Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 10 de 32
Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 15 de October de 2009 13:18


Isso é muito fácil de dizer porque para ti é natural acreditar em Deus porque sempre viveste neste meio.


Olá Seven... Paz do Senhor Jesus


Amigo, o homem está espiritualmente morto... Isso significa que espiritualmente ele está cego e surdo. Se ele não der lugar ao Espírito Santo para que lhes abra os olhos, não verá e não entederá nada do que lhes for falado... O homem de Deus falará duas, três, cem vezes e será como grego, pois que ele não entenderá! Era sobre isso que falava o apóstolo Paulo.

2Co 4:4 - Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos homens, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor;

Essa cegueira espiritual é causada pelo inimigo de Deus através das religiões e até mesmo através do "saber científico", para que o homem não "veja" nem entenda e assim, não creia na mensagem da cruz. Com isso, para o homem natural, aquele que ainda não aceitou verdadeiramente a Jesus, a mensagem da cruz se torna LOUCURA.

Para ele, que viveu naquele meio é mais que natural acreditar em buda ou maomé ou o que seja.

O homem pode crer até em ratos, se assim quiser, no entanto, sua herança só é mudada em JESUS CRISTO. Esta é a mensagem de toda a Escritura Sagrada! Até mesmo com relação aos judeus, nos é escrito:

João 12:37-40
37 E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele;
38 Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?
39 Por isso não podiam crer, entào Isaías disse outra vez:
40 Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure.



Ora, "curar" de que, amado Seven? Curar da consequencia desastrosa do "verme" do pecado que habita no sangue, que traz a segunda morte!

Só o Sacrifício do Calvário pode levar o homem a comunhão com o Altíssimo. Este é o ensinamento encontrado ao longo de toda a Escritur Sagrada!

E Agora como podes culpar os outros de não acreditarem como tu?

Atente que Paulo escreveu a igreja de Corinto, quando disse que o diabo cegou o entendimento dos homens. Ora, Corinto era uma igreja que se encontrava na Grécia... Imagino a resistência que o Apóstolo encontrou ali, quando lá foi falar da Mensagem da Cruz... No entanto, Paulo foi levar a Palavra ali!

Não é uma questão de "culpado" ou de "inocente", Seven... Segundo a Escritura, o Único que não teve CULPA DE QUALIDADE nenhuma, se chama Jesus Cristo! todo o restante tem em seu sangue o traço do pecado. Assim, todos precisam de Salvador...

Como já perguntei antes, conheces alguém que não precise do Sacrifício do Calvário? Aponta-me uma só pessoa!

Tu prórpio dizes que não mudarias de religião se alguém te viesse dizer que existe alguém muito mais poderoso que Deus, e que se não te convertesses ias ter uma morte horrorosa.

O problema é que só consegues enxergar "RELIGIÃO"! Eu não falo de religião, meu amigo portuga, entenda! Eu falo do Verbo que encarnou, da Imagem do Deus Invisível, do Emanuel, do Deus conosco, do Templo de Deus entre os homens! falo que Este veio, entre nós, homens, morreu e ressuscitou, e que só através dEste sacrifício o homem tem acesso ao Pai! Entenda isso!

Fica cada um na sua. Não és capaz de te por na pele deles? Pensas que é fácil acreditar em Deus só porque alguém diz, e ainda por cima com a ameaça do inferno? Eu nunca acreditaria.

Eu gosto de analisar as várias crenças, para poder levar a Mensagem de Jesus, Seven. Já tive oportunidade de conversar pessoalmente com muçulmanos, com Testemunhas de Jeová, com espíritas, com um judeu, com ateus, católicos, mormons, esotéricos, e cada dia tenho mais certeza de que JESUS é o Caminho que conduz a Vida! Não é religião, não é uma placa que enuncia um conjunto de doutrinas, mas é o seguir a Jesus Cristo!

Estás a ser injusto david. Eu e tu nascemos no meio da cristandade e vivemos esta fé assim.

Eu falo da universalidade do pecado entre os homens, Seven. Os apóstolos acreditavam nisso e saíram por todo o mundo a levar a Mensagem de Jesus. O próprio escritor do evangelho de João afirma que Ele, Jesus Cristo, veio para todos os homens de todas raças e nações. Isso nos mostra que a consequencia do pecado alcança a todos os homens, pois que TODOS precisam do Sacrifício do Calvário e não há nenhum sequer, que não precise dEle, de Jesus Cristo, o Messias de Deus!

Ainda não respondeste, Deus castiga? Deus é mau então?

Deus é JUStO e é VERDADEIRO, não mente! Falou que no dia que o homem desobedecesse ali, no Éden, perderia a comunhão com Ele e estaria sujeito a separação eterna! E isso aconteceu! O Messias veio para dar ao homem a possibilidade de voltar a ter aquela vida perdida, em Adão!

Portanto, daqui se conclui que basta crer para ser salvo. Mesmo que essa pessoa seja extremamente boa, e que leve a sua vida sempre a trabalhar para o outro e até a morrer pelo outro, se não acreditar em Deus, vai para o inferno.

O homem só tem suas boas obras reconhecidas pelo Criador se for através do Sacrifício do Calvário, pois sem Jesus o homem NADA PODE FAZER para agradá-lO!

João 15:4-5
4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.


Perceba que Jesus nos compara a VARAS SECAS, que não podem dar frutos a não ser que esteja nEle! Assim, o homem só da frutos, aos Olhos do Pai, se estiver em Jesus cristo! Essa é a mensagem, SEVEN! Jesus é o Único Caminho e não a outro jeito de o homem encontrar VIDA!


Se é isto que pensas David, tudo bem é lá contigo. Mas garanto-te que talvez consigas converter, se é que se pode chamar conversão, 1 pessoa só por causa de não ir para o inferno. Porque de resto as pessoas riem-se na tua cara e mandam-te ir trabalhar.

Quem converte não sou eu, amigo... O convencimento é obra do Espírito Santo, É Ele Quem trabalha nos corações e convence o homem de que é pecador e de que precisa do Sacrifício do calvário! Pois o homem tem em seu coração que "não tem culpa" e que por isso o aceitar a Jesus é apenas algo opcional, é algo que "pode ser" é algo que "tanto faz"! Assim, é o Espírito Santo Quem convence o homem de que está ESPIRITUALMENTE DOENTE e que IRÁ sofrer a segunda morte, caso não "tome" o Remédio!

Que o Senhor nos abbençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 5 vezes. Última edição em 15/10/2009 13:31 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 15 de October de 2009 14:37

Olá David,

Que destino terão aqueles que, por causa da época histórica em que nasceram, e por causa da situação geográfica em que estiveram inseridos morreram sem sequer ouvir falar de Cristo?

M.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 15 de October de 2009 23:19

David, como já é tarde não te vou responder. Mas gostava que entretanto respondesses ao M. Martins se não te importas.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 16 de October de 2009 05:10

Que coisa triste.

Citação:
David_
o homem está espiritualmente morto... Isso significa que espiritualmente ele está cego e surdo.

Quem tem uma visão tão pobre e pessimista do homem poderá agir e pregar sobre amor? Ninguém ama aquilo de que se tem nojo! Nada está mais distante da boa nova do que esse tipo de pregação que diz "você é um lixo". Isso não é cristianismo e isso não é o evangelho de Jesus.

Está correto quem recusa esse tipo de pregação, e certamente não recusou Jesus que recusou o "deus devorador" que é apresentado pelos pregadores do medo e do desespero.

Citação:
David_
Essa cegueira espiritual é causada pelo inimigo de Deus através das religiões e até mesmo através do "saber científico", para que o homem não "veja" nem entenda e assim, não creia na mensagem da cruz.

No pacote da pregação do medo e do desespero segue também a mensagem de que "pensar é pecado" e é que "ignorar é uma virtude". Afinal. se o homem é um lixo, a razão tb é lixo e pensar tb é lixo. A msg é: aceita a pregação do medo, se pensar vai queimar eternamente no inferno, o conhecer e o amar são desnecessários. Aja segundo o medo que isso te basta.

Isso lembra os casamentos arranjados a que eram submetidas antigamente (espero!) as mulheres: case-se forçada com o homem que vc não ama e torça para um dia ao menos gostar um pouco dele. Algo parecido é o que pedem dos homens os pregadores da desgraça: aceite a "boa nova" de que vc é um lixo e se não casar com um Jesus que não conhece vai para o inferno.

Citação:
David_
O problema é que só consegues enxergar "RELIGIÃO"! Eu não falo de religião, meu amigo portuga, entenda! Eu falo do Verbo que encarnou, da Imagem do Deus Invisível, do Emanuel, do Deus conosco, do Templo de Deus entre os homens! falo que Este veio, entre nós, homens, morreu e ressuscitou, e que só através dEste sacrifício o homem tem acesso ao Pai! Entenda isso!

Infelizmente, vc prega religião sim, e para piorar, lamentavelmente, é uma religião feia e pobre.

Citação:
David_
Eu gosto de analisar as várias crenças, para poder levar a Mensagem de Jesus, Seven.

Imagine então se não analisasse... Mas é pena que quem tem uma visão tão feia do homem somente conseguirá ver o feio nas religiões.

Citação:
David_
Eu falo da universalidade do pecado entre os homens, Seven.

Talvez seja esse o seu erro. Experimente falar da universalidade do amor.

Citação:
David_
Pois o homem tem em seu coração que "não tem culpa" e que por isso o aceitar a Jesus é apenas algo opcional, é algo que "pode ser" é algo que "tanto faz"!

E novamente isso é o fruto da sua visão tão mesquinha do homem.

T.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 16 de October de 2009 05:28

Visão pessimista que depois ainda culpa o ES pela não conversão.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 16 de October de 2009 14:43

Citação:
firefox
Que coisa triste.
Quem tem uma visão tão pobre e pessimista do homem poderá agir e pregar sobre amor?

Olá Fire, Paz do Senhor, abençoado...


Até agora tenho falado do AMOR de Deus, ao enviar Jesus... Não é isso o que diz o texto áureo de toda a Escritura?

João 3:16
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira , que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna!


Ora, Fire... Tu vês o aceitar a Jesus como algo OPCIONAL, onde o homem aceita o Sacrifício do calvário se quiser, pois que para ti, não existe a segunda morte. Pois que para ti, talvez nem exista aquilo que a Escritura chama de PECADO! Assim, tanto faz se o nome é buda, se é Maomé, Iemanjá, Allan KArdec ou Jesus Cristo... Pois que, para ti:

1Co 15:32b
Comamos e bebamos, que amanhã morreremos


E esse é o pensamento da maioria das pessoas: "Não tenho culpa...", "Não, eu não estou espiritualmente doente...". E para estes que pensam assim, Jesus não veio mesmo para si, pois que não tem "culpa", pois que não tem herança em Adão, e era sobre isso que Jesus falava, quando disse certa vez que veio para aqueles que RECONHECEM que são CULPADOS, que veio para aqueles que reconhecem que são herdeiros de Adão, que veio para aqueles que reconhecem que "estão doentes" e não para os que imaginam que estão "sãos"!

Citação:
No pacote da pregação do medo e do desespero segue também a mensagem de que "pensar é pecado" e é que "ignorar é uma virtude".

Não é uma questão de "pregação do medo", mas uma questão de se falar a verdade! Todos são herdeiros de Adão! Só se pode negar isto, NEGANDO a Escritura! Afinal foi por este motivo que Jesus veio, "...para todo aquele que nEle crer, NÃO MORRA, não sofra a segunda morte, não pereça, mas tenha VIDA"! É só uma questão de CRER ou de NÃO CRER!

Citação:
Infelizmente, vc prega religião sim, e para piorar, lamentavelmente, é uma religião feia e pobre.

É uma pena que o amado pense assim... Pois o que tenho pregado é JESUS CRISTO, o MEssias de Deus, o Único que pode conduzir o homem a VIDA ETERNA!

Citação:
Talvez seja esse o seu erro. Experimente falar da universalidade do amor.

Mas isso do que temos falado, Fire... A vinda de Jesus a terra para morrer por nós, é a maior prova do Amor de Deus pelos homens! Será que Jesus morreu apenas por algo que "tanto faz", por algo que é OPCIONAL?

Que o Senhor nos abençoe e possa nos abrir, a cada dia o entendimento.

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 5 vezes. Última edição em 16/10/2009 15:13 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 16 de October de 2009 18:07

Citação:
David_
Até agora tenho falado do AMOR de Deus, ao enviar Jesus... Não é isso o que diz o texto áureo de toda a Escritura?
João 3:16
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira , que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crer, não pereça, mas tenha a vida eterna!

Só "falar" não adianta nada! Vc fala de um deus que "ama", mas que cria alguém para o sofrimento eterno, então prega um "amor" que não é real. Prega que "... amou tanto o mundo que o mandou para o inferno"? Um discurso desses é completamente vazio. Sua visão tem muitos problemas, mas vc não reconhece e ainda culpa a Escritura, interpreta tudo errado mas não reconhece e joga a culpa na Palavra.

Citação:
David_
Ora, Fire... Tu vês o aceitar a Jesus como algo OPCIONAL, onde o homem aceita o Sacrifício do calvário se quiser, pois que para ti, não existe a segunda morte. Pois que para ti, talvez nem exista aquilo que a Escritura chama de PECADO! Assim, tanto faz se o nome é buda, se é Maomé, Iemanjá, Allan KArdec ou Jesus Cristo... Pois que, para ti:
1Co 15:32b
Comamos e bebamos, que amanhã morreremos

Como de costume está vc de novo lendo o que quer onde não está escrito e fazendo mau juízo de tudo. E como poderia ser "opcional" algo para o qual nem existiu opção? Vc anuncia um deus que cria uma pessoa para o inferno sem possibilidade nenhuma de escolha, e depois diz que esse alguém que nunca ouviu falar de Jesus e que nunca o conheceu tinha a "opção" de segui-lo... Isso é ridículo e cruel, e fala que essa pessoa que foi condenada ao sofrimento eterno era amada... Esse tipo de amor que vc prega é falso.

Citação:
David_
Citação:
No pacote da pregação do medo e do desespero segue também a mensagem de que "pensar é pecado" e é que "ignorar é uma virtude".

Não é uma questão de "pregação do medo", mas uma questão de se falar a verdade!

Pregação do medo de novo. Vc é a verdade?

Citação:
David_
Citação:
Talvez seja esse o seu erro. Experimente falar da universalidade do amor.

Mas isso do que temos falado, Fire... A vinda de Jesus a terra para morrer por nós, é a maior prova do Amor de Deus pelos homens! Será que Jesus morreu apenas por algo que "tanto faz", por algo que é OPCIONAL?

E adianta algo tentar escamotear que no seu discurso deus criou o homem para o inferno? Um deus flanelinha a quem vc tem que pagar para que ele mesmo não risque o seu carro?

T+

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 16 de October de 2009 19:35

Citação:
firefox
Só "falar" não adianta nada! Vc fala de um deus que "ama", mas que cria alguém para o sofrimento eterno, então prega um "amor" que não é real.

Olá, Fire... Paz do Senhor...



O problema é que tu imaginas que essa natureza que dispomos agora, propensa ao pecado, é a "forma" original de como o homem foi feito. Imaginas que a morte é algo que sempre fez parte da natureza humana. QUe fomos feitos para morrer... E que o "pecado original", é uma fábula, é uma lenda, um conto de fadas... QUe ao dizer "certamente morrerás", Deus estava apenas blefando, para Adão... Ou quem sabe também nem acredites nesta passagem...

Fire, o acontecimento no Éden foi REAL, e Jesus veio para DESFAZER as consequencias da escolha tomada ali, por Adão e sua mulher! Mas isso é uma questão de CRER, é uma questão de fé... Se o amigo não CRÊ, então que continue a pensar como pensa! :)

Citação:
Prega que "... amou tanto o mundo que o mandou para o inferno"?

Não, amado, amou tanto ao mundo que mandou Jesus Cristo para quem crer nEle, não receba a herança de Adão! A Salvação é UMA GRAÇA, Fire, lembra?... É uma DÁDIVA IMERECIDA, NÃO É UM DIREITO! E só em Jesus Cristo, o Messias do Deus vivo, pode o homem alcançar essa graça!

Citação:
E adianta algo tentar escamotear que no seu discurso deus criou o homem para o inferno? Um deus flanelinha a quem vc tem que pagar para que ele mesmo não risque o seu carro?

Foi o homem quem escolheu o caminho da desobediencia, Fire... As consequencias dessa desobediencia haviam sido proclamadas, antes de eles ESCOLHEREM o caminho a tomar! Só que Deus amou tanto ao homem que tinha um Plano para o redimir!

Pense nisso, amigo


Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 16 de October de 2009 20:19

Citação:
o acontecimento no Éden foi REAL

Pois, como querem acreditar nisto à força toda, acabam por se meter numa camisa de 11 varas.

Seria meio idiota, condenar por herança toda uma descendência e vir com a desculpa de ter um plano redentor. Tipo, "fizeste porcaria e agora tu e todos os teus filhos tão lixados! Mas espera eu já sabia de tudo e tenho aqui uma solução."

Obviamente cada um acredita nas palermices que bem entende, mas se tiver 2 deditos de testa vai ver que um Deus de Amor não seria tão torcido como o querem pintar.

E até é falso dizer que todos nascem pecadores. João Baptista já vinha carregadinho de Espírito Santo, nem precisou de aceitar coisa alguma. Já nasceu não pecador. A menos que se considerem pecadores até os coitados dos fetos e embriões.
Serão os ovos pecadores? Será o pecado original um pecado celular?
Querem ver que Adão seria o primeiro eucarionte e Eva uma mitocôndria? Mas aí não saia, entrava... e a serpente uma espiroqueta, das bem patogénicas.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 17 de October de 2009 00:07

O que vou relatar a seguir é só uma ideia tola que não foi tirada de lado nenhum. Como pessoa que costuma procurar as suas fontes para dizer alguma coisa,isto parece-me algo tolo e ilógico, mas aqui fica.

O Éden no meu entender pode relatar de forma figurada quando o homem teve consciência da morte e consiência de si próprio. Isso deu-se devido ao desenvolvimento de uma parte do cérebro que é responsável por isso(na parte anterior da cabeça).
Ao tomar conciência de si próprio o homem passa a tomar decisões, que o podem ou não afastar do objectivo da criação, que é levar essa mesma criação para o criador.

O fruto do éden fala de uma forma inspirada desta transição. O grande problema trata-se de ter sido o homem ou Deus a escolher que o homem fizesse esta transição, que é o mesmo que perguntar quem é que fez o homem comer o fruto?

De facto eu penso que Deus sabia que o homem um dia ia comer o fruto,senão porque o colocaria no meio do paraíso? Deveria escondê-lo,deveria torná-lo inacessível. Mas não. Colocou-o no meio do Éden(permitiu que o homem evoluisse). A verdade parece-me é que foi o homem quem decidiu comer o fruto de livre vontade, evoluindo(teoria da evolução de darwin) o seu engenho e astúcia e nunca diminuindo a sua curiosidade. Isso é de inteira responsabilidade do homem,como relata a bíblia no génesis. Uma consequência desta curiosidade, que é busca e responsabilidade do homem, é o aumento da massa cerebral, que faz com que se dê a mencionada transição. Era um risco que Deus precisava de correr, para que pudesse ter um ser semelhante a ele a viver com ele no paraíso, mas que Deus nunca deixou ao abandono da sua sorte compromentendo-se a chamar o homem para si, mais solenemente com Cristo.

As coisas não se passaram factualmente como diz a bíblia, são formas figuradas de relatar o que se sucedeu.

Por isso eu creio que Deus sabia que o homem mais dia menos dia iria comer o fruto, senão não o colocaria no meio do éden. A verdade é que o fruto não é bom nem mau, depende da forma como for usado.

E no fim todos se salvarão. Eu creio. Porque Deus ama muito o homem. É o seu semelhante.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de October de 2009 00:23

Ai vitor* deves ter dito uma trinta mil heresias :)

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 17 de October de 2009 00:36

Citação:
vitor*
O que vou relatar a seguir é só uma ideia tola que não foi tirada de lado nenhum. Como pessoa que costuma procurar as suas fontes para dizer alguma coisa,isto parece-me algo tolo e ilógico, mas aqui fica.

Olá, Vitor, Paz do Senhor...

Não, amado... Não é tolice. Pois devemos escrever aquilo que pensamos, para que possamos meditar, aqui, todos juntos. E, sempre que for digitado a próprio punho, será sempre de uma leitura atrativa...

Citação:
O Éden no meu entender pode relatar de forma figurada quando o homem teve consciência da morte e consiência de si próprio. Isso deu-se devido ao desenvolvimento de uma parte do cérebro que é responsável por isso(na parte anterior da cabeça).

Eu vejo alguns problemas, se se adotar essa tua linha de interpretação. Pois, como fica o entendimento sobre o assunto, sob o poonto de vista dos apóstolos? E até mesmo de Jesus Cristo? Pois a forma como falaram, incluindo Adão em genealogias, inclusive, e em outra ocasião comparando a pessoa de Adão a pessoa de Jesus Cristo, nos mostram que eles tinham a total CERTEZA de que houve o primeiro homem, Adão!

Assim, gostaria de saber o que o colega pensa sobre isso, no sentido de saber: Os apóstolos, para ti, tinham MENOS profundidade de conhecimento para acreditarem na existencia literal de Adão, do que nós, homens contemporâneos de hoje? Pois ao afirmarmos que Adão foi uma lenda, foi uma parábola, foi um mito, equivalerá a dizer que os apóstolos teriam a mesma mentalidade de uma criança que acredita em lendas, que acredita, por exemplo, na existência do papai noel!

Citação:
Ao tomar conciência de si próprio o homem passa a tomar decisões, que o podem ou não afastar do objectivo da criação, que é levar essa mesma criação para o criador.

Eu vejo que esta linha se adeque melhor se se retirar DEUS da história, ou seja, se o ateísmo for considerado como um caminho que pode ser VERDADEIRO!

Citação:
O fruto do éden fala de uma forma inspirada desta transição. O grande problema trata-se de ter sido o homem ou Deus a escolher que o homem fizesse esta transição, que é o mesmo que perguntar quem é que fez o homem comer o fruto?

Mas aí mora outro grande problema... O pecado existiria? Afinal seres "não pensantes" agindo, são incapazes de assimilar, de diferenciar o certo do errado... E assim, qual o motivo de Jesus vir a terrra? O que seria a salvação? Salvar de que?

Citação:
De facto eu penso que Deus sabia que o homem um dia ia comer o fruto,senão porque o colocaria no meio do paraíso? Deveria escondê-lo,deveria torná-lo inacessível. Mas não. Colocou-o no meio do Éden(permitiu que o homem evoluisse).

É certo que Deus sabia que o homem pecaria. No entanto, a pergunta: Por que colocou então a árvore ali? Colocou porque o homem tinha LIVRE ARBÍTRIO, tinha liberdade de escolha!Mas um dia, quando de posse do corpo glorificado, os salvos saberão e conhecerão toda a história!

Citação:
E no fim todos se salvarão. Eu creio. Porque Deus ama muito o homem. É o seu semelhante.

Nessa linha de pensamento, Jesus Cristo, o Messias de Deus, seria apenas mais um caminho, semelhante a buda, semelhante a Iemanjá, semelhante ao Inri Cristo, semelhante a Allan Kardec...

Ora, Vitor... Jesus veio para que, aquele que nEle crer, não sofra a segunda morte! Essa mensagem é facilmente encontrada por toda a Escritura! PAra excluir essa mensagem, só rasgando várias páginas da Bíblia!

Jesus não é uma opção, não é "mais um caminho" que leva a Deus. Ele é O ÚNICO Caminho, não existe outro! E enquanto existir VIDA no corpo, haverá a oportunidade de ser mudada a herança de Adão! Após o corpo dar o último suspiro se seguirá o juízo e aí, nao adiantará bíblia, não adiantará padre, pastor, padre, indulgências nem missa...

A salvação é uma GRAÇA IMERECIDA, amigos, lembrem disso... Porque IMERECIDA? Porque ninguém a MERECIA. Ela só é alcançada através do Sacrifício do Calvário! Pensem nisso!


Em Cristo


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 5 vezes. Última edição em 17/10/2009 00:48 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de October de 2009 08:26

Jesus e os seus discípulos eram homens da sua época e cultura. A sua mensagem, embora de cariz universal, cimentava-se numa tradição específica de uma região.

Mesmo considerando uma origem divina para Jesus, temos de entender que há partes mais relevantes da sua mensagem e que outras servem apenas para ancorar o essencial.

Falar de Adão era relevante? Não. O mito de Adão remetia para as origens do sofrimento que todos sentem na pele, da injustiça, da perda dos entes queridos, da nossa própria brevidade. Jesus fala do oposto, fala da esperança em continuar vivo, da alegria, do amor, da recompensa dos justos. E todos podem ser justos, não apenas um povo.

Assim como não temos de nos envergonhar das nossas ignorâncias actuais sobre os conhecimentos do futuro, também não podemos exigir aos nossos antepassados o grau de conhecimento e de análise que hoje nos é possível (pelo menos para alguns). Não há qualquer infantilidade, há a realidade possível.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 17 de October de 2009 12:20

Citação:
Lena
Jesus e os seus discípulos eram homens da sua época e cultura.

Olá Lena... Paz do Senhor, amada...


Acredito que a CHAVE para a questão está nessa frase, de seu texto que separei, acima. Para você, assim como para a maioria, Jesus Cristo e seus apóstolos eram apenas gente ignorante, mal cheirosa e inculta, devido a época em que estavam inseridos. Assim, eram pessoas tão rudes de conhecimento, que sequer conseguiam diferenciar um caso de enfermidade de um caso de possessão...Assim, é de se esperar que um "tipo de gente" assim, só podia mesmo crer em "verdades" que, mais tarde, devido ao "avanço da ciência", se mostrariam em meras TOLICES.

Nesta sua frase, Lena, posso resumir a DIFERENÇA entre os conceitos que defendo, do teu conceito, que é aquele aceito pela maioria dos outros colegas. Para mim, JEsus é o Filho de Deus e NADA lhes era incoberto! Assim, segredos do corpo humano que a "ciência moderna" de hoje ainda não descobriu, ele já CONHECIA, a tal ponto de poder CURAR UM OLHO cego de nascença, a tal ponto de poder dar vida a um amontoado de carne em decomposição, ou seja, um morto de quatro dias...

Ora, esses são apenas pequenos exemplos, pois fico aqui meditando quando é, por exemplo, que a OFTALMOLOGIA terá condição de fazer um olho cego de nascença ENXERGAR!

Assim, acredito que é APENAS uma questão de CONCEITOS, sobre AUTORIDADE. Para mim, não só Jesus Cristo, mas também os apóstolos TINHAM AUTORIDADE não apenas no ensino, mas também em tudo aquilo que o Espírito os orientava. Assim, se um apóstolo passava por determinado lugar e quisesse, ao se deparar com um defunto de tantos dias, ele simplesmente o chamava de volta a vida... Talvez alguns queiram até insinuar que a ignorância deles era tanto que sequer conseguiam diferenciar um morto de um não morto... Mas isso aí já será o cúmulo da incredulidade!

Citação:
Falar de Adão era relevante? Não. O mito de Adão remetia para as origens do sofrimento que todos sentem na pele, da injustiça, da perda dos entes queridos, da nossa própria brevidade. Jesus fala do oposto, fala da esperança em continuar vivo, da alegria, do amor, da recompensa dos justos. E todos podem ser justos, não apenas um povo.

Já que estamos conversando, gostaria de ler algumas respostas tuas, amiga...

1 - Tu acreditas que Jesus veio ao mundo?

2 - Se acreditas que Ele veio ao mundo, para ti, ele foi apenas um homem comum, igual a mim e a ti?

3 - Qual foi o motivo de Ele ter vindo? Ele foi apenas mais um que nasceu?

4 - A amiga acredita nos milagres operados por Ele, e registrados na Escritura?

5 - Tu acreditas que Ele RESSUSCITOU?

Gostaria muito de ler tuas respostas a estas questões, para que pudesse focar argumentos em tuas respostas!

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 17/10/2009 12:26 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de October de 2009 13:05

Citação:
David_
Para você, assim como para a maioria, Jesus Cristo e seus apóstolos eram apenas gente ignorante, mal cheirosa e inculta, devido a época em que estavam inseridos.

Lamento que seja assim que vejas os desfavorecidos de hoje. Só assim se justifica a dureza das palavras que usas sobre quem viveu no passado.

Quanto a tua lista de perguntas, nem entendo porque as fazes pois sabes bem que não sou crente. Mas o s7v7n é, o vitor*, e fox também o são, e não concordam contigo, provando ser possível crer em Jesus e entender relato de Génesis como um mito. O não seres capaz não invalida outras percepções, a meu ver muito mais esclarecidas e pertinentes.

Quando responderes objectivamente ao s7v7n, responderei a ti (embora todos as conheçam a priori as minhas respostas).

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 17 de October de 2009 13:22

Citação:
Lamento que seja assim que vejas os desfavorecidos de hoje.

Olá, Lena, paz do Senhor Jesus Cristo...


Eu não fiz valor de juízo nenhum, das pessoas de hoje, quem fez foi você, relativo as pessoas do passado! QUalquer um, ao ler em seu texto, perceberá facilmente:

Citação:
Assim como não temos de nos envergonhar das nossas ignorâncias actuais sobre os conhecimentos do futuro, também não podemos exigir aos nossos antepassados o grau de conhecimento e de análise que hoje nos é possível (pelo menos para alguns). Não há qualquer infantilidade, há a realidade possível.

Assim, não queira insinuar que chamei alguém de inculto, pois foi você quem fez isso com os apóstolos e com JESUS CRISTO! E talvez estivesse querendo relacionar o fato de eles acreditarem, por exemplo, em Adão a esta suposta IGNORÂNCIA temporal! E isso foi o motivo da minha mensagem anterior!

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 17/10/2009 13:27 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de October de 2009 13:46

Mas tu ao menos sabes/entendes aquilo que escreves?
Quem chamou alguém aqui de mal cheiroso, ignorante e inculto? Foste tu!

Eu não chamei ninguém de inculto, pois não se pode exigir o mesmo de alguém que nasça hoje numa classe média ocidental, a alguém que não tinha acesso nem a uma centésima parte dos conhecimentos de hoje.
Não se pode exigir a alguém que nunca conheceu a liberdade, a coragem de lutar pelos seus direitos.
Não se pode exigir a um surdo que aprenda canto lírico. Nem a um paraplégico que seja recordista olímpico dos 100 m planos.

Há limitações físicas, temporais, culturais, naturais. Ninguém é superior ou inferior por viver numa época ou numa cultura. Não é vergonha ser-se surdo, paraplégico, analfabeto, sofrer de paralisia cerebral ou nascer e morrer logo a seguir.

Vergonha é poder e não o fazer, é ter acesso à informação e nem sequer tentar entender, é ter um cérebro e recusar pensar.
Vergonha é acusar os outros das nossas próprias limitações.
Vergonha é cuspir na mão de quem nos abre os braços.
Vergonha é usar da soberba cultural para humilhar e perseguir quem é diferente.
Vergonha é tentar padronizar e nem entender que há outras alternativas igualmente válidas.
Vergonha é negar a coexistência.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 17 de October de 2009 14:07

Citação:
Lena
Mas tu ao menos sabes/entendes aquilo que escreves?
Quem chamou alguém aqui de mal cheiroso, ignorante e inculto? Foste tu!


Não, amiga... Eu apenas TRADUZI em palavras o teu texto!

Para mim Jesus Cristo tinha de muito longe, mas muito longe, um conhecimento bem SUPERIOR ao teu e ao meu! Isso diz tudo e mostra CLARAMENTE quem considera quem INCULTO! Ora, teria eu ou tu, algo para ENSINARMOS a Jesus Cristo, que Ele já não soubesse?

Citação:
Eu não chamei ninguém de inculto, pois não se pode exigir o mesmo de alguém que nasça hoje numa classe média ocidental, a alguém que não tinha acesso nem a uma centésima parte dos conhecimentos de hoje.

Então chamastes a eles de DOUTOR? Ora, não é uma questão de "se exigir" é uma questão de quereres MEDIR os conhecimentos. Para você, por não terem a "ciência avançada" Jesus e os Apóstolos só poderiam mesmo acreditar em fábulas e lendas, pois estavam inseridos numa época bárbara, com "ciência" quase zero! É esta questão que quisestes demonstrar e que, agora, pareces querer fugir!

Citação:
Não se pode exigir a um surdo que aprenda canto lírico. Nem a um paraplégico que seja recordista olímpico dos 100 m planos.

hehehehe... QUe analogia horrivel... Querer insinuar que assim como um "surdo" que nunca ouviu um canto lírico, assim eram Jesus e os apóstolos, pobres desconhecedores da "ciências" e que, por isso, disseram as maiores bobagens, para nós, homens cultos e sabedores da ciência moderna! Só podia ler isso de voce mesmo, Lena... Sem ofensas, mas só poderia ler isso de voce e de um outro colega deste forum!

Citação:
Há limitações físicas, temporais, culturais, naturais. Ninguém é superior ou inferior por viver numa época ou numa cultura. Não é vergonha ser-se surdo, paraplégico, analfabeto, sofrer de paralisia cerebral ou nascer e morrer logo a seguir.

Bem, acredito que chegamos num limite... Ou seja, precisamos PROCLAMAR aquilo que CREMOS. para mim, JESUS é o Filho do Deus vivo, o Messias enviado para dar vida ao homem. Para ti, Ele deve ser uma pessoa comum, talvez apenas um rebelde, talvez apenas uma pessoa simples, que viveu numa época longínqua e, assim, era totalmente desprovido daquilo que é realmente a VERDADE. Afinal, a verdade quem supostamente sabe, somos nós, homens modernos!

Assim, Quem é Jesus para ti, Lena? Não se envergonhe de responder, amada... Escreva para que todos nós possamos meditar juntos.

Jesus era DIVINO?


Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 17/10/2009 14:17 por David_.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 17 de October de 2009 14:39

Citação:
David_
Citação:
vitor*
O que vou relatar a seguir é só uma ideia tola que não foi tirada de lado nenhum. Como pessoa que costuma procurar as suas fontes para dizer alguma coisa,isto parece-me algo tolo e ilógico, mas aqui fica.

Olá, Vitor, Paz do Senhor...

Não, amado... Não é tolice. Pois devemos escrever aquilo que pensamos, para que possamos meditar, aqui, todos juntos. E, sempre que for digitado a próprio punho, será sempre de uma leitura atrativa...


Citação:
O Éden no meu entender pode relatar de forma figurada quando o homem teve consciência da morte e consiência de si próprio. Isso deu-se devido ao desenvolvimento de uma parte do cérebro que é responsável por isso(na parte anterior da cabeça).

Eu vejo alguns problemas, se se adotar essa tua linha de interpretação. Pois, como fica o entendimento sobre o assunto, sob o poonto de vista dos apóstolos? E até mesmo de Jesus Cristo? Pois a forma como falaram, incluindo Adão em genealogias, inclusive, e em outra ocasião comparando a pessoa de Adão a pessoa de Jesus Cristo, nos mostram que eles tinham a total CERTEZA de que houve o primeiro homem, Adão!

Assim, gostaria de saber o que o colega pensa sobre isso, no sentido de saber: Os apóstolos, para ti, tinham MENOS profundidade de conhecimento para acreditarem na existencia literal de Adão, do que nós, homens contemporâneos de hoje? Pois ao afirmarmos que Adão foi uma lenda, foi uma parábola, foi um mito, equivalerá a dizer que os apóstolos teriam a mesma mentalidade de uma criança que acredita em lendas, que acredita, por exemplo, na existência do papai noel!


Citação:
Ao tomar conciência de si próprio o homem passa a tomar decisões, que o podem ou não afastar do objectivo da criação, que é levar essa mesma criação para o criador.

Eu vejo que esta linha se adeque melhor se se retirar DEUS da história, ou seja, se o ateísmo for considerado como um caminho que pode ser VERDADEIRO!


Citação:
O fruto do éden fala de uma forma inspirada desta transição. O grande problema trata-se de ter sido o homem ou Deus a escolher que o homem fizesse esta transição, que é o mesmo que perguntar quem é que fez o homem comer o fruto?

Mas aí mora outro grande problema... O pecado existiria? Afinal seres "não pensantes" agindo, são incapazes de assimilar, de diferenciar o certo do errado... E assim, qual o motivo de Jesus vir a terrra? O que seria a salvação? Salvar de que?


Citação:
De facto eu penso que Deus sabia que o homem um dia ia comer o fruto,senão porque o colocaria no meio do paraíso? Deveria escondê-lo,deveria torná-lo inacessível. Mas não. Colocou-o no meio do Éden(permitiu que o homem evoluisse).

É certo que Deus sabia que o homem pecaria. No entanto, a pergunta: Por que colocou então a árvore ali? Colocou porque o homem tinha LIVRE ARBÍTRIO, tinha liberdade de escolha!Mas um dia, quando de posse do corpo glorificado, os salvos saberão e conhecerão toda a história!


Citação:
E no fim todos se salvarão. Eu creio. Porque Deus ama muito o homem. É o seu semelhante.

Nessa linha de pensamento, Jesus Cristo, o Messias de Deus, seria apenas mais um caminho, semelhante a buda, semelhante a Iemanjá, semelhante ao Inri Cristo, semelhante a Allan Kardec...

Ora, Vitor... Jesus veio para que, aquele que nEle crer, não sofra a segunda morte! Essa mensagem é facilmente encontrada por toda a Escritura! PAra excluir essa mensagem, só rasgando várias páginas da Bíblia!

Jesus não é uma opção, não é "mais um caminho" que leva a Deus. Ele é O ÚNICO Caminho, não existe outro! E enquanto existir VIDA no corpo, haverá a oportunidade de ser mudada a herança de Adão! Após o corpo dar o último suspiro se seguirá o juízo e aí, nao adiantará bíblia, não adiantará padre, pastor, padre, indulgências nem missa...

A salvação é uma GRAÇA IMERECIDA, amigos, lembrem disso... Porque IMERECIDA? Porque ninguém a MERECIA. Ela só é alcançada através do Sacrifício do Calvário! Pensem nisso!


Em Cristo


David

Adão existiu mesmo. Quando se lê a bíblia não se pode levar à letra tudo o que ela diz, senão saberíamos que "Jesus é a porta" "Jesus é um pão" ou que existiu mesmo o filho pródigo(ele existiu mas não foi especificamente ninguém, tal como adão não é especificamente ninguém), ou o vinhateiro homicida. A bíblia usa muitas vezes mesmo nas palavras de Jesus o artificio da estória, que não é história, para nos ensinar algo. Porquê negá-lo? Quem não é critico em relação ao que acredita, não pode acreditar verdadeiramente amigo.

Jesus nunca diz que estas personagens não existiram. Elas existiram de facto mas não são ninguém em particular. São ensinamentos e formas de nos levar a entender a mensagem que Deus nos quer transmitir. Ninguém está a pensar que a bíblia fosse falar do cérebro humano, quando ainda nem sequer se sabia o que isso era.

Adão representa esse homem primeiro que teve consciência de si próprio e da morte(o cérebro evoloiu) e que a partir daí precisava de ser salvo por Deus para permanecer junto do criador e em harmonia com a criação, devido ao facto de ter consciencia das suas maldades coisa que não tinha até então. Quando o homem teve consciência da morte e de si próprio logo se perguntou:Existe Deus. É uma história do homem na terra com 6 milhões de anos segundo recentes descobertas.



Editado 1 vezes. Última edição em 17/10/2009 14:41 por vitor*.

Re: Pecado - Todos morremos em Adão?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 17 de October de 2009 14:51

David_
estás a comportar-te de forma incorrecta.

O que eu falei é bastante claro e não necessita de tradução. Tu viste necessidade de recriar as minhas palavras para que elas se ajustassem à tua argumentação, num clara extrapolação abusiva.

Eu não chamei Jesus ou os apóstolos de incultos até porque não os considero assim. Da mesma forma que não considero um homem das cavernas inculto por não saber ler, ou Einstein inculto por não perceber patavina de síntese proteica.

É bem clara a minha posição e esta nada tem a ver com aquilo que me queres pôr na boca. Se não és capaz de entender algo tão simples, o problema é teu, não meu.

Consideras as minhas analogias horríveis? Interessante, pois para mim, que nem cristã sou, todos merecem respeito, por mais limitados que sejam fisicamente. Só não respeito pessoas mal intencionadas, deturpadores, mentirosos, pois isso já é fruto da sua desprezível personalidade.

Todos aqui sabem no que acredito, só mesmo tu para vires numa de santo inocente a fazer perguntas para adiar o importante. Logo... Deixa-te de rodeios e responde mas é ao s7v7n.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Página actual: 10 de 32


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.