasgar a Bíblia, alguns passantes aceitavam ....
Acho que eles eram do mau ,sei lá ... fiquei horrorizada ....
Era noite e não vi ninquém se indignar com este fato , a tal liberdade religiosa ....

Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 8 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.