Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 4 de 20
Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 21:56

A reencarnação não está associada a erros, a sofrimentos, mas a estados de consciência. Não há certo nem errado, há estados, há evolução, tu és o que és, e não és pior nem melhor, simplesmente és. Se isso já foi referido tantas vezes, não faz sentido continuar a bater na mesma tecla...ainda não entendes-te ou és tolinha?

Uma coisa é não aceitar, outra é estar continuamente a referir aspectos errados que já se esclareceram. Isso não tem nada de novo. Até podias trazer alguma novidade, mas não, é mesmo só a apetência para mostrar rebeldia infantil.

Todas essas explicações, já foram colocadas na mesa, que não as aceites ok.

Todas elas erradas...
Má relação com o corpo....erradoooooo
enorme incapacidade frente aos desafios....erradíssimoooooooooooooooo

Dares palpites sobre assunto que não conheces, não te favorece em nada. As tuas afirmações contra teoria reencarnação, são infantis. A tua ideia de reencarnação assemelha-se a muitas coisas, como quem usa as chaves para limpar os ouvidos, mais...quem usa óculos para dar ar intelectual.

Para quem refere a lógica como essencial, não lhe deves nada, uma pessoa que acredita na reencarnação, sabendo que vai passar inúmeras vezes por esse estado, vai desenvolver lógicamente com ele grande cumplicidade, isso não faz mesmo sentido nenhum...mesmo nenhum. Eu compro um carro, e vou andar com ele a bater por tudo quano é lado, claro, mas comprei-o para durar uns aninhos.
Má relação com o corpo poderia eu dizer que tens tu por exemplo, pareces assustada com a hipótese de voltar a viver a experiência.

Alguém lá atrás falou em virar o disco, e tu enquadras-te, não passas desse empastamento e levas todos a empastar.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 22:11

Olá Anori,

Não alinho com a teoria do «tudo é bom, tudo é igual, pois o fim é o mesmo, os caminhos é que são diferentes».

Dentre muitas outras, existe uma diferença fundamental: o Cristianismo crê num Deus Todo-Poderoso, criador e juiz da alma; o Cristianismo crê na pessoa capaz de conhecer Deus, de conhecer a Sua Vontade, de ser livre de a seguir, sendo julgada no final da vida; O Cristianismo crê na alma imortal, com um principio, um julgamento e um destino (Inferno ou Paraíso). O espiritismo, pelo menos da forma como o tens defendido, crê na alma eterna, num Ser Supremo não criador nem juiz, não existe um plano a cumprir, apenas uma sucessão de encarnações tendentes a uma perfeição indefinida.

Só por aqui verificas que são duas visões bastante diferentes e incompatíveis, que não conduzem ao mesmo fim. Constatar esta realidade não consiste num ataque ao espiritismo. Contudo, estas diferenças levam-me a rejeitar o espiritismo, o que não quer dizer que deixe de respeitar as pessoas que nele crêem.

Cumprimentos

Alpha

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 22:46

Anori

na tua suprema clarividência ilumina aqui uma dúvida da tolinha. Quantos tipos de espiritismo conheces?
Eu falo para os kardecistas, para os espíritas que seguem a DE compilada pelo kardec. É também essa DE que deu origem ao tópico.

A tua opinião é que eles vivem optimamente com a sua situação. A minha é que não. O facto de repetirem até a exaustão a questão da justiça de Deus ser mais lógica com a reencarnação, demonstra que têm dificuldade em encarar e resolver as vicissitudes da vida, procuram respostas apaziguadoras compatíveis com a sua imagem de Deus.

Para ti pode não ser assim, mas para milhões de espíritas que vivem sobretudo no Brasil ( e são esses em expansão em Portugal), o ser portador de deficiência, os sofrimentos desta vida são provas previamente negociadas nos períodos de desencarne com espíritos superiores.
Será que nunca os ouviste falar em Lei de causa e efeito?!

Citação:

Não sei se conheces alguma coisa sobre Chico Xavier. Ele escreveu muita coisa e é praticamente figura intocável no mundo espírita. Numa das obras "Nosso Lar" ele fala em moradas espirituais, com hospitais, localizadas sobre a Terra que recolhem os espíritos dos recém desencarnados. Por cima de nós existem cidades que recebem os espíritos e os ajudam a tomar consciência do que se passa. Depois até há níveis de moradas, num sistema de esferas/camadas que faz lembrar os modelos geocêntricos.

Seria bom que consciencializasses que a tua concepção do que é espiritismo e do papel da reencarnação com pedrinhas viventes, é apenas uma das muitas que existem, antes de começares a espingardar.
Finalmente, se não te agradam os meus comentários, tens bom remédio, não os leias. Afinal sou uma tolinha infantil que não percebe nada disto. Apenas e somente tenho o direito de expressara minha opinião, mesmo perante a tua enorme inteligência e cultura.

gugudada
Lena

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 22:56

Alpha,

Eu não conheço o espiritismo, sei que partilha a crença na reencarnação, não se trata de defender ou condenar.

Citação:
Alpha
Cristianismo crê na pessoa capaz de conhecer Deus, de conhecer a Sua Vontade, de ser livre de a seguir, sendo julgada no final da vida;

Isto arrasta uma problema, pessoa capaz de conhecer Deus, de conhecer a sua vontade, de ser livre de a seguir, sendo julgada no fim da vida, coloco a mesma questão que à Cassima...como ficam as pessoas sem capacidade de escolha, de distinção entre bem e mal, ininputáveis, sem consciência? Isto sim me parece uma grande injustiça e caótica. Jamais conhecerá Deus, jamais compreenderá a sua vontade, não saberá o que seguir...e depois de uma existência sem saber de nada vão para o céu ou inferno e continuará sem saber o quê, nem porquê...perante Deus que não vai conhecer.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 23:10

Lena,

Vi referida a teoria da encarnação, a necessiade da reencarnação como disses-te, não vi definida a perspectiva.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de May de 2009 23:24

Então seria bom que antes de começares a chamar nomes a alguém, lesses e analisasses o contexto do tópico.

Deixo-te duas frases tuas.

Citação:
Anori
Eu não conheço o espiritismo
Citação:
Anori
Dares palpites sobre assunto que não conheces, não te favorece em nada.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 09:58

Citação:
Anori
Isto arrasta uma problema, pessoa capaz de conhecer Deus, de conhecer a sua vontade, de ser livre de a seguir, sendo julgada no fim da vida, coloco a mesma questão que à Cassima...como ficam as pessoas sem capacidade de escolha, de distinção entre bem e mal, ininputáveis, sem consciência? Isto sim me parece uma grande injustiça e caótica. Jamais conhecerá Deus, jamais compreenderá a sua vontade, não saberá o que seguir...e depois de uma existência sem saber de nada vão para o céu ou inferno e continuará sem saber o quê, nem porquê...perante Deus que não vai conhecer.

Parece-me que respondi a essa questão. Essas pessoas vão sim para o Paraíso com mais certeza e directos que qualquer outro e onde conhecerão Deus em toda a sua plenitude.

Citação:
Sl 73, 21-24
21Outrora, o meu coração exasperava-se
e consumiam-se as minhas entranhas.
22Eu era um louco, sem entendimento,
como um animal na tua presença.
23No entanto, estive sempre contigo,
e Tu me conduziste pela mão;
24guiaste-me com o teu conselho
e, por fim, me receberás na tua glória.

Deus é Amor!

Caos e injustiça parece-me andarem os coitados aos caídos de reencarnação em reencarnação a tentarem atingir uma pureza ou iluminação por causa de acções de que não são responsáveis!

Cassima

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Alpha (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 10:04

Olá Anori,

A Cassima antecipou-se à minha resposta! E pouco mais tenho a acrescentar ao que ela disse.

Só um pormenor: conhecer Deus e a Sua Vontade não passa obrigatoriamente pelo conhecimento teológico. Sentir o amor de Deus na vida, ver o caminho a trilhar, é a forma mais bela e sublime de amar Deus.

Cumprimentos

Alpha

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 13:40

Hallo,

Cassima, Alpha...

Continua a não fazer sentido algum...

Não se trata de conhecer teológicamente, mas sim de ter consciência...uma coisa leva à outra é certo, mas não convence, continua para mim a ser um problema. Se eu tenho de explicar rigorosamente a reencarnação nos seus problemas, não vejo porque esta questão não mereça a mesma atenção. Então essas pessoas vão directamente para o Paraíso...que bom...e lá quem vai continuar a tomar conta delas, a vigiar? Ou há alguma espécie de lavagem? Ou afinal de contas temos de colocar a hipótese de Deus não criar seres perfeitos, o que não se considera na igreja, e haverá a necessidade de chegar às portas do céu e transformar essas pessoas? Não faz sentido.

Como sentes o amor de Deus sem consciência? Como? Isso é impossível. Os sentimentos fazem parte de um conjunto de aspectos em que é necessário a reflexão...não se trata de uma dor provocada por um beliscão, que qualquer pesssoa sem problemas de sensibilidade sente e reage. O amor de Deus como dizem é necessário processar!!!! tenta na prática imaginar isso que sugerem...

Não é possível, a questão/ problema permanece!!


Lena,

Algumas das considerações que fizes-te enquadravam-se na teoria geral da reencarnação, não diziam respeito a uma ou outra.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 14:10

O que Deus fará no Paraíso para "tomar conta delas, a vigiar"? Não sei. Talvez contrate um monitor especializado! Tem lá paciência, Anori!

Citação:
Mc 10, 14
Vendo isto, Jesus indignou-se e disse-lhes: «Deixai vir a mim os pequeninos e não os afasteis, porque o Reino de Deus pertence aos que são como eles.

E estes pequeninos não são apenas as crianças...

Quanto à questão da consciência e do amor, experimenta falar com as pessoas que têm filhos deficientes e pergunta-lhes se eles sentem ou não o amor.

Cassima

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 16:44

:) Claro que sentem, mas não da forma que nós sentimos e neste caso o amor de Deus...são conceitos abstractos, bastantes complexos faz sentido estar perante Deus, na sua graça sem saber porquê, sem saber quêm? Sem saber onde? Não faz, essa questão fica aquém daquilo que é a grande missão, compreender e sentir Deus! A reencarnação tapa este buraco.

Essa hipótese pode levar-nos ainda mais longe, iríamos desencadear uma avalanche de problemas, só espero que a legislação lá em cima seja mais eficaz que a terrena.
Se bem me lembro, da primeira vez que coloquei a questão falei na hipótese destas pessoas cometerem crimes, uma hipótese, e sim acontecem...é destruída uma família, imaginemos que algum membro dessa família comete um pecado grave com causa directa no crime praticado pelo primeiro, não deverá esta pessoa baseando-nos na dor, na perda injusta de alguém próximo, ser igualmente perdoada? E assim sucessivamente? Mais tarde, como todos os destinos vão dar a Roma, fechacam-se as portas do purgatório, e do Inferno!!!!

Mais, imaginemos alguém com todas as suas capacidades, físicas, intelectuais..."perfeito", num devaneio comete um crime grave, atentado à humanidade, violação, burla, etc, seja o que for que seja considerado pecado grave, esta pessoa um dia perde as capacidades intelectuais, alienação completa da realidade, nada, como será? Encolhe de grande para pequenino?
Como a esperança média de vida é maior,a maioria das pessoas chega a esse momento em idade avançada, nessa altura já não sabe quem é, de onde é, pa onde vai, muito fácil escapar ao purgatório/ inferno, deve bastar levar a papelada certa assinada por quem sabe, mais um facto a favor do fecho do purgatório/ inferno.

Será que a resposta está no facto de terem sido conscientes um dia, a explicação não poderá ser essa, pois a pensar na ressurreição, ela acarreta todos os problemas que ressuscitar o corpo significa.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 16:50

Teoria geral da reencarnação?!?!
Podias enunciá-la, por favor?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 18:06

Se sentem o amor humano, então mais sentirão o amor de Deus.

Tu continuas a insistir que eles vão ser uns bonecos no Céu, eu não sei como lá vão estar, mas estarão conscientes de Deus e do Seu Amor.

Pensas num Céu como um prolongamento da vida na terra com as mesmas dores, incapacidades e ressentimentos. Não o será! Não vejo nem imagino como irá ser, mas confio em Deus, no Seu Amor e na Sua Justiça.

Vê a parábola da mulher com 7 maridos sobre o mundo que virá. Vê a parábola dos trabalhadores da vinha. A recompensa deles foi a mesma, quer tenham pegado de manhã quer ao findar da tarde.

Cassima

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 19:21

A ideia geral Lena, a ideia que a caracteriza.


Cassima,

Não faz sentido! A questão do purgatório/pecado/inferno/Céu/Paraíso obriga a uma ordem, a um processo. Se é assim tão linear, o amor de Deus é tão grande que não se colocam dúvidas em relação à salvação, para quê insitir na ideia de purgatório e afins. Para não falar da não referência na Bíblia sobre tal processo (purgatório).
O teu paraíso determina exactamente essa permanência perpétua no ressentimento e tudo o resto, não havendo evolução de consciência é esse Paraíso que pintas. Para obra omnipotente, 80, 90, 100 anos às vezes, parece obra precária de Deus.

Citação:
Cassima
"...Não o será! Não vejo nem imagino como irá ser,..."

Não pareces muito certa disso!

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 19:53

Fiquei na mesma como a lesma.
Um pouco mais de objectividade seria útil.

Ao dizeres que algumas das minhas considerações (algumas quais?) se enquadravam na dita teoria geral, presumo que ela existe. Quero saber pois nas pesquisas aparecem várias teorias e nenhuma é dita de geral.

O que diz a Teoria Geral da Reencarnação?
Estou mesmo curiosa pois pelo nome parece ser coisa séria, muito científica.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 20:19

Lena,

Pensei que não fosse necessário fazer um desenho, mas cá vai...

"teoria geral da reencarnação", isto quer dizer uma ideia central que é comum a qualquer filosofia ou religião que a aceita, é óbvio que não estou a referir nenhum tratado atafulhado de alíneas. A ideia geral será as vidas sucessivas.

Citação:
Lena
Quem acha que necessita de várias vidas para poder melhorar é porque não está para ter trabalho

"Quem acha", não referes os espíritas, apesar de eu não concordar que precise de mais vidas para melhorar, mas sim para evoluir. E não é excepção tb aqui se aplica a velha máxima, não deixes para amanha o que podes fazer hoje.

Citação:
Lena
A justiça de Deus vê-se no ponto de chegada e não no ponto de partida.
Essa necessidade de existência de reencarnação para que a vida e morte tenham um sentido é fruto de uma péssima relação com o corpo e com o meio envolvente e uma enorme incapacidade para fazer frente aos desafios.
Sentem-se incapazes de vencer e aí optam pela explicação facilitista - vou ter novas oportunidades no futuro, qualquer deslize posso emendar noutra encarnação. Ah, a injustiça humana, a dor, o sofrimento, é carma, sofremos para poder evoluir

Ouvir alguém como tu que nega qualquer entidade divina falar sobre justiça de Deus é bastante engraçado, ainda mais a precisar aspectos prático-teológicos.
Mais uma vez referes "a necessidade de reencarnação...", talvez devesses tu clarificar as tuas posições, pois seria mais correcto então dizeres "a necessidade de reencarnação é encarada pelo espiritismo....".

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 21:23

Citação:
Anori
Não faz sentido! A questão do purgatório/pecado/inferno/Céu/Paraíso obriga a uma ordem, a um processo. Se é assim tão linear, o amor de Deus é tão grande que não se colocam dúvidas em relação à salvação, para quê insitir na ideia de purgatório e afins. Para não falar da não referência na Bíblia sobre tal processo (purgatório).
O teu paraíso determina exactamente essa permanência perpétua no ressentimento e tudo o resto, não havendo evolução de consciência é esse Paraíso que pintas. Para obra omnipotente, 80, 90, 100 anos às vezes, parece obra precária de Deus.,..."

Lê melhor a Bíblia.

Citação:
Anori
Citação:
Cassima
"...Não o será! Não vejo nem imagino como irá ser,..."

Não pareces muito certa disso!

E não leias as frases pela metade!

Citação:
Cassima
Não o será! Não vejo nem imagino como irá ser, mas confio em Deus, no Seu Amor e na Sua Justiça.

Não revela incerteza, revela confiança!


Cassima

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 22:22

Anori

a conversa desenrolava-se com um espirita (demis) e num tópico sobre espiritismo. Afinal quem não percebeu o boneco não fui eu.

O facto de eu não crer não me impede de reflectir com base nos princípios de uma doutrina. É um processo bastante comum quando se estuda um assunto e um óptimo exercício de tolerância.

A estranheza com que tu e outros reagem faz-me pensar no que é que terão andado a fazer na escola. É das coisas mais triviais em disciplinas como Filosofia, História e Biologia.
Mas ok, quem não entende acha sempre engraçado. Divirtam-se.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Jorge Gomes (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 23:33

Dá música dá que o pessoal gosta e fica feliz. lol

Re: ARGUMENTOS CONTRA ESPIRITISMO!
Escrito por: Anori (IP registado)
Data: 06 de May de 2009 23:36

Por acaso tenho-me divertido imenso e exactamente pelo motivo oposto...

A única constatação óbvia é a tua dualidade, acho que tens um grande dilema existencial.
Nem a filosofia de banco de jardim chega a esse ponto, é de qualidade superior.

Citação:
Lena
A justiça de Deus vê-se no ponto de chegada e não no ponto de partida.

Apresentas como algo evidente, concreto...isso não é comum num discurso quando se pretende ser coerente, a não ser que não se saiba o que se é, ou não, gosta ou não, deseja, ou não...´
Pode chamar-se de muita coisa, mas realmente exercício de tolerância é muito bonitinho, diria fofinho, diz antes de inconstância, ideias pouco claras, pouco reflectidas, pouco...pouco...

-Não tenho rebuçados? Queres um?
-Sim.
-Não tenho!

É exemplo de discursos bastante triviais, principalmente nas doutas ciências, congressos, tertúlias, conferências de cariz internacional reunem-se em volta de questões como esta. São tolerantes, pode aparecer não se preocupe porque todos dizem ora sim, ora não, é como quiser, é a vontade do freguês...sempre ao seu dispôr.

Talvez o problema é ficarmos pelo que aprendemos na escola, a escola é um meio para nos ensinar a aprender ainda mais...

Página actual: 4 de 20


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.