Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 7 de 32
Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: visitante (IP registado)
Data: 15 de September de 2003 18:22

Este Taliban faz-me lembrar a ana...

Será apenas coincidência?!

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 15 de September de 2003 18:52

Taliban,

Se achas que assassinar crianças no ventre de suas mães (aborto) é menos pior do que assassiná-las ao nascer, seu conceito de "certo" e "errado" é bem diferente do meu. Lembre-se que a Europa tem o maior índice de aborto do mundo. Infelizmente em toda a Europa é difícil falar de Deus. Por algum motivo a maioria das pessoas se travam e não abrem seu coração para o Evangelho. Confesso que fico espantada com as estimativas que tenho a respeito da quantidade de cristãos evangélicos nesse lugar, e penso que certamente este é um dos continentes que estarei passando grande parte da minha vida pregando o Evangelho.

É verdade que as pessoas sempre manifestaram atitudes animais, até mesmo na Bíblia, mas se leres bem direitinho verá que essas atitudes sempre foram recriminadas por Deus e eles tiveram severas consequências. No Antigo Testamento Deus ensina que devemos educar nossos filhos no caminho do Senhor, ensinando sua Palavra. No Novo Testamento, io Apóstolo Paulo diz que o homem deve amar sua esposa como Jesus amou a Igreja e que as esposas devem cuidar bem dos seus maridos. Que os dois formam uma só carne e devem se amar. Ou seja, a Bíblia mostra qual é ó verdadeiro conceito de família.... bem diferente do que mostram os filmes e novelas, onde o sexo antes do casamento, o adultério, o aborto, o divórcio são coisas naturais e acabam estimulando a população a ter esse tipo de comportamento. É isso que digo que mudou. Mudando os valores da família tudo muda, pois a familia é o alicerce de uma sociedade, querendo você ou não. Não vamos muito longe: Vai me dizer que nossos avós não casaram direitinho e morreram velhinhos e juntos? Se não, a boa parte daquela geração. Mas hoje, esse fato é muuuiiito difícil de acontecer, não acha?

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 15 de September de 2003 19:45

Mas que grandes disparates!
tanto o aborto como os infanticídios têm sido drásticamente reduzidos a partir da década sessenta do século XX.
Já vo que você consome muitas novelas, eu não tenho esse hábito, mas na bíblia o sexo antes do casamento não é expressamnte proibido, como voc~e também deve saber. pelo contrário os garndes reis judeus tinham imensos háréns, escravas a seu bel prazer e uma predilecção pedófila por virgens adolescentes e em lado algum isso aparece condenado. Só o adultério e o sexo anal é condenado, nada mais.
Aliás o famosos cântico dos cânticos é dum erotismo fabuloso e não aparece directamente relacionado com o casamento. O sexo antes do casamento não é uma invenção das novelas brasileiras.
Portanto, tudo aquilo que você lê no S.Paulo, que aliás foi bastante misógino é uma interpretação da sua visão actual do casamento - monogâmico e baseado no amor romântico - uma produção da modernidade.
Quanto ao morrer velhinho e junto, não esqueça que a esperança de vida duplicou numa geração...
Sim, os valores da família mudaram e estão sempre a mudar.
Os exo antes do casamento, o aborto e o divórcio existiram e foram aceites pela bíblia.
Agora, ao menos há escolhas.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 15 de September de 2003 19:47

Ò visitante, quem é a ana? YUma namorada antiga?
Tás-me a confundir com uma gaja?
e era boa, ao menos?

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 15 de September de 2003 19:58

Taliban,

Vejo que não conheces bem a Bíblia. Como Jesus diz: "no princípio não era assim". Deus criou Adão para Eva. Abraão casou-se com Sarah e só. Teve um filho com a cocumbina porque Sarah pediu, pois não confiou na promessa de Deus, mas pagou um algo preço por isso. Isac casou-se com Rebeca e só. Depois que a coisa foi ficando difícil, mas vemos sempre as consequências.
No Novo Testamento os ensinamentos são bem claros: a monogamia e sem divórcios, pois Moisés havia liberado "por causa da dureza daqueles corações, mas no começo não era assim".

Com você, meu assunto termina aqui. Parece-se mesmo com Ana. Tô fora!

Abraços.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 15 de September de 2003 21:15

Mas quem é a Ana? não era uma preocupada com a gravidez? Você está-me insultando?

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 17 de September de 2003 10:03

Andreia,
respondendo à tua mensagem de 15/09/03 14:51, começo por esclarecer que não tenho aqui comigo o Antigo Testamento.

No entanto a referência no versículo 13 à estadia no jardim do Eden, parece-me ser dirigida à humanidade, "representada" no jardim do Eden por Adão.

O rei de Tiro apareceria aqui como exemplo da humanidade que se afastava de Deus (ainda hoje temos muitos exemplos desses), tal como Adão o fez.

Adão, como já referi noutra mensagem, representa a humanidade, não sendo uma figura histórica.

"Como já disse, não foi Deus quem criou o mau, nem foi a Sua vontade. Mas temos que diferenciar a Vontade de Deus, com a vontade Permissiva de Deus. Deus usa o livre arbítrio do homem, Ele usa as circunstâncias. Se Lúcifer pecou, pois tinha o livre arbítrio, Deus já tinha tudo preparado para contornar essa situação. Como já comentei, todas as coisas são conhecidas por Ele."

Esta será a tua opinião. Contudo continua a carecer de fundamento bíblico a existência do diabo.

Bem como o teu entendimento segundo o qual o diabo seria um anjo caído.

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 17 de September de 2003 15:35

João,

Será que importa mesmo quer eu lhe dê fundamentos Bíblicos? Tu creres que nós devemos nos fundamentar na Bíblia? Tu não creres na Bíblia?

A Bíblia está repleta de ensinamentos que dizem existir uma luta do bem contra o mal. Jesus, em seu ministério, expulsou milhões de DEMÔNIOS de tantas pessoas, mas você deixou claro que não crê que existem tais seres espirituais.
O Apóstolo Paulo nos alertou em Efésios 6 que nossa luta não é contra carne nem sangue, mas sim, contra principados e potestades, príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade no reino celestial. Nos alertou que devemos usar a armadura da fé ( que nada mais é do que estar com uma vida espiritual firme na Vontade de Deus e em Sua Palavra) para sairmos ilesos das lutas espituais. Talvez isso seja estranho para você, pois nunca teve esse tipo de experiência. A luta espiritual se faz atravez de orações, jejuns, interceções, e se não estivermos firmes espiritualmente, sofreremos retalhações em nosso próprio corpo, como enfermidades, acidentes, cansaço, depressão, etc. Assim como se estivermos firmes veremos diferenças em nossas vidas e naqueles vidas pela qual intercedemos.

Você crê como os liberalistas: a Bíblia deve ser interpretada de maneira alegórica. Não há verdades históricas. Não existem milagres, etc.
Então tudo que eu lhe falar não terá crédito para você, mas eu falo mesmo assim, pois pode haver alguém que tem a vontade de conhecer esse mundo espiritual. Conhecer a Deus e Seu Poder. Deus existe, mas não se manifesta àqueles que não estão buscando por Ele. Somente terão experiências com Ele aqueles que abrem o coração para isso, mas aquele que não crê nem mesmo no que está escrito não pode conhecê-lo da maneira como está escrito. Como seria? Impossível! É necessário ter fé.
Pense nisso.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 17 de September de 2003 20:51

Andreia,

1 - Começando pelos fundamentos bíblicos tanto os considero importantes que em praticamente todas as mensagens tenho vindo a repetir:
- digam-me as citações bíblicas que apoiam a tese da existência dessa entidade designada por diabo;
- justifiquem pela Bíblia a teoria do anjo caído, etc.

Coisa que nem tu nem outrém fizeram até hoje.
(se estou errado indiquem a mensagem em que foi referido, pois admito que me possa ter escapado por ser um tópico muito longo)

2 - Eu não neguei a existência de uma realidade que é o mal. Neguei e continuo a negar que exista uma entidade que corporize esse mal, a quem chamam diabo.

3 - Quanto à linguagem ter um sentido alegórico, citas S. Paulo na carta aos Efésios quando ele fala "que nossa luta não é contra carne nem sangue, mas sim, contra principados e potestades, príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade no reino celestial".

E a seguir falas que: "Nos alertou que devemos usar a armadura da fé ( que nada mais é do que estar com uma vida espiritual firme na Vontade de Deus e em Sua Palavra)"

Então aqui a expressão "armadura da fé" tem um sentido alegórico que tu própria explicas "( que nada mais é do que estar com uma vida espiritual firme na Vontade de Deus e em Sua Palavra)" e o restante deve ser entendido literalmente????

Ou viraste "liberalista" só para a interpretação da "armadura da fé"?

Aquilo que tu fizeste nesta expressão é o que eu tento fazer quando leio a Bíblia: tentar interpretar o que lá está escrito de modo a que faça sentido com os ensinamentos de Cristo.

4 - Não sei qual o tipo de experiência que eu não tive, a que te referes. Posso-te adiantar que jejuns não fazem o meu género, e desconheço o que sejam as intercessões que referes.

5 - Ao contrário da tua conclusão (muito errada e sem fundamentação) acredito em milagres. Particularmente os atribuídos a Cristo. Aliás já noutro tópico aconselhei algumas leituras sobre o assunto.

6 - Também na discussão contigo já referi que considero como históricos muitos dos factos da Bíblia, pelo que aquilo que me imputas é totalmente errado.

João (JMA)

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 17 de September de 2003 22:55

Aha, João,
Então nossa conversa fica bem mais fácil já que acreditas que a Bíblia é real e o problema está na alegorização. Vou tentar então, mostrar-lhe como que chegamos a conclusão que Anjos existem.

A Bíblia é um livro de difícil interpretação porque não se deve interpretar nada se não houver base em toda ela, tanto no Antigo como no Novo Testamento que confirme a afirmação. Afirmar algo somente diante de um único versículo, isolado, sem ler seu contexto, ou sem compará-los com outras partes da Bíblia que falem do mesmo assunto é no mínimo tolice.

Na verdade, eu não alegorizei a "armadura da fé". O próprio Paulo se explica a si mesmo. A Bíblia sempre se explica a si mesmo e por isso é importante ter conhecimento do todo, pois o Espírito de Deus faz-nos lembrar das passagens. Vamos ver sobre a armadura:

1. “Estai, pois, firmes, tendo cingido vossos lombos com a VERDADE” (vs 14) - Colocar o cinto da verdade quer dizer estar firme na verdade. Dos seus lábios não devem sair mentiras, pois quem é o pai da mentira é satanás . Quem sustenta mentiras, não está se vestindo da verdade, mas sim, de falsidade.
Não podemos esquecer que Deus nos dá o livre-arbítrio, portanto, temos plena liberdade de estar satisfazendo a vontade dEle, ou a do diabo. Ele não intervém sem que você o peça, mas não de qualquer maneira, pois cabe a nós abrirmos nossos corações para a mudanças, a renovação da nossa mente;
2. “E vestida a couraça da JUSTIÇA” (vs 14) – Quem a Bíblia diz que nos Justifica? Não é Jesus? A Couraça da Justiça nós recebemos quando entregamos nossas vidas a Jesus, pois a justificação chegou a nós através do Seu precioso sangue. Não há um só justo , mas Jesus morreu para justificar a todos os que crêem em Seu Nome. Devemos, portanto, agir como Jesus agiu. Ele é nosso espelho e é necessário a busca da transformação, a santificação para que resplandeça a luz e todos possam ver o caráter de Jesus em nossas vidas;
3. “Calçando os pés com a PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ” (vs 15) - quer dizer estar firme nO conhecimento da Bíblia para que possível pregar as Boas Novas, anunciando o Evangelho, realizando o IDE que Jesus ordenou ; pois é uma ordenança do Senhor e não pode ser desobedecida, assim como Seus mandamentos.
4. “Tomando sobretudo o escudo da FÉ, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamáveis do malígno” (vs 16). - A Bíblia nos diz que a fé é o firme fundamento das coisas que não se vêem mas se esperam. O Escudo da fé é a certeza de que a vitória chegará em nossas mãos, a certeza de que o maior é o que está em nós do que o que estar no mundo . Termos a confiança de que através do Nome de Jesus podemos repreender e guerrear contra as forças das trevas e tomar posse das vitórias que Ele já nos deu e ainda permanecermos firmes, sabendo que o mal não pode nos vencer, pois já está vencido.
5. “Tomai também o Capacete da SALVAÇÃO” (vs 17) - O que um capacete faz? Não nos protege? Nossos ouvidos, nossos olhos, nossa cabeça. Colocar o Capacete da Salvação é proteger nossos olhos, ouvidos e nossos pensamentos. Devemos ter nossos pensamentos cativos a Deus; às coisas espirituais . Os que alimentam mais a carne, enfraquecerão o espírito. E os que se alimentam mais das coisas do espírito, enfraquecerão a carne. Nossos ouvidos e nossos olhos devem ser consagrados a Deus. Devemos ter cuidado com o que ouvimos e vemos, pois através dos nossos olhos e ouvidos entram impurezas que irão encher nossos corações. É necessário procurar pensar como Jesus, buscando a todo tempo a renovação da nossa mente, obedecendo-O e tendo sempre a certeza da salvação.

Na Bíblia, Jesus nos ensina quem é o diabo (traidor):

Mt 13: 39 o [inimigo] que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos.

Quando Jesus fala em paráboloas em sempre a explica. Os judeus costumavam muito falar dessa maneira para ilustrar o ensinamento, não para deixá-lo mais confuso. Aqui ele explica que o diabo é um SER que trabalha contra a Obra do Senhor.

Mt 4:1 - O Diabo nos tenta: "Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo [Diabo]".

Mt 4:5 - O Diabo fala: "Então o [Diabo] o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templ"o,

Mt 4:8 - Seduz : "Novamente o [Diabo] o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles"

Mt 4:11 - O Diabo foge de nós quando não consegue o que quer: "Então o [Diabo] o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram"

Mt 25:41 - O Diabo será lançado no lago de fogo do dia do Juízo, assim como a terça parte dos anjos que o seguiram - "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o [Diabo] e seus anjos;
Tg 4:7 "Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao [Diabo], e ele fugirá de vós".

Jo 8:44 - ele é mentiroso e assim como ele, são todos os que fazem o que ele quer, mesmo sem saber: "Vós tendes por pai o [Diabo], e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira".

Jo 13:2 - Aqui está o que acontece quando o Diabo consegue colocar algo no coração do homem: "Enquanto ceavam, tendo já o [Diabo] posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse,
Lc 22:3 "Entrou então [Satanás] em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, que era um dos doze";

II Tm 2:26 - Todo aquele que Não é liberto por Jesus está preso à
vontade do Diabo: "e que se desprendam dos laços do [Diabo] (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus"

Jd 1:9 - Aqui é revelado um pouco da Luta Espiritual quando o Diabo tenta pegar o Corpo de Moisés, depois de morto, não se sabe porque - "Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o [Diabo], disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda"

Ap 2:9 e o seu fim: "E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o [Diabo] e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele".

Se eu citar todos os versículos que falam de satanás, diabo e seus demônios, os anjos de Deus, vou citar a Bíblia inteira.

Como pode se ver, Satanás, diabo, ele fala, ouve, vê, tenta, mata, destroi... ou seja é uma pessoa, aliás um ser espiritual e é muito poderoso, pois ele conhece todas as coisas pois vive a muito tempo. Só não conhece o futuro, mas pode induzi-lo. Se você acredita na Bíblia o que me dos argumentos bíblicos?

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 18 de September de 2003 00:06

Quanto ao número de versículos em que aparecem referências a Satanás, diabo e anjos, aqui ficam alguns números para que não fique a ideia que o principal da Bíblia é a luta contra Satanás, diabo e companhia.

Satanás - 36 vezes (AT: 3; NT 33)
diabo - 34 vezes (AT: 1; NT 33)
demónio - 25 vezes (AT: 7, apenas em Tobite; NT: 18, apenas nos Evangelhos)
demónios - 41 vezes (AT: 5; NT: 36)

Se alguém quiser saber os versículos exactos, é só pedir que assim que tiver oportunidade, colocá-los-ei.

Luis

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 18 de September de 2003 14:04

Se você sabe que aparece tantas vezes porque ainda acredita que ele não existe? Não disse que acreditava na Bíblia?

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 18 de September de 2003 22:44

Andréia,

Sim, acredito na Bíblia. Mas não acredito na interpretação literal da Bíblia. Se entendermos Satanás ou o diabo como o Mal, não tenho dúvidas que o Mal existe. Quanto às histórias metafóricas de Satanás como anjo caído, sem dúvida que são semelhantes à história de Adão e Eva: não aconteceram na realidade, mas foram criadas para explicar algo mais fácil de entender.

Quanto à existência personificada do diabo (atenção que a Bíblia utiliza este termo em minúscula, pelo que não afirma a existência por si), tenho as minhas dúvidas.

Os anjos é diferente: Não acredito na existência de anjo como ente. Quando alguém se refere ao "anjo da guarda" está a referir-se a Deus, que está sempre presente entre nós, a guiar-nos e a proteger-nos. Se alguém prefere chamar "Anjo da Guarda" a Deus, penso que Ele não se importa. O mesmo se passa com o anjo da anunciação. Se não, pensemos no seguinte:
Deus falou com Abraão, Deus falou com Moisés, Deus falou com os profetas, então e para dizer a Maria que ia ser mãe do Messias, mandou um Anjo?

Luis

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 19 de September de 2003 13:26

Andréia:

Você contradiz-se permanentemente. Primeiro afirma que a bíblia deve ser "apenas lida", ou seja "compreendida" literalmente, o que afasta qualquer interpretação. Mas depois afirma que "A Bíblia é um livro de difícil interpretação porque não se deve interpretar nada se não houver base em toda ela, tanto no Antigo como no Novo Testamento que confirme a afirmação. Afirmar algo somente diante de um único versículo, isolado, sem ler seu contexto, ou sem compará-los com outras partes da Bíblia que falem do mesmo assunto é no mínimo tolice", ou seja, a bíblia deve ser interpretada, compreendida e não devemos apenas ficar em interpretações literais.

Se os versículos não valem isolados, não valem "per si", então podemos alterar o seu sentido conforme nos convém . Afinal como é ? Há partes que são intocávies e partes que se podem alterar?

Afinal a Bíblia foi escrita por homens ou não?

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 19 de September de 2003 13:48

Deus fala com o homem da maneira que acha melhor. Moisés foi um dos felizardos que praticamente viu a face de Deus, só não viu porque morreria por causa da Sua Glória. Deus é espírito e se materializou naquele momento. Como se materializou? Provavelmente foi uma manifestação de Jesus, que é Deus e estava desde a fundação do mundo com Deus.
No caso dos Profetas, a comunhão com Deus faz o homem ouvi-lo de várias formas diferentes. Dificilmente Deus se manifesta de uma mesma maneira. Falo isso por experiência própria.

A interpretação não-literal da Bíblia nos deixa incrédulos a muitos acontecimentos. Afinal, Como crê na ressurreição? Tem alguma alegoria para a ressurreição?
A Bíblia fala dos anjos como seres, não como Deus. Diz que eles são inferiores a Deus, isso quer dizer que são seres. E se fossem manifestações de Deus a Bíblia estaria mentindo em dizer que Deus os criou e que são inferiores ao Criador. A Bíblia nos diz que os Anjos são servos de Deus, isso quer dizer que não são uma força de Deus, e mais uma vez repito, se a Bíblia diz uma coisa, o homem não pode dizer: "Ah, não foi isso que Deus quis dizer, foi isso". Deve se ter repeito pelo que o autor está tentando nos dizer. Conhecer as condições que levou Deus a revelar certas coisas, estudar os acontecimentos minunciosamente. Deve haver toda uma hermenêutica. Temos que ter cuidado para não pecar passando uma interpretação errada ao mundo, como muitos fazem.

A maneira como se refere ao Espírito Santo também se refere como um ser, uma pessoa. Não é uma simples força de Deus. O Espírito de Deus geme, inspira, intercede, se alegra... ou seja, tem reações.
Os anjos também tem reações, isso que dizer que não é uma força de Deus, mas um ser.

Isso tudo não quer dizer que nada na Bíblia deva ser interpretado literalmente. Mas ela deve ser muito bem estudada para evitar erros. Se há dúvida, a própria Bíblia explica. Agora se não acreditarmos nos fatos sobrenaturais só porque não podemos vê-los, não dá para acreditar em nada do que lá está escrito, pois nossa "religão" "religação" está baseada em Cristo, e no chamado de Abraão. Acreditar que um homem saiu de sua terra pela fé, que ele teve descendetes pela fé, que através dele nasceu uma nação cujo privilégio seria ser mãe do Messias, isso é tudo muito sobrenatural, ainda mais que todos os acotecimentos foram profetizados, não por anjos, mas pelo homem através do Espírito de Deus. Os Anjos, simplesmente, anunciavam o que já havia sido dito por Deus aos profetas.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 19 de September de 2003 14:57

"A interpretação não-literal da Bíblia nos deixa incrédulos a muitos acontecimentos"
VOCÊ FALA CONTRA A TEORIA EVOLUCIONISTA. E cita pesquisas de DNA. Sabia que o teu DNA e o de uma vulgar mosca da fruta é absurdamente parecido? Sabia que geneticamente os humanos não apenas são "primos " dos macacos mas são verdadeiramente irmãos gémeos?. Você só pode estar brincando, não é, cara?

E afinal, responde á questão - se a Bíblia precisa sempre de ser interpretada, como você afirma, como saber se a tua interpretação é a mais certa? Porque não a do João, a minha ou a do Luís?
Afinal, é apenas uma questão de interpretação.
Já agora - o autor da Bíblia não foi Deus. Foram uns homenzinhos barbudos que sabiam escrever.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 19 de September de 2003 19:42

Vários fósseis que foram encontrados e foram denominados Homo sapiens devido a algumas características e costumes parecido com os dos seres humanos, porém, após a descoberta do DNA descobriu-se que apesar de termos semelhaças com outros animais, o que nos diferencia é suficiente para mostrar uma outra família. Somos homo sapiens sapiens e nunca encontrarão um fóssil de nossa espécie tão antigo, pois o homem foi criado na última era geológica. Sem falar que a quantidade de anos que eles dizer ter uma Era é totalmente sem provas científicas. Hão existe exame químico seguro para afirmar a idade de nada tão antigo.

Para os criacionistas e cristãos, o exame não descobriram nenhuma novidade, pois provou que nós somos originários da região Africana. Não foi por acaso que a Bíblia documenta como origem a região dos rios Tigre e Eufrates onde o Senhor plantou um Jardim do Éden onde habitavam Adão e Eva, conforme Gênesis capítulo 2. De acordo com muitos estudiosos, o Jardim ficava exatamente na nascente dos rios Tigre e Eufrates, região da atual Turquia país este localizado entre o continente asiático, europeu e africano.

Descobriu-se que os macacos não possuem um parentesco imutável como os seres humanos. Em todos os seres humanos é encontrado um parentesco comprovado no DNA mitocondrial, até mesmo aqueles pertencentes às mais isoladas tribos da Terra, provando mais uma vez que somos todos irmãos. Há uma única linhagem que nos faz todos originários de uma mesma família. Não há variação.
Já nos macacos não pode-se dizer a mesma coisa. Eles não têm uma ligação única, mais uma necessária diversidade de origem familiar. Se não houvesse essa diversidade os macacos estariam condenados a extinção. Foram encontrados DNAs diferentes em um mesmo grupo de macacos com cerca de dez origens diferentes.

Quando paro para pensar, tenho vontade de rir. Descobriram que o chipanzé, macaco que bem conhecemos, que tem 99,4% do código genético do homem, e por isso também pode ser encaixado no gênero homo, e ainda como nosso irmão. Podemos perceber como eles tem comportamentos parecido com os do homem: reconhecem a si mesmos no espelho, possuem grande habilidade no manejo de ferramentas, utilizando-as para resolver seus problemas, como por exemplo, usar pedras para quebrar frutos e sementes e varinhas para capturar insetos em lugares de difícil acesso, etc. Certa vez, assistindo um programa do reino animal em minha TV a cabo fiquei impressionada com uma cena muito intrigante: havia um casal de chimpanzés e um outro macho se aproximou da fêmea. Ela se afastou de seu parceiro e, disfarçadamente, começou a namorar o macho que havia acabado de chegar. Ela parecia saber que estava fazendo algo errado e quando seu parceiro olhava, ela se afastava e disfarçava. Eles chegaram a ter relações sexuais, mas todas as vezes que seu parceiro olhava, eles se afastavam um do outro, disfarçadamente como se nada tivesse acontecendo. Mesmo não tendo consciência, o casal de traidores sabiam que estavam fazendo algo que não agradaria o companheiro. Talvez disfarçassem por medo de apanhar. Certamente tomavam essa atitude, não por possuírem uma consciência moral, mas essa era uma maneira de se precaver de um ataque do macaco traído. Os animais costumam brigar por comida e ciúmes, e no caso dos chimpanzés, é ainda mais interessante, pois eles parecem ter a inteligência de crianças humanas de três anos. Porém, os 0,6% de diferença que temos deles é suficiente para persarmos, tomarmos decisões e seguirmos a Deus por vontade própria.
Os chimpanzés não vão sair por aí virando gente só porque têm 99,4% do nosso código genético e por isso é ridículo que ainda existam evolucionistas no mundo. Se os chimpanzés tivessem extintos, provavelmente colocariam eles para serem o "elo perdido". Francamente!

o autor da Bíblia foi o homem sim, mas inspirado pelo Espírito Santo e por isso, podemos compreender o motivo dos fatos contados por pessoas diferentes, serem contados com tanta semelhaça, mas em focos diferentes, apesar de alguns erros humanos com o passar do tempo, pois as cópias eram feitas manualmente.
Elas existem porque Deus assim cuidou para que existissem. Pois através dela podemos conhecer tudo que nos foi revelado, tudo que Ele quer que seja revelado.
Sobre a interpretação, O Espírito Santo nos ajuda se estivermos a busca do significado das entrelinhas, como já disse. A própria Bíblia se explica, como já disse. Se uma afirmação tem uma contradição, a interpretação certamente está errada. Ela se completa a si mesma, por isso, não podemos ignorar nenhum dos testamentos e nenhum dos livros inspirados. Quanto a minha interpretação, tenho certeza que está correta. O Espírito Santo testifica isso em minha vida. Como sabemos que uma pessoa é de Deus? Pelo seu testemunho de vida, pelos "seus frutos". Se é como as ondas do mar que vai e vem, trazendo impurezas do fundo do mar, certamente essas obras não testificam Jesus. Ou sua interpretação está errônea, ou essa pessoa não tem o temor de Deus e é um Apóstata... terá seu julgamento.

Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 20 de September de 2003 01:25

"Não foi por acaso que a Bíblia documenta como origem a região dos rios Tigre e Eufrates onde o Senhor plantou um Jardim do Éden onde habitavam Adão e Eva, conforme Gênesis capítulo 2. De acordo com muitos estudiosos, o Jardim ficava exatamente na nascente dos rios Tigre e Eufrates, região da atual Turquia país este localizado entre o continente asiático, europeu e africano."

Andreia, na localização geográfica do jardim do Eden, esqueceste-te dos rios Pison e Guihon. Quando puderes agradecia que mos identificasses para ficarmos com a localização exacta do jardim. Não há-de ser difícil localizar um jardim donde nascem quatro grandes rios!!! Gn. 2, 11-13

Estranhamente os geógrafos que eu conheço ainda não conseguiram localizá-lo. Mas agradecem a ajuda.

Esclareçamos que se acreditas na existência histórica de um homem chamado Adão e de uma mulher chamada Eva, tem todo o sentido acreditares no diabo e em tudo o mais.

Só mais uma pergunta: se Adão e Eva eram os primeiros homens com que mulheres casaram os seus filhos, Caim e Shet?

João (JMA)

Re: O Inferno e o Diabo...
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 21 de September de 2003 08:11


Caros Participantes e Leitores,

Acho este tema sensacional, oportuno, sempre actual, essencial, inesgotável, etc...
Obrigado a quem o lançou e o tem moderado, o Alef.

Aliás, tenho a impressão que já conheço este senhor de algum lado (virtualmente, claro), assim como o Luís G... Bem-hajam!

Quanto à minha posição sobre este tema, felizmente ainda decorrente desde Janeiro do corrente ano, o que só prova a sua elevadíssima importância e actualidade, tenho a dizer sucintamente o seguinte:

Curiosamente, a minha posição é quase coincidente, a 99%, pelo menos, com a Fé e o discernimento exemplares da Andreia - os meus humildes e sinceros Parabéns! Que me desculpem os demais.

Pena é que haja tão poucos católicos que ainda acreditam, de alma e coração, na real existência de Satanás/Lúcifer, com toda sua imensa legião de anjos decaídos, assim como na real existência no Inferno, para os quais demónios ele originalmente foi criado!

E tanto mais é de lamentar quanto se trata de puras Verdades de Fé, da nossa Fé de Católicos, e não apenas da fé de simples Cristãos! São "Dogmas", assim definidos pelo Santo Padre, e quem neles não acredita é "herege", sejam eles laicos, religiosos ou sacerdotes!

Mas, desgraçadamente, há já cerca de 30% de Padres e teólogos católicos, que "não acreditam minimamente" na real existência do Demónio e do Inferno!!

A Igreja atravessa assim a sua pior crise de sempre, embora também por outras gravíssima razões, qual bola de neve, ou incêndio florestal!!

Como resolver isto, qual terrífica e avassaladora caixa de Pandora?! Só com um grande milagre, ou um grande castigo, sim, porque Deus também castiga (como um bom pai castiga um mau filho), na Sua Justiça Infinita, que não apenas Misericórdia, e já neste mundo, tantas vezes e de tantos modos!
Não vejo sinceramente outra solução em alternativa, a não ser o castigo eterno de muitíssimos cristãos, e sobretudo católicos, maus católicos!

E será sempre mil vezes preferível Deus castigar ainda nesta vida terrena do que na Eternidade com a condenação ao Inferno!

Aliás, todo o católico que não acredita numa Verdade de Fé, como são estas - Demónio e Inferno - é automaticamente excomungado! E assim não pode - não deve, sob grave sacrilégio! - frequentar os Sacramentos que exigem a Graça de Deus, como seja a Comunhão Eucarística!
E quem morrer em pecado mortal jamais poder-se-á salvar!

Com Deus e com as Sua Leis, assim como com as Leis da Igreja, não se brinca! São para cumprir, todas sem excepção, e cada Cristão segundo os talentos que Deus lhe confiou - tal como na parábola dos Talentos -, e ai de quem não o fizer! E quanto maior for o pecado, o escândalo e a responsabilidade, tanto maior será o castigo!...

Por agora, fico-me por aqui, a fim de não tornar-me maçador (no respeitante a incomodar com um texto demasiado extenso, claro).

Atenciosa e respeitosamente,

José Abelardo

P.S.: Regressarei brevemente, se Deus quiser.


Re: O Inferno e o diabo...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de September de 2003 10:34

Caro Abelardo,

Se a real existência de Satanás/Lúcifer são, como afirmas, "puras Verdades de Fé", talvez consigas partilhar connosco em que documento da Igreja tal é afirmado. Não será necessário colocar o documento completo, apenas a referência do mesmo. Sem dúvida que será um contributo muito positivo para esta discussão, e, segundo as tuas palavras, poderá evitar que muitos sejam "automaticamente excomungado(s)".

Luis

Página actual: 7 de 32


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.