Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 2 de 6
Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de January de 2006 14:07

Rui,

Trata-me por tu, claro!
Estás a colocar-me perguntas a que não sei responder. Gostava de saber, mas não sei.
Até certa fase da minha vida, eu "colei" sempre o meu entendimento do bem e do mal ao mais apertado dos crivos: o que nos diz a Igreja e o que me dizia a minha consciência.

Neste momento, encaro tudo de uma forma diferente: julgo que ser bom cristão significa seguir a nossa consciência, por um lado, e fazer um esforço grande para a formar bem, por outro.

Isto significa, para mim, ser fiel a mim mesmo, ao que acredito ser bom, e como sou católico, estar sempre atento ao que diga o Papa e a Igreja, em geral. Aquilo em que acredito é que antes de mais está a nossa consciência: essa é a nossa guia. Porém, vivemos num mundo complexo, e nem sempre sabemos discernir o que é melhor. É natural que o Papa domine muito melhor assuntos de moral do que eu, logo é simples bom senso ouvi-lo com o coração.

Deus terá de ter um entendimento perfeito do bem e do mal, nós não o temos. Se em consciência achas que sabes qual é o entendimento do bem e do mal que Deus tem em alguma questão, então é fácil saber como proceder. Se para ti não é claro, acho que o caminho é a oração, falar com um padre ou alguém que saiba mais e acima de tudo seguir o que achas ser correcto. Para Deus, o que conta é a intenção.

Sendo ainda mais concreto, Deus quer o melhor para nós e por isso devemos sempre seguir aquele que achamos ser o Seu entendimento do que é bom.
Procurar esse entendimento no Antigo Testamento exije cuidado e estudos. O que se deve retirar das histórias que lá se encontram não pode ser por uma simples interpretação à letra.

Já agora, Deus nunca muda de opinião. Mas há circunstâncias diferentes. O que conta é a intenção.

Nota: Sou católico, mas sei muito pouco. Escrevi a minha opinião, mas faço minhas as tuas perguntas.

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 18 de January de 2006 10:22

O chamado A.T. sempre foi o livro sagrado dos Judeus. Foi escrito para o povo judaico (ou melhor para Israel). Israel são 12 tribus. Judá (dos Judeus) é uma das 12 tribus de Israel.
Antes de haver católico-romanos já havia judeus, há mais de 1500 anos.
Moisés, viveu há cerca de 1500 anos antes da nossa era, por isso podemos dizer que os primeiros 5 livros da Biblia (o Pentateuco: Génesis, exodo, levitico, números e deuteronómio) já tinha cerca de 1500 anos quando Jesus começou a sua pregação.
Portanto ante de haver cristãos já havia judeus e parte de A.T.
Antes de nascer Jesus já havia Judeus e parte do N.T. (há cerca de 1500 anos).
Jesus foi um fiel cumpridor da Lei de Moisés (isto é do A.T.).

No entanto os cristãos, além da interpretação judaica da Lei (e do o A.T.) fazem uma aplicação da mesma como o cumprimento profético em Jesus Cristo.

Se quiser conhecer bem o A.T. e não estejam á espera de um membro do clero que lho venha a explicar, porque a minha impressão é que eles percebem pouco disso e pouco ligam ao A.T., mas Jesus e os Apóstolos baseavam grande parte da sua pregação no A.T.

Penso que o A.T. é muito importante também para os cristãos (não só para judeus) e até penso que até tem um valor universal, por isso é fundamental conhecê-lo.
A iniciação no A.T. é mais fácil para uma criança que para um adulto, penso eu, porque ainda tem a mente totalmente aberta. O adulto sente certa dificuldade, porque as tradições fecham-lhe o entendimento. O grande mal do desconhecimento quase total do A.T. é o das pessoas deixarem-se levar por ditos, sem se darem ao trabalho de pesquisar. A maior parte das pessoas (incluindo o clero) tem uma ideia bastante deturpada do conteúdo do A.T.. Foi a conclusão a que cheguei. Também o vocabulário que usam é diferente e com diferente sentido.

No entanto, não pensem que é necessário ter profundo conhecimento da Bíblia para ser salvo. Está claro que não! Se assim fosse todas as pessoas analfabetas que não tivessem alguém que lhes lesse as escrituras estariam perdidas. Os caminhos de YHWH são insondáveis e age conforme é da sua vontade.

Mas ter a vontade de conhecer qual é a vontade de Deus e de Cristo é um passo concreto de uma pessoa que se preocupa em obedecer à vontade de Deus e de Cristo.

Não devemos querer saber TUDO de uma só vez. A primeira atitude deve ser pesquisar, procurar. Depois ler e ouvir mais e mais acerca do conteúdo da Palavra de Deus. Por fim, com certeza que vão aparecer dúvidas, e dificuldades de interpretação. É então que surgem esses problemas que não irão ser muito difíceis de resolver, se tivermos um conhecimento global da Palavra de Deus.

Quem não tem um conhecimento global e preciso da Palavra de Deus escrita, fica-se apenas pelas especulações, e não consegue sair de lutas verbais, confusas e controversas, que não levam a lado nenhum.

Não nos devemos contentar pelas informações dos chefes religiosos (seja qual for a religião) pois eles só dizem o que lhes convém e como lhes convém, mesmo que eles queiram dar-se a esse trabalho....

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 19 de January de 2006 02:12

Apenas algumas observações...

Onde está escrito que Moisés viveu 1500 anos antes de Cristo? E como sabe que Moisés é uma personagem "real"? Devia ler mais: nenhum dos 5 primeiros livros do Pentateuco foi ecrito por Moisés; todos têm redacções diversas e complexas e pertencem a tempos de redacção diferente. E isto não é dito pelo papa ou pelos 'padres'... qualquer bom conhecedor da Bíblia, qualquer bom texto de introdução ao Antigo Testamento lhe explicaria isso com dados interessantes. Uma coisa é a tradição: ela diz que foi Moisés a escrever tudo; como Homero entre os gregos ;-) outra é a análise do texto e o que ela permite...

Qual é a 'parte' do AT que não existia quando Jesus nasceu?

Jesus foi um fiel seguidor da lei de Moisés? o que quer dizer 'fiel seguidor'? Cumpria o Sábado? Ou não?

Não leve a mal...

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 19 de January de 2006 13:54

O que eu queria dizer era que Moisés viveu «cerca de » 1500 anos antes de Cristo.
Abraão veveu «cerca de» 2000 anos antes de Cristo.
David viver«u «cerca de» 1000 anos antes de Cristo.

Eu tenho o cuidado de usar o termo «cerca de» que é muito importante.
Embora haja quem considere Moisés uma pessoa fictícia, isso não prova que ele não foi uma pessoa em carne e osso.
O facto de ter havido mexidas nas escrituras hebraicas, incluindo compilações e adaptações, isso não prova que Moisés não tivesse sido o autor do conteúdo desses escritos, e de que ele próprio não tivesse escrito a primeira versão do «pentateuco».

Quanto à cronologia temos a considerar a parte que é feita por peritos e arqueólos e os dados que apenas tiramos da Bíblia.
A Bíblia não é apenas uma espécie de histórias sem ligação.

Todas elas estão situadas no tempo e basta fazer contas para determinar o ano mais provável de cada acontecimento.

Quanto a tradições. Elas não são fiáveis é certo, mas também não podemos dizer que há fumo sem fogo.

Por exemplo no chamado N.T. a tradição atribui o 4º Evº ao Apóstolo João filho de Zabedeu (Filho do Trovão). Contudo uma análise mais atenta aponta para o facto que o escritor foi um outro João (grego) que escreveu relatando o testemunho de outro João (um sacerdote amigo e discípulo de Jesus, que não fazia parte dos 12) que foi testemunha ocular. Pensa-se que este João, o Sacerdote esteve com Jesus na sua última ceia, tal como os 12 Apóstolos e que seria o dono do cenáculo. Assim, continua a ser um João o escritor. Apenas há aqui uma confusão de vários Joões. Quem acaba por ficar com os "louros" foi o João que era mais conhecido, por ser um dos 12, embora possivelmente não tivesse nada a ver com a escrita desse livro.

Quanto a Jesus ter guardado o Sábado, a minha afirmação é absoluta e afirmativa.
Jesus não era um fanático sabatista, mas era um pleno cumpridor de TODA a Lei de YHWH, incluindo o Sábado. Jesus não pregou a guarda do Sábado porque disso se encarregavam os fanáticos «escribas e fariseus» que impunham aos outros mais que mandava a Lei, mas eles próprios não cumpriam a Lei. Jesus não veio a destruir a Lei. Não a veio abolir mas cumprir. Também veio aperfeiçoar a forma incorrecta como a Lei era apresentada por homens que se serviam dela para tentar dominar os outros homens.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 19 de January de 2006 14:13

Não concordo, meu caro... porque não argumentaste... eu posso sempre dizer: se uns acham X, não está provado que não seja antes Y'. Eu posso argumentar do mesmo modo: 'é que também não está provado que Moisés existiu'. E posso dizer o mesmo dos heróis da mitologia grega (como sabes se Aquiles ou Agamémnon, se Eneias ou Ulisses não existiram?), dos ETs, etc etc etc... Como não se pode provar que não existiram, significa isso que forçosamente tiveram de existir? Eu francamente não sei se Moisés existiu... até admito a sua possível existência, que possa eventualmente ter dado origem a uma memória... mas penso, com toda a franqueza, que aquela personagem do Êxodo, como aparece no texto, com aquelas características, nunca existiu... é literatura e teologia...

É que não é porque a Bíblia fala de determinada personagem ou acontecimento que eles são necessariamente históricos! Caim e Abel? Abraão? Moisés? A passagem do Mar Vermelho? As 10 pragas? Etc etc etc...

Por que dizes que o João referido no 4º Evangelho não é o discípulo de Jesus? Como sabes que essa personagem era sacerdote? Só os sacerdotes podiam entrar no palácio? Ou o Sumo sacerdote só conhecia sacerdotes? Sendo assim o que fazia lá uma mulher? Não podia ser antes um servo ou um familiar (e qualquer outra coisa que possamos inventar...)? Francamente, não vejo isso no texto... Se queres mais... como sabes que esse tal 'João', que presumo identificas com o amigo do Sumo Sacerdote, se chamava João? E que era o dono do Cenáculo? Qual é a prova textual do que afirmas? Ou não estarás a seguir a tradição posterior?

Abraço fraterno.

Miguel



Editado 1 vezes. Última edição em 19/01/2006 14:14 por rmcf.

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de January de 2006 11:11

Meu caro amigo.

Se apenas acreditamos no que nos diz a ciência acabamos por deitar fora o próprio cristianismo.

Há uma coisa tão importante como a ciência: a fé esclarecida.

Mesmo a chamada ciência não é tão fiável como muitos crêem.

A fé baseia-se em acreditar em quem nos merece confiança. Quando essa confiança deixa de ter fundamento, lá se vai a fé.

A ciência é o conjunto do que se conhece como verdadeiro depois de passar por vários testes. No entanto há casos que consideramos hoje como provados cientificamente e amanhã verificamos que era um mito. Sim a ciência também tem os seus mitos.

Quanto à existência de Moisés, Abraão, Isac e muitos outros personagens biblicos merece-me a sua credibilidade. Está claro que não posso provar isso, muito menos cientificamente. E se a ciência provasse?! Estaria eu na posse desses dados científicos e a capacidade de análise para ter a certeza absoluta de que os cientistas não estavam a mentir?! Muitas pessoas limitam-se a ter fé nos cientistas e acreditam.

Quanto aos 2 Joões!
Li uma tese que me parecia muito mais aceitável que a tradicional crença de que João Zebedeu era o autor do 4º evangelho. Primeiro um pescador inculto tinha imensa dificuldade de ter escrito isso em grego. Segundo o facto de esse João ser conhecido (aliás íntimo) do Sumo Sacerdote aponta para o facto que esse João era Sacerdote, até que há escritos antigos que se referem a um João sacerdote. Quanto ao João Presbítero, também há referências. Logo é muito mais provável esta nova tese que a tradicional.
Mas provar cientificamente acho isso impossível porque nenhuma pessoa de agora foi testemunha desse passado longínquo.

Na verdade, todas estas coisas não são muito importantes para mim.
Podem ser muito importantes para si, e se assim é deve procurar a verdade se não quiser ficar na dúvida e depois diga qualquer coisa acerca do que concluiu com essas provas que está a exigir.

Já agora com tantas dúvidas, sabia que há quem afirme que a própria existência humana e terrena de Jesus é produto de uma invenção de homens, que forjaram, falsificaram e eliminaram documentos. Não conhece as controvérsias que existem à volta da existência histórica de Jesus?!
Como eu acredito na existência de Jesus, é prova suficiente para acreditar na existência de Moisés, Abraão, Isac etc. Se deixar de acreditar nele deixo de acreditar em tudo o resto.
Portanto, você pode ficar com as suas dúvidas, mas se me conseguir provar que afinal o Jesus histórico nunca existiu, também me prova que Moisés, Abraão etc. foram também provavelmente figuras mitológicas.


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de January de 2006 12:30

Obs. eu não tenho computador nem internet. Apenas utilizo um computador público municipal. Acabou o meu tempo e tive de dar o lugar a outro. Esperei até que vagasse outro computador. Eis algumas das provas escrituristicas que me levam a «acreditar» na existência de Abraão, Isaac, Jacob e de Moisés. Para mim não são "mitos".

Jesus acreditava na existência de Abraão. Eu acredito porque Ele acreditava.
João 8,37-40
João 8,56-58

Idem, Isaac e Jacob
Idem Abraão, Isaac e Jacob.

Jesus acreditava que Moisés existiu. Eu também acredito porque Jesus o disse.
Mais.
Quer mais provas?
Acredita em Jesus?
Ou acredita mais nos outros homens?
João 3,14
João 5,45.46
João 6,32
João 7,19.22

Conclusão: posso dizer que a ciência não chega para interpretar o chamado A.T., mas sim a autoridade credível de Jesus Cristo, que para mim tem mais valor que a ciência que é falível.

====
Referência Bíblicas relativas a João o Presbítero:
João o Presbítero
Idem


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 20/01/2006 12:40 por Manuel Pires.

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: João (IP registado)
Data: 03 de February de 2006 17:55

Bem, penso que o Antigo Testamento deve ser posto em perspectiva. Antes de mais, é a Bíblia dos Judeus, cheia de prescrições que não cumprimos conscientemente (como as restrições alimentares). Penso que isso se deve ao facto de se ter dado, com Jesus Cristo, uma Nova Aliança entre Deus e os homens. O Antigo Testamento não deixa de ser importante, até como contextualização para o aparecimento de Jesus «o Messias», mas não tem a mesma importância do que o Novo Testamento. Ali é donde retiramos os ensinamentos de Cristo, o seu exemplo, o seu sofrimento, a sua morte e ressurreição. O Novo Testamento é a Bíblia Cristã, a Nova Aliança. Corrijam-me se estiver errado, mas é assim que entendo as coisas.

«Amai-vos uns aos outros como eu vos amei a vós»

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de February de 2006 23:21

Caro João,

Não concordo contigo. O Novo Testamento não é a Bíblia Cristã mas sim é a segunda parte da Bíblia "Cristã". A Bíblia é como uma laranja que se divide ao meio em dois: o Antigo e o Novo Testamento. Separados, secam, e não têm sentido.

Luís Gonzaga

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: João (IP registado)
Data: 02 de March de 2006 15:16

Não digo que não, mas o que define a Cristandade são os Evangelhos, o Novo Testamento. É nesse sentido que disse que é mais importante. A Bíblia Cristã de facto é constituida pelos dois testamentos, mas parece-me que o Novo é que é o definidor e, por extensão, o mais importante para um cristão.

«Amai-vos uns aos outros como eu vos amei a vós»

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 02 de March de 2006 15:34


Acho que sem lermos o Novo Testamento não vamos conseguir perceber bem a mensagem de Deus, afinal Jesus veio para revogar a lei e não para acabar com ela. Nos evangelhos ele explica o que está mal na Lei, mas também o que esta tem de bom. Logo, ambos os testamentos estão interligados, apesar de o Novo nos revelar de forma mais directa Deus, através do Seu Filho.

No entanto, o Antigo Testamento não deixa de ser importante e toda a Escritura nos ensina. Aliás, no Novo Testamento Jesus e os próprios evangelistas referem-se várias vezes a passagens do Antigo, nomeadamente do livro de Isaías.

O melhor é termos uma noção integral da Bíblia para que não aconteça que nos apresentem determinados excertos fora do contexto que nos vão enganar ou que não saibamos responder às pessoas menos crentes quando elas nos fazem certas perguntas. O conhecer a Bíblia - portanto os dois testamentos - é muito importante, porque é uma forma de podermos compreender melhor a mensagem que Deus nos quer transmitir, mas também para evangelizarmos.


bjs em Cristo

mj

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: bernas (IP registado)
Data: 04 de March de 2006 21:18

Proponho a leitura da constituição conciliar "Dei Verbum" (paragrafos 14 e 15):

A história da salvação consignada nos livros do Antigo Testamento

14. Deus amantíssimo, desejando e preparando com solicitude a salvação de todo o género humano, escolheu por especial providência um povo a quem confiar as suas promessas. Tendo estabelecido aliança com Abraão (cfr. Gén. 15,18), e com o povo de Israel por meio de Moisés (cfr. Ex. 24,8), revelou-se ao Povo escolhido como único Deus verdadeiro e vivo, em palavras e obras, de tal modo que Israel pudesse conhecer por experiência os planos de Deus sobre os homens, os compreendesse cada vez mais profunda e claramente, ouvindo o mesmo Deus falar por boca dos profetas, e os difundisse mais amplamente entre os homens (cfr. Salm. 21, 28-29; 95, 1-3; Is. 2, 1-4; Jer. 3,17). A «economia» da salvação de antemão anunciada, narrada e explicada pelos autores sagrados, encontra-se nos livros do Antigo Testamento como verdadeira palavra de Deus. Por isso, estes livros divinamente inspirados conservam um valor perene: «Tudo quanto está escrito, para nossa instrução está escrito, para que, por meio da paciência e consolação que nos vem da Escritura, tenhamos esperança» (Rom. 15,4).

Importância do Antigo Testamento para os cristãos

15. A «economia» do Antigo Testamento destinava-se sobretudo a preparar, a anunciar profeticamente (cfr. Lc. 24,44; Jo. 5,39; 1 Ped. 1,10) e a simbolizar com várias figuras (cfr. I Cor. 10,11) o advento de Cristo, redentor universal, e o do reino messiânico. Mas os livros do Antigo Testamento, segundo a condição do género humano antes do tempo da salvação estabelecida por Cristo, manifestam a todos o conhecimento de Deus e do homem, e o modo com que Deus justo e misericordioso trata os homens. Tais livros, apesar de conterem também coisas imperfeitas e transitórias, revelam, contudo, a verdadeira pedagogia divina (1). Por isso, os fieis devem receber com devoção estes livros que exprimem o vivo sentido de Deus, nos quais se encontram sublimes doutrinas a respeito de Deus, uma sabedoria salutar a respeito da vida humana, bem como admiráveis tesouros de preces, nos quais, finalmente, está latente o mistério da nossa salvação.

Jesus não veio REVOGAR a LEI ...
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de March de 2006 18:53

Jesus disse: «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição. »

A Lei é uma sombra dos bens futuros: Cristo é a realidade.

É neste sentido que devemos interpretar as palavras de Paulo quando diz que «O fim da Lei é Cristo».

Na verdade toda A LEI e os PROFETAS apontam para CRISTO.

Por isso, Cristo como ele disse não veio REVOGAR a Lei (de YHWH), mas cumpri-la.

Nós devemos seguir o seu exemplo.

Não é a Lei que nos salva nem é ela que nos leva à perfeição, mas Cristo.

A observância da Lei é algo de natural que passa a existir em nós quando passarmos a fazer parte de Cristo, de forma a Ele viver nas nossas acções e assim confirmamos a Lei.






Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 29 de March de 2006 16:58

II Cor 3

14. No entanto , os espíritos deles se tornaram obscurecidos. Sim, até hoje quando leêm
o Antigo Testamento , esse mesmo véu permanece; não é retirado, porque é em Cristo que ele desaparece.
15.Sim, até hoje , todas as vezes que leêm Moisés, há um véu sobre o coração deles.
16.Somente pela conversão ao Senhor é que o véu cai (...)

chris luz

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 29 de March de 2006 18:59

Concerteza que você aceita as palavras de Cristo!
Verdade?
Então o que significa: IICor. 3,14-16?
«14Mas o entendimento deles foi obscurecido, e ainda hoje, quando lêem o Antigo Testamento, esse mesmo véu continua a não ser removido, pois é só em Cristo que deve ser levantado.
15Sim, até hoje, todas as vezes que lêem Moisés, um véu cobre-lhes o coração. 16Mas, quando se converterem ao Senhor, o véu será tirado. »

É que com a ressurreição de Cristo, se rompeu o véu que separava o Santo do Santíssimo. Contudo, para os judeus que não aceitavam Jesus esse véu continuava lá sem ser removido para eles. Somente quando se convertem ao Senhor Jesus é que o véu cai.

Na verdade todo o A.T. é como que uma sombra que aponta para uma realidade: Cristo.

Contudo, uns parecem esquecer as palavras de Jesus, quando disse que não veio acabar com a Lei. Outros ficam tão agarrados à Lei que não conseguem ver Jesus, as escrituras que apontam para Jesus.


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 30 de March de 2006 16:05

A última mensagem foi escrita quando estava a acabar o meu tempo de computador e já não tive tempo de fazer correcções.

No Último parágrafo leia-se:

Contudo, uns parecem esquecer as palavras de Jesus, quando disse que não veio acabar com a Lei. Outros ficam tão agarrados à Lei que não conseguem ver Jesus.
As escrituras apontam para Jesus, ( * nossa Páscoa.)







Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 30/03/2006 16:06 por Manuel Pires.

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 30 de March de 2006 17:26

Estive a ler o conteúdo da mensagem 21107 de 18/01/2006 e na seguinte passagem:
Citação:
Portanto ante de haver cristãos já havia judeus e parte de A.T. Antes de nascer Jesus já havia Judeus e parte do N.T. (há cerca de 1500 anos).
verifiquei que havia lá algumas gafes.

O que eu queria dizer era o seguinte:

Portanto, antes de haver cristãos já havia judeus e parte da Bíblia: O A.T..
Antes de nascer Jesus já havia Judeus e parte da Bíblia. (há cerca de 1500 anos).


Isto acontece porque eu como não tenho computador pessoal, nem internet (uso uma internet pública gratuitamente). O tempo que podemos dispor é limitado a uma hora. Muitas vezes, já não tenho tempo de corrigir a mensagem.

Para que o trabalho não seja vão acabo por ter que a «enviar» com erros.

Peço desculpa quando isso acontece. Contudo, pela leitura vê-se perfeitamente que foi uma gafe.

Agora, como aprendi recentemente a fazer «links» para uma determinada mensagem aproveito para fazer a experiência e estou a corrigir esses erros involuntários nesta mensagem.
Errar é próprio do homem.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 6 vezes. Última edição em 30/03/2006 17:34 por Manuel Pires.

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 30 de March de 2006 22:14

Manuel como encaras essa onda de fazer o caminho de São Tiago ?
Digo isto pois percebi seu judaismo messianico ...
e aqui no Brasil tem um tal de Paulo Coelho que escreveu um livro sobre essa "peregrinação "e virou moda.( tudo que é artista e simpatizantes da nova era fazem )... chamam do caminho da via láctea .... coisas deste tipo.

"A popularização do Caminho no Brasil deve-se, em primeiro lugar, ao escritor Paulo Coelho, que em seu livro “O Diário de Um Mago”, expôs sua peregrinação pelos campos espanhóis.

Outro fator decisivo foi a criação, em 1995, da Associação de Confrades Amigos do Caminho de Santiago de Compostela - Brasil (11 – 6950 5845), com sede em São Paulo, a primeira entidade do gênero na América Latina. Só em 1999, foram mandados à Espanha cerca de 1.370 peregrinos brasileiros, número este, bem superior aos anos anteriores."

O que dizes a respeito disto ?






Editado 1 vezes. Última edição em 30/03/2006 22:22 por Chris Luz BR.

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 31 de March de 2006 01:07

Emendaste bem, Manuel:

"Portanto, antes de haver cristãos já havia judeus e parte da Bíblia: O A.T.".

Mas continuo sem perceber uma coisa

"Antes de nascer Jesus já havia Judeus e parte da Bíblia. (há cerca de 1500 anos)".

É que há 1500 anos atrás, Cristo já teria nascido há pelo menos 500 anos, e nessa altura já havia Judeus, Cristãos, NT, AT, Apócrifos, etc... lol

Vá era só para me meter contigo: é óbvio que de deves referir ou a 2500 anos ou a 1500 a.C. (aqui, muito mais duvidoso)...

Abraço fraterno

Miguel

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 31 de March de 2006 11:26

Respondendo à mensagem de Chris Luz BR, confesso que nunca ouvi falar nem sei nada do assunto a que se refere, Portanto não tenho qualquer opinião do que desconheço completamente.

******


Relativamente à menssagem de rmcf tenho a dizer o seguinte: quanto à primeira linha que corrigi bem, na verdade, o que eu queria escrever na altura era:

«Portanto antes de haver cristãos já havia judeus e a parte do A.T. »
Esta é a 1ª parte da Bíblia.


Quanto à segunda parte da minha correcção da minha mensagem (na penúltima linha da 1ª parte), é verdade que Jesus nasceu cerca de 2000 anos depois de Abraão e cerca de 1500 anos depois de Moisés (a quem se lhe atribui os primeiros livros da Bíblia). Eu quando digo «há cerca de 1500 anos,» não quero dizer que foi há 1500 anos, a contar de agora para trás, que nasceu Jesus, mas que «» ou «existe» o tempo de cerca 1500 anos que vai entre o 1º escrito bíblico do chamado A.T. e o nascimento de Jesus, isto é já tinham passado 1500 anos, quando Jesus nasceu, que a Bíblia tinha começado a ser escrita.
É fácil de compreender se lermos as linhas anteriores dessa minha mensagem. (Isto é um bom teste para o uso de "links" entre mensagens).

Cumpre-se o ditado popular: A língua portuguesa é muito traiçoeira.

Portanto para ficar mais claro teria que dizer:

«Antes de nascer Jesus já havia Judeus e a parte do "A.T". , durante cerca de 1500 anos.»


Quando lemos a Bíblia, também encontramos lapsos de linguagem, cujo significado correcto se tira facilmente, mas que se presta a disputas entre aqueles que se podem considerar suspeitos quando as interpretam a seu favor.

Havia quem pensasse que Paulo tinha dito que divíamos fazer o mal para dar a Deus a oportunidade de se evidenciar na Sua verdade. Veja (Romanos 3,7 e 8)

Consulte 2 Pedro 3,15 e 16 e verá que Paulo já no seu tempo, era muito mal compreendido porque tinha dificuldade em se fazer entender, como afirmou «Pedro». Consute com atenção esta tradução católica, no verso 16 do cap 3 de 2Pedro.

O que interessa é procurarmos a verdade e procurar esclarecê-la em vez de estarmos a defender os nossos próprios pontos de vista, que são de simples seres humanos e terrenos.
«Adão» que significa «HOMEM» também significa «saído do PÓ», da «terra».


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 5 vezes. Última edição em 31/03/2006 11:34 por Manuel Pires.

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 2 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.