Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 3 de 14
Re: mulheres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 04:15

Carlos Dias

Gostavas de ter um filho?
Olha, que so acabei de ser mulher quando vi o meu primeiro filho...!!! E tao lindo sentir, ver um filho...E uma das coisas mais lindas do mundo...E gracas a Deus, que me deu 2 lindos e bons filhos.
Rezem por eles...nao tenho vergonha de pedir!...
Um filho, alem de ja ser formado, esta a estudar Teologia.

Re: mulheres
Escrito por: paula (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 06:08



Hugo:

"As coisas são como são... Os homens também não podem gerar uma vida dentro de si... e têm de viver com isso. Somos diferentes! Ponto."

EStás aqui a confundir argumentos de natureza completamente diferente e paradoxal, o que, do ponto de vista meramente lógico e argumentativo não tem consistência.

Primeiro argumento - Homens e mulheres são diferentes do ponto de vista biológico. Como Macho e Fêmea da espécie humana têm de facto características biológicas diferenciadas, especificidades anatómicas e diferentes papéis no ciclo reprodutivo.

SEgundo argumento - Por causa das diferenças anatómicas e fisiológicas, essencialmente por causa de terem úteros, a s mulhers são espiritualmente diferentes e são incapazes de realizarem uma tarefa específica dentro da Igreja - o sacerdócio.
Portanto, por causa da sua função reprodutiva ( que parece que os homens não têm, parece, segundo po teu raciocínio que ter um filho resulta sempre do divino espírito santo...) as mulheres têm uma espécie de menoridade congénita que as impede de serem ordenadas.

Ora este tipo de conclusão não tem qualquer base científica e biológica. Muito menos bíblica e teológica.


Mas tem subjacente uma grande carga emocional e que resulta de determinadas concepções distorcidas sobre a sexualidade feminina .
è verddae que alguns teólogos já defenderm afortemente que como erm abiológicamente diferentes as mulheres não tinham alam, que que os fetos femininos eram insuflados com alma mais tardiamente que os masculinos, devido á sua inferioridade "natural".

E este tipo de argumentos para justificar a "natural" inferioridade de outros seres humanos foi utilizado para justificar a escravatura, por exemplo, ou certas formas de racismo.


Terceiro argumento - Tudo isto é não só "natural" -como se fosse uma lei da natureza, como inevitável.

ESte é o mais falso de todos os argumentos.
Não há nada de "natural" numa proibição social de acesso a dterminadas funções relacionadas com o poder dentro de uma instituição
Não é a biologia ou a antureza que determina isso mas uma determinada estrutura social e estrutura de valores que considera que as mulheres são inferiores aos homens e não podem aceder a dterminadas funções.

Utilizou-se o mesmo tipo de argumentos relativamente ao acesso das mulheres á educação e cultura, ao desporto, á arte e filosofia, e a outro tipo de tarefas e funções socias relacionadas com o poder, como a política, a magistratura, a medicina.

Ora a partir do século XIX , progressivamente as mulheres acederam a todas essas actividades e funções e desempenharam-nas com eficácia, competência e brilho intelectual.
Hoje ninguém se atreve a dizer seriamente que pelo facto de ter um útero uma mulher não pode ser primeira-ministra, juíza, médica ou filósofa, ou condutora de camiões da TIR ou astronauta ...

Então porque não pode ser Ordenada? Porque lhe é vedado um Sacramento, fazendo dela um Ctólico de segunda, visto que, pelo simples facto de ser mulher, sem mais nenhuma findamentação teológica ou espiritual não tem acesso a um Sacramento?

ùltimo argumento - "As coisas são como são". - Não, as coisas não são como são, as coisas são como os homens/mulheres, as organizações e os grupos as fazem. Esta realidade de proibição da ordenação das mulheres pela Igreja católica não é inevitável nem imutável há-de mudar.. "naturalmente"!

Re: mulheres
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 10:19

Obrigado, Ana!

HG

Re: mulheres
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 12:24

Cara Paula

Vamos por partes

As mulheres e os homens são ou não diferentes do ponto de vista espititual e psocilógico? Existem ou não características distinta do ponto de vista espiritual e psicológico entre homens e mulheres?

Pedro B

Re: mulheres
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 15:04

preconceito, tudo se resume nessa palavra -preconceito.

Re: mulheres
Escrito por: Catia Iris (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 15:11

somente uma pequena diferença

Re: mulheres
Escrito por: paula (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 15:22

Caro B:

Existem, porque somos todos diferentes, independentemente de sermos homens ou mulheres.

Não existem porque somos todos seres humanos com aS MESMAS DIMENSÕES ESPIRITUAIS E PSICOLÓGICAS.

Re: mulheres
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 15:42

Cara Paula

Concluo portanto que a minha amiga não concorda que homens e mulheres têm estrutura psicocológicas e espirituais tendenciais diferentes, é isso?

(note que não estou a falar de casos concretos mas de estrutura psicológica normal do homem e mulher)

Saudações

Pedro B

Re: mulheres
Escrito por: paula (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 16:35

Obviamente que não.
Mas se acha que existem diferenças espirituais, justifique isso e refira os estudos que as demosntram.

Não basta ter opiniões subjectivas e ilógicas.

Re: mulheres
Escrito por: Catia Iris (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 18:19

tás enganada paula. as mulheres são mais inteligentes kós homens. v~e as admissoes na faculdade.

Re: mulheres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 18:32

Catia Ires

Ha de tudo...Tenho dois filhos, 1 filho e uma filhota. Os dois sao inteligentes. O filho e mais arrumado, mais dedicado do que a filha...
Se vires o quarto do filho, parece que nem dorme la. O da filha, tem livros por todo o lado, deixa o pijama em cima da cama, e raro fazer a cama...lol

Como ve, todos somos diferentes! Conheco um padre, portanto homem muito inteligente, dedicado, amigo....
Aqui agora nao defendi as mulheres :) Sorry!

Re: mulheres
Escrito por: Catia Iris (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 18:54

kuando as mulheres forem padres, komo é k se vão chamar? sacerdotisas, madres, bispas, kardealas?
papisa já existe purtanto pra isso nao a prublema.

Re: mulheres
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 19:19

Paula:

SEgundo argumento - Por causa das diferenças anatómicas e fisiológicas, essencialmente por causa de terem úteros, a s mulhers são espiritualmente diferentes e são incapazes de realizarem uma tarefa específica dentro da Igreja - o sacerdócio.

[Hugo] Eu não disse isso. Eu não disse que as mulheres eram incapazes. Eu disse que Deus criou a mulher com um dom que não concedeu ao homem. Um dom, que deve ser a única diferença realmente relevante entre os dois. Se olharmos para a história do Povo de Deus, muitas mulheres tiveram lugares de destaque e, bastantes, através desse dom de gerar filhos. Eu não disse que as mulheres eram incapazes de serem padres. Não julgo que seja por isso, nem concordo com os argumentos que têm aqui referido como impeditivos... Penso é que, talvez, pelo que a tradição nos aponta, as mulheres tenham sido criadas para uma outra vocação. Como Maria...

Portanto, por causa da sua função reprodutiva ( que parece que os homens não têm, parece, segundo po teu raciocínio que ter um filho resulta sempre do divino espírito santo...) as mulheres têm uma espécie de menoridade congénita que as impede de serem ordenadas.

[Hugo] Consegues melhores comentários que este...


Terceiro argumento - Tudo isto é não só "natural" -como se fosse uma lei da natureza, como inevitável.

ESte é o mais falso de todos os argumentos.
Não há nada de "natural" numa proibição social de acesso a dterminadas funções relacionadas com o poder dentro de uma instituição

[Hugo] Ser padre é uma questão de "poder dentro de uma instituição"? Então estamos a falar de coisas diferentes. Para mim, ser padre é estar ao serviço. Doar a sua vida, abdicar da sua paternidade, do seus sonhos pessoais, para entrar na dimensão dos sonhos de Deus. O resto não é ser-se padre. Há uma história do burro que carregou Jesus à entrada em Jerusalém que pode servir a quem ache que isto de servir Jesus é coisa de dar poder (se quiserem posso contar...)

Então porque não pode ser Ordenada? Porque lhe é vedado um Sacramento, fazendo dela um Ctólico de segunda, visto que, pelo simples facto de ser mulher, sem mais nenhuma findamentação teológica ou espiritual não tem acesso a um Sacramento?

[Hugo] - Não sabia que Sta Teresa, Nossa Senhora e tantas outras, eram católicas de segunda... Conheço muitos padres que nunca vão ser canonizados, seguramente... Quem lhe disse que para se ser santo, temos de ser padres? É a santidade que define que tipo de católicos podemos ser... Se estivermos à espera de ser Ordenados para isso, então o Mundo está perdido...

ùltimo argumento - "As coisas são como são". - Não, as coisas não são como são, as coisas são como os homens/mulheres, as organizações e os grupos as fazem. Esta realidade de proibição da ordenação das mulheres pela Igreja católica não é inevitável nem imutável há-de mudar.. "naturalmente"!

[Hugo] - Este meu argumento, como os outros, não pretenderam significar aquilo que a visão deturpada da Paula tentou fazer passar... Eu não acho que as mulheres sejam biológica ou psicologicamente inferiores aos homens. Não acho que tenham nenhum impedimento do ponto de vista funcional ou espiritual que as impeça de serem Padres. Nem sei se sou contra isso. Acho que a Paula tem uma visão errada do que é a Igreja. Tem uma visão errada do que é ser Padre. Relaciona tudo com o Poder. E, se assim é, esta não é mais do que uma discussão tradicional da guerra dos sexos, na qual não estou interessado em entrar... Se olhamos para a Igreja com os mesmos olhos com que todos olham "lá" de fora, acrescentamos pouco valor...

Não percebo por que é que tudo tem de ser provado... Como é que prova a presença de Jesus Vivo na Eucaristia? Como é que prova a presença do Espírito Santo no meio de nós?

A Paula gostava de ser padre? Eu não conheço nenhuma mulher, nem de entre as que são consagradas (e conheço bastantes) que gostasse de ser padre... A Paula conhece alguma? O que estamos a discutir afinal?

Quem costuma vir com esse tipo de assuntos é o meu chefe (ateu) quando quer tentar refutar a Igreja...

Não interprete o que eu disse como falta de respeito, simplesmente, acho que uma discussão como esta precisa de se centrar mais nas questões "originais" do que é ser padre e não na visão que o Mundo tem acerca dos padres e da Igreja. Se for tudo só por poder, então não andamos aqui a fazer nada...

Hugo

Re: mulheres
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 19:23

Cara Paula

Pronto já percebi escusamos de avançar mais, estamos em total desacordo em relação a um dos pressupostos

Eu acho que as diferenças entre os homens e as mulheres não são apenas fisicas. Sou de opinião que não só as estruturas físicas mas também as estruturas psiquicas são diferentes. Tu achas que não.

Recomendo-te a leitura do artigo que o Prof Cesar das Neves publicou recentemente no DN (A Gloria das mulheres). Pode estar exagerado e menos feliz em alguns pormenores mas no essencial tem lá tudo.

Pedro B

Re: mulheres
Escrito por: Visitante (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 22:06

Ao artigo do DN 'A Gloria das mulheres' aplica-se o ditado portugues - pela boca morre o peixe. E' um artigo que fazia sentido ser escrito no seculo 19. Nao nos dias de hoje, muito menos por um suposto ilustre professor. O latente machismo conservador e' ridiculo nos dias que correm.

Visitante

Re: mulheres
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 22:13


Caríssimo Hugo,

Fico maravilhado com as tuas recém-participações! Bem hajas, Amigo!

Continua assim, por favor, por mais que refutem, por mais que esperneiem...
Na "Nova Evangelização", amada por uma minoria católica (conservadora), mas desprezada pela maioria liberal (infelizmente!), vale tudo, desde que em conformidade com a Doutrina Oficial da Igreja, claro...

E aqueles que "não são chamados" - tal como as mulheres para o Sacerdócio, tal como 99,99% dos homens não o são, estes infelizmente, embora todos igualmente sejam chamados para a santidade -, que se resignem, e não digam/insinuem, ao menos, tantos dislates, e muito menos não façam certas e determinadas provocações/ofensas de lesa-palmatória...

Aceita um abraço cristão reconhecido de boas-vindas.

Abelardo


P.S.: Li também a tua principal participação no tópico "A Paixão de Cristo", que apreciei muito! Uma das melhores "críticas" / apologias! Parabéns!

* Para activares os endereços da Net (Urls), basta colocares, antes e depois, os caracteres "<...>" (sem aspas). Assim: < [url]http://[/url]... >; [url]http://[/url]...


Re: mulheres
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 22:58

não existe diferença espiritual apenas física, pois em espíritos somos uma unidade , não existe diferença.

Re: mulheres
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 23:01

dizer que as mulheres são mais inteligentes que o homem apenas observando quantas tem numa faculdade??? besteira, ninguem é mais que ninguém. tanto homens e mulheres são inteligentes.

Re: mulheres
Escrito por: paula (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 23:27

O artigo em causa é completamente idiota e, mais uma vez recorre a argumentos ilógicos e incongruentes, bem típicos do machismo. Como esta pérola:

"São hoje esquecidas e atacadas as duas razões mais próprias da glória feminina, o encanto da virgindade e a grandeza da maternidade. "

Afinal, em que ficamos? As mulhres devem ser virgens ou mães? Convém que esta baralhada criatura se decida, coitado.. Ou quer virgens ou quer mães, porque as duas coisas ao memso tempo não é possível...

Eu sei que a criatura afirma a superioridade das mulherEs ( O QUE É VERDADE EM TERMOS DE Q.I. E Q. E.)

mAS EU DEFENDO A IGUALDADE.

Também a a virgindade dos homeNS e a paternidade ( quer dizer, Avirilidade, capacidade de procriar) DEVEM SER as duas razões mais próprias da glória masculina...

tanto disparate junto é difícil, mas a criatura conseguiu...

Re: mulheres
Escrito por: paula (IP registado)
Data: 22 de April de 2004 23:41

"E aqueles que "não são chamados" - tal como as mulheres para o Sacerdócio, tal como 99,99% dos homens não o são"

em


Não são se não forem judeus, pescadores e analfabetos, para que possam ser o retrato fiel dos escolhidos apóstolos.


Não podem ser de raça caucasiana ou asiática, nem de outra nacionalidade que não a palestina. Mas podem ser casados, como eram quase todos os apóstolos.
Este abelardo diverte-me... Ele e a santinha da ladeira, que tanto venera...

Página actual: 3 de 14


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.