Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 12 de 32
Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de October de 2009 13:47

Citação:
David_
Se alguém, morador de uma tribo da África possui uma GRAVE doença onde o Remédio para a cura esteja disponível na Inglaterra, no Brasil, no Estados Unidos, em Portugal, ou seja, em vários outros países distantes, se ele não sair para tomar o remédio em algum desses países, ou seja, se ele não sair em busca da VERDADE, em busca do Antídoto, ou se alguém com O Antídoto não for até ele, ele CERTAMENTE IRÁ MORRER!

A resposta é muita clara e só não entende quem não quer ver!

Acabas de confirmar o que eu disse. A justiça e o Amor são muito lindos mas para uns poucos, milhões nunca tiveram a mínima oportunidade.

Diz-me que oportunidade tiverem os índios norte-americanos que viveram há 3000 anos atrás? E os chineses, japoneses, de há 2000 anos atrás?
E os aborígenes australianos que até recentemente viviam na idade da pedra?
E quem vive subjugado com escravo sem acesso a qualquer tipo de informação?

Terão sido eles abandonados por Deus? Que hipótese de salvação tiveram? Nenhuma segundo o teu critério.
Milhões de pessoas nasceram, viveram e morreram e o teu deus esteve literalmente a borrifar, ficou à espera que fosse o momento certo lá no oriente médio para safar o pessoal com o sacrifício do filho. Os outros azarrrrrrrr, tivessem adivinhado, nascido judeus, viajado, qualquer coisa.

É fácil dizer "vão procurar" quando se sabe o que se busca. Exigir de quem não faz a mínima ideia do que se trata, é pura crueldade.
Se algum deles é condenado, esse deus não é o do Amor, não é justo, nada. Esse é o deus elitista dos adeptos da predestinação calvinista, nunca o Deus de TODOS amado pelos católicos.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 19 de October de 2009 15:21

O deus do David é uma seca. Se tivesse contactado com gente assim, ainda hoje era ateia.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 19 de October de 2009 15:27

Oi Lena... PAz do Senhor Jesus



As vezes fica dificil de trocar idéias com a colega, pois nuncaa se tem certeza sobre o que crês... EM certo momento dizes não acreditar em Deus, em outro momento dizes que o correto é o "Deus dos católicos", em outro momento citas a Escritura para defender aquilo que acredita... Seria tão bom e tão ESCLARECEDOR se a colega pudesse digitar com CLAREZA aquilo que acredita. Assim, poderíamos nos focar simplesmente naquilo que interessa.

Quanto ao seu texto anterior, a mensagem é neste sentido mesmo, Lena, ou seja, só em Jesus Cristo há salvação para o homem... Era assim que acreditavam os apóstolos. Paulo mesmo, falou de Jesus por onde passou. Até mesmo após naufragar, nos é registrado que ele evangelizou algumas pessoas, moradoras duma ilha, onde foi parar após o naufrágio. Ali ele levou o evangelho de JESUS para que aquelas pessoas pudessem ter VIDA!

Ora, amada, podes não crê, mas Ele, Jesus Cristo veio para que todo aquele que nEle crê, NÃO MORRA! Ele, Jesus, não é apenas MAIS UMA OPÇÃO, não é apenas MAIS UM CAMINHO!

Jesus veio para que quem crer nEle, não receba a herança de Adão!

Esta é a passagem ÁUREA da Escritura! E só se pode mudá-la rasgando-a da Bíblia!

Que o Senhor nos Abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 19/10/2009 15:33 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 19 de October de 2009 16:13

Paz do Senhor a todos




Eu gostaria de deixar uma pegunta a todos aqueles que se dizem CRISTÂOS, mas que, no entanto, não acreditam nas consequencias do pecado como a separação eterna da comunhão com o Altíssimo, após a morte do corpo. Assim, se não há essa consequencia, ou seja, se não há a segunda morte, então,

Qual o MOTIVO de JESUS CRISTO TER VINDO AO MUNDO?

Voce, que se diz cristão, responda isso para voce mesmo e também para nós, no topico sobre este tema! JEsus veio para que? Essa resposta é FUNDAMENTAL para a continuação deste tópico!

Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 19 de October de 2009 16:19

Não é aquilo que eu creio que está em debate mas uma concepção de Deus, justiça divina e origem do mal. Não é necessário ter fé para fazer uma análise. Logo não te tentes agarrar aquilo que eu acredito ou não. Pega é nos argumentos e debate.

Pára de te centrares no teu mundo D.C.. Mesmo no tempo de Jesus o mundo não se resumia ao Mediterrâneo e arredores.
Como ficam os milhões de pessoas que nunca ouviram falar de Jesus, Deus, Aliança, 10 mandamentos... pq foram elas menos dignas e tiveram negada a oportunidade de nascer de novo? Não há pecadores de 1ª e de 2ª, ou há?
Se todos são herdeiros de Adão, porquê esta injustiça?

A visão que aqui defendes é injusta e irracional. A que os colegas católicos defendem é muito mais credível e compatível com a noção de um Deus que ama a sua criação.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 19 de October de 2009 17:01

Lamento David,

Esse "jesus" que vc apresenta é falso, pq filho de um deus falso. Se ele é filho do deus que condenava a priori bilhões de homens ao sofrimento eterno então a vinda dele não seria boa nova. Seria uma encenação teatral para perpetuação da tirania, como naqueles filmes sobre o Olimpo em que deuses gregos temem serem esquecidos e aprontam dramas e encenações para encontrarem seguidores e não morrerem no esquecimento.

Citação:
David_
Esta é a passagem ÁUREA da Escritura! E só se pode mudá-la rasgando-a da Bíblia!

Vc que torceu toda a mensagem nela. O Deus que aprendi a amar é o Deus Amor, o "Abba", e o Jesus que conheci e aprendi a admirar é Filho dele. Já a tirania e o teatro que vc prega estão muito distantes. Diz vc que jesus morreu e isso prova algo, mas o seu jesus não encarnou de verdade, não passou pela dúvida e andava entre os homens como um avatar fingindo fraqueza, então pode bem ter fingido todo o restante. Pelas suas palavras tudo foi um grande teatro, e assim a cruz bem pode ter sido só mais uma grande encenação. O deus que vc prega merece um Oscar, mas não confiança e amor.

Resumindo, se é assim que vc enxerga a Bíblia, um domínio da tirania e uma festa no inferno, então o texto nela fez-se veneno, pq a luz que se encontra nela se tornou trevas devido às trevas que estão nos seus olhos. É uma lástima que ainda não reparou o desserviço que faz ao evangelho essa sua pregação. Bem podia parar e pensar por um tempo com o coração que logo descobria a contradição que há num Deus de Amor que a priori condena bilhões ao sofrimento eterno. Deus nos livre desse seu deus!

O encontro com o Deus Verdadeiro nos torna mais humanos, compassivos, pq Ele mesmo é Compaixão, Misericórdia, Amor. Por isso, qualquer homem que está crescendo nesses atributos está se aproximando de Deus, tendo ou não ouvido ainda falar de Jesus. É por isso que esses homens que conheceram Deus se rejubilam qdo são apresentados ao Jesus Verdadeiro, Filho do Deus Verdadeiro; pq reconhecem a luz nele e podem reler sua caminhada como um retorno para casa e um reencontro com a família, todos filhos do mesmo Pai. É por isso que todos que tem parte com Deus e conhecem Jesus Verdadeiro não o negam, pois estariam de certa forma negando a si mesmos e a luz que já se encontra neles. Então Jesus é de fato Boa Nova, traz esperança, faz crescer no amor e na caridade. E por isso é urgente levá-lo a conhecer para todos, para ajudar a construir o sonho dele, para lutar contra a injustiça e a falta de esperança, para a construção do seu Reino. Não é assim tão difícil de entender, se deixar que a luz no coração ilumine. O medo não é um bom conselheiro, deixe o amor e a esperança falarem.

T+

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 19 de October de 2009 17:06

Creio que é fácil de perceber a perspectiva do David. No fundo, como bom *inserir confissão religiosa de cariz protestante aqui* que é, segue os princípios da fé como único caminho para a vida eterna, em detrimento das acções.
Ora, se esta perspectiva, defendida por Lutero, faz sentido enquanto apelo a uma vivência mais profunda de Deus, recusando as bulas e indulgências como meio de sanear os pecados, deixa de fazer sentido a partir do momento em que cegamente se crê que é apenas e só pela fé que se alcança a vida eterna.

Viver em pecado, a meu entender (e sou inocente no assunto...ingénua mesmo), é viver longe da comunhão com Deus. Como se encontra Deus? No Outro, no nosso irmão. Se Deus é Amor, então é no Amor, na comunhão com os outros, na entrega que se encontra Deus. Deus está na nossa aproximação desinteressada aos outros. Estamos mais perto Dele não por crermos que Cristo é a salvação mas porque vemos em Jesus o expoente máximo da salvação, vemos aí plasmado o amor divino pelos Homens.

E sim, Deus enviou-nos o Seu Filho para salvar a Humanidade inteira. Todos os homens estão salvos a partir do momento em que Cristo morreu e ressuscitou, todos sem excepção. Deus fez prova do Seu amor através desse sacrifício. Cabe-nos a nós, homens, aceitarmos aproximarmo-nos mais Dele, comungarmos mais intimamente do Seu amor.

O inferno não é um lugar com chamas e dor física. É o lugar em que nós nos decidimos afastar de Deus, do Amor pelo Outro, é quando somos Caím e matamos o nosso Irmão.

E mesmo que nunca venhamos a saber que Jesus existiu, se soubermos viver esse Amor tão intenso e profundo, se não soubermos de onde ele vem mas o vivermos mesmo assim, estamos em comunhão com Deus. E isso é válido para qualquer homem, em qualquer momento da história.

Ps. Sobre o sacrifício de Jesus, que tal esta curtíssima metragem? Deus salva-nos a todos, independentemente de estarmos ou não conscientes dessa salvação. Alguns de nós percebemos isso, outros não; mas não é por isso que deixámos de ser salvos.

Vejam aqui:

[www.youtube.com]

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 19 de October de 2009 17:10

Citação:
David_
Citação:
vitor*
Citação:
David_

Acredito que o termo "conhecimento do bem e do mal", se relacione com o fato de o mal passar a fazer parte do homem, caso viesse a pecar.
David


Mas alguém entende esta frase. Esta frase não faz qualquer sentido.

até que seja esclarecida nã tenho muito mais o que dizer




Olá, Vitor, Paz do Senhor Jesus Cristo



Amado, Deus foi claro de que a desobediência traria CONSEUQENCIAS ao homem!

Gen 2:17 - Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás

A palavra certamente, segundo o dicionário, significa:

derivação de certo

1. Verdadeiro.
2. Indubitável.
3. Exacto!Exato.
4. Convencido.
5. Que dá no alvo.
6. Certeiro.
7. Que nunca varia.
8. Seguro.
9. Fixo.


Assim, ao usar a palavra "certamente" Deus dizia que "com certeza" o homem morreria! Esta morte significa a perda da comunhão com Deus e, consequentemente, a separação eterna, após a morte física. E este é o entendimento de todos os escritores bíblicos! Todos escritores nos mostram que essa consequencia alertada por Deus ACONTECEU. E assim, Paulo ensina claramente que em Adão o homem morreu!

1Co 15:22 - Porque, assim como todos morrem em Adão

Rom 5:12 - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

Rom 5:17 - Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.


João, além de outros escritores, também mencionou que o homem morreu em Adão. E que Jesus veio para que o homem não receba a herança, recebida em Adão!

João 3:16
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça
(não sofra a segunda morte, não sofra a separação eterna do Criador...) mas tenha a vida eterna...

Esses ensinamentos, Vitor, não foram "coisa" da cabeça dos apóstolos. foi ensinamento do Próprio Mestre, Jesus Cristo!

Luc 9:60 - Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.

O que Jesus Cristo queria dizer com essa passagem acima, amado? É certo que aqueles que iam sepultar o defundo, estavam VIVOS em seus corpos! A passagem é muito clara, principalmente levando em conta todo o ensinamento dEle, Jesus Cristo! Aqueles que iam sepultar o morto, eram pessoas HERDEIRAS da morte. Assim, a primeira palavra "mortos", usada por Jesus no texto acima, se refere a HERANÇA DE ADÃO!

Assim, amado, toda a Escritura nos aponta que as consequencias proferidas por DEUS a Adão, realmente aconteceram! E foi por isso que Jesus Cristo veio ao mundo! Ele veio para que aquelas consequencias fossem desfeitas! Em JESUS CRISTO o homem volta a ter VIDA, vida plena, em abundância, VIDA ETERNA!

Mas se o amado não concorda com isso, de que o pecado de Adão trouxe MORTE a todos os homens, também discorda, por consequencia, que Jesus veio ao mundo para dar VIDA, que Jesus veio para desfazer as CONSEQUENCIAS herdadas de Adão! Sendo assim, chegamos a um IMPASSE sobre os OBJETIVOS REAIS da vinda do Messias a terra! E como não digitastes uma letra, no tópico "porque Jesus veio ao mundo?" Gostaria muito de LER aquilo que acreditas a respeito! Pois se não há consequencias na desobediência de Ãdão, se Jesus é apenas um caminho opcional, semelhante a buda, semelhante a Maomé, semelhante Joseph Simith, ou seja, se Ele, Jesus Cristo, é apenas MAIS UM CAMINHO, então realmente os apóstolos estavam errados e o Próprio Jesus Cristo errou, pois acreditava que Ele era o Próprio Filho do Deus Vivo, dono da VIDA, e que era Ele o Único Caminho, que veio para dar vida a todo aquele que nEle crer!

Assim, poderia mostrar várias passagens que nos mostram que só em JESUS CRISTO pode o homem ter VIDA, poderia mostrar várias passagens que Ele veio para DESFAZER as consequencias do pecado na vida espiritual do homem, ensinamento que fica SEM SENTIDO, se não houve consequencia na desobediência de Adão. Assim, se o homem não morreu em Adão, temos um problema, por toda a Escritura... Assim, para que possamos ter o real entendimimento de Gênesis 3:15, e possamos entender melhor a universalidade do pecado, precisamos entender o MOTIVO DE JESUS CRISTO ter vindo a terra! Assim, gostaria muito de uma postagem sua, Vitor, nesse tópico. E espero poder ler algo sincero, que seja FRUTO daquilo que o amado realmente crê sobre o assunto!


Em Cristo


David

David tu não lês aquilo que eu escrevo.

Eu disse exactamente isto:

Citação:
Vitor
POr isso a bíblia está certa quando diz que todas as gerações teriam que penar até que surgiria o salvador de Deus, não para salvar da morte fisica da nossa existÊncia na terra, porque essa sempre existiu, mas da morte da pessoa toda.esta morte da pessoa toda. poderia vir-se a dar pelo conhecimento do bem e do mal e que o homem carregou como herança genética desde adão até aos nossos dias, evoluindo desde aquele instante a parte anterior do cérebro, para a consciencia de si e da morte.

Também disse mais atrás:

Citação:
Vitor
Outro facto é que o génesis e toda a bíblia está certa, quando diz que adão cometeu o pecado. O pecado pelo qual toda a geração teria que carregar como herança. De facto de um certo ponto de vista, adão cometeu o pecado, pois o pecado por definição léxica é a separação do homem com Deus e foi o que aconteceu, o homem ficou privado da companhia de Deus. Esse não é apenas um pecado mas é o pecado.

Só não posso crer devido a evidências cientificas, que ninguém contesta, que o homem tenha factualmente sido feito do barro. Isso é uma maneira de a Bíblia dizer que o homem foi feito das mãos de Deus, como tudo foi.

Adão de facto existiu e de facto foi o primeiro homem a ter o conhecimento do bem e do mal. Talvez tenha sido mesmo o primeiro homem por isso, mas também evolouiu de outra espécie. Isso algum dia põe em causa os ensinamentos de Jesus ou dos apóstolos.

As parábolas precisavam de ter personagens verdadeiros, para ensinarem mais ou menos as pessoas?

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 19 de October de 2009 17:42

Deixem o David ele não compreende que somos salvos por Cristo porque nele está a verdade toda de Deus.
Mas no Hinduísmo, no budismo, no judaísmo, no ateísmo, existem luzes e sombras dessa mesma verdade, que é o próprio Cristo. Não podemos portanto dizer que as pessoas dessas religiões desconheçam totalmente Cristo e por isso por essas luzes de Cristo possam ser atraídas a Deus, o objectivo da salvação.

Para nós Cristãos a tapada está toda aberta, vemos a luz toda de cristo. Para os restantes podem ver frinchas de Cristo, como viam os antigos Judeus, mas mesmo assim podem ser atraídos a Deus.



Editado 1 vezes. Última edição em 19/10/2009 17:43 por vitor*.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 19 de October de 2009 18:07

Olá amigos... Paz do Senhor Jesus


É uma pena que os amigos vejam Jesus como apenas MAIS UM CAMINHO...

Acredito que é por isso que encontramos tanto, no meio do povo, uma frase que vem encontrando, a cada dia, mais seguidores. A de que todas as religiões são apenas caminhos paralelos que levam ao mesmo Deus. Assim, tanto faz se alguém segue o budismo, se alguém segue as ideologias do esoterismo, se alguém segue Maomé, se alguém segue um suposto ser alienígena que trouxe "novas ideias" a ser seguida, ou se alguém segue a JEsus Cristo. Pois é tudo "farinha do mesmo saco" e todos irão, ao final de tudo, acabar no mesmo objetivo que é Deus!

Realmente é uma pena, também, que nenhum dos amigos escreveu algo no tópico sobre o MOTIVO da vinda do MEssias, comentando as PASSAGENS escrituríscas, lá postadas, que mostram e ensinam que essa vinda de Jesus trouxe algo EXCLUSIVO, que esta vinda trouxe algo que nome de homem algum, podia trazer... VIDA!!

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 5 vezes. Última edição em 19/10/2009 18:21 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 19 de October de 2009 19:13

Citação:
David_
É uma pena que os amigos vejam Jesus como apenas MAIS UM CAMINHO...

É realmente uma pena que vc só consegue ver o que quer e não percebeu que ninguém afirmou isso de que Jesus é "só mais um". Também é uma pena que não percebeu que agindo como os antigos judeus, mantendo os outros, "os impuros", fora do "círculo de pureza", está numa posição contrária a de Jesus que estendeu os braços para salvar a todos.

Citação:
David_
Acredito que é por isso que encontramos tanto, no meio do povo, uma frase que vem encontrando, a cada dia, mais seguidores. A de que todas as religiões são apenas caminhos paralelos que levam ao mesmo Deus. Assim, tanto faz se alguém segue o budismo, se alguém segue as ideologias do esoterismo, se alguém segue Maomé, se alguém segue um suposto ser alienígena que trouxe "novas ideias" a ser seguida, ou se alguém segue a JEsus Cristo. Pois é tudo "farinha do mesmo saco" e todos irão, ao final de tudo, acabar no mesmo objetivo que é Deus!

Não tenho nenhuma dúvida que se algum budista ou algum mulçumano, por exemplo, encontrarem-se com um bom cristão, algum em que a luz de Cristo brilhe mesmo nele, esses homens podem ser tocados e provavelmente jamais serão novamente os mesmos. Tornem-se ou não cristãos, acredito que se tornarão homens melhores do que eram. Também não tenho dúvidas que esses encontros podem ser decisivos nas histórias da salvação desses homens. Também acredito que o bom cristão terá motivos para se alegrar se se encontrar com um bom budista ou um bom mulçumano, como qdo alguém faz um novo amigo. Sem dúvida acontecerá uma festa no céu nesse dia.

A propósito, se o "suposto ser alienígena" vier ensinando que o amor ao próximo é salvífico, ele não estará ensinando nenhuma "nova idéia", mas apenas repetindo aquilo que o próprio Jesus ensinou. Pense sobre isso.

Citação:
David_
Realmente é uma pena, também, que nenhum dos amigos escreveu algo no tópico sobre o MOTIVO da vinda do MEssias, comentando as PASSAGENS escrituríscas, lá postadas, que mostram e ensinam que essa vinda de Jesus trouxe algo EXCLUSIVO, que esta vinda trouxe algo que nome de homem algum, podia trazer!

O que Jesus trouxe era único pq Ele mesmo é único, mas qdo a luz de Cristo brilha em alguém, ele tb "traz" o Jesus trouxe, pq ele está agindo na pessoa de Cristo. Aliás, não é essa a essência da missão daquele que evangeliza?

T+

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 19 de October de 2009 19:17

Não lês nada do que eu escrevo. E essa ileteracia não há nenhum professor de português que a possa curar.

Eu disse, por outras palavras que todos entenderam, menos tu que:
Jesus é o caminho, não existe outro. Alguns vêem-no abertamente como nós cristãos outros vislumbram-lhe a luz que sai de Cristo, seguindo parte da verdade que é Cristo, mesmo sem saber. Cristo está presente em todas as religiões, porque Cristo não é só um ser fisico, mas um caminho, uma verdade, um modo de viver.

Esse deus que você prega, xenofobo não existe. É fruto da sua cabeça.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 19 de October de 2009 21:27

David, como queres que alguém procure uma coisa que desconhece? OS indios não têm o conhecimento que existe Deus. Ninguém lhes disse. Não sabem que está na china ou em Portugal. Vivem nús na selva, em cabanas, e desconhecem todo o resto do mundo. Vivem na sua tribo felizes, onde se respeitam mutuamente. Essas pessoas são dignas do lugar da perdição? Merecem o desprezo de Deus? Merecem ser condenadas?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: sol (IP registado)
Data: 20 de October de 2009 00:44

Citação:
s7v7n
David, como queres que alguém procure uma coisa que desconhece? OS indios não têm o conhecimento que existe Deus. Ninguém lhes disse. Não sabem que está na china ou em Portugal. Vivem nús na selva, em cabanas, e desconhecem todo o resto do mundo. Vivem na sua tribo felizes, onde se respeitam mutuamente. Essas pessoas são dignas do lugar da perdição? Merecem o desprezo de Deus? Merecem ser condenadas?

Assim de repente lembro-me do Pe. António Vieira, e todo o debate sobre a ausência de pecado dos índios, ignorantes da palavra e, por isso, isentos de pecado. Esse debate já existiu na Igreja católica. É pena que no século XXI ainda se ande às voltas com isso...

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 20 de October de 2009 10:36

Eu não digo que eles sejam isentos de pecado. O que eu digo é que eles como primitvos que eram, não viajavam, não tinham dinheiro, nem tão pouco sabiam o que era viajar para outro continente ou ter dinheiro. Nem tão pouco conheciam Deus. Como procurar uma coisa que se desconhece?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 20 de October de 2009 10:52

Acho que não deviamos particularizar a discussão do tópico,com a discussão dos índios, mas generalizar para outros povos.

gratias.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 20 de October de 2009 16:59

Boa tarde a todos, de novo. Regressei, finalmente, e parece que, tal como quando me vi obrigado a interromper a minha participação no fórum, muitos me cairão em cima. :)

David, é minha convicção de que tem razão no que diz. E penso que o que diz é fundamental no cristianismo.

Morremos por um só homem e um só Homem nos faz renascer.

Quem não acreditar na morte por Adão e no renascer através de Jesus Cristo, nega a doutrina do pecado original, a importância do baptismo sacramental e o sumo valor do mandato: ide por todo o mundo anunciar o Evangelho.

A evangelização é importante exactamente porque só em Cristo viveremos de novo. Só quando baptizados em Jesus poderão, todos os homens, chegar à salvação pois só o Baptismo Sacramental nos liberta do pecado original e nos abre à comunhão com Deus. Isto é válido para nós e para todos os homens, quer conheçam ou não o nome de Jesus. Quer vivam no Oriente, no Ocidente, na Europa ou na América.

Em tese, portanto, só se salvam os baptizados! E, indo mais longe, como católico, diria que, em tese, só se salvariam os católicos! (Sem querer ofender os que estão neste forum e não o são, mas que, com boa vontade, compreenderão o que eu digo porque eles pensam que só se salvarão os "evangélicos", por exemplo, e nunca os papistas, pois nós estamos corrompidos e afastados do caminho verdadeiro!)

Poderemos crer, contudo, que na sua suprema bondade, Deus pode salvar alguns dos que, não tendo tido a hipótese de conhecer o seu nome, tentaram levar sempre uma vida recta e justa. Ou, de igual forma, posso crer que Deus, na sua infinita bondade, salvará muitos cristãos não católicos, judeus, budistas, etc., e que se esforçam por levar uma vida de santidade. E há tantas pessoas "não crentes" que são excelentes exemplos de vida para todos os homens. Mas tal crença (minha e de tantos) não é, pelo menos de forma imediata, mais do que isso mesmo: esperança baseada no reconhecimento da bondade suprema do Criador.
Por outro lado, essa crença pode levar-nos a pensar que a evangelização não é uma obrigação que nos é imposta pelo Criador. Podemos pensar: se os outros forem bons, também se salvam; por isso não precisamos de evangelizar o índio inocente, o banqueiro bom ou o lavrador generoso. Ao contrário - nós somos mandatados a levar o nome de Jesus a todos os homens. Se o não fizermos, se não dermos testemunho de Jesus, se não ensinarmos a Boa Nova, estamos a cair em incumprimento da Sua vontade e, o mais provável, é que não nos salvemos nós.

Os desígnios de Deus são insondáveis. Só Deus sabe quem se salva ou não. Mas cremos que a felicidade do homem, quer na terra quer na vida eterna, passa, sem dúvida, por saber que há um Deus que nos criou e que deu a Sua vida para nos salvar. Isso é essencial em nós, cristãos.

Obviamente, não é politicamente correcto... Mas a Verdade não é politicamente correcta. Se fosse, Pilatos não teria lavado as mãos.

Um abraço,

Francisco

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 20 de October de 2009 17:27

mais um que chega aqui e não lê nada do que escrevemos. Desculpe Francisco, mas foi o que aconteceu.

Não penso que alguém tenha posto em causa a morte de Adão.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 20 de October de 2009 17:35

Citação:
FranciscoG
Quem não acreditar na morte por Adão e no renascer através de Jesus Cristo, nega a doutrina do pecado original, a importância do baptismo sacramental e o sumo valor do mandato: ide por todo o mundo anunciar o Evangelho.

Não me parece que a relação seja assim tão linear.
Tu acreditas mesmo num Adão de carne e osso, histórico? Numa Eva tirada de uma costela e numa serpente falante?
Não me leves a mal, mas isso é tremendamente estranho num católico português do séc XXI.

Citação:
FranciscoG
Por outro lado, essa crença pode levar-nos a pensar que a evangelização não é uma obrigação que nos é imposta pelo Criador. Podemos pensar: se os outros forem bons, também se salvam; por isso não precisamos de evangelizar o índio inocente, o banqueiro bom ou o lavrador generoso. Ao contrário - nós somos mandatados a levar o nome de Jesus a todos os homens. Se o não fizermos, se não dermos testemunho de Jesus, se não ensinarmos a Boa Nova, estamos a cair em incumprimento da Sua vontade e, o mais provável, é que não nos salvemos nós.

Pois quando se observam certos exemplos do passado e alguns do presente seria uma dádiva se alguns ficassem quietos e não corrompessem ninguém na sua "evangelização".
Há muitos lobos vestidos de cordeiro, com Jesus na boca, olhos no dinheiro e coração na vaidade.

Aliás, quando um evangelizador da banha da cobra contacta um aborígene (n é indio) inocente, resta saber quem realmente possui a Boa Nova. Acredito sinceramente que muito povos ditos primitivos se encontravam na sua pura essência mais próximos do Deus cristão do que depois da chegada do homem branco.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: FranciscoG (IP registado)
Data: 20 de October de 2009 18:00

Citação:
vitor*
mais um que chega aqui e não lê nada do que escrevemos. Desculpe Francisco, mas foi o que aconteceu.
Não penso que alguém tenha posto em causa a morte de Adão.

Vitor,

obrigado pela tentativa de atestado de estupidez. Aceito-a com humildade mas, honestamente, não me revejo nas suas palavras.

Como não é meu hábito rebaixar a discussão a esse nível, apenas digo que escrevi o que escrevi depois do muito que li neste tópico.

E neste fórum, chamado de "Paróquias de Portugal", só admito que me chame "estúpido" algum dos administradores depois de me fundamentar com documentos editados pela Santa Madre Igreja que as posições que eu tomei vão contra a Sua doutrina. Aí, calar-me-ei, e acatarei fielmente o que de quem muito mais inteligente do que eu vier.

Página actual: 12 de 32


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.