Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 4 de 10
Re: Crucifixos
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 14:14

O crucifixo é um símbolo , um sinal , que para nós Católkicos se torna SACRAMENTO , olhando para ele nos remetemos ao amor de nosso Senhor por nós , a sua entrega total
e nos inspira nessa entrega desisteressada ao OUTRO.
Lamento que Católicos não usem a cruz no pescoço, claro que de forma coerente com sua profissão de fé. Pois se querem tirar das paredes, coloquemos no pescoço...
Parece tolice mas não é ,é bem forte e significativo....
O Arcebispo ontem disse-nos , a cruz está em suas testas e podemos vê-la olhando nos olhos... eu ainda não consegui esse dom e me engano muito .
Quanto aos cemitérios os sem cruz parece cemitério de pagãos.
Eu pessoalmente prefiro os com a cruz .Tenho avós enterreados nos dois tipos , e no que não pode colocar a cruz, sinto um vazio , eles eram Católicos , porque não posso colocar
sua confissão de fé no túmulo???
A força de um símbolo que se torna sacramento deve ser ostentado por nós , pois senão por quem será ???
O mundo Ocidental foi civilizado pelo Cristianismo, não podemos negar isto.
OK, querem tirar seu símbolo , querem renegar suas origens, não o veêm como Salvador
universal, Esperança única para a humanidade,tá bom.
Implicar com a cruz.... a que ponto chegamos ....
Alef , se puder te mando uma cruz para colocares dignamente com orgulho no pescoço e se calhar uma pedra de ametista que simboliza a fidelidade á Igreja ...eh,eh,eh...

Será que temos vergonha de usar a cruz???

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 14:17

" uma pedra de ametista que simboliza a fidelidade á Igreja ...eh,eh,eh... "E isso da ametista não é igualmente uma superstição?


Re: Crucifixos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 14:21

CP, metade da minha familia e metade dos meus amigos são professores, pode crer que tenho bastante contacto com essa realidade.

Eu não disse que não existem colegios que cobram propinas superiores aquilo que o estado gasta, disse sim que existem muitos e bons colegios a levar proprinas inferiores e a prestar seviços melhores.

Quanto a aulas de informatica nas escolas publicas eu conheço escolas publicas que nem existe um computador por aluno para as aulas obrigatorias, aulas essas que ficam simplesmente caoticas e completamente improdutivas por causa disso.

As aulas de substituição que o estado tenta implementar com resultados tão fraquinhos já existem em colégios particulares há dezenas de anos e com resultados muito melhores.

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 14:42


a)" disse que existem muitos e bons colegios a levar proprinas inferiores e a prestar seviços melhores. "

E já lhe disse que isso é impossível, porque o ensino úblico é gratuito e os alunos não pagam propinas.
Portanto é impossivel haver propinas inferiores á propina zero.

b) Quanto aos "serviços melhores" - há de tudo. é Incorrecto dizer que as escolas privaDAS têm melhores resultados que as públicas, de acordo com os rankings propostos que são altamente questionáveis...

c) Quanto ás aulas de substituição - Não sei se osresultados são melhores no privado - ainda não houve tempo para avaliar as dferenças. Mas esta medida prova que
é possível um maior investimento na melhoria do ensibo público, utilizando recursos que existem...

d) Quanto ás aulas de informática e á necessidade de computadores, é verdade que em alguns que colégios privados esse problema não se coloca - não por haver um computador por vada aluno mas porque os alunos levam o seu pc portátil para as aulas. .

é uma questão de $$$$

Re: Crucifixos
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 14:54

Não Cp um símbolo quando nos diz algo é um sacramento e não supertição.
Supertição é colocar algum poder de Deus em pessoas ou objetos.
Você podia usar sua inteligência e retórica para esclarecer as mentes e não o contrário.
Sabe meu avô já falecido me deu uma caneta que ele sempre usava .
Essa caneta para mim não é uma caneta qualquer , nem a uso, apenas a guardo e quando quero me lembrar do meu avô pego a caneta ....
esta caneta me comunica ALGO que as outras não . Ela para mim é diferente é um sacramento ( não religioso é claro ) , pois me remete ao meu avô.
Os simbolos são assim , minha aliança no dedo é sinal de união ao meu marido e não supertição....
Sei que você pode entender a beleza de um símbolo .
chris

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 15:03

"Não Cp um símbolo quando nos diz algo é um sacramento e não supertição. "

Amiga chris, com todo o respeito, mas a cruz não é um Sacramento.
Isto segundo a doutrina da Icar, claro. Não sei qual é tua confissão religiosa.

Ou seja , uma coisa é um símbolo, outra, completamente diferente é um sacramento.

"Supertição é colocar algum poder de Deus em pessoas ou objetos. "

Há quem o faça com a cruz, com relíquias de santos, com escapulários, santinhos e medalinhas, pedras mágicas, pulseirinhas, etc...´

Já agora, há muita gente que usa a cruz ao pescoço como uma jóia, como elemento decorativo - até é moda, sem que isso tenha qualquer significado religioso ou místico.
Ou que faça tatuagens e pirrcings em forma de cruz. È in.

NUma coisa estamos todos de acordo - quem quiser usar a cruz que a use.
É bom existir liberdade.


Re: Crucifixos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 15:07

CP quanto aos aluos dos colegio privados levarem os portateis para as aulas a senhora deve vive num planeta diferente do meu. Isso explica muitos dos seus posts.

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 15:07

POix.. deve ser.

Re: Crucifixos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 15:09

Principalmente nos casos do colegios que fizeram acordos com o estado e que recebem os alunos da sua zona de residencia isso é disparatado.

Re: Crucifixos
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 15:14

Sou Católica crismada , tento catequisar adultos e adolecentes para a crisma , casamento, primeira comunhão , enfim o que Senhor por aos meus cuidados eu tentarei
com Sua ajuda corresponder...
A Cruz é um sacramento da forma que citei acima , se não podes compreender ....

Re: Crucifixos
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 15:15

Mais um artigo para ajudar as mentes menos iluminadas, publicado no excelente jornal Correio do Vouga, pelo Prof. M. Oliveira de Sousa. A ler e meditar ...

"O público e o privado
.
É público que é no privado que se concentram as riquezas! Mas não deixa de ser público que é uma miséria reduzir tudo à esfera do privado.
O alcance da sugestão chega, num espaço livre de teorização da história, à pré-história! Afinal, o primeiro momento de confronto entre o público e o privado ter-se-á manifestado na ideia de posse (ainda no nomadismo, provavelmente!), talvez no período do homo erectus (há cerca de 700 mil anos, quem sabe?!) Ora sendo este antepassado o primeiro a usar utensílios de osso e pedra, é raciocínio lógico tentar materializar o que terá sido uma carnificina oral, num provecto debate, o que era de quem e para quê.
Fazendo o contrário do que é a história, damos um salto em frente e verificamos que se mantém o problema. Este percurso, do mais simples para o mais complicado (hoje tudo é mais complicado, há muito mais utensílios de osso e pedra!), oferece-nos a constatação horrível de como passamos a vida a deambular do público para o privado, ao ponto de classificarmos de privado (a) o espaço público das coisas privadas – as instalações sanitárias.
O nosso tempo, a in-voluir assim, ficará para a história como a Idade Demagógica!
Como?
É mesmo assim. Por que é que num momento em que é urgente recuperar o essencial continuamos a ser martelados por questões profundamente superficiais?
Carlos Silvino é colocado em liberdade (condicional) … em directo nas televisões à meia noite!? – qual é a notícia? A inoperância portuguesa? Carlos Silvino?
O Papa não autoriza o sacerdócio dos homossexuais?! Mas… era permitido?
Alguém (ninguém sabe quem!) manda tirar os crucifixos das escolas?! Mas ainda havia? Onde?... talvez nas privadas!
A gripe das aves; os aviões da CIA; o percurso político de Portugal na década de oitenta (não se fala de outra coisa nas presidenciais); autonomia nas escolas; mais violência nas escolas;…
O privado passou a ser devassado, violentado; o público perdeu o sentido de colectivo, plural. A quem interessa que não haja privado? Qual o problema do público? Estamos transmutados!
E como se não bastasse, o Benfica continua sem ganhar!

Desportivamente… pelo desporto! "


«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 15:22

Chris: existe claramente uma diferença entre um Símbolo e um Sacramento.

Você usa aliança de casada como ´simbolo do seu estatuto conjugal.

Mas a aliança - o bocado de metal que voc~e tem no dedo não é um Sacramento.

De igual forma o cruz enquanto objecto simbólico não é nenhum sacramento.

Isto segundo a doutrina da igreja.

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 15:24

Camilo:

[www.bmc.pt]

[jn.sapo.pt]

Re: Crucifixos
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 15:37

Posso entrar? ;-)

Entro em primeiro lugar para tentar pôr um pouco de água na fervura. E dizer acerca deste ponto concreto duas questões:

a) do que conheço sobre o que se passa em Portugal, é verdade o que Alef afirma. Não sei concretamente os que há em Coimbra, mas existem várias dezenas (e digo dezenas) de colégios católicos em Portugal em que existe um Acordo com o Estado pelo qual, sem qualquer exigência directa aos alunos, o colégio, independentemente de querer ou não, de gostar ou não, de ser da família X ou Y, é obrigado a receber as crianças/jovens da sua área de residência, uma vez que não existe qualquer escola pública nas proximidades, independentemente de terem ou não frequentado por exemplo a primaria. E não se faz isso apenas porque o colégio quer: o colégio acorda com o Estado a sua disponibilidade para receber prioritariamente as crianças daquela área de residência (não me perguntem exactamente o raio da mesma) tal como qualquer escola pública que aí existisse o faria, de forma gratuita tal como qualquer escola pública. Esses colégios assemelham-se em quase tudo a uma escola pública, embora a sua direcção esteja entregue normalmente a uma ordem religiosa ou à diocese. Normalmente esses colégios mantém autonomia na contratação de professores (não seguem os concursos nacionais, na sua generalidade), em questões religiosas e pedagógicas (por exemplo, quase sempre em qualquer momento do dia há lugar para uma oração); este é um serviço que a Igreja presta à comunidade, normalmente com vantagens para ambas as partes. Não faço ideia qual o montante em dinheiro ou outros beneficios que envolvem estes Acordos, nem acho que, sem dados concretos, valha a pena a especulação. É muito louvável o que tantas e tantas escolas católicas fazem por esse país fora... e acreditem que não é só uma ou duas. Perto de Cascais, por exemplo, o colégio salesiana fica numa zona cheia de problemas sociais e com droga... esse é um problema com que os salesianos têm de lidar... e os alunos não são de todo os privilegiados da zona... esses vão para o colégio salesiano do estoril, se não estou em erro lololol...

b) penso que a questão da catolicapraticante é outra: é verdade que há colégios católicos onde nada disto acontece e que cobram propinas altíssimas, muito superiores às cobradas por exemplo por universidades privadas: na ordem dos 50, 60, 80, 90 contos em moeda antiga. É verdade que nesses colégios não entram (ou fazem-no muito raramente, porque não conheço as práticas de direcção de todos) crianças de parcos recursos e que são colégios dedicados aos filhos dos grupos sociais mais privilegiados. É verdade que as listas de espera são enormes, que têm prioridade os alunos que começam a primária, que o sistema de cunha é muito utilizado, que se dá também prioridade às famílias de antigos alunos ou que têm outros filhos no colégio. É também verdade que normalmente são colégios que apostam na quantidade até ao 9º ano e na enorme selectividade no secundário: é verdade que há alunos em alguns colégios (não se deve generalizar) que são convidados a sair por causa dos resultados menos bons, que naturalmente não interessam aos colégios, que têm de competir em termos de médias de exames e de entradas nos cursos 'melhores' das faculdades. Não é só porque os professores são melhores nos colégios (muitos deles acumulam com a escola pública) ou porque os alunos são de grupos sociais mais elevados que os resultados dos exames são melhores. É também, muitas vezes, porque todos os maus alunos saem antes do 12º ano, seja porque os pais não estão para pagar fortunas para o menino estar a chumbar, seja porque o próprio colégio os convida a sair. Vejam o número de exames em cada colégio: acham mesmo que um colégio era capaz de viver com meia dúzia de alunos por ano? Não: os outros anos estão cheios... depois é a própria selecção natural, ou nem tanto. Aqui concordo com a catolicapraticante e vou mais longe: qual a legitimidade, à luz da mensagem cristã, da manutenção deste tipo de colégios, que não servem preferencialmente os mais pobres? Eu não digo que os ricos não devam interessar à Igreja, mas que imagem está a Igreja a dar de si própria? Isso sim seria muito preciso discutir. Até porque a maioria das ordens religiosas que se dedicam ao ensino começaram por ser destinadas aos pobres... Há sempre o argumento de que se procura assim ser uma presença cristã junto de quem é muitas vezes pobre espiritualmente, apesar de terem tudo ao nível material... pode ser... Mas enfim... este sim é um problema/questão que me aflige, e muito.

c) não julgo que as escolas católicas devam competir com o Estado: discordo por isso um pouco do que o camilo afirma, mesmo se posso concordar que os colégios parecem fazer mais que as escolas públicas. É que esse não pode ser argumento a favor das privadas, mas a favor das públicas e da procura de processos para que elas melhorem significativamente. A Igreja não deve concorrer com o Estado na procura de melhores escolas: deve ajudar o Estado, i.e. todos nós, onde o Estado, i.e. todos nós, mais precisa: a minha opção é clara - junto dos mais pobres e dos que menos possibilidades têm de estudar. Não acho admissivel o argumento de que o Estado deve fomentar os colégios católicos, para que as pessoas possam escolher: essa é uma visão elitista porque se baseia no pressuposto de que o ensino é melhor nas escolas católicas do que nas públicas, e que a função dos colégios católicos deveria ser fomentar a excelência do ensino. Tenho dúvidas acerca disso: para quê fomentar um melhor ensino (em concorrência com colégios não confessionais) quando há tantos e tantos bairros e aldeias onde não há ensino, onde as escolas são péssimas, onde os problemas sociais com reflexos na aprendizagem abundam? É aí que o Estado deve ajudar colégios católicos a instalarem-se... aliás, foi para isso que foram criados, e não para ajudarem meninos a querem ser médicos, advogados, engenheiros a todo o custo... não que isso não tenha importância - mas não é essa a função primordial de uma Igreja do século XXI. A solução: passa por uma consciencialização do que a catolicapraticante aqui apresenta e simultaneamente pelo fomento e desenvolvimento dos exemplos aqui apresentados pelo Alef e outros. Nos seus modos e ao seu estilo, a mim, ambos parecem ter razão.

Abraço fraterno

Miguel





Editado 1 vezes. Última edição em 02/12/2005 15:43 por rmcf.

Re: Crucifixos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 15:57

Ainda bem que entraste. ... :)

Re: Crucifixos
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 16:03

É muito bom regressar e encontrar-vos todos ;-)

Abraço fraterno

Miguel

Re: Crucifixos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 16:08

Luis

Coloca uma cruz do lado esquerdo deste site, fica mais completo:)

Um bom Advento para ti e para as Damas do Paróquias. Pera lá... a tua Princesa fez um aninho, quando???

Re: Crucifixos
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 16:22

miguel, essas propinas altissimas de 50,60,80, 90 contos... já reparou que mesmo esses valores são inferiores aquilo que o estado gasto com um aluno do secundario por ano?
Se o estado gasto isso como pode um colegio que não recebe apoios gastar muito menos e ter um ensino de melhor qualidade. Um colegio particular tem de ter um ensino de melhor qualidade senão ninguem está disposto a pagar por um ensino pior.

"Melhorar os processos das escolas publicas" O estado já gasta mais que as escolas privadas e continua a fornecer um serviço pior. Deve obviamente tentar melhorar mas tambem não tenho ilusões de que a mesma pessoa cuida melhor daquilo que considera seu que aquilo que considera do estado.



para quê fomentar um melhor ensino (em concorrência com colégios não confessionais) quando há tantos e tantos bairros e aldeias onde não há ensino, onde as escolas são péssimas, onde os problemas sociais com reflexos na aprendizagem abundam? É aí que o Estado deve ajudar colégios católicos a instalarem-se...

a igreja tem actualmente e comparativamente com outras epocas poucas pessoas, tem de gerir bem os seus recursos humanos. Se por causa de um assunto de "lana caprina" à quem tenha movido mundos para retirar os crucifixos porque causavam alergia a meia duzia de ateus como seria se o estado ajudadasse um colegio catolico a instalar-se num bairro aonde supostamente a escola é pessima? Os professores dessa escola aceitariam que a sua escola fosse considerada pessima?


às vezes as pessoas têm propostas que me levam a pensar se julgam que a igreja tem alguma maquina de fazer notas.

Se um colegio privado se instalar em determinado local e não for apoiado pela estado tem de cobrar propinas. Ficará mais caro que o ensino publico. Ficando mais caro que o ensino publico só atrairá alunos se fornecer um ensino melhor. Para fornecer um ensino melhor mais caro ficará.

Resta a esse colegio gerir melhor os seus recurso que aquilo que o estado os gere.

pode a igreja criar colegios gratuitos em zonas pobres. Pode mas a igreja tem recursos para isso? A igreja portuguesa quantos alunos poderia suportar dessa forma? Quase nenhuns.

Nesses colegios o ensino da religião, a vivencia religiosa é acentuada e esses colegios sao importantes por causa disso. Mas actualmente com o sistema que existe a igreja praticamente só pode criar colegios que cobrem propinas, esperando conseguir acordos com o estado que lhes permitam deixar de cobrar propinas.

Re: Crucifixos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 16:28

A Cruz


A cruz mistifica todo o significado da Páscoa na ressurreição e também no sofrimento de Cristo.

No Conselho de Nicea em 325 d.c., Constantim decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo.

Então não somente um símbolo da Páscoa, mas símbolo primordial da fé católica.



Re: Crucifixos
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 02 de December de 2005 16:58

CP
Existem sacramentos religiosos e sacramentos .
è uma longa explicação .... tal como Agape- philia e Eros .... Devemso ver além , com outros olhos ,olhos sacramentais ....
Quando as coisas ( objetos )começam a " falar" deixam de ser coisas e viram sacramentos, por que humanizam as relações com elas. Num mundo que tende a coisificação, este pensamento é contra-mão, pensamento de cristão !!!.
São sinais e símbolos do encontro, do esforço, da interioridade humana.
O simbólico e o sacramental constituem dimensões profundas da realidade humana.
E pode ser manipulada essa realidade. Vejamos:
A propaganda da TV de uma marca de cigarro que apresenta tal marca associada a virilidade, riqueza , etc numa encenação ritual e simbólica . Quem fuma tal marca participa dessa idolatria de mansões, namoradas lindas, etc...
"São os sacramentos profanos e profanizadores que devem evocar a participação de uma realidade onírica e perfeita e dar a sensação de já transcender este mundo conflitual e difícil " ( Os sacramentos da vida e a vida dos sacramentos - ed. vozes)
A fé vê a graça presente nos gestos mais rudimentares da vida . Por isso os ritualiza e os eleva ao nível de sacramento.
Só quem entende os sacramentos da vida pode entender a Vida dos sacramentos.

Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 4 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.