Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6
Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 02 de July de 2007 15:07

Concordo com isso! Aliás, o tema da magia, entra em contacto com as crianças muito cedo. Todas as histórias de encantar estão repletas do fantástico: bruxas más, animais que falam, varinhas mágicas, fadas madrinhas, abóboras que se convertem em coches, por aí fora.

É preciso é vincar bem o que é real e o que é a fingir.

Cassima

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: Todeto (IP registado)
Data: 01 de August de 2007 19:15

Harrius Poterius nun est in latinis.
Toddetus lattinnum transllattionaribus librus ad Pappis legibus.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 03 de August de 2007 09:18

Mas ò todeto os feitiços do Harry são em latim... è aliás a única forma que as actuais gerações têm de contactar com o latim.. Com um bocadito de sorte ainda há alguma hipótese de virem a beatificar a autora do Harry, por promover o contacto das criancinhas com essa língua sagrada, ininteligível, e por isso mesmo cheia da magia da sacralidade...
Percebes?


catolica



Editado 2 vezes. Última edição em 03/08/2007 09:26 por Tozé Monteiro.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 03 de August de 2007 09:52

Expelious!!!!

Só vi o 1º no cinema, e verdade seja dita foi para nunca mais. Todos os outros que vi foram em casa e não gasto nem mais um tostão no cinema com aquilo. E como sou muito curioso, quero sempre ver se aquilo melhora. Só que é sempre a mesma porcaria. Falam, falam, falam,e pouco fazem. O puto é um fracote parvo. Nem sabe mandar um raio na cara do mauzão. Pronto os cenários são bonitos e tal mas, o enredo da história parece uma telenovela daquelas portuguesas. Uma seca.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 03 de August de 2007 14:08

Pois eu acho que os livros têm um enredo bastante interessante, e virtuoso, por ter posto as crianças a ler. A série do Harry Potter, comecei a lê-la antes de se tornar famosa e tal. Há uns 7 ou 6 anos. Lembro-me que, quando acabava os livros, gostava tanto que voltava a lê-los.

Devo, no entanto, alertar que nem todas as crianças têm os meus pais, que me disseram sempre que aquilo era só fantasia.

A verdade é que a busca constante pelo divino, novidade uns anos depois de se ter tornado moda não ser católico, é preocupante. Penso ser necessária a intervenção da Igreja e de todo o Povo Cristão, no sentido de mostrar aos outros como é bom ser-se cristão e apresentar o catolicismo como alternativa a esses jovens.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 03 de August de 2007 14:10

Prefiro os livros e em Inglês.

Em comunhão

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 03 de August de 2007 17:00

Diogo,

A maioria das crianças nem sequer precisa de tais avisos, muitas vezes são bem mais inteligentes que certos adultos!

Um sobrinho meu estava brincando com outras crianças numa festa, o tema era Harry Potter, e um dos convidados era um pastor evangélico que ficou muito preocupado com a brincadeira. Pediu licença para conversar com os meninos, que lhe foi concedida junto com a atenção dos adultos. Conhecendo meu sobrinho, eu já previa o mico e fiquei de sobreaviso.

Ele se meteu e foi lá perguntar se sabiam que aquilo tudo não era real. De início desconsideraram o homem, mas, como ele interrompeu a brincadeira pela segunda vez, meu sobrinho pediu para ele não atrapalhar, que aquilo era "coisa séria". O homem ficou mais preocupado e insistiu pela terceira vez. Os outros adultos já estavam segurando o riso, uns já riam abertamente. Meu sobrinho e um outro colega dele responderam:
- Pare de atrapalhar! Nós estamos ocupados, estamos brincando.
- Sou uma criança, não está vendo? Claro que sei que é brincadeira, mas brincadeira para mim é coisa séria.

A conversa encerrou depois que se dirigiram aos outros adultos:
- Que homem bobo! Ele acha que existem bruxos de verdade?
- Será que nunca brincou na vida? Peçam para ele parar de atrapalhar a gente!

Nunca ri tanto numa festinha de crianças. Detalhe: meu sobrinho tinha 4 anos nessa época.

Adultos neuróticos que enxergam demônios debaixo de cada folha de árvore deviam ser mantidos bem longe das crianças! Eles é que deviam ser catequizados pelas crianças e não o contrário.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: (IP registado)
Data: 03 de August de 2007 18:59

Os filhos aprendem mais com o que os pais fazem do que com o que estes dizem. Se os pais vivem neste mundo e não num de fantasia, não precisam de avisar aos filhos que o que lêm é fantasia. Porém, se os pais vivem num mundo de fantasia, o Harry Potter será o menor dos males.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 04 de August de 2007 15:10

Olá Tozé Monteiro

Ainda bem que és tu mesmo. É que da outra vez que te encontrei...pensava que estava a falar com uma pessoa e depois, pelas intervenções, percebi que não eras tu. Era outra pessoa que utilizava, indevidamente, o teu nome...

Desculpa, a insistência, mas és tu mesmo ou és a tal senhora da outra vez...???

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: Sebastião (IP registado)
Data: 04 de August de 2007 16:57

Nunca li, nem tenho interesse nenhum em ler um livro do Harry Potter. Mas já os filmes que passaram na televisão. Nunca me deixa ao trabalho de me mexer para ir ver um filme ou ler um livro que faz apologia da feitiçaria.

Ora em Deuteronómio cap. 18: 10-11 diz:
"Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo,
à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou â invocação dos mortos
..."


Ora se Deus abomina essas acções, tal como diz no versículo 12, do mesmo livro e mesmo capítulo, é porque a feitiçaria, a magia e etc existem. Não é imaginação! Os gambozinos não existem e portanto não ofendem a Deus, nem Deus falou contra eles.

Em Actos dos Apóstolos, capítulo 8 fala dum tal de Simão que praticava magia e maravilhava o povo da Samaria. Deveria ser um bom mágico...mas para alguns comentadores deste forum esse tal de Simão nunca existiu pq o q está escrito num livro canónico é uma mentira para enganar os ingénuos.

E a história de Moisés também é para ingénuos, pois os sábios do faraó, também brincavam às magias e feitiçarias, pois vejamos em Exodo 7:10-12:

"Tendo Moisés e Aarão chegado à presença do faraó, fizeram o que o Senhor tinha ordenado. Aarão jogou sua vara diante do rei e de sua gente, e ela se tornou uma serpente. Mas o faraó, mandando vir os sábios, os encantadores e os mágicos, estes fizeram o mesmo com os seus encantamentos:jogaram cada um suas varas, que se transformaram em serpentes. Mas a vara de Aarão engoliu as deles."

As varas transformaram-se em serpentes, os mágicos do faraó conseguiram fazer por artes mágicas o "mesmo" que Deus. Mas Deus é Deus e Eterno Vitorioso e portanto a serpente/vara de Aarão comeu as serepntes/varas dos mágicos egipcios, mostrando que Deus é mais Poderoso. O que é obvio.


Então se os livros do Harry Potter apenas tratam de feiticismos e companhia não podem ser bons, porque tais práticas são abomináveis a Deus.

A leitura do harry Potter ou de qualquer outro livro que apresente a magia como uma solução agradável aos nossos problemas é intrisecamente mau, principlamente para uma criança que começa a habituar se à magia logo desde a mocidade. E para piorar, nessa literatura a magia é apresentada como simpática, boa e agradável.
E até é sedutora, tanto que as crianças começam a brincar aos bruxos.

No meu tempo brincavam aos médicos e enfermeiras, entre outras coisas, mas com o tempo alguns chegaram realmente a médicos e a enfermeiros.

Mas os papás mais ingénuos que os próprios filhos não se importariam de ver a foto deles, num futuro bem próximo, nos vidros dos carros e nos anúncios de revistas a publicitarem os seus serviços mágicos para resolver os problemas dos comuns mortais. Vão ver que esses papás ainda dirão que têm uns filhos piedosos.

Portanto se o Papa opõe-se a esse tipo de livros é bom e denuncia que essas leituras podem ser perigosas, pelo menos ninguém dirá: "Ninguém nos avisou".

ps: a novela morangos com açúcar também faz apologia do mal, e até houve episódeos onde a magia foi retratada.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 04 de August de 2007 19:57

Desculpem lá mas não há pachorra para esta malta.

Tu alguma vez viste os Estrumfes? O Fantasia da Disney? Ou Senhor dos Aneis? Sabes o que tem todos estas animações ou filmes em comum com o Harry Potter? Em todos eles há magias, feitiços e coisas desses estilo.

Qual apologia da magia é que o Harry Potter faz? Será que não consegues ver que aquilo é FANTASIA??? Não existe magia. A existir magia a nossa religião está errada e tudo o que me que acreditamos é falso.

Será que tu conheces alguém que consegue enriquecer pela magia? É que eu conheço alguns que ganham dinheiro enganando os outros dizendo que fazem magias...

"Mas os papás mais ingénuos que os próprios filhos não se importariam de ver a foto deles, num futuro bem próximo, nos vidros dos carros e nos anúncios de revistas a publicitarem os seus serviços mágicos para resolver os problemas dos comuns mortais. Vão ver que esses papás ainda dirão que têm uns filhos piedosos."

Desculpa lá mas serás tu idiota?!?!?!?!?!?!?!?!?!?! Tu achas que estes serviços mágicos funcionam??????

Agora outro assunto, o Papa e a sua opinião.

Aqui fica de novo o link sobre a opinião de alguém responsável dentro do Vaticano.

Sebastião... cuidado com a demência.

Em comunhão

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de August de 2007 20:37

Interessante o artigo que citaste, Tilleul.

Umas questões para o Sebastião:
A leitura do Harry Potter apresenta "a magia como uma solução agradável aos nossos problemas"???
Já agora, o que dizes do Tio Patinhas e a Maga Patalógica?
Do Asterix e do druida Panoramix?
Do corcunda de Notre Dame e das Gárgulas?
São todos intrinsecamente maus?
E o garfield, um gato que pensa? Será também uma abominação?
E o Dumbo, que fala e voa?
Nem quero falar nas Fábulas de Esopo, livro maldito...

Sebastião, achas que as crianças não percebem a diferença entre a realidade e o imaginário?

O preocupante não é a fantasia, mas sim a apologia do mal.

É muito mais preocupante um jogo de computador em que ganhas pontos ao atropelar pessoas, do que a leitura de uma história fantástica na qual o bem vence o mal.

João (JMA)

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 04 de August de 2007 22:24

Ainda bem que as crianças aprendem mais com o Harry Potter do que com o Ratzinger, ou não teriam infância, e o contato com o Sebastião faria muito mal a uma criança, que visão mais tenebrosa de tudo.



Editado 1 vezes. Última edição em 04/08/2007 22:24 por firefox.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 05 de August de 2007 13:30

Sempre a malhar no Papa, tu também! Que mal é que o Ratzinger faz às crianças para lhes tirar a infância?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 05 de August de 2007 15:15

Seven,

não foi isso que escrevi, então sugiro a você ler novamente.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de August de 2007 17:35

Citação:
firefox
Ainda bem que as crianças aprendem mais com o Harry Potter do que com o Ratzinger, ou não teriam infância, e o contato com o Sebastião faria muito mal a uma criança, que visão mais tenebrosa de tudo.

eu ía dizer que isto roça o insulto mas não é verdade, não se limita a roçar, é mesmo insultuoso.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de August de 2007 17:47

Citação:
JMA
Interessante o artigo que citaste, Tilleul.
Umas questões para o Sebastião:
A leitura do Harry Potter apresenta "a magia como uma solução agradável aos nossos problemas"???
Já agora, o que dizes do Tio Patinhas e a Maga Patalógica?
Do Asterix e do druida Panoramix?
Do corcunda de Notre Dame e das Gárgulas?
São todos intrinsecamente maus?
E o garfield, um gato que pensa? Será também uma abominação?
E o Dumbo, que fala e voa?
Nem quero falar nas Fábulas de Esopo, livro maldito...

Sebastião, achas que as crianças não percebem a diferença entre a realidade e o imaginário?

O preocupante não é a fantasia, mas sim a apologia do mal.

É muito mais preocupante um jogo de computador em que ganhas pontos ao atropelar pessoas, do que a leitura de uma história fantástica na qual o bem vence o mal.


Por acaso as crianças até determinadas idades (bem, antes de estarem interessadas no harry potter) não distinguem a fantasia da realidade.
Nenhum dos livros que citas se centra na magia nem faz a apologia desta.
Há por aí um epifenomeno associado a estes livros (e obviamente não só), o neopaganismo. Aí o cristianismo é o "mau da fita" e esse neopaganismo é associado à magia, parece-me que principalmente a uma visão mitica da antiga magia celta.

Basta andar nas ruas das cidades para perceber o crescimento da crença na magia. Lembro-me que 10 ou 15 anos atrás não existiam no porto casas dedicadas à venda de produtos para magias. Hoje podemos encontrar dezenas delas.

No passado a magia era vista como algo associado ao demonio, hoje cada vez mais se associa a magia a um sincretismo religioso neopagão e o cristianismo é diabolizados entre os seus simpatizantes e aderentes.

Posso estar enganado mas creio que voces não conhecem os meios aonde estes fenomenos se desenvolvem e desconhecem bastante a religiosidade popular.

É certo que na maior parte dos casos estes livros não terão o menor efeito mas conheço casos aonde serviram para cimentar a simpatia e adesão pelo neopaganismo e uma visão diabolizada da historia do cristianismo.


Tilleul, bem sei que não és idiota, apenas um bocadito ignorante, como todos nós nuns assuntos ou noutros. De qualquer forma também não sou um especialista disto. Recomendava no entanto neste assunto a mesma cautela que São Paulo recomendou sobre as carnes sacrificadas aos idolos.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 05 de August de 2007 18:47

Firefox:

A culpa não é minha é tua. Tu é que dizes coisas que depois vens desmentir e dizer que não disseste. E isso é feio. Deverias ter mais cuidado com o que dizes.


Citação:
Ainda bem que as crianças aprendem mais com o Harry Potter do que com o Ratzinger, ou não teriam infância,

Está à vista de todos. O queres que diga que tu és uma série de nomes feios e depois digo que és tu que não sabes ler?

Por isso diz lá porque é que com o Ratzinger, as crianças não teriam infância.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 02:03

Porque o Ratzinger, no máximo, só voa numa liteira :D

Estou a brincar, ah??!

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O Papa opõe-se aos livros de Harry Potter
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 06 de August de 2007 02:34

Há uma passagem terrível num dos filmes do Harry Potter, algo tão abominável que deixa os adultos católicos e evangélicos de cabelo em pé, e quem sabe até o papa, uma grande demonstração de neopaganismo para fazer perder crianças inocentes que vão ver os filmes. A cena é a seguinte:

O professor da escola de magia ensina aos alunos um feitiço poderoso e terrível para espantar o bicho-papão, rir e dizer em alta voz: "Ridículus!".

Ridículus!
Ridículus!
Ridículus!
Ridículus!
Ridículus!

Então? Agora o bicho-papão foi embora?



Editado 1 vezes. Última edição em 06/08/2007 02:35 por firefox.

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 4 de 6


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.