Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 11 de 33
Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 19:14

Mas concerteza, PV.

Nem ridicularizar, nem demonizar, nem classificar moralmente ou ostracizar os métodos contraceptivos que cada um escolhe. Se um casal está feliz porque usa métodos naturais e tem dez filhos por opção, óptimo.
Se um casal é feliz porque usa a pílula e tem só um filho por opção, óptimo igualmente.
Se outro casal decide optar pelo preservativo e tiver dois filhos por opção de amor , óptimo na mesma.
Se outro casal, por razões privadas decide não usar contracepção nenhuma e ter dezasseis filhos por opção, excelente.
Se um outro casal faz vasectomia porque não quer em definitivo ter mais filhos , óptimo igualmente.

Não há regras gerais nem normas morais definitivas a não ser as ditadas pelo projecto de amor e família que cada um deseja e pode construir responsavelmente.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 05/03/2007 19:15 por catolicapraticante.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 19:24

CP

Faltou-te crescentar:

Se um casal é feliz porque usa o método sintotérmico e tem só um filho por opção, óptimo igualmente.

É que conheço casais que controlam perfeitamente a sua fecundidade com o método sintotérmico.

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 19:39

SEm dúvida, ainda que tenham pouco sexo como condição da eficácia.
0 critério da felicidade e satisfação pessoal de ambos os conjugesé fundamental.

Nota pessoal - O único casal que conheço que usava o método sintotérmico mudou de método após o nascimento do terceiro filho em menos de seis anos.

Normalmente as pessoas dizem que usam um método natural mas depois para obterem eficácia associam-no com outro , como o preservativo....

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 05/03/2007 19:43 por catolicapraticante.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 20:05

Olha...eu estou como esse padre! Se a minha mãe tivesse usado a pílula, eu também cá não estava, sou a terceira...
A minha mãe dizia que eu vim por esquecimento, ainda bem que isso aconteceu:)

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 20:09

;)) Um feliz esquecimento.

católica praticante

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 20:18

CP

Só conheces um casal que usou métodos naturais e sabes o que +é que "normalmente" as pessoas fazem?

Além disso, a questão de saber se o sexo nos períodos inférteis é muito ou pouco é daquelas que cada pessoa e cada casal é que sabe o que os satisfaz. Nestes assuntos em que as pessoas são tão diferentes deveria existir uma abertura de todos para as especificidades de cada pessoa. Em contrapartida estigmatizam-se métodos, definem-se padrões de satisfação com base na quantidade e espera-se que todos os sigam sob pena de serem considerados anormais. Exactamente como nos corpos: define-se um padrão e depois goza-se com quem não segue o padrão. Há muito que caminhar na educação da sexualidade e na educação da nossa cultura.

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 20:30

PV:

"Só conheces um casal que usou métodos naturais e sabes o que +é que "normalmente" as pessoas fazem? "

Por acaso até sei...:)Sobretudo Jovens ...

Citação:
Em contrapartida estigmatizam-se métodos e espera-se que todos os sigam sob pena de serem considerados anormais"
"ou pecadores ou maus católicos...
O que é mau...

Por isso tenho criticado abertamente certas ortodoxias doutrinárias católicas...que estigmatizam métdos os contraceptivos eficazes.

" definem-se padrões de satisfação com base na quantidade e espera-se que todos os sigam sob pena de serem considerados anormais.".
Exactamente. Espera-se que toda a gente católica tenha pouco sexo - o menos possível - em nome de uma determinada "moral sexual" de contornos questionáveis.

Concordo absolutamente contigo: as pessoas são tão diferentes deveria existir uma abertura de todos para as especificidades de cada pessoa.

E isto aplica-se a tudo, incluindo á liberdade de viver a sua sexualidade , fecundidade e até orientação sexual com equilíbrio e gratificação.

Qualquer que seja a escolha...


católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 05/03/2007 20:32 por catolicapraticante.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 22:13

O que eu acho mais incrível é o menosprezo...

Onde queres chegar com toda esta conversa? Ainda ninguém aqui condenou a escolha ou menosprezou a escolha individual de cada um senão tu mesmo.

Se alguém usa o método sintotérmico tem que obrigatoriamente, por decreto teu, fazer pouco sexo e ter uma catrefada de filhos.

Deves ter também o domínio de toda a ciência sobre as jovens? Podes não o ser mas muitos de nós que falamos aqui somos bem novinhos. Nem todos os jovens têm que ser carneirada. E há também quem pense diferente da imagem que fazes da juventude.

Mas realmente tens razão que a geração de jovens não está preparada para usar o método sintotérmico pela simples razões que se estão a borrifar. Contra mim falo, fomos mal ensinados pela geração do pós 25 de Abril que podemos fazer tudo sem olhar a quem ou limites.

Volto-te a perguntar se alguma vez me viste a estigmatizar qualquer que seja o método. Acho que andas a lutar contra moinhos de vento e nessa luta desenfreada não olhas nem lês o que se escreve.

Acho que também sofres de uma imagem de Igreja que muitos de nós não somos. Apesar de seres tu a que ostensivamente quer usar o título de Catolicante Praticante, pintas a catolicidade de cores já caducas.

Espera-se que toda a gente católica tenha pouco sexo - o menos possível - em nome de uma determinada "moral sexual" de contornos questionáveis. Isto é uma mentira descarada e que provavelmente está a confundir com franjas do cristianismo que nada têm a ver com as pessoas que frequentam este fórum.

Usar métodos naturais, ser contra o aborto e a eutanásia, ser-se a favor de um ideal cristão vivido nas suas mais variadas vertentes quer moral quer social, têm tudo a ver com o Concílio Vaticano II e o espírito de renovamento cristão.

Que se viva a liberdade e não a libertinagem sexual. Que se a fecundidade responsável e não decisão à posteriori. Que se respeite a orientação sexual de cada um no mesmo respeito que se deve ter pela fé e pelas tradições.

Em comunhão

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 22:58

"Se alguém usa o método sintotérmico tem que obrigatoriamente, por decreto teu, fazer pouco sexo e ter uma catrefada de filhos."

Apenas disse e repito, porque é uma verdade objectiva e científica, algusn factos básicos:

1 - Quem utilizao o método sintotérmico, se quiser que o método seja minimamente eficaz, tem de praticar menos sexo que quem utiliza outros tipos de contracepção mais eficaz que não impede a prática de actividade sexual durante vinte e oito dias do ciclo.

2 - Quem utiliza o método sintotérmico corre maiores riscos de ter uma gravidez não desejada do que quem utiliza um outro método contraceptivo mais eficaz como a pílula anovulatória.

São factos científicos.

3 _ A imagem que tenho da juventude resulta da minha realidade concreta e diária com adolescentes e jovens ao longo dos últimos dez anos.( aliás, não me considero propriamente velha...)


Parece-em óbvio o que escrevi, pelo que o discurso rasca era evitável.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 05/03/2007 23:00 por catolicapraticante.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 23:31

O que parece evitavel, é o querer impor o preservativo, a par da pilula etc.
Já parece mais que obvio, que as pessoas aqui estão mais do que informadas àcerca dos metodos.
È Vil e Mesquinho - alem de mentiroso - alegar que os metodos naturais sao todos faliveis, e os metodos quimicos e fisicos, são todos infaliveis.
Nenhum metodo é infalivel.
Claro que é muito mais simples tomar a pilula e ter sexo descomprometido. Porque é disso que se trata.
Muitos de nos trabalhamos com adolescentes. Não é preciso se enfermeiro ou professor para isso.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 23:31

Citação:
CP
Quem utilizao o método sintotérmico, se quiser que o método seja minimamente eficaz, tem de praticar menos sexo que quem utiliza outros tipos de contracepção mais eficaz.

Quem utiliza o método sintotérmico tem menos dias em cada mês para praticar o coito do que quem usa outros métodos que não prevêem a abstinência, sejam esses métodos mais ou menos eficazes. Quem utiliza outros métodos mais ou menos eficazes pode praticar mais ou menos sexo do que quem utiliza o método sintotérmico.

Citação:
CP
Quem utiliza o método sintotérmico corre maiores riscos de ter uma gravidez não desejada do que quem utiliza um outro método contraceptivo mais eficaz.

Quem utiliza o método sintotérmico corre menores riscos de ter uma gravidez não desejada do que quem utiliza um outro método contraceptivo menos eficaz.

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 23:37

PV:
Caiste no completo nonsense...

católica praticante

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 23:44

Citação:
CP
PV:
Caiste no completo nonsense...

Olha que não. Tu é que misturaste dias de oportunidade com realização efectiva e resumiste sexo à cópula. A minha última frase tem tanto conteúdo como a tua. Ambas causam uma impressão num sentido ou noutro embora ambas sejam verdades de La Palisse.

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de March de 2007 23:51

1 - "Quem utiliza o método sintotérmico tem menos dias em cada mês para praticar o coito do que quem usa outros métodos que não prevêem a abstinência,"

Monsieur de la palisse não diria melhor ...

sejam esses métodos mais ou menos eficazes.

2 - Falei especificamente na pílula anovulatória, que é de longe mais eficaz que qualquer método de abstinência periódica.

Citação:
Quem utiliza outros métodos mais ou menos eficazes pode praticar mais ou menos sexo do que quem utiliza o método sintotérmico.

Eventualmente.
Teoricamente é admissível. Pode acontecer que quem esteja proibido de praticar sexo em mais de metade do ciclo, copule intensamente como coelhos nos escassos dias em que isso lhes é permitido fazer sem correr o risco de uma gravidez.


Mas, globalmente, haverá uma tendência a praticar menos sexo se o método sintotérmico for seguido com rigor, do que se for utilizado um método contraceptivo eficaz, como a pílula ou mesmo o preservativo.
Por uma questão meramente estatística probabilistica e fisiológica. Um casal normal e saudável, pratica mais sexo em 28 dias do que em 12.

Claro que podem ter práticas sexuais alternativas - outras prátivas que não o coito vaginal, como a masturbação, o sexo oral ou anal... Mas dizer que essas alternativas ao coito são as indicadas pela doutrina católica , parece-me excessivo.


Teoricamente, continuo sem perceber o que é que torna o método sintotérmico "moralmente bom " versus outros mais eficazes.
Ainda estou á espera que os teóricos expliquem.

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 05/03/2007 23:56 por catolicapraticante.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de March de 2007 00:10

"
Citação:
Paulo
Claro que é muito mais simples tomar a pilula e ter sexo descomprometido. Porque é disso que se trata.
"
Não, não é disso que se trata. Falo dos milhões e milhões de casais unidos pelo santo matrimónio católico que utilizam a pílula anovulatória como contracepção eficaz na sua conjugalidade comprometida.
Um comportamento contraceptivo normal desde há quarenta anos.

Porque é esse método intrinsecamente mau?
Alguém consegue responder com alguma lógica e coerência?

Ou estamos todos de acordo que todos os métodos contraceptivos são moralmente lícitos e cabe esxclusivamente ao casal a sua escolha?
_____
Editado por Alef. Correcção de citação.

católica praticante



Editado 3 vezes. Última edição em 07/03/2007 15:17 por Alef.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 06 de March de 2007 00:13

Citação:
CP
se o método sintotérmico for seguido com rigor, do que se for utilizado um método contraceptivo eficaz, como a pílula ou mesmo o preservativo.

Lá insistes em tratar o método sintotérmico como menos eficaz que o preservativo ignorando quaisquer dados sobre o assunto. Se isto não é preconceito, não sei o que será.

Quanto à moralidade superior dos métodos de auto-observação terás que continuar a procurar. Eu não os acho nem superiores nem inferiores aos outros e limito-me a discutir vantagens e desvantagens. E a principal desvantagem do sintotérmico não é a eficácia.

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 06 de March de 2007 00:18

Como se perde a compostura facilmente.Devia ir ouvir a laurinda alves que vai a sua paroquia a convite do seu Prior. Fazia-lhe muito bem a si.
Ao senhor prior ja dei os parabens.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de March de 2007 00:20

É uma questão objectiva. Se um método contraceptivo tem uma taxa de falhanço da ordem dos 20% em utilização regular ( o sintotérmico) e outro método tem uma taxa de falhanço na ordem dos de 2% nas mesmas circunstãncias, um métdodo é menos eficaz que outro. Básico.

Para mim, uma das grandes desvantagens do método sintoteérmico face á pílula ou DIu ou mesmo o preservativo, é precisamente a menor eficácia.

Repito - são os dados oficiais de sites do método - Em cada sete casais que usam o método sintotérmico, num ocorre uma gravidez não desejada.

Claro que há outras desvantagens importantes, como a complexidade, a pouca exequibilidade prática , as barreiras comportamentais, mas são esses precisamente os factores que explicam a baixa eficácia.

"
Citação:
Quanto à moralidade superior dos métodos de auto-observação terás que continuar a procurar"

Não vale a pena, porque não existe.Ou seja, os métodos sintotérmicos não são moralmenrte superiores a outros métdos contraceptivos.


Ainda bem que estamos todos de acordo neste ponto.

católica praticante



Editado 3 vezes. Última edição em 06/03/2007 00:28 por catolicapraticante.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 06 de March de 2007 00:42

Citação:
CP
Repito - são os dados oficiais de sites do método - Em cada sete casais que usam o método sintotérmico, num ocorre uma gravidez não desejada.

Podias indicar-me o link, por favor? Obrigado.

pontosvista

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de March de 2007 00:53

Já o tinha indicado. Aqui.


Já agora, os perfect users são escassos ou inexistentes. É impossível manter-se a perfeição durante cinco anos, por exemplo. Por isso o padrão de análise incide sobre as taxas de falhanço em regular users ou experienced users, por uma questão de senso comum relativamente á eficácia.
E há que comparar os vários métodos tendo em conta esses parãmetros.

POdes consultar outros links que coloquei ( da OMS eda DG e comparar) tendo em conta esses parãmtetros específicos.
Aqui fica mais um.
A probabilidade de erro humano ( comportamental) é directamente proporcional á complexidade do método.

católica praticante



Editado 3 vezes. Última edição em 06/03/2007 01:13 por catolicapraticante.

Página actual: 11 de 33


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.