Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 15 de 20
Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 18:22

Citação:
Desconhecido
Citação:
"Se alguém tem uma convicção bem firmada sobre uma doutrina, ainda que falsa, necessário é lhe tiremos essa convicção, mas pouco a pouco. Por isso é que muitas vezes nos servimos de seus termos e aparentamos abundar nas suas idéias, é para que não fique ofuscado e não deixe de se instruir conosco." (Allan Kardec, O Livro dos Médiuns - Cap. XXVII - Das Contradições e das Mistificações - Pergunta 301)

Uhh...é obra de satanás! lol
Experimenta dizer a uma criança de 5 anos que acredite no Pai Natal que ele não existe sem lhe mostrar porquê, usando palavras que lhe são desconhecidas. O que dizes sobre o espiritismo faz-me aqueles que vêm mal em tudo e em todos que são diferentes, e esqueces-te que o Império Romano teve uma influência crucial no catolicismo. Sabias que o Ritual da óstia e a Mitra papal(o seu formato deve-e originalmente ao culto do deus grego/romano poseidon) são adaptações de rituais pagãos com o intuito de facilitar as pessoas pagãs a mudar para o catolicismo? Por essa lógica, em 2mil anos, que alterações sofreu o catolicismo? Por mim podes continuar a acreditar no que quiseres.

É na lata! Toda pregação cristã é centrada no kerigma, que vc negou qdo se meteu com espiritismo, e nenhum cristão vai fugir do kerigma, escamotear e se vestir de outra coisa para enganar os outros. É tudo as claras! Podes encontrar um ótimo exemplo no discurso de Paulo no Aerópago. Se ele agisse com falsidade como os espíritas talvez tivesse mais sucesso, mas escolheu afirmar lá o "absurdo" e o "escandaloso".

Vc anda lendo muita ficção espírita, vá estudar! [pt.wikipedia.org] Essa da mitra ser coisa de poseidon... lol. A mitra foi uma adaptação do camelauco, que era uma veste romana anterior ao cristianismo. O cristianismo não inventou nada, os cristãos apenas passaram a usar uma veste que já existia e cujo significado era ser a "coroa da justiça e da verdade". Detalhe, os papas começaram a usar a mitra como peça da roupa por volta do século X. Deixa de falar besteira!

Andas lendo muita ficção espírita.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 18:23

Citação:
Desconhecido
Mais perguntas:
13- Se Deus é omnisciente e sabe o futuro, como é que se enganou ao criar Adão?
E não viu que Adão não se dava bem sozinho e teve que criar Eva? E como não sabia todo o mal que se avizinhava no futuro? Das duas uma, ou Ele sabia, e colocou-nos aqui com o objectivo de nos provar ou expiar, ou então não sabia, o que contraria a hipótese de ser omnisciente. Mas assumindo a primeira hipótese, de que viemos aqui para sofrer, qual o motivo? Se uma alma recém criada é pura, porque não coloca-la no céu longe do sofrimento e do mal?

14- Diz-se que Adão é um anjo caído. porque caiu ele? De onde Caiu? porque tem a descendência de pagar pelo pecado dele se o próprio Jesus diz que o filho não padece pelos erros do pai e vice-versa? A explicação que vejo é que os descendentes também falharam algures, assim como Adão, pelo que precisam de se purificar, onde falharam eles? Se nascem na Terra, local se sofrimento é porque já vem com objectivo de se purificarem pela expiação e provação, ou não? Se não, então que viemos para aqui fazer?

cumps a todos

Fundamentalismo? Está explicado. lol

E que cristão diz que Adão é um anjo caído? Desconheço!

Andas lendo muita ficção espírita.



Editado 1 vezes. Última edição em 24/05/2009 18:26 por firefox.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 18:28

Desconhecido

leitura literal da Biblia?!?!

para os católicos Génesis refere-se a um mito. Mito da criação. Não é literal!
Mas que tipo de católico eras tu?
Parece-me que o fox tem razão ao dizer que o que te faltou foi catequese.

Adão anjo caído?!?
Isto nem literal já é!

O que vcs vieram para aqui fazer, também eu gostava de saber...
De útil ainda não vi nada.

Por mim bem podes ficar à espera de respostas. Se vir alguma interessante sou capaz de pensar no assunto.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 18:32

e o que veio aqui fazer uma ateia?

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 18:37

Citação:
demis
e o que veio aqui fazer uma ateia?

Aquilo que tu não consegues fazer: usar da cabeça, de sentido crítico e contribuir para uma discussão urbana.

Cumprimentos

Alpha

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: demis (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 18:57

mas uma ateia não tem de ir contra uma doutrina e apoiar outra religião!
refiro-me à doutrina espirita.
e por favor,não me façam escrever...
souberam do recente escandalo na Irlanda?
ah pois é...

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 19:14

criatura pestilenta

eu defendo aquilo que bem me apetecer, era só o que faltava um ser como tu vir agora definir o que eu posso ou não fazer.
Livre arbítrio, sabes o que é? Ah claro que não, és todo influências...

Podes falar da Irlanda à vontade, não são casos desses que abalam a fé de quem quer que seja. Erros humanos, crimes humanos, nada tem a ver com a essência da Fé.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 19:50

Citação:
demis
e por favor,não me façam escrever...
souberam do recente escandalo na Irlanda?
ah pois é...

Maltrataram algum duende? Roubaram-lhe o pote das moedas?

Cumprimentos

Alpha

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 19:59

Usar a cabeça não?!

Assumires o favoritismo de esta ou aquela religião/ filosofia é tudo menos coerente!
Ao fazê-lo estar a negar a dispensabilidade de Deus.

Tens liberdade em tomar favoritismos, mas quem diz o que quer ouve o que não quer, não é assim? Tomar favoritismo não quer dizer que sejas coerente...não estás a ser. Tomar partido leva-te à incoerência isso não é inteligente. Mas se é isso que pretendes.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 20:00

Demis, o caso da Irlanda não reflecte o catolicismo. Não se deve julgar um todo por causa de poucos.

Mas passando adiante:

Quanto à pergunta 14, o pormenor "anjo caído" a Adão não é mencionado, mas sim a Lúcifer, as minhas desculpas. (Errar acontece...)

Firefox: O que disse nada tem a ver com espiritismo. são curiosidades que achei :P
E o que era o Império Romano antes de ser católico já agora, qual era a religião oficial? Mas pode ser mentira! É só para te veres um pouco no lado oposto, levar com afirmações sem fundamento. Quanto ao teu link já o conhecia.

Quanto ao resto, falas mas não me explicas. Tens preguiça de escrever? Não tenhas que eu também não.


Lena: Não admire que fique à espera de respostas, esperar por mais 2 a somar às 12 anteriores, pouca diferença faz. Se tento explicar criticam e não percebem o que digo, se pergunto não me sabem responder...Se é literal ou não, há estudos que provam a existência de um diluvio na Mesopotâmia, pelo que se calhar até nem é tudo assim tão "alegórico. Tudo tem um pouco de verdade. Tu interpretas à tua maneira... como és livre de o fazer.

Então que me expliquem o verdadeiro sentido do que coloquei na pergunta 13, qual a razão e a interpretação mais plausível sff. Se estou a interpretar mal, ajudem-me la então.

PS: lena, para ateia ainda sabes umas coisinhas :P

E não façam juízos de valor sobre a minha pessoa relativamente ao que não conhecem sff.


Tanto me acusam de ser pouco objectivo, e agora quem tanto reclamava nem diz nada a respeito que me esclareça?

Sendo assim deixo outra pergunta a substituir a 14!

14 (Versão 2)- Se o universo existe à biliões de anos, porque Deus a humanidade a partir de à 4 milhões de anos atrás apenas? Se o nosso planeta já existe à muitíssimo mais tempo, porque não começar mais cedo, adiantando assim a salvação da humanidade?

15- E os animais? que dizer dos animais? Por vezes denota-se inteligência e sentimentos neles, para não falar nos inúmeros graus de inteligência em cada espécie. É certo que não possuem uma alma como a nossa, pois somos a espécie dominante na Terra. Mas terão eles alguma espécie de alma? E se tiverem, que lhes acontece?

cumps a todos

PS: Desculpa a minha ignorância mas...o que é o Kerigma?
Edit: Ja vi... termo grego para "proclamação".



Editado 3 vezes. Última edição em 24/05/2009 20:13 por Desconhecido.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 20:49

Desconhecido

A 13 não faz sentido porque a descrição de Génesis é mito. já to tinha dito.
A tua nova 14 parte do princípio que Deus fez mesmo a humanidade, como se ela não fizesse parte de todo o processo evolutivo.
Os criacionistas defendem uma Terra jovem com escassos milhares de anos. Se optas por uma Terra antiga com 4600 milhões de anos então não podes por Deus a criar a espécie humana.

Grandes inundações podem deixar marcas na memória dos povos e serem relatados como diluvios mas isso não os torna universais/globais.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 21:16

Citação:
Lena
A tua nova 14 parte do princípio que Deus fez mesmo a humanidade, como se ela não fizesse parte de todo o processo evolutivo.
Os criacionistas defendem uma Terra jovem com escassos milhares de anos. Se optas por uma Terra antiga com 4600 milhões de anos então não podes por Deus a criar a espécie humana.

Claro, a Ciência tem vindo a solidificar a teoria evolutiva. Mas não deixa de ser uma boa questão. Que andou Deus a Fazer aquele tempo todo?
Como dizes não acreditar, aceito a tua resposta como é óbvio, pois a fazes consoante o que acreditas, a única diferença entre tu e eu é que acredito também em Deus, e que ele não se limitou a criar tudo de modo a que não precisasse de intervir mais. Penso que é uma força sempre presente e activa. Mas eu gostava de ouvir os católicos fazerem-no. Não deixa de ser curioso que tenhas sido a que mais beliscou o assunto com objectividade.

Citação:
Grandes inundações podem deixar marcas na memória dos povos e serem relatados como dilúvios mas isso não os torna universais/globais.
Não se provou que foi global. Apenas foram descobertos indícios em vários locais na Mesopotâmia que indicam que ocorreu uma grande inundação naquela região. É a região onde a Bíblia indicia ter ocorrido a mesma. Assim como muitos, penso que se trata de algum evento natural muito pouco frequente e desconhecido pela humanidade.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 22:42

Como o silêncio dos "visados" é reinante:

Allan Kardec
Citação:
"Não há fé inabalável, senão a que pode encarar face a face a razão, em todas as épocas da Humanidade. A fé, uma base se faz necessária e essa base é a inteligência perfeita daquilo em que se tem de crer. Para crer, não basta ver, é preciso, sobretudo, compreender. A fé cega já não é para este século. É precisamente ao dogma da fé cega que se deve o ser hoje tão grande o número de incrédulos, porque ela quer impor-se e exige a abolição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre-arbítrio."

Para bom entendedor meia palavra basta.
Dou por terminada a discussão pela minha parte.

Cumps a todos.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 23:10

Olá Desconhecido,

Desde já tenho que realçar que fugiste a todas as questões que te coloquei e que configuram uma clara incompatibilidade entre o Cristianismo e o espiritismo. Como tu pretendes comentários a certos pontos que enunciaste, também eu pretendo saber como achas que se podem conciliar ambas as visões.

Também constato que alteraste o teu discurso: da síntese entre o Cristianismo e o espiritismo avançaste para uma posição fora da Igreja («Sendo eu antes um católico »). Depreendo que a partir deste momento deixes de defender a referida síntese mas avances para uma contraposição de crenças: ou a fé em Cristo ou a crença no Rivail.

Não posso deixar te fazer um reparo quanto à tua presunção de objectividade, clareza e assertividade. Por diversas vezes referes que não te entendemos ou algo tipo «espero que desta vez leiam como deve de ser». Presumes que o problema está no receptor e não no emissor, que nós é que não somos capazes de entender a mensagem. Já te ocorreu que sejas tu que não a sabes transmitir ou, até, que pode ser a própria mensagem que não é entendível?

Eu amo porque amo. Eu amo porque sou reflexo do Amor de Deus. Se o meu amor não for retribuído deixo de ser reflexo do Amor? Claro que não. O que defendes é uma relação causa-efeito. Aliás, acabas por negar o absoluto. Negas que possa existir o amor de forma absoluta, o que acaba por ser lógico quando abraças uma crença baseada no homem e não em Deus. Se estes são os tais upgrades que defendes para o Cristianismo, deixa-o estar como está.

Quanto às tuas perguntas, a 10, 11 e 12 são irrelevantes para a fé e não fazem parte de qualquer ensinamento da Igreja. Não interessa à Igreja se somos ou não os únicos, se existe vida inteligente ou não fora da Terra e por aí fora. Interessa sim os filhos que tem na Terra e pelos quais deve zelar como um pastor zela pelas sua ovelhas ou uma mãe zela pelo filhos.

Citação:
Desconhecido
1 - Se Deus é infinitamente misericordioso e bondoso, e se o mais implacável dos criminosos consegue ser perdoado pelos humanos, e receber uma nova oportunidade, então se Deus o condena à partida para o inferno, apesar de entre os humanos haver quem o perdoe, então esse humano seria mais misericordioso que Deus, o que contraria o facto de Deus ser supremo, pelo que a ideia de existir um inferno com ida sem retorno é contraditória.

Porque será que nos atributos divinos nunca entra a justiça? A pergunta está um pouco torcida, mas penso que se prende com a condenação ao inferno. Primeiro erro, Deus não condena ninguém ao inferno. Até ao momento do Juízo qualquer pessoa poderá arrepender-se e entrar na comunhão de Deus. A questão é esta, se essa pessoa não quis Deus em vida, porque O há-de querer depois de morta? Após a morte as almas vêem a Deus em toda a Sua Glória, ou seja, nada mais à que aprender e fazer. Naquele momento vêem a Verdade, a Vida e percebem o erro em que caminharam. Não sem aviso, mas no uso da sua liberdade e do seu livre arbítrio.

Citação:
Desconhecido
2-O que acontecem aos recém nascidos que morrem? Apesar de mal nenhum terem feito, também não fizeram bem nenhum. Para onde vão eles após a morte? Inferno ou Céu?

A tua noção de mal é muito terrena. «Deste-me um pontapé, és mau!». Essas crianças nada fizeram que rompesse livre e conscientemente a comunhão com Deu. Destino: Céu.

Citação:
Desconhecido
3-E as pessoas bondosas que acreditam em outras religiões? Para onde vão? Será justo empurra-las para o inferno?

Deus não irá julgar ninguém com base em algo que desconhecem. Se não conhecem Jesus, não as irá julgar de acordo com aquilo que o Seu Filho ensinou. Mas se essas pessoas conhecem o Seu Filho e o rejeitam serão julgadas por isso. Senão, serão julgadas por aquilo em que acreditam. Em tempos li um livro muito interessante sobre este assunto, vou ver se registei o nome e autor para te indicar.

Para estas 3 perguntas, pelo que já escreveste, o espiritismo não dá resposta às tuas questões. Limita-se a eliminar Deus e o Juízo. Isso não é resposta.

Citação:
Desconhecido
4-Porque razão nascem pessoas no mundo em tão diferentes ambientes sociais e ambientais? Que mal fez uma criança para ter de morrer à fome na Etiópia? Quem bem fez uma criança para merecer nascer por exemplo na Dinamarca, no seio de boas condições de vida? Porquê? Não seria justiça nascerem todos em pé de igualdade?

Essa é a pergunta do coitadinho… Deus criou o Homem em igualdade de circunstâncias. A antropopaleontologia aponta para um conjunto inicial de hominídeos. A evolução que se seguiu é que determinou as diferenças que hoje vemos. Ou seja, não foi Deus que criou esta diferença mas sim o próprio desenvolvimento e crescimento da Humanidade. Mas o importante é que tanto a criança etíope como a dinamarquesa são amadas de igual modo por Deus. É completamente descabida a noção de justiça. Posso até contrapor, por absurdo, a má sorte da criança dinamarquesa que vai crescer com problemas de obesidade, comportamentais e que atravessará uma adolescência complicada sempre no fio da navalha, entre a sanidade e o suicídio. Confundes Justiça (a justiça de Deus) com as ideias igualitaristas do homem.

Já agora, o espiritismo não te responde a isto, aliás, justifica-te a discriminação. Sentir-te-ás mais confortado acreditando que essa diferença se deva ao facto de a criança branca ser um espírito superior e a criança negra ser um espírito inferior?

Citação:
Desconhecido
5-Porque permite Deus que o homem mate, engane e deixe quem crê nele à mercê dos males do mundo.

Para que a opção em não o fazeres seja um acto livre de amor e respeito pelos outros.

Citação:
Desconhecido
6-Porque razão há pessoas bondosas com tanto sofrimento nos ombros, e outras com menos escrúpulos que levam uma vida regular sem grandes percalços?

Santa Teresa d’Ávila, numa das suas deslocações, carregada de bagagens, tropeça e caiu desamparada ao chão. Imediatamente reclamou com Jesus pela sorte que tinha e Jesus respondeu-lhe: faço-te isto porque Sou teu amigo! E a Santa logo retorquiu: Por isso é que tens poucos amigos! A vida terrena serve para amarmos Deus e o próximo. Em função desta vida, iremos merecer, ou não, a vida eterna. Só o imediatismo – não crer na vida eterna – é que pode suscitar dúvidas como esta.

Também o espiritismo não responde a esta questão. Se, por mera hipótese, houvesse reencarnação, esta era a mesma situação. Aliás, tu acreditas na reencarnação e constatas a situação.

Citação:
Desconhecido
7-Porque se deixou matar Jesus? Se ele era o que era, não seria mais útil vivo? Dizem que se sacrificou por nós, mas em que sentido a sua morte nos salvou? Será que foi apenas para mostrar que a morte não é o fim? (Porque ele reapareceu)
Tu realmente foste católico? Primeiro, Jesus ressuscitou, venceu a morte e deixou-nos a promessa da ressurreição, não da reincarnação. O espírito do Senhor não andou a vaguear de corpo em corpo. Ascendeu aos Céus ao fim de 40 dias. Jesus morreu para nos salvar. Se o pecado nos afasta de Deus, se não somos capazes de cumprir as alianças que o Senhor celebra connosco, Deus celebrou a derradeira aliança no sangue do Seu Filho. O Homem, que também é Deus, submeteu-se voluntariamente ao holocausto, por nós. O Seu Santo Sangue foi o sacrifício perfeito, a aliança derradeira que não pode ser quebrada. E nós temos nela a garantia da Salvação.
Salvou-nos pois realizou o holocausto final, em vez de pombinhas, cordeiros, entregou-Se em toda a sua humanidade.
Citação:
Desconhecido
8-A inteligência e a moral progrediu ao longo dos séculos. E os que nasceram antes de Cristo? Iriam eles todos para o inferno por não conhecer a sua palavra?

Já respondi anteriormente a esta questão.

Citação:
Desconhecido
9-E o que dizer do facto dos povos de antigamente serem inferiores aos actuais em vários aspectos morais e intelectuais. Não seria então justo que ao longo dos séculos nascessem todos em pé de igualdade? Porque deixou ele aos povos actuais ferramentas muito mais poderosas dos que para os povos de antigamente? Se os povos de antigamente eram mais rudimentares, precisariam de muito mais ajuda do que nós certo?

Esta pergunta parte de pressupostos errados e carece de sentido nalguns pontos. O pressuposto errado é considerar os povos ancestrais como inferiores, quer intelectual quer moralmente. O ser «rudimentar» em nada afecta o amor a Deus. Amo mais a Deus porque tenho internet? Antes pelo contrário. Parece-me que quanto mais «avançamos» menos ligamos a Deus e mais atenção prestamos às paixões imediatas.

Realço mais uma vez, que não deste ainda resposta cabal e coerente às questões que to coloquei.

Cumprimentos

Alpha

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 23:25

Parece que fui precoce no término.

Quanto as tuas respostas, li-as com atenção.

A 2, 3 e 5 compreendi, mas falta aquele "porquê"...
a 6, compreendi também, mas a questão é saber porquê (O espiritismo claro que responde, pelo menos para mim)
Na 7 compreendo o que dizes e já conhecia o que dizes, apenas perguntei para saber se haveria algo mais. Na minha opinião não há muito mais do que disseste, exceptuando uns pormenores que irias discordar em absoluto.
a 1 não apanhaste bem o que quis dizer, nem na 9.
Mas compreendi o que disseste, e respeito apesar de não concordar inteiramente e/ou faltar a explicação que procurava.
A 4 discordo. Porque tem de pagar uma alma recém criada pelos erros passados dos outros? Não vai contra o que disse Cristo uma vez quando lhe perguntaram sobre isso?

Se não respondi as tuas questões, poderias voltar a resumi-las aqui?
Tentarei responder o melhor que puder.

cumps



Editado 4 vezes. Última edição em 24/05/2009 23:49 por Desconhecido.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 24 de May de 2009 23:36

Olá Anori,

Citação:
Anori
Eu não desrespeitei Jesus...chega disso! Chega! Que infantilidade, queres o quê com isso? Este género de cometários para depois me acusarem de vitimização? Chega!

A prova dessa vitimização é que eu não te acusei disso e tu resolveste fazer o choradinho

Citação:
Anori
Fundamentos da sociedade? Que pretensão a tua de achar que a sociedade partilha a tua opinião!

Não chegaste lá...

Cumprimentos

Alpha

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Desconhecido (IP registado)
Data: 25 de May de 2009 01:16

Bem, como nada disseste, eu voltei atrás à procura das tuas questões. Respondi a todas, mas se não fui claro, farei aqui novamente. Haja paciência! hehe

Desde já digo que caso alguém queira manifestar a sua tenaz oposição, ou o seu profundo desagrado, faça-o desde que não recorra ao insulto nem à sátira. Acima de tudo quer-se respeito.

"Se vos desrespeito com as minhas ideias, desrespeitem-me com as vossas opiniões contrárias"

Citação:
Por alpha:
1 -Porque é que para os espíritas o suicídio, o aborto, a sexualidade e a homossexualidade são temas controversos?

2 -Quais são as respostas concretas dadas pelo espiritismo?

3 -Divagações, conceitos deturpados, isso sim, parecem ter em abundância, agora respostas concretas, onde estão elas?

4 -Se o Cristianismo nasce da Palavra de Deus, precisa de ser complementado com quê?

5 -Primeiro, é seita e não «ceita». Segundo, não é uma seita dogmática, mas é uma seita? Ou não?

6 -Por fim, para avançar mais no comentário (e dedicar-me um pouco ao primeiro post), dizes que és cristão. Católico ou de qual confissão?

7 -Qual é o rumo do espiritismo? Linda Reis? Alexandrino? Prof. Karamba?
-------------------------------------------------------------------

1 - Para o espiritismo não são controversos, mas na sociedade sim. Basta ver as muitas discussões que geram. Protestos na rua, debates na TV, discriminação, etc...

2 - Suicídio: A morte prematura auto-provocada leva a que o espírito permaneça ligado ao corpo, pois terá de aguardar pela altura "prevista". O sofrimento é imenso pois sente a decomposição do corpo. Uma hipótese é que quando alguém encarna, une-se com o corpo para um determinado tempo. Uma vez aceite a "missão" não poderá abrevia-la por vontade própria.

Aborto: Uma criança ao nascer, representa a encarnação de um espírito que por escolha própria e/ou aconselhamento, escolheu os seus "pais". À medida que a união se solidifica, entre o corpo e o espírito, as memorias passadas vão sendo "omitidas" no seu subconsciente, o que lhe permite viver o presente sem que o passado a perturbe. Pode acontecer que muitos dos Instintos das pessoas provenham daí, mas não menos influentes são os que resultam da vida presente. Quem comete aborto está portanto a atrasar um espírito na sua progressão, pois destrói o corpo que deveria ocupar. Para os pais é também uma prova de amor, pois o amor defende a vida. Parece uma enormidade dizê-lo quando uma mãe engravida devido a uma violação, ou então quando a criança coloca em risco a vida da mãe, mas isso agora fica ao critério de cada um. Deverá a mãe sacrificar a sua encarnação pela de outro? deverá a mãe aceitar alguém causada por uma relação indesejada com todo amor e carinho? Prefiro não comentar sobre, mas a minha opinião, por mais estranha que pareça é que deve. Mas longe de mim discriminar quem o faz... há fardos que só quem sofre com eles sabe o seu peso.
Podem estar a perguntar: "E como sabem os pais quando devem fazer sexo?"
Os espíritos também são uma força da natureza, assim como o amor universal, e de forma subtil influenciam como lhes convém. Quanto às condições em que esse amor é feito, e a altura exacta, oscila pois os espíritos encarnados possuem o seu livre arbítrio. Está tudo interligado. é difícil entrar em pormenores e generalizações porque é tarefa quase impossível devido ao enorme leque de possibilidades.

Sexualidade e homossexualidade: O sexo é o meio que nos foi dado para que possamos acolher os espíritos nas suas provações. Embora aparentemente de modo instintivo, o ser humano pratica-o levado pelo desejo e/ou pelo amor, e todas as forças da natureza marcam a sua influência. As dependências são quase inimagináveis. O espírito que encarna influencia também o desenvolvimento do seu corpo, quer através da acção material, quer através da sua própria personalidade.
A homossexualidade pode ter como razões a intenção do espírito em se-lo antes de encarnar, ou então por exemplo, escolher encarnar num corpo masculino, apesar de possuir tendências femininas que não consegue colmatar. Mas teste assunto, eu confesso ter pouco conhecimento.

3 - Tentando ser mais expedito.

4 - Mais informação. Muito do que se acredita, precisa de justificação para satisfazer a crescente capacidade de compreensão da humanidade. Não se trata de desmentir, mas sim de corroborar de modo mais aprofundado.

5 - É uma seita por ser minoritária, mas nenhum humano definiu dogma algum. Todas os grandes princípios considerados como "dogmas" tiveram origem por consequência de num apenas: Existência da alma. Se existem espíritos que se comunicaram, então só por si, a sua manifestação prova a sua existência. No livro dos médiuns está descrito como se concluiu que se tratavam de facto de espíritos (fenómenos que reagiam de modo inteligente), e não de um outro fenómeno natural conhecido.

6 - Acredito em Cristo, pelo que sou cristão. Não me enquadro em nenhuma confissão particular do cristianismo. Tive uma educação católica, mas actualmente as minhas ideias chocam com alguns princípios, pelo que seria hipocrisia considerar-me como tal. Quanto aos restantes ramos do Catolicismo, não os conheço.
Desejo profundamente que o Espiritismo não se perca no misticismo e que não perca a sua metodologia, pois no dia que o fizer, não passará de "mais uma". Seria uma pena

7 - Nenhum desses. Cristo mesmo disse aos seus apóstolos que jamais usassem o seu dom e conhecimento para fazer fortunas ou fazer disso um modo de vida. Infelizmente são incontáveis os que o fazem, sendo pior ainda quem junta "adornos supérfulos" para impressionar, para não falar dos que apenas exploram os menos cautelosos, levando-os à ruína. Enfim, casos tristes! Os que referiste até podem ou poderiam ter o dom, mas o que acaba por pesar e o que fazem dele.


Bem, isto que disse faz sentido para mim, devido ao todo (aqui apenas está uma parte). tudo se liga e se relaciona. O "milagre" e o "sobrenatural" não pode escapar às leis imutáveis de Deus, pelo que um dia que sejam explicados, passarão a ser enquadrados como fenómenos naturais. Uma dessas leis é o amor universal, que Cristo tanto divulgou. O espiritismo não vem prometer "facilidades",mas apenas elucidar as mentes mais "sedentas" de que existe um mundo que a matéria não engloba, de que o materialismo não é o caminho. Deus é único, assim como única é a verdade. Qualquer crença que se tenha, todas acabam no fundo por transmitir o mesmo: O amor.

Agora uma opinião pessoal: O facto de ficar provado para mim que a reencarnação é real, fez-me perder o medo de arriscar. Eu achava simplesmente uma vida inteira demasiado curta. Eu conheço-me e sei que tenho um coração ainda bastante duro, e temia que apenas uma vida não fosse suficiente para que eu ultrapasse todas as minhas barreiras.
Tal facto deu-me ânimo por saber que posso fazer as coisas bem feitas, solidificar bem as minhas lições conforme as minhas capacidades me permitem, e que não precisava de ser "trapalhão" na minha mudança, que não precisava de correr demasiado depressa, mais do que as minhas capacidades me permitem.
Deu-me um ânimo enorme, e agradeço a Deus pela sua bondade e misericórdia, por me mostrar um caminho de salvação, que desse um verdadeiro impulso à minha vontade de acreditar, de melhorar e progredir.

Muito tolo é quem pensa que pode ficar descansado, pois bem longo será o sofrimento causado por ele próprio e ele mesmo.

Não há palavras para descrever o que me vai na alma. Podem criticar, discordar...o que quiserem, mas a minha fé nunca foi não inabalável como hoje.

Que Deus, Jesus e os espíritos de bem estejam convosco.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 25 de May de 2009 06:11

Gostaria de perguntar a todos os "espíritas":

- 1º como comentam a opinião que nos tempos que vão correndo há mais gente a acreditar em fantasmas que em Deus?


- 2º A vossa crença no paranormal reforçou, foi a consequência de, ou diminuiu a vossa crença em Deus?


- 3º Desconhecido dizes que:

"O facto de ficar provado para mim que a reencarnação é real, fez-me perder o medo de arriscar."

A que prova ou provas te referes?


- 4º que pensam do papel da ciência na investigação do paranormal?


Obrigado.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 25 de May de 2009 10:00

Citação:
Desconhecido
Como o silêncio dos "visados" é reinante:
Allan Kardec
Citação:
"Não há fé inabalável, senão a que pode encarar face a face a razão, em todas as épocas da Humanidade. A fé, uma base se faz necessária e essa base é a inteligência perfeita daquilo em que se tem de crer. Para crer, não basta ver, é preciso, sobretudo, compreender. A fé cega já não é para este século. É precisamente ao dogma da fé cega que se deve o ser hoje tão grande o número de incrédulos, porque ela quer impor-se e exige a abolição de uma das mais preciosas faculdades do homem: o raciocínio e o livre-arbítrio."

Para bom entendedor meia palavra basta.
Dou por terminada a discussão pela minha parte.

Cumps a todos.

Também houve uma pessoa que um dia resolveu escrever por cima de uma porta uma frase que parecia também ser muito profunda e cheia de significado: "O trabalho liberta". O contexto em que ela foi usada é que foi de uma degradação humana incomensurável!

Raríssimas pessoas têm aqui demonstrado uma fé cega ao longo do tempo que eu tenho participado neste fórum. A esmagadora maioria não tem problemas em aceitar a ciência e a fé, não encontra problemas nenhuns por estudar a Bíblia e o seu contexto histórico e de fé.

E no fim de tudo, temos Jesus que nos diz:
Citação:
Jo 20, 29
29*Disse-lhe Jesus: «Porque me viste, acreditaste. Felizes os que crêem sem terem visto!»

Cassima

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 25 de May de 2009 10:20

Olá Desconhecido,

Não era a essas questões que me referia, mas sim às de fundo que coloquei algures, já não me recordo se neste ou noutro tópico.

Também não vi esclarecida a forma ultrapassas algumas questões centrais da fé em Cristo, como a incompatibilidade da reencarnação com o Cristianismo, entre outros.

Cumprimentos

Alpha

Página actual: 15 de 20


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.