Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 13 de 20
Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 22 de May de 2009 21:54

Citação:
Desconhecido
"Cristianismo: Ama o próximo como a ti mesmo"
"Espiritismo: Ama o próximo como a ti mesmo, pois todo o amor que deres ser-te-á retribuído"

tipo...é apenas um exemplo. O cristianismo aprofunda bem porque se deve amar o próximo, mas o espiritismo tenta aprofundar mais ainda este e outros assuntos. Ou seja, tenta um reforço à mensagem. Se acreditam ou não em espíritos, é com vocês. Acreditem ou não no espiritismo, é isto que ele procura.

Acabas de dar um excelente exemplo das razões que me levam a não ver aprofundamento nenhum no espiritismo e até ver nele uma anulação dos princípios cristãos.
Não devemos amar o próximo por razão nenhuma em especial, muito menos para marcar pontos positivos. O verdadeiro amor é desinteressado, é cego, sincero e livre de finalidades. Ama-se porque se tem a capacidade de amar.
Não precisamos de saber que vamos ser amados por conta do que amamos hoje.
Há que saber dar sem esperar receber nada em troca.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 22 de May de 2009 23:59

Citação:
Jorge Gomes
Salta a tampa por eles sentirem que se aproximam de Deus? Há mulher salta-lhe a tampa por tudo e por nada.

O Evangelho de São Mateus (Mt 7, 15-23) aborda este problema. Psicologicamente consegues associar a pressão da tampa ao género? Eu vou mesmo reescrever o manual de Mecânica dos Fluídos!

Cumprimentos

Alpha

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 00:10

Olá Anori,

Para ti a lógica é negar os fundamentos da sociedade. Ainda não percebi se o fazes por uma dificuldade intrínseca em lidares com as estruturas ou se é mesmo para lançares poeira e ruído na discussão dos tópicos.

Em todos os temas inviabilizas qualquer discussão por brincares com os conceitos. Achas-te no direito de pegares no pensamento de ilustres filósofos e de o torceres a teu bel prazer. Achas que podes interpretar o Cristianismo da forma que te dá mais jeito. E achas que tens muitos outros direitos por aí escritos...

O resultado disto é uma amálgama espiritual sem nexo, sem fundamento, sem destino, uma amálgama de direitos, mas onde não existem deveres.

Achas que podes dizer o que queres do Cristianismo e de Jesus, mas amofinas te digo que bruxaria e espiritismo, pelo menos em Portugal, são duas faces da mesma moeda. A da falta de esperança, que leva o homem a desistir de Deus e a procurar nos homens e nos pseudo-deuses respostas e consolações imediatas para as suas dores.

Por isso é que Nosso Senhor nos disse para irmos evangelizar. Levar a Sua Palavra aos povos que não a conhecem. Mas não lhes será estranha, pois Deus está gravado no coração de todos os homens.

Cumprimentos

Alpha

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 00:12

Citação:
demis
isto revela a vossa tolerancia.
onde está o tópico acerca da morte de João Paulo I?

Desencarnou!

Cumprimentos

Alpha

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 00:47

Olá Desconhecido,

Não fui grosseiro quanto a nada. Apenas constatei que em Portugal o espiritismo e a bruxaria andam de mãos dadas. Aliás, pelo que vejo, ouço e leio a bruxaria, vidência, cartomância e outras «artes» idênticas são mesmo a corrente mais forte. Todas estas práticas, como já disse à Anori, demonstram uma clara falta de esperança em Deus. Se eu creio em Deus e o amo com todo o meu ser, sei que Ele tem um plano para mim e procuro segui-lo.

Contrariamente ao que dizes, o Cristianismo é uma forma de vida, não uma filosofia. Eu não sou cristão porque causa de ideias e pensamentos. Eu sou cristão em primeiro lugar porque Deus me chamou e disse sim a esse chamamento. O resto, a filosofia, a teologia, etc., vem do amor que tenho a Deus e vontade de O conhecer melhor e á Sua Palavra.

A ideia central do Cristianismo é o amor incondicional. Amar a Deus, amar ao próximo sem condições, num acto de pura entrega. Não amo, não faço, não dou na perspectiva da retribuição. Se o espiritismo te diz isso diz mal, ensina um amor interesseiro, em que amas o próximo na expectativa da retribuição. Se não houver essa retribuição vais duvidar do teu amor e vais cair na falta de esperança. É um erro.

Outro erro comum do espiritismo é a reencarnação. Almas penadas por aí á solta à procura de um corpo para encarnar. Deus diz-nos de forma muito clara, que Ele é o Criador directo de todas as almas e que estas serão julgadas no fim da vida. Se acreditas em Deus não podes acreditar na reencarnação. Se acreditas em Jesus Cristo, acreditas que Ele é a porta para a Vida, para a Eternidade junto de Deus. Ser cristão obriga-te a rejeitar as ideias de almas perdidas entre reencarnações em busca duma perfeição que ninguém sabe definir.

A reencarnação contraria outra das mensagens de Nosso Senhor: «Ninguém chega ao Pai senão por Mim». Ora, segundo a reencarnação ninguém chega a lado nenhum. Onde fica então Jesus? E o Pai?

Outro erro em que cais repetidamente é creres em Jesus como mera mensagem. Não é. Jesus é Mensagem, é exemplo de vida. É a Palavra incarnada. Não se trata de mais um na lógica do «olha para o que eu digo e não para o que faço». Jesus pode dizer: olhem para o que digo e faço. A Palavra não está separada dos actos. E é isto que torna grave e desprezível todas as tretas new age e gnósticas que circulam por aí.

Todas estas ideias - espiritismos, new age, gnosticismos - são graves duma forma subliminar. Algumas correntes - satânicas, bruxarias, etc. - são de tal forma desprezíveis e asquerosas que pouca ou nenhuma mossa fazem na pessoa com senso comum. No entanto, estas - espiritismo, gnosticismo, etc. - passam com uma capa de credibilidade e razoabilidade, mas vão minando aos poucos a fé em Deus, levando-o homem a afastar-se D'Ele quase sem se dar conta. Não que não queiram Deus, mas porque acabam por ir contra a Sua Palavra. É o caso do amor/retribuição.

Por fim, tu repetes-te e repetes-te e repetes-te e as perguntas continuam sem resposta. Não basta dizer «A solução é a mensagem de Cristo. O espiritismo é apenas uma procura do "porquê".»

Tens que me explicar que «porquê» é esse, e se já sabes a solução porque é que ainda andas à procura de um porquê? Quer tu quer a Anori ainda não apresentaram qualquer tese coerente que justifique e suporte o espiritismo, muito menos que permita concluír que o espiritismo é um complemento - salvo seja - do Cristianismo.

Cumprimentos

Alpha

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 12:34

Alpha,

Enquanto a discussão continuar a ter contornos pessoais é perda de tempo, não merece qualquer crédito.

Vê se entendes uma coisa, já disse isto vezes sem conta e começo mesmo a ficar farta sempre da mesma acusação sem fundamento...

Eu não desrespeitei Jesus...chega disso! Chega! Que infantilidade, queres o quê com isso? Este género de cometários para depois me acusarem de vitimização? Chega!
Já farta essa conversa! Isto sim começa a ser falta de respeito! Chega!!!!!!!!!!
Não foi uma, nem apenas duas vezes que disse isto, Jesus é uma coisa, a Igreja é outra...assumem tão prontamente o pecado intrínseco ao homem, e depois acham que a Igreja é perfeita? Até uma criança descobre aqui a contradição! Sim a Igreja tem defeitos...tem defeitos! Qualquer pessoa esclarecida, cristão ou não o sabe, e não o nega apenas por forma a tornar mais válidas as suas escolhas! A Igreja é HUMANA, JESUS é DIVINO!

Se não vês a orientação das minhas palavras, da minha escolha, não tentes mais, mas não continues a repetir-te e a repetir os outros na tentativa de me desmoralizar!

É a história dos filósofos, que também já começa a fartar, não passas disso, achas mesmo que isso faz sentido? Os filósofos não podem ser interpretados, eu tenho alguma obrigação de concordar em tudo o que dizem, a sua filosofia é contextual, hoje somos uma nova civilização que os lê, nunca será a mesma filosofia. São terrenos férteis onde podemos desenvolver os nossos próprios pensamentos, nunca tiveste os teus? Pretendes realizar quem? A Ti ou a Igreja?

A falta de esperança é uma avaliação tua, entende isso, as pessoas escolhem os caminhos porque lhe dão exactamente aquilo que tu negas nesses caminhos!!!!!!!!!!!

Fundamentos da sociedade? Que pretensão a tua de achar que a sociedade partilha a tua opinião!

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 13:09

O exemplo de amar o próximo foi apenas um exemplo alpha e lena, como fiz questão de evidenciar. Assim como o amor nos é retribuído, também o mal que fazemos acaba por ser. E o amor que falo é o genuíno, pois de fosse interesseirismo não seria amor. Mas aquele que não ama, não começará a fazê-lo genuinamente, é preciso experimentar pelo menos começar a ser simpático, e as pessoas, ao retribuirem-lhe a simpatia, ele verá que é bom. Se ele começar a tratar alguém com carinho e se esse alguém lhe fizer o mesmo, ele verá que é bom. E isso acontece no nosso dia a dia. Vocês explicam isto? Dizer que se deve fazê-lo porque sim é só por si vago.



Mas alpha, é assim, apesar de ser impossível falar de tudo aqui, vou tentar mais uma vez, e espero que desta vez leiam como deve de ser, sem entrarem em discussões de semântica inúteis. Estive a pensar, e acho que a melhor maneira é mesmo dizer porquê. Sendo eu antes um católico, possuía inúmeras dúvidas que nunca me souberam responder, e as vezes as respostas batiam frontalmente com a minha intuição. Sempre procurei as respostas, li sobre muitas crenças e todo o tipo de coisas, mas nenhuma me respondeu a nada, excepto as codificações de Rivail, que começaram a dar alguma luz. Apesar do Rivail, pela altura que foi (meados do seculo XIIV) tratar o assunto com alguma ênfase, pois era uma pessoa que antes não ligava a esses assuntos, fui procurando mais por mim, questionando todas as minhas duvidas e simplesmente o enorme rolo de perguntas que tinha dissiparam-se.

Vou enumerar as que me lembrar, se me conseguires responder agradeço, pois terei todo o gosto em confrontar como o que penso, e maturar sobre tal.

1 - Se Deus é infinitamente misericordioso e bondoso, e se o mais implacável dos criminosos consegue ser perdoado pelos humanos, e receber uma nova oportunidade, então se Deus o condena à partida para o inferno, apesar de entre os humanos haver quem o perdoe, então esse humano seria mais misericordioso que Deus, o que contraria o facto de Deus ser supremo, pelo que a ideia de existir um inferno com ida sem retorno é contraditória.

2-O que acontecem aos recém nascidos que morrem? Apesar de mal nenhum terem feito, também não fizeram bem nenhum. Para onde vão eles após a morte? Inferno ou Céu?

3-E as pessoas bondosas que acreditam em outras religiões? Para onde vão? Será justo empurra-las para o inferno?

4-Porque razão nascem pessoas no mundo em tão diferentes ambientes sociais e ambientais? Que mal fez uma criança para ter de morrer à fome na Etiópia? Quem bem fez uma criança para merecer nascer por exemplo na Dinamarca, no seio de boas condições de vida? Porquê? Não seria justiça nascerem todos em pé de igualdade?

5-Porque permite Deus que o homem mate, engane e deixe quem crê nele à mercê dos males do mundo.

6-Porque razão há pessoas bondosas com tanto sofrimento nos ombros, e outras com menos escrúpulos que levam uma vida regular sem grandes percalços?

7-Porque se deixou matar Jesus? Se ele era o que era, não seria mais útil vivo? Dizem que se sacrificou por nós, mas em que sentido a sua morte nos salvou? Será que foi apenas para mostrar que a morte não é o fim? (Porque ele reapareceu)

8-A inteligência e a moral progrediu ao longo dos séculos. E os que nasceram antes de Cristo? Iriam eles todos para o inferno por não conhecer a sua palavra?

9-E o que dizer do facto dos povos de antigamente serem inferiores aos actuais em vários aspectos morais e intelectuais. Não seria então justo que ao longo dos séculos nascessem todos em pé de igualdade? Porque deixou ele aos povos actuais ferramentas muito mais poderosas dos que para os povos de antigamente? Se os povos de antigamente eram mais rudimentares, precisariam de muito mais ajuda do que nós certo?

10-Num universo tão vasto, porque razão seriamos os únicos filhos de Deus?

11-Se o Universo tem mais povos, porque não se comunicam oficialmente com a espécie humana? (Apesar das inúmeras aparições de OVNIs em fotos, vídeos relatos, inclusive na televisão)

12-Se outras civilizações chegam cá para nos observar, é porque possuem tecnologias inimagináveis. Porque não nos atacam visto nada possuirmos para lhes fazer frente?

Se me lembrar de mais coloco por aqui...
Vejam se desta vez lêem tudo. E lembrem-se, são apenas 12 perguntas, e não 12 afirmações. Se sabem responder façam favor, se não sabem, dizer que acreditam ou não é uma informação inútil, se tal não for justificada. Digo para terminar que o espiritismo respondeu-me a essas 12 perguntas. Para não alongar o texto, nem gerar discussão não o fiz. Mas se quiserem saber a minha opinião, o meu raciocínio sobre elas, posso fazê-lo apesar da possível salgalhada que venha a seguir! lol

cumps a todos

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 14:30

A questão dos ovnis não está provada, isso não invalida crer na possibilidade de haver vida noutros planetas.

Não vejo necessidade de haver uma comunicação formal entre povos de outros planetas. As distâncias são enormes, a probabilidade de vida inteligente com um grau de tecnologia capaz de comunicar connosco é muitíssimo pequena. A escassa probabilidade não invalida a possibilidade, mas a possibilidade também não a transforma em certeza. Dizer que há ou não há será sempre uma atitude irrealista, especulativa.
Mas mesmo que existisse tal povo numa distância que permitisse a despesa da viagem, resta saber qual seria o interesse de comunicarem connosco. O facto de eu ter vizinhos ao lado não implica que lhes vá bater à porta.

A tua pergunta 12 não faz sentido, pois não há provas concretas de tais contactos.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 15:05

Só a descarto se me justificarem a 10 e a 11 :P

Vou colocar aqui um vídeo de uma televisão norte americana ABC. A interpretação fica ao critério de cada um. Relembro que um OVNI é uma abreviatura de "objecto voador não identificado". Um avião militar desconhecido e ultra secreto poderia por isso pertencer a essa categoria.

[www.youtube.com]

E este que o justifica.

[www.youtube.com]

O que era OVNI deixou de o ser para muitos.
Mas outros há que continuam sem explicação.



Editado 1 vezes. Última edição em 23/05/2009 15:15 por Desconhecido.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 15:13

10- Porque razão não podemos ser?

11- responde à 10, porque se calhar não existem. Mas se calhar existem. Mas eu vou matar a minha cabeça a pensar nisso? Quando quiserem aparecer que apareçam e até podem tomar um chá e uma cerveja no bar da esquina. Mas enquanto não aprecerem eu não acredito que existam.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 15:20

Citação:
vitor*
10- Porque razão não podemos ser?

Fica difícil acreditar devido à existência de milhões de galáxias, cada uma com milhões de estrelas, tendo cada uma em média alguns planetas. Para não falar de estrelas muito mais antigas que a nossa. Só o nosso é que possui condições propícias ao desenvolvimento da vida? A probabilidade do nosso ser o único planeta com estas condições é quase nula. Se nós em 4 Milhoes de anos saímos da selva para as Cidades, o que pode acontecer em mundos biliões de anos mais antigos que o nosso?

PS: Não matas tu a cabeça mas mato eu :P



Editado 1 vezes. Última edição em 23/05/2009 15:21 por Desconhecido.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 16:07

Desconhecido

No meu post eu respondi à 10 e 11.
Para manteres a pergunta 12 tens de provar que essas civilizações existem, pois partes do princípio que elas já cá chegaram. Não vão ser vídeos e programas de tv que vão provar alguma coisa.

Eu só falei em ovnis porque tu tb os referiste como associados a esses outros povos do universo. Sei muito bem que muitos deles revelaram-se falsos positivos, aliás, a meu ver todos o serão.

Novamente o facto de algo não ter explicação actual não faz disso prova da existência de contactos extraterrestres. Voltamos à questão da geração espontânea e do Pasteur.

Resposta ao teu 1º video
[www.azcentral.com]

-------

Na questão 8 fazes uma afirmação. A inteligência e a moral progrediu ao longo dos séculos
Em que bases te apoias para tal declaração?

Na questão 9 fazes algo idêntico. Que povos são esses?
O facto das armas serem mais rudimentares ou mais evoluídas não tem nada a ver com inteligência. Os aborígenes da Austrália que recentemente viviam na idade da pedra são tão inteligente quanto nós.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 16:41

em rersposta à questão 4: esta questão mostra que a reencarnação é lógica.
se Deus é bondoso e justo por que permitiria uns nascerem com tudo e outros sem um pouco de pão para comer?
assim Deus seria tirano e injusto.
Isto é tudo uma questão de tempo.O espiritismo será o futuro da Humanidade,as velhas religiões têm tendencia a perder os seus fiéis,como se vê por cá.Só vão à missa os velhos,mostrar a suma melhor roupa.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 18:09

Ah... lena, a 12 parte do princípio que a 10 e a 11 confirmem a sua existência.
Eu já percebi o teu ponto de vista ;)

Na questão 8 bem... a ciência mesmo confirma isso, através dos vários tipos de hominídeos fossilizados descobertos.

Na questão 9, o que quero dizer é que os povos da "idade da pedra" por exemplo não possuíam vá... computadores por exemplo! E o seu ambiente hostil fazia com que a possibilidade de "amar até o inimigo" fosse completamente impensável. Acho que se percebe bem a ideia...E nos dias actuais, pelo menos no mundo ocidental vem se assistindo que cada geração é geralmente mais tolerante e menos agressiva que a anterior, Basta olhar o dia a dia. Não é uma diferença abissal! Nada disso...é uma diferença pequena, mas perceptível. Estudos indicam que o QI (coeficiente de inteligência) médio tem vindo a aumentar.

Citação:
em rersposta à questão 4: esta questão mostra que a reencarnação é lógica.
Por essa e por outras que a reencarnação faz todo o sentido no meu ponto de vista, pois considerando essa "peça no puzzle" é que muito a que o mundo assiste parece ter sentido. O mesmo na 2, 6, 8 e 9 pelo menos.



Editado 2 vezes. Última edição em 23/05/2009 18:34 por Desconhecido.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 19:28

Desconhecido,

Citação:
desconhecido
Estudos indicam que o QI (coeficiente de inteligência) médio tem vindo a aumentar.

Verdade! Mas nem sempre o desenvolvimento espiritual acompanha esse mesmo desenvolvimento intelectual, por isso persistem problemas graves como por exemplo no que respeita a ameaças nucleares.

No outro dia perguntei num tópico já não lembro qual, se tinham lido o "Anjos e Demónios", a resposta foi que não, mas já tinham lido a Bíblia...sempre aquela respostinha como se não houvesse nada mais além da Bíblia, tinha como intenção referir a mensagem do livro que é essa mesma, o perigo do desenvolvimento intelectual/ tecnológico sem o acompanhamento do espiritual, mas depois perdi vontade de voltar a tentar falar do assunto por que é sempre a mesma história, e pela resposta deu para perceber. as ideias feitas a maior parte das vezes não nos deixam de mente aberta para poder formar pensamentos inteligentes sobre determinado assunto, porque mesmo antes de pensar sobre ele já temos uma resposta. Não achei a mensagem nada ofensiva à Igreja, é uma mensagem para todos, simples e fácil de entender aos dias de hoje...enfim.

A respeito dos Ovni`s, nunca vi, mas também nunca vi Deus..não vou colocar dúvidas apenas porque não os vi.

Mas os governos têm especialistas que trabalham nesses assuntos, consideram algumas informações secretas, não as revelam, isso não pode ser ignorado. Muitos países ultimamente têm tornado públicos alguns documentos secretos, nomeadamente a França à relativamente pouco tempo se não me engano, Inglaterra também, tem acontecido ultimamente com alguma regularidade a divulgação.



Editado 1 vezes. Última edição em 23/05/2009 19:49 por Anori.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 23 de May de 2009 20:25

Citação:
Desconhecido
Na questão 8 bem... a ciência mesmo confirma isso, através dos vários tipos de hominídeos fossilizados descobertos.

Como falas na 8 de antes de Cristo, e a espécie humana existe há muito mais que isso, com todas as potencialidades actuais... são apenas cerca de 200 mil anos de diferença... enfim.
Do que conheço do cristianismo ninguém está impedido de se salvar, mesmo aqueles que viveram antes de Cristo.

Citação:
Desconhecido
Na questão 9, o que quero dizer é que os povos da "idade da pedra" por exemplo não possuíam vá... computadores por exemplo! E o seu ambiente hostil fazia com que a possibilidade de "amar até o inimigo" fosse completamente impensável. Acho que se percebe bem a ideia...

Olha que não sei... a questão do amar até quem nos magoa é algo comum a muitas culturas. Em comunidades que vivam em paz e em equilíbrio com o seu meio é bem provável o aparecimento de ensinamentos equiparáveis. De raiz os nossos antepassados conheciam bem as vantagens da cooperação.

Voltando à questão em si, partes do princípio que há uma total dependência de Deus. Até a tecnologia seria fornecida por Deus. Tirando as correntes mais deterministas, dentro do cristianismo nada aponta nesse sentido.
OS católicos não seguem as ideias calvinistas da predestinação, são completamente contrários a ela.
Todos nós podemos ser fantásticos e somos livres de decidir o caminho a traçar. Até aquele que nasceu escravo e viveu preso teve os seus espaços de escolha e de decisão, nem que fosse na sua consciência.
Quero com isto dizer que, contrariamente ao que dizes, todos nós nascemos em igualdade, nascemos na estaca zero.

Citação:
Desconhecido
Estudos indicam que o QI (coeficiente de inteligência) médio tem vindo a aumentar.

É óbvio que tem vindo a aumentar, sinal que se investe mais na 1ª infância. Melhor alimentação, melhores cuidados de saúde, pedagogias visando estimular os miudos, as próprias famílias têm maior escolaridade.
A redução do analfabetismo faz aumentar o QI médio de qualquer população pois os desgraçados dos testes dependem muito da verbalização e estão direccionados para um padrão médio de desempenho da população dominante - é sabido que alunos com português como língua não materna apresentam piores resultados nos testes de QI; eles não são menos inteligentes, simplesmente o teste não está calibrado para as suas comunidades. Tem algum cabimento mostrar imagens com neve em telhados com chaminés a alguém acabado de chegar de África?!?!
Portanto cuidado, aumento de QI não significa que a nossa espécie está mais inteligente. As sociedades andam é mais atentas aos seus infantes.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 01:01

Refiro-me mais ao facto de hoje no mundo ser cada ver mais vulgar este tipo de casos:
[diario.iol.pt]

Mas mesmo que fosse apenas como dizes, então porque somos mais privilegiados que os de antes? É óbvio que quando se fazem esses testes, tentam eliminar esses factores que dizes. Basta comparar os adultos actuais com as crianças por exemplo. Não é de apenas à 200 mil anos para cá que me refiro (usei os homens das cavernas par mostrar uma grande diferença). Falo mesmo de à 100 anos para cá por exemplo, ou 200, ou 4000...das épocas em que se conhece o homem como civilização.

Mas não admira que sejam questões difíceis de responder, e agradeço por tentares. São coisas que a religião católica não explica. Quando pergunto a amigos meus que são ateus a razão de não acreditar, referem me sempre algumas das duvidas englobadas nas questões que coloquei. Quer os católicos queiram quer não, é mesmo isto que acontece. Não se pode ignorar que nos dias de hoje há questões que precisam de respostas. Se nenhuma religião as explica, o risco de aumentar o ateísmo é claramente maior.



Editado 2 vezes. Última edição em 24/05/2009 01:06 por Desconhecido.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 09:23

Pelos vistos quem fala chinês sou eu ou então estás a fazer-te de desentendido.

Cada vez há mais casos como estes...é lógico! Por um lado a população está a aumentar, mesmo que a % de casos se reduzisse o número de casos seria maior, porque há mais gente!
Depois é logo na china onde a política do filho unico aumenta o investimento naquele em que se tem, onde há programas que seleccionam crianças com características específicas para verem as suas capacidades potenciadas.

O que eu te digo não é uma tentativa de resposta, é uma resposta pois baseia-se em factos.

E estás equivocado quanto à adaptação de testes. Eles são padronizados, não se podem mudar, adaptar em cima do joelho. Cada proposta de alteração ate ser validada demora imenso tempo. Esse é um dos problemas dos testes oficiais de QI.

Nós somos mais privilegiados que dantes (há quem não concorde). Se for no sentido das oportunidades é naturalíssimo pois há maior desenvolvimento tecnológico, o fluxo de informação é maior, o acesso à mesma está facilitado. Mesmo numa época de depressão económica como a actual continua a haver muita mobilidade, muita flexibilidade. A ocidente, nem as depressões são como antes.

Não podes afirmar que nos últimos 400 ou 500 anos a inteligência humana aumentou. Já te expliquei porquê. As potencialidades estão lá, sempre estiveram, hoje parecem mais evidentes pois os estímulos começam mais cedo, há essa preocupação.

Gostas tanto de estudos falando que estamos mais inteligentes, fica lá com este:
Estudo relaciona descrença religiosa a QI alto
Como sabes sou ateia e não me meto a fazer as perguntas dos teus amigos, talvez porque nunca fui crente. Sou uma ateia genuína o que me dá um QI mais alto hehehehehehehehe
Obviamente esse estudo é uma anedota pegada. Está cheio de variáveis mal controladas.

Para terminar, ser ateu não é um risco. Tu e outros provavelmente acham que seria desejável sermos todos muito dados a espiritualidades, nós apenas achamos dispensável. Somos excelentes pessoas na mesma, olha pra mim sou uma "jóinha". :P


Meus amigos participem, vamos subir! [testes-de-qi.com.pt]

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 11:28

Atenção! Não façam o teste, é daquelas porcarias a pagantes... 4 euros :/

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 11:28

Citação:
Desconhecido
espero que desta vez leiam como deve de ser, sem entrarem em discussões de semântica inúteis

O que chama de "questões de semântica" podem parecer inúteis para os espíritas, que se contentam com respostas superficiais, e não mostram preocupação com a verdade.

Citação:
Desconhecido
Estive a pensar, e acho que a melhor maneira é mesmo dizer porquê. Sendo eu antes um católico, possuía inúmeras dúvidas que nunca me souberam responder, e as vezes as respostas batiam frontalmente com a minha intuição.

Resumindo então, depois de ter lido as suas questões, parece que vc era um católico com má formação, sem nenhuma preparação teológica, e não teve uma boa catequese. Assim se entende que tenha abandonado a fé cristã para buscar alimento revirando entulhos. Provavelmente nunca foi católico mesmo, e tb não teve nenhum interesse em conhecer mais sobre a fé que diz ter sido um dia sua. Seu coração estava longe, e preferiu se colocar nas mãos de mercadores que acenaram com fábulas exóticas sobre espíritos que sacudiam mesas e respondiam perguntas.

Citação:
Desconhecido
Sempre procurei as respostas, li sobre muitas crenças e todo o tipo de coisas, mas nenhuma me respondeu a nada, excepto as codificações de Rivail, que começaram a dar alguma luz. Apesar do Rivail, pela altura que foi (meados do seculo XIIV) tratar o assunto com alguma ênfase, pois era uma pessoa que antes não ligava a esses assuntos, fui procurando mais por mim, questionando todas as minhas duvidas e simplesmente o enorme rolo de perguntas que tinha dissiparam-se.

É assim mesmo que acontece. Quem quer respostas simplórias e sem profundidade as pode mesmo encontrar com o Rivail. Esqueçam, é claro, o fato do homem ter sido um charlatão, que isso não tem importância, é só mais uma questão de semântica. O fato das "afirmacões científicas" dele terem sido refutadas tb não interessa para quem só quer acreditar nas respostas simplórias. (As questões relacionadas com a astronomia são apenas alguns dos exemplos, como o caso já relatado aqui das luas de Júpiter.)

Ainda assim os espíritas têm a cara-de-pau de falar vir falar de "ciência". Os fatos contradizem as teses do Rivail? Um espírita diz: pior para os fatos! Os "espíritos superiores" que se comunicaram (acredite se quiser) com o Kardec e seus seguidores, esses espíritos mais esclarecidos e portadores da verdade final, esses espíritos mesmos erraram em coisas primárias, mas tolos há aos montes no mundo para acreditar em todo tipo de coisa.

Citação:
Desconhecido
1 - Se Deus é infinitamente misericordioso e bondoso, e se o mais implacável dos criminosos consegue ser perdoado pelos humanos, e receber uma nova oportunidade, então se Deus o condena à partida para o inferno, apesar de entre os humanos haver quem o perdoe, então esse humano seria mais misericordioso que Deus, o que contraria o facto de Deus ser supremo, pelo que a ideia de existir um inferno com ida sem retorno é contraditória.

Tinha que ser essa, deve ser para rir. A resposta poderia ser buscada em livrinhos básicos de catequese ou em livros mais profundos de teologia, mas isso daria mais trabalho e não seria tão exótico. Para que estudar se se pode entregar às fábulas e ao charlatanismo? É a mesma questão de sempre, que acontece tb noutros casos: para que ter o trabalho de mudar a si se uma pessoa pode recorrer aos feitiços para tentar antes mudar o mundo ao redor?

Isso vale para as outras perguntas, que são só uma extensão do mesmo erro: o desconhecimento da doutrina cristã.

Citação:
Desconhecido
Vejam se desta vez lêem tudo. E lembrem-se, são apenas 12 perguntas, e não 12 afirmações. Se sabem responder façam favor, se não sabem, dizer que acreditam ou não é uma informação inútil, se tal não for justificada. Digo para terminar que o espiritismo respondeu-me a essas 12 perguntas.

O espiritismo responde tudo, responde qq coisa, tudo mesmo, com a mesma resposta. É uma das razões pq a resposta dele não tem muito valor, ela entra rapidamente em contradição. Mais importante, entretanto, é perceber a sua falta de preocupação com a verdade, somente busca algo que te seja agradável, se é verdade ou não não interessa. Aliás, coisa típica no espiritismo. Foi assim que Kardec inventou sua doutrina, e depois a atribuiu aos "espíritos superiores". Apareceram os seguidores...

Citação:
Desconhecido
Mas se quiserem saber a minha opinião, o meu raciocínio sobre elas, posso fazê-lo apesar da possível salgalhada que venha a seguir! lol

Quero saber não. Já tive oportunidade de ler "sua opinião" nos livretos de perguntas e respostas prontas do Kardec. Coisa que fiz com desgosto. É uma leitura muito ruim e uma perda de tempo. Aliás, esse papo "manso" seu e da Anori, espírita que não é espírita, é já conhecido pq está nas instruções do Kardec:

"Se alguém tem uma convicção bem firmada sobre uma doutrina, ainda que falsa, necessário é lhe tiremos essa convicção, mas pouco a pouco. Por isso é que muitas vezes nos servimos de seus termos e aparentamos abundar nas suas idéias, é para que não fique ofuscado e não deixe de se instruir conosco." (Allan Kardec, O Livro dos Médiuns - Cap. XXVII - Das Contradições e das Mistificações - Pergunta 301)

Isso já diz muita coisa. O espírita julga falsa a doutrina cristã, mas se serve de termos cristãos para falar "aparentando cristianismo". Não agem com sinceridade, vêm para "roubar, matar e destruir". (Mat 7,5; Jo 10,10). Da mesma forma, tb não mostram respeito pelas pessoas. Mesmo que alguém pregue contra o espiritismo durante toda sua vida, basta que morra e logo algum charlatão, ou seja, um médium, dirá que o morto passou a ensinar ao contrário do que fez toda sua vida. Não somente isso, que Rivail ensinava o racismo é preciso lembrar de novo? Claro... são todas essas "questões de semântica".... E ainda perguntam pq não gostamos de espiritismo.

Página actual: 13 de 20


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.