Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Bíblia

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6
Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 31 de March de 2006 12:18

1500 anos antes de Cristo não havia nem judeus nem parte da nossa Bíblia (o que não significa que não houvesse tradições sobretudo orais que tivessem vindo mais tarde a constitui-la). Nenhum dos livros da Bíblia tinha sido composto, nem havia propriamente uma religião, crença ou fé a que possamos chamar judaica. Isso é fruto com muito mais probabilidade da passagem do milénio e sobretudo de muito mais tarde, provavelmente dos finais dos reinos de Judá/Israel e do exílio da Babilónia. E para saber isso, ir ao português das traduções não chega... é preciso saber hebraico.

Abraço fraterno

Miguel

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 31 de March de 2006 18:52

Quer o amigo dizer que no tempo de Moisés ainda não havia escrita?
Talvez você pense também que Moisés nem sequer existiu!

Eu penso que se a última compilação dos textos do Pentateuco tivesse lugar talvez na altura que o amigo diz, lá por alturas do exílio da Babilónia, já havia cópia de documentos, escritos muito antigos, que se perdem no tempo de Moisés.

As teorias Eloista, Javista e Sacerdotal não significam que TUDO foi como que inventado pelos judeus do cativeiro babilónico, nem que a devoção a YHWH (não gosto de dizer religião) começasse nessa altura.

Quanto a religião isso é outra coisa. Não raciocinemos à base do conceito de religião, mas de devoção e de regras comunitárias, que têm YHWH como o seu grande legislador.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 15:40

Uma achega para a discussão:
Não vamos tratar, aqui e agora, os problemas científicos sobre a criação, até porque a Bíblia nasceu, cresceu e foi-nos apresentada em tempos que nada tinham a ver com os da ciência. Damos como adquirido a ciência do evolucionismo, tão discutida a partir de Darwin. Muitos problemas continuam em aberto e, perante tais desafios, em meu entender, a única atitude correcta é estarmos abertos ao que é verdadeira ciência. É impressionante sabermos que ainda hoje há milhões de pessoas que, por causa da sua fé e da Bíblia, continuam agarradas à teoria criacionista. A verdadeira ciência nunca faz mal à fé nem à Bíblia: são complementares e não contraditórias.
Pe. Joaquim Carreira das Neves, OFM (Conferência "O cristianismo e a criação")

João (JMA)

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 21:09

É impressionante sabermos:

- que o Padre Carreira das Neves em vez de se limitar a interpretar a Bíblia mete-se no campo da ciência e declara ex cathedra o evolucionismo como dogma científico a que chama de verdadeira ciência.

É impressionante sabermos:

- que segundo o Padre Carreira das Neves alguém continuar agarrado à teoria criacionista por causa da sua fé e da Bíblia é desqualificador. Será a ciência o único critério de verdade para o Padre Carreira das Neves?

E é impressionante sabermos:

- que o Padre Carreira das Neves parece desconhecer que, na realidade, ninguém sabe como apareceu a vida na terra nem o Homem em particular, e não se pode pôr de parte que a vida na terra, e o homem em particular, tenham surgido por uma acção criadora directa de Deus, sem qualquer tipo de evolucionismo, a não ser por mero preconceito, sendo que no caso da teoria evolucionista há milhares de cientistas em todo o mundo que não alinham com ela, alguns dos quais são ateus e agnósticos.

Epafras

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 21:23

Epafras

o evolucionismo não explica a origem da vida - são duas questões distintas em Biologia. Essa confusão é muito comum entre os criacionistas.
É como dizer que o evolucionismo explica a origem do universo.
A evolução é um facto observável e inegável.
O Padre Carreira das Neves falou e muito bem.

É impressionante saber a ginástica e deturpação de dados que alguns criacionistas fazem para:
- defender a teoria de que a Terra é um planeta jovem;
- defender o dilúvio como facto histórico de âmbito universal;
- defender a imutabilidade das espécies após a criação segundo uma leitura literal de Génesis.

Quanto a essa de existirem "milhares de cientistas em todo o mundo que não alinham com ela, alguns dos quais são ateus e agnósticos", coloco muitas reticências.
Vou esperar sentada por um Biólogo ateu e criacionista - seria um fenómeno digno de se ver.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 21/03/2007 21:24 por Lena.

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 21:45

Também aguardo. Aliás, não conheço nenhum artigo numa revista científica de âmbito internacional onde se tenha defendido o criacionismo...

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 21 de March de 2007 21:58

Miguel

há um site excelente que desmascara a "ciência criacionista", particularmente o DI (desenho inteligente)

[www.talkorigins.org]

boas leituras
:D

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 09:16

O Pe. Carreira das Neves não declara nada ex cathedra, pois só o pode fazer o Papa em plena comunhão com os bispos.

Mas estavas com certeza a fazer um trocadilho com o facto dele ser professor catedrático das matérias sobre as quais aqui escreve.

Se leres atentamente ele separa a religião da ciência: Muitos problemas continuam em aberto e, perante tais desafios, em meu entender, a única atitude correcta é estarmos abertos ao que é verdadeira ciência.

Cabe à ciência (não à exegese bíblica) descobrir como evoluiu a vida na terra: já a criação do Universo são contos mais largos...:A teologia bíblica da criação afirma a alteridade da natureza ou do mundo em relação a Deus. A natureza e todas as suas criaturas não são Deus, ao contrário de alguma filosofia grega, que defende a unidade do ser, da filosofia e teologia gnóstica e do movimento religioso moderno NEW AGE.

Podem ler o texto da conferência aqui.

João (JMA)

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de March de 2007 11:37

O que é a ciência para mim?
Em primeiro lugar é o alimentar da curiosidade humana que quer e pensa descobrir as LEIS que DEUS fez, mas que o homem desconhecia. Faz-me lembrar os portugueses aventureiros quando descobriram o caminho marítimo para as Índias.
A ciência é o acumular de supostos conhecimentos que a humanidade adquiriu ao longo dos séculos.

O que é a Bíblia?
É para mim a revelação de Deus aos homens, do caminho da salvação, na linguagem que os homens tinham quando essa revelação foi REVELADA. Falando de revelação vem logo à minha memória o livro que tem esse nome e que é mais conhecido por APOCALIPSE, que é a palavra grega que significa REVELAÇÃO. Apocalipse não significa castigo, como muita gente pensa. Também não está relacionada com o castigo, mas com a libertação (bom; depende do lado que que a pessoa se colocar).

Isto é muito importante para compreender o chamado ANTIGO TESTAMENTO e a antiga aliança que Deus fez com o povo de Israel.
A antiga aliança é a base (o alicerce, a pedra de toque) para o estabelecimento da Nova Aliança em Jesus Cristo.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 22/03/2007 11:38 por Manuel Pires.

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 31 de October de 2007 19:07

Citação:
Rui B

Mas Lot, para defender os hóspedes que não conhecia de onde quer que fosse, chegou a oferecer as suas filhas. E estas, após terem fugido com o pai (a mãe morreu quando Deus destruiu a cidade) embriagaram-no e tiveram relações com ele para garantir a continuidade da família (não havia outros homens). E Abraão teve um filho de uma mulher que não a sua e nada lhe aconteceu. (Isto é um resumo rápido do que poderão ler em Gn 19 e à volta)

Nunca li muito do Antigo Testamento, mas perante isto fico com dúvidas. Deus castigava uns e outros não? Afinal aponta-se o primeiro episódio como razão para a Igreja não aceitar a homossexualidade, mas depois fala-se em incesto, adultério, prostituição das próprias filhas?

Ou isto são apenas histórias que não são para levar à letra? E afinal qual é o seu objectivo? O que devo retirar delas?

Gostava que me pudessem ajudar no esclarecimento destas minhas dúvidas. Obrigado desde já.


Graça e Paz

São histórias verdadeiras, querido Rui. O homem de Deus não está ISENTO de pecar, de errar! Veja que Moisés matou um soldado egípcio e mais tarde acabou não entrando na terra prometida pq fez algo errado novamente, PEdro negou a Cristo três vezes, Jonas fugiu para não fazer a vontade do Senhor, David matou URIAS pra ficar com sua mulher, Salomão serviu a deuses estranhos, astarote e moloque... Além das passagens já citadas por vc.

Mas sabe o que diferencia eles das pessoas que tentam justificar seus pecados se baseando nas ações erradas desses personagens bíblicos? É que eles não VIVIAM NUMA PRÀTICA desse erro. Não viviam numa rotina, fazendo isto costumeiramente. Ou seja o que aconteceu com Ló foi algo único. Tanto é que as filhas dele o embriagaram para que ele não soubesse o que estava fazendo. O resultado do pecado de Abrão vemos ainda hoje. Os descendentes de ISmael, filho da escrava são os árabes, e os descendentes de ISaque, filho da esposa são os judeus. Ainda hj vivem em briga.


Veja só o que João diz:

I João 3:9 Aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus.

O servo do Senhor pode vir a pecar, pode cometer algo feio aos nossos olhos. Mas ele se arrepende. Não vive na prática desse ato!


Pense nisso


Que o Senhor nos Abençoe

David



Editado 1 vezes. Última edição em 31/10/2007 19:13 por David_.

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 26 de November de 2007 09:39

"São histórias verdadeiras"

Será que tinhamos um Deus de tal maneira vingador e mau que transforma cidades inteiras em Pó.

Filhas que vão para cama com os pais e outras coisas que tal?

Amigo David, o bom senso é um dom de Deus.

Em comunhão

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 26 de November de 2007 19:20

Graça e PAz


A Bíblia é um livro que trata ASSUNTOS DE FÉ. Não crê em SODOMA E GOMORRA é acreditar que Jesus se enganou, quando falou nessas cidades.

Ou Você crê na Bíblia ou faz como os ateus.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 26 de November de 2007 21:05

É muito provável que Gomorra e Sodoma tenham existido e que provavelmente tenham sido destruídas e engolidas pelo deserto como aconteceram com muitas outras cidades das civilizações do médio oriente.

Se foram destruídas por castigo divino??? É óbvio que não. O Deus que eu acredito é Jesus. Aquele que nos ama tanto que morreu silencioso por nós.

Como diz o Papa, acreditar é um acto de fé mas também de razão. O amigo é que está a fazer como os ateus, ao interpretar literalmente o que precisa do Espírito Santo para ser interpretado.

A diferença entre a sua forma de ver a Deus e a dos ateus é realmente muito próxima. Ouvindo as suas palavras ser ateu não é u desafio, é um alívio.

Em comunhão

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 27 de November de 2007 13:56

Por acaso, assisti há uns tempos na RTP2 a um documentário sobre expedições arqueológicas para determinar a localização de Sodoma e Gomorra (entre outras cidades bíblicas) ou a confirmação das descrições que a Bíblia delas fazia.

Foi um programa muito interessante. Descobri que há umas teses de que Sodoma e Gomorra sejam Bab edh-Dhra' e Numeira, junto ao Mar Morto.

Foram levantadas várias teorias que justificassem o fogo que destruiu as cidades, nomeadamente a explosão e incêndio de uma bolsa de gás e petróleo.

Os judeus, pastores nómadas, ao longo de gerações iam passando junto destas cidades. Observaram algum cataclismo e observaram as cidades destruídas. As histórias que se foram contando formaram a narração de Sodoma e Gomorra. Podem ter juntado vários factos que não se deram em conjunto, mas o essencial não foi alterado.

Isto define o meu pensamento sobre muitas das histórias bíblicas do Velho Testamento: não têm de ser um facto histórico, mas foram baseadas em casos reais que os marcaram. E o que a tradição foi passando de geração em geração, é a súmula dos ensinamentos que esse povo retirou desses acontecimentos.

Cassima

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 27 de November de 2007 17:20

Citação:
Tilleul

Se foram destruídas por castigo divino??? É óbvio que não. O Deus que eu acredito é Jesus. Aquele que nos ama tanto que morreu silencioso por nós.


Em comunhão

Graça e Paz


Lucas 17:29
No dia em que Lot saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu, que exterminou todos eles.


Bem, Jesus disse que SODOMA foi destruída sim. O relato bíblico é claro. O apóstolo PEdro também acreditava que Sodoma e Gomorra foram destruídas por castigos divinos, vejam só...

II Pedro 2:6-7

6 E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente;
7 E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis
(Tradução ACRF).

Jesus acreditava, Pedro também... Se você não acredita...

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 27 de November de 2007 21:08

Responda,

Deus é Misericordia?

Em comunhão

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 28 de November de 2007 02:33

Parece que aquele que o David conhece está mais para o pavor do que para o amor. As leituras literalistas têm sempre esse perigo.



Editado 1 vezes. Última edição em 28/11/2007 02:35 por firefox.

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 28 de November de 2007 16:50

Citação:
Tilleul
Responda,
Deus é Misericordia?

Em comunhão


Graça e Paz

Deus é misericórdia APENAS PARA AQUELES QUE SE ARREPENDEM. Aqueles que vivem na prática do pecado e morrem sem o arrependimento desses pecados, enfrentarão a IRA DE DEUS. Este é o Ensinamento da Palavra.

Eu percebo que o grande problema é que muitos de vocês GRADUAM o pecado. De forma que, talvez a MENTIRA não seja pecado para muitos aqui, por se tratar de algo "inofensivo".

Mas vejam, na passagem abaixo, que um homem foi morto "só por que" mentiu para o apóstolo PEdro. Esse homem vendeu uma propriedade sua, e não deu como oferta o montante recebido com a venda da propriedade, mas ficou com uma parte para si próprio. E mentindo disse que estava dando o montante inteiro, mas o Espírito Santo alertou Pedro da mentira.

Atos 5:1-5
1 MAS um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,
2 E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.


Deus é amor e é misericórdia para aqueles que o buscam e para aqueles que se arrependem dos seus pecaodos. Quem vive na prática do pecado e não busca a Deus em vida, e morre nesta condição, enfrentará a JUSTIÇA do Senhor.

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 29 de November de 2007 00:25

David,

antes demais, desculpa não te ter respondido ainda na do purgatório, porque ainda não tive tempo. Gosto de ter tempo para respostas grandes.

Agora sobre esta questão, eu acho que Deus é sempre, mas sempre misericordioso. Cabe a nós sabermos aceitar as nossas faltas, e não vivermos uma vida miserável e sem amor. Deus amou tanto o mundo que deu o Seu Filho. Como é que Deus se vai agora revoltar contra nós. O nosso problema é o orgulho e não querermos ver onde está a razão. E por isso fugimos de Deus. Não é Ele que nos ignora e que não nos deixa entrar. Somos nós que temos vergonha, tal como Adão, e como tal escondemo-nos da justiça divina, que no meu entendimento não é mais que mostrar-nos aquilo que fizemos de mal.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Como interpretar o Antigo Testamento
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 29 de November de 2007 10:30

Até porque um Deus que se revolta e escandaliza com a sua própria obra, nunca seria um Deus de Amor.
Essa ideia de justiça eterna divina com tormentos sem fim é meio ridicula vinda de quem quer ser amado e respeitado.
Se é pelo medo que se quer fazer respeitar, escolheu um mau caminho... antes quebrar que dobrar, venha lá quem vier. Será orgulho? Possivelmente... mas não importa, obra não é capacho.
Só nos faltava agora termos sido criados por um fanático por SimCity.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 3 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.