Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
A Páscoa.
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de March de 2006 15:58

A páscoa dos judeus

Está próxima a Páscoa dos Judeus.
A sua celebração é no dia 14 de Abib (Nisã), o primeiro mês do ano.
O mês de Abib é o 1º mês da Primavera e contêm o equinócio da Primavera.
O 1º dia do mês lunar é o 1º dia em que a lua é visível, após a chamada lua nova (conjunção).
Este ano ocorre no dia 31 de março do nosso calendário actual.
O dia de Páscoa será a partir do Pôr do sol do dia 12 de Abril de 2006 até ao pôr do sol do dia 13 de Abril de 2006.
Se Jesus fosse morto este ano, comeria a sua última ceia nesta noite.
Segundo a interpretação dos samaritanos as duas tardinhas que pode ser traduzido por crepúsculo, o cordeiro teria de ser morto ao pôr do sol do dia 13 de Abib, que era quando começava o dia 14 de Abib. Foi nessa noite que Jesus comeu a sua última Ceia seguindo um ritual pascal.
Nesse mesmo dia, Jesus foi preso (14 de Abib), julgado e morto.
Segundo a interpretação dos judeus a páscoa era morta na tarde do dia 14 de Abib, no preciso momento em que Jesus estava a suspirar. Era o dia da preparação, porque o dia seguinte, que começava ao pôr do sol era o dia dos ásimos e a Biblia chama-lhe simplesmente de sábado. Sim, o dia 15 de Abib (este ano 14 de Abril) contem a 1ª noite e o 1º dia em que Jesus esteve no sepúlcro. Era um sábado muito solene. Ao dia de Páscoa João chama de «Preparação da Páscoa», talvez porque era comida já na noite do dia 15 de Abib, que era sempre sábado (não propriamente o 7º dia da semana). O dia 15 de Abib era o dia dos ásimos.
O dia 16 de Abib (o dia a seguir ao sábado) era quando o sacerdote oferecia o molho das espigas como primícia das colheitas que se seguiam.
Jesus esteve sepultado durante 3 dias e 3 noites; dias 15, 16 e 17.
Ressuscitou no dia 17 de Abib (três dias e 3 noites após ter sido sepultado).


Os católicos deslocaram a festividade para o domingo que se lhe segue, por conveniências ligadas à época imperial romana.

Jesus foi morto na véspera dum sábado, mas isso não implica que seja 6ª feira, porque o «sábado» mencionado em Lev.23,15 era sempre sábado, seja qual fosse o dia da semana. O sábado da ressurreição esse sim é o 7º dia da semana, porque Jesus apareceu já ressuscitado no 1º dia da semana. É esse 1º dia da semana no qual Jesus apareceu ressuscitado que os católicos romanos celebram no domingo que ocorre após a 1ª lua cheia que segue o equinócio da Primavera.

Contudo se estivermos vigilantes, concluímos que Jesus não morreu numa 6ª feira, por isso 6ª feira santa é um engano. De 6ª feira até domingo não há lugar para 3 dias e 3 noites.

Isto é uma simples curiosidade, que nos transporta àqueles dias importantes quando tudo parecia acabar, mas que na verdade foi quando TUDO começou.


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A Páscoa.
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de March de 2006 17:42

Tenho que fazer aqui uma pequena rectificação.
O 1º mês lunar do ano, do calendário judaico, nem sempre contem o equinócio da primavera. É o que acontece com o ano que começa em 31 de Março próximo.

Na verdade, parece que o mês de Adar deve conter é a 1ª lua cheia, que segue o equinócio da Primavera.

É assim que a igreja católica calcula o chamado (impropriamente) «domingo de páscoa», que ocorre no 1º domingo após à 1ª LUA CHEIA, após o equinócio da Primavera.
(Lucas 24; João 19)

O ano lunar tem, em princípio, doze meses lunares. Contudo, como os meses são de 29 dias ou 30 dias, sobram alguns dias no ano solar.
Os judeus juntavam esses dias ao fim de 2 ou 3 anos e formavam o 2º Adar. O 12º mês chama-se Adar e o 13º chama-se VeAdar, isto é, o 2º Adar. Também se pode chamar de Bi-Sexto. Porquê? É que antigamente o ano começava não na Primavera, mas no Outono. Assim a Páscoa era no 6º mês. Nos anos Bi-Sextos havia dois 6ºs mêses: O Adar e o Veadar.

Ora é devido á introdução do 13º mês (ou bi-sexto), de vez em quando, que faz com que haja divergências, mesmo entre algumas comunidades cristãs, no cálculo da Páscoa. Já encontrei divergências de um mês motivadas por esse facto. Também o início do mês lunar depende da observação de quando se vê pela 1ª vez a Nova Lua podem surgir divergências. Antes de ser destruido o Templo de Jerusalém era ao Sumo-Sacerdote que competia determinar e decidir acerca disto.
Após isso, fizeram-se cálculos e chegou-se a uma resolução segundo regras rígidas predeterminadas.

Noutras sociedades, como na Índia, também seguem o calendário lunar, mas informei-me que aí o 13º mês é junto no fim do Verão. Com o Outono, começa o Ano Novo.

===

Quanto ao embalsamamento do corpo de Jesus, que foi feito à pressa (utilizaram mais de 32 Kg de matéria aromática), devemos anotar que terminou ao põr do sol. O dia da preparação era o dia 14 e o sábado era o dia 15 de Abib (o dia dos ásimos), e o dia 16 (a seguir ao sábado) era o dia da apresentação das espigas.

+++


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Cristo, a nossa Páscoa.
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de March de 2006 18:08

Jesus é a nossa Páscoa..

Na verdade come escreveu Paulo, tudo isto são uma sombra das coisas futuras, e a realidade está em Cristo.

O cordeiro Pascal que os israelitas mataram para que a sua vida fosse poupada, na PASSAGEM do Anjo que exterminou TODOS oa primogénitos do Egipto, no dia 14 de Abib, quando ainda estavam escravizados, representa Jesus Cristo que foi morto em lugar do seu «povo» (os que LHE obedecem) para se verem livres da escravidão deste mundo de pecado.

Faraó e os seus representa Satanás e os seus demónios.
O anjo exterminador representa a justiça de Deus.
A escravidão representa o «pecado».
O Cordeiro pascal é Cristo.
A libertação representa a salvação.
O deserto de 40 anos representa as agruras deste mundo antes de entrarmos na terra da promessa.
A Arca da Aliança representa o trono de DEUS.
O tempo de espera da Arca no rio Jordão, representa o tempo em que Jesus espera pelo seu povo, no seu trono, junto do Pai.

Jesus percorreu o caminho que nos conduz à «terra da Promessa» o tempo representado em Josué 3,4 por cerca de 2000 côvados. Nós devemos segui-Lo à distância e aproximar-nos cada vez mais d'Ele durante este tempo que se diz HOJE e escutarmos a SUA voz.

Por isso, não devemos endurecer os nossos corações neste novo dia de HOJE, e escutarmos o convite do Espírito Santo, fazendo a vontade de YHWH (DEUS) e procurarmos em LHE agradar.


Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 6 vezes. Última edição em 26/03/2006 18:16 por Manuel Pires.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.