Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 4 de 10
Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 16:16

Paz do Senhor a todos


Antes do dilúvio, as condições atmosféricas eram realmente diferente desta que vivemos, hoje... Em Gênesis vemos registrado que Deus colocou água, em cima, no céu, provavelmente em forma de vapor.

gênesis 1:7-8
7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi.
8 Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo.


Talvez essa grande quantidade de água que havia acima, criasse um clima tal qual uma estufa, e talvez fosse a responsável pela grande longevidade do homem naquela época. Pois, mesmo após a queda de Adão, os homens viviam mais de 500 anos! No entanto, após o dilúvio, essa idade caiu para as nossas.


Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 01/06/2009 16:18 por David_.

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 16:34

Citação:
Flor

não vou discutir contigo a mitologia da criação. É falar para o boneco pois tu e o estrelita querem por força acreditar num Adão e Eva reais, dilúvios reais, com arcas, burros falantes, etc. Precisam que esses relatos sejam considerados reais para a vossa Fé fazer sentido.



É como tenho dito... Mitologia é a Medusa, é Odin, é Zeus, é Astarote, Moloque ou Baal... Mas Adão e Eva? Colocar Adão e Eva em pé de igualdade com o saci, o cavaleiro sem cabeça, ou a iara é chamar a Jesus Cristo de deficiente mental, visto que, não digo que Ele acreditava, pois é um termo que torna o Senhor carente de informação, para assim saber de algo, assim, prefiro usar o termo SABIA. Jesus Cristo SABIA da existência de Adão. Se este existiu da mesma forma que o saci ou o cavaleiro sem cabeça existiram, Jesus não é Deus coisa nenhuma e não deve ser digno de crédito!

Como já postei, acredito na criação do arco íris no exato momento do após dilúvio. Acredito mesmo que ao falar com Noé, Deus o tornou visível para que este o visse e soubesse que aquela era a aliança! Ora, se o arco já existisse antes, não haveria motivo para Deus dizer que estava a colocá-lo nas nuvens para que todos o vissem!

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 1 vezes. Última edição em 01/06/2009 16:37 por David_.

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 16:50

Citação:
Cristo Salva
Quanto à pergunta "quantos anos tem a terra?" eu vou-lhe dizer a verdade embora suspeite que você já saiba qual é, embora a não aceite: à volta de 6000 anos.

Obrigada por me fazer pensar sobre a questão do arco-íris... fui estudar o assunto. E tenho a humildade suficiente para anunciar que errei quando disse que o arco-iria já existia.

Estas declarações não são questões de crença. São burrice pura.
Ainda pensei que havia um rasgo de pensamento crítico na tua pessoa.
Mas és mesmo a mesma "coisa" do esterlita.

Ser crente não obriga ninguém a fazer papel de asno falante.
Mas, claro, gostos não se discutem.
Felizmente nem todos os evangélicos são tão limitados.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 17:32

Citação:
David_
Colocar Adão e Eva em pé de igualdade com o saci, o cavaleiro sem cabeça, ou a iara é chamar a Jesus Cristo de deficiente mental, visto que, não digo que Ele acreditava, pois é um termo que torna o Senhor carente de informação, para assim saber de algo, assim, prefiro usar o termo SABIA. Jesus Cristo SABIA da existência de Adão. Se este existiu da mesma forma que o saci ou o cavaleiro sem cabeça existiram, Jesus não é Deus coisa nenhuma e não deve ser digno de crédito!

A única pessoa neste fórum que chama nomes a Jesus és tu.
Quem neste fórum não dá a devida importância à mensagem de Jesus és tu e essa adenda florida. Vocês fazem depender a vossa crença da inerrância de textos humanos escritos por homens.

Cristo não tem de pagar pelas vossas limitações. A mensagem de Cristo é simples e clara, e não fala em ter de crer em Adão, Eva e arcas.
Jesus foi homem, homem do seu tempo, do seu povo, falava novidades dentro de contextos familiares. Só assim alguém lhe daria atenção.

Se fosse hoje, falaria em evolução, nuclear, BigBang, ONU, democracia, água, Natureza, fome, Educação, clima e Deus.
A mensagem em essência seria a mesma. Olha bem para a oração do Pai Nosso. Se o importante fosse o registo da tradição judaica achas que o conteúdo seria aquele?
Pensa, caraças, pensa! Não ofendas o teu criador com tanta imbecilidade.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 18:21

Citação:
Lena
A única pessoa neste fórum que chama nomes a Jesus és tu.


Eu tenho procurado crer da forma que Ele ensinou. Procurar acreditar da forma que Seus apóstolos acreditavam. Este é o procedimento que todo aquele que ama a Jesus deve adotar!

Já você, iguala episódios bíblicos a lendas, a folclore, a mitologia... Ora, dizer que Adão é lenda é o mesmo que dizer que ele é tão real quanto o foi o minotauro. Isso é chamar o grande apóstolo Paulo de tolo!

1Co 15:21 - Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.

Paulo é claro, é cristalino... Adão EXISTIU, tão certo como Jesus Cristo... Se alguém põe dúvida a existência de Adão, deve por dúvida também a existência de Jesus! Não há como SIMBOLIZAR, apenas um dos indivíduos. Se Adão foi LENDA, o Homem por quem vem a ressurreição também o é...

Assim, não sou eu quem ponho adjetivos a Jesus e aos apóstolos. Mas todos aqueles que afirmam, sem NENHUMA BASE, sem mostrar nada, nadinha de nada, neco, bulhufas de argumento, que Adão não existiu. EU mostrto que ele existiu como homem. Quem acredita no contrário, só sabe XINGAR, só sabe ofender e não mostra NADA, biblicamente.

Citação:
Cristo não tem de pagar pelas vossas limitações. A mensagem de Cristo é simples e clara, e não fala em ter de crer em Adão, Eva e arcas. Jesus foi homem, homem do seu tempo, do seu povo, falava novidades dentro de contextos familiares. Só assim alguém lhe daria atenção.

TU não sabes sequer o que fala ou o que crê, LEna... Se alguém ler todas as tuas postagens, verá uma pessoa insegura de si, que não sabe dizer na realidade a fé, o credo que professa. Uma hora diz ser atéia, mas a forma de escrever e as convicções nos momentos de raiva, nos mostram, nos revelam, que isso não é verdade. Não uso os adjetivos que usas, por isso não direi que é DESONESTIDADE de crença... Mas digo apenas que é insegurança.

E é por isso, que é engraçado alguém que diz não acreditar em Deus citar tanto a Escritura. E muito mais engraçado ainda, é vê-la tentar ensinar, ministrar os ensinamentos que ela mesma diz negar!

Quanto ao texto selecionado acima, o que tenho a dizer é que assuntos como dilúvio, Adão e Eva, saída do Egito, não são assuntos passados que pertenceram apenas a uma época, a pessoas ignorantes, fedorentas e incultas... Não são lendas, não são fábulas, mas acontecimentos REAIS! Como acreditar? É necessário fè. A mesma fé que se tem para acreditar que Alguém andou por sobre as águas... A mesma fé para se acreditar que Alguém ressuscitou após três dias de morto! Ora, é mais difícil acreditar em Adão e Eva e em dilúvio do que na possibilidade de 5 pãezinhos e alguns peixinhos alimentarem mais de 5 mil homens fora mulheres e crianças? Assim, nãoé pela lógica humana, pois estamos falando no mundo espiritual. E este não se explica pelo entendimento humano!


Citação:
Se fosse hoje, falaria em evolução, nuclear, BigBang, ONU, democracia, água, Natureza, fome, Educação, clima e Deus.

É verdade... Falaria em evolução para NEGAR. Para ensinar o Criacionismo! Afinal a verdade não muda! Jesus não mudaria o discurso devido a época que estava. Jesus não mentiria nem DISFARÇARIA a verdade, de modo que esta ficasse confusa e pudesse se confundida com o erro! Jesus é Deus e só falou a verdade, assim como o faria se hoje estivessse aqui!

Citação:
Pensa, caraças, pensa! Não ofendas o teu criador com tanta imbecilidade.

Não muito inteligente e até cômico é ver alguém que diz não ter temor de Deus citar a Escritura e querer até ensiná-la... Além de ser não coerente, encontramos uma admoestação clara que diz:

Sal 50:16 - Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua boca?

Em Cristo,e sempre na Sua Paz


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 01/06/2009 18:24 por David_.

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 18:52

Bem diz quem me avisa, falar com vcs é mais difícil que ensinar um burro a dançar.

Tu não mostras nada! Apenas dizes que tem de ter existido porque:
a) está lá escrito no livro
b) pensas que considerar adão um mito transforma Jesus num tolinho

Isso não são provas nenhumas, são interpretações tuas que não valem um tostão furado.

Agora virou moda dizer que sou insegura. Pensa o que quiseres, é algo que não me afecta minimamente. Se queres chamar-me católica chama, não é o que tu falas que me faz ser diferente.
No que creio é nos factos e esses apontam para tudo menos para Adão, Eva, Noé, Terra em 6 dias e costeletas. Apontam para uma Terra com 4600 milhões de ano, para uma longo e lento caminho evolutivo onde nós somos apenas mais uns. Aponta para tudo menos para maozinhas divinas a moldar pencas, perninhas, bracinhos e genitálias.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 19:21

Citação:
David_
Devemos meditar e refletir, para assim sabermos qual a Vontade do Senhor amigos... Não estamos aqui para brigar, mas para debater as idéias. Pessoalmente não me vejo com nenhum inimigo aqui. E vou bem mais além... Me sentiria feliz se um dia conhecesse pessoalmente os colegas. Mesmo aqueles que algumas vezes me causaram problemas aqui, no forum. Pois nenhum desses é meu inimigo... Apenas temos pensamentos diferentes...

O problema, meu caro, é que tu não está interessado em debater. Desde que nos chamaste apóstatas a todos está clara a estima em que nos tens e o respeito que tens pela fé dos outros.

Se estivesses interessado em debater procuravas estudar e conhecer as diversas áreas do conhecimento e a forma como elas nos aproximam de Deus. Desrespeitas-me enquanto geólogo e depois dizes que queres debater?

Outro aspecto é que o debate não se processa apenas como eu quero. isto também se aplica a ti. Não te chega dizeres que na Bíblia diz, pois enquanto assim procederes não à debate possível. Escusas de vir com as lamúrias do «eu sigo a Palavra, bla bla» porque eu também sigo e sei que ela não é um tratado científico. O Papa João Paulo II escreveu uma excelente Carta sobre a fé e a razão, a forma como ambas se complementam.

Quando finalmente deixares de vir escrever aqui como se fosses dono da verdade absoluta, analisares os assuntos honestamente, então sim, estaremos a debater pensamentos diferentes. Para já, apenas colhes a resistência normal a quem procurar evangelizar pela força (neste caso, pelo cansaço), sem paixão nem razão.

Cumprimentos

Alpha

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 19:32

Olá minha cara,

Citação:
Cristo Salva
Agradeço muito ao Senhor pelas mensagens do muito e amado David que eu com toda a certeza gostaria muito de conhecer! Assim como a todos os outros membros, claro, mas conhecer um outro irmão em Cristo é uma alegria enorme!
:) Quando vier a Portugal, por favor, informe, caro irmão!


Tava noutro dia a ver a televisão da Coreia do Norte e eles referem-se assim ao Kim Il Jong (ou sung, ou qq coisa no género). O nosso querido e amador guia! Chega a roçar a idolatria!

Citação:
Cristo Salva
Quanto à pergunta "quantos anos tem a terra?" eu vou-lhe dizer a verdade embora suspeite que você já saiba qual é, embora a não aceite: à volta de 6000 anos.

Chumbava-te num tempo! Nem em dois nem em três! Num tempo só! Ler isso na frequência e era risco do princípio ao fim.

Citação:
Cristo Salva
David, será que você poderia dar sua opinião sobre esta minha mensagem? Obrigada! :)

Hmm, afinal a Bíblia não se interpreta a si mesma? Para quê então a opinião do david_? Exegése? Ou afinal, o livro não se interpreta a ele mesmo e precisas de quem te oriente na interpretação? Queres ver que afinal a Igreja está certa?!?!?!?!??!

Cumprimentos

Alpha

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 20:35

Citação:
Alpha
Hmm, afinal a Bíblia não se interpreta a si mesma? Para quê então a opinião do david_? Exegése? Ou afinal, o livro não se interpreta a ele mesmo e precisas de quem te oriente na interpretação? Queres ver que afinal a Igreja está certa?!?!?!?!??!

Paz do Senhor a todos

A Escritura interpreta a si mesma... É por isso que podemos dizer certas verdades bíblicas sem medo de estar errados. Pois aquela informação é encontrada por toda a Escritura, demonstrando que os personagens bíblicos a conheciam e ensinavam...

QUanto a ter dúvida, todos temos... E, quando não temos certeza de algo, é imensamente mais inteligente e mais prudente perguntarmos, do que cairmos na bobagem de escrever algo do qual não conhecemos. Como você, que se ofendeu simplemente porque eu disse que Maria é criatura de Deus, assim como todos os seres o são... Sem entender, sem saber ou conehcer do assunto, você logo me acusou de algo... Assim, me parece que a atitude dela, de perguntar algo que tinha dúvida, foi bem mais inteligente que a sua. Outra coisa... O assunto da duvida não tinha essa importancia toda. Pois eu acredito de uma forma, assim como descrevi, mas ela pode acreditar de outra forma, no entanto, seremos irmaõs em Cristo, mesmo com pensamentos diferentes. Pois o assunto não importa para a salvação!

Em Cristo

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 4 vezes. Última edição em 01/06/2009 20:44 por David_.

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 20:54

Oh meu caro, as tuas alusões à «criatura» são na linha a «apostasia» e outras similares!

Agora, para além de ajuizares sobre o meu conhecimento cientifico ajuízas também o meu conhecimento teológico? E claro, aproveitas para tentar fugir com o rabo à seringa - «vocês é que não me entendem!»

E ainda dizes que está a aqui para discutir pensamentos!

Cumprimentos

Alpha

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 21:11

Lena e Alpha,

Não compensa perder tempo com quem acha que fazer uso da razão e usar o cérebro é pecado, seria mais fácil levar uma récua a filosofar que fazer um desses pensar.
Considerem que eles sofreram lavagem cerebral e que por isso é inútil dirigir-lhes a palavra.

Deus tenha misericórdia deles, pq estão cegos e surdos. Não sabem ler, nem ouvir, e não vieram aqui para debater e nem para dialogar. Eles vieram fazer "pregação", precisam disso, pregar sobre eles mesmos aos outros para que a fé deles tenha algum sentido. Por isso, não darão atenção a nada do que vcs disserem, pq não estão buscando a verdade. Lembrem-se do mito da caverna.

Esses pobres coitados acham que já sabem tudo. Têm medo de navegar e, desde que saltaram do barco e conseguiram colocar os pés num recife, desistiram de chegar ao porto. Da mesma forma que existiram uns que preferiram as cebolas, esses escolheram passar o resto da vida comendo caranguejo. O que se pode fazer por esses é orar para que um dia se cansem da diarreia.

Paz e Bem.

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 21:18

Citação:
firefox
Lena e Alpha,
Não compensa perder tempo com quem acha que fazer uso da razão e usar o cérebro é pecado, seria mais fácil levar uma récua a filosofar que fazer um desses pensar.
Considerem que eles sofreram lavagem cerebral e que por isso é inútil dirigir-lhes a palavra.

Deus tenha misericórdia deles, pq estão cegos e surdos. Não sabem ler, nem ouvir, e não vieram aqui para debater e nem para dialogar. Eles vieram fazer "pregação", precisam disso, pregar sobre eles mesmos aos outros para que a fé deles tenha algum sentido. Por isso, não darão atenção a nada do que vcs disserem, pq não estão buscando a verdade. Lembrem-se do mito da caverna.

Esses pobres coitados acham que já sabem tudo. Têm medo de navegar e, desde que saltaram do barco e conseguiram colocar os pés num recife, desistiram de chegar ao porto. Da mesma forma que existiram uns que preferiram as cebolas, esses escolheram passar o resto da vida comendo caranguejo. O que se pode fazer por esses é orar para que um dia se cansem da diarreia.

Paz e Bem.


Firefox,

Impressionante! Fantástico! Recife-Porto, cebolas-Caranguejo! Esta imagem vai-me dar um jeitaço enorme, nem tu sabes quanto!

É também nestas coisas que se sente e vê Deus!

Cumprimentos

Alpha

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 01 de June de 2009 23:59

Jorge Gomes, sim, para a igreja católica romana Jesus é de novo sacrificado cada vez que o padre consagra a hóstia. Se é de novo sacrificado, é porque para eles volta a morrer.

O sacrifício de Jesus na cruz foi completo: "Está consumado"- João 19.30

Jesus deu a Sua vida como um sacrífico para nos salvar, oferecendo o Seu corpo uma vez por todas! Hebreus 10.10-12

Repare bem como os católicos romanos pensam (alguns, porque muitos vivem em ignorância, daí a importância dos erros serem expostos):
No ano 1414, o papa João XXIII, retirou o vinho da missa e as igrejas passaram a servir apenas a hóstia. O Catolicismo diz que esse papa foi "anti-papa" mas acolhem essa sua decisão até hoje!

Toda Missa é o sacrifício de Jesus, morrendo na Cruz por nós. Pergunte a qualquer padre.

Além disso, se o vinho se transformasse realmente em sangue de Cristo, então Deus se estaria a contradizer, pois proibiu beber sangue tal como pode ler em Deuteronomio 12:16-23. Deus também proibiu comer carne humana, a isso chama-se canibalismo.

Muito obrigada pela sua explicação do arco-iris, muito amado irmão David! Ao contrário dos nossos amigos católicos que nem lêem duas vezes o que é escrito, fui estudar a pergunta da Lena e estou de acordo com a sua explicação dada tão amorosamente.

Alguns não compreendem que a verdadeira humildade é saber dizer "não estudei bem essa parte, mas reli a Bíblia e concordo com a explicação".
Se calhar a catequese ensinou-os a nunca fazerem perguntas.

E sim, Lena, você é insegura sim, minha amiga. Porque você responde com uma ira e uma irritação não controlada próprias de "animais" que se sentem ameaçados. Quando um "animal" se sente encurralado, ou tem medo, ele afia as unhas e ataca para também meter medo ao outro.

Chamar as pessoas de "burros", "limitados", "coisa" só pode vir de alguém muito zangado com a vida, ou revoltado consigo mesmo. Já lhe sugeri que rebatesse o que dizemos com a Bíblia ou com textos católicos romanos, etc, mas não, continua com a mesma lenga lenga de "vocês são muito burros!". Mas ela que é tão esperta não diz o que pensa nem porquê. Que Deus a proteja, Lena e a encha de Paz e Segurança. E se tiver algum problema na sua vida (quem não tem?) e quiser falar comigo via mensagens privadas, terei muita alegria em ajudá-la e ser sua amiga, porque acredite ou não, eu amo-a muito no Senhor!

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: Cristo Salva (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 00:16

Citação:
Alpha


Firefox,

Impressionante! Fantástico! Recife-Porto, cebolas-Caranguejo! Esta imagem vai-me dar um jeitaço enorme, nem tu sabes quanto!

É também nestas coisas que se sente e vê Deus!

Quais coisas?

"Cristo salva! Eu creio" - Flor

Paz do Senhor para Todos!

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 00:24

É melhor nem saberes. Porque muito provavelmente são coisas de bruxarias, sapos, caldeirões, e idolatrias.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 00:27

Olá minha cara,

Citação:
Minha Cara

Quais coisas?

Esquece! É como diz o s7v7n, pode ser deveras assustador!

Já agora, gostas de marisco?

Cumprimentos

Alpha

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 01:22

E depois a insegura sou eu... lol.

Eu não tenho raiva de gente triste. O que me revolta é a ignorancia, a estupidez militante de quem recusa a racionalidade.
Revolta-me saber que em certas partes do mundo ocidental as vossas ideias estão em igualdade com conhecimento objectivo, racional.
Estou atenta e não me calo nunca perante a boçalidade da ignorância voluntária.

Veneno e mais veneno:

Citação:
Cristo Salva
Repare bem como os católicos romanos pensam (alguns, porque muitos vivem em ignorância, daí a importância dos erros serem expostos):
No ano 1414, o papa João XXIII, retirou o vinho da missa e as igrejas passaram a servir apenas a hóstia. O Catolicismo diz que esse papa foi "anti-papa" mas acolhem essa sua decisão até hoje!

O papa João XXIII foi quem convocou o CVII nunca podia ser o de 1414.
Nesse ano o papa, não era anti papa, e era Gregório XII.

Houve de facto nesta época da História uma grande confusão com a existência simultânea de 3 papas, apoiados obviamente por casas reinantes na Europa com desejo de mais poder.
Um desses três papas autoproclamou-se como João XXIII e foi ele que inaugurou o Concílio de Constança em 1414, mas o seu poder era irrisório pois o mesmo Concílio o depôs, logo é falso dizer que um antipapa decidiu algo que ainda hoje é acatado.
Ele inaugurou o Concílio mas quem o tinha autorizado era o verdadeiro papa, Gregório XII que juntamente com outro antipapa abdicaram para que reinasse alguma paz. O concílio acabou com o cisma e elegeu um novo papa.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 02:17

Paz irmã Flor

Olha uma coisa, na missa Cristo é de novo sacrificado pelo sacerdote (a hóstia transubstanciada é a vítima) mas não volta a morrer, porque é um sacrificio incruento, ou seja, sem derramamento de sangue e sem morte. De qualquer maneira, não há necessidade, nem é possivel, sacrificar de novo Cristo seja de forma cruenta ou incruenta, porque como disseste Jesus deu a Sua vida como um sacrífico para nos salvar, oferecendo o Seu corpo uma vez por todas! Hebreus 10.10-12.



Editado 2 vezes. Última edição em 02/06/2009 02:19 por Epafras.

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 05:02

Para quem disse que "sabe tudo de catolicismo" (sic), essa tal Flor demonstra uma ignorância colossal acerca da doutrina católica. Segue um comentário breve, que isso é elementar demais e até as crianças aprendem no catecismo. Os grifos são meus:


1334. Na antiga aliança, o pão e o vinho são oferecidos em sacrifício entre as primícias da terra, em sinal de reconhecimento ao Criador. Mas eles recebem também um novo significado no contexto do êxodo: os pães ázimos que Israel come cada ano na Páscoa comemoram a pressa da partida libertadora do Egito; a recordação do maná do deserto há de lembrar sempre a Israel que ele vive do pão da Palavra de Deus.

(...)

1340. Ao celebrar a última Ceia com seus apóstolos durante a refeição pascal, Jesus deu seu sentido definitivo à páscoa judaica. Com efeito, a passagem de Jesus a seu Pai por sua Morte e sua Ressurreição, a Páscoa nova, é antecipada na ceia e celebrada na Eucaristia que realiza a Páscoa judaica e antecipa a Páscoa final da Igreja na glória do Reino.

"FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM"

1341. O mandamento de Jesus de repetir seus gestos e suas palavras "até que ele volte" não pede somente que se recorde de Jesus e do que ele fez. Visa á celebração litúrgica, pelos apóstolos e seus sucessores, do memorial de Cristo, de sua vida, de sua Morte, de sua Ressurreição e de sua intercessão junto ao Pai.

(...)

1365. Por ser memorial da páscoa de Cristo, a Eucaristia é também um sacrifício. O caráter sacrifical da Eucaristia é manifestado nas próprias palavras da instituição: "Isto é o meu Corpo que será entregue por vós", e "Este cálice é a nova aliança em meu Sangue, que vai ser derramado por vós" (Lc 22,19-20). Na Eucaristia, Cristo dá este mesmo corpo que, entregou por nós na cruz, o próprio sangue que "derramou por muitos para remissão dos pecados" (Mt 26,28).

(...)

1367. O sacrifício de Cristo e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício: "É uma só e mesma vítima, é o mesmo que oferece agora pelo ministério dos sacerdotes, que se ofereceu a si mesmo então na cruz. Apenas a maneira de oferecer difere". "E porque neste divino sacrifício que se realiza na missa, este mesmo Cristo, que se ofereceu a si mesmo uma vez de maneira cruenta no altar da cruz, está contido e é imolado de maneira incruenta, este sacrifício é verdadeiramente propiciatório".

1368. A Eucaristia é também o sacrifício da Igreja. A Igreja, que é o corpo de Cristo, participa da oferta de sua Cabeça. Com Cristo, ela mesma é oferecida inteira. Ela se une à sua intercessão junto ao Pai por todos os homens. Na Eucaristia, o sacrifício de Cristo se torna também o sacrifício dos membros de seu Corpo. A vida dos fiéis, seu louvor, seu sofrimento, sua oração, seu trabalho são unidos aos de Cristo e à sua oferenda total, e adquirem assim um valor novo. O sacrifício de Cristo, presente sobre o altar, dá a todas as gerações de cristãos a possibilidade de estarem unidos à sua oferta. Nas catacumbas, a Igreja é muitas vezes representada como uma mulher em oração, com os braços largamente abertos em atitude de orante. Como Cristo que estendeu os braços na cruz, ela se oferece e intercede por todos os homens, por meio dele, com ele e nele.

(...)

1372. Santo Agostinho resumiu admiravelmente esta doutrina que nos incita a uma participação cada vez mais completa no sacrifício de nosso redentor, que celebramos na Eucaristia:

Esta cidade remida toda inteira, isto é, a assembléia e a sociedade dos santos, é oferecida a Deus como um sacrifício universal pelo Sumo Sacerdote que, sob a forma de escravo, chegou a ponto de oferecer-se por nós em sua paixão, para fazer de nós o corpo de uma Cabeça tão grande. (...) Este é o sacrifício dos cristãos: "Em muitos, ser um só corpo em Cristo" (Rm 12,5). E este sacrifício, a Igreja não cessa de reproduzi-lo no sacramento do altar bem conhecido pelos fiéis, onde se vê que naquilo que oferece, se oferece a si mesma.



Erraram feio os que acima acusaram os católicos e tentaram explicar como entendemos a Eucaristia. Nenhum católico diz que Cristo é sacrificado "de novo" na Missa. Todos os católicos compreendem que o sacrifício de Cristo foi feito uma vez por todas, e esse foi/é um acontecimento que transcende o tempo. Na Missa, portanto, é o mesmo sacrifício que acontece, é a mesma vítima que se oferece, é a mesma oferta, a vida de Cristo e em Cristo, e essa transcende o tempo. Nem mesmo repetição é, o sacrifício é o mesmo sempre, a mesma oferta e o mesmo sacerdote. O modo como a Igreja Católica entende a Eucaristia vem dos primeiros séculos.

Para os católicos, celebrar o Memorial da Páscoa de Cristo é muito mais do que sentar em volta da fogueira para contar causos e assar batatas, tomando golinhos de vinho e comendo pedacinhos de pão. (E o que restar depois se joga fora.) Foi preciso que muitos séculos se passassem para uns entendidos de literalismo bíblico chegassem à conclusão de que os cristãos todos, desde a igreja primitiva, andaram equivocados e que não tem nada de mais no Memorial da Ceia.

Sinal dos tempos.



Editado 1 vezes. Última edição em 02/06/2009 05:04 por firefox.

Re: É a Bíblia SUFICIENTE?
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de June de 2009 08:44

Lol, mais uma vez o firefox a "trocidar" estes protestantes que teimam em dizer que sabem muito de catolicismo. É o que eu digo, é má vontade e muita vontade em vir fazer de deuses e de juízes.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 4 de 10


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.