Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 8 de 11
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 06 de December de 2006 22:13

pasta dos dentes, sal.

depois de lavar os dentes o paladar fica alterado, o sabor do sal fica alterado.

As pessoas têm gostos diferentes, percepções diferentes.
É certo que a liturgia é feita para um colectivo, não para uma sensibilidade particular de alguem.
Mas São Paulo dizia que se fazia judeu para os judeus e gregos para os gregos a fim de cativar alguns para Cristo.

A dignidade da celebração pode preservar-se de muitas formas. por vezes até é melhor preservada se cantarem musicas populares simples mas bem executadas que presumirem cantar musica sacra de dificil execução e parecerem o coro dos gatos desafinados.

Há celebrações em que se sublinha mais a alegria cristã, outras em que se sublinha mais a majestade divina, outras a comunhão dos irmãos em Jesus Cristo. Devia existir maior variedade de celebrações para se adaptarem melhor às diferentes sensibilidades e culturas.

As diferentes formas musicais adequam-se melhor a diferentes sentimentos, ideias, emoções, assim como a diferentes sensibilidades e caminhadas espirituais.
Desde que se preserve a dignidade, que não se firam as sensibilidades, deve existir uma adaptação da liturgia ao povo.

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 00:16

Caro Pontosvista

Parece que quem confude a opinião pessoal com a Igreja és tu. Como ja provaste, não estás interessado em entender. Não merece a pena estar a citar documentos, quando o unico critério de discernimento é a tua opinião.
Claro que poderia argumentar mil e uma coisa. Mas confesso que não lucraria nada, quando apresento as razões do Magisterio, dizes que é burocracia que não representa a Igreja. Quando digo o que penso, é a minha opinião.
Tudo o que não coincida com o teu pensamento, está errado. Se não ha um esforço teu para tentar ao menos entender, não merece a pena da minha parte perder tempo.
Abraço fraterno em Cristo Redentor

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 00:18

Paulo

Qual é o critério que permite distinguir se uma música é adequada ou não para a Eucaristia?

pontosvista

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 00:20

Caro Paulo:

Dizes ao pontosvista:
Citação:
«Tudo o que não coincida com o teu pensamento, está errado.»
Pergunto: Mas parece-te que estás imune a essa dificuldade? Será aí que está a diferença?

Alef

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 00:21

Paulo, as razões da magisterio não são os documentos do magisterio. Confesso que poucos documentos tenho lido mas os que li eram sinteses, sinteses que me pareciam muito cheias de razão e de razões (geralmente concordei com tudo ou quase tudo o que era dito). Mas como sinteses que eram essas razões raramente eram explicitadas.

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 00:55

Pontosvista,

a tua maneira de falar nem parece ser de um católico. Pareces dizer que apenas interessa ser crente em Deus e pronto. Nada mais interessa. Pelos vistos o que a tua Igreja diz não interessa. Já reparei. Faz como quiseres. Crer em Deus muita gente cre.

De qualquer maneira noto que utilizam a táctica dos fariseus e da Lei para conseguirem contrariar alguém que vos fale de normas. Pena é que não tenham fundamento algum para o que dizem. Uma fé não se baseia em normas. Eu não acredito por causa das normas. Como eu disse atrás, as normas/recomendações da Igreja, servem para que compreendamos melhor, aquilo que Deus quer para nós. Seja por Dogmas, seja por Sacramentos, etc, etc.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 01:18

Quem quiser aprender alguma coisa apresento esta pagina excelente traz toda a documentação da igreja referente a musica sacra. Também tem alguns documentos da igreja portuguesa.

[www.meloteca.com]

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 01:50

Paulo

Obrigado pelo link. Mas não respondes à questão: perante uma dada música, como é que se decide se ela é adequada à liturgia? Há algum critério objectivo ou deve ser avaliada pelas pessoas que participam na Eucaristia?

pontosvista

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 01:53

Citação:
Seven
a tua maneira de falar nem parece ser de um católico

Talvez tenhas que rever as tuas ideias sobre o que é um católico.

pontosvista

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 01:54

Ha critérios objectivos que a pessoa que orienta deve seguir. Musicae Sacrae Disciplina de Pio XII apresenta os principais critérios.

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 03:07

Paulo

Fiz uma leitura em diagonal.

Há critérios que referem o autor da música, o que nos deixa num dilema se este for desconhecido. Outros dizem que a música sacra não deve ser profana, o que não é lá muito prático pois se um músico profano usar uma música sacra para fins profanos a música fica algures entre sacro e o profano.

Depois há frases como:

Citação:
Musicae sacrae
Entre os instrumentos a que é aberta a porta do templo vem, de bom direito, em primeiro lugar o órgão, por ser particularmente adequado aos cânticos sacros e aos sagrados ritos, por conferir às cerimônias da Igreja notável esplendor e singular magnificência, por comover a alma dos fiéis com a gravidade e doçura do seu som, por encher a mente de gozo quase celeste, e por elevar fortemente à Deus e às coisas celestes.

Espero que o gozo celeste seja melhor do que o som do órgão, sobretudo se este não for bom. Quanto a elevar, a mim apenas me irrita. Caracterizar um instrumento desta maneira parece-me muito pouco sensato.

Citação:
Musicae sacrae
Além do órgão, há outros instrumentos que podem eficazmente vir em auxílio para se atingir o alto fim da música sacra, desde que nada tenham de profano, de barulhento, de rumoroso, coisas essas destoantes do rito sagrado e da gravidade do lugar. Entre eles vêm, em primeiro lugar, o violino e outros instrumentos de arco, os quais, ou sozinhos ou juntamente com outros instrumentos e com o órgão, exprimem com indizível eficácia os sentimentos, de tristeza ou de alegria, da alma.

O violino pode ser usado em muitas circunstâncias profanas pelo que não percebo como é aceite. Aliás não há nenhum instrumento que não seja usado em música profana, incluindo a própria voz humana. Logo o mais seguro é não haver música nas liturgias.

pontosvista

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 04:02

Naturalmente que o Santo Padre Pio XII deveria ter em conta essa tua irritação quanto ao orgão de tubos a quando da Enciclica. È um critério relevante. Haverá mais pontos de vista teus que devam presidir à Liturgia? Seria bom, dada a tua excelente formação liturgica, musical e quiçá literária fazer parte de uma Pontificia Comissão para tratar desta tão delicada matéria.
Abraço fraterno

O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 05:36

Gostava de pedir que voltassem ao assunto do topico e que alguem tentasse argumentar as razoes para de novo existir a Missa de Pio V, que nao sejam motivos ou gostos pessoais.

Em comunhao

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 10:18

Gostava de pedir ao pessoal que já foi a uma missa Tridentina também, visto que eu nunca fui a nenhuma, que descrevessem a mesma de forma a percebermos todos como funciona. Ou então digam-me onde posso ir assistir a uma que não seja na China.

Pontosvista

Lol. Quem fala numa Igreja à balda não sou eu. Mas adiante.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 10:38

Uma pergunta pertinente que já ouvi falar mas que não sei a sua veracidade. Os peritos que falem.

Não é verdade que a missa actual foi feita na sua maioria por protestantes? É algo que não me soa bem mas que gostaria que me confirmassem.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 11:08

Paulo

Se conseguires arranjar alguma defesa razoável das frases anacrónicas da Musicae Sacrae podemos discuti-la num tópico próprio. Se o melhor que és capaz de dizer é falar sobre mim, dás-me razão.

pontosvista

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 11:31

S7v7n,

Pensa bem no que escreveste... das duas uma ou acreditas que a Missa de Hoje foi uma actualização e em muitos aspectos a recuperação de elementos pré-tridentinos ou é uma farsa o que celebramos todos os Domingos.

É verdade que houve consultores e teólogos protestantes, mas quem aprovou o Missal foi um Papa.

Tirando a excepção de meia dúzia de tradicionalistas e lefevbristas, não conheço um único teólogo qu ponha em causa a missa de hoje.

Assim continuo à espera de argumentos que justifiquem o restaurar da Missa de Pio V por motivos que não sejam de gosto ou tendência pessoal.

Em comunhão

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 11:33

Mais acrescento que um desses teólogos foi o Irmão Max de Taizé, que no final da sua vida se converteu ao catolicismo e foi ordenado padre.

Em comunhão

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 12:54

Caro Pontosvista

Quem dá criterios pessoais és tu. A unica pessoa aqui que afirma que a Enciclica está ultrapassada porque orgão de tubos te irrita profundamente foste tu.

"Espero que o gozo celeste seja melhor do que o som do órgão, sobretudo se este não for bom. Quanto a elevar, a mim apenas me irrita. Caracterizar um instrumento desta maneira parece-me muito pouco sensato."

Está tudo no documento que citei. Não tenho mais nada a acrescentar.

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 07 de December de 2006 13:36

Paulo

Paulo

Escolher um instrumento e dizer que é mais adequado é algo que pode ser apresentado numa perspectiva pessoal ou cultural mas não numa perspectiva universal. E nem sequer para os europeus é óbvio que o órgão seja melhor que outros instrumentos. Uma encíclica e escolher instrumentos parece-me simplesmente um sintoma do querer uniformizar o mundo até em detalhes mínimos. Isto nada trem a ver com o cristianismo. Não refutaste até agora isto.

A caracterização dos instrumentos musicais adequados à liturgia é completamente impraticável: todos os instrumentos são simultaneamente sagrados e profanos. Mais uma vez a encíclica fala como se estivesse a dizer alguma coisa quando no fundo está apenas a querer obrigar a que todo o mundo tenha os mesmos gostos musicais que se têm em Roma. Isto para não falar de uma coisa: se avaliássemos devidamente os compositores de muita da música sacra clássica provavelmente descobriríamos que muitos deles eram pouco cristãos. Mozart, por exemplo. Mas vemos o Papa deliciado com música clássica. Eu até acho que o autor não deve ser considerado na avaliação da música mas a Encíclica reforça isso. Não sei como resolves estas contradições.

pontosvista

Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 8 de 11


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.