Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 9 de 14
Re: mulheres
Escrito por: silva mendes (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 18:14

Nao percebo pq raparigas nao podem ser acolitas. hÀ alguma limitaçao para isso?
O pader da minha igreja diz q quer so rapazes, ou homens. Mas eu vejo raparigas nas missas dos bispos.
Já perguntei ao padre. Ele diz q é assim e pronto.

Re: mulheres
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 18:27

Caro Silva Mendes

não percebe você nem há-de preceber qualquer católico instruído... Este é um exemplo perfeito da falta de dialogo entre o padre e a assembleia... Mais um que subiu ao pulpito e ficou por lá...

Caso o seu padre continue a ser irredutível acho que você deverá expor o caso ao seu bispo diocesano... Contudo, acho que este deveria ser um dialogo interno da paróquia... fale com ele, com calma... tente perceber as suas razões... O dialogo deverá ser sempre um ponto de partida...

Um abraço

Miguel Dias

mulheres
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 18:39

Esse padre é palerma... há muitos assim... infelizmente... Pede que ele se justifique porquê...

Em comunhão

Re: mulheres
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 19:09

Certamente mais um que se faz, literalmente, «mais papista que o Papa».

Ora, no documento «Redemptionis Sacramentum» diz-se:
Citação:
[47.] É muito louvável que se conserve o benemérito costume de que crianças ou jovens, denominados normalmente assistentes (coroinhas), estejam presentes e realizem um serviço junto ao altar, similar aos acólitos, mas recebam uma catequese conveniente, adaptada à sua capacidade, sobre esta tarefa. […] A esta classe de serviço ao altar podem ser admitidas meninas e mulheres, de acordo com o critérios do Bispo diocesano e observando as normas estabelecidas.
O texto remete, em nota de rodapé, para outros documentos, que não encontrei on-line (nota 122):
Citação:
Cf. Pont. Conselho para a Interpr. de Textos Legislativos, Responsio ad propositum dubium, 11 de julho de 1992: AAS 86 (1994) pp. 541-542; Congr. para o Culto Divino e a Disc. dos Sacramentos, Carta aos Presidentes das Conferências de Bispos sobre o serviço litúrgico dos leigos, 15 de março de 1994: Notitiae 30 (1994) pp. 333-335, 347-348; Carta a Um Bispo, 27 de julho do 2001: Notitiae 38 (2002) pp. 46-54.
Seria bom apresentar estes dados ao dito padre. Que eu saiba, não existe qualquer justificação para que em Portugal não haja meninas ou mulheres a servir ao altar. Creio que na atitude do citado padre estamos perante mais um mau exemplo. É o mínimo que se pode dizer.
Alef

Re: mulheres
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 19:59

no entanto há algumas razões pastorais para se preferirem os rapazes como acolitos.

Re: mulheres
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 21:11

e quais são elas Camilo...? pode explicar-nos...?

Re: mulheres
Escrito por: (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 21:46

Serão essas razões suficientes para causar assim escândalo junto dos paroquianos? E serão tão secretas ou tamanhas verdades de fé que o padre não as pode discutir? Até admito que o padre possa ter as suas razões, mas a culpa objectiva de estarmos a discutir este assunto neste tom é dele. Deveria ter a humildade de se explicar.

Re: mulheres
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de November de 2005 04:11

É o padre que não gosta de meninas:)

É novo ou velho?
Um dia veio aqui um padre, vindo de Porugal, fazer uma festa. Aqui no dia anterior há sempre a festa social. Esse padre fugia das pessoas, uma coisa estranha. Eu e o padre da paróquia dissemos ao mesmo tempo. < Aquele padre já teve algo na vida dele, ele foge das pessoas.>

Re: mulheres
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de November de 2005 21:54

Também já me foram referidas duas situações destas em paróquias aqui de Lisboa.

Numa delas vou-me certificar directamente com o pároco.

Não se vá dar o caso de estarem a colocar palavras na boca do pároco sem este saber.

João (JMA)

Re: mulheres
Escrito por: (IP registado)
Data: 10 de November de 2005 22:01

Sem dúvida, JMA, inocentíssimo até prova em contrário!


Re: mulheres
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de November de 2005 22:08

Naturalmente que sim.

Caso se confirme a situação é que lhe irei agradecer, como pastor que é, que esclareça o rebanho (no qual me incluo) dos fundamentos bíblicos e teológicos para tanto.

Aguardo com expectativa a reunião com ele. Darei notícias.


João (JMA)

Re: mulheres
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 01:05

Gostaria de dar uma opinião pelo que vejo escrito!Não concordo nada em serem só homens acólitos!Já fui a várias missas em que estão no altar mulheres acólitas!Acho que nas paróquias onde os páracos só querem homens acólitos!São retrogadas!Até mesmo no Vaticano!Duvido que não haja mulheres acólitas!Outra coisa!Se são tão rigorosos!Também não se deve bater palmas!Onde está a lógica?!Onde está a festa?N se deve levar tudo à letra...

Re: mulheres
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 01:11

2 motivos pastorais para se preferirem rapazes.

1 - Se bem me lembro no ultimo recenseamento dominical na globalidade do pais por cada homem que participou na missa participaram 2 mulheres. Nalgumas dioceses a diferença é ainda maior. Em Beja a paricipação na missa dominical foi de 6,1% (a mais baixa do pais) e aqui para cada homem participaram 5 mulheres! Isto indica que a % de participação masculina na missa é da ordem dos 2 % do total da população masculina 2 cerca de 10% na população feminina. Para muitos homens, principalmente nas regiões menos praticantes, a missa é coisa de mulheres e de mulheres velhas.
Conheço uma aldeia beirã aonde se fazia uma procissão aonde apenas participavam os homens e eles iam com gosto e empenho. O novo paroco achando a procissão muito digna e boa para todos participarem insistiu em abrir a procissão também às mulheres. Resultados, em poucos anos os homens deixaram de participar e a procissão acabou.
Qualquer publicitario sabe que se quer vender um produto a homens e mulheres deve personificar o seu alvo num homem. Dirigindo-se às mulheres muitos homens rejeitam a mensagem, dirigindo-se aos homens as mulheres também a aceitam.
As mulheres geralmente mostram-se mais dispostas a ajudar a igreja o que pode levar facilmente a uma grande feminização da igreja e em particular da liturgia. Sendo os homens uma minoria, e em muitos lugares uma minoria pequena, dentro da assembleia facilmente se tornam também minoria entre os leitores, ministros da comunhão e acolitos. Ora esta feminização dominante das liturgias, e uma feminização produz o efeito em muitos homens, particularmente nos jovens, um mal-estar, sentem estar a participar nalgo que é proprio de velhas e como têm a fé fraca simplesmente afastam-se.
No alentejo é raro o jovem rapaz catolico praticante, mesmo quando têm fé, e têm-na frequentemente principalmente no alto alentejo, não praticam e em grande parte por causa deste preconceito.

Este argumento tem em vista o bem da assembleia.


2 - Os acolitos e leitores sempre foram um viveiro de vocações. Ajudar ao altar pode avivar uma potencial vocação religiosa consagrada. Ora os padres são, pelo menos para já, apenas e só homens, daí que se deva dar preferencia aos rapazes porque é deles que se deve esperar que um dia deixem de ajudar ao altar e passem a presidir à assembleia.
Por fim o que disse da assembleia vale tambem para os acolitos. Na minha paroquia o paroco procurou em 1º lugar aumentar o nº de acolitos e não cuidou que fossem meninos ou meninas. Resultados ficou com apenas um rapaz que também já se afastou e agora tem apenas e só meninas acolitas.

Este argumento tem em vista o bem dos acolitos.


Tendo em conta estes 2 factores, principalmente o 1º, eu no lugar dos parocos procuraria que a maioria das pessoas que ajuda nas celebrações liturgicas e principalmente a maioria dos acolitos fossem do sexo masculino.

Re: mulheres
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 01:15

Descordo completamente com o que diz!A vocação é para todas as pessoas!Deus não faz distinção!...

Re: mulheres
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 01:19

Mas as pessoas fazem e é preciso adaptarmo-nos a elas.
Use só mulheres em celebrações liturgicas e depois diga-me se isso afasta ou não os homens.

Re: mulheres
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 01:23

Mas porque haveria de afastar?!Não será um mero preconceito?!Nunca entrou numa casa de freiras?!E nunca conviveu com elas?E nunca foi uma missa onde as mulheres tomam conta da parte liturgica?!

Re: mulheres
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 01:36

Por que afasta, é a realidade. Tanto o é que os publicitarios tomam isso em linha de conta ao fazerem as suas campanhas.

Não dirija a pergunta a mim, pense naqueles que têm a fé fraca, insipiente, naqueles vão à missa com escassa vontade, nos rapazes que se afastam da pratica dominical mal adquirem alguma autonomia.

Dizem os psicologos que entre os 10 e os 12 anos os rapazes regra geral rejeitam tudo aquilo que acham proprio de meninas. Muitas vezes esses preconceitos prolongam-se durante toda a vida.

Está a cometer um erro crasso, julgar que eu tenho esses preconceitos. Eu não os tenho mas sei que muitos homens os têm. Para muito homens catolicos não praticantes a missa é coisa de velhas, são os preconceitos deles.
Fazer uma eucaristia em que quase só participam mulheres alimenta esse preconceitos neles e com quem eles convivem. O resultado é manter o afastamento dos homens.

Re: mulheres
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 01:54

Meu caro Camilo

hoje conseguiu superar-se a si próprio... Esta nem eu estava à espera... Parecia impossível, mas você conseguiu...

Começemos lá então...

«Para muitos homens, principalmente nas regiões menos praticantes, a missa é coisa de mulheres e de mulheres velhas.» (citação)

então a missa é coisa de velhas...? é coisa de mulheres...? Que eu saiba a assembleia encontra-se aberta a todas as pessoas e de todas as idades. Ainda hoje entrei na Igreja de São Domingos em Lisboa, para a adoração ao Santissimo, e a maioria dos participantes eram mulheres com mais de 50 anos... E você sabe porque...? Porque vivemos em Portugal, onde uma percentagem crescente da população é envelhecida e a maioria da população são mulheres... LOGO, a maioria das pessoas que vão às missas são mulheres e mais envelhecidas, pois existem em grande número em Portugal!!!!

Então o que o Camilo sugere...? Que seja proibida a entrada nas Igrejas a mulheres com mais de 50 anos...? Se calhar só deviam entrar nas Igrejas mulheres até aos 35 anos, com um 1.80 m, mini-saia e decote avantajado....? Se calhar assim e na sua linha de raciocinio, os jovens já não se sentiriam constrangidos por participarem numa coisa de velhas... Se calhar assim até se conseguiria levar mais fieis a uma Igreja... POR FAVOR!!

«Qualquer publicitario sabe que se quer vender um produto a homens e mulheres deve personificar o seu alvo num homem. Dirigindo-se às mulheres muitos homens rejeitam a mensagem, dirigindo-se aos homens as mulheres também a aceitam.
As mulheres geralmente mostram-se mais dispostas a ajudar a igreja o que pode levar facilmente a uma grande feminização da igreja e em particular da liturgia. Sendo os homens uma minoria, e em muitos lugares uma minoria pequena, dentro da assembleia facilmente se tornam também minoria entre os leitores, ministros da comunhão e acolitos. Ora esta feminização dominante das liturgias, e uma feminização produz o efeito em muitos homens, particularmente nos jovens, um mal-estar, sentem estar a participar nalgo que é proprio de velhas e como têm a fé fraca simplesmente afastam-se. »
(citação)

Alegrem-se as almas, cante-se Aleluia!!! Possivelmente como resultado de estarmos em pleno ICNE o Camilo descobriu a cura dos males da Igreja Catolica Apostolica Romana!! As vocações vão voltar!! Os fieis vão voltar...!!! Os cofres do Vaticano vão encher-se...!!!

O nosso amigo Camilo descobriu a solução para todos estes problemas!!! Basta que cada diocese contracte um publicitário.... afinal a Igreja catolica tem futuro, nós andamos é a vender mal o producto....!!!! Se calhar podiamos vender a quinta feira santa a um publico alvo entre os 45 e os 65 anos, mas por seu lado por certo que o sabado de aleluia deverá estar mais apropriado para um publico alvo entre os 15 e os 35 anos, sendo que de preferencia devem ser alvo desta promoção da ICAR os homens e mulheres solteiros, pois têm mais disponibilidade para sair à noite!!! Já agora podias oferecer um mercedes clk a quem decidir entrar para o seminário e assinar contrato com a ICAR por um minimo de 15 anos (apos os quais se renovaria o contrato e se oferecia uma semana anual de time-sharing no Funchal para duas pessoas...)

OH Camilo!!! Então os problemas de fé e vocação são resolvidos com golpes publicitários...?

Então e as vocações femininas...? Você sabia que as vocações para uma vida consagrada religiosa têm mais problemas que as outras...?

Custa-me ter de dizer isto, mas os seus argumentos não são validos, chegando a estarem desprovidos de sentido e irem contra as resoluções da SAnta Sé.

Que você tenha dificuldade em ver uma mulher ou menina num altar, que você tenha algum preconceito contra as mulheres, ou mesmo se voce tiver algum complexo de inferioridade com as mulheres, essa posição, graças a Deus, não se reflecte na Igreja-instituição pelo menos a nível dos acólitos!!!!

Basta de discriminação!! e já agora se era para apresentar argumentos, apresente-os!! Eu pedi-lhe argumentos pastorais que você diz ter... O que você apresentou não são argumentos, muito menos pastorais. Se quiser pode ler as resoluções da Conferencia Episcopal portuguesa sobre o assunto....

Um abraço

Miguel Dias

(ps - desculpe se achar que o tom da mensagem é duro, mas Camilo os seus argumentos não têm sentido.... A critica não é pessoal, mas contra os argumentos que você usou...)

Re: mulheres
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 02:04

Quer um argumento valido...?

então eu vou dar-lhe um:

«A Instrução Redemptiomis Sacramentum, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, publicada em 25 de Março de 2004, diz no nº 47: (...) Para o serviço do altar à maneira do acólito podem admitir-se meninas ou mulheres segundo o critério do Bispo diocesano e no respeito pelas normas estabelecidas.» (citação)

in: DUARTE, C. A. (2004) - Manual do acólito, Porto, Rei dos Livros, p. 26.

Tendo em conta a frase inicial de Silva Mendes «Mas eu vejo raparigas nas missas dos bispos.», acho que fica tudo dito sobre a aceitação de meninas ou mulheres como acolitas nessa diocese!!!

Um abraço

Miguel Dias

Re: mulheres
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 02:19

a sua resposta mostra que não entendeu o que eu disse. Releia e pense um pouco antes de responder até porque coloca coisas na minha boca que eu não disse.

A inculturação também passa por nos adaptarmos a estes coisas. Provavelmente não tem muito contacto com homens crentes mas não praticantes e por isso não está a perceber nada do que eu estou a dizer. Usei o exemplo dos publicitarios como um exemplo de alguem que se adapta à audiencia, à população a que quer transmitir a mensagem, que se acultura para conseguir transmitir aquilo que quer.

Eu apresentei os argumentos que tenho e considero, se não os acha validos isso poderá ser problema meu... ou seu. Eu acho simplesmente que o senhor não compreendeu.

Repito, já que parece existir por aqui muita dificuldade em compreender, eu não tenho nenhuma dificuldade em ver uma mulher no altar, até a presidir. Mas não coloco a causa da igualdade dos direitos das mulheres à frente do dever de eficaz anuncio do Evangelho e conheço alguns homens que se afastam das celebrações liturgicas porque acham que é coisa de mulheres.

O problema do envelhecimento das assembleias dominicais vai bastante além do envelhecimento geral da população, dar opiniões sem um minimo de informação é um erro que comete frequentemente (já que foi sincero também o estou a ser).

O que eu disse em nada vai contra nenhuma resolução da Santa Sé e esse texto é irrelevante para contrapor aquilo que eu disse, ao usa-lo mostra que não compreendeu o que eu disse.



Editado 2 vezes. Última edição em 11/11/2005 02:26 por camilo.

Página actual: 9 de 14


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.