Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 4 de 10
Re: Virgindade
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 07 de March de 2006 22:14

Então já se pode dizer que há dois tipos de desejo, um instintivo e um outro que não o é. O desejo sexual é também um forma de desejo primária mas que sem ela não seria possível a vida. Ou melhor hoje já o é com as técnicas de concepção artificial mas partindo do pressuposto que tudo está bem se não for o desejo o homem não pode ter pura simplesmente uma erecção...

Acho que através destes desejos institivos Deus também opera e que o desejo também Amor. Agora se se reduzir desejo a vício sexual, a perversidade, pedofilia é no minimo redutor.

Quanto à questão da virgindade acho que tudo é uma questão acessória se for vivida de forma artificial e sem sentido do que realmente a virgindade pode representar. Só valorizando o corpo e o fantástico que é entregar-se alguém que se ama que se pode dar a dimensão de se guardar. Se falarem em pecado muitos estão-se nas tintas mas se explicarem que o desejo sexual e erotismo vão juntos com a religião tudo para vos ouvir.

Acho que acima de tudo se deve olhar o outro com respeito e amor e se isso acontece entre um casal de jovens que se ama antes do casamento que se dane o que diz o Doutor da Lei e a Tradição porque no final ele não nos vai dizer: fizeste amor antes do casamento ou casaste sem serem virgens mas simplesmente

Vinde, benditos de meu Pai;
recebei como herança o reino
que vos está preparado desde a criação do mundo.
Porque tive fome e destes-Me de comer;
tive sede e destes-Me de beber;
era peregrino e Me recolhestes;
não tinha roupa e Me vestistes;
estive doente e viestes visitar-Me;
estava na prisão e fostes ver-Me

Em comunhão

Re: Virgindade
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 08 de March de 2006 16:20

Faz-me lembrar a promessa feita aos terroristas maometanos de morrerem que depois de mortos lhes dão umas virgens.
Há-de dar grande efeito, depois de morto...

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: Virgindade
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 09 de March de 2006 08:03

Sabes que agora andam a recrutar mulheres bombistas, em vez de homens?


Até no céu, as virgens esgotaram-se.

Re: Virgindade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de March de 2006 15:20

Tilleul

Alguns jovens não perguntam se são virgens, mas com certeza perguntam quantos namorados já tiveste? Namoraste por muito tempo?
Essas perguntas querem dizer muito!
E aquela que é virgem, não tem vergonha de dizer, sou virgem!!!

Re: Virgindade
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 09 de March de 2006 21:16

Ana,

Nunca perguntei "quantas namorados tiveste" a uma namorada minha. Se perguntasse seria mais por uma questão de insegurança e ciumeira aguda.

Ser virgem é um estigma social e muitas vezes motivo de chacota principalmente entre os rapazes. Isto é mau porque cria uma pressão para se ter relações sexuais. Por outro lado penso que o oposto, que é acusar e recriminar aquele que teve muitas namoradas ou namorados também não é bom porque cria estigma. Ainda mais na nossa sociedade machista em que o homem se teve muitas mulheres é um macho e uma mulher por seu lado é considerada uma fácil.

Penso que acima de tudo que é uma questão pessoal que deve ser pensada. O problema é que ninguém pensa nisso porque se passou demasiado tempo a falar-se por entre dentes de coisas que deveriam ser normais. Não estou em falar em expor a vida sexual de cada um mas falar abertamente da questão sexual é também educar para que esta seja vivida de uma forma adulta, responsável e também cristã.

Em comunhão

Re: Virgindade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de March de 2006 04:08

CP

Não acredito que as virgens esgotassem!E espero bem que ainda haja muitas...

Re: Virgindade
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 15 de March de 2006 18:30

CP,
isto é a crise. e um feminismo desenfrriado. também tem de haver feministas terroristas.
arre, é de mais.

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: Virgindade
Escrito por: João (IP registado)
Data: 16 de March de 2006 00:46

Irão ficar bem desapontados(as) quando chegaram ao Além e virem Maomé no Inferno! ;)

«Amai-vos uns aos outros como eu vos amei a vós»

Re: Virgindade
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 16 de March de 2006 08:23

Toda a mulher que se quer entregar de alma e coração a um homem é virgem, e todo o homem que se que entregar de alma e coração a uma mulher é virgem. A virgindade tal como as florestas é coisa que cresce.

Re: Virgindade
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 16 de March de 2006 11:57

Albino,
de acordo.
O restante é pouco menos que fundamentalismo.
Chamemos-lhe, delicadamente, preconceito.

João (JMA)

Virgindade
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 16 de March de 2006 18:41

Albino muito bem. acho que resumiste em poucas palavras o sentido da vocacao matrimonial e religiosa. Ser-se sempre Virgem e entregar-se de corpo e alma aqueles que amamos. E' dar a nossa vida na sua totalidade.

Fantastico

Em comunhao

Re: Virgindade
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de March de 2006 11:31

Albino e Tilleul - é essa de facto a "definição" de virgindade....




Re: Virgindade
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de March de 2006 12:04

Ana e Maria João :

Como vocês queriam, os homens do Forum pronunciaram-se sobre o assunto - o João, o Albino, o JMA, o Tilleul...
ao que parece, apena spara o camilo a virgindade física é importante.. E como uma nota especial para o camilo - foi coerente nos sues valores - ou seja, se valoriza a virgindade fisiológica, conservou-se ele mesmo virgem até ao casamento.

Interessantíssimo este tópico. Mas que revela bem o pensar e o sentir dos homens ( e das mulheres) de hoje...

Uma outra nota - a estreita relação entre esta nova forma de conceber e viver o amor entre um homem e uma mulher - mais autêntica - e a "tolerãncia" ás infidelidades...

Muito interessante.

Re: Virgindade
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de March de 2006 13:30

A Tradição já não é o que era:


"Gostas de homens? Então talvez sejas a freira perfeita!"



Longe vão os tempos em que se perguntava a uma jovem se ia à missa todos os dias, se gostava de rezar, se era piedosa, tentando-se perceber se teria vocação para freira. Hoje, as perguntas são bem mais mundanas: "Gostas de homens? És namoradeira? Tens charme?" Se a resposta é sim, "então talvez sejas a freira perfeita".

É assim, desta forma directa e atrevida, que em Espanha uma congregação religiosa de origem francesa aposta na pastoral vocacional. Pela internet. E já receberam respostas de jovens de 36 países.

O recurso à "rede" para recrutar futuros padres e freiras é já uma tradição dos primórdios do cristianismo. O próprio Jesus Cristo desafiou o apóstolo Pedro a usar os saberes da sua profissão para se tornar "pescador de homens" dispostos a anunciar o Evangelho. Daí que a iconografia tenha colado à imagem do primeiro Papa a rede de pesca.

Hoje, a rede é informática, mas o objectivo é o mesmo, em tempo de crise de vocações religiosas.

"A linguagem que usamos é algo atrevida, mas conseguimos que muitas jovens entrassem em contacto connosco", explicou ao DN Gemma Morató, da Congregação das Irmãs da Caridade Dominicanas da Apresentação da Santíssima Virgem.

Esta freira de 33 anos, com voto de pobreza, obediência e castidade desde 1997, é a mentora daquele sitio (www.mivocacion.es) dedicado exclusivamente à pastoral vocacional. O acesso pode ser feito através de um link na página oficial da congregação (www.terra.es/personal4/dominicasbcn) onde constam os dados históricos da instituição católica fundada em 1696, em França - hoje espalhada por 36 países.

Em mivocacion desafiam-se as jovens a interrogar-se sobre o seu ideal de vida, seja qual for, sem excluir a possibilidade da vida religiosa. E sugerem-se questões para ajudar à reflexão que, neste âmbito são, no mínimo, inéditas: "És fogosa? Namoradeira? Vistosa? Animada? Conheces bem o mundo e a vida? Talvez sejas a freira perfeita". E afirma-se: "Se assim é, podes ajudar os homens e as mulheres deste mundo. E não serás a primeira: Santa Maria Madalena, sem ir mais longe, também foi uma fogosa como tu."

(..)

"Desde há um ano e meio, o sitio já recebeu 30 mil visitas e foram respondidos mais de dois mil e-mails de jovens de, pelo menos, 36 países", disse ao DN Gemma Morató (à esquerda na foto), garantindo que nunca a hierarquia da igreja católica, em Espanha, colocou qualquer objecção ao estilo de linguagem.

"Muitas jovens pensavam que nunca poderiam falar com uma freira. Este método um pouco mais atrevido facilitou a aproximação", explicou a religiosa. Após os contactos via net, a congregação já acolheu algumas dezenas de jovens que estão a fazer uma experiência pastoral com vista ao discernimento vocacional. "


Fonte - DN

Re: Virgindade
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de March de 2006 13:31


Re: Virgindade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 17 de March de 2006 17:01

Conselhos de Sexo e Drogas


Festas onde as coisas acontecem

Chamo-me Sofia e quero aconselhar todas as raparigas e rapazes sobre a sexualidade e drogas.

Vou-vos contar a minha história...
Desde pequena que queria crescer mais cedo... perdi a minha infância! Hoje em dia tenho 12, e reparo que quando quero brincar (as escondidas, apanhada e isso) sou impedida pela minha mente avançada.
Começei a fumar aos 10 anos, porque sempre me dei com gente de 14, 15 e 16 anos.
Uma grande, e má influência que também tive deles foi o meu corpo.
Um dia, numa festa em que me embebedei (outra coisa imprópria para a minha idade), conheci lá um rapaz de 15 anos, curtimos e acabamos por "ir para a cama".
Na verdade nunca tive a ideia de perder a minha virgindade com um amor que tivesse, mas nunca desejei perde-la com um rapaz que mal conhecia.
Também já tive várias expriencias com drogas, charros, speeds etc...
Na minha escola rolam muitas drogas e é horrivel... Ao princípio pode parecer bom e sentes-te bem e feliz mas depois veem os problemas... Ao principio as pessoas dao-te droga para tomares a borla, mas por isso não quer dizer que eles sejam teus amigos... eles viciam-te completamente até tu lhes comprares a droga porque necessitas... Os efeitos passado uns tempos também não são do melhor, tens brancas de memória, esqueceste fácilmente das coisas, sentes-te tonta/o se não tomares a droga em que te viciaste... E o dinheiro...??? passas a roubar se não tiveres dinheiro para a comprares e fazes o que for preciso para a teres... tem cuídado, se eu consegui sair tu também consegues!
Todas as pessoas olham para mim e pensam que eu sou muito avançada e chegam a não acreditar na minha idade.

Tenho um novo konselho!!!

!raparigas!
Sei que para sair à noite é sempre engraçado e sexy ir meia nua, mas nem sempre é agradável. Não sei se sabem que houve uma festa em Lisboa que se chamava I LOVE 2 DANCE, eu fui kuase nua, era engraçado que me pedissem para conhecer, e até conheci rapazes giros e engraçados, mas... (tudo tem sempre um mas, porque será???)... hà sempre pessoas que nos agarra, algumas até são girinhas, mas outras são bêbados nojentos e feio, e isso é uma das piores coisa que podem acontecer ... Já devem ter ouvido as vossas mães a dizer-vos isto e mais, mas kuase tudo o que elas dizem è verdade....
!Rapazes!
Voces acho que já são diferentes, nem todas as raparigas são atiradiças e desinibidas, mas tentem ir com calma... (atenção, nem todos são abusadores) Algumas raparigas preferem ir com calma, se não preferirem elas dão sinal...!!!

Todas os rapazes e raparigas que percisem de conselhos mandem um e-mail para sofia_r@sapo.pt responderei a todos...

Muitos beijinhos e pensem naquilo que vão fazer e com quem.










Virgindade
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 17 de March de 2006 20:32

E uma barbaridade o que esta rapariga se esta a sujeitar... isto no caso de ser verdade.

Mas porque eh que tem que se referir os extremos para defender a causa da virgindade? Ana este testemunho e uma excepcao muito grande.

Quem e que quer ir para a cama com uma miuda de 10/12 anos? So se for um pedofilo ou um miudo de quinze anos que nem percebe bem o que esta a fazer...

Realmente como ja ouvi dizer muitas vezes aqui mais do mesmo. Repressao, medo e preconceito...

Porque nao se fala daquele casal de namorados que se conheciam ha dois anos e que ate queriam casar virgens mas o amor e a curiosidade levou mais forte e acabaram por se entregarem. Hoje sao casados e tem 3 filhos lindos.

O do outro casal que namorou oito anos e ao fim do terceiro tinham a certeza que se iam casar e amaram-se entregando-se de corpo e alma um outro. O ultimo ano de universidade e o estagio numa cidade distante acabou por os separar. Ainda sao amigos e nao se arrependem de se terem entregue na totalidade. Ele ate e padrinho do segundo filho dela.

Ou ainda do casal que se guardou ate ao dia do casamento, fizeram amor na primeira noite, estiveram casados 30 anos e um dia ele teve um acidente e morreu e ela voltou a casar.

Bolas faz tudo parte da vida... nao pintem a vida de tons mais escuros do que ela ja tem. Nao facam do dia a dia um noticiario da TVI.

Em comunhao




Re: Virgindade
Escrito por: (IP registado)
Data: 17 de March de 2006 20:49

Sem dúvida, Tilleul. Ó Ana, esses conselhos são de uma beatice pegada... E não vão convencer ninguém...

Re: Virgindade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 17 de March de 2006 20:54


Olá Sofia! parabéns antes de tudo pelo site... gostei muito, apesar de seres muito novinha (nota-se pelos erros ortograficos e pelo discurso infantil... hehe ;) nao leves a mal) já tens ideias giras que te vão ajudar a crescer e ser uma pessoa melhor... e para a idade já viveste muito!! já te embebedaste, ja fumaste charros,tomaste speeds perdeste a virgindade, vais a festas semi-nua...! fogo sofia... e eu pensava que já sabia muito. Mas há uma coisa que me intriga... com 12 anos vais ajudar a descobrir o paradeiro do pai do filho da carlota? fogo... no meu tempo as miudas brincavam ao elastico e os rapazes ao pião...

Raquel- 03:11:35 PM)

Re: Virgindade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 18 de March de 2006 04:15

Prezados Amigos ,

Gostaria de saber o verdadeiro significado da virgindade de uma mulher, algo tão desvalorizado nos dias de hoje. Pureza e Beleza agora são meras palavras do dicionário?

Sinceramente,
Marcello




RESPOSTA


Prezado Marcello,

Pelo que entendi, você quer saber o significado de três coisas: virgindade -- não só da mulher --, pureza e beleza.

Deus, no quarto, sexto e nono mandamentos nos manda honrar os pais, não cometer atos impuros, e não cometer adultério. A castidade no casamento e fora do casamento é, pois, um dever moral imposto por Deus.

Citei, em primeiro lugar, o quarto mandamento que nos manda "Honrar pai e mãe", porque a pureza e a castidade é que explicam o mais fundo de nossa gratidão e de nosso amor por nossos pais. Por que usou Deus o verbo "honrar", e não os verbos obedecer, ajudar, que estão incluídos nos deveres filiais? Por que "Honrar"? Devemos honrar nossos pais, porque o seu ato conjugal que nos deu vida é honroso para eles. Dá honra para eles. Materialmente, o ato conjugal e o ato de um homem qualquer com uma meretriz são iguais. Entretanto, esses dois atos se diferenciam formalmente. Dou-lhe um exemplo, para que isso fique mais claro: Um homem abre o peito de outro com um objeto cortante, e, mais tarde, ao invés de considerá-lo inimigo, o que sofreu o golpe agradece e paga ao que o cortara. Como? Não foi ele um agressor violento ? Não. Era um médico que abriu-lhe o peito para fazer uma cirurgia e assim o salvou. O médico, como o assassino, abre o peito de alguém com aparelho cortante. Materialmente, os atos são iguais. O que os diferencia é a intenção, que no médico é a de salvar, e no assassino é de matar. Assim também, o ato dos esposos visa dar vida é o mesmo ato de um homem impuro com uma meretriz. Entretanto, o primeiro tem em vista a também a procriação, enquanto o outro não visa senão o prazer.

Por isso, o ato dos esposos é legítimo é honroso, pois visa um fim bom, e é feito de acordo com a razão e a lei natural. Já o ato praticado com a meretriz é contra a razão e a ordem moral. Por isso, o ato dos esposos é honroso, distinto do ato de uma meretriz. Deus estabeleceu a união conjugal como meio de transmitir a vida, assim como estabeleceu que a vida da alma, a vida sobrenatural, é gerada pela união entre Cristo e a Igreja. Por isso o matrimônio é imagem da união de Cristo com a Igreja, como bem explica São Paulo. Ora, a esposa de Cristo é santa e fiel, e só tem filhos do próprio Deus. Assim, a esposa só pode ter relações com seu esposo. A Igreja não teve aventuras com ídolos antes de se unir a Deus. A esposa deve então ser virgem e casta, como a Igreja. E o esposo deve ser também virgem e puro como Cristo.

A virgindade feminina tem um valor especial, porque ela é a garantia da pureza familiar. A fidelidade conjugal - prometida solenemente diante de Deus, no altar, na cerimônia matrimonial -- é a garantia da unidade da prole, e, portanto , da unidade de valor familiar de uma estirpe. Até os pagãos reconheciam o valor da virgindade para a manutenção da família e da própria pátria. Em Roma, exigia-se a virgindade das vestais, sacerdotisas do culto dos deuses familiares, símbolo da virgindade que mantinha as famílias e a própria Roma. Os romanos diziam que Roma se manteria, enquanto ela fosse capaz de suscitar homens e mulheres virgens, e que Roma pereceria quando não tivesse mais força de gerar virgens. E isso é muito sábio. Com efeito, um povo que despreze a virgindade e a castidade formará uma juventude ávida de prazer sexual. Ora, o moço que só busca o prazer detestará a dor, e não terá força para sofrer. E então, o país que só tiver uma juventude luxuriosa não terá jovens capazes de dar a vida pela pátria. Roma pereceu depois que se tornou tão impura que não havia mais nem vestais virgens, nem heróis. Teve então que contratar, entre os bárbaros que a atacavam, os mercenários que a defendessem por dinheiro. Por isso disse bem um poeta, que não foi tão bom como católico: "A juventude não foi feita para o prazer, e sim para o heroísmo". O heroísmo exige luta e aceitação da dor, e até da morte, por amor a um valor mais alto. Hoje, pureza e virgindade são menoscabadas, desprezadas e ridicularizadas, porque os homens não crêem em valor mais alto do que seu prazer e do que o dinheiro. Por isso, também se perdeu a noção de beleza verdadeira. Belo, hoje, é, no máximo, o que tem apelo sexual. A Beleza - "splendor veritatis" -- "o bem claramente conhecido", "o resplendor da forma , na proporção da matéria", exige para ser conhecida e amada, que se tenha para ela um "occhio chiaro ed affeto puro", como diz outro poeta, com verdade, (mas ao qual se devem fazer tantas restrições, infelizmente), Dante.

Sim, a Beleza existe. Ela não é uma simples palavra do dicionário. Existe sim, a Beleza absoluta, que coincide com a Verdade absoluta e com a Bondade absoluta, que é o próprio Deus Nosso Senhor. Mas, para conhecer a Beleza, é preciso olhá-la com olhar claro, isto é, com olhar desinteressado, sem a obscuridade produzida pela paixão, especialmente pela paixão impura. E só quando se conhece a Beleza com olhar claro, sabiamente, é que se pode ter por ela um afeto puro.

É de estranhar que hoje, quando não se crê nem em beleza, nem em verdade, nem em bondade, nem em virtude, se deixe de acreditar em Deus? Os impuros não conseguem ver a Deus, e nem acreditar sequer em sua existência. Só crêem no que vêem. E eles nada vêem, porque são cegos espiritualmente. São cegados pela paixão impura. Por isso Nosso Senhor Jesus Cristo nos disse: "Bem aventurados, - isto é, felizes,- os puros de coração, porque verão a Deus". Sim, só os puros são felizes, e já neste mundo, porque sua pureza lhes permite ver tudo com olhar claro, e lhes permite amar tudo com afeto puro. Por isso, eles vêem a Deus em todas as coisas.

Corneille escreveu uma bela poesia em que diz: "Si ton coeur étair droit..." Se teu coração fosse reto..." Se teu coração fosse reto, verias em todas as coisas a Deus, criador de tudo, porque em todas as coisas Ele colocou algo dEle mesmo (ou como vestígio, ou como imagem, ou como semelhança). Todas as coisas falam dEle, e Ele é ainda mais admirável nas menores. Tudo nos fala dEle, desde o pequeno grão de areia até ao imenso elefante. Desde o vagalume , até o sol. Desde o átomo até a Virgem Maria, tudo só fala dEle. Mas, para ver Deus em todas as coisas, e compreender a maravilha do Universo criado, é preciso ter "occhio chiaro ed affeto puro" É preciso que tenhamos um coração puro.

Pureza, Castidade Beleza não sejam para nós apenas palavras do dicionario, e sim dos mais altos dons de Deus e de nossos mais altos valores.

Roguemos a Deus que nos dê, ou mantenha sempre, o coração puro, para que o vejamos desde agora, nesta vida, e, para sempre, na eternidade.

É o que desejo para mim mesmo e para você, meu prezado Marcelo. E que um dia nos encontremos no seio da eterna Verdade e Bondade e Beleza.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli





Ir para a página: Anterior12345678910Próximo
Página actual: 4 de 10


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.