Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 11 de 14
Re: mulheres
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 12 de November de 2005 13:48

A catolicapraticante!Tem o meu apoio!.-p

Re: mulheres
Escrito por: (IP registado)
Data: 12 de November de 2005 14:52

Pois, também concordo com ela.

mulheres
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 12 de November de 2005 16:38

Eu só acho que quanto mais aberta estiver a Igreja aos jovens, mais viva será a nossa Igreja.

Quando são míudos acho que não há diferença se e posso até dizer que as meninas são muito mais compenetradas e conhecedoras dos rituais.

Quando chegam à adolescência, todos ficam com um ar um pouco estranho mas em especial as raparigas... perdem qualquer réstia de feminildade...

Mas pronto... acima de tudo era bom existir acólitos... as paróquias de Santarém não têm acólitos... só quando vêm os seminaristas... é um bocadinho triste e por isso os padres pedem crianças independentemente do sexo.

Em comunhão

Re: mulheres
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de November de 2005 20:46

Ao ver em directo as imagens da TV sobre a procissão em Lisboa, não deixei de dar razão ao Camilo:

ESta é uma Igreja de mulheres. E, sobretudo, de mulheres velhas...

SErá com manifestações deste tipo que se pretende fazer

a Nova Evangelização????????

Re: mulheres
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 12 de November de 2005 21:26

Parece que vimos o canal errado!E também não se pode esquecer que estatisticamente há 1 homem para 7 mulheres...

Re: mulheres
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de November de 2005 21:34

Vi na RTP, na TVi e na Sic.. Qual era o canal errado???



Quanto a essa percentagem , estás enganado... ;)

Re: mulheres
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 12 de November de 2005 22:14

Também exagerei...mas você também exagerou!Vi montes de jovens!Montes de homens!E sinceramente nem sei como pode uma cristã, partilhar uma mensagem tão critica, vazia e sem esperança...

Re: mulheres
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de November de 2005 22:38

Limitei-me a fzer uma observação 0bjectiva, sincera e verdadeira sobre o que as imagens que as Tvs transmitiram..

E, continuo a questionar - é com procissões de imagens e relíquias de santas que pensam fazer a nova evangelização????

E chamam-lhe nova porquÊ?????

Parece-me uma " mensagem tão critica, vazia e sem esperança"

Re: mulheres
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de November de 2005 22:58

"Um Portugal “orgânico” que responde a velhas palavras. Uma voz que enumera nomes antigos:

Rainha dos Patriarcas
Rainha dos Confessores
Rainha do Santíssimo Rosário
Rainha da Paz
Mãe do Céu

Falando para que mundo? Patriarcas? Confessores? Rosário?

Uma cruz de néon, um Cristo que parece bizantino, escuteiros, muitas crianças, milhares de pessoas por detrás de uma estátua de uma mulher jovem e bela, com um manto branco, de mãos postas. Dois mil anos de cultura europeia, mas nem por isso menos estranho. Realmente estranho. Já não temos um espelho fácil para nos vermos"

Em [abrupto.blogspot.com] itálicos meus)


REalmente...
Estas velhas mulheres de mãos postas e olhos chorosos... EStas velhas vozes que cantam músicas com mais de cinquenta anos, esta mulher velha que garante ter visto um novo "milagre o sol" só porque as nuvens se afastaram um pouco...
Digam-me - é esta a Lisboa de hoje? É este o espelho dos católicos de hoje??????
É esta a Nova evangelização????

Re: mulheres
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 13 de November de 2005 01:04

basicamente as mulheres não sofrem dos mesmos preconceitos dos homens, se uma actividade for feita principalmente por homens elas não se sentem constrangidas se tambem participarem.

Por isso não há nenhum problema em que estes sejam a maioria a acolitar as celebrações. Da mesma forma os idosos não se sentem constrangidos ao participarem em actividades consideradas de jovens mas os jovens sentem-se contrangidos ao participarem em actividades consideradas tipicas de pessoas de idade.

Daí que me pareça desejavel que nas celebrações se dê alguma preferencia aos rapazes.

Mas claro que há quem prefira defender os seus preconceitos politicamente correctos a fazer um anuncio eficaz do Evangelho ou talvez julguem que o politicamente correcto conresponde a um anuncio eficaz do Evangelho.

Quanto a direitos a participar ninguem os têm, ninguem tem direito a ser ministro da comunhão, ou padre ou outro cargo na Igreja. Isso é soberba, a raiz de todos os pecados.



Editado 1 vezes. Última edição em 13/11/2005 01:15 por camilo.

Re: mulheres
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 13 de November de 2005 15:37

Eu sinceramente não acredito no que leio de uma catolica praticante... Primeiro é de que terra?!Segunda há tantas mulheres "velhas" que dão muita vida!E o que são mulheres velhas para si?! Uma mulher com 40 anos já é velha?! Não me diga que não viu nenhum jovem durante a procissão...Já sei que não viu quase nenhum homem...E fala da Nova evangelização!Vive em Lisboa????Logicamente que não! Senão não dizia o que está dizer, pelo a quantidade de pessoas que diz que existe...que só velhos...Aliás desculpe o lapso! Só mulheres VELHAS! Como se pode chamar nova evangelização... Eu respondo, não é todos os dias que se vê pessoas a falar de Jesus e a transmitir de uma forma verbal e bonita...Isto é a nova evangelização!Mostrar que Deus está presente...Dar a conhecer Deus... Sinceramente tenho fobia de pessoas que só mostram o lado negativo...E continua a insistir que só havia mulheres velhas...Não compreendo!...Sou jovem e tive em actividades do congresso e vi muitos jovens!Muitos homens! E claro muitas mulheres! Outro ponto importante!A população portuguesa está envelhecida!Não se pode esquecer-se disso!

Em relação ao Senhor Camilo...Sinceramente acho o que ele diz de outro mundo...Especialmente a última frase... Onde está Deus no meio de tantas questões, derrotas e desanimos nestes dois testemunhos??

Re: mulheres
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 13 de November de 2005 21:35

Temos tanto direito a ser ministros da comunhão ou padres ou qualquer outro cargo como a ser deputados ou presidentes da camara. O Senhor tem direito a ser, por exemplo, embaixador?
Se alguem tem o direito a algo quando o negamos estamos a tirar algo que lhe pertence. Acaso pode alguem sentir que lhe tiraram algo que lhe pertence quando não o elegem para presidente do benfica ou vereador da camara?

Re: mulheres
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 14 de November de 2005 00:35

Não compreendo o seu exemplo... Desculpe... Cada um, segue o que sente, segue o chamamento do Senhor, a Igreja é livre, se uma pessoa exerce a função de ministro da comunhão, é porque sente que pode a exercer, sente-se chamado! Quando é negado algo que pensa e vive que pode exercer!Agora uma coisa é o que penso,mas existe a ilusão... nem todas as pessoas podem ser ministras da comunhão, nem acólitas, nem catequistas... Cada um encontra o seu espaço... Se lhe for negado...Há uma razão...E tudo é dado de graça...Quem recebe de graça, dá de graça... há que saber ser pobre...E como hoje no Evangelho! E utilizar da melhor maneira os talentos!.-p

Re: mulheres
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de November de 2005 10:28

O camilo considera que ser padre ou ministros da Comunhão é uma função profissional e uma vocação a que todos devem ter direito de acesso . Tem razão.
Também considera que nem todos os cidadãos têm direito á carreira Diplomática, ou a aceder cargos políticos - mesmo que tenham vocação, competências e formação ou que tenham sido legitimados pelo voto para tal...o que, num EStado de Direito que vive em Democracia, não é defensável..

O Camilo utiliza estes estranhos argumentos, curiosamente, para defender a descriminação de mulheres...

Contraditório, mas coerente com a distorção que o preconceito provoca....

mulheres
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de November de 2005 11:00

"Se isso falhar, o Congresso poderá perder-se como simples evento, na memória da Igreja de Lisboa", adiantou. Papel igualmente importante e decisivo na renovação da Igreja e da missão é o do "carisma feminino", salientou o cardeal-patriarca. "Muitas (mulheres) lamentam que a Igreja seja demasiadamente masculina. Não é, de facto, e sê-lo-á cada vez menos na medida em que mais mulheres sejam santas e sejam capazes de abraçar o mundo num acto de amor", disse D. José, destacando "a maneira feminina de ser cristão, de rezar, de amar, de servir e de anunciar".

In Dn Online de 14/11/2005

Em comunhão

Re: mulheres
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de November de 2005 11:01

Ya ya, é isso que faço todos os dias da minha vida e muitas vezes aqui no Forum..

Afirmo o "carisma feminino" na igreja.

Re: mulheres
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de November de 2005 11:13

Huguenote:


1) Negar que as imagens que passaram nos meios de Comunicação Social deram o retrato de uma Igreja envelhecida, é negar a realidade.

E os católicos paraticantes não cdevem negar arealidade, sobretudo quando o tem aé a Nova Evangelização.
( Para responder á sua pergunta spobre o que é ser velho, classicamente costuma definir-se a terceira idade a partir dos 65 anos)


Dizer que aquele é o retrato fiel da população LX também me parece uma negação da realidade - uma Lisboa envelhecida e rural, com muitas crianças arrebanhadas directamente das catequeses e dos escuteiros .

Em suma parece-me que em Lisboa a população católica se caracteriza por ser rural, há predominantemente envelhecida ( constituida sobretduo por mulheres com mais de 65 anos ) e crianças.

Ora tal imagem não é realista.

A população de LX é urbana, multicultural e jovem ( por contraste por exemplo com apopulação do Norte interior d epOrtugal)..

Mas O Portugal que apareceu nas imagens da Procissão ( e no estilo de cerimonial) de LX foi essa mole urbana do portugal rural da década de cinquenta...

è este o modelo proposto de NE???????





mulheres
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de November de 2005 11:14

Feminino ou Feminista? ;)

Em comunhão

Re: mulheres
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 14 de November de 2005 11:44

São impressionantes, para um católico, mas igualmente para qualquer outro cidadão de outra religião, ou ateu, ou simplesmente desatento, as imagens de fé que levaram, no sábado, centenas de milhares de pessoas a acompanhar a imagem de Nossa Senhora de Fátima pelas ruas de Lisboa.

Não é vulgar, nem comum, em país algum, que uma procissão, numa capital despovoada, ao final da tarde, com um tempo pouco agradável, junte tantos fiéis, homens da Igreja, católicos serenos ou afastados das igrejas, e dos rituais dominicais, para seguir com fé e evi-dente crença a manifestação que deu lugar à consagração da cidade a Nossa Senhora.

E as imagens mostraram pessoas de todas as idades, jovens e idosos, classes distintas, raças diferen-tes, mas todos unidos pela mes-ma devoção. É bom que a Igreja, e as suas imagens, saiam dos seus redutos e locais de culto para se misturarem com os cidadãos comuns, anónimos, e que pela magnitude evidencia-da, não se reproduz, de nenhuma forma, no que se vê, diariamente ou aos domingos, nas missas rezadas nas dezenas de igrejas da capital. Foi inédito, grandioso, elevado e regenera-dor, particularmente num mo-mento do País e dos portugue-ses em que nada dá esperança, em que o futuro é uma incógni-ta e em que as dificuldades se avolumam.

É nisto que a religião católica, como outras, noutras partes do mundo, se eleva e transforma as pessoas. Nossa Senhora de Fátima tem uma força popular explicável, e que todos os anos se renova no seu santuário, mas que desta vez desceu à capital e produziu o milagre de juntar mais fiéis do que, eventualmente, alguma vez se concentraram em Fátima.

Portugal é um país católico, mas tímido nessa demonstração, no seu dia-a-dia, mas que aparece em momentos excepcionais e quando a grandeza da ocasião chama por si. No sábado, Lisboa foi um santuário improvisado, repleto, mostrando que tem uma fé inabalável na Igreja Católica Romana e na Mãe de Cristo.

Calem-se, por um momento, os que achavam o contrário, e que no seu pessimismo agnóstico e militante tentavam reduzir a Igreja a um bastião ultrapassado e sem futuro. Lisboa católica provou estar viva e empenhada e com uma fé inabalável.


Linhas
direitas
A força de Fátima
Luís delgado
in Dn Online

Re: mulheres
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de November de 2005 12:22

Tilleul:

1) Carisma feminino.

O carisma feminino pode em alguns casos ser feminista.. se isso significa a afirmação da dignidade e dos direitos das mulheres dentro de uma igreja ...

Nesta perspectiva, o carisma feminista nem sempre é feminino.. Basta ler certos Teólogos... como Hans Kung.

2) SE o modelo da Nova Evangelização são procissões de andores e exposições de relíquias ( cadáveres de santos) , caros amigos, podem chamar-lhe o que quiserem, mas nova é que não é! e de evangelização deixa muito a desejar.

Dos vários documentos preparatórios para a realização do Congresso, fiquei com a ideia de que a NE se dirigia aos que estão afastados da Igreja - os não crentes ( ou crentes de outras religiões - um certa ideia de proselitismo religioso ) mas sobretudo para os Católicos afastados das práticas religiosas ( a grande maioria) ou que se considera que não vivem o cristianismo com autenticidade por falta de formação catequética/ doutrinária.

Daí que o ICNE tivesse várias iniciativas, algumas bem interessantes, mas ocm pouquíssimo impacto mediático.

O momento mais alto, o momento mais mediático traduziu-se concretamente numa manifestação de massas numa procissão de andores.
Podem considerar que fooi um êxito extraordinário - mas a imagem que foi transmitida nas tvs ( e uma imagem vale mais que mil palavras) foi a de uma multidão envelhecidda e rural.
Terão as imagens das tvs distorcido a realidade??
Não sei. Curiosamente, as última imagens televisivas parecidas com estas de que me recordo mais recentemente, foi o funeral de àlvaro CUnhal. O mesmo povo. A mesma emoção á flor pele O mesmo Portugal rural, pobre e envelhecido.

SErá este o Portugal católico, provavelmente.

Mas pergunto - é este o modelo e a mensagem da Nova Evangelização?

Que novidade??? Que sedução trazem estas práticas para os não crentes, ou para os católicos afastados Igreja ou para os mais jovesn, ou para a spopulções urbanas, cosmopolitas e multiculturais???????????

Que desafios? Que modelo de espiritualidade??


Página actual: 11 de 14


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.