Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 3 de 11
Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 19 de April de 2005 09:50

Cara Antonieta

O Rito Tridentino era o rito da Igreja Catolica celebrado até ao inicio dos anos 70. Efectivamente que eu tenha conhecimento em Portugal apenas em 2004 foi celebrada uma Missa Tridentina (de corpo presente) devidamente autorizada.

A minha experiencia pessoal decorre do facto de ter estudado em França um ano sendo que tive contacto regular com a Missa Tridentina.

Não sei que idade tens mas possivelmente foi com uma Missa com esse rito que os teus pais de casaram ou foste batizada.

Quando o rito foi reformado para o actual houve a compreensível tendencia de se evitar a existencia de dois ritos. Foi uma atitude normal uma vez que havia a necessidade de se introduzir o novo rito e naturalmente que na Igreja muitas pessoas são adversas à mudança.

Volvidos 20 anos e estando perfeitamente consolidado o rito da reforma a Santa Sé entendeu (e quanto a mim muito bem) permitir que, desde que reunidas certas condoções se possa, em plena comunhão com Roma, celebrar a Missa no Rito Tridentino.

É nesse quadro que várias pedidos de autorização tem sido deferidos sendo que existem inclusive Fraternidades que celebram regularmente a Missa no Rito Tridentino como por exemplo a Fraternidade de S Pedro (www.fssp.com).

Em Portugal (que actualmente é o uníco pais da UE que não tem uma Missa Tridentina regular em plena comunhão com Roma), existe um pedido pendente no patriarcado de Lisboa desde 2003 a aguardar a marcação de uma audiencia para apresentação do projecto.

Cara Catolica Praticante

Há uma realidade nos movimentos ditos mais progressistas que sinceramente não compreendo.

Apregoam o dialogo interreligioso e o ecumenismo quase como filosofia de vida, e depois perante um grupo de católicos que solicita humildemente autorização para, em condições especiais, celebrar a missa no Rito Tridentino, aqui del Rei que nem pensar.

Não seria mais coerente a filosofia de abertura e de tolerancia ser levada a cabo em primeiro lugar dentro da prória Igreja Católica.

Tanta tolerância, tanta abertura de espirito e afinal é só fumaça.

Pedro B

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 19 de April de 2005 09:56

Cara Católica Praticante

Já percebi porquê tanta relutancia em assistir a uma Missa Tridentina,

É porque não tens essa experiencia. De facto as pessoas têm preconceitos contra aquilo que não conhecem.

Quando tiveres essa oportunidade experimenta assistir. Vais ver que não te arrependes. Abre esse espirito. Não receies uma Missa que tantos Santos forjou. Estou certo que ficarás positivamente surpreendida.

Pedro B

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de April de 2005 14:23

Caro Amigo - Há muitas coisas/ experiencias que não me interessam conhecer, simplesmente porque não estão de acordo com os meus valores / crenças e sensibilidade ... Além disso estou convicta que não me ttraria nada de novo.
O meu interesse pela Arqueologia reduz-se a outras áreas....


Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de April de 2005 14:28

E por falar em Fumaça... aquilo lá no Conclave está complicado... Bora lá, tudo a rezar.
Até pode ser em Latim - que o Espírito Santo é poliglota, ao contrário de muitos de nós.

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 20 de April de 2005 09:39

Cara Católica Praticante

Parece que, afinal, não foi tão complicado como isso.

Como a minha disse alguns dias atrás, e muito bem, o Espirito Santo não dorme.

Pedro B

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 20 de April de 2005 12:28

O Papa rezou a sua primeira Missa como Papa em Latim, na lingua oficial da Igreja.

Grande nervosisno na TSF

Claro que não significa como alguns tontos que ouvi no forum da TSF que o Papa iria conduzir a Igreja ao Pré-concilio.

Aliás para os mais distraidos Ratzinguer teve um papel essencial no Concílio e nas suas conclusões. Mais, Ratzinguer conduziu o processo de Leonardo Boff mas foi Ratzinguer que conduziu o processo que originou o decreto de excomunhão do Arcebispo Lefevre.

Estamos perante um dos melhores Teólogos do Seculo XX.

Sob a inspiração do Espirito Santo os Cardeais elegeram-no Papa

VIVA O PAPA

VIVA BENTO XVI


Pedro B

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 20 de April de 2005 16:02

Uma coisa tenho a certeza - a Missa DA MINHA COMUNIDADE NUNCA SERÁ EM LATIM...

E ao que perece o Ratzinger na sua primeira missa, defendeu longamente a bondade do concílio Vaticano II. E foi de facto Ratzinguer quem conduziu o processo de excomunhão do Arcebispo Lefevre.


Acalmem a excitação histérica....

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 20 de April de 2005 19:33

Cara Catolica Praticante

Claro que defendeu o Concílio, e muito bem.

O Concílio Vaticano II foi um marco importante para a Igreja, abriu uma nova dimensão pastoral à Igreja.

Nada disso impede que se fique contente com a eleição do novo Papa.

Vai ver cara Católica de que daqui a uns anos a sua opinião sobre Bento XVI vai mudar.

Pedro B

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 27 de April de 2005 12:16

Caros Amigos

Acabo de ser informado por um Colega meu da Associação Tridentina, que vamos ser recebidos pela pessoa responsável no Patriarcado para dar seguimento ao nosso processo.

Não está nada garantido, mas já de disponibilizaram para nos receber, para nos ouvir.

Estou certo que esclarecidos os vários pontos não vai haver qualquer problema.

Também vos quero dizer que estou pessoalmente convencido que o debate que se instalou no presente forum sobre este tema foi essencial para a decisão de nos receberem.

Afinal o que se passa neste forum tem mais impacto do que se calhar pensamos, e várias pessoas mesmo que não participem estão atentas.

É bom que assim seja, significa que a Igreja está atenta ao que se passa à sua volta.

Finalmente quero-vos informar que esta é a minha ultima intervenção neste forum. Quero agradecer a todos e em especial aos Moderadores do presente forum a paciencia que tiveram para as minhas intervenções e a minha insistência na defesa da Missa Tridentina.

Quero também apresentar desculpas por eventuais provocações que possa ter feito, designadamente à Catolica Praticante (que às vezes também provoca), ou outras pessoas.

Forte abraço a todos


Pedro B




Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 27 de April de 2005 15:13

È pena o Pedro não poder continuar a participar no Forum. Provavelmente participará de outras formas... mais mediáticas!

Mas espero que de vez em quando deixe as lides que tanto o ocupam para dialogar connosco.... ( mas em latim não, por favor! ;0)
Boa sorte!

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 27 de April de 2005 15:19

Mas continuo a achar ESCANDALOSO que, com tanta falta de Padres neste País para

acudir às necessidades básicas das comunidades, como as Celebrações Eucarísticas

Católicas dominicais, um grupo de 38 pessoas numa população de dez milhões tenha

uma celebração "especial" PARA SATISFAZER "GOSTOS ESTÉTICOS" PRIVADOS....

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de April de 2005 01:13

Para compreender os verdadeiros valores e intenções dos tradicionalistas portugueses um blogue esclarecedor
:[casadesarto.blogspot.com]

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal / Adeus, Amigo!
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 29 de April de 2005 02:31

Caríssimo Pedro B

Lamento sinceramente, embora com profundo respeito, a tua desistência, como participante activo, sensato, exemplar e excelente deste fórum. Bem hajas!
E com tanta maior tristeza (no melhor dos sentidos) quanto é certo que foi precisamente o bom amigo Pedro Bastos que tanto criticou o meu injusto e arbitrário bloqueio/suspensão (com a cumplicidade da maioria modernista e bloquista...), assim como tanto insistiu generosamente no meu regresso -, enquanto outros, tendo cometido "faltas bem mais gravosas" do que as minhas (autênticos atentados de vandalismo a vários níveis, e não apenas contra as tendenciosas e abusivas "regras de funcionamento" do fórum...), continuam por aí, sem qualquer censura/beliscadura, antes pelo contrário, como se tivessem privilégios/direitos especiais, graças ao relativismo/facciosismo e elitismo/proteccionismo que sempre grassou impunemente neste fórum, em que por vezes não se olha a meios para atingir os fins, por mais corruptos e ofensivos que sejam, em detrimento de outros bem mais correctos e sensatos, não obstante haver, insolitamente, três/quatro moderadores, exactamente com os mesmíssimos gostos/ideias, tiques/obsessões, pelo que se apoiam reciprocamente, como se fossem clones ou fantoches de uma qualquer cena de ficção/heresia tipo "código da vinci", "evangelho segundo saramago", ou "teologia da libertação"...
Posta esta nova e inesperada situação forunáutica - cada vez mais intrincada e debochada, infelizmente! -, agora agravada pelo teu afastamento (sem mais explicações, mas que entendo e respeito perfeitamente), vou ponderar devidamente a minha continuação por aqui...
"Pregar aos peixinhos"? Não, não tenho o carisma e muito menos a santidade de um Santo António de Lisboa, mea culpa!
Até sempre, Amigo, e uma vez mais "obrigado por tudo", com o melhor êxito possível para o feliz regresso, que sempre apreciei, do famoso e piedoso Rito Tridentino, ao menos na Santa Missa, graças a ti e à tua Associação Tridentina em Portugal, dos 38 (da qual infelizmente não faço parte) - e graças também ao já grande Papa Bento XVI, para além do Divino Espírito Santo a Quem tudo de bom todos devemos, os quais intuo que são cem por cento a favor, assim como são radicalmente contra o progressismo exacerbado e o relativismo imoral e degradante que reinam neste mundo, maioritariamente dominado pelo Príncipe das trevas, mas com tanto maior prejuízo e escândalo na própria Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, sobretudo a nível de certos clérigos, religiosos e teólogos, relativamente rebeldes e heréticos.

Aceita um abraço fraterno e reconhecido.

José Avlis

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 29 de April de 2005 12:24

Caro Avlis:

Ainda não te dei as boas-vindas ou bom-regresso e queria fazê-lo.

Mas entristece-me que, mal regressado, voltes ao teu discurso de sempre, lançando anátemas contra tudo e contra (quase) todos. Para mostrares o teu apreço e agradecimento pela presença do Pedro B neste fórum não é preciso recorrer a esses velhos métodos de «terra queimada» contra os que não são da tua opinião, reincindindo em «pecados velhos». E faço-te notar que recorres à ofensa pessoal, o que não é muito cristão, mesmo que não esteja previsto na lista das heresias.

Peço-te encarecidamente que releias, com atitude cristã, o que escreveste e que tenhas a coragem de actuar em conformidade.

Alef

PS.: Quanto às razões da saída do Pedro B, ele não as deu e o seu silêncio aqui deve ser respeitado, mas elas são publicamente conhecidas e compreensíveis, conforme pudemos ver na imprensa de há dias. Espero que o Pedro B continue a «ler-nos». Tenho uma mensagem-resposta pendente e por completar, por falta de tempo nas últimas semanas... De qualquer forma, há outros meios de continuar a conversa. Haja tempo e disponibilidade.



Editado 1 vezes. Última edição em 29/04/2005 12:26 por Alef.

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 29 de April de 2005 14:44


Pois Alef, acho muito bem:)

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 29 de April de 2005 14:59

Quanto às razões da saída do Pedro B, ele não as deu e o seu silêncio aqui deve ser respeitado, mas elas são publicamente conhecidas e compreensíveis, conforme pudemos ver na imprensa de há dias.

Caro Alef, quais são as razões publicamente conhecidas?
Desconheço completamente o que foi publicado na imprensa, podes ao menos dar-me os links?

Queria compreender o que levou o Pedro B a sair.

Muito obrigado


«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 de January de 2006 14:37

Para quem quiser «seguir» outras discussões com Tradicionalistas, num blog tradicionalista, «A Casa de Sarto», especialmente os comentários ao «post» a propósito da Radio Cristiandad, uma Rádio tradicionalista...

Ah, tal rádio é uma «senhora rádio»: terço em Latim três vezes ao dia, programas sobre as Virtudes da Mulher Tradicional, etc. Tudo numa iconografia bastante sugestiva.

Aposto que a catolicapraticante vai adorar. ;-)

Eu fiquei pasmado...

Um dos «hits» é música clássica com bateria. E em rapsódia. Onde anda o tópico das «Tangas diversas»?

Alef

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 16 de January de 2006 18:52

Já conheço o dito.

Não me aprece um blogue que deva interessar um Católico. Antes o Diário ateísta...LOL

Sobre as orientaçõees desse santo blogue tridentino, basta uma olhadela nos blogues preferidos na tal tal casa de sarto.... Desde fascismo em rede a outro blogues neonazis...

Não são tnagas diversas, é mais lixo tóxico.

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 de January de 2006 22:53

Pois, catolicapraticante, já tinhas falado desse blogue por cá.

A categoria de «tangas diversas» a que me referi tem mais a ver com a Rádio publicitada, que espero passes a ouvir com frequência :-P

Um dos «separadores» proclama: «Radio Cristiandad: la verdad absoluta hecha radio». Olé!

Alef

Re: O projecto da Associação Tridentina em Portugal
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de January de 2006 16:07

Selecciono bastante o que ouço. Já me basta a poluição sonora que por aí anda....

( Sobretudo a propaganda neonazi sobre o papel das mulheres na sociedade.
Mas que deve ser hilariante, isso deve.)

Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 3 de 11


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.