Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 10 de 33
Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 14:26

A meu ver não existem contraceptivos intresecamente maus.

Cada um que escolha aquilo que mais lhe convier e lhe apetecer. Agora agradecia também que no espírito fraterno e de humildade cristã, se possa também querer ouvir e não simplesmente um ansia furiosa de destruir e ganhar sem olhar a argumntos.

A questão do moralmente aceitável para mim não tem pés nem cabeça. Eu sou contra o aborto por isso há que prevenir e fazer os possíveis para as ocasiões de dilema sejam muito reduzidas.

Agora a verdade é que os métodos naturais criam algo que nenhum preservativo ou pílula podem criar, que é empenhamento dos dois conjuges. Para o bem e para o mal, para este método ter sucesso o homem tem que estar muito mais a par do que se passa com a mulher.

Em comunhão

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 14:30

Para muitos compensa ter esses 2 a 20% de risco quando comparado com as contraindicações.

Mas avaliar por estes dados o uso do preservativo tem uma taxa de 5 a 10% de infabilidade na prevenção das DST.

Mas pronto são critérios

Em comunhão

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 14:31

Citação:
"os métodos naturais criam algo que nenhum preservativo ou pílula podem criar, que é empenhamento dos dois conjuges"
Não é verdade. Há muitos outros métodos que conseguem esse mesmo empenhamento e respeitam com mais intensidade o amor do casal.
È uma questão de ponderação íntima e pessoal - não existem contraceptivos intresecamente maus nem actos contraceptivos intrinsecamente maus, nem métdos moralmente melhores que outros, quando analisado de per si e descontextualizados do projecto de amor.


"Cada um que escolha aquilo que mais lhe convier e lhe apetecer" e eu acrescneto, de acordo com a sua consciência e liberdade.
Obviamente.

E é esta liberdade no amor conjugal que a igreja quer proibir. Sem êxito nenhum.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 05/03/2007 14:33 por catolicapraticante.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 14:46

Eu não falo pela Igreja. Não sou padre, não sou celibatário, por isso tenho direito de escolher o método que mais se adequa ao meu estilo de vida.

Que outro método implica obrigatoriamente o empenhamento dos dois conjuges para que o método tenha sucesso?

A Igreja, deveria recomendar e não mandar. A questão não é a mensagem, é a linguagem como se faz passar essa mensagem. Depois também a questão da individualização de cada caso e situação.

Pessoas a viver em países civilizados tem muito mais possibilidades de serem candidatos aos métodos naturais no entanto isso não acontece por uma questão de desleixo, se-a-Igreja-diz-então-está-errado e acima de tudo porque este método implica fidelidade e compromisso. Algo que nos dias que corre não é muito comum.

Em comunhão

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 14:54

1 - "
Citação:
Não sou padre, não sou celibatário, por isso tenho direito de escolher o método que mais se adequa ao meu estilo de vida"

Totalmente de acordo.
E, já agora, segundo a doutrina da igreja, quer os padres quer os celibatários estão obrigados á abstinência sexual e á infecundidade, pelo que, seguramente, não são eles quem pode escolher ou determinar os métdodos contraceptivos usados por outros...mais praticantes.

2 - "
Citação:
Que outro método implica obrigatoriamente o empenhamento dos dois conjuges para que o método tenha sucesso
? "
Seguramente que o Preservativo ( masculino e feminino), todos os métodos barreira, os métodos químicos ou mesmo a pílula... Só quem não é casal amoroso é que duvida disso...

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 05/03/2007 14:55 por catolicapraticante.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 15:03

Enfim adiante, quem quer perceber vai entender.

Em comunhão

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 15:06

CP

Os métodos de auto observação quando conjugados (observação do muco e das temperaturas) e bem usados têm taxas de sucesso da ordem dos 98% (quando um preservativo mesmo bem usado tem taxas de sucesso de 95%). Não percebo porque é que insistes em ignorar os dados que tu própria citas para tomares uma posição do género dos radicais católicos: defendem uns métodos contra outros sem serem capazes de os encarar de forma serena nas vantagens, desvantagens, e eficácia (condicionada ao cuidado com que são usados e aos organismos das pessoas que os usam).

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 15:20

PV:

Nenhum dos dados que cito (OMS e DG) aponta para taxas de sucesso da ordem dos 98% para os métodos naturais, ainda que combinados.

A informação CORRECTA, sobre a maior probabilidade de uma gravidez não desejada se usarem este métodos , deve ser dada aos casais, sob pena de se vender gato por lebre.


Em Boa verdade, os métodos ditos naturais só tÊm eficácia aceitável se corresponderem a uma completa ausência de relações sexuais isentas de risco - em MAIS DE METADE DOS DIAS ao longo do ciclo ovulatório.
Ou seja em casais que basicamente praticam pouco sexo.

SErá isso que os torna intrinsecamente bons?
Será a tal visão castradora de que o sexo conjugal é intrinsecamente mau, se não tiver por objectivo imediato a procriação?

Repara - Eu não defendo métodos nenhuns.

Defendo a liberdade de os casais católicos poderem optar pelos métodos contraceptivos que acharem mais adequados ao seu projecto amoroso de casal e de família.

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 05/03/2007 15:26 por catolicapraticante.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 15:28

O método conjugado chama-se Método Sintotérmico (Symptothermal Method)

Em comunhão

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 15:33

Jà todos sabemos. Combina o Método de Bilings com o Ogino-Knaus, com o de calendário, mais a temperatura basal. Mas continua muitíssimo mais falível que a pílula....
Ou seja, para se obter um "método natural" minimamente fiável é preciso combinar pelo menos três métodos ditos naturais... Isto já diz tudo em termos de desconforto e baixa eficácia...
E nem assim..., com taxas de insucesso até aos 25%...

católica praticante



Editado 3 vezes. Última edição em 05/03/2007 15:36 por catolicapraticante.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 15:39

C.P.,

Nos dias em que não podes usas o preservativo. Pelo menos com o método Sintotérmico sabes que dias podes ou não fazer.

Sabes que fizeres naquele dia tens grandes probabilidades de engravidares. Sabes entre teres os primeiros indicadores do periodo fértil, mesmo usando uma janela de segurança de 3 dias são mais ou menos entre 7 a 11 dias de ou abstinência ou usas preservativo.

Falo pela minha experiência. É exigente, não é fácil e muitas vezes dá vontade de mandar aquilo tudo pró ar. Por isso existem sempre os preservativos para essas alturas.

A vantagem maior é que depois de passado esse tempo, a frequencia pode ser aquele que o casal quiser e bem entender e sem ter que se usar preservativo, que para muitos homens é um incoveniente.

É da wikipedia mas é bastante ilucidativo.

[en.wikipedia.org]

Em comunhão

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 15:41

Acho que te enganaste no link que quiras postar.

A wikipedia diz:

When used correctly and consistently, studies have shown some forms of FA to be 99% effective, the same as oral contraceptives

Em comunhão

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 15:46

mesmo os sites ditos cristão que defendem o método sintotérmco admitem taxas de insucesso de 13 a 20% e admitem que é um método totalmente ineficaz se usado incorrectamente

Uma nota final - quanto mais complexo e pouco prático ou exequível é um método contraceptivo, maiores as hipóteses de falha. O m sintotérmico tem esta grave desvantagem.

Já agora fala-se em eficácia de 98% dos metodos sintotérmico em situações de "uso perfeito " dos mesmo, sem quaisquer falhas comportamentais...

Em situações de utilização normal, regular, a taxa desce para 80% de eficácia..
Ou seja, nos casais que usam este método sintotérmico , 1 em sete engravida sem querer.
Parece-me grave.

Claro que, se combinar três métodos naturais ao mesmo tempo com o uso de preservativo, obviamente que a eficácia aumenta significativamente.

Óbvio.

O casal é que decide.

SE em vez de usar quatro métodos ao mesmo tempo decidir usar só um para ter a mesma eficácia contraceptiva , qual o problema moral?

católica praticante



Editado 3 vezes. Última edição em 05/03/2007 16:02 por catolicapraticante.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 15:51

Mais uma nota solta sobre o link que passaste da Wikipedia:

The symptothermo method has a method failure rate of 2% per year.

O preservativo se usado incorrectamente também é totalemte ineficaz. O mesmo com a pílula e qualquer um dos outros métodos.

For all fertility awareness methods, actual effectiveness can be significantly lower than method effectiveness - some studies have found actual failure rates of 25% per year or higher.[12][13][14] Actual failure rates vary widely depending on the population being studied and the teaching method - at least one study has found an actual failure rate of less than 1% per year,[9] and several studies have found actual failure rates of 2-3% per year.[15][16][17][18]

The most common reason for the lower actual effectiveness is not mistakes on the part of instructors or users, but conscious user non-compliance,[10][17] i.e., the couple knowing that the woman is likely to be fertile at the time, but engaging in sexual intercourse nonetheless. This is similar to failures of barrier methods, which are primarily caused by non-use of the method.

Em comunhão

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 16:00

Precisamente pelas razões que o Tilleul apontou é que há métodos mais falíveis que outros - por isso é que os métodos comportamentos, nomeadamente o sintotérmico, são altamente falíveis.

Por exemplo, para tomar a pílula não é preciso instrutor nem seguir protocolos comportamentais complexos, nem registos, nem métodos de avaliação diária repetitivos e subjectivos em que basta uma pequena falha para se tornarem completamente ineficazes.

E mesmo havendo falhas na pílula ( utilização não perfeita) a taxa de ficácia mantem-se sempre maais elevada que os métodos ditos naturais nas mesmas circunstãncias.

É tudo uma questão de bom senso.

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 05/03/2007 16:05 por catolicapraticante.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 16:24

Claro que os casais católicos usam contraceptivos. Alguns nem sabem que a igreja é contra isso, há falta de informação por parte dos padres. Aqui chegam junto de um médico mesmo católico, ele prescreve a receita e nada mais.

Já têm vindo aqui padres do Brasil filhos de famílias numerosas e dizem na sua prática. Eu sou filho de uma família numerosa, somos nove irmãos; eu sou o mais novo, se a minha mãe tivesse tomado a pílula eu não estava aqui! Um "Bom Exemplo" que esses padres deixam, não é?

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 18:21

Rita,

Esse padre só está a constatar um facto, com toda a legitimidade.

Nenhum de nós cá estaria se as nossas mães tivessem tomado a pílula quando fomos concebidos.

E é um alerta importante, a tomar em linha de conta para quando a Igreja e a sociedade acharem que é altura de discutir esta questão, fora dos habituais quadros ideológicos, partidários e pré-concebidos.

João (JMA)

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 19:02

Citação:
Nenhum de nós cá estaria se as nossas mães tivessem tomado a pílula quando fomos concebidos
.
100% de eficácia portanto?

católica praticante

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 19:05

A escolha do método (sintotérmico, pílula ou outro) é algo complexo e que deve ser feita pelo casal. Não existe nenhum método perfeito. Todos têm sérios inconvenientes. Não me parece que seja sensato pretender ridicularizar um tipo de métodos que muitos casais usam com satisfação (por vezes por razões que nada têm de religioso) e ignorar os problemas sérios dos outros.

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 19:09

Nenhum de nós cá estaria se os nossos pais tivessem tomado opções diferentes.

pontosvista

Página actual: 10 de 33


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.