Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 2 de 14
Re: mulheres
Escrito por: Carlinhos (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 10:02

Minhas queridas amigas

Pela converseta que assistimos entre a Feliciana e a Paula, (sem duvida emocional como só as mulheres conseguem) concluímos que, de facto, seria complicado ter mulheres no Sacerdócio.

Esse maravilhoso lado emocional dificulta de facto as obrigações do sacerdócio.

A questão do segredo de confissão de facto parece-me evidente. Seria possível manter este Santo Sacramento? Aliás Feliciana não me respondeu seria a minha amiga capaz de se confessar a uma mulher?

Já o argumento do esboço é de facto espantoso.

Enfim não duvido, e concordo que as mulheres são de facto a obra prima de Deus.


Aceitem um abraço amigo do vosso

Carlinhos (ou se preferirem Carlitos)

Re: mulheres
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 10:19

Carlos,

Talvez seja importante estudarmos um pouco a Sagrada Escritura, e ver se existe impossibilidade no texto sagrado, para a ordenação das mulheres. É que pelos vistos, não há.

Já aqui partilhei convosco algumas vezes que durante a década de 70 foi colocada a questão à Comissão Pontíficia Bíblica sobre a ordenação das mulheres e a resposta foi a seguinte:

1. À pergunta sobre se existe algo na Sagrada Escritura que impossibilite a ordenação das mulheres, por unanimidade (17 votos contra 0), foi dito que não. Não existe nada na Sagrada Escritura que impossibilite tal ordenação.

2. À pergunta sobre se das palavras e acções de Jesus Cristo se pode depreender a impossibilidade da ordenação das mulheres, a resposta não foi unânime (12 votos contra 5), pronunciaram que não há nada nas palavras e acções de Jesus Cristo que impossibilitem a ordenação das mulheres.

É claro que este não foi o resultado que a Cúria Romana pretendia da sua comissão bíblica, pelo que o resultado da investigação foi negligenciado, e anos mais tarde, o Papa João Paulo II impossibilita aquilo que a Sagrada Escritura não tinha feito - a ordenação das mulheres - através da sua carta apóstolica Ordinatio Sacerdotalis.

É claro que isto não nos impede de sermos contra a ordenação das mulheres. Eu próprio já o admiti que me custaria a ver uma mulher a celebrar a Eucarístia, mas isso terá mais a ver com a tradição e àquilo que nos fomos habituando (ou talvez um pequeno sentimento machista mesquinho), do que propriamente contra o fundamento em si.

A questão que hoje se deve colocar, dado a importância do papel da mulher no trabalho em tantas comunidades, não é se as mulheres devem ou não ser ordenadas, mas como é possível continuarmos a ter Igreja, sem a ordenação das mulheres.

Luis


Re: mulheres
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 10:40

Caro Luís

Tomo a liberdade de transcrever parte de uma carta apostólica do Papa João Paulo II que com certeza bem conheces.


" Para que seja excluída qualquer dúvida em assunto da máxima importância, que pertence à própria constituição divina da Igreja, em virtude do meu ministério de confirmar os irmãos (cfr Lc 22,32), declaro que a Igreja não tem absolutamente a faculdade de conferir a ordenação sacerdotal às mulheres, e que esta sentença deve ser considerada como definitiva por todos os fiéis da Igreja.
Invocando sobre vós, veneráveis Irmãos, e sobre todo o povo cristão, a constante ajuda divina, concedo a todos a Bênção Apostólica."

Vaticano, 22 de Maio, Solenidade de Pentecostes, do ano de 1994, décimo-sexto de Pontificado.

É claro que és livre de ter actos de rebeldia contra a posição do Papa.

Saudações

Pedro B

Re: mulheres
Escrito por: Luís Marques (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 11:09

Sinceramente, estas discussões de se o homem é melhor que a mulher ou vice-versa começam a "cheirar mal".
E ainda que recente, começa também já a cheirar mal o "feminismo" emergente nas sociedades contemporâneas, que promete substituir o "machismo" ainda presente.
Será que o ser humano não consegue mudar sem ser para o extremo oposto?
Porque é que homem e mulher, em vez de andarem às "turras" por causa das diferenças naturais existentes entre eles, não promovem antes essas diferenças, das quais o sexo oposto deve tirar partido e quase sempre tira partido?
Qual é o problema de o homem e a mulher serem chamados a vocações diferentes, dentro da vocação à santidade? Por acaso isso retira alguma dignidade a algum deles?


Re: mulheres
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 11:36

PedroB,

Não se trata de qualquer acto de rebeldia, apenas a constatação de um facto, que nem sequer sou o seu autor, mas sim a Comissão Pontíficia Bíblica. Aquilo que eu afirmo é que o papa João Paulo II quis decidir algo que a Bíblia não afirma. E que é livre de o fazer, mas se falarmos de "rebeldia", não terá sido um papa "rebelde" ao próprio espírito do Evangelho, ao afirmar categoricamente que a ordenação está vedada às mulheres?

Não terá Jesus Cristo escolhido deliberadamente uma mulher para anunciar o momento mais alto e importante do Cristianismo - a Ressurreição do Senhor - como sinal da importância das mulheres no anúncio da Boa Nova? (Jo 20, 17)

Não será contra o espírito do Evangelho que se insiste em não reconhecer a ordenação das mulheres, mesmo que seja o Papa um dos seus maiores opositores?

Luis

Re: mulheres
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 13:56

Caro Luís

O que o Papa sentenciou não foi nada de novo ou da sua vontade mas algo que pertence à propria constituição divina da Igreja.

O Papa limita-se a confirmar que a Igreja não tem absolutamente a faculdade de ordenar mulheres.

Dizer o contrario é ir contra a autoridade do Papa.

Quem promove e defende ideias e opiniões contrárias à autoridade do Papa e à constituição divina da Igreja tem um acto de rebeldia em relação à autoridade.

Atenção que não estou a introduzir nenhum sentido perjorativo mas as coisas são o que são.

Pedro B

Re: mulheres
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 14:20

PedroB,

Mas então o que dizer da autoridade do Papa e da Igreja quando vai contra ao espírito de Evangelho? Se a Igreja pede à Comissão Pontíficia Bíblica que se pronuncie sobre um assunto, e depois, pelo simples facto de não estar de acordo com o resultado da investigação, a ignora, estará a Igreja e o Papa a fazer um bom serviço ao Evangelho?

Se lermos o Catecismo da Igreja lemos que o Magistério está ao serviço da Sagrada Escritura e da Tradição, e não o contrário.

O problema nesta questão não é ir contra a "autoridade do Papa", mas sim, ter-se decidido contra a Sagrada Escritura.

Luis

Re: mulheres
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 14:47

Caro Luís

Estamos neste ponto em total desacordo. As comissões têm o valor que têm.

A autoridade do Papa não é boa quando estamos de acordo e má quando estamos em desacordo. Então não é autoridade.

Defender que o Papa decidiu na sua carta apostólica contra a Sagrada Escritura é um acto de rebeldia contra o Papa, é pôr em causa a sua autoridade.

Pedro B

Re: mulheres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 15:20

Sabem porque o Papa nao quer mulheres no sacerdocio?
Porque os homens sao turras...machistas...Nao deixam o povo mandar, eles sao os que querem, podem e mandam:-)) e numa igreja tem de haver autoridade, senao todos mandavam, ninguem se entendia!!!

Re: mulheres
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 15:38

Estou encantado com as conversetas do carlinhos, que são um exemplo de ausência de emoção e de racionalidade macha, comme il faut!

Um abraço irmão, e deixa crescer as barbas como eu!


tens razão - Eu cá nunca seria capaz de me confessar a uma mulher.. Muito menos a uma das minhas...
Em que grande confusão eu me metia....

Eu acho que nenhuma mulher devia exercer profissões onde o sigilo profissional é a pedra de toque, como a medicina, a psicologia, a enfermagem , a advocacia e a magistratura.... para cira algumas, onde a ética e o sigili profissional estão imbrincadas...

Assim como é proibido o sacerdócio, porque elas não podem "naturalmente" guardar o segredo da confissãon (olha, e se lhes cortássemos a língua, achas que podiam??) devem ser proibidas de exercer todas as profissões em que exista segredo profissional...

claro que o carlinhos concorda com este argumento lógico...
Ou acha que elas são capazes de guardar segredo de umas coisitas como assuntos relaionados com doenças, relações extraconjugais, segredos sobre crimes, etc?

Re: mulheres
Escrito por: paula (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 15:43

O que dizer da autoridade do Papa e da Igreja quando vai contra ao espírito de Evangelho?

Dizer o que dizem milhões de católicos mundo fora. Que está errado, que tem de mudar e que esta mudança a favor da verdade evangélica é inevitável.
Como foi inevitável a igreja abrir-se aos leigos, como foi inevitável a igreja reconhecer o absurdo das mortes na fogueira, como foi inevitável a igreja reconhecer que a Escravatura é inaceitável..

è um longo caminho de recuperação dos direitos hunmanos fundamentais, mas a igreja terá de o fazer. Não se trata de feminismo nem de machismo, trata-se de direitos humanos e de reconhecimento integral da igualdade de géneros perante um deus que os criou.

Re: mulheres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 15:54

Carlitos

Eu confessar-me a uma mulher? Nao sei. Mas olha, que tambem nao escolho todos os padres para me confessar...
Acham que as mulheres nao guardam segredos? Nem todas...

Re: mulheres
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 16:32

Pois...
Estive, pacientemente, a ler as vossas opiniões e pareceu-me que nenhum abordou o tema com a seriedade que ele merece.

Parece-me muito redutor (e muito me espanta ver mulheres a participar numa discussão deste nível) que a dada altura passem, exclusivamente, a discutir se a mulher é, ou não é, de fiar para ouvir uma confissão...

Resumimos o sacerdócio à capacidade de ouvir e guardar segredos? Então, meus caros, não sabemos nada de sacerdócio.

E nem as próprias mulheres sabem muito bem de si... Falamos de Igreja, falamos de mulheres e inevitavelmente acabamos numa guerra dos sexos em que ninguém está muito preocupado com o conteúdo das conversas, senão em garantir que o seu género ganha. Que Igreja somos nós, então, se ainda não conseguimos (como o Mundo não consegue) encaixar as nossas diferenças sexuais, que são dom de Deus?

Lá porque as mulheres não recebem o Sacramento da Ordem, quer dizer que a Igreja as despreza? Que não as respeita? Qualquer dia, duvidam do amor de Deus e cobram-lhe o facto de não ter enviado uma Filha ao invés de um Filho... As coisas são como são... Os homens também não podem gerar uma vida dentro de si... e têm de viver com isso. Somos diferentes! Ponto.

Homem e mulher são chamados a participar no sacerdócio de Cristo, embora em alguns aspectos de formas diferentes. É comum a dignidade dos membros pela regeneração em Cristo. É comum a graça de filhos. É comum a vocação à perfeição.

Se estão mesmo interessados no tema (o que eu penso que não a julgar pela profundidade das vossas respostas), convido-vos a ler a CARTA APOSTÓLICA MULIERIS DIGNITATEM que podem encontrar no site do Vaticano e que, espero, ajudará a abrir os vossos horizontes acerca do tema das mulheres... Ah... e aproveitem e procurem uma catequese qualquer sobre a confissão, porque também estão a precisar.

Hugo


Re: mulheres
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 16:39

PedroB,

Há algo que penso que não entendi, talvez me tenha explicado mal, ou ainda, talvez não tenhas lido. Mas eu repito...

A Comissão Pontíficia Bíblica é formada pelos melhores biblistas católicos mundiais, que ocupam este lugar durante um período, penso que de cinco anos (não sei se renováveis). Os membros da Comissão, peritos em matérias bíblicas, investigam o assunto e pronunciam-se.

Alguns anos mais tarde, o Papa escreve uma carta apóstolica que vai contra aquilo que esta comissão concluiu, por unanimidade, das suas investigações.

Agora, tu afirmas que quem defende que o Papa decidiu contra aquilo que os membros da Comissão Bíblica tinha concluido (que é um facto) é um acto de rebeldia. Confesso que não compreendo.

Mais, quando digo que não compreendo, é porque me limitei a afirmar um facto. Ora, se afirmar um simples facto, que pode ser comprovado, é um acto de rebeldia, não estaremos a confundir "liberdade de expressão" com autoridade da Igreja? Não estaremos a exagerar o poder do Papa (papalismo) esquecendo o que foi dito no Vaticano II no que diz respeito à colegeidade do episcopado?

Luis

Re: mulheres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 16:53

Hugo

Seja bem vindo...

E pensa que todos os padres percebem do sacerdocio? Se percebem, porque tantos erram?
Claro, que uma mulher, e sempre uma mulher...a mulher pode gerar um filho. a mulher, e o ser mais perfeito e mais importante do mundo...
Eu preferi gerar 2 filhos, do que ser uma padre!:)

Gostei muito do que escreveu...

Re: mulheres
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 17:03

Caro Luís

1- As Comissões, por mais ilustres que sejam e têm a autoridade que lhes for dada nomeadamente pelo Papa.

2- Não é verdade que o Papa tenha decidido contra aquilo que os membros da Comissão concluiram por unanimidade.

3- A liberdade de expressão não está minimamente em causa, és livre de te exprimir.

4- O Papa não um simbolo mas sim a autoridade máxima da Igreja.

5- Em rigor o Papa nem decidiu apenas declarou e recordou qual a constituição divina da Igreja a esse respeito.

6- A tua posição é incompatível com a posição da Igreja Católica, exprimida pela carta apostólica do Papa João Paulo II.

Um abraço

Pedro B

Re: mulheres
Escrito por: Carlinhos (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 17:05

Este tópico está a ficar na realidade hilariante.

Não é que a Ana "confessou" que não sabe se seria capaz de se confessar a uma mulher.

É realmente espantoso.


Carlinhos

Re: mulheres
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 17:17

PedroB,

Alguns comentários...

1- As Comissões estão ao serviço da Igreja, e não do Papa, que embora possam parecer a mesma coisa, não são.

2- A comissão conclui que na Sagrada Escritura não há nada que impeça a ordenação das mulheres. O Papa afirma que a Igreja não pode ordenar mulheres. Mas afirmas que o Papa não decidiu contra a comissão...

4- Será o Papa a autoridade máxima da Igreja ou o Concílio? Não estaremos a confundir autoridade máxima com representante máximo? Poderá um Papa, por si só, alterar algo decidido num Concílio? Poderá um Concílio alterar algo decidido por um Papa?

6- Eu não tomei qualquer posição, logo, não pode ser incompatível com qualquer outra posição, nomeadamente a da Igreja. Apenas expressei um facto - as conclusões da Comissão Pontíficia Bíblica - não uma opinião, nem uma tomada de posição.

Um abraço,
Luis

Re: mulheres
Escrito por: paula (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 17:59

ó carlinhos,tu é k começaste com as anedotas... mas continuas sem responder com argumentação lógica... Ficas-te no anedotário...

Re: mulheres
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 21 de April de 2004 18:01

Caro Luís

Da leitura apressada que fiz das tuas mensagens conclui que tinhas defendido que a Igreja deveria ordenar mulheres.

Isso constituiria um acto de rebeldia.

Constato que me enganei e que não defendeste esta posição ou outra contrária à Igreja.

Um abraço

Pedro B

Página actual: 2 de 14


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.