Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 5 de 33
Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 11:51

Muito pelo contrario Tilleul a formaçao que devia ser feita pelo estado, com o dinheiro dos nossos impostos, tem sido feita pelas inumeras associações pro vida em Portugal que tem promovido cursos de norte a sul do pais, que oferecem as gravidas outras soluções para alem do aborto.
O estado não investe em programas destes.
Na india a Madre Teresa de Calcultá introduziu o metodo natural. As mulheres sem posses aplicaram-no na perfeiçao. O camilo falou aqui do Metdo ABC.
A questão é que os metodos quimicos nao sao para os pobres.
Claro que é tao mais simples tomar um comprimido e ja está. Este é o admiravel mundo novo. Toma-se um pirulito e ja está. Tudo é rapido e indolor e nao da trabalho. A pilula do dia seguinte é disso exemplo. QUal autoclismo manda fora a porcaria.
È este o mundo que queremos construir?
Será esta a civilização do amor que João Paulo II falava.
Tenho serias duvidas, quando so se apresenta um lado da questão. Normalmente o que mais nos interessa.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 11:53

Olá Tilleul,

Estás a chamar criminosa à Igreja Católica?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 12:07

Não tenho nada contra a vossa opinião de homens. Mas também gostava de ouvir a versão de uma mulher casada.

Então mulheres casadas o que acham do assunto?

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 12:10

Paulo,

O assunto é a contracepção... A Madre Teresa viveu num estado em que o catolicismo é muito minoritário e em que as pessoas morrem de sede quando têm um rio que transborda todos os anos.

A solução não é tomar um comprimido e já está. Se quiser pode ler o texto que escrevi e verá que não isso que disse. Se tens alguma coisa a apontar a esse texto és livre de o expressar.

A situação de cada um é diferente. Um cristão em Portugal tem acesso a formação que um cristão em Moçambique não têm. A tradição e pressão social em Portugal é diferente da vivida por exemplo na América Latina.

Ele olha para cada um de nós, não fez catecismos cegos. Senão, e usando as palavras do Alef, a Salvação era um programa de computador.

S7v7n,

A Igreja não é criminosa, mas há muitos Cardeais, Padre e Leigos que o são. Ser cristão não nos faz imune ao erro e ao pecado.

Em comunhão

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 12:15

Tilleul,

corrige-me se estiver enganado. Não é a Igreja Católica que faz propaganda contra o preservativo no continente Africano por exemplo?

Ainda faço a minha mãe vir aqui dar o seu testemunho :P

Abraço.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 12:26

A Igreja faz propaganda em África contra o preservativo. Mas, sinceramente, o que é pior? Usar preservativo ou andar a contaminar outros com sida?

Não esqueçamos que em África, facilmente se aceita que se tenha várias parceiras. É uma questão cultural. Aliás, já há padres africanos a defenderem o uso do preservativo por causa disso. Apesar de na sua Fé serem contra os métodos contraceptivos artificiais, compreendem que a situação actual exige o uso do preservativo. Se defendemos a vida de um embrião, também temos de defender a vida de um ser humano já totalmente formado. Não se trata apenas de adultos que ficam infectados, mas também de crianças. Nalgumas zonas acredita-se que se fica curado da Sida se se tiver relações sexuais com crianças.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 12:28

S7v7n,

Também! Fala com o Camilo sobre a campanha ABC... não é excluindo e reprimindo que se consegue alguma coisa.

É educando e formando.

Em comunhão

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 12:36

Obviamente, Maria joão. A diferença não é nenhuma quanto aos objectivos!O que varia é o método.

Nota 1 - O seven afirmou que eu não estou interesada em conhecer os métdods naturais de que a Rita falou. É mentira, estou profundamente interessada, acho que é muitíssimo útil que a Rita partilhe essa informação.

Nota 2 - A Maria José queria ouvir a opinião das mulheres casadas ( presumo que ela não seja). Concordo com a Maria José, Acho muito importante que as mulheres casadas e mães, dêm a sua opinião.

Eu, que sou casada e mãe de família, já dei a a minha opinião.
Penso que seria muito interessante que a Rita, que também é casada e mãe de família desse a dela e explicasse quais são so "métodos contraceptivos naturais" eficazes que que permitem que se se tenham relações sexuais quando se quizer.

E até seria muito ítil saber o testemunho da mãe do SEven.



Editado 1 vezes. Última edição em 12/10/2006 12:40 por catolicapraticante.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 13:05

Não foi a Maria José, mas eu: Maria João.

Não faz mal. Eu e a Maria José já estamos habituadas a que nos troquem o nome. Eh Eh! Até dá para desanuviar.

E, tens razão, não sou casada. Acho que a vossa opinião é importante. Lá está, uma coisa é a teoria, outra é a prática. E como ainda não entrei no mundo dos casados ...

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 13:07

Vou tentar que a minha mãe se inscreva no fórum para dizer alguma coisa sobre a sua experiência.

Admin´s se virem(caso controlem) 2 users com o mesmo Ip referente ao meu nick, já sabem. É a minha mãe.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 14:43

CP

Bom dia!:)

Andam aí jovens curiosos e curiosas:)))

O Doutor Galvão falou aí nesse método de contraceptivo.

Ah...já agora quero dizer aos jovens, que o sexo, não é só para homens, mas para as mulheres também!...(...)

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 14:46

Não percebi, Rita!

Quem é o Dr. Galvão? Qual é o método contraceptivo de que estás a falar?

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 14:55

Citação:
pontosvista
...
Nas duas primeiras mensagens deste tópico expliquei porque o abri: porque o Camilo me perguntou por uma posição da Igreja que não estivesse fundamentada e eu apontei a condenação da contracepção. Também resumi algumas fundamentações em geral invocadas. Acontece que as fundamentações invocadas não são suficientes para o tipo de condenação que se faz.
...



Se são ou não suficientes é uma apreciação tua daquilo que conheces da fundamentação da Igreja. Dizer que não está fundamentada ou considerar que a fundamentação na tua apreciação não é suficiente para o tipo de condenação que se faz são coisas muito diferentes.
Nos documentos oficiais da Igreja encontras sinteses da fundamentação. As enciclicas não pretendem ser uma argumentação exaustiva. Para isso existem livros e revistas especializados.

Tentarei voltar ao tema quando e se tiver tempo para isso.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 15:12

Alef

Traz aí o que escreveu no fórum o Doutor Galvão. Podem ver o que ele escreveu por aí...

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 16:29

Ningúem consegue adivinhar a que método contraceptivo te referes - e o galvão não defendeu nenhum métdodo contraceptivo eficaz.

SE é o que usas é assim tão bom e tão seguro - e ainda por cima de acordo com a doutrina - porque é que não dizes qual é?

É por vergonha?




Editado 1 vezes. Última edição em 12/10/2006 16:32 por catolicapraticante.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 16:41

Penso que a rita se refere ao coito interrompido.

Ora esta prática, além de pouco eficaz ( ainda é menos eficaz que os outros métodos natuaraiss) pode trazer sérios riscos á saúde sexual dos casais ( anorgasmia nas mulheres e disfunções de ejaculação nos homens) sobretudo se utilizada sistematicamente por um casal, durante décadas.

Por outro lado, não é considerada moralmente adequada pela igreja católica, porque no fundo equivale á masturbação.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 17:07

CP

Ejaculacao precoce pode haver, em todas as circunstancias, mesmo com preservativo, usando a pilula, etc.

Quem escreve se nunca o praticoou como percebe disso?

Conheco muitos casais que usam esse metodo e tem so 2 filhos cada...desde que o casal queira, que importa?

So nao h'a ejaculacao precoce, se a mulher for muito rapida...lololol

Volto mais logo....


Agora os jovens vem todos a este forum:)))

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 19:35

Rita:

Mais uma vez, - disseste uma coisa essencial - ...desde que o casal queira, que importa?

Exactamente! SE isso corersponde á vontade do casal e se ambos retiram gratificação das relações sexuais, não há problema nenhum...

Agora não podes é afirmar que o Método do Coito Interrompido seja moralmente melhor do que a contracepção eficaz, porque é um comportamento que equivale á masturbação e com alta probabilidade de ocorrer uma gravidez não desejada...

E, já agora, há poucas mulheres "rápidas" a atingir o orgasmo numa relação coital ( parabéns :)) .....(Mas isso melhora com a idade, é verdade),

pelo que, a maior parte das mulheres ( e dos homens) tende a não usar este "método".
E não o recomendo a casais jovens ou casais muito férteis.


Abraços.



Editado 1 vezes. Última edição em 12/10/2006 19:38 por catolicapraticante.

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 19:41

Caro Alef,

Citação:
Alef
Do ponto de vista subjectivo, as consciências mal formadas também são soberanas... S. Tomás chega a admitir que seria um pecado fazer um «acto de fé» na existência de Deus contra a própria consciência (não me lembro da referência e, se alguém ma desse, agradecia, já agora)...

Não sei onde ele a escreveu, (penso que foi na suma teológica, mas como referência é ligeiramente insuficiente...) mas está citada no livro "Síntese da Fé Católica", de François Varillon, S.J., Editorial A O

"O acto de crer, mais do que qualquer outro, deve ser justificado. A razão também tem parte no acto de fé. Senão, crer seria imoral, porque a consciência manda, antes de mais, obedecer à razão."

João (JMA)

Re: A Igreja e a contracepção
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de October de 2006 23:34

Caro Paulo.

Dizes na tua mensagem «Querer um metodo infalivel, significa dizer a Deus: Na minha vida sexual tu não mandas.». Podes-me dizer qual é o método infalível que te referes? Pessoalmente, não conheço nenhum.

Este é um assunto que não sinto qualquer vontade em participar pois não consigo acrescentar nada de novo ao que já escrevi noutros tópicos, em particular «Moral católica esquizofrénica?» e Métodos Naturais de Planeamento Familiar.

Já disse mais que uma vez que devo a minha vida aos métodos naturais. Se não fossem eles, eu não estaria aqui, nem teria dois irmãos. Os meus pais tiveram três filhos, todos eles enquanto usavam os ditos métodos naturais de planeamento familiar.

Se os ditos métodos são "naturais", que resposta eles dão à seguinte situação: O marido e a mulher amam-se profundamente mas pretendem adiar a questão dos filhos por algum tempo. Ambos sentem atracção física um pelo outro. A mulher está no período fértil, mas marido e mulher amam-se de tal forma que querem fazer amor um com o outro. O que podem fazer se utilizam métodos naturais mas querem a adiar a questão dos filhos?
a. Fazem amor e com muita probabilidade engravidarão;
b. Não fazem amor e pergunto o que é que isso tem de natural.

Para terminar, convém lembrar que a Humanae Vitae é o documento mais polémico do Magistério da Igreja e que foi contestado pela maioria dos bispos de todo o mundo ("Why you can disagree and remain faithful catholic", Philip S. Kaufman, OSB, ISBN 0-8245-1472-6, capítulo 6, pág. 90-102).

Luís Gonzaga

Página actual: 5 de 33


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.