Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 6 de 32
Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 03 de September de 2003 21:22

Fico a me perguntar: Como pessoas que não acreditam na veracidade da Palavra de Deus podem se denominar cristãs? se Cristo é o centro, o assunto principal das Escrituras....
O Liberalismo Teológico e outors pensamentos vindo dele, realmente contaminaram as mentes humanas ao ponto de fazer com que muitos neguem a veracidade das Escrituras Sagradas e até mesmo ridicularizarem-na. O pior é que muitos nem sequer sabem o que está escrito lá, ou só conhecem poucas partes, soltas em um conjunto de livros tão importantes e profundos. Para se crer é necessário abrir o coração. Aí, Deus faz o resto. Deus mostra, confirma o qué é lido.

Meu desejo é que possam ver as Escrituras de maneira diferente, sem pre-conceitos Liberais e que o Espírito de Deus possa lhes dar experiências profundas, para que possam acreditar nas coisas sobrenaturais que lá estão escritas.

Deus abençõe a todos.

Andréia.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 03 de September de 2003 21:38

Andreia,
Já agora podes esclarecer se estás de acordo com o artigo que o Miguel colocou em 12/06/03 22:55?

E podias explicar o que é esse "liberalismo teológico"?

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 04 de September de 2003 21:47

É verdade que satanás pula de alegria quando uma pessoa não crê que ele existe, pois pode agir livremente sem que ninguém o repreenda e tome posse das vitórias conquistadas por Cristo na cruz do calvário.
Se pararmos para pensar em como a sociedade se modifica com o passar dos anos... o mundo está ficando podre! O sexo, que era um presente de Deus para os casados se tornou vulgar. O adultério se tornou comum e aplaudido; a violência está invadindo o mundo porque o amor se esfriou. Isso são consequências da ação do inimigo nas famílias que é o alicerce da sociedade. Hoje muitos menospresam o valor da família.

Liberalismo Teológico foi um movimento que impestou as mentes de muitas pessoas e vemos as consequencias até os dias de hoje.
A descrenças nos fatos sobrenaturais descritos na Bíblia, tornando-a um suposto livro de contos fez com que o mundo se desviasse da busca do Verdadeiro Deus. Para os liberais o mundo será salvo de qualquer maneira, pois Cristo morreu para salvá-lo, mas as coisas não são bem assim. A salvação é para a Igreja de Deus, que não é um estabelecimento, mas um grupo de pessoas que adoram ao Senhor em Espírito e em verdade.
João 3 diz que:
5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
COMO SABER SE SOMOS NASCIDOS DO ESPÍRITO?
8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

O Homem Espiritual é aquele que não está preso ao seu “eu”. ELE ESTÁ LIVRE PARA FAZER A VONTADE DE DEUS, NÃO SE PRENDENDO AO SEU PENSAMENTO, SUA VONTADE E SUAS EMOÇÕES, mas livre para fazer tudo que o Senhor pediu que nós fizéssemos e o que Ele pediu está escrito na Bíblia.

Mas se o homem não crê que o que está escrito lá é verdade, como levará suas ordenaças em consideração? Aí o amor esfria, o mundo se corrompe e Satanás ri disso tudo.

Pensem nisso.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de September de 2003 22:35

Andreia,

Embora não tenha uma opinião formada sobre a existência personificada do Diabo ou Satanás, não é por ele existir ou não que eu deixo de amar Deus e de querer cumprir os mandamentos de Deus: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo.

A ideia de transmitir às pessoas que se não acreditam em Deus vão para o Inferno está ultrapassada.

Temos que caminhar no sentido dos crentes terem uma fé madura e não que lhes precisem de ameaçar com castigos, o fogo do Inferno, para que tenham medo e acreditem em Deus. Isso é o que eu chamo uma "catequese pelo medo". Prefiro uma "Catequese pelo Amor". Deus ama-nos e devemos responder a esse amor, com amor.

Luis

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de September de 2003 22:49

Nunca vi o satanás pular de alegria: fico à espera.

Pelos vistos subscreves pelo menos em parte a mensagem do miguel. A essa já respondi.

Já agora, qual a tua opinião quanto à minha questão de 12/05/2003:
"Uma questão para os que acreditam na existência de uma entidade que designamos por diabo:

O diabo existe porque Deus assim quis ou existe contra a vontade de Deus?"

Adiantando, não encontro qualquer lógica na existência do diabo. A lógica de Deus é o Amor. "aproximar-se" de Deus por medo ao diabo é um
disparate e um farisaísmo oportunista.

Quanto ao facto dos actos sobrenaturais na Bíblia: o fazer da Bíblia uma leitura literal é que afasta as pessoas da Palavra de Deus.

O essencial da Bíblia não são actos sobrenaturais mas o amor de Deus pela Humanidade.

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 05 de September de 2003 14:28

Antes eu ficava a me perguntar de onde vinham essas idéias que colocam as Escrituras como um lívro sem crédito. Me perguntava: "como pode alguém que se diz cristão ter descrédido do livro que revela Cristo, desde o príncípio, em Gênesis?"

Nos meus estudos conheci esse Movimento: Liberalismo Teológico.
Percebi que não é de hoje que muitos descartaram as narrativas da Bíblia como fatos históricos, relegando-as a meras figuras de retórica, quando não, a lendas e superstições.

Como bem expressou o escritor e teólogo Joe E. Tarry referindo-se aos ataques e críticas contra a palavra de Deus, "É fácil entender os ataques fora da igreja, mas é difícil entender os de dentro dela"

Mas o inevitável aconteceu! Nos séculos 18 e 19 nasce na Alemanha em arraial protestante, e posteriormente também nos católicos, um dos maiores inimigos das sagradas escrituras, a chamada "Alta Crítica", desenvolvida e aplicada por teólogos liberais. Este era um método literário de interpretação que consistia num exame minucioso do texto bíblico, entretanto de maneira naturalista e racional, relegando os milagres bíblicos a meras lendas e contos populares. Até mesmo muitas passagens, locais, personagens e costumes considerados pela igreja durante séculos como verídicos, foram postos sob suspeita. Tendo este pano de fundo histórico em mente, podemos então entender onde se firmam as bases do liberalismo.

Aqui está a explicação do mundo ter piorado tanto. Você pode não ver o diabo pulando de alegria, mas quem é espiritual vê, ouve, porque é espírito, e faz as coisas que o Espírito de Deus manda, assim, tem comunhão com Deus e recebe toda a confirmação da veracidade das que estão escritas nas Escrituras.

João,
respondendo a sua pergunta...

É claro que não era a vontade de Deus que o diabo existisse. Mas Deus vê o mundo como um livro aberto. Para Ele não há passado ou futuro, mas ma mesma maneira que vemos o passado, Ele vê o futuro.
"Todas as coisas estão escritas no livro" Sl 139.
Não que não tenhamos o livre arbítrio, mas Deus não é pego de surpresa. Entender isso é como entender a Trindade, ou seja, impossível, mas não é porque não entendemos que deixaremos de crer. Os pensamentos de Deus são sublimes demais para serem entendidos por nós, pelo menos enquanto estamos neste corpo corruptível.

Não foi Deus quem criou satanás. Desu criou o anjo Lúcifer, com todo o seu resplendor e beleza. Mas esse anjo se gloriou a si mesmo, querendo ser como Deus. Seu coração se engrandeceu por causa da sua glória, mas Deus nos ensina que ninguém deve se gloriar, pois senão seremos humilhados, mas se nos humilharmos, seremos exaltados. Ele é o Criador e nós as criaturas, mas aquele que nasce do Espírito se torna Filho de Deus, não somente uma criatura. Somente aos homens é dado esse privilégio, e tantos rejeitam, preferindo ser apenas criaturas que caminham para o tormento eterno.

Isso não é catequese de medo, isso é o que está escrito. Deus é amor, mas também é fogo consumidor e Suas palavras jamais voltarão, ou deixarão de serem cumpridas porque alguns não acreditaram nelas.
Deixaram de acreditar porque suas obras são más e não querem acreditar que existe uma luz, pois se forem para a luz suas obras serão reveladas como más. Preferem acreditar que não existe quem os julgue no dia do juízo. Alías, nem acreditam que existe esse dia. Mas haverá um dia que todos os pingos serão colocados nos "is" e aí será tarde demais.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de September de 2003 20:40

O que vamos descobrindo nestas conversas. Se calhar faço parte de um grupo cuja existência desconheço em absoluto.

Apesar de não ser o centro desta discussão, direi que considero haver um fundo histórico na grande maioria dos livros do Antigo Testamento. O que não significa que todos os factos relatados nos mesmos sejam históricos.

Por exemplo, não considero históricos os primeiros onze capítulos do Génesis.

Mas vamos ao diabo:
" Desu criou o anjo Lúcifer, com todo o seu resplendor e beleza. Mas esse anjo se gloriou a si mesmo, querendo ser como Deus. Seu coração se engrandeceu por causa da sua glória"

E mais à frente referes, não sei se quanto a esta matéria se quanto ao tormento eterno, que: "Isso não é catequese de medo, isso é o que está escrito"

Se está escrita a ideia do "anjo lucifer", diz-me onde porque não a encontro na Bíblia.

Se não está escrito, onde vais buscar tal ideia?

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 05 de September de 2003 21:26

Andreia,

Não se trata de descrédito da Bíblia, temos é que saber compreender o que o Deus nos quer dizer em cada versículo da Bíblia. E ir mais além das palavras.

Como é que se explica que Jesus preferisse falar em parábolas em vez de ser claro e explícito? Deus desafia-nos a ir mais além.

Tal como o JMA , também eu considero que os primeiros onze capítulos da Bíblia não são um relato histórico da criação e princípio do mundo. Mas estes onze capítulos da Bíblia estão lá e fazem sentido lá estar, mesmo que Adão e Eva nunca tenham realmente existido. Temos que ver o que Deus nos quis dizer com este relato.

Afirmas que Crítica Textual do texto Bíblico levaram ao Liberalismo Teológico. Mas pergunto-te, fará sentido fazer um estudo bíblico sem fazer simultaneamente uma crítica textual e literária? Como é possível estudar o Pentateuco sem estudar as várias Tradições? Devemos continuar a pensar que foi Moisés o autor do Pentateuco? Então como foi possível ele descrever o seu próprio funeral?

A leitura e interpretação literal da Bíblia leva-nos a inúmeras contradições, e, isso sim, levará ao afastamento dos crentes da Igreja.

Permite-me que discorde quanto à tua explicação do mundo ter piorado. Se o mundo piorou foi porque o homem se afastou de Deus. O homem de hoje não é um homem completo - esqueceu e esquece diariamente o seu lado espiritual, esqueceu a sua relação com o Transcendente. Tem a profunda convicção que o bem-estar que a sociedade ocidental lhe proporciona é suficiente para ser feliz. O que é um puro engano.

Quanto aos católicos, estes tendem a afastarem-se da Igreja por outros motivos. Umas vezes porque a Igreja não lhe responde convenientemente aos seus problemas e não o compreende. Por outro lado, a Igreja não incentiva com a força e persistência que deveria fazer a que os crentes leiam com frequência a Palavra de Deus. Muitas das vezes, os crentes perdem-se numa religiosidade popular, de crenças e ritos que pouco têm de cristão. Criaram-se demasiados intermediários entre nós, homens e mulheres, filhos e filhas de Deus, e Deus.

Hoje, há quem reze a um santo, porque pensa que Deus não tem tempo para o ouvir directamente. E por isso, intercede-se junto dum santo ou santa (algo muito português, como que se até com Deus tivessemos que meter uma "cunha"). Se nós acreditamos num Deus que não tem tempo para nós... afinal em que Deus acreditamos?

Já não é a primeira vez que ouço a história do Anjo Lúcifer que caiu em desgraça e tornou Satanás - um pobre diabo. Se tiveres oportunidade de partilhares connosco a origem de tal história, farás um favor a muitos de nós.

Luis

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 05 de September de 2003 22:34

Em Ez 28 fala a respeito do Rei de Tiro que engrandeceu seu coração. Depois, Deus faz uma comparação do que o Rei de Tiro está fazendo com o que Lúcifer fez. Existe no Novo Testamento uma passagem que Paulo fala que confirma que essa Passagem do Velho Testamento está falando de Lúcifer, mas não consegui encontrar sem minha chave Bíblica. Mas com isso já dá para entender, vejam:

11 Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo:
12 Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
13 Estiveste no Éden (AQUI FICA CLARO QUE NÃO ESTÁ FALANDO DO REI DE TIRO, MAS DE LUCIFER), jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
14 Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.
15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.
16 Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas.
17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.
18 Pela multidão das tuas iniqüidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam.
19 Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre.

JESUS ALERTA OS APÓSTOLOS PARA NÃO SE GLORIAREM PORQUE CONSEGUIRAM EXPULSAR DEMÔNIOS E CITA O QUE ACONTECEU COM LÚCIFER: (Lc 10)

17 Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, até os demônios se nos submetem.
18 Respondeu-lhes ele: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
20 Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.

Depois eu cito a passagem que Paulo fala. Mas ficou claro, não ficou?
Podemos ver que as Escrituras falam dos Anjos e Demônios como se fala de qualquer pessoa, ou seja, são seres que tem ações, pensamentos, falam e agem como pessoas. Assim como o Espírito Santo é uma pessoa da Trindade, tem ações, os Anjos também tem – são seres espirituais.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de September de 2003 23:01

Na passagem de Ezequiel citada nada indica que se fale de "lucifer"; pode estar a falar do homem em geral ou de outra coisa.
Porém se estivesse a falar de "lucifer" termina com "Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre." versículo 19.
Referia-se então ao fim de "lucifer"?

Em Lucas 10, 18, obviamente que a referência (não a lucifer mas) a satanás significa que Cristo concordava e testemunhava aquilo que os seus discípulos lhe relatavam. Nada adianta sobre a questão de "lucifer". Pelo contrário tal referência é claramente uma figura de estilo.
O que Cristo ali diz é algo como: Vede como conseguistes vencer o mal e fazer triunfar o bem!

Ainda sobre Ezequiel, procurei as notas da TEB sobre esses versículos e interpretam-nas como referindo-se ao rei de Tiro.

Quanto ao Luís, concordo perfeitamente qunto à importância dos primeiros onze capítulos dos Génesis: importância do ponto de visto teológico, mas não histórico.

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 06 de September de 2003 05:00

Embora eu seja um Taliban convicto, ehehehe, acho estranhíssimo ser aqui continuamente reproduzida a ideia de que "o mundo piorou" e associar-se esta iseia ao "liberalismo" intelectual e teológico, ao progresso e desenvolvimento científico, social e económico das sociedades ocidentais. Esta visão catastrofista e irrealista da realidade só pode resultar de uma distorção cognitiva.
Quando dizem que o mundo piorou, querem concerteza referir-se á qualidade e nível de vida dosseres humanos - copmo somos bons a olhar para os nosso umbiguinhos...
Mas, meus caros, lamento, quero dizer, não lamento nada, informá-los que o "mundo", isto é o nível e a qualidade de vida, a satisfação e a felicidade do ser humano, tem MELHORADO consistente e paulatinamente nos últimos dois séculos, sobretudo nas sociedades mais desenvolvidas.
O mundo piorou em quê?

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 07 de September de 2003 17:04

Caros amigos teistas

Eu sou teista. Acredito em Deus, no sentido de CRIADOR DO UNIVERSO e de INTELIGÊNCIA SUPREMA.

Se Deus É o único Criador e se o diabo existisse, então, em consequência disso, teria sido criado por Deus, com o objectivo de ser o diabo. Pois não acredito que o Criador se tenha enganado ou que a Inteligência Suprema não seja capaz de prever o futuro da sua Criação.

Em resume, se o diabo existisse, existiria por vontade de DEUS. Se o Inferno existisse, existiria por vontade de DEUS. Então DEUS seria autor de más obras. Ou alguém pensa que o inferno seria uma boa obra?

QUEM È QUE È CAPAZ DE IMAGINAR QUE O DEUS ANUNCIADO POR CRISTO CRIOU O DIABO E O INFERNO?

EU NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Vitor Santos

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 08 de September de 2003 10:12

O MUNDO PIOROU EM QUÊ?

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 08 de September de 2003 12:28

Caro Taliban

Na escala de tempo que vai desde a origem do homem até aos dias de hoje, o mundo melhorou em muitas coisas. Quem quer voltar ao tempo da Santa Inquisição? Quem quer ser um operário do tempo da revolução industrial? Quem quer ser um plebeu da idade média a quem cortavam a cabeça apenas porque um nobre de nariz empinado embirrou com ele?

No entanto à escala de tempo de 3 ou 4 gerações o mundo melhora e piora, pois há ciclos de progresso e ciclos de involução, até devido aos exageros provocados pelo progresso.

Em conclusão

Para falar em pioria ou melhoria do mundo deverá ser indicado o periodo temporal em que se está a falar.

Vitor Santos

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 08 de September de 2003 16:30

eNTÃO ANALISA ESSE TEMPO DE DUAS, OU TRÊS GERAÇÕES.

O mundo está francamente melhor.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 08 de September de 2003 20:29

Caro Taliban

Não há homogeneidade neste planeta. Há pessoas que vivem pior do que os seus anscestrais viveram e há o oposto. Duma forma geral o mundo está cada vez mais bipolarizado entre os paises ricos e pobres. Dentro dos paises cada vez há maior distãncia entre pobres e ricos. Não se respeitam os recursos do planeta.

Pode ser uma evolução, dum ponto de vista egoista e pessoal, para aqueles que têm a sorte de ser dos previlegiados.

Para além disso hoje em dia os mais desprevilegiados têm mais consciência que o são e vivem mais infelizes. A medicina, por exemplo, está tão avançada que quase faz milagres e, ao mesmo tempo, morrem crianças de fome.

Dum ponto de vista global, não me parece que a humanidade esteja a avançar de uma forma inteligente. Quanto muito podemos dizer que não é possivel fazer melhor.

Vitor Santos

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 09 de September de 2003 19:42

No que se refere a qualidade e nível de vida no mundo ocidental o Taliban tem razão: tem vindo sempre a aumentar particularmente nos últimos dois séculos.

Um outro fenómeno positivo é que o mundo dito ocidental tem vindo a alargar fronteiras do que é símbolo recente o alargamento da União Europeia.

Mas esta é uma visão sobretudo Eurocêntrica: será que ela é assim tão visível para a Andreia, que contacta com a realidade brasileira?

O avanço da Europa, com a sua construção da Europa Social, com fronteiras cada vez mais abrangentes é um fenómeno muito positivo. Porém, fora da Europa, a realidade mais comum é a violência e a miséria contrastando com muito pouca gente muito rica.

Por outro lado, a Andreia pode estar a referir-se ainda a um outro aspecto esse verdadeiramente comum cá como lá: o afastamento das pessoas em relação a Deus e a procura de "deuses" alternativos, como o poder, o sucesso, a riqueza, etc.

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 11 de September de 2003 20:55

Caros amigos

Qualidade de vida, é um conceito muito amplo, onde pode caber muita coisa. O indicador mais interessante, do meu ponto de vista, é o nivel de felicidade. Ter acesso a muitos bens materiais, não é, necessariamente um indicador de felicidade. Ter acesso a bens materiais a menos pode significar ser infeliz, ou não. Por outro lado, ter acesso a boas condições de saude, por exemplo, é, em proncipio, um factor de felicidade.

Em conclusão:

Penso que faz mais sentido falar em nivel de felicidade do que em qualidade de vida, porque a felicidade, que é o que nos interessa, é subjectiva e depende do nosso mundo interior, enquanto que a a frase "nivel de qualidade de vida" tem uma conotação mais estatistica, isto é, aparece mais frequentemente ligada a comparações estatisticas de paises, extractos sociais, etc.

Duas pessoas com acesso às mesmas condições materiais, estatisticamente pode dizer-se que têm o mesmo nivel de qualidade de vida, no entanto uma das pessoas pode ser feliz e a outra infeliz.

A felicidade terrena está tanbém ligada à noção de necessidade. É, quanto a mim, uma manifestação da lei da Justiça de Deus. Irónicamente oo homem mais feliz entre dois homens pode ser o mais pobre, pois a felicidade é tanto maior quanto menor for a nossa necessidade e não quanto maiores forem os bens materiais que alcançarmos. Esta uma lei que já li em algum lado (francamente não me lembro onde) e que gosto muito de citar, porque penso que poderia ter sido Cristo a enunciá-la (porque Ele o disse muitas vezes com outras palavras)

"- A felicidade é tanto maior quanto menor a necessidade."

Vitor Santos

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 15 de September de 2003 14:51

Caro João,

A passagem que citei refere-se ao rei de Tiro no começo, depois há uma citação de um acontecimento, como uma comparação do Rei de Tiro, que se gloriau e Lúcifer, que também se gloriou. Lembrando que Lúcifer é o mesmo que Satanás, que quer dizer adversário. Vejamos novamente a parte que deixa claro que não era o rei Tiro: "13 Estiveste no Éden (AQUI FICA CLARO QUE NÃO ESTÁ FALANDO DO REI DE TIRO, MAS DE LUCIFER), jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro ( quem se cobria assim? Adão?) Em ti se faziam os teus tambores (ele era querubim, um mestre de louvor a Deus) e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados"
Sabemos que a terça parte dos anjos do céu foi após ele, revelado em Apocalipse, quando houve a guerra no céu.

Sobre o seu comentário a respeito do fim de Lúcifer, ou melhor, Satanás... sim. Ele terá seu fim. Já está escrito. Será jogado no lago de fogo no dia do juízo (em nosso tempo), mas no mundo espiritual de Deus, essas coisas são fatos, não simplesmente uma provessa. Para Deus não existe futuro.

Como já disse, não foi Deus quem criou o mau, nem foi a Sua vontade. Mas temos que diferenciar a Vontade de Deus, com a vontade Permissiva de Deus. Deus usa o livre arbítrio do homem, Ele usa as circunstâncias. Se Lúcifer pecou, pois tinha o livre arbítrio, Deus já tinha tudo preparado para contornar essa situação. Como já comentei, todas as coisas são conhecidas por Ele.


Taliban,

O mundo piorou não no sentido da Tecnologia e comodidade. Piorou em relação ao amor. As famílias se destroem com facilidade. Pais lutam contra filhos e vice-versa. Não há valor familiar, aliás, há uma grande troca de valores. Uma pessoa gosta de nós pelo que nós temos, não pelo que somos. Os governadores não pensam em seu povo. Existem poucos com muito e muitos com pouco. O amor se esfriou. Isso não é piorar?
Até o código Hamurabi (não se se é assim que se escreve) mostra um pouco de humanidade, mas hoje o que vemos é triste. Não há justiça. Mas Deus é justo e fará justiça no dia certo. Não que Ele deixe as coisas acontecerem sem interferir. Nossas mentes não podem imaginar o que Deus tem preparado para os que o temem, mas há um tempo para tudo.
O Vícto falou algo interessante: "o homem mais feliz entre dois homens pode ser o mais pobre" é por isso que quem está com Deus pode ser feliz, porque o Reino de Deus começa aqui, com nossa relação de comunhão com Ele, suas manifestações, seus livramentos, seus dons espirituais, tudo isso nos faz permanecer e esperar o grande dia com paciência e perseverança.

Abraço.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 15 de September de 2003 17:02

Andréia:
Apenas a ignorância, particularmente a ignorância histórica, pode conduzir a pérolas do género:
"Piorou em relação ao amor. As famílias se destroem com facilidade. Pais lutam contra filhos e vice-versa. Não há valor familiar, aliás, há uma grande troca de valores"
Não sei a que período histórico te referes, mas o amor familiar, em particular o amor conjugal e o próprio amor pelas crianças é uma "invenção recente" da espécie humana. Surgiu no século XX.
Vou dar-te um exemplo - o infanticídio de recém nascidos era pr´tica corrente me toda a Europa e só a partir do século XX começou a ser abertamente criticado.
O amor parental - essa encantadora conquista do século XX - era considerada uma estranha bizarria no século XVIII... As maés que se ligassem muito a uma criança pequenina eram consideradas anormais. O maor materno e o amor materno são uma construção social recente.

A própria Bíblia, aliás, que tão bem citas , expressa bem a realidade social da antiguidade - violações, incestos, poligamia, mulhreres abandonadas porque eram estéreis, filhos que matam os pais e pais que acham normal fazer sacrifícios humanos de filhos e até situações que hoje seriam classificadas como pedofilia.
Portanto, ainda bem que o mundo mudou e está a mudar para melhor.Sobretudo em relação ao amor.

Página actual: 6 de 32


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.